Estes acreditam que esta compra pode ser um entrave à inovação, criatividade e desenvolvimento das pequenas empresas, podendo-as mesmo levar a encerrar.
Quando a FTC pegar no caso da aquisição da Activision sobre a Microsoft, o que ela terá de analisar é o seu impacto no mercado. E não apenas nos concorrentes mais diretos, mas no mercado como um todo.
Ora quem está a demonstrar grande apreensão com esta compra são os pequenos produtores, os programadores Indie, que receitam que este tipo de negócio lhes possa fechar mais as portas do que aquilo que elas já estão?
A directora e executiva chefe da Kitfox Games, Tanya Short, foi bastante vocal sobre este assunto numa entrevista dada à BBC, sendo que este website do popular meio de comunicação britânico refere que ela é apenas uma de um grupo de criadores Indie que lhes mostraram o mesmo receio.
A história de Tanya não é diferente da que existe na maior parte destas pequenas empresas que criam jogos India. Basicamente ela criou um jogo de nome Boyfriend Dungeon, ao qual os editores não mostraram interesse.
Basicamente todos os rejeitaram alegando que não estavam interessados ou que não o entendiam, sendo que jogo acabou por ser alvo de uma recolha de fundos no Kickstarter. E curiosamente, quando jogo começou a amealhar dinheiro, os editores mudaram a sua música, ao ponto de o jogo ter sido publicano no PC, na Xbox e na Nintendo Switch.
Mas se agora há dificuldades, Tanya acredita que elas só vão piorar no futuro. E isto devido à expansão dos grandes editores, com fusões como a da Microsoft e da Activision.
E apesar de a Microsoft insistir que continuará a dar apoio aos pequenos criadores, estes estão com fortes receios. Um dos casos é que o serviço de subscrição da Microsoft, o Gamepass, se torne no único meio pelo qual as pessoas acedem aos jogos, o que deixaria os pequenos estúdios em maus lençóis ao terem de competir para fundos e promoções via aquela plataforma.
Tanye refere que a concorrência das grandes empresas é de tal forma que os pequenos estúdios basicamente deixaram de lançar jogos no Natal, uma vez que uma grande quantidade de jogos AAA inunda o mercado nessa altura. Mas com a consolidação dos grandes criadores, que podem dar mais poder a plataformas como o Gamepass, o seu negócio pode ficar ainda mais esganado.
Basicamente “Esta compra da Activision instala o medo no meio de todos nós porque torna tudo tão mais obvio – Com tanta oferta eles podem dominar tambem no resto do ano, e então o que nos resta?“
Esta é uma realidade de todos os mercados que aqui é elevada ao extremo. O mercado dos videojogos está totalmente controlado pelas grandes corporações, ao ponto que os jogos que não saem daí, por muito bons que possam ser, possuem logo o estigma de serem catalogados pela maior parte dos gamers como fracos e de nenhum interesse.
Quem falou tambem com a BBC, foi Yura Zhdanovich, fundadora e diretora da Sad Cat Studios, uma equipa de cerca de 20 pessoas que estão a trabalhar num jogo Cyberpunk de nome Replaced, que aborda o tema de uma inteligencia artificial que procura significado num ambiente urbano distópico.
O jogo sairá mais para o final do ano, e estará disponível no Gamepass e outras plataformas. E se Yura elogia a forma como até hoje foi tratada pela MIcrosoft, tambem ela tem receios sobre o nível de suporte para os produtores Indie no futuro.
Apesar de o Gamepass possuir alguns jogos Indie entre os jogos presentes no serviço, eles não são muitos. Um dado confirmado por Piers Harding-Rolls, analista da Ampere Analysis.
De acordo com este senhor, será dificil de se prever o que acontecerá se os gamers começassem a assinar o Gamepass em massa, afastando-se da compra de jogos de forma individual.
Acredita assim, que os jogos Indie fora destes serviços perderiam vendas à medida que os subscritores se concentrariam nos jogos que podem receber “de graça” dentro do serviço.
Segundo Jake Simpson, veterano da TNB Studios, antigo trabalhador da Microsoft, da Activision, e de outras empresas, tal é motivo para preocupação dado que os estúdios indie já “concorrem pelos restos” em termos de receitas. E isto confirma-se pois um estudo da VG Insights, mostra que mais de metade dos jogos Indie no Steam nunca fizeram mais de $4,000. Sim, 4 mil dólares!
“As pessoas pagam $1,000 dollars por um telefone, mas ficam muito fendidas quando se lhes pede $4.99 por um jogo,”. Estas são palavras de Simpson, que elogia a inovação e criatividade de muitos dos pequenos criadores.
Comentários:
A atual situação das mega corporações, tal como Microsoft, Sony, Nintendo, Activision, EA, Ubisoft, Take Two, tal como está, apesar de ser considerada como o normal, e de o mercado rodar em torno desta realidade, é já de si danosa para as pequenas empresas e a criatividade e inovação. Mas se isso é uma realidade, a aglomeração de grandes corporações só pode prejudicar ainda mais esta situação.
O Gamepass sempre foi considerado por nós como uma ameaça à industria, quando mais não seja pelo facto de poder destruir o mercado de vendas, criando uma dependência do serviço que, como Tanya Refere, seria terrível para os pequenos produtores. A aquisição destas empresa, que servirão para um fornecimento constante de bons títulos para este serviço, será realmente algo de muito mau para este pequeno mercado, e uma situação que a FTC certamente não deixará passar em claro.
O que está em causa na análise da FTC a esta compra não é os interesses da Microsoft, ou sequer uma guerra de fanboys fanáticos, que escrevem, inclusive artigos que referem que a Microsoft com esta compra está a querer preservar a industria. É a livre concorrência, a competitividade, a inovação, as oportunidades. O que é aqui referido são preocupações reais e que, ao contrário do que aconteceu com a compra da Zenimax, agora se estão a fazer ouvir.
As promessas da Microsoft sobre o que irá fazer valem pouco ou nada… Não é sobre promessas que se pode estruturar um mercado. O que se torna necessário analisar é a realidade do potencial de risco, e é sobre isso que se tomarão as decisões. Queira-se ou não, a Microsoft com esta compra torna-se o maior produtor do mundo, passando a Sony. E possui dinheiro não só para alimentar todos eles, como para sustentar um gamepass financiado, criado uma disparidade de preços entre o ali ofertado e a compra full price em outros locais.
Este fornecimento de grandes jogos oferecidos a “custo zero”, não só retira o interesse em se ter Indies no serviço, como retira o interesse dos jogadores em jogar Indies. Tudo isto mexe com o mercado, de uma forma ou de outra.
Naturalmente que com isto não se quer dizer que a compra não será aprovada… Haverá investigação, mas acima de tudo diálogo e compromisso, e a compra pode avançar. Será até mais provável que avance do que não avance. Mas tudo isto tem de ser ponderado, tudo isto tem de ser analisado, e tudo isto tem de ser colocado em cima da mesa para discussão. Somente dessa forma todos poderemos ter a certeza que o mercado que todos amamos não vai sofrer. E não nos esqueçamos que isto não é uma compra de um estúdio… é uma compra de um editor… E o maior deles todos! Num negócio que é o segundo maior de sempre da história e o maior de sempre nesta industria.
Engraçado que não há muito tempo, a comunidade dev indie, no seu geral, elogiava o gamepass, de como era vantajoso para os seus jogos, agora pelos vistos acordaram para a vida e perceberam a besta que andam a alimentar, que está a contribuir para o vicio de se ter tudo “de borla” e que 10€ não chega para todos e que um dia isso vai rachar.
Era vantajoso porque a Microsoft pagou uma boa grana pra adicionar games ao catálogo. Mas quanto mais estúdios próprios, menos preciso dos outros. Vai chegar uma hora que eles vão ter que pagar a Microsoft pra está lá.
Pois, porque as mudanças ao se meter lá uma empresa como a Activision os vai relegar a nível de visibilidade. Com muita oferta de maior qualidade o que tornava o Gamepass atrativo para eles desaparece.
Não surgiu nada mais vantajoso que o Gamepass para o desenvolvimento de indies nos ultimos anos e agora vem-me a pecha de que ele é um problema para este tipo de estúdio se desenvolver ? Não não e não .
Errado. O publico vai lá testa o índie, os produtores já ganham com isso, e se gostarem a compra acontece . Já vi diversos produtores falarem desta cascata de desenvolvimento daqui.
E a compra da ActiBlizz não tem nada haver com a forma como isso já está sendo conduzido no Gamepass. Nada haver.
Cherokee… os devs dizem que é, e tu dizes que não é…
E não fundamentas o que dizes senão em… ar e vento.
Como queres ser levado a sério?
Para além disso, quem decide o que entra no Gamepass é a Microsoft… Daí que pode ser vantajoso para os jogos que ela decide que entram. Mas o os que não entram?
E questiono tambem: Há erros de português no texto, algum tipo invenção, mentira ou algo assim? Deste duas estrelas porquê? Porque o conteúdo não te agrada?
Como já disse, sobre estas coisas as queixas tem de ser dirigidas a quem de direito, não ao mensageiro. O que está neste texto é fatual, não é inventado, e não é com argumentos baseados em ar e vento que anulas as coisas. Até porque alguns dos devs que estão ali a queixarem-se tem produtos no Gamepass, e mesmo assim, queixam-se porque percebem que para planearem o futuro tem de ter noção do que está por trás da arvore e não apenas da arvore.
https://gamerant.com/indie-games-playstation-store-xbox-game-pass/
https://www.gamesindustry.biz/articles/2020-08-06-xbox-game-pass-could-be-a-boon-for-indie-developers
https://www.xboxpower.com.br/2020/06/29/desenvolvedor-diz-que-vendas-do-seu-jogo-triplicaram-no-xbox-apos-ele-entrar-no-game-pass/
O que eu vejo Mário é justamente o oposto. Que é vantajoso para eles.
Ahhh, assim sim. Deverias ter feito isto logo.
Mas isso não anula o risco do Gamepass… Como eles referem, com uma Activision ali metida, a oferta de qualidade será tanta, que eles serão quem sofre.
O receio é exatamente porque as condições no futuro não serão as mesmas de agora.
Como referi, quem fala não sou eu… são os Devs, a alguns dos citados estão no Gamepass e não deixam de mostrar medo.
Compreendo Mário. Acho que exagerei no peso a crítica. Até mesmo porque é de um terceiro.
Isso foi o passado.
Agora as coisas mudaram.
sua noticia: antes
agora? não curtiram.
Já vi entrevistas em que os devs dizem que o game pass foi a melhor coisa que lhes aconteceu e outros que nem por isso, a compra da Activision pode diminuir a visibilidade em geral com entrada de jogos de maior calibre, mas até aí o problema era o mesmo já antes do anúncio da compra
Sim Gervas… Eu tambem li isso tudo e os elogios ao Gamepass.
Mas isso é nas condições do Gamepass que eles experimentaram.
O aumento das subscrições atrai mais e melhores jogos… e os indies sofrem ao perder visibilidade, com a agravante que depois nem o mercado clássico lhes vale pois ele fica moribundo.
https://www.wired.com/story/game-subscription-indie-developers-gamepass-playstation/
E a queixa está a vir daí. Que com uma Activision a produzir para lá, as subscrições aumentem, os jogos de qualidade aumentem, e eles sofram pelo meio.
https://samagame.com/blog/en/devolver-digital-worried-about-the-risks-of-services-like-xbox-game-pass-ps-plus-and-apple-arcade/
Isto não nega a realidade que este serviço é 1000x melhor para eles do que o que a PS lhes oferece. Não é isso que está em causa. O que está em causa é que a compra da Activision pode-os prejudicar a muito.
E nem demorou… Agora não valerá à pena vender, pois é jogo só pra aluguer/aluguel!
“Esse mundo dá voltas!” 😃
Sim, também pode alterar as condições que atualmente têm e será por aí talvez o maior receio, porque acho que de resto irá se manter pela mesma linhagem.
Falando por mim apenas, tenho jogado alguns que de outra forma nunca jogaria, no entanto os meus filhos conseguem consumir mais, muitos indis são pixel art e de alguma forma atrai as faixas etárias mais jovens, não percebo
Gervas… o que está aqui em causa é um receio. Nada mais!
Mas isso é exatamente o que os reguladores vão analisar. Os riscos para o mercado, a criação de oportunidades, inovação, concorrência, etc. E nesse aspeto o receio é fundamentado, pelo que não pode ser ignorado.
“Não surgiu nada mais vantajoso que o gamepass para o desenvolvimento de indies nos últimos anos”
Quero saber a fonte dessa informação. Onde estão os deves indies falando aos montes sobre isso? E existe uma iniciativa da Playstation investir em indies e quem cuida do setor é nada mais, nada menos que Shuhey Yoshida. Essa iniciativa se chama Playstation indies e ela não apenas dá dinheiro para os studios disponibilizarem o jogo na plataforma Playstation, mas sim todo o suporte que o studio precisa durante o desenvolvimento. Dali já são frutos Kena, Sifu, Solar Ash, Little Devil Inside, The Pathless, etc etc etc… O que é melhor para o Studio indie? Suporte e dinheiro durante todo o desenvolvimento ou apenas dinheiro para estar Day one gamepass?
“Já vi diversos produtores falarem desta cascata de desenvolvimento daqui”. Passa a fonte dos diversos produtores, por favor?
“Não surgiu nada mais vantajoso que o gamepass para o desenvolvimento de indies nos últimos anos”
Como digo aos outros, antes de perguntar, nada como uma pesquisa… Isto é uma realidade, mesmo que não encontres estas palavras especificamente numa procura.
O que a Playstation lhes oferece nem chega perto.
https://www.gamesindustry.biz/articles/2020-08-06-xbox-game-pass-could-be-a-boon-for-indie-developers
https://gamingintel.com/xbox-game-pass-boosts-indie-game-500000-downloads/
https://www.windowscentral.com/moonglow-bay-interview-why-xbox-game-pass-ideal-indie-developers
Este ultimo critica a playstation elogiando o gamepass
https://gamerant.com/indie-games-playstation-store-xbox-game-pass/
O que está em causa agora é que a Activision pode alterar tudo isto. Eventuais mais subscrições causadas pela compra da Activision atraem jogos maiores, e a própria Activision irá fornecer um fluxo constante de jogos de qualidade. Consequentemente os indies serão relegados para terceiro plano e esquecidos. É disso que eles se queixam.
Ou seja, vantajoso enquanto pagavam para os indies estarem lá os dando visibilidade. Agora esse dinheiro tá cada vez mais curto, pois ela já tem uma volume de jogos enorme entrando constantemente no serviço de suas equipes first party.
Ora nem mais. E o Gamepass não é algo aberto. A Microsoft escolhe o que lá quer por, e paga para ter. Com uma activision no bolso os indies deixam de interessar, pelo menos na mesma medida.
Fico pensando se ela não conseguir abocanhar a Activision, o que farão? será que se vingarão, comprando tudo que é estúdio, não podendo comprar mais uma Publish?
Aí os indies irão gostar novamente!
Mas vai dar certo, aí é MS eles não brincam, já está tudo engatilhado.
Nvidia só não foi pra frente porque empresas também americanas e com mais dinheiro que ela, como a Apple, Intel, AMD e a própria MS chiaram!
Se só uma outra japonesa pode achar ruim, passa fácil, ao menos nos EUA.
Não foi só isso… Os reguladores Europeus tambem não permitiram.
Se o modelo do gamepass dominar o mercado, boa parte dos estúdios indies vai morrer. Muitos desses estúdios defendem a parceria com a Microsoft porque hoje ela ainda paga um dinheiro relevante pra encher o catálogo. Mas isso vai durar pouco. Com a quantidade de estúdios que ela tem, não vai precisar de ninguém pra isso. Daí serão os indies a ter de convencer as pessoas que só alugam a pagarem por seus games.
Aí será tarde, “Ines é morta”!
Desculpem-me hoje estou cheio de citações e ditados! 😄
Já dizia o grande Vinícius de Moraes em seu “Soneto de Fidelidade”: “…Que seja eterno enquanto dure…”
Obviamente que o Gamepass se figura como algo bom a indies e games antigos, pois movimenta receitas nessas áreas e propicia visibilidade e acesso a games que provavelmente de outra forma não os teria.
Mas como nada é de graça nesse mundo, penso que está na hora de “chuparem o caroço”!
No mais, eu diria aos devs indies, não tenham medo, a MS está a fazer o que tem feito para “salvar a indústria”! 😃
Olha, eles descobriram que não terão chances contra um jogo marketeado pela MS day one no GP por 1 real sendo que o Indie dele custa muito mais que isso?
Eles descobriram que a ideia é monopolizar o mercado?
é obvio que os primeiros prejudicados por isso iriam ser os INDIEs.
Ou seja a teoria é a Sony é o maior produtor o que é positivo, a Microsoft passa a ser o maior produtor é negativo, está certo. A questão dos indies é engraçado porque essa malta da Sony, passava a vida a dizer que o gamepass era carregado de indies agora é um problema que não vai haver espaço para os indies, em que ficamos, os jogos de cintura são tão rápidos que fico confuso.
Essa é a tática agora? Atrelar a culpa a quem não tem nada a ver? O que tem a ver a Sony ou a malta da Sony com isso?
Quem tá chiando são os indies e o artigo não foi inventado pelo PCManias: https://www.bbc.com/news/business-60241535
https://www.google.com/amp/s/www.tecmundo.com.br/amp/voxel/220430-desenvolvedores-indie-insatisfeitos-politicas-sony.htm A Sony tbm não tem muito carinho com as empresas indies
Isso é de conhecimento, não falei que ela é isenta e sempre a Sony foi assim com indies, mas no caso do artigo o foco é o que o Gamepass pode se tornar com as últimas aquisições da MS, Sony e nem quem apoia a plataforma tem a ver com isso, justamente a plataforma que é (ou era) amiga dos indies