Processo da FTC para parar a compra da Activison continua. Eis o que ficou da ultima audiência.

Apesar de em termos gerais a FTC nem se estar a sair por aí além no julgamento, a audiência do dia 22, mostrou uma FTC ao ataque, confrontando a Microsoft. O resultado desse dia terá sido um verdadeiro massacre, com a Microsoft a ser apanhada em diversos contraditórios.

Apesar de o julgamento estar a correr de uma forma equilibrada, com alturas em que a FTC parece tomar as rédeas e outras em que elas parecem ficar nas mãos da Microsoft, destaco aqui a audiência do dia 22 onde, segundo relatos, a FTC contra atacou em força, e poderá ter conseguido que a Microsoft se contradissesse em muitas situações. Vamos ver algumas:

Alegação da Microsoft:

Como motivo para se aprovar a compra, a Microsoft alega que quer colocar os seus jogos em serviços concorrentes, como o da Nvidia e o Boosteroid.

O que a FTC mostrou em tribunal:



Devido a uma prova submetida num outro processo sabe-se que Matt Booty, responsável pelos estúdios Xbox terá reagido em 2019, quando soube que a Nvidia tinha jogos Xbox no seu serviços, em e-mails internos, com a frase: “NO FUCKING WAY”.

Num outro e-mail enviado em 2021 a Phil Spencer, e logo após a aquisição da Bethesda, Matt Booty recomenda a Phil Spencer que remova todos os jogos da Xbox do serviço da Nvidia. O emial referia “Removemos todos os nossos jogos do Geforce now, para não competirem com a Xbox. Nesse sentido recomenda-se que seja feito o mesmo com os jogos da Bethesda”.

Segundo a FTC, não só havia resistencia interna da Microsoft a colocar os seus jogos em outros serviços, como este e-mail prova que eles foram retirados dos serviços concorrentes para não competirem com a Xbox.

Nesse sentido, a FTC entende que o atual acordo com a Nvidia, que descreve como cheio de furos legais, e que dá à Microsoft a possibilidade de saltar fora dele quando bem entender, foi realizado apenas para apaziguar os reguladores, e permitir a compra.

Alegação da Microsoft:



O Call of Duty não é um conteúdo critico. Podemos viver sem ele

O que a FTC apresentou em tribunal

Segundo a Microsoft, COD é um jogo como qualquer outro, e não requer qualquer atenção especial.

A FTC provou que a Microsoft aceitou um acordo com a Activision para reduzir a sua margem de lucro dos habituais 30% para 20% neste jogo. Quando Sarah Bond da Microsoft foi questionada sobre esta situação, ela referiu “Acredito que tal foi critico para se conseguir aquele conteúdo“.

A FTC alega assim que a Microsoft mente quando refere que Call of Duty não é crítico, pois ao ter aceite um acordo de redução de margem de lucro que não possui com mais ninguém tal mostra que o conteúdo é efetivamente mais relevante que os restantes.



Alegação da Microsoft

O Xcloud não é um mercado à parte, é uma característica.

O que a FTC apresentou em tribunal

A Microsoft alega que o Xcloud é parte da Xbox e não um mercado separado.

Em tribunal a FTC mostrou que a Microsoft esteve a trabalhar no ano passado num SKU dedicado que não envolvia a consola.



Apresentou ainda declarações de Sarah Bond em Setembro de 2022, aquando do fecho do Stadia, em que esta refere claramente que a Microsoft quer entrar no mercado de jogos Cloud como um mercado separado.

A FTC deixou ao juiz a pergunta sobre o que mudou de Setembro de 2022 até agora para que esses planos estejam agora diferentes.

Alegação da Microsoft

A quota de mercado da Sony impede a Microsoft de fazer qualquer acordo de Marketing com o COD.

O que a FTC mostrou em tribunal



Segundo a Microsoft, a quota de mercado da Sony leva a que a empresa fique impossibilitada de fazer acordos de Marketing.

Mas a FTC mostra que quando a Microsoft negociou a redução da margem a Activision questionou-os sobre se estes estavam interessados num acordo de Marketing, e que ele só não aconteceu porque a Microsoft não mostrou interesse.

Alegação da Microsoft

A compra da Zenimax não aconteceu para se retirar jogos da Playstation

O que a FTC mostrou em tribunal



Apesar de termos ouvido esta declaração muitas vezes, o certo é que também ouvimos muitas em sentido contrário.

Em tribunal não só a FTC mostrou que todos os jogos atualmente em desenvolvimento pela Zenimax estão indicados como exclusivos Xbox, como mostrou que muitos deles tinham versões avançadas de desenvolvimento para a PS5, e estas foram canceladas pela Microsoft.

Mostrou ainda que no caso do jogo Indiana Jones, pertença da Disney, a Microsoft renegociou o acordo, de forma a remover a Playstation das máquinas suportadas.

 

 



Será de se referir que o julgamento não é apenas uma audiência. E que não é o que se passou aqui que vai decidir seja o que for. Aqui não vamos cair no erro de se torcer por um lado ou pelo outro, quanto mais não seja porque esta é uma questão legal e não um jogo de futebol. No entanto entendemos que o que foi mostrado nesta audiência é relevante pois mostra contradições reais da Microsoft que não foram aqui abordadas, e que poderão ter peso na decisão final pelo contraditório feito pela FTC.

 



24 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Tiohildo
Tiohildo
25 de Junho de 2023 10:45

Que dia acaba o prazo da MS e a multa de 3 bilhões?

Livio
Livio
Responder a  Tiohildo
25 de Junho de 2023 11:23

Era 18 de junho, 1 semana atrás

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Junho de 2023 19:05

Ahh então foi por isso que nada vi no último dia 18/06, ninguém falava do prazo final, sempre pensei ser em junho.

Deto
Deto
Responder a  Livio
27 de Junho de 2023 0:44

agora que vc errou a data, eu lembrei que se não fosse aqui e o neogaff eu NUNCA saberia dessa data e da cláusula do contrato que exige a aprovação do CMA

Simplesmente NINGUÉM da “imprensa” fala nisso.

É bizarro, eu entendo a MS tentar sustentar até o último segundo o “engajamento” de fã do xbox com esse negocio, mas ninguém mais da “imprensa” noticiar isso?

Livio
Livio
25 de Junho de 2023 11:30

Recebi uma enxurrada de recomendação de vídeos no YT de canais de Xbox a falarem o contrário, que foi a MS a dar uma surra na FTC.

Em outros locais dizem ter sido a FTC.

E em outros que não tomaram partido o que li foram textos em que a MS foi pega nas perguntas, tem até uma do Elder Scrols em que agora o Phill “não lembra” que disse que o próximo jogo será exclusivo Xbox. É como já falaram por aqui, eles falam tanto que caem em contradição

Por isso seguirei o conselho no final do artigo, não torcer para um lado.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Junho de 2023 15:41

Tenho minhas dúvidas se a mídia física vai resistir até o fim dessa geração. Nem mais o BD vir na caixa diz muito. Jedi Fallen Order é um disco inútil. No disco só tem a primeira fase ( ainda bem que minha pré-order foi cancelada).
Se não tiver cuidado, você não compra mais o jogo, você o aluga por tempo indeterminado. Por isso não comprei Diablo 4, só funciona online.
Por outro lado, alguma esperança no FF7 remake 2. Virão dois BD´s.

Last edited 1 ano atrás by Tiohildo
Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
25 de Junho de 2023 15:59

Físico pra mim é prioridade.

Andrio
Andrio
Responder a  Juca
25 de Junho de 2023 17:27

Pra mim também!
Só pego digital jogo pra jogar online ou se minha ansiedade estiver enorme. Kkkkk

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Junho de 2023 20:35

Sim, esse é 100% online.
Recomendo sempre olhar Does It play para saber se compensa comprar físico.
https://twitter.com/DoesItPlay1

Livio
Livio
Responder a  Tiohildo
27 de Junho de 2023 18:07

Seria triste o fim do físico pois o Piscatella acabou de divulgar:

New physical video game software spending reached its highest May total since May 2014.

Livio
Livio
Responder a  Livio
27 de Junho de 2023 18:09

Piscatella (https://twitter.com/MatPiscatella/status/1673681306285162496)

Video game hardware spending increased 56% vs YA, to $338M. This is the highest VG hardware spend for a May month since the $427M reached in May 2008. Double-digit percentage growth in both PlayStation 5 and Switch dollar sales again offset declines on other platforms.

Os gastos com hardware de videogame aumentaram 56% em relação ao YA, para US$ 338 milhões. Este é o maior gasto de hardware VG em um mês de maio desde os $ 427 milhões alcançados em maio de 2008. O crescimento percentual de dois dígitos nas vendas em dólar do PlayStation 5 e do Switch novamente compensou as quedas em outras plataformas.

Last edited 1 ano atrás by Livio
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Junho de 2023 15:58

Molecagem essas caixas de jogos com código digital dentre, e mesmo os que usam só os BDs como key.
Eu sigo evitando isso, e até dei uma revira volta porque na geração passada estava achando cômodo o digital, mas quando percebi alguns movimentos, vi que não dá pra apostar só no digital.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Junho de 2023 10:08

A Bethesda Espanha confirmou que o Starfield terá versão física, porém será a Standart

Andrio
Andrio
Responder a  Livio
25 de Junho de 2023 17:26

Eu só quero que isso acabe logo e o foco volte a ser os jogos!

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
25 de Junho de 2023 12:33

Ainda acho que esta compra tem que ser barrada a qual quer custo! Se isto passa vai virar um faroeste sem lei! A Microsoft já comprou uma publicadora gigante ao que RPG ocidental diz respeito, que foi a Bestheda, se agora compra a Activision, esses reguladores não pode barrar a compra se a Sony quiser comprar também publicadoras! Já que ao contrário da Microsoft a Sony depende principalmente da Playstation para sobreviver como um todo, a marca Playstation hoje, se fosse separado da Sony, era capaz de ter mais valor que a própria Sony! E ainda pode ter mais quem queira fazer essa graça de comprar devs gigante, que são as Tecent desta vida, Apple, Google e outras quantas também pode entrar nesta jogada. Enfim uma faca de 2 gume, e a Sony se quiser ao menos ser competitiva no futuro, vai ter que olhar para esse lado também de adequeir devs grandes.

Last edited 1 ano atrás by Daniel Cardoso
Juca
Juca
Responder a  Daniel Cardoso
25 de Junho de 2023 16:03

A Sony já insinuou que não vai ficar de fora da consolidação do mercado e reservou alguns bilhões para aquisições, está só esperando a aprovação da ABK pra MS. Se for comprar, espero que compre coisa boa dessa vez. Porque a Bungie, pra mim, como consumidor de PS, foi dinheiro jogado fora.
Estrategicamente a Ubisoft seria uma aposta bem razoável, uma T2 algo surpreendente, a Capcom ou Square muito bem vindas e uma fusão com a Bandai Namco diria que bem provável. É esperar pra ver os próximos movimentos do mercado.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
25 de Junho de 2023 15:55

O phill lá no julgamento falando que eles não irão remover COD do playstation por “medo” dos gamers… que eles são muito engajados blá blá blá (a gritaria de fanboy lunático na internet)

Ai o CMA bloqueia a compra, que já é um atestado de óbito do negocio, para logo depois começar a sair rumores, não se sabe de onde (lol), que a MS iria ignorar o CMA

E pronto, temos os “gamers caixistas” engajados até agora achando que venceram quando o negocio já morreu… Seria esses rumores fabricados pelos Astroturfings para deixar mais alguns meses de caixistas “engajados pelo xbox”? pq parece que o Phill realmente dá muito valor para “gritaria na internet”

Acho bizarro que ainda hoje as pessoas, principalmente os caixistas, ainda falam desse negocio igual a MS estivesse “vencendo”, já perdeu

Parece que o nível de alienação que os caixistas estão é muito maior que qualquer outra epoca, e a mobilização dos Astroturfing muito maior criou um delírio “GPU Oculta 2.0”, onde muito mais gente acredita que o negocio vai para frente.

Então, “todo mundo” falando como se o negocio ainda fosse bem possível de acontecer está certo e eu que estou maluco?

Tá tenso heim… Sei que ninguém quer garantir 100% de “já morreu”, pq não é fanático, ao contrário dos lunáticos que garantem “100% ms wins”, mas ninguém fala “o negocio tá praticamente MORTO, deve ter 1% de chance ainda” ?

Pra mim a MS quer deixar os seus fãs engajados com esse processo, já que NÃO tem jogos e o FF saiu no PS5…. como a MS adora bla bla bla quando não tem jogos (full rdna2.0, clock sustentável)

Eu mesmo perguntei, eu mesmo respondi… a Sony tem FF no PS5 para os “sonystas” enquanto a MS tem “phill spencer de terno” para os caixistas.

Parece que a MS nesse caso está conseguindo mobilizar os assuntos da internet com bla bla bla de processo e abafar os JOGOS.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 de Junho de 2023 18:37

Tu nao trocou FTC por CMA?

Eu escuto o podcast do more lawn is dead, e la foi o único lugar q falaram q o negocio ja morreu

error: Conteúdo protegido