Ao contrário da imagem que a Microsoft quer passar, de que a sua série X não será limitada pelos jogos Cross Gen, e que os 60 fps serão um standard na próxima geração, o produtor de Scorn vem dizer aquilo que é uma realidade desde sempre. Que jogos Cross Gen limitam a nova geração, e que 60 fps dependem da qualidade gráfica implementada.
Sinceramente, confesso que até tenho alguma dificuldade em escrever notícias sobre situações que são óbvias. Porque novas gerações acontecem desde que apareceram as consolas, e em todas há a crença que a geração vai revolucionar os fps. Mas a realidade é que cada nova geração traz mais capacidades e o uso dessas capacidades vai usar a capacidade extra de processamento.
Por outras palavras, 60 fps é e sempre será uma opção do programador. Se este decidir usar o processamento extra para mais e melhores gráficos, os fps irão cair para 30, mas caso não o faça pode ir para 60, ou caso opte ainda por um grafismo mais simplificado, pode ir para os 120.
Da mesma forma, no que toca a jogos Cross Gen, isso é um factor limitativo. Ter de criar jogos que se conseguem adaptar às características do hardware inferior é impeditivo de se usar o novo hardware no seu máximo.
Eis as palavras dos programadores de Scorn:
Se os programadores decidirem criar jogos pensados exclusivamente para o novo hardware, então certamente ele terá vantagens se comparado com um jogo cross-gen. O escalonamento pode ir bem longe, mas não indefinidamente, ele tem limites, e a certa altura começamos a ter más performance no hardware inferior o que nos limita quanto ao que pode ser feito no hardware superior.”
Por outro lado, os teus novos e bonitos gráficos vão, provavelmente, ter mais uma vez como custo o rácio de fotogramas
Depende do que preferes. Se os jogos cross-gen optarem por 60fps na próxima geração, pessoalmente acharia isso favorável. Mas se os criadores simplesmente optarem por maior fidelidade gráfica e 30fps, então terás melhores resultados se o jogo fosse construído de raiz para o novo hardware. Em termos ideais, queres um jogo a 60fps construído para a próxima geração, mas essa parece a opção menos provável.
Scorn é um jogo exclusivo para a próxima geração (Xbox). O que dali vai sair é algo que se desconhece, mas em 2017 o que foi mostrado a correr na consola base era um jogo com uma jogabilidade arcaica. E talvez esse tenha sido o motivo pelo qual os programadores decidiram deixar a actual geração para trás.