A lógica que é apresentada é boa, mas infelizmente, mesmo que se revele verdadeira, a coisa vai demorar muitos, muitos anos, a acontecer.
Mark Darrah é um ex-programador de Dragon Age, que deu uma entrevista recente, e na qual ele abordou a temática dos jogos Free2Play com microtransações.
E dentro dessa temática, este refere que acredita que o mercado de jogos Free2Play com microtransações está condenado a desaparecer.
Porque? Bem, a sua lógica é real, e pessoalmente associo-me a ela, uma vez que o que ele refere aconteceu igualmente comigo!
Este senhor refere então:
São só micro transações e free-to-play. Eu sei que elas vieram dos smartphones no inicio, mas não lhes chamaria esquemas de monetização de smartphone. Isto porque jogos como FIFA fazem uma batelada de dinheiro com o Fifa Ultimate Team.
Mas pessoalmente penso que este mercado está condenado a colapsar porque… e não tenho aqui uma data, mas eis a minha teoria. O primeiro jogo de smartphones que joguei era free-to-play, e penso que gastei 80 dólares nele. Pensei para mim ‘Vou jogar isto para sempre, vale o dinheiro’. Mas um par de meses depois de gastar o dinheiro, deixei de jogar.
Próximo jogo. Estava agora com a ideia, ok, não vou jogar isto muito tempo, pelo que vou gastar menos dinheiro. Penso que gastei 20 dólares. E desisti ainda mais depressa. Agora, tipicamente a gastar, gasto 1 dólares em cada 10 jogos que jogo, mas basicamente não gasto nada nestes jogos.
Acredito que esta situação vá acontecer a cada vez mais e mais pessoas. E assim vamos acabar por ter mais e mais pessoas que estão dispostas a gastar pouco ou nenhum dinheiro, focando as despesas cada vez mais nas grande ‘baleias’, e todos que estávamos a jogar esses jogos gratuitamente, vão perceber que são apenas conteúdo, e acabar por rejeitar isso até certo ponto. É nisso que acredito, que eventualmente vai-se tornar insustentável, e que algo diferente irá aparecer.
Mas isso ainda não aconteceu e já se passou muito tempo. Não colocaria apostas no timming desta situação.
Curiosamente já tinha pensado nisto que este senhor conta. E pensado da mesma forma! Acredito que o mercado se vai saturar de gastar dinheiro em nada, e vai querer mudar este modelo no futuro. Mas até lá, enquanto todos não aprenderem com tentativa e erro, a coisa vai continuar.
Eu também concordo
Está lógica faz zero sentido, é o mesmo que dizer eu provei pizza e pensei vou comer esta comida pra sempre mas ao fim de alguns meses já estava enjoado.
Podem aparecer novas pizzas vou sentir menos apelo é verdade mas a dinâmica dos free to play é eterna porquê é grátis e as pessoas adoram usar coisas que não pagaram por elas.
Eu nunca joguei e nunca ei de jogar jogos de smartphone, nas consolas jogo o ocasional free to play e gosto, mas não gasto dinheiro, mas não gasto porque me cansei de jogar não gasto porque não gasto.
Eu no league of legends uns dos jogos que mais joguei e gostei gastei lá 20 euros numa década.
O que te impede de perceber isto Rui é não jogares jogos de smartphone, porque se jogasse percebidas que eles estão a ficar todos iguais.
O free to play depende da monetização e a monetização depende de prender o cliente. A melhor forma é os MMO com desenvolvimentos que demoram tempo a conseguir.
A qualidade dos jogos smartphone tem evoluído, mas os jogos mesmo assim não me interessam. É difícil arranjar um jogo que não esteja subvertido ao dinheiro, onde o pay to Win não esteja a predominar.
As pessoas querem jogos baratos, mas quem já experimentou o resto vai-se cansar e dizer “Chega, eu prefiro pagar mais, mas ter jogos livres, diferentes e de qualidade.”.
Tens noção que um jogo tem toda uma dinâmica diferente de uma pizza certo?
Que eu saiba uma pizza não tem a capacidade de se alterar ou intensificar aquilo que é, nem tão pouco leva patches para modificar o seu paladar ao longo dos meses.
Abominas o modelo de jogos de smartphone mas apoias um futuro que abraça esse modelo.
nem tem cabimento comparar comida, pizza, com algo que as pessoas fazem pq “tá sobrando a pizza”, as vezes literalmente.
vc veio defender f2p de Celular pq esse é o modelo que fã de xbox abraçou, pq a MS com seus astroturfing normalizou isso…
Jogo “grátis” cheio de microtransações parecido com celular.
Acredito que ele realmente queira dizer se transformar. Microtransações estão aí pra ficar, e sob minha ótica, com jogos em catálogos isso só tende a se fortalecer.
O pressuposto de que há clientes que preferem qualidade, é de que é preciso que haja jogos de qualidade e que esses clientes os conheçam pra se ter essa referência. Será que daqui 10 anos ainda vai ter gente a pensar da mesma forma?
A verdade é que o tempo e a evasão dos games pagos em busca de f2p e por catálogos pode aumentar e fazer os games pagos sumirem também. Não tenho dúvidas que a quantidade de jogos com monetizações in-game ainda está numa ascendente.
Só o tempo dirá o que irá sumir, hoje, estou mais predisposto a achar que são os games pagos.
Pergunta, sera que daqui uns anos os filhos da crianças de agora vai andar a sustentar isso tudo como agora!? É que consoante uma pessao vai envelhecendo, também vamos tendo outros tipos de responsabilidades. So sei uma coisa, eu com os meus 29 anos, só em 10 anos vi muita coisa a mudar em relação a este mercado, e já estou a sentir que estamos a entrar noutra mudança.
Sem contabilizar as coisas mais recentes, pois sobre as consequências de tal só saberemos no futuro, que novidades recentes que foram introduzidas te agradaram?
E quais te saíram mais baratas no bolso?
Car@lh0, eu sou um desses que hoje me encontro nessa situação. Por exemplo eu nunca tinha jogado gachas ou games free to player, más com Genshin dei uma chance, e fui iludido logo no início, acho que com esse jogo gastei mais de 2500 euros no primeiro ano. Hoje com a experiência que tenho desses jogos, hoje não gasto nada, e só continuo a jogar Genshin, porque o dinheiro que gastei lá foi muito elevado, e se tivesse gasto no mínimo 100 euros, acho que já tinha abandonado assim como abandonei FF14.
encarar como “uma moda” passageira?
logo as pessoas enjoam do modelo?
enjoam de pagar, começam a ver o jogo “grátis” como algo descartável.
Talvez, quem sabe…
off:
https://youtu.be/qMWAY8Cdsz0
Adobe mudou todo o mercado para monopolizar
deu de graça para estudante (gp por 1 real)
comprou toda a competição, no caso da MS comprar todo mundo que faz conteúdo.
parou de vender o photoshop e agora é só serviço
Agora deu treta com a Pantone, o monopolio de padrão de cor, e todos os usuários se ferraram… tiraram o pantone do photoshop e vc perdeu inclusive trabalhos antigos no padrão de cor Pantone. Quem tem o software velho comprado, quando podia comprar, segue usando…
E se esse papo de “bilhões de usuários no celular”, xcloud, amazon e google são os concorrentes; for só cortina de fumaça e o objetivo não é expandir o xbox para outros mercados, celular, e sim apenas monopolizar o que já tem?
A adobe disparou os lucros, não foi botando “fotografo casual” usando photoshop e sim monopolizando o nicho profissional de usuários de “software tipo photoshop”
Como a MS adora copiar modelo de negocios dos outros, mais fácil eles estarem querendo copiar a Adobe que querendo criar um mercado novo de casual assinando xcloud para jogar no Celular.