Desta vez não são apenas pequenos programadores de jogos Indie, mas sim programadores ligados a grandes empresas e grandes jogos. E eles mostram preocupação com a Xbox série S poder ser o gargalo que vai prender a geração.
Programadores séniores de Remedy, ID Software, Infinity Ward e outros mostraram preocupação com as especificações da Xbox série S que consideram ser demasiadamente próximas da anterior geração, e demasiadamente afastadas das novas consolas de topo, criando assim um gargalo ao desenvolvimento da nova geração de jogos.
Remedy
Sasan Sepehr – Senior technical producer
Como consumidor adoro isto.
Como produtor técnico só vejo sarilhos.
Infinity Ward
David Mickner – Designer de multi joggador
… mas não consigo deixar de pensar no facto que eles estão a lançar uma consola com menores especificações que vai servir como um gargalo…
Squanch Games
Dan Weiss – programador de jogabilidade
Vamos começar pelo CPU. Tem menor velocidade de relógio, e sim, não é muito, mas não é zero. Podem argumentar o que quiserem acerca da consola ser apontada à menor resolução, mas isso não conta nada para o CPU. vamos ter coisas como código de jogo no CPU no seu thread próprio.
Agora o GPU. No papel isto faz sentido – ter uma caixa apontada aos 1440p 60 fps invés de 2160p 60 fps, e cortar no GPU. Mas sejamos perfeitamente honestos, nem a Xbox série X, nem a PS5 são consolas de 4K 60 fps, a não ser que cortemos na qualidade de imagem da ultima geração…
ID Software
Axel Gneiting – Programador principal de motor
Bastante chateado com esta situação da RAM na série S. Isto não é fácil de compensar e arrasta bastante para baixo as especificações base dos jogos multi plataforma de próxima geração. O aumento da RAM já era pequeno face a gerações anteriores, mas assim é quase inexistente. O Ray Tracing e as Bounding Volume Hierarquies tambem requerem uma boa quantidade de memória.
Billy Khan – Programador principal de motor
A situação da memória é um grande problema na S. A pequena quantidade de RAM e os bancos de memória divididos com velocidades drasticamente inferiores vão ser um grande problema. Agressivamente descer as resoluções de renderização vai ajudar marginalmente, não não vai atacar completamente as deficiências.
A Microsoft tem novamente uma Xbox One nas mãos… Uma consola inferior a todas as outras e que desta vez não é apenas inferior… é muito inferior. É uma boa escolha para quem quer a nova geração a 1080p sem gastar muito dinheiro, mas a consola vai sofrer e vai arrastar a geração, pelo que poderá vir a ser preterida pelos programadores, de forma a ostraciza-la e removê-la da equação.
Mário, bom dia! Parabéns pelo artigo! Bem, vc em uma determinada parte, colocou one X no lugar de series X, quase no começo da matéria, na escrita do desenvolvedor da Squanch Games.rs
Vc já corrigiu! Foi rápido hein!rsrrs
???? Não corrigi nada!
Aquela parte entrou como xbox one X, mas quando fui ler novamente, já estava series X.
Aqui no Brasil pelo o que eu tô vendo esse console será um sucesso. Pessoal só está olhando para o preço e esquecendo todo o resto.
Eu entendo que estamos passando uma situação bem difícil, mas sinceramente querer entrar numa nova geração a todo custo pra mim é besteira. Isso me deixa bem triste já muitas pessoas n estão se importando tanto com a qualidade dos jogos. Já gente dizendo que “já era, n tem motivos para comprar Playstation”
🤣🤣🤣🤣
Espero que a Sony quarta mostre vários Gameplays fazendo o povo ver o que realmente importa!
E um preço competitivo 👀
Se as pessoas tivesses dois dedos de testa percebiam que aquilo é o pior negócio em que se poderiam meter.
Mas sobre isso falarei num artigo que estou a escrever para depois de amanhã!
Ficarei no aguardo do artigo.
Já tentei explicar algumas coisas para alguns amigos próximos e não me deram bola, talvez seu artigo ajude 🙂
Eu mesmo talvez só compre um ps5
na metade do ano que vem ou 2022. Prefiro ter calma e entrar na geração de forma correta. Ah, se eu fosse de Xbox séries o Séries X antes que alguém distorça minhas palavras e entenda que a forma correta seria comprar so PS.
Concordo com você, aqui no Brasil esse console vai ser um sucesso por pior que ele seja e ainda com vários youtubers colocando que ele é o melhor negócio.
Logicamente não sou a Sony, mas eu tentaria colocar o preço do ps5 entre 450 e 400 dólares para ficar justamente entre os xbox’s.
Sabes que, em Portugal, para poderes pertencer à ordem dos engenheiros, há um curso adicional que tens de fazer. O curso de ética e deontologia profissional!
Ora quando eu fiz esse curso, tive um dos formadores que era engenheiro mecânico e que trabalhava numa fábrica de torneiras. E numa conversa informal, ele referiu o seguinte:
– Nós fabricamos uma das melhores torneiras do mundo. É fabulosa e dura uma vida. O problema é só um. Os chineses! Eles fabricam cópias do nosso produto que custam metade do nosso, e que oferece as mesmas vantagens. E com isso não conseguimos concorrer.
Claro que a torneira deles é mais barata. Mas se a nossa dura uma vida, a deles dura 10 anos. E depois é preciso comprar outra. E o barato acaba por sair caro, até porque dali a 10 anos, a torneira vai-se outra vez.
Mas infelizmente isto não é algo que as pessoas consigam perceber. Que a S daqui a 3 ou 4 anos poderá ser um produto ultrapassado. Que face ao PC ela parte como um produto completamente obsoleto, e que vai limitar as consolas, e os jogos criados nos próximos anos.
Mas pá… Deus não deu a mesma capacidade nem intelectual e nem financeira a todos. Eu elogiei a consola aqui, e mantenho o artigo, porque no capítulo financeiro ela é uma boa alternativa, e temos de ter respeito por aqueles que não podem pagar mais. Mas o próximo artigo não vai ser de elogio e nem pela parte financeira. Vai ser na outra vertente, a da percepção inteligente do que essa consola realmente é! No facto que este produto é uma aberração e que nem devia existir!
Porque as duas realidade existem, e uma não tem de cobrir a outra.
Existe aqui o fator da diminuição do processo de fabrico que tão cedo não deve diminuir muito ou seja o preço das consolas vai se manter lá em cima mais tempo, logo a S é uma maneira de combater isso.
Na era x360 o processo passou dos 90 nm para 45 nm, na geração xbox one passou dos 28nm para 14 nm nm salvo erro, e com isso foi possivel baixar preços, nesta geração se baixar dos 7nm+ para 5 ou 4 nm já não vai ser mau.
Não percebi onde queres chegar. Em que é que isso torna a consola melhor?
Não torna a consola melhor, mas possibilita quem não quer gastar ou não pode gastar 499 euros numa nova consola consiga aceder a uma nova geração já desde o inicio e como os preços tão cedo não devem baixar é uma vantagem para a microsoft desde o inicio só isso.
Como já disse, a consola é uma boa oferta para quem não pode gastar dinheiro. Mas isso não a torna boa.
Se eu disser que pão para todos é uma coisa boa, é só porque acho que todos tem direito a comer. Mas não é que defenda que devamos comer pão e que pão é uma refeição aceitável.
A consola é um produto anormal, é um produto indesejável, ele está longe de ser o padrão aceitável para uma melhoria mínima num salto geracional, e nesse aspecto quem tem a possibilidade de lhe fugir deve-o fazer.
Rui a S nao e forma de combater nada… a nao ser evolucao grafica.
Esta e talvez a transicao de geracoes mais surreal que ja vi.
Estamos a dois meses do lancamento das duas e…
Xbox – apresenta duas consolas, uma de 12 Tflops para supostamente 4K/120 fps, nenhum dos quais seguramente nao vai conseguir entregar indo para a frente, e outra de 4 Tflops, que levanta duvidas sobre o que conseguira fazer acima da geracao atual. Para piorar a situacao, esta a tentar convencer os clientes a largarem as atuais consolas com… ou indies ou jogos AAA que posso jogar nas atuais consolas.
PS5 – uma consola, ao que sabemos, de 10 Tflops supostamente para 4K/30 fps, embora as especificacoes apontem para reconstrucao. Mas falha em apresentar software que diga – isto e next-gen – excepto uma techdemo que sabemos la nos quando se tornara standard em videojogos.
Sim, porque a excepecao de Horizon II, que nao passa de um trailer sem gameplay, e de Kena, que chegara a PS4, mais nenhum titulo apresentado nos indica uma evolucao grafica que peca por troca de hardware…
Ratchet e Clank – o unico com gameplay, mas so com uma lupa se consegue ver melhoria. A unica coisa notoria que se sabe que nao seria possivel na atual geracao e a capacidade de transitar entre niveis distintos em menos de 2 segundos (e veremos o quao scriptado e, porque se for scriptado, menos impacto tem) e o RT puramente cosmetico. Tudo o resto… foi visto na atual geracao e nao ha motivos nenhuns para acreditar que uma eventual sequela do jogo de 2016 nao conseguisse atingir o mesmo em hardware atual.
GT7 – copia de GT Sport com RT.
Project Athia – CGI mais snippets de gameplay que nao revela nada de extraordinario.
Stray, Little Devil Inside, Astrobot, Sackboy- indie com RT e se nao fosse este… nada faria crer que nao seria possivel na geracao atual.
E a primeira vez que vejo tentarem vender uma geracao sem jogos… de nova geracao.
O contraste com o que ocorreu em 2013 e tao evidente que a coisa se torna ridicula para o que se esta a passar agora.
Em 2013 a primeira coisa que a Sony mostrou foram os graficos de nova geracao e bastou um techdemo da media molecule para se notar imediatamente a melhoria.
Agora,… sem comentarios.
Tenho de te oferecer a lupa, hehehhe.
Infelizmente profissional ou pessoa com ética no Brasil é difícil, existem mas não se encontra facilmente, tem até profissional que não respeita o juramento feito em formatura só porque o cliente/paciente pensa o inverso.
Sim, tem muitos Youtubers e sites colocando esse console no pedestal. Já vi canal de tecnologia dizendo que esse séries S é melhor tecnicamente que o ps5 por preço menor. Pode isso?
Eram websites de que? Tecnologias de moldes de plástico? Porque de resto, tecnicamente não estou a ver. Porque uma Xbox 360 com melhor CPU, GPU, RAM e um SSD poderia ter vantagens sobre a Xbox One por trabalhar com menores resoluções. Mas isso implicava usar um standard de qualidade visual de 2006 contra um de 2013.
Ou seja, se realmente limitares um dos pontos da evolução, então efectivamente os restantes poderão render mais. Mas isso não é evolução…
Um carro com motor TATA sem portas, capot mala, vidros, assentos, tablier, e livre de peso pode competir com um motor de uma marca melhor colocado num carro que contenha tudo. Mas mesmo que seja mais rápido, não é melhor… porque estás a abdicar de algo para obter outra coisa.
Ignorar isso chama-se “puxar a brasa à sardinha” e “conveniência” e não ser superior “tecnicamente”.
Porque se a S fosse superior tecnicamente à PS5, então a X não tinha razão de existir, e ficaria a perder tremendamente.
E se aceitamos isso, então estamos a dizer de forma clara que a Microsoft é tudo uma cambada de estúpidos e ignorantes. E se é, vão comprar a S criada por eles, porque???
Bom artigo.
Mário, muitos dos canais são da fanbase do xbox e estavam sem munição para sobreviver a “console war”, devido as politicas contraditórias ou pouco claras da MS.
Como muitos canais cativaram inscritos tendo como base o antagonismo Sony X MS desde a época do xbox360/PS3 eles se agarram ao 300$ do XSS como tábua de salvação, pois o futuro não é muito promissor diante do que a MS mostrou e a Sony pode mostrar no PS5.
Os canais maiores tem medo de desagradar aos fans e já foi ventilado que muitos esperam ” mimos da MS” e por isto eufenizam todas as decisões questináveis da MS, temos o caso de youtuber fan de longa data do xbox que virou ovelha negra da comunidade BR por falar verdades e criticar a MS, ele joga e elogia jogos da Sony, muitos dos canais tem medo de uma futura supremacia da Sony e para lutar contra isto vale tudo, até desinformar os seus inscritos.
Esta é minha opinião.
aqui no Brasil será sucesso se o preço for o mesmo do One SAD, 1.700,00. Se vier por 3 mil que é o que eu acho que acontecerá não acho que o sucesso será grande assim não.
Só complementando o meu argumento, o One X era vendido no Brasil antes da pandemia por até 1.800,00 e vendia absurdamente menos que o One S que se comprava por 1.200,00. Pós pandemia os valores mudaram, o One S custa 1.800,00 e o One X usado na OlX vc so encontra por 2.500,00. De modo que valores acima de 2.000 tem uma certa dificuldade em se vender por aqui.
Pode ser um sucesso inicial…até começarem a chegar os games da corrente e o aspecto muito acima do apresentado nos multis e jogos feitos pela Microsoft
Ou então o Series S rodar em 720/900p hahahaha. As novas tecnologias podem ajudar a apaziguar o problema com upscalling e tal, mas em 2022/23 jogar abaixo de 1080P deverá “arder” os olhos de quem já estiver acostumado com, se não 4k, algo próximo pelo menos.
Pode ser. Se esse console for pra 720p, melhor pra todos. Se paga pouco por produtos capados. . agora a Microsoft está promovendo ele como se fosse console para 2k…e eu duvido que seja console para 2k como é a propaganda. Se rodar a 2k será com upscaling ou em jogos da Microsoft da atual geração, como grounded, battletoads e outros joguinhos…
Tudo vai depender da qualidade dos Ports, se a Switch recebe versões bizarras de jogos multiplataformas desta geração, porque nao esperarmos o mesmo do XSS. Sim, vai receber as versões “Bizarras” a um preço de talvez 100 dólares a menos.
Vai limitar o XSX quanto ao conteúdo Xbox Game Studios.
Diz-me… achas que passas para melhor se passares de uma resolução perto de 4K para uma perto de 1080p?
A consola vai-te permitir jogar os jogos… mas os compromissos serão grandes. as imagens do The witcher na Switch vs PS4 não mostram tudo, mas basta dizer que o Witcher 3 desce aos 540p. Isso numa TV Led ou Oled de 55 polegadas para cima deve ser algo Liiiiinnnndddoooo de ser ver!
Basicamente a série S é uma consola de remedeio barata para quem tem menos posses. E que pode acabar por ser algo que sai caro a quem a comprar.
E ele enquadra-se no que a Microsoft quer. Jogos baratos, consolas baratas, qualidade de jogos fraca, e clientes… muitos clientes.
Eu só dou graças a Deus por o outro lado se manter firme nas suas convicções, e procurar evoluir a qualidade como sempre aconteceu… E isto é verdade, pelo menos até agora.
Meu medo é essa política dar certo e a Sony querer fazer o mesmo, caso o ps5 não tenha tanto êxito assim.
Duvido. A XsS teve zero impacto nos principais mercados da Sony. Perde em todos os poll para a XsX e sobretudo… para a PS5. Esta consola muito certamente tera o mesmo destino do kinect e contribuira para afundar ainda mais a imagem da Xbox.
… más se a realidade for essa mesmo até a Sony vai sofrer nos jogos multi, já que os produtores vão nivelar a qualidade pelo console de menor capacidade. E posso estar enganado, mas pensando no preço, o console vai ter boas vendas. Por mais que sejam pontuados as deficiencias do console, o preço é fundamental, ainda mais aqui no Brasil onde o dolar tá muito alto. O consumidor comun tbm não está tão atento a especificações, se ele pider jogar os mesmos jogos que ps5 e x… ele nao vai se importar com a qualidade
Pode ser que sim… pode ser que não. Porque a Xbo vai correr código único entre as suas consolas. Mas a PS5 não precisa forçosamente de acompanhar.
Na era PS3/Xbox 360 havia duas equipas, que optimizavam para cada um dos hardwares. Aqui não vamos precisar de chegar a tanto, mas a realidade é que a PS5 não tem forçosamente de ficar presa aos limites que possam ser impostos à X pela S.
Espero vem que sim Mário, eu quero evolução e não retrocesso, retrocesso por retrocesso às pessoas que continuem na geração que estamos.
Pelo contrario, o mais provavel e que o codigo seja feito para a pS5 e depois portado para as Xboxes… da forma que for possivel.
Vai ser interessante essa briga. Com certeza deve forçar a Sony a reduzir um pouco o preço da versao digital pra nao ficar tão acima da Microsoft. Otimo pro consumidor…
Más fico abismado com os preços. Infelizmente o mercado de games ainda exige consoles por 400 dolares em média, hoje um smartphone intermediario ultrapassa facil esse valor, ainda mais considerando que um console tem que durar pelo menos 5 anos
A Sony so sofre nos jogos multi se a XsS tiver peso no mercado. Mas ao que tudo indica.. nao tera. O mais provavel e a consola ser votada ao esquecimento e ser recordada daqui a 3 anos com mais um produto falhado.
O Switch recebe versões de jogos porque querendo ou não lá se vende os jogos a preço cheio! A pergunta é outra: Será que a desenvolvedora vai se preocupar em gastar dinheiro e tempo para fazer um jogo para determinada plataforma, que é um console com público que não compra jogos e vive de serviço? É esse o raciocínio lógico. Aguardem cada vez mais desenvolvedores abandonando o sistema Xbox para desenvolverem para PlayStation e Pc. Por mais que a Microsoft ache que o PC é dela, não é e lá se tem a.liberdade de lançar os jogos sem precisar lançar também nos Xbox.
Pois, mas a Switch so recebe versoes de alguns jogos. Na sua maioria, remakes ou remasters da anterior geracao e alguns da geracao atual, mas com graficos ultrapassados e abaixo do que a concorrencia entregue.
Ou nao vai receber nada… Toda a gente fala da switch, mas a verdade e que os ports de jogo que tem recebdido… nao chegam a centena.
tu leste a entrevista dos programadores à DF? Portar o jogo foi um trabalho intenso que demorou 12 meses (1 ano). Nada do que existia pôde ser aproveitado. Tiveram de cortar nas texturas (elas não se adaptam ao contrário do que as pessoas pensam), cortaram na geometria (a consola não conseguia ajustar a mesma em tempo real pois isso tambem gasta recursos).
A qualidade do audio decresceu, a resolução pode descer aos 540, a densidade de objectos desceu, alguma geometria foi mesmo retirada das cenas, e a qualidade das sombras foi reduzida ao mesmo tempo que a profundidade de campo.
Basicamente o jogo tem alterações radicais que deram muito trabalho a ajustar. Não se trata de uma mera recompilação do jogo para um hardware diferente como acontece com a versão PC, Xbox e PS5, onde isso se faz (apesar que depois há ajustes e optimizações específicas).
Nao li, mas o que referes nao me espanta. Isto so demonstra que conversoes entre sistemas requerem equipas dedicadas.
Este teu e-mail continua a ficar retido.. não sei o que se passa. Usa o outro!
Bom dia meus caros,
1) Antes de mais nada, como o Mário disse em um comentário acima, a preocupação é a longo prazo. As especificações desta consola atendem por agora. Mas e depois? A geração possui cerca de 7 anos.
2) Creio que será uma consola essencialmente 1080p. Veremos jogos 1440p nela, mas creio que em proporção semelhante que víamos jogos a 1080p no Xbox 360.
3) A meu ver, o principal gargalo é a largura de banda, onde 224GB/s é incrivelmente baixo. Penso que 6 módulos a 336GB/s teria um resultado muito melhor e bem menos questionável. Preferiram 4 módulos a 224GB/s para economizar. Mesmo que seja a mesma memória GDDR6 alcançando 56GB/s por módulo (14gb/s x 32 / 8), apenas 4 módulos afeta muito a intercalação de memória. O Xbox Series X terá 10 módulos realizando intercalação, e o PS5 terá 8 módulos. E ainda tem o gargalo da memória assimétrica.
4) Estou vendo um movimento desesperado de pessoas tentando virar especialistas em specs de consolas da noite para o dia, visando defender essa consola a todo custo. Já vi até youtuber dizendo que os 512GB de SSD se equivalem a 1TB de HDD, alegando que os jogos estarão “comprimidos” no SSD. A pessoa diz isso na mais completa ignorância, como se o Xbox One não armazenasse jogos em formato comprimido no HD, e não usasse ZLIB para fazer descompressão na RAM. E a maior loucura que vejo é a tentativa de “empurrar” o argumento que se tens texturas em 2k, os jogos ocuparão metade da RAM e metade do espaço em SSD, como se um jogo não tivesse mais assets além de texturas.
Esse vídeo que fizeram é um bom exemplo disso: https://www.youtube.com/watch?v=PyWhEbIdMYc&t=339s
Só deixando claro que também acho 4 Teraflops um gargalo, assim como 10GB de RAM. Mas como dizem por aqui, essa largura de banda foi “para acabar com o piqui do Goiás”.
O que ele esquece e que se ha texturas 2K para uma e 4K para outra, teve que haver trabalho por tras. A questao e se alguem se ira dar a esse trabalho?…
Se vai limitar agora vamos ver quando lançarem a Playstation 5 “pro” ou a xbox séries X “pro”
Acho impossível não lançarem essas consolas no futuro. Vamos ver
Pois… esse é o grande senão… Vamos convir.. a PS5/XsX não tem performance para 4K. Elas vão fazê-lo, mas se quiserem dar um salto na qualidade gráfica, vão-se ver à rasca. Eu fiz aqui uma vez uma análise ao cálculo de flops por pixel que precisavas para dar um salto igual ao da PS3 para a PS4, e o resultado eram cerca de 25 Tflops. Algo que as consolas não tem! Daí que elas tem performance para 4K, mas sem grande salto gráfico.
E esse salto a acontecer vai ter uma implicação… descer resoluções.
E se isso acontece… a S… puff… magia… desaparece no meio do fumo! Ou isso, ou jogas com resoluções da era Xbox os jogos da série X.
Pois, tudo vai depender do sucesso de vendas da S. Se for um sucesso de vendas os estúdios vão continuar a produzir jogos para ela querem lá eles saber do resto. E esse puff não vai acontecer.
Depois anunciaram a consola quase no lançamento da mesma. Pode ser que as pessoas se informem mais um pouco e não vão a correr para a comprar no dia do lançamento, porque agora o que está a interessar é o preço e as notícias a mostrar videos a correr o gears 5 a 120fps. A ver vamos.
Espero que usem tecnicas iguais ao que usaram em horizon ou algo parecido com o dlss, nao fax muito sentido gastar maior parte do hardware pra trazer resolução nativa em 4k…
Aproveitando, nao sei como andam as vendas do ps4 pro e oneX… até agora Mario, o que vc acha que A Sony é Microsoft levam de bagagem sobre os consoles de meia geracao? Será que teremos novamente?
Tudo vai depender Raphael. Repara que se formos a ver a PS4 base aguentou-se muito bem toda a geração, mesmo com a RTX 2080 Ti no mercado. Mas isso foi porque estava bem dimensionada, porque a One, por exemplo, já não se deu tão bem (e a série S parece-me ir pelo mesmo caminho).
Nesse aspecto, a Pro só foi necessária para oferecer 4K, algo que se implementou a meio, mas que não acredito que venha a acontecer de novo pois os 8K ainda me parecem longe.
Do lado da Microsoft a One X era mais necessária que a Pro, pelas deficiências da One, mas agora ao lançar já duas consolas, a Microsoft parece ter travado a coisa, a não ser que abandone a S daqui a 4 anos, pois não havendo 8K, uma pro seria para garantir 4K nativos, descer as atuais para reconstruídos e basicamente atirar a S para uma posição muito inconfortável de sub HD, pior que a One.
O que pode levar a uma consola meio de geração é exactamente a posição em que a Microsoft se colocou. Se a Sony lança algo isso prejudica a S, e a Microsoft fica mal. E a Sony pode explorar isso.
Está excelente o debate sobre a SS aqui no site!
Eu também fiquei com a impressão que a SS é demasiado fraca. Talvez fosse impossível obter esse preço e melhorar um pouco as especificações ou talvez seja estratégia da MS mesmo.
Mas tirando mercados pobres como o Brasil não sei se esse console vai fazer tanto sucesso assim. E mesmo aqui…quando começarem a sair os jogos true nextgen no PS5 e no SX acho que poucos vão se animar a comprar a SS. Faço o seguinte raciocínio: imagino que poucos que hoje tem um PS4 ou XBOX vão vender seus consoles para comprar um SS ao invés de guardar um pouco mais e comprar SX ou PS5. Os aficcionados por tecnologia dificilmente se contentarão com um produto tão inferior. Acho que o maior publico da SS serão pessoas que já não iriam comprar SX/PS5.
E falando em jogos next gen:
OFF
Assisti o ultimo trailer de demons souls em uma OLED e…wow!
Vale a pena levar o pendrive em uma loja e pedir para fazer um teste kkkkk
C:\Users\marco.brasil\Downloads\tumblr_442054312a57ee61b40b62a17caaf552_d6c249f9_500.gif
Enquanto a Sony afirmando com clareza que acredita em gerações, que só assim os jogos evoluem e é capaz de novas experiências, a Microsoft é o oposto. Agora vão querer abocanhar a fatia “sem condições de ter um console”? Eu não sei, mas acho difícil essa estratégia dar certo em pequeno/médio prazo… Os First Party Sony estão chegando sem compromissos com essa aberração que é o SS e as pessoas vão comparar… Pode ser a pessoa mais sem noção de tecnologia do mundo que vai comparar…
Mais um detalhe que muitos estão esquecendo: Quem optar por esse console, dificilmente vai comprar jogos de thirds que sejam triple A. Vão viver de serviço! Onde está a vantagem disso para as thirds com games de grande orçamento? É muito pior do que uma análise de aspecto dos games… É ser um fracasso de vendas para eles! É um console a custo de 5 triple A hoje!
A tendência é estúdios grandes fazendo parceira de exclusividades com a Sony novamente e abandonando completamente a Microsoft. Alguém se lembra de uma empresa que está aí até hoje ser abandonada por muitos thirds que viram mais facilidade e novas possibilidades com a mídia CD vs cartuchos? Então… Pior, agora a limitação é muito maior e esse console pode ser um sucesso inicial, mas logo as pessoas começam a comparar e isso sim leva a lama o nome da empresa… É o de sempre: O BARATO, SAI CARO!
👏👏👏👏👏👏
O que me vou rir dos malucos que comprarem esse seris S, vão gastar dinheiro a toa, o que é barato sai caro a longo médio prazo, e daqui a 3 anos toca a gastar mais uns 300 ou 400 numa nova consola, as pessoas não têm visão que isso está ultrapassado e a desculpa é sempre o PC, “ah más o pc roda o jogo numa configuração mais baixa, ok até ai e verdade, más sera que essa sua configuração vai durar a geração toda, ai é que esta o ponto, se o seu pc deixar de rodar o jogo para quem criou o jogo, eles depois estão-se nas tintas se o seu PC roda o jogo ou não, e se por acaso a ps5 tiver o sucesso como foi com a ps4 eles não vão estar a atrasar a geração por causa dessa carroça chamada S, ou seja começam a receber os jogos mais tarde e todos remendados e é se receber depois o jogo, temos o exemplo do wii u, hardware mais forte do que ps3 e xbox 360 más mais fraco do que ps4 e xone e depois vejam o que aconteceu!!!?
Posso ainda enumerar mais coisas para esse S ficar com a vida ainda mais complicada, por exemplo venda de jogos, as pessoas agora estão a crer tudo day one no game pass e se cujo jogo vender pouco na xsx e s e muito na ps5 é mais um motivo para eles menosprezar essa consola, além de atrasar a geração e vender pouco jogo, ainda está a prejudicar o ps5, e se o sucesso do ps5 que se espera que seja muito grande é mais um motivo para as devs encostar essa consola logo de início. Por isso volto a dizer o que sai barato sai caro, por isso um conselho de amigo para quem vai comprar um xbox de nova gen, vão de Series x ao menos essa dura a geração toda e não vão ter que fazer uma substituição durante a geração, e ainda a possibilidade de vir um ainda mais forte do que esse X no meio da gen, depois não se queixem da má compra que fizeram.
Parabéns Mário por mais um excelente artigo.
O XSS prejudica o potencial do XSX fica evidente pelos comentários dos devs.
Mas quetiono qual é a jusstificativa que a MS tem para este tiro no pé?Será que o caso do Xbox one em 2014 não foi um alerta? Ou será que ela tem uma carta na manga? Parece até que a MS não quer vender video game, mas também não quer que a Sony venda.
Também tenho essa ideia do tipo, já que nós não vamos vender, vamos fazer de tudo para vós prejudicar também, nem que com isso estraguemos a geração… Essa é uma ideia que tenho.
é que deu muito certo o xone e xone X, console mais fraco e mais barato e o console mais poderoso e mais caro… ai ela quer repetir isso já day one.
as vezes parece que a MS é comandada por fanboy de internet… adoravam arrotar “MS wins, vai prensar a Sony com o console mais fraco e mais barato e o mais caro e mais poderoso” ai vc perguntava “mas não é o mesmo com xone S e xone X agora?”
nunca tinham resposta HAHAHAHAHA
Deto, não entendi se foi ironia!
Mas caso não seja, acho que não foi sucesso xbox one/ xbox one x, pois a Sony continuou vendendo mais e o Switch também vendeu mais que o xbox.
A questão de 2 consoles pressionando a sony é inteligente, mas com XSS
retirando e limitando o XSX atenua a pressão. Acho que a Sony vai ficar na
dela 400$/digital e 500$/disco e deixar que os seus jogos falem por ela.
Tô com você nos preços… Isso eu acho que é o mínimo. Mesmo um 450/550 avaliando custo x benefício a Sony sai na frente.
Só esqueceu de falar daqueles que não acham isso, teve um desenvolvedor que até fez piada desses que estão preocupados.
Pois é, toda história tem pelo menos dois lados.😕
De que equipa de renome era era? Porque eu até li uma vez um que dizia que a PS5 deveria ter qualquer tipo de fobia a golfinhos pois ela não corria o seu jogo a 4K 60 fps.
Ahh… espera, acho que já sei quem foi que disse isso. Era o Gavin Stevens. da Team Blur, a empresa que fez o…
…
…
…
…
Overdose? – um jogo indie para PC
Se foi outro dev, por favor indica.
Eu li sobre um dev de Battlefield 6 dizendo isso. Só que se trata de um game para sair no ano que vem, logo está em estágio avançado de desenvolvimento, e provavelmente não faz uso do hardware das consolas ao limite.
Digo isso até por motivos óbvios, se usar 12 teraflops do Xbox Series X ao limite, irá exigir RTX 2080 como requisito mínimo no PC?
Os devs que mais reclamam como os da ID Software são justamente aqueles que lançarão jogos daqui 3, 4 anos, onde os requisitos mínimos no PC serão muito maiores do que os atuais. Logo rapidamente ultrapassarão as specs básicas do Xbox Series S.
Podes linkar para algo que tenhas as palavras dele. Porque creio que li o que esse senhor disse, mas tenho ideia que o que li é que o motor do Battlefield se ajustava a todos os hardwares, e assim sendo, numa situação dessas não há nada preso, apesar de poder haver claras diferenças visuais.
Mas uma consola não é suposto uma ter efeitos que a outra não tem. É suposto teres a mesmíssima coisa em ambas, apenas mudando a resolução.
Cá está:
O que ele diz é que o seu jogo escala… E isso para PC é optimo pois podes ter níveis de detalhe diferentes de acordo com a máquina, Mas nas consolas não queres correr a qualquer custo, pois não pode ter consolas da mesma marca e geração, com uma a correr o jogo em ultra e outra em medium. Supostamente a única diferença deveria ser a resolução.
https://twitter.com/JacksFlavour/status/1304051988984987648?s=20
Teve este dev também que falou mais em questão de custos. Mas achei interessante ele complementar com “de-scope a bit”. Então é óbvio que segura, mesmo que segundo ele não seja muito.
https://twitter.com/RiotRMD/status/1303695013466066944?s=20
Esse dev acima já falou em GPU bound, logo a maioria LOL.
https://twitter.com/fourzerotwo/status/1303817116047388672?s=20
Esse dev já achei beem politicamente correcto.
Parece que ele apagou o tweet, mas segue o tweet do Xboxnews com o print.
https://twitter.com/XboxNewsReddit/status/1304272421441110021?s=20
O sujeito apagou a postagem no Twitter após a guerra de fanboys explodir.
Tem um da EA, que dizem estar a esclarecer que não irá limitar a nova geração.
Falando BF EA, temos aqui um FIFA Senior Game Designer falando sobre o Series S. o video tem mais de 1h e em 1h:12m ele fala que para a grande maioria dos desenvolveres nao deveria ser gargalo o series S. Pra ele teria gargalo se o Series S tivesse HD e não SSD.
https://www.twitch.tv/podquestbr
Andrio… quando tens um gajo que programa o motor do DOOM, um colosso de um motor, super capaz, leve, e com elevadas performances, a dizer que limita, e um gajo que é Game designer do Fifa, um jogo que é igual todos os anos, e usa um motor emprestado, sendo limitado no que faz e nos recursos que usa, a dizer o contrário, então um dos dois está errado.
Dado que não posso acreditar nos dois, e não há meio termo, terei de acreditar em um. E em qual te parece que eu devo acreditar?
Seja como for, eu não tenho de acreditar em nenhum… porque sei a resposta. Ambos tem razão, só que um fala em nível de detalhe, o outro em um jogo idêntico em ambas as consolas (como deveria ser), só com variação de resolução.
Eu escutava esse podcast aí
Parei depois que eles passaram anos hypando mass effect andrômeda, pq o sujeito aí trabalhava no jogo, para sair aquela carniça braba, e passaram um podcast inteiro falando como Horizon Zero Dawn é uma merda.
Para mim pareceu recalque só pq o sujeito que fazia um GaaS safado sem liberdade nenhuma e agora faz Fifa anual de recalque pq o estúdio da Sony e quem trabalha lá tem liberdade de sair de um FPS para um mundo aberto e ainda correr ao GOTY tga e ganhar vários outros GOTYs.
Ih, falaram mal de Horizon Zero Dawn, negativo.
Sempre curti Killzone, joguei centenas de horas no MP do shadowfall, fazia parte de clã (BALA) e tudo mais.
Mas Horizon Zero Dawn pra mim foi um dos games mais espetaculares dessa geração. Guerrilla se superou.
so para deixar claro, o problema foi ele ficar 1 ano inteiro hypando mass effect andromeda, sair aquilo que saiu… sendo um GaaS safado e depois ficar 2h falando como “horizon zero dawn é ruim” e não tinha absolutamente nenhum elogio ao jogo em 2h de podcast.
tudo era ruim em HZD…
para mim quando vc fica 1 ano hypando um flop ridiculo igual ME:A e depois passa 2h falando como um jogo que concorreu ao GOTY no TGA e ganhou vários outros prêmios GOTYs é ruim e não tem nada de bom, parece uma pessoa que tem tendência ao recalque.
talvez ele esteja frustrado pq está trabalhando na linha de montagem do FIFA anual que a unica inovação que vai ter no gameplay na nova geração vai ser loading zero, ao contrário de um Horizon Forbidden West que com certeza vai ter coisas só possíveis no PS5 com desenvolvimento exclusivo de nova geração, e que segundo o mesmo nem devia exitir já que não tem nada que preste no primeiro jogo.
Resumindo, um desenvolvedor que vê uma empresa que fazia a 20 anos apenas um FPS de nazistas espaciais mudar pra um mundo aberto que concorre ao GOTY e não elogia e so encontra defeitos no jogo, para mim não tem outra explicação que não seja recalque e frustração.
entao, eu só trouxe esse exemplo pq estava conversando sobre isso num grupos de whats de amigos e me mandaram. Se vc assistir o video completo parece mais uma propaganda para o Series S do que uma avaliacao da maquina em si.
Eu prefiro acreditar no cada da Id pq ele trouxe uma conversa mais tecnica e detalhando sobre o possivel problema
sim, é valido vc trazer isso aqui.
eu nem me lembrava desse sujeito, e parece que o twitch dele tá bem flopado.. 800 e poucos incritos.
vai ver muita gente percebeu algo similar ao que eu percebi e comentei aqui.
Como já era de esperar, a Xbox SS vai limitar a geração.
O que eventualmente irá acontecer, durante a geração, é a xbox SS, ir para resoluções de 720p. E é um compromisso que as pessoas tem que fazer se querem poupar algum.
No caso da ps5, não é crítico não ter 4k nativos ou lá perto, desde que mostre o salto em qualidade gráfica.
Ps: Pelos vistos a Microsoft estava a tentar recomprar a Bungie. (Segundo vários rumores)
Enfim, tiveram um grande estúdio em mãos e deixaram nos escapar…
Se as tecnologias de ambas as consolas forem aquilo que prometem a PS5 terá sempre resoluções muito próximas da X. Num caso onde alguem quisesse fazer um show off gráfico e as consolas fossem para 1080p a S ficaria abaixo dos 540p.
VRS, patentes de DLSS, checkerboard, temporal injection.
É bem provável que a resolução nativa, pixel por pixel, ficará em segundo plano e vão seguir o plano da tech-demo, ou seja, encher nossos olhos com centenas de milhões de polígonos.
Nisso será curioso, porque você sair de 4k nativo para 1440p nativos, corta mais de 4 milhões de pixels. Mas sair de 1440p nativos para 720p, corta menos de 3 milhões de pixels. Ou seja, caso de facto um “show off gráfico de 1440p” no Ps5/Xsx, tenho dúvidas até se o XSS seguraria 720p.
VRS e Sample Feedback são parte do RDNA 2. Assim como o Int 8 e Int 4.
O que a Microsoft tem como exclusivo são adicionais a isto, nomeadamente melhorias ao VRS, opções hardware para streaming no Sample Feedback, e uma forma de misturar os Int 8 com Int 4 para melhor performance no ML.
Basicamente, a não ser que a Sony tenha substituído algo por tecnologia sua, isto existirá na PS5.
Mário, pela sua experiencia e o que foi apresentado até agora dos novos consoles, pra voce qual terá melhor desempenho nos jogos multiplataforma, o Series X ou o Play 5??
Não sei dizer. Olhando só para TFLOPS, a X, olhando para as tecnologias de ambas, caso tudo funcione como se diz (e esta incógnita só a tiraremos com resultados) vejo duas consolas muito semelhantes. A X com mais resolução, a PS5 com melhores texturas e geometria.
Daí que continuo a dizer o mesmo desde o início. São duas consolas com ofertas diferentes.
Concordo plenamente!! Aliás, durante a geração iremos ter melhorias nesse sentido. O aumentando a qualidade das texturas (8k), como vimos no trailer da epica games, e a diminuição da resolução. Claro que irá ser gradualmente… Por isso acredito numa ps5 pro, daqui a pelo menos uns 5 anos.
Isso irá “matar” completamente a xbox ss, pois a ps5 será usada como base.
Mario e demais amigos,
Uma curiosidade, para não falar dúvida.
No Xbox Series X temos 16GB RAM, sendo 2.5GB para o Windows, 3.5GB para a CPU executar o game, e os 10GB restantes como VRAM para a GPU.
No Xbox Series S temos 10GB RAM, sendo prováveis 2.5GB para o Windows, e 7.5GB restantes, onde não tenho certeza se são 2GB para GPU e 5.5GB como VRAM para a GPU.
Me soa uma abordagem estranha, porque o Series X tem 6GB para a CPU. A separação de 2GB do Series S não ficou claro para mim se são para o sistema ou se são para a CPU executar os jogos.
Não há memória CPU e GPU. Há a memória total que se divide pelos dois. Normalmente o GPU usa mais, mas os valores não são fixos.
Imagina que usas 3 GB para CPU, e 4.5 para o GPU, usando assim os 7.5 GB da S.
Ao passares o jogo para a X estás limitado no CPU. Pois apesar de teres mais RAM e dessa forma poderes usar o CPU para fazer mais não vai fazer pois tem de manter paridade com a outra consola. E isso quer dizer que a X vai ter os 4.5 GB para o GPU + 6 GB para o GPU. Isto para a resolução e texturas é demais. Ficaste restringido pela S.
Sem a S usavas a memória como quisesses. Com ela a coisa não é assim.
Obrigado Mário.
Caso não tenha visto, confirmou Wi-FI 5 para o Xbox Series S|X.
Lembras que o PS5 tem fortes rumores de Wi-Fi 6.
https://www.resetera.com/threads/xbox-series-s-x-brand-new-official-pages-wi-fi-5-ac-confirmed.286544/page-5
A Microsoft ja disse que vai continuar a fazer os seus jogos para as 2 gerações por 2 anos, agora a pergunta que me faço e? Sera que indirectamente tambem esta a dar o prazo de vida da XSS?
E que depois va sair uma mais potente, baixar o preço da XSX e deixa-la como entrada de gama?
O wi-fi 6 tem latências baixíssimas e velocidades muito mais estáveis.
Sim isso eu sei, aqui em minha casa a minha box ja tem wi-fi 6 e o meu pc tambem, mas acredito que muita gente nao tera essa oportunidade assim tao cedo
Ao que parece os jogos da Microsoft só irão sair daqui a 2 anos também, logo, ela já largou esta geração.
Vejam os dados do NPD de agosto e as vendas dos consoles Xbox. Pífias
Para quem gosta de comparaçoes, e para ver o quanto sao optimisadas as consolas para terem o tamanho que tem
Ja agora a amd 6000 nao parece ser mais pequena
[OFF]
Vixi deu ruim…..
Sony reduz previsão de PlayStation 5 em 4 milhões devido a problemas com chips
https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-09-15/sony-is-said-to-cut-ps5-forecast-by-4-million-due-to-chip-woes
Será verdade?
Tenho de questionar por quatro motivos muito simples:
1 – foi noticiado recentemente que a Sony mandou basicamente aumentar a produção em 50%. Ora ninguém manda aumentar uma produção quando tem problemas de fabrico de 50% pois tal seria duplicar os prejuízos.
2 – Segundo a Nikkei a duplicação seria para aumentar os valores de 6 para 9 (50%). A Bloomberg refere que a Sony quer alcançar os 10 milhões.
https://www.theverge.com/2020/7/15/21325260/sony-ps5-oculus-stock-orders-manufacturing-increase
Nesse sentido acho altamente curioso que a Sony queira descer a produção de 15 para 11 milhões, quando ela tinha intenção de produzir apenas 9 ou 10. E igualmente engraçado que a Bloomberg seja quem fala em valores contraditórios em ambas as notícias.
3 – A PS4 vendeu cerca de 3 milhões em 2013 (lançamento), pelo que com esta crise do Covid sinceramente não vejo a PS5 a vender muito mais. O novo ano fiscal da Sony começa em Abril, pelo que 9 a 10 milhões de consolas até esse período parece-me adequado. Não vejo motivos para forçar 15 milhões nesta fase, e nem motivos para acelerar a produção em 50% se tens problemas, quando no lançamento 4 a 5 milhões de consolas te chegam. E muito menos mandar acelerar em Julho, numa fase onde se inicia o fabrico e os problemas são maiores, pelo que só percebo isso com resultados muito bons.
4 – O fabricante do APU da PS5, é a TSMC que acabou de celebrar a produção de mil milhões de unidades sem defeito. É um feito histórico para algo que começou a ser produzido tão cedo e e mostra que o processo de 7 mm da empresa tem uma qualidade excepcional, com a empresa a estar tão entusiasmada que quer avançar para os 5 e 3 mm.
E no meio desta qualidade de produção toda a PS5 seria a ovelha negra? Que teria de sofrer um suposto corte de 36% na produção por estar com problemas ao só se aproveitarem 50% dos chips?
https://www.tsmc.com/english/newsEvents/blog_article_20200801.htm
Conjungando estes dados todos, tenho dificuldade em acreditar. Mesmo sendo a fonte a Bloomberg.
Acrescento ainda um dado adicional. Quando a Bloomberg falou do aumento de produção em 50% para 10 milhões, a fonte era a Nikkei, a bolsa de Tókio.
Mas para esta nova notícia a fonte é…
“…said the people, who asked to remain anonymous”
Bom, na noticia também diz isso: “Um porta-voz da Sony não quis comentar”
Estranho não? também não respondeu a CNBC.
https://www.cnbc.com/2020/09/15/sony-playstation-5-production-cut-report.html
“Sony did not immediately respond to CNBC’s request for comment”
As ações caíram 2,41% na terça-feira depois de ver quedas ou mais de 3% antes durante o dia de negociação.
E isso prova o que?
Se a notícia for falsa ou mesmo verdadeira achas que um mero “porta voz” vai comentar?
Há coisas que sejam verdade ou mentira tem sempre a mesma resposta.
Quanto às quedas… Quem tem dinheiro tem medo… E a partir do momento que a notícia saiu…
Mas essa queda é ridícula. Há variações naturais maiores que isso… E nem sequer prova que está relacionado.
Sabes uma questao que tenho com essa noticia Lucas?
Esta – a PS5 e mais fraca em teraflops que a XsX e isso traduziu-se tambem numa APU de tamanho consideravelmente menor que o da XsX. Os rumores apontavam para algo na ordem dos 300 mm2 para a PS5 e dos 350 mm2 para XsX (este aqui ja sabemos ser verdade).
Com base naquilo que foi estipulado para a PS5 (mas curiosamente nunca confirmado oficialmente, apenas sugerido), teremos 8 nucleos zen 2 e um gpu de 36 CUs, e com base no que existe no mercado sabemos que a area sera aproximadamente 300 mm2 (talve 305 ou 315…) o que ia de encontro aos rumores iniciais
Ora quem esta familiarizado com o processo de producao de chips tem nocao disto… quanto mais pequeno o chip… melhor. Melhor os yields (percentagem de chips bons vs defeituosos) e como consequencia mais barato fica.
Ora, usando tanto a MS como a Sony a mesma empresa para os fabricar… a TSMC, e incrivelmente estranho que a Sony esteja a ter problemas ao fabricar um chip mais pequeno… e da MS nao saibamos nada.
So ha algumas explicacoes para isto:
1 – a noticia e treta;
2- a noticia e verdadeira e a MS ainda tem problemas maiores, mas ninguem os noticia por um motivo qualquer.
3 – O chip da PS5 nao e tao pequeno conforme estimado, o que significa que nao sabemos tudo o que la tem.
As hipoteses 2 e 3 sao verdadeiramente intrigantes.
Eu nem ia entrar por aí… mas entraste e com toda a razão!
Off topic…
RTX 3080
Requires a 12-pin connector and a 700-watt, 38A power supply.
O que uma consola poupa em electricidade ao fim do mês…
Quanto para a 3070?
650 Watts, 36A
Ja viste o rumor sobre rdna3 e chiplets?
Apoiados no infinity cache?
Se sim, estava a ler o rumor que a PS5 o tem, o que permite não só vir a ter versões da consola com um segundo apu (o que bate com a patente da Sony), e ter 128 MB de cache que poupam de forma gigante as necessidades de largura de banda.
Estou curioso por amanhã, para ver se de uma vez por todas se esclarece o que há na consola. Mas não sei se será ainda amanhã!
To no hype mas acho q o evento vai ser morno.
Acho q só vai ter jogos e preço.
Queria ver 2 coisas no evento
-Nova UI
-O Console
Mas acho que não vai rolar
Vcs viram que Cory Barlog tá no Hype por uma suposta aparição de Silent Hill no evento de amanhã?
Sim? Eu nao vi..
Eu acho que é brincadeira dele. No twitter ele gosta de trollar a galera que fica o ano todo perguntando por GOW
Parece que sim… So uma nota contudo. A patente refere tanto segundo APU ou segundo GPU. A tecnologia funcionara para ambos. Eu preferiria segundo APU, sobretudo porque acredito que, se bem desenhado, sai mais barato na producao, mas este implica que nao possam haver mais que uma versao da consola. Ja segundo GPU permite que possa haver sim uma segundo versao da consola.
Sim, eu tambem nao sei se sera amanha, com base no texto do anuncio do evento, que refere updates aos jogos (ja ficarei bastante satisfeito se vir Demons Souls em accao e Horizon II)
Mas a Sony esta a ficar sem tempo…. e nao sei que aguarda para revelar isso (NDA ate 28 de Outubro?). Como disse antes, esta nova geracao e surreal.
Falando nisso, conheces a radeon pro 5600M? E a que equipa o novo macbook pro. O que me interessa nesse GPU e o layout… gostava de saber a area do GPU.
Racio de chips a 7 nm como defeito na TSMC: 0.09
Navi 10: ~80% Yield of fully working parts.
Zen2 Chiplet: ~94% Yield of fully working parts.
Dados da TSMC em Dezembro de 2019.
Pá… tenho muita, mas mesmo muita dificuldade em acreditar que os problemas de yeld da PS5 sejam os anunciados 50%. Não bate certo!
Uma APU de 300 mm2 talvez?
Mais o complexo i/o? Se for separado?
Muitas variaveis em jogo..
tambem achei estranho todos esses rumores.
não bate sair rumor que vai aumentar em 50% a produção para aparecer outro rumor que tem problema de produção.
acho que não tem como saber de onde saiu isso… pensei em analisar com “quem ganha e quem perde com esse rumor”
problema que isso pode beneficiar e prejudicar a Sony…
os fanboys vão dizer “PS5 super aquecendo, APU estragada hurrr durrrr”
o consumidor normal vai pensar “melhor comprar logo na pré venda, senão fico sem”
acha que está certa essa minha analise de quem ganha e quem perde com esse rumor?
A notícia é de Monday (segunda-feira) dia 14…
E refere que as acções da Sony cairam 2,41% na terça… Que será dia 8, a não ser que sejam bruxos!
De acordo com o Nasdaq as acções da Sony, no dia 8 valiam 76.01.
A Nasdaq não negociou no dia 7 (não sei porque, mas nenhuma empresa tem valores para dia 7, com o registo anterior a ser de sexta dia 4). E no dia 4 o valor era de 77.66. A variação é de 2.1%. não de 2.41!
Uma variação perfeitamente normal se fores ver as restantes variações para cima e para baixo.
Eis os dados da Nasdaq
Sony
https://www.nasdaq.com/market-activity/stocks/sne/historical
A comprovar que dia 7 não há dados
LG
https://www.nasdaq.com/market-activity/stocks/lpl/historical
Nintendo
https://www.nasdaq.com/market-activity/stocks/ntdoy/historical
Microsoft
https://www.nasdaq.com/market-activity/stocks/msft/historical
A Microsoft, só nas datas ali apresentadas, tem variações diárias que chegam aos 6.6%
Há afirmações no mínimo curiosas nessa notícia da CNBC. Que, para dupla curiosidade, pertence à… Microsoft!
Hoje, na verdade ontem, a Sony Brasil anunciou que fechará a fábrica brasileira e encerrará as atividades de venda de TVs, áudio e câmeras.
Ficará somente o setor de entretenimento, entre eles a plataforma PlayStation.
Eu iria para a terceira TV seguida da Sony pois quando fosse o tempo iria pegar uma 4K. Foram aparelhos que aqui em casa tivemos um bom histórico( no total forma 3 TVs da marca). Uma outra marca que gostamos foi a Philips, a imagem é boa mais a TV tem um input lag horrível fora que agora não é a Philips que fabrica as TVs e sim uma outra marca que adquiriu o direito de uso da marca.
Eles vão continuar importando.
faz nem uma semana que a Sony BR começou a vender aquela TV LED top de linha 75 polegas “pronta para PS5” no BR por 30 mil reais, acho que é a Série Z9
Eles decidiram parar de montar eletronicos no BR, e quando tiver vai ser importado.
Pode até ser(importar), mas duvido.
Essas TVs da Sony “preparadas para o PS5” irão custar no Br uma fortuna, mas tem um fato curioso, o preço cobrado aqui é praticamente a conversão direta do Dólar para o Real. Ela custa 6 mil dólares e no Brasil vai custar 31 mil reais.
Ontem até estava respondendo a outro leitor, acho que Danilo ou Daniel, que falou que quem ia comprar o Series S iria somente gastar dinheiro e a minha resposta era concordando no fato de muito provavelmente quem comprar um Series S em breve irá trocar a TV por uma 4K e nesse ponto, se quiser aproveitar a TV em 100% teria que trocar o Series S pelo X ou o V caso realmente exista. Nesse meu comentário eu tinha citado o bom histórico que tenho com TVs Sony, aqui em casa já são 3, 2 deles irão fazer 10 anos de uso em setembro de 2021 e a terceira completará 6 anos em dezembro, todas em pleno funcionamento. A minha próxima TV, na qual uma 4K(sem previsão) seria uma Sony, mas mesmo ela importando eu perdi a confiança em relação a peças sobressalentes.
Pelo visto esse boato era falso
https://twitter.com/Nibellion/status/1305940613221806081?s=20
Pois…eram dados contraditórios a mais.
Mais um FUD
Eram fontes anónimas… Provavelmente era mesmo.
Vou escrever um artigo a mostrar como o que era dito não tinha fundamento.
Boa.
Problema é que essas Fakenews pode influenciar os players mais casuais na hora de comprar o console, e ate fazer o mesmo de desistir da compra… tento imaginar pq fazem isso mas nao vem nada logico na minha mente…
Marcio, isso não é novo e é bem típico de empresa Estadunidense. Na guerra dos consoles entre Sega e Nintendo, a Sega usou de FUD por todos os lados para prejudicar a Nintendo ( Msm a Sega sendo japonesa, o FUD era feito pela Sega Estadunidense
de Kalinske), mas naquele tempo, a Sega fazia qualidade. No caso da MS, o FUD dela é tiro no pé, pois dali só saem bla bla blas e nada de games apelativos, que demonstrem qualidade.
O que vale é que cheiro FUD à distância… porque andando informado, as coisas ou batem certo com a informação que tenho… ou algo não está bem!
A aqui quem fica mal é a CNBC, que anuncia que as ações da Sony, devido a isso tiveram a maior queda desde Agosto, e é tudo completa e total treta.
Não fosse a CNBC da Microsoft.
Este mundo está perdido…
Exatamente, Mário! Essas das ações chega a ser ridículo! A que era referente aos problemas nos chips, a Sony negou! Ironicamente, essas coisas aparecem tudo de uma vez só, logo um dia antes do evento da Sony… Que coincidência!rsrsrs
E indo ao Nasdaq, vês que a queda foi apenas uma variação normal, dentro de valores normais, e nada de estranho se passou pois no dia seguinte estava recuperado. As ações sobem e descem diáriamente dentro de certos valores, e isso foi o que aconteceu ali, apesar que essa queda se deveu certamente a esta falsa notícia da Bloomberg. Ir buscar uma descida que até pode ter sido normal, fazer disso notícia, aumentando os valores e dizendo que era a maior queda desde agosto, atribuindo isso completamente a uma situação falsa, não só é falso,como manipulação, ridiculo e não devia passar impune.
Nao e a primeira vez… a Bloomberg tambem noticiou ha coisa de uns meses que os servidores de varias empresas como Amazon u Apple sofreram um ataque por parte de hackers chineses, que conseguiram acesso as informacoes de clientes. Isto nunca se confirmou.