Na melhor das hipóteses, e com tudo a correr bem, o processo nunca fica fechado antes de 2024.
Vamos pegar no processo de compra da Activision, e perante o que existe atualmente, verificar qual seria o prazo mais otimista para que a compra pudesse ocorrer.
Como sabemos o processo foi chumbado pela CMA, motivo pelo qual, sendo a aprovação pela CMA uma das condições escritas no contrato de aquisição da ABK, por muito que alguns fantasiem, não há volta a dar ao processo de compra caso esta decisão se mantenha.
Mas perante a recusa da CMA em permitir a compra, o que ocorreu foi um recurso para 9 CAT. O que nos levou à primeira data sobre o futuro do processo.
– 24 de Maio de 2023: inicio do recurso para o Competition Appeal Tribunal (CAT) no Reino Unido.
Ainda neste mês, tivemos:
– Decisão da Korea Fair Trade Commission, que aprovou a compra.
Em junho a Microsoft tem ainda de enfrentar várias obstáculos!
– 9 de Junho de 2023: decisão da Nova Zelandia. Que pelo histórico das fases anteriores, parece estar muito de acordo com as ideologias da CMA.
– 12 de Junho de 2023: possível decisão do Competition Bureau no Canada.
– 21 de Junho de 2023: decisão final do Tribunal da Competição na Africa do Sul.
Julho traz também novidades
– A 18 de Julho de 2023 vence-se a segunda extensão prevista no acordo de compra. Se a compra não estiver realizada nesta data, a Microsoft terá de pagar 3 biliões de dólares à Activision, independentemente do que venha a acontecer. A única opção para não haver este pagamento passa pela concordância da ABK, o que teria de ser decidido pelos acionistas.
Durante o julgamento a decorrer no CAT a Microsoft pediu ao Juiz para tentar ter qualquer decisão preliminar sobre o assunto, alegando que a ABK saltaria fora do negócio se isso não acontecer.
O juiz disse que se tal fosse possível, o faria, mas que necessitava de perceber todo o processo antes de qualquer decisão. O certo é que com ou sem uma decisão preliminar a decisão final poderá demorar largos meses.
Agora Agosto
– 22 de Agosto de 2023: Inicio do julgamento interno na FTC.
E passamos agora para 2024, onde tudo correndo bem, poderemos ver aqui algo logo no inicio do ano.
– Primeiros meses de 2024: decisão do juiz administrativo da FTC.
E se calhar até antes, poderemos ter já uma decisão do CAT.
Daqui para a frente não se pode prever nada, mas a realidade é que o CAT não pode anular a decisão, apenas pode dar indicações à CMA de que houve falha clara na análise das circunstâncias e provas. Mas mesmo que isso aconteça, caso os erros não seja crassos, a CMA, que terá de rever o caso, pode chegar novamente à mesma decisão, conforme alerta James Groves, a advogado associado da empresa de advogados ligada à competição de mercados, Fieldfisher – Fonte.
Um fato foi q o Daniel Beard (KC) mostrou o quanto a CMA estava despreparada nessa reunião no CAT. E a MS conseguindo um rito acelerado nesse processo, é uma vitória. E era improvável.
Poder torrar todo o dinheiro disponível nos melhores advogados do planeta pra trabalharem 24×7 tem suas vantagens.
Eles estão batendo muito na tecla que a CMA tem se alinhando com a FTC mais do que esses órgãos dizem (e o ADV da CMA deixou a entender q estão sim “juntos”). Esse advogado parecia um novato, se temia, suava, gaguejava… Deixou uma imagem negativa.
Falando em imagem negativa: todo o planeta aprovando exceto o Reino Unido (até agora), levanta um alerta grande para o país. Independente das convicções (ou não) dos analistas.
O lobby é forte, os políticos são persistentes e o $$$ da MS é mais pesado ainda.
A CMA não possui 10 anos de existência, e esse caso vai exigir além do máximo da expertise que eles possuem.
A questão que se tem de ter em conta é que este julgamento não anula a decisão da CMA, pelo que a postura da CMA não é verdadeiramente relevante.
O máximo que este julgamento pode trazer é o provar-se que a CMA não tomou em conta todos os dados fornecidos, obrigando-a a analisar o processo novamente.
Mas não tomará uma decisão pela CMA!
E a CMA perante uma ordem de nova análise, pode concluir, mesmo assim, a mesma coisa.
Daí que a decisão está sempre nas mãos da CMA…
Quanto ao julgamento… não vi! Não sou fanático a esse ponto que vá ver algo que nunca vi na vida só porque pode afetar o plástico que possa ter como preferido.
Só é triste é que se possa concluir no final que “O lobby é forte, os políticos são persistentes e o $$$ da MS é mais pesado ainda.”, pois se este tipo de coisas vence sempre então o mundo está entregue, e mais vale dar-mos já todos um tiro na cabeça, ou prepararmos os nossos filhos para uma futura escravatura e um Big Brother.
Ou seja ate se pode provar que a CMA estava completamente errada o que é irrelevante se eles é que tomam a decisão independemente do que quer que seja, voltam a tomar a mesma decisão uma e outra e outra vez.
Faz zero sentido, era o mesmo que apelar um caso no tribunal e em vez de transitar para uma instancia superior era denovo o mesmo juiz a fazer o juizo.
Eu não estou dentro da situação a 100% mas do que tenho lido aqui, na eurogamer, no meu senso comum e numa ou outra opinião, a CMA não tem um caso, tem um exercicio de futurologia.
Qualquer novo ramo que surga a empresa que o inicia ou vai na frente é impedida de tomar decisões ou compras estrategicas porque isso futuramente vai ou não impedir uma suposta concorrencia que vai ou não existir.
O CAT não vai provar que a CMA está errada… Porque segundo explicou o advogado que cito no final do artigo (e tem lá o link), o CAT não tem competência para avaliar a CMA. A CMA é separada por isso mesmo!
O máximo que o CAT pode fazer é mostrar erro processual e obrigar a nova análise. Mas a realidade é que mesmo com fatos novos que não tenham sido antes tomados em conta, a decisão não tem forçosamente que mudar!
E não é uma questão de sentido é uma questão de ser assim que estas instituições funcionam, sendo isoladas e independentes para não serem permeáveis a interesses ou pressões externas.
E qualquer análise de um regulador é sempre um exercício de futurologia… Qualquer análise de mercado é um exercicio de futurologia. E no entanto elas acontecem e paises inteiros são regidos por isso.
Já ouviste falar de Segurança no Trabalho? É um exercício de futurologia do género que se calhar compreendes melhor, e algo que domino pois também tenho uma equivalência a licenciatura nessa área. O que fazes é analisar probabilidades e riscos, pesando o que se considera aceitável ou não. Em qualquer dos casos nada te garante que as coisas aconteçam… mas havendo probabilidade e risco tens de atuar para que elas não aconteçam.
É bem por aí, mas a vida é de luta, Mário, não se deve desistir nunca, mas o 1984 nunca esteve tão perto, são não era exatamente como se pensou a época, pois não conseguiram imaginar que o poder da internet era tão grande que os mandados pensam que estão a pensar por conta própria e vivem a liberdade de serem escravizados… Mas aí já estou indo muito pra filosofia de botequim… Paremos com isso! Lol
PS: acredito que em alguns pontos do que escreveste em resposta ao colega, Mário, quiseste dizer CAT ao invés de CMA.
Não… CMA! Aqui há duas entidades, a Competition Market Authority (CMA), e o Competition Appeal Tribunal (CAT). Não sei o que é a CTA!
Eu havia corrigido para CAT, mas deves ter lido antes.
O que falas é a mais pura verdade, mas há de se pensar em algumas coisas… se toda vez alguma empresa com grande poder como a MS fazer-se remodelar as instituições, talvez não se precise de instituições tanto assim.
O que vejo em muitos colegas aqui é a ideia de que o “certo” é como a maioria pensa ou faz, e isso, além de não ser “verdade absoluta”, tem sua relatividade.
É óbvio que com grandes aquisições, a MS além de prejudicar a concorrência – algo bem observável com a queda de valor da Sony na bolsa de valores após o anúncio da aquisição pela Microsoft – a MS busca também uma consolidação do mercado, e embora não seja líder, se tornará, basta somar as rendas da Activision as da já existente da sua divisão Xbox+Zenimax, terá mais estúdios, terá mais renda e terá maior base de consumidores na sua divisão de games que qualquer um, já que com a aquisição da ABK também entrará forte no mercado mobile e aumentará seu alcance no mercado gamer como um todo – clientes que hoje não são dela , passarão a ser, pois ela está comprando junto uma clientela também.
Fora tudo isso, provavelmente é a empresa no mundo que possui, talvez, a maior e melhor estrutura de rede possível, sobretudo na UK que é o lugar de escrutínio. Aí eu pergunto, se tudo o que eu falei é factual, porque a UK deveria ceder aos caprichos da MS? A postura técnica dos analistas da situação estão erradas, isso não levará a uma consolidação de mercado, que é o que visam combater? Se o Streaming de games é o futuro e pra onde o mercado pode crescer, faz algum sentido entregar a ABK na mão de quem já tem grande catálogo e poder de produção de games e tem mais expertise e infraestrutura no ramo para lhe dar com isso?
De qualquer forma, acho que isso é uma situação superada, essa aquisição irá passar mais cedo ou mais tarde, meu interesse maior, hoje, será no troco dela! Lol… E nada como ver a MS pagar um tantinho a mais aos acionistas da Activision com 3bi a serem distribuídos. A análise em tempo recorde por parte da CTA já mostra um jogo de cartas marcadas, sob minha ótica.
Dois artigos interessantes saíram no eurogamer.net sobre o assunto, um deles trata disso que você diz, a análise do CTA em tempo recorde, um privilégio que até onde eu saiba só foi concedido a Microsoft, pois esse apelo costuma ter uma média de 9 meses até onde li, então correrá em tempo extraordinário (se é que me entendes). De qualquer forma acho que não sairá antes da multa paga à ABK, o que já me alegra, não pelo Kotick, que é uma excrescência de gente, mas por ver o imperialismo ter de gastar um pouco mais embora ainda seja dinheiro de rico indo pra rico.
Outro artigo, que embasa minha opinião supracitada sobre o Kotick é onde ele diz que não tinha problemas sistêmicos com os assédios na empresa dele, e que tudo não passou de uma conspiração externa. São duas questões interessantes, a primeira é a negação do óbvio ou o jogo de palavra dos maledicentes, porque ou ele realmente foi vítima de um complô, o que é possível, mais pouco crível, ou ele é um calhorda que diminui a importância do que aconteceu porque não lhe é conveniente, o que é bem mais provável; ou em último caso, ele não sabe o que quer dizer sistêmico, o que também duvido muito. Daí vamos pra segunda questão, a de complô, ora, se foi um complô para prejudicar a ABK, qual teria sido o motivo? Talvez desvaloriar a ABK para que os acionista aceitassem que ela fosse vendida? Seria esse um “complô” externo ou interno? Bem, como o Kotick parece ter empenho em querer vender a ABK para a MS, entramos numa seara em que tudo pode ter sido por um único propósito, é só ver de quando começaram a rolar processos e ver de onde veio o socorro. Mas sei lá, há quem possa pensar que eu estou na teoria da conspiração… Eu só acho que o mais lógico, costuma ser o mais óbvio, mas não sou dono da verdade.
https://www.eurogamer.net/microsofts-appeal-against-uk-activision-blizzard-block-pencilled-in-for-late-july
https://www.eurogamer.net/activision-never-had-systemic-issue-with-harassment-says-ceo-bobby-kotick
PS: Editado para tentar corrigir e organizar melhor o texto.
O que eu gosto no juca é que faz valentes testamentos muito enfeitados com palavras bonitas, mas depois pelo meio esquece-se do guião e defende que a empresa lider de mercado compre a capcom, square, platinum, take2 (parceria) etc
Critica o imperialismo mas depois, bem, se esse imperialismo fosse do lado que me dá jeito venha ele.
Uma coisa errada, está sempre errada.
Pelos vistos quem se perde pelo meio és tu Rui… Porque do que eu li, ele dizia que defende isso… caso a compra da ABK avance!
É bem diferente!
Ele já falou mais do que uma vez sobre isso, claro que ele tem interesse que a compra passe, porque tem interesse nisso, mas pronto.
Não falo por ele… mas isso não me parece lógico… Ninguem pode ser a favor de retirar coisas aos outros. E nem tem nada a ver com jogos, pois essa realidade aplica-se a tudo na vida.
Rui, eu vejo a realidade que se impõe, e diante dela, o que me parece inevitável… Que interesse tenho na MS adquirir algo? Achas que pareço fã de xbox?Sobretudo por tudo que ela tem feito de desserviço a indústria, como colocar tudo num balaio a ter mesmo valor e com todo o dinheiro que tem, estar fazendo jogos de um nível de celular de joguinhos indies pela indústria?
Rui, gosto de ver é gente fã do imperialismo e do poder financeiro a se contorcer só pela possibilidade aventada de um bom troco certeiro… Lol. O mundo não gira, Rui, ele capota.
Se a MS acha que pode bombardear os outros, ela merece é bomba de volta.
Se ela recuar no intento dela, a Sony deve ficar na sua também, mas se é guerra, Rui, é guerra. E isso vale pra qualquer um, sem quaisquer exceções pros que se julgam especiais. Vale pra Rússia, pra Sony, pra Nintendo e pra quem se meter nessas condutas. Ou se age com sensatez, ou merece a mesma truculência de volta. Acho uma pena é a Sony não ter é o poder de fazer igual em contrário, mas alguma coisa certamente que fará, é “certo”, os sinais foram dados…
Nem todo mundo é Cristo ou Gandhi pra ser da paz diante da agressão contra si, e olha que até Cristo perdeu a paciência certa vez e bateu a chibata no chão! Lol
Tens problemas interpretativos, não sou a favor de grandes aquisições, sou a favor de cada um dar o seu melhor, de criar para fortalecer o mercado gamer, não tomar pra si partes dele.
Mas gosto de ver o cretinismo se doer, e se vale a lei do vale tudo, então, penso que tem de valer para todos… Por enquanto, seguirás com o Marathon, Rui, tens sorte, mas “o futuro a deus pertence”, como dizem por minha cercania.
Se a aquisição da ABK passar, sou totalmente a favor da Sony comprar o que for pra tirar coisa de quem tira dela, em reciprocidade justa, e olha que ela não tem o mesmo dinheiro de quem compra a ABK, mas qualquer estrago, será um estrago merecido, dentro das possibilidades.
Se a ABK passar, irei torcer muito pra que seja a T2, pois me dará uns bons risos por uma semana ao menos. E adoro sorrir!
Mas olhes que não sou nem tão ruim quanto os istas de xbox a quererem tudo que compram como exclusivo, por mim qualquer coisa online como serviço, que é o que gostam, poderia ficar por lá mesmo. Sou totalmente a favor de GTA online pra Xbox e RDR online no Xbox. Lol
Agora, não finjo como um pessoal que diz não ver importância em exclusivo, mas quer tudo exclusivo.
Rui, um conselho, aprenda a interpretar o que se diz, ou então não tente colocar palavras no que os outros escrevem.
Ah, e a propósito, uma coisa errada não é sempre errada.
Ah subjetivismo no erro, mesmo dentro das leis.
Quer exemplos? No Brasil temos o que se chama de direito à “legítima de defesa” que se traduz em, num caso de agressão, desde que não exceda em proporcionalidade da resposta, pode-se usar dos meios necessários para se defender.
Ou seja, se agressão física é “errado”, você pode bater de volta se for agredido antes, pois tem o direito de defender a si, seu patrimônio e os seus.
Já ouviste falar no que chamam de “excludente de ilicitude”, que é a complacência com o “errado” desde que se tenha motivos que se justifique?
“Tudo é relativo e nada é absoluto”, Rui, já dizia o titio Alberto, embora ele estivesse a falar de física, isso é quase uma verdade universal. Lol
* Editado
[OFF] Como hoje as discussões também enveredaram nos termos do “ou certo”, “ou errado”, próprios do pensamento dicotômico da cultura ocidental mais rasteira, um artigo interessante na eurogamer.pt mostra que até o “errado” pode resultar no “certo”.
No referido artigo é relatado que a Arkane queria que a MS cancelasse o lançamento de Redfall por atribulações ocorridas no desenvolvimento e insatisfações internas com o projeto, aí a atitude da MS foi mandar cancelar apenas a versão de PS5. Moral da história, até os errado às vezes faz o certo. Quem tem PS5 agradece! “Tô certo, ou tô errado?” Lol
https://www.eurogamer.pt/equipa-de-redfall-desejou-que-a-microsoft-cancelasse-o-jogo
kkkkkkkkkkk.
Ué, mas segundo o CEO Fernando Medeiros Redfall sairia de qualquer jeito, mesmo se a Arkane não fosse propriedade da MS! Como pode esses Devs mentirosos estarem a falar inverdades, contariando o CEO Fernando Medeiros?
a MS compra estúdios e por coincidência sempre sai um GaaS de baixa qualidade inacabado
Grounded
Bleeding Edge
Redfall
Nos três casos eram estúdios que nunca tinha feito GaaS, Obsidian, Ninja Theory, Akhane
É isso que é mais incompreensível, compra-se um estúdio pelo que ele faz e fez de melhor e lança coisas nada a ver, e olha, acho que estúdios devem se arriscar e tentar outras coisas, até pra diversificar no trabalho e até descobrir nova possibilidades em que pode até se sair melhor; mas é aquela coisa de longa data de contratar a Platinum pra fazer multiplayer, e parece que ainda seguem nessa… Mas são coisas do mundo, o problema é que muitas vezes tudo só parece muita falta de gerência apenas, ou então é ser tão alienado que se passa a achar normal os raios caírem sempre no mesmo lugar sem qualquer para raio no local a justificar esses acontecimentos.
Off: Estão animados pro Showcase do Xbox? Essa é a grande chance dela de começar a se destacar! E eu espero que ela mostre muito dos jogos que ela anunciou nos últimos anos! Vocês acham que vai ser um bom evento?
Como é praticamente certo de que teremos gameplay de Forza Motorsport e Starfield, então estou animado sim.
Forza pelos motivos óbvios, já que sempre gostei de racing games no geral. Do pouco que foi mostrado de gameplay até então, é bem nítido que os entornos dos circuitos estão melhores. Espero que mostrem mais traçados além de Suzuka, Maple Valley e Kyalami.
Starfield não espero um jogo com visuais inteiramente next-gen, mas eu me interesso pela proposta de exploração espacial. Então estou curioso para saber mais.
De resto, espero que mostrem mais conteúdo de alguns dos jogos anunciados em 2019 e 2020.
Posso apenas dizer que espero que sim.
Estou esperançoso que sim.
Animado não é bem como eu me classificaria atualmente com qualquer coisa da MS, mas como não trago grandes expectativas sobre a conferência, talvez isso faça eu me surpreender positivamente, o que seria bom.
Gostei da insinuação sobre a presença de Fable, esse é o meu maior interesse no que pode vir do Xbox atualmente e que pode me empolgar; e gostaria de ver um gameplay de Avowed… De resto, espero ver thirdies que ainda não foram anunciados e que também possam sair pra PS.
Ontem:
https://ibb.co/TtH09hK
Hoje:
https://ibb.co/568cWDr
Essa pele está bem mais legal que a da primeira pintura, está muito bom. Os olhos, fazes com pincel mesmo? Vi que algumas pessoas usam adesivos e põem tinta vítrea por cima, mas como não tenho prática, não sei o que é melhor, só me parece é que pintar olhos deve ser das partes mais complicadas pra ficar legal.
Neste caso, pela pequeníssima dimensão só há uma técnica. Um pincel pequeno, óculos de relojoeiro… E mão firme. 😀
Serão 50 jogos, a maioria multi. Além disso, vão anunciar 20 first party sendo 15 em CGI, 3 gameplay em estágio inicial e 2 jogáveis. No final a maioria não terá data de lançamento e aqueles com data serão adiados.
Animado e Xbox na mesma frase simplesmente não combina! De tanta pedrada que a MS já deu nos gamers, seria eu um lunático estar animado com esse evento. Negócio é pé no chão e ver o que mostram. Na verdade o que eu acho que vai ocorrer é mostrar um monte de jogos sem data alguma.
Eu só tô memorizando o 18 de julho. Lá que veremos alguma coisa concreta.
off:
Inside the development of the critically panned Redfall, a game that suffered from unclear direction and a perpetually understaffed team — now without the paywall:
https://twitter.com/jasonschreier/status/1664262385991921664
Ai um projeto “fallout 76” da Bethesda e a MS assumiu e não cancelou, apesar do desejo de quem trabalhava no jogo.
Ou seja, a MS tem gerenciamento de estúdios igual ou pior que a Bethesda lançando Fallout 76?
Uma das habilidades de gente competente, embora não seja divulgada, e saber quando não dá para fazer e quando tem que desistir.
O Phill Spencer estava muito ocupado dando entrevista e twittando, ou jogando aqueles joguinhos de Atari do GP por 12h/dia para ir lá na Arkane, sentar no chão de fabrica e conversar com a galera que faz o jogo?