Se a Sony não apostar num hardware personalizado, o ataque da Microsoft para a próxima geração será no hardware.
Como temos visto, a Microsoft tem tentado ganhar supremacia de mercado com a compra de distribuidores. Zenimax e Activision são detentoras de grandes e populares IPs, particularmente esta última que possui IPs dos mais populares do mundo.
Uma das hipóteses em cima da mesa é que a compra da Activision passe, mas com regulação que impedirá a Microsoft de tirar vantagem exclusiva dos IPs mais populares.
Basicamente isso seria uma frustração para a Microsoft, que adquiria o bem, mas não as vantagens previstas pela aquisição do bem. E todo o seu projeto de conseguir tirar vantagem desses títulos nos seus serviços, cairiam por terra.
Ora se isso vier a acontecer, o expectável é que a Microsoft ataque a próxima geração com hardware exclusivo. Basicamente bastaria que a Microsoft guardasse exclusividade do seu DirectX 13 até depois da saída da sua nova consola, criando a mesma e usando de forma exclusiva todas essas características.
Isso implicaria que, caso a Sony recorresse à AMD, os seus GPUs se mantivessem DirectX 12, sem todas as novas novidades, que seriam apenas disponibilizadas para uso geral, depois.
Nesse sentido a Sony precisa de atuar… E criar ela mesmo um chip personalizado. O recurso a fabricantes de hardware e chips personalizados e dedicados, inseridos no hardware da consola, seria algo desejável, e no fundo nada de anormal, visto que isso já aconteceu com o sistema de I/O da PS5, ou com a alteração do GPU para a inclusão do Tempest.
A Sony tem o Know how sobre o hardware, e inúmeras patentes derivadas de ter sido dos ex gigantes de hardware do mercado, e ter desenvolvido inúmeros processadores em conjunto com a IBM. E pode e deve valer-se disso para a sua próxima consola.
Porque se a Sony acredita que a Microsoft vai permitir mais uma geração com uso de hardware standard, onde a Sony acaba por se equivaler ou até a passar, tire o cavalinho da chuva. E a Sony tem de garantir aqui qualquer vantagem externa para poder concorrer na próxima geração.
Esta situação pode parecer um contrassenso dado todo o esforço feito até agora no sentido de se simplificar o cesso à consola. Mas não é! Tendo como base um GPU AMD, e tendo em conta que os primeiros jogos da geração não tiram partido das potencialidades do hardware, o acesso inicial estaria sempre garantido, e estas situações que forneceriam capacidades extras seriam algo que, tal como o novo Geometry Engine, seriam exploradas ao longo da geração.
Pelo andar da carruagem, o que vemos é que, mais cedo ou mais tarde, o hardware físico terminará, e o streaming vai-se instalar. Daí que se a Sony quer ter pelo menos mais uma geração de consolas de sucesso, terá de investir forte no hardware,
Agora o sr Mário entrou em delírio, uma coisa é o i/o outra é um apu personalizado da Sony para uma PlayStation 6, primeiro não tem capacidade para isso de uma forma competetiva, nem a Intel tem quanto mais a Sony, depois o custo disso seria certamente muito superior a usar uma solução AMD e por fim essa opção já teria de estar em execução nesta fase, tendo em conta um lançamento daqui a 5 anos.
O custo de produção de um APU só tem a ver com a área. O suporte do que lá está é irrelevante. Por isso é que a Sony não se preocupa com o Tempest que é uma alteração ao APU terá de ser mantida no futuro.
Mas a coisa não precisa de ser interna. Pode perfeitamente ser á base de co-processadores auxiliares. VPUs, unidades de RT, de IA, etc.
O relevante é não ficar dependente das especificações do DirectX, pois nesse campo a Microsoft não vai abrir o jogo antes de criar a sua próxima consola.
E não, se forem coadjuvantes, não tem de estar já em execução.
Eu não acredito de todo mas gostaria muito de ver hardware personalizado nas consolas tanto na próxima xbox como na próxima playstation ao invés de ir buscar peças á parteleira e montar uma consola.
Mas a Sony desenvolveu junto com a AMD RDNA2 para consoles e PC. Quem pegou a APU da prateleira foi a MS. Parece se esquecer que a Sony tem um setor de pesquisa fortíssimo e também é líder no mercado de sensores.
A Arquitectura é uma coisa… O suporte hardware é outra. O DX é um conjunto de especificações de suporte ao programador, não uma arquitetura.
Mas eu nem disse que era uma arquitetura. Falei especificamente de RDNA2, que quem pegou a APU de prateleira foi a MS, não a Sony.
Achar que construir uma consola é ir buscar peças à prateleira só revela o teu nível de ignorância, certamente desconheces o termo “altamente personalizado”…
Caro Mr Gamer eu não o vejo comentar desde ontem, você usa termos como bronco para se dirigir a outros como eu digo bom dia na empresa.
Certamente sabes que o teu carro imaginemos um Mercedes, pode ser altamente customizado por ti, mas não deixa de ser um motor Mercedes, um chassis Mercedes etc etc etc.
Eu posso ter me expressado mal, o que duvido, mas eu sei perfeitamente que ambas são consolas com especificação diferentes de fábrica mas não deixam de ser o mesmo componente e arquitectura e fabricante de origem AMD.
São peças de parteleira modificadas mas são peças da parteleira AMD.
Quando me referi no coment acima falo de consolas como a ps2 e o emotion engine desenvolvido pela SONY e pela toshiba ou o cell mais uma vez pela SONY e pela ibm.
Diferente de desenvolvido pela AMD e com retoques da sony.
Agora não creio que a Sony tenha capacidade para criar o seu próprio APU mesmo em cooperação.
Um APU que quebre a compatibilidade não interessa. E nem é isso que está em causa.
Eu falo de co processadores auxiliares.
Ou seja uma ps6 com addons na linha do i/o da ps5 desta geração, esse foi um dos erros da saturn, demasiados componentes isolados, torna depois o desenvolvimento menos genérico e os programadores não gostam e hoje em dia os jogos são tão complexos e grandes que tudo o que corte no genérico é mau.
Eu gostaria de ver algo diferente, na próxima geração uma aposta na nvidia ou numa intel para o silício, mas não acredito nisso.
Pensei que o Sr Mário se referia a uma aposta no estilo de um cell um exclusivo mas no hardware.
Compreendi mal.
Esse tipo de aposta totalmente radical não faz sentido, a menos que a Sony esteja pretendendo brigar com AMD e Intel no mercado de APUs, o que não imagino ser algo muito inteligente no atual momento por questão de recursos financeiros e de já se ter um mercado praticamente dominado por duas ou 3 grandes empresas do ramo. Quem poderia fazer isso era MS, Google, Apple ou outra grande… aliás, a Apple já está fazendo isso.
Não haverão muitas mais gerações de consolas. Manter o hardware x86 como base para a compatibilidade e facilidade de uso e Port de jogos, mas acrescentar coisas únicas que dêem vantagem à consola.
Capacidade tem, a questão é o custo e se no final vai valer a pena.
Ninguém parte do nada pra fazer as coisas, mas é bem óbvio que a Sony não tem linhas de produção como a AMD, Intel ou Nvidia a fazer processadores e GPUs.
A partir do momento em que a Sony optou por ser mais “dev friendly” e adotar a arquitetura x86/amd64, penso ser uma enorme burrice pensar em fazer uma APU totalmente inovadora por parte dela devido a riscos financeiros e pouca aplicabilidade futura, a menos que queira entrar na concorrência com AMD, Intel e futuramente com Nvidia.
Mas é bom lembrar que há possibilidade de coisas auxiliarem em processamento uma APU principal de estoque, e que a Sony é muito boa em processadores de imagem (pós-processamento), logo, não é difícil imaginar que ela possa estar a pensar em soluções de upscale e mesmo RT pra dar um “up” nos seus próximos consoles já qua a AMD parece não ter muita pressa ao menos no RT… mas lógico, estou a falar de uma próxima geração.
Discordo… Porque este caso é diferente.
Peças de prateleira implica pegar em algo existente e alterar.
Mas aqui o que se refere é que o RDNA 2 foi construído com a ajuda da Sony
https://www.pcgamesn.com/amd/rdna-2-sony-ps5-gpu-pc
Isso quer dizer que quem apanhou peças da prateleira foram todos os outros. Mas não a Sony! Afinal se ajudou a conceber não foi buscar à prateleira.
Mario uma possível ps6 deve adotar ainda o método de APU? Não seria melhor como notbook o fazem, tendo cpu e gpu separados e com um fan de refrigeração para ambos? Acredito que assim poderá ter mais desempenho, mais não sei se realmente acontece.
Nunca… CPU e GPU separados tem imensas desvantagens para consolas. Podia elencar algumas como o custo, a impossibilidade de partilhar caches, a dependência de um bus PCIE, etc.
Basicamente muitas das otimizações do hardware de consolas que permitem que elas “batam acima da cintura”, passa pelo facto de serem APUs.
A melhor comparação com o ir buscar peças à estante é esse?
Autotuning???
Depois não admira que chame bronco às pessoas como se desse o bom dia…na empresa claro!
Conhecendo-te como eu conheço, fico admirado como é permites este tipo de adjectivação à tua pessoa, já para não falar no comportamento.
Por muito menos estou moderado. Mas tudo bem… Quando questiono e até desmascaro certos users, que estavam aquí só para tumultuar e acham que aqui é um palco de palhaços, tipo a gamevicio, sou moderado por causa desses patetas, que faziam daqui um circo. Acho que já deu pra perceber que eu mantenho sempre um bom Tom com pessoas sensatas, agora com gente que vive de narrativas fantasiosas e escreve pra tentar confundir outros users, tenho é pena!
Acredito que o Mário se preocupe mais em como os comentaristas tratam outros comentaristas do que a ele mesmo, pois isso pode fazer com que alguns que por vezes tem boa capacidade argumentativa e até conhecimento possam se afastar do site.
Pra discutir, é preciso o contraditório, e infelizmente tá bem difícil encontrar um contraditório sensato quando se fala de videogames , então, talvez seja esse o motivo do Mário tolerar até os insensatos.
O que noto é que o Mário está sempre a desmontar/refutar os argumentos de fanboys que sempre vemos espalhados pela internet, e como fazer isso sem eles aqui os repeti-los como papagaio?!
Ou como pardais. Só falta os melros.
Os pardais aqui da Brazuela não repetem o que escutam, só os papagaios que diga-se de passagem ainda têm cérebro de passarinho.
Melro-verde, que repete o que gosta de ouvir, deve ser pássaro que só tem aí na Europa! Melro não tem por aqui, que eu saiba. 😀
Mas pardais tens ai de certeza.
Temos, chegaram ao Brasil importados da Europa/Portugal no início do século passado (a história mais aceita) para combater uma praga (lacerdinhas e mosquitos) e tomaram espaço rápido, espantando até a fauna nativa, então, os papagaios hoje são raros na Brasuela, os pardais tomaram de conta, mas os papagaios ainda estão a repetir o mesmo, mesmo diante dos inúmeros pardais que se abancaram em quase todo lugar! 😀
Me desculpe, Sr. Mario, mas eu não entendi esse artigo. O que o DX12 (e futuro DX13) tem a ver com a Sony e seu Playstation? O PS usa alguma implementação do DX?
Há três componentes do directX. O API em si, a definição das especificações do que se pretende fazer, e a implementação dessas características por hardware.
A Sony usa GPUs normais. Que possuem hardware compatível com as características do DirectX, neste caso o 12.
O que muda na Sony é apenas o API em si, a parte software, que não é da Microsoft mas uma versão proprietária da Sony. Mas que acede ao mesmo hardware que qualquer GPU DX 12.
Ou seja, o GPU da Sony é, na sua base, tão DirectX 12 como o da Microsoft.
Eventuais alterações proprietárias de ambos os lados é que podem ser exclusivas.
Mas as especificações do DX estão sempre a mudar. E novas capacidades vão aparecendo. Caso elas já sejam divulgadas os novos GPUs trazem-nas já suportadas no hardware. Mas caso não sejam, não trazem.
Ora na próxima consola a Microsoft deverá implementar todas as novidades no seu GPU antes de divulgar as mesmas para uso geral. E isso implicará que os GPUs não terão as mesmas capacidades na Sony e Microsoft.
Isto não quer dizer que o GPU da Sony seja capado. Na realidade até pode ser superior… Mas o que será garantidamente é algo com um suporte hardware diferente.
E é nesse sentido que entendo que a Sony se deve precaver. Porque a fazer alterações proprietárias que sejam fortes e coisas que fujam do vulgar no PC.
Mas Mario, a Sony utiliza directx??
Não seria uma API proprietaria… não compreendi.
Acredito que o que ele diz é que, no geral, os CPUs e GPUs são fabricados tendo em vista o mercado de PCs e por isso o DirectX é uma API na qual direcionam sempre esforços nos projetos de hardware.
Portanto, o default é que o hardware venha personalizado a trabalhar pra tirar o melhor do DirectX, os drivers fazem esforços pra isso, enquanto do lado da Sony é preciso mexer no projeto, adicionar instruções diferenciadas a aumentarem eficiência para com suas API, e sem qualquer esforço das produtoras de hardware pós lançamento a fornecerem melhorias constantes como drivers ao seu sistema. Logo, a jogar o jogo da MS, a MS sempre tem vantagem se o que ela implementa num chip pode ser usado pela AMD pra chegar ao ecossistema da MS, como tudo que possa ter sido desenvolvido na parceria para o RDNA 2, por exemplo, já o DirectX tem a garantia de que os fabricantes de hardware se empenhem em leva-la em conta sempre, pois trata-se do mercado de PCs além dos consoles.
A Sony pra ter diferenciação, precisa fugir dessa armadilha já que não adota o directx e não tem como fazer mudanças maciças num projeto de hardware genérico, que em sua nascente, é voltado ao mercado de PCs.
OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO JUCA!
Mais ou menos isso. Eu fiz um post de explicação que espero se entenda
Eu entendi, Mário, só tentei explicar de uma forma de mais fácil compreensão, você fala de uma transição futura e como a API da Sony pode ficar à mercê do que planejam pro próximo hardware em vista a um DirectX 13 do qual a Sony não tem o conhecimento ou mesmo o direito de uso, e assim, numa transição geracional a Sony é pega com as calças na mão.
Sinceramente, além dessa questão de peças de PC de estoque com ajustes e patentes, sempre achei problemática a questão da Sony escolher a mesma parceria que a MS pra desenvolver parte do seu hardware, e isso parece ter sido claro quando dos vazamentos da Oberon e specs nos quais o Phil já tinha ciência do que era o hardware do PS5, só se lascou porque a Sony tinha seu I/O e optou por soluções diferentes que se mostraram mais eficientes.
A Sony sabe o que vai sair no Dx13… Porque pertence à fundação que faz o Vulkan e isso é decidido a meias com eles.
Mas por norma é a Microsoft quem diz aos fabricantes qual o suporte hardware, e se reservar essa info para si a Sony tem de criar ela uma tecnologia equivalente. Que pode ser melhor ou pior, mas que é, garantidamente diferente. E essa diferença causa dificuldade aos devs.
Captado, Mário!
Não percebeste. Basicamente os APIs são uma linguagem de comunicação entre o software e o hardware.
Tu com um API mandas executar funções do hardware que podem ser obtidas por hardware dedicado a esse comando ou por execução sequencial de trabalho de várias partes do hardware.
Basicamente cada versão do API define novas funções e traz novidades que podem ou não ter aceleração por hardware específico.
Basicamente o DirectX 12 é um API como o Vulkan e o da PS5. Todos eles o que fazem é permitir ao software aceder a todas as funções do hardware.
O que acontece é que, por o DirectX ser dos APIs mais populares, as funcionalidades do GPU são por norma vulgarmente associadas a ele. E daí que ao longo da história viste GPUs directX 8, 9, 10, 11 e 12. Que na realidade apenas indicava que o GPU tinha aceleração por hardware de todos os comandos previstos nesse API.
Basicamente o Vulkan ou outros APIs suportavam o mesmo, mas nas caixas tu vias indicado a versão de suporte do DirectX, mas não dos outros. Isto devido apenas à popularidade desse API.
Quando da apresentação da PS4 a Sony publicou um slide que referia que a sua consola suportada todo o feature set do DirectX 11.2, na altura o mais recente, e ainda mais.
Isto não queria dizer que a Sony usava o DirectX 11, pois na realidade usava o GNM, mas as funcionalidades do hardware no GPU eram as disponibilizadas nos GPUs DirectX 11.2 acrescido de funções avançadas criadas pela Sony.
Mas com a PS5 e as séries, a Microsoft implementou funções do DirectX 12 ultimate na sua consola, que não autorizou o seu uso na consola da Sony, como o caso do VRS por exemplo.
Felizmente a Sony fez alterações profundas no seu Geometry Engine que até superam o VRS, mas o certo é que numa eventual publicidade populista a Sony não poderia dizer que a sua consola suporta o DX12 Ultimate +, mas apenas o DX12 +, o que, junto dos desinformados sobre as alterações da Sony poderia dar vantagem à Microsoft junto do público.
Ora o que eu espero é que isto volte a acontecer no futuro, mas numa escala bem maior, e que em vez de a Microsoft negar o uso de algumas funções, negue o uso de absolutamente todas as novidades de um futuro DirectX.
Claro que a Sony não anda a dormir. Eles fazem parte da fundação que desenvolve o Vulkan e que anda sempre a par das novidades, pelo que a Sony iria fazer algo igual. Mas seria algo que, tal como o VRS, apesar de igual, ou até melhor, funcionaria de forma diferente, o que pode ser um entrave na facilidade de desenvolvimento dos devs. E seria algo que seria igualmente menos usado por ser exclusivo da consola, o que poderia fazer com que a sua optimização fosse mais custosa.
É nesse aspecto que acredito que a Sony tem de se demarcar. E a vir a ter algo diferente, então que tire partido dessas diferenças e use o que puder para melhorar as performances de forma a ter uma consola garantidamente combativa.
Espero que tenham percebido.
Muito obrigado pela aula Mario, agora compreendo, muito obrigado mesmo.
Nesta altura do campeonato a Sony sentiu a grana chegar nos bolsos com seus jogos indo para o PC, não vejo um hardware dedicado apenas ajudando a mesma no próximo console. Ela tem estúdios, IP’s exclusivas, etc… No fim negocia quem tem o que apresentar e não somente quem tem apenas mais dinheiro. Não sei quando será a migração total para o streaming de jogos, mas neste momento quem tem Know How é a Microsoft com o GamePass/Xcloud. Não vejo muitas no páreo e investindo como ela neste segmento. Logo logo a mesma estará terceirizando seus serviços para a concorrência. Microsoft sabe lidar com a frustração e se adaptar, se esqueceu dos processos que a mesma levou no passado, das perdas que teve com outras aquisições em outros setores e mesmo assim absolve conhecimento e experiência, Sony não é diferente, não chegou onde está esperando reguladores resolverem os problemas. Mário, entendo muito bem e respeito sua opinião, talvez um hardware dedicado em até certo ponto pode dá sobrevida para o próximo console ou será a chave para a continuidade da existência do console, mas não vai evitar a mudança que se passa diante de nossos olhos. Também prefiro o mercado como era antes, tenho perdido o prazer com essa ida de alguns jogos do PlayStation para o PC, tira a magia de ser apenas exclusivo daquela plataforma e lembrar que só poderia jogar ali, mas vivemos uma nova realidade, Sony sabe disso, precisa lucrar, manter clientes, está se arriscando, mas teve lucro com a ida para o PC, não vai descartar não lançar no PC. Vou usar a analogia de Golias e Davi, sendo a Microsoft o Golias e a Sony o Davi… direi que de alguma forma a Sony vai virar o jogo, mas para tal no momento anda jogando as pedras para todos os lados e não se focando em acertar o alvo, pois tem medo da força do rival, mas se esquecendo da sua própria. Grande abraço a todos e como sempre uma excelente matéria. Obrigado Mário.
A Sony não sentiu grana nenhuma com o PC Luiz… A Sony nem sabe ainda se o PC lhe dá lucro ou prejuízo e isso só saberá mais para a frente.
O PC traz receita imediata, mas é precisa saber-se que implicações isso tem na consola. E o que o PC traz de receita não compensa eventuais perdas na consola. De modo que para perceber se o PC compensa ou não, vai demorar algum tempo.
Para já… Pensa-se apenas no que pode ser imediato… A receita!
Enquanto isso segue-se tentando melhorar o que já existe…
https://arstechnica.com/gaming/2022/02/how-sonys-new-patent-filing-could-speed-up-playstation-ray-tracing/
https://www.playstationlifestyle.net/2021/11/05/new-sony-patent-real-time-image-upscaling-ps5-ps5-vr-games/
[OFF]
Mário, que PS6 feio do car****! 🙂
Juca… Quando escrevi o artigo foi exatamente a pensar em todas estas patentes da Sony. Que terão de ser implementadas oferecendo um chip de alta performance e baixo custo, mas exclusivo.
A Sony não pode financiar um novo RDNA para os outros usarem, como a Microsoft não vai deixar usar as características de um futuro DX.
A questão é que a Microsoft tem de pensar na compatibilidade com o hardware PC, e a Sony não.
Isso não quer dizer que não converta para o PC, mas falo-á usando as alternativas existentes.
Por exemplo, o Tempest e som 3D não passa para o PC, e o sistema de I/O também não. Usam-se as alternativas disponíveis pois o PC, com mais ou menos especificações arranja sempre forma de conseguir fazer semelhante.
OFF: De acordo com Moore’s Law is Dead, as RTX 4090TI foram supostamente canceladas pela NVIDIA pois as unidades de teste estariam derretendo, devido ao consumo energético elevado e altas temperaturas de funcionamento. A atual RTX 4090 será o carro-chefe da companhia nessa nova geração de placas.
LOL… se isso for verdade imagino o que vai acontecer com as 4090. As combinações de hardware e de ventilação são tão grandes que mesmo as 4090 vão derreter todas.
A GPU sozinha é um colosso, muito maior que ambos os Xbox Series e quase do mesmo tamanho do PS5, mas enquanto esses são sistemas completos por si só, a RTX 4090 é apenas um pedaço de equipamento único, inútil se estiver sozinho. Quem for montar um PC com a RTX 4090 vai precisar atualizar todo o setup para acomodá-la: é grande demais para a maioria dos gabinetes mid-tower; consome muita energia, logo uma PSU mais potente é obrigatória; gera muito calor, é preciso planejar muito bem na solução de resfriamento.
Eu tenho um artigo sobre ela para breve.
Eu achei impressionante o desempenho dela, um monstro de placa e pela primeira vez estamos vendo o processador ser o bottleneck em 4k. Pena que o preço dela é bem proibitivo mas para quem trabalha é um excelente produto.
Edit: Quanto ao derretimento das 3090 parece que a “culpa” são dos novos adaptadores de energia que vem com a placa, eles não resistem e parece que isto esta a ser um dos novos requisitos com a novas fontes, onde a fonte controla o output máximo de cada entrada de energia evitando assim o sobreaquecimento e consequentemente o derretimento.
Hey man, to ansioso pra ver materia sobre a 4090, pra mim esse é um sinal claro que o termo teraflops já nao serve pra mais nada… Claramente com numeros inflados de teraflops q não vão estar presente no resultado final.
Numeros inflacionados não, pois isso é fácil de se calcular e depende de componentes físicos.
Mas que as performances serão devido a aldrabices como a duplicação de FPSs e não a processamento real, isso sim.
Cara, pior são as chamadas de matéria como as da DF 4k@120!!! Pô, parece marketing, ou fanboismo, tudo bem até que se empolguem mas é preciso ser honesto e deixar claro que usam artifícios pra isso, senão daqui uns dias vão colocar quadros pretos intercalares a contar nos FPS.
A cara mas a DF sempre foi paga pau pra PC né.
Houve momento em que um membro deles chegou a afirmar que uma 2060 era melhor q o PS5, depois teve que se desculpar.
Foi isso que eu quis dizer, que olhando só os teraflops vai se enganar com o desempenho da mesma, basta ver que os resultados ja mostrados em comparação com 3090 de 36tf que nao são os esperados de pra uma placa com 83tf.
Tem uma previsão de quando vai ao site a sua escrita sobre a placa?
Ainda demora uns dias… Os artigos entram por ordem e tenho outros primeiro.
Certamente a lei de Amdahl explica muito sobre isso. Triplica os teraflops mas as performances não aumentam no mesmo grau. Aliás, quanto mais longe se está, menos ganho real temos.
Algo que a Microsoft confirmou em 2013, mas que agora tenta abafar porque não lhes interessa!
https://www.pcmanias.com/em-2013-a-microsoft-deu-razao-ao-que-cerny-referiu-agora-sobre-a-ps5/
[OFF] Há tempos não me empolgava com um NFS, esse Unbound parece legal demais, é esperar as avaliações e primeiras impressões pra ver se ele vem pra cá pra casa no lançamento!
https://twitter.com/i/status/1579849555960823808
Legal demais!
[OFF 2] Heatsink 7nm vs 6nm PS5
https://twitter.com/Zuby_Tech/status/1579656396165222401?s=20&t=5gawlIQIr143X2NmD1m9AA
Sobre o NFS, quero jogar o novo. Apesar de já ter vivido dias melhores, ainda sim é um bom jogo.
Sobre a refrigeração, deve ter diminuido 1Kg… Pena que parece terem tirado quase todo o cobre…
Sobre NFS, sem dúvidas teve dias melhores, mas o problema pra mim maior do NFS é a trilha sonora, só pro público norte-americano (rap e caribenha) o que pra mim é osso. Agora visualmente, pelo que já vi, gostei bastante desse.
Sempre gosto de jogar alternando jogos de gêneros diferentes e normalmente um de carro com outro. Esses dias estou jogando o Heat que deram na Plus e curtindo, o outro agora é Far Cry 6.
Eu gostei muito do Heat, tenho alguma esperança neste também.
Eu sei que esse assunto já foi discutido a exaustão aqui, mas eu não acho que a Microsoft está comprando grandes oublishers para privar a Sony doar principais jogos multiplataformas! É simplesmente a necessidade de ter mais jogos para alimentar o Game Pass! E mesmo se ela não for obrigada a deixar o COD na Sony, eu duvido que ela tiraria o jogo do Play! É simplesmente a plataforma com a maior base do jogo! Não faria sentido nenhum ela tirar!
Se não é pra isso, porque não assume um compromisso público de que não o fará se tem pessoas preocupadas com isso (gamers e empresas)? Ora, se não assume entendo que é porque não quer se comprometer e fazer o que bem quiser, inclusive tirar.
O que achamos não traz certeza a ninguém, e a compra da Activision só traz certezas à MS.
O que eu acho, e é mera opinião minha, é que a MS colocaria o CoD exclusivo assim que possível, mas inicialmente lançaria vários conteúdos exclusivos apenas para xbox pra ver se há migração de plataformas em seu favor, se acontece e for positiva e continuada, depois dos prazos contratuais ela coloca como totalmente exclusivo.
Outra sacanagem que acredito bem provável, é que apesar da Sony deter os direitos de publicidade dos dois próximos CoD, eles saiam no Gamepass Day One, logo, de nada adiantaria deter esses direitos de publicidade e isso até seria fazer propaganda para o negócio alheio.
Se eu fosse a MS é o que eu faria.
Eu se fosse a Sony, e ainda for fazer contrato de exclusividade colocaria uma cláusula contratual que se houver a venda da empresa para um concorrente automaticamente seria uma recisão unilaterar com a multa contratual a seu favor, pra que coisas desse tipo não mais aconteçam, e se acontecer, que ela saia bastante beneficiada.
Não é a minha opinião! O próprio Phil Spencer falou isso várias vezes! Se pesquisar você vai achar! Claro que ele pode estar mentindo! Mas isso veremos daqui alguns anos!
“Claro que ele pode estar mentindo”
Bro, logico que ele ta mentindo assim como vem mentindo tem anos já xD
Pessoal vive no mundo do pirulito mesmo kkkkk
“O próprio Phil Spencer falou”
Kkkkkkkkkkkk…. rapaz, ountubta de brincadeira ou ntu é muito do inocente mesmo!
Você quer mesmo que eu me de ao trabalho de te mostrar quantas vezes o Phil Spencer desmentir hoje o que ele mesmo disse ontem?
Acorda, cara! Phil Spencer é um vendedor de banha de cobra!
Paulo, “de bem intencionados o inferno está cheio”, quem assume compromissos, assume no papel, não em palavras soltas ao vento.
É minha opinião que as aquisições da MS são muito mais sobre impingir seu Gamepass ao PS e ter autosuficiência de catálogo com títulos de peso do que “cloud ser o futuro” ou estarem a “preservar a indústria”. A MS está a adquirir ou adquiriu dos Shooters mais relevantes da indústria (CoD, Doom, Wolfenstein, Quake, Overwatch…) bem como os maiores produtores ocidentais de RPG e MMO (Wow, Diablo Elders, Fallout…).
Não dá pra ver isso com bons olhos, sobretudo com uma empresa em que é mais provável que essas franquias definhem do que evoluam, se olharmos pelo histórico.
Mas como disse, são meras opiniões minhas. O futuro precisa acontecer, e o passado apenas indica a trajetória.
Mas entenda, não é ruim só porque é MS, é ruim se fosse qualquer um a adquirir isso com vistas a minar concorrência, ou vai me dizer que se fosse a Sony a fazer o mesmo seria algo bom?!?!
Claro que a Microsoft não está a comprar seja o que for para privar os outros de ter. Mas se no processo isso lhe for vantajoso, ela fa-lo-á.
O que a Microsoft pretende é ter os jogos da Activision no Gamepass, e mantê-los viáveis com os possuidores da PS a pagarem full price.
Isso não só dá vantagem à sua plataforma, como acaba por atrair clientes da outra, tudo de uma forma em que a quebra de receita não é imediata e ela não tem de sustentar qualquer prejuízo.
Daí que isso seja uma das situações que a CMA quer garantir. Que a Sony poderá ter acesso ao COD para colocar nos seus serviços de subscrição também.
Se fosse a necessidade de criar mais jogos para alimentar o gamepass se criaria jogos com um investimento de 70 bilhões, em novos studios, em tirar pessoas de outros studios para se juntar aos novos Studios da MS.
Não precisa ser muito inteligente pra perceber isso. E se essa essa compra passar, uma pessoa normal, que acompanha a indústria de perto, tem tudo pra imaginar que vai dar errado:
1- Os studios Xbox hoje são uma verdadeira bagunça;
2 – Os gestores da Xbox mais falam que trabalham;
3 – Não conseguem administrar nem o Studios que já tem, imaginar que vão absorver mais que o dobro dos funcionários que tem seus studios próprios
e que da noite pro dia a MS vai aprender a gerir esses é mais que utópico, é delírio! Isso é tragédia anunciada. A MS tem tudo, mais uma vez, pra destruir de vez com a Activision Blizzard. Mas não me preocupo, pois quem faz jogos são as pessoas dentro dos Studio, não a estrutura do Studio sozinha.
Antes do ps6, acredito que teremos sim uma meia geração, talvez não por parte da Microsoft, pois, isso mataria de uma vez o Xbox seres s ou sisplismente afetaria os outros, mas sim do lado da Sony para unir mais tecnologias como ray tracing e taxas de quadros mais altas. O que acham sobre uma meia geração depois do que foi discutido nesse artigo?
Não acredito muito. Acredito mais depressa que esta geração será mais pequena do que numa consola de meio de geração. Pelo menos os argumentos que levaram às consolas de meio de geração da geração passada não existe verdadeiramente agora.
Entendo seu raciocínio Mario