Programador fala sobre o PSSR

E revela que há várias versões disponíveis que dependem do SDK usado, que só espera que o PSSR esteja perfeito daqui a algum tempo.

Um programador que se identifica como Koralsky, veio falar sobre o PSSR, revelando que há várias versões no mercado e que isso explica os diferentes níveis de qualidade. Sobre o Jedi Survivor da Respawn, ele refere:

Este é um jogo Unreal Engine 4, e isso implica estar a usar o SDK9. Isso implica uma implementação do PSSR mais primária. Talvez mesmo a primeira. Para uma versão mais atualizada do PSSR é necessário usar um SDK mais recente (O SDK 10 ou mais recente).

Acrescenta ainda:

Não posso dar detalhes específicos devido aos NDAs (Tais como quantas iterações do PSSR existem, ou as melhorias que elas trazem), mas podem esperar melhorrias na qualidade de imagem no segundo ou terceiro lote de jogos suportados pels PS5 Pro, que usem o PSSR,

Num jogo que estou a trabalhar, o PSSR (uma das versões mais recentes, mas não a mais recente), está a dar-nos muito melhores resultados que o TSR ou o FSR. Espero que nos próximos 6 a 12 meses, o PSSR esteja num estadp bem superior que o usado nas primeiras versões de jogos com suporte á Pro. E isso porque ele já está bem melhor.

Esperem por isso melhorias… falta saber é quais.



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Juca
Juca
26 de Novembro de 2024 11:40

O que mais desejo dessa tecnologia é que os consoles voltem a apresentar um único modo na grande maioria dos jogos e que os 60fps se tornem padrão. Acho que um patamar visual conseguido em demos como matrix awaken já é mais que suficiente para satisfazer realismo visual de qualquer jogador de games.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
26 de Novembro de 2024 15:04

Isto significa que jogos existentes com PSSR já não vão beneficiar das evoluções do PSSR?
Dúvida: um jogo que atualmente suporte a versão “1” do PSSR, tem de levar um um patch para suportar a versão “3” do PSSR, ou basta a consola ser atualizada por firmware com um PSSR mais recente e o jogo tira automaticamente partido?

Atualmente estou a jogar o Jedi Survivor na PS5 standard no modo performance (não consigo jogar em quality a 30 fps). Estou a gostar bastante do jogo, a performance é muito estável, não noto quebras, mas os compromissos gráficos são muito evidentes.
Pelo que sei jogando na PRO, o PSSR tem um efeito ainda pior (cintilação).
Portanto estou curioso se versões futuras do PSSR poderiam melhorar este jogo, mesmo sendo UE4 e uma implementação “primária” do PSSR.

Juca
Juca
Responder a  Fernando Cardoso
26 de Novembro de 2024 15:55

As melhorias não serão automáticas, e assim como o DLSS o jogo precisará de patch para melhorar, o PSSR é uma tecnologia implementada dentro do jogo e não um pós processamento independente do PS. Veja, embora hoje se tenha soluções nos sistemas (PS5 Pro tem pra jogos de PS4, o Windows tem alguns aplicativos externos e etc.) as soluções intra jogos são as melhores, e ter suporte as versões mais novas de FSR e DLSS precisam de patchs jogo a jogo. E embora o hardware tenha o potencial pra fazer a coisa, sem patch de nada adianta. Tanto que têm jogos com suporte a DLSS 1 ou 2 apenas, mesmo já existindo DLSS 3 a algum tempo.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Juca
26 de Novembro de 2024 20:22

Faz sentido, então é provável que estes jogos mais antigos não tenham grandes melhorias a nível de PSSR, já que implica fazer patch, testar, etc…

Juca
Juca
Responder a  Fernando Cardoso
26 de Novembro de 2024 22:09

Acredito que a boa expectativa de uso do PSSR deve ser reservada para jogos vindouros, o que se vê atualmente é apenas pra justificar a compra do console, mostrando que têm alguma biblioteca de jogo que suporta a tecnologia. Não acredito que pra jogos mais antigos deva-se esperar por suporte do PSSR, e penso que se vier, será lucro. Na minha modesta opinião, salvo algum grande jogo antigo que ainda tenha vendas, a biblioteca de jogos com PSSR deve ser do que já tem agora pra frente.

O Cosmos Infinito
27 de Novembro de 2024 0:18

Dar pra acreditar nisso? O cara está comparando os resultados do TSR e do FSR como positivos, ambos são filtros de interpolação, se o negócio usa IA deveria nem ter comparação. Eu concordo que ainda seja um pouco cedo para julgar o PSSR mas o fato é que ele impõe bastante latência até mesmo em jogos de PS4. Isso significa que não é apenas a GPU contendo o desempenho mas outro gargalo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Novembro de 2024 14:20

O rapaz está naquele estado de dor e negação. Muito fanboy de Xbox tá nessa com o Ps5 Pro. Pior são eles tentando provar pra si mesmos que o SX se equivalente ao PS5 pro. Piada! Kkkkkk….

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
27 de Novembro de 2024 15:42

Não deve ser fanboy de Xbox, e sim, o Shin!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
28 de Novembro de 2024 10:19

Já acho que não é pq o Shin não colocaria o Series X ao nível do ps5 pro. Somente um fanboy diria isso e Shin nunca foi fanboy de Xbox, na verdade, nem curtia muito o console.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Novembro de 2024 14:37

Eu imagino que algum “líder caixista” leu que o PSSR demora 2ms para processar e mentiu pra ele que “adiciona 2ms de latência” para já misturar com o DLSS 3.5 com geração de frames que adiciona latência

Os youtubers do xbox adoram misturar uma verdade com um monte de mentira e distorções para seu fãs espalharem pela internet.

Toda vez que aparecer um sujeito com alguma ideia “inovadora” desse tipo ai pode ter certeza que algum “youtuber influenciador caixista” quem fez o vídeo para inventar essa mentira.

Eu lembro quando aparecia essas coisas ai (adiciona latência) e eu ficava pensando “de onde esse sujeito tirou essa ideia?”

Abria o youtube do xbox milgrau e tinha lá um vídeo daquela semana com a “orientação argumentativa” para ele mentir na internet.

O Cosmos Infinito
Responder a  Mário Armão Ferreira
27 de Novembro de 2024 15:49

2ms é tempo suficiente para uma RTX 2060s reconstruir 1080p para 2160p. O PS5 Pro está praticado sub resolução próximo dos 720p e perdendo desempenho em jogo de PS4 e os caras querem me convencer que trata-se de um mera falta de update de SDK.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  O Cosmos Infinito
28 de Novembro de 2024 11:05

Acho que o pior é você tentar se convencer que o SX é equivalente ao Ps5 pro. Kkkkkkkkkk…

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