Faltou dizer que o céu é azul e a agua molhada. Que a Saturn era a consola mais potente da sua geração é um dado que sempre foi conhecido. O grande problema era que poucos sabiam programar para ela.
Estamos em 2024 e parece haver uma certa necessidade atual de se questionar coisas do passado. Nesse sentido alguém foi desenterrar uma entrevista de 2022 do programador Jez San da Argonaut Software que referia, como se fosse uma grande novidade, que a Saturn era mais potente que a Playstation.
Sinceramente não percebo essa necessidade de certas pessoas virem relembrar o factual passado tantos anos, tentando questionar os motivos do sucesso da Playstation original. Porque sempre foi conhecido que a Saturn era a consola mais potente da sua geração. O grande problema da Saturn é que a mesma tinha dois CPUs e um total de 8 processadores, e na altura poucos programadores eram capazes de os saber utilizar.
Segundo os rumores, a Saturn apenas iria contar com apenas um destes CPUs (num total de 4 processadores), mas as especificações da Playstation levaram a que à ultima da hora a Sega resolvesse melhorar a sua consola, acrescentando o segundo. O problema é que o resultado não era um sistema multi core, mas sim de processador duplo, os quais não comunicavam internamente entre si, partilhando o BUS e os recursos. E esta situação em 1994 era problemática para a maioria dos programadores, fosse pela complexidade, fosse pelo tempo de desenvolvimento, o que levou a que grande parte dos jogos da Saturn saíssem a usar apenas um único processador.
O resultado eram muito jogos mais fracos na Saturn do que na Playstation (nem todos), mas sempre por mau uso da Saturn.
Infelizmente os dois CPUs da Saturn partilhavam o mesmo BUS, gerando problemas no acesso à RAM, mas no global o mais difícil da Saturn era trabalhar com seu hardware de gráficos mais complexos e de menor performance, conforme foi em tempos explicado pelo programador Ezra Dreisbach da Lobotomy Software. No seu caso, a conversão de Duke Nukem 3D e PowerSlave para a Saturn obrigaram praticamente a reescrever o motor de jogo. Quake também sofreu com isso pois o seu desempenho na Saturn era notavelmente inferior.
A grande diferença da Saturn para os restantes hardwares tinha a ver com o facto que esta consola não usava os triângulos como formas básicas geométricas primitivas, mas sim quadriláteros, o que se mostrou um problema porque a maioria das ferramentas de design padrão da indústria são e sempre foram baseadas em triângulos. Imaginem-se a fazer um simples triangulo… usando quadriláteros!
Infelizmente o hardware da Saturn também não possuía capacidade de transparências e descompressão de vídeo.
Basicamente os erros da consola foram vários:
- Ao ser lançada prematuramente e com alterações de ultima hora no hardware, a consola foi lançada sem grandes jogos.
- O seu hardware complexo demorara mais tempo a ser explorado e mesmo assim a maior parte das equipas não o conseguiam explorar corretamente.
- Os kits de desenvolvimento eram complicados e pouco eficazes.
- O abandono prematuro da consola em favor da Dreamcast, o que levou a que muitos dos jogos que poderiam ter tornado a consola mais popular foram cancelados e adiados para a Dreamcast.
Resumidamente, não é nem nunca foi novidade nenhuma que a Saturn era mais poderosa que a Playstation. A questão é que na história não fica a potencia teórica, mas sim a realidade dos resultados finais, e nesse aspeto, a Saturn nunca conseguiu destacar-se.
Me lembrou outro console, chamado PS3. Porém aqui a Sony segurou o balaio e a fez um sucesso dentro de sua possibilidade.
Salvo engano, o Saturn podia sim fazer transparencia mas era mais complicada de conseguir.
Não sei se conseguia. Acabei de fazer um novo artigo com um vídeo, onde se vê vários casos onde a transparência da Saturn não existia.
Esse vídeo explica a situação:
https://youtu.be/f_OchOV_WDg?feature=shared
Daqui algumas décadas falarão que o Xbox SX era mais potente que o Ps5, só que vão falar apenas de teraflops pra dizer o óbvio. Kkkkkkkkkkkkkkk
Na verdade, alguns jogos têm melhor desempenho e em alguns critérios técnicos supera o PS5 (clock de processamento da CPU e paralelismo de GPU) entretanto o mesmo ocorre com o PS5 (clock de GPU, SSD e I/O) em relação ao SX. A questão toda é que especificações teóricas não são algo suficiente para determinar o sucesso e aceitação de algo pelo público. A grande vantagem em relação ao passado é que dessa vez, está mais claro que a culpa do insucesso de um console não é da concorrência e sim da incompetência própria da empresa dona do console, diferentemente do que muitos fãs da Sega ou haters da Sony costumam apregoar. Vivemos tempos em que a MS comprou um terço da indústria AAA, e mesmo assim, matou seu console pela falta de produção de jogos de qualidade, e adoção de políticas e marketing equivocados.
Sega Saturn foi a minha segunda consola,e seguramente uma das que mais me marcou, ainda a tenho e todos os anos a ligo para secar as humidades, tenho toneladas de horas de diversão nela, era motivo de ponto de encontro com os meus amigos na casa dos meus pais, depois a PS ganhou tracção no meu circulo de amigos, e eu arranjei uma PS emprestada para manter o nosso grupo ….rssss
Tenho a ideia que naquela altura grande parte dos gamers em Portugal pensava que a Saturn estava a ser um bom sucesso (devido também á boa prestação da Ecofilmes em fazer a distribuição em PT), só um pouco mais tarde é que a malta no geral percebeu que afinal não era assim.
A minha primeira foi a Atari, infelizmente já não a tenho.
Pelo que percebi na altura, a Saturn teve um arranque forte devido à excelente promoção como referiste e ao grande sucesso da sua antecessora – Megadrive. A Sega tinha uma posição forte em PT.
Mas rapidamente se notou o takeover da Playstation no mercado português, ainda mais com a história dos chips e dos jogos pirateados. Passados 2 anos de lançamento da Saturn, já só se ouvia falar de Playstation. Entre os meus amigos eu era dos poucos que tinha Saturn, de resto era tudo Playstation. Na altura também mudei para o PC, portanto para mim foi um hiato de 10 anos sem consolas.
Eu depois de um tempo também era quase o unico do meu grupo a ter a Saturn, na altura o dinheiro não abundava e uma vez que os meus pais investiram na Saturn já não tive PS1, só emprestada mesmo.
Só voltaria a ter outra consola na geração PS2 e já a meio da geração, com a versão slim.
Pelo que durante esses anos a minha consola residente foi a Saturn.
Meu primeiro console foi um Master System, meus pais viram uma possibilidade de ganhar $$ e montaram uma locadora só com ele, meses depois ele foi trocado por um SNES, expadimos, depois os SNES foram trocados por PS1 em dezembro de 1997, eis que em 1998 ou 1999 apareceu uma oportunidade de aquisição de um Saturn com defeito na fonte, ele é 110v e ligaram em 220v, foi reparado e colocado na locadora, a procura era baixíssima e somente era utilizado por quem gostava de jogos de luta em 2D (Marvel vs SF, SF Zero 2…) ele tinha o Resident Evil 1, mas o pessoal preferia jogar no PS1 (embora a versão JP do jogo era mais violenta no Saturn) devido a baixa procura o tiramos meses depois(isso influenciou os meus pais a não investirem no Dreamcast anos depois), a retirada da locadora evitou que o mesmo fosse levado em um assalto.
Hoje eu o tenho por aqui, tenho que achar ou tentar modelar o D-PAD (ponto fraco do joystick) e no mês passado recebi o SAROO, configurei e já instalei alguns jogos. Leitor dele ainda funciona!
Vou adquirir o SAROO também, quero fazer backup dos meus jogos fisicos, e experimentar outros que nunca cheguei a ter, cá em PT os jogos retro estão a ficar bem caros, o Dragonball legend por exemplo já encontrei á venda por 70€.
Você recomenda o SAROO?
Não é só em PT, no mundo todo os vendedores pensam que se colocar a palavra Retro/Retrô ao lado do título do anúncio eles ganham a permissão para cobrar um absurdo. Até mesmo no Japão, onde fiz uma boa parte das importações, os preços estão ficando absurdos.
Passei uns meses postergando em pegar o Saroo, mas aí nas promoções de 11/11 ele ficou em conta e peguei. Fui na opção mais barata, do Saroo “refurbished” ou como eles falam: modelo normal, que no caso eles trocam alguns CIs (creio que para deixá-lo mais atualizado) e sem o cartão de memória. Ao ser entregue vi que é o Saroo mais atualizado e para configurar foi só baixar uns aquivos do repositório e colocar na raiz do cartão SD. Testei com vários Stret Fighter, inclusive o The Movie que nunca tive contato, MK, Daytona, destruction Derby, RE, Gex, Norse by Norsewest, Croc, Tomb Raider e alguns outros, ele só deu problema com um jogo de corrida japonês que aparenta ser desconhecido, SD de 16G coube 31 jogos.
Até então nada a reclamar do Saroo, testei uns 2 dias e funcionou sem problemas nos 2 Saturn que tenho
Obrigado pelo feedback.
Tenho a minha Saturn imaculada arrumada dentro da caixa. No ano passado liguei-a e tive a jogar Virtua Fighter 2, impecável. Foi consola que dediquei pouco tempo, pois na altura comecei a jogar no PC até comprar a PS3 em 2007. Não tive PS1 nem PS2, porque na altura eu já gostava de jogar online (unreal tournament e mais tarde CS) e aí só o PC.
Por curiosidade, ontem vi um vídeo do Digital Foundry Retro onde comparam a PS1 com a Saturn, muito fixe.
Não era o Nintendo 64 o mais poderoso daquela geração?
Não caso se separe por bits, visto que o N64 tinha o dobro dos demais.
Sim caso considere o período por tempo ou console recente lançado por uma empresa.
Naquela época a geração era separada por bits, a de 32bits era o PS1 e o Saturn, já o de 64 bits ficava somente o N64. o Dreamcast já pulou isso e foi para os 128bits junto com o PS2 e a partir daí foi que começaram as gerações por flops
A Nintendo 64 foi a mais poderosa da sua geração. Se era a mais poderosa que a Saturn ou se se revelou a mais poderosa (coisas diferentes) não sei dizer. Mas era 64 bits e o resto 32 bits.
O meu Saturn, montado pela TecToy, é o mesmo da foto, já o joystick é diferente.
Nesse ano importei outro do JP, o modelo também é o mesmo da foto, só que em um tom mais verde (velhice?) com os botões Power e Reset em azul. Joystick na mesma tonalidade do console e tb diferente da foto do artigo