A entrada da produção em massa da tecnologia de 7 nm dá abertura a novas consolas já para 2019.
O rumor de uma PS5 em 2019 ganhou novo fundamento com uma nova notícia da Taiwan Semiconductor Manufacturing Company que veio anunciar ter começado produção em elevados volumes de chips usando a litografia de 7nm.
A tecnologia adoptada é a de 7nm (CLN7FF) que poderá vir equipar uma futura PS5, e ao termos produção em massa isso quer dizer que há grandes produtores interessados na produção e que por isso ela é necessária. Recorde-se que a AMD deu a conhecer recentemente que um dos dois responsáveis pela produção dos seus produtos a 7nm seria a TSMC.
Aliás a AMD já tem protótipos a 7nm a funcionar.
7nm @RadeonInstinct product for machine learning is running in our labs. https://t.co/QcYwpy2rEx pic.twitter.com/ULSP9vrV5p
— AMDNews (@AMDNews) April 25, 2018
Naturalmente que este tipo de litografia será usada em todos os tipos de chips, mas não poderá deixar-se de se referir que na conferência financeira da TMCS, o seu President, C. C. Wei mencionou especificamente a aplicação da tecnologia no “gaming”. E isso é curioso pois por norma os termos usados são CPU, GPU, que tambem foram usados, mas não o uso do termo Gaming em particular, o que poderá indiciar alguma ligação a produtos como as consolas. Mas tal é no entanto, especulação!
Eis as palavras de C. C. Wei:
Mais de 50 saídas em produtos estão já previstas até ao final do ano, para aplicações em aparelhos móveis, servidores, CPU, processadores de rede, Gaming, GPU, PGA, Criptomoeda, automoveis e IA. Os nossos 7 nm estão já em produção de volume.
A realidade é que as condições para o corte de custos que permitirá a produção de uma PS5 estão já reunidas. Agora é ver se a consola aparecerá efectivamente na data do rumor inicial, ou seja, 2019!