Os problemas de falta de stocks da Sony persistem, e são piores que o inicialmente antecipados.
Uma análise da DFC Intelignce estima que as faltas de stocks da PS5 poderão estar a ser bem maiores que o previsto pela Sony. A Empresa diminuiu a previsão de vendas de consolas, baseando-se na falta de stocks mas a realidade é que a coisa poderá não estar a correr conforme o previsto.
E apesar de a Microsoft estar a ser tão prejudicada como a Sony, a maior procura mundial da consola da Sony, e a maior capacidade de produção de consolas Xbox série S da Microsoft (chips mais pequenos, e consequentemente mais chips produzidos por bolacha de silício), estão a prejudicar o mercado Sony.
Assim, a DFC acredita que a situação para a Sony pode ajudar a Microsoft. E apesar de a DFC referir que os seus estudos apontam que a PS5 é a consola preferida por uma grande margem, a realidade é que a sua falta no mercado poderá permitir o crescimento da Xbox.
Assim, caso as coisas não se componham a DFC prevê que, no pior dos cenários, a Xbox suba a sua quota de mercado de 20 para 27%, com a Sony a cair dos 43% para os 39% até 2026.. A Nintendo contribuiria com o resto, passando de 37% para 34%.
Se eu fosse o gestor da Xbox, eu aproveitaria essa oportunidade para mostrar ao publico ao que veio e o que o Xbox pode fazer, com jogos que tirassem partido dos dois consoles S e X, com gráficos de ponta e boa jogabilidade, para mim essa é a chance de ouro para a Microsoft tem para tirar uma cota de mercado do Ps.
Mas infelizmente, parece que a gestão do Phill Spencer não está nem ai para isso e jogo que é bom nada. Ainda ontem li um rumor que o novo Forza ainda vai ser cross, se for verdade sabemos que o jogo não irá tirar partido total dos novos consoles.
Enfim nesse momento a Microsoft tem “a faca e o queijo na mão” se ela for inteligente pode se aproveitar disso.
Mais fácil o mundo acabar que isso acontecer.
Eu gostaria que não, mas infelizmente é verdade.
Eu estava pensando sobre esse rumor do Forza Motorsport ser crossgen. Faz todo sentido.
Não tem porque um jogo que sai para PC não ser crossgen, a não ser que as especificações minimas sejam placa RTX e SSD!
Ser crossgen não é o fim do mundo como tem se mostrado, embora desejável, basta olhar pros jogos da Sony (Miles, Gran Turismo, Horizon…). A questão aí é o Know-How.
A situação atual para mim está boa, mesmo a geração anterior com todos os problemas para a xbox no início não correu mal, não pode é acontecer como na 1 geração em que uma vendeu 155 milhoes e a outra 27.
Vou fazer uma análise com números de cabeça e aproximados.
1 gen 155 27 – 6x mais, não pode acontecer
2 gen 90 88 – empate
3 gen 115 52 – 2.15x mais, não considero mau tendo em conta tudo
4 gen 18 14 – vamos ver como acaba
Uma comparação só é comparação quando acompanhada dos dados todos.
Na primeira geração a Xbox vendeu mal por ser um novo player no mercado e por ter entrado tarde. No fundo a comparação de vendas é injusta, por esses dois fatores, especialmente o segundo.
Claramente o mercado deu preferência à PS nesta geração.
Na geração seguinte a comparação também não é correcta. A Xbox360 teve mais um ano no mercado, e a PS3 foi mal concebida o que obrigou a um preço estupidamente alto. Basicamente a concorrência só começou a sério passado dois anos depois do lançamento da X360.
Aqui, a PS recuperou de um atraso de dois anos, mas a X360 impôs-se bem naquela que não só foi a melhor consola da Microsoft, mas, na minha opinião, a melhor consola de todos os tempos por diversos motivos.
Na era PS4 o mérito não é todo da PS. O demérito da Microsoft não pode ser ignorado. Opções erradas colocaram a XOne na posição da PS3 na geração anterior. Mas aqui a Microsoft não soube aproveitar, e perdeu o mercado.
A atual geração não só é prematura de ser comparada, como os valores atuais estão longe de refletir os desejos do mercado, mas sim a disponibilidade de mercado. E nem elogio aqui a Microsoft pela escolha pois numa situação normal a escolha pela S estaria a ser negativa e não a permitir stocks que os outros não conseguem.
Apenas como nota, os valores da PS4 XOne ainda não estão fechados.
Você faz a sua análise, eu falei apenas em números e continuo a pensar que a xbox one tendo em conta todo o contexto e sucesso da ps4 não correu muito mal. Esta geração pouco me importa se uns tens mais chips que outros, se os tem é porque pagaram para os ter ou a abordagem escolhida foi melhor, a realidade é que a xbox ganhou muito mercado face a período igual da gen anterior e as maiores forças da xbox ainda não estão no mercado como os inúmeros estúdios comprados e o que vão lançar e a compra da Activision, a sony já lançou o seu o maior exclusivo o GT e lançou o Spiderman e o horizon, do lado da Microsoft tivemos o fh5 e o halo e a diferença existe mas é pequena veremos como corre no futuro.
O que te interessa a ti ou deixa de interessar é irrelevante. O mercado não se gere pelo que te interessa, mas sim pelo que há à venda. Eu posso vender tantas viaturas Tata como Toyotas por não haver materiais para se produzir as Toyota, mas terei de ter consciência que esse empate é artificial, e com a normalização das coisas essa situação dificilmente se vai manter.
Para além disso nem percebo esta resposta ao que escrevi pois apenas complementei com dados adicionais o que disseste, sendo meramente objectivo. E não é nem nunca foi uma análise minha pois o que citei, com exceção da minha opinião sobre a 360, foi um relatar de realidades que envolveram as consolas para que se perceba os contextos de vendas.
E não, a abordagem da MS não foi melhor. Calhou ser melhor devido a uma guerra e a uma pandemia. Mera sorte que nunca fez parte do planeamento pois de bruxos eles não tem nada.
Quanto aos exclusivos eles só teriam aumentado as vendas das consolas se houvessem consolas para vender. E nesse sentido, dado que elas não existem, eles não vão aumentar as vendas.
Eu não disse que o que me interessa é o que importa então sr Mário… Se tem mais stock tiveram uma abordagem melhor, se pagaram para ter prioridade nos chips fizeram bem, ou vamos passar um atestado de incompetência a uma empresa que está no top há décadas só faz as coisas mal e a sorte? Parece me que alguma coisa eles devem fazer bem.
Rui… Eu não sei dizer o que a Microsoft está a fazer bem ou mal.
Poderia ter uma ideia se eles divulgassem lucros da divisão Xbox. Mas quando eles misturam a divisão coma venda de periféricos e os Surface e só indicam receitas mas não lucros, é impossível dizer o que fazem.
Agora que dinheiro gera dinheiro já todos sabemos… E com a dimensão e dinheiro que possuem só mesmo sendo muito incompetentes para a coisa ficar mal.
E isso é o que eventualmente poderá vir a ser averiguado pela FTC.
Se formos pelo que vendeu o início da geração, o Xbox one vendeu mais que o SS/SX no mesmo período, quem vendeu menos foi o 360 no início da sua geração.
Estas enganado.
Sim, está…
Não, não estou e o Carlos Eduardo provou com fontes isso. Vocês que não deram a mínima naquela altura. O Xone vendeu mais que o SS/SX no mesmo período
O Carlos não disse nada disso. O que ele disse foi que o One vendeu melhor que o X360 nos 17 meses iniciais, apesar de no final ter ficado bem atrás.
Se ele tivesse dito isso, seria corrigido!
Porque pra você GT é o maior exclusivo ou “trunfo de PS” e Halo não é o de Xbox? O que você precisa entender é que o que se tem hoje pode não ser a realidade se vierem a ter normalidade de estoques. Mas sim, a Xbox tem vendido bem, não se sabe se é apenas um adiantamento da cota dos fãs de xbox ou se realmente tem tirado clientes da PS. No meu micromundo, nenhuma amigo que tinha PS trocou por um xbox. No meu caso, eu tenho um one, mas não tenciono comprar um Series, pois tenho PC capaz de rodar em boa qualidade qualquer coisa que por ventura venha a comprar como FH5.
Eu tenho 3 amigos que tinham trocado de PS pra Xbox, mas todos já venderam e pegaram Ps5. Ainda tem um amigo querendo sair do PS4 pro Xbox SS e como não tem TV 4k, não tem expectativa pra pegar uma e joga pouco, orientei pra pegar o SS com ressalvas. Agora quem tem tv 4k e vai pegar o SS, tem que ser pouco exigente, pois a imagem fica nojenta!
O halo é o maior exclusivo da xbox eu não disse que não era. No meu micro mundo usando a tua terminologia 3 mudaram para a xbox, não esta geração mas já na anterior e mantém.
Ah bom, havia entendido que você quis ensinuar que a Sony já havia lançado o seu maior sucesso e a MS ainda não e que se assim a MS já vai bem, imagine quando sair os jogos que ela comprou e nunca saem…
A partir da gen 3 é só chute mesmo, pois a Microsoft não divulga números oficiais e como o VGCHARTZ sempre erra e corrige quando a Sony atualiza, não restam dúvidas que a estimativa do Xbox tá errada e pra cima, pois se.fosse pra baixo o Greenberg nunca compartilharia.
Se os números que vem cá para fora sempre serviram mais consola menos consola porque motivo atualmente não serve? Eu sei o motivo.
Não… Os números que sempre vieram para para fora foram sempre meramente indicadores.
Mas o que se vou sempre foi que eles eram por excesso, e eram corrigidos para baixo sempre que os números oficiais eram lancados.
E eram erros grandes pois estás estimativas são feitas usando fórmulas estatísticas de aproximação e não baseados em valores reais.
No caso da Xbox essas correções nunca existiram pois a Microsoft deixou de dar números, e nesse sentido os valores existentes estarão inflacionados.
A Microsoft sabe isso como qualquer um, e é vergonhoso até que, não divulgando os números, vá usar os do VGChartz para falar de vendas.
Caramba, man. Precisa desenhar? O VGCHARTZ sempre errou, mas ele se ajusta de acordo com os números oficiais. No caso da Sony ele erra em 3 meses e quando ssi os números oficiais ajusta. Agora como é que faz no caso do Xbox, que tá sem atualizar desde o lançamento? No início do one ainda se divulgava números, agora no SS/SX não. Óbvio que vão errar.
O próprio VGChutes outro dia admitiu que seus números são estimativas (chutes)
E assim como eles qualquer um pode chutar
Calma… Claro que são estimativas… Todos são estimativas.
Eles recebem amostras e depois é estatística. O problema deles é que a amostra são algumas grandes superfícies o que torna a amostra algo deturpada e atira os valores para cima.
Pra mim dizer que o Xbox está vendendo mais que o Play 5 por falta de estoque do PlayStation é choro! Essa crise está afetando ambas as fabricantes! A Microsoft está vendendo mais por mérito próprio pois está atraindo mais os jogadores! É uma virada de jogo no mercado!
quero ver quanto tempo veremos falar que vendas importam e indicam mérito.
Eu não me importo nem um pouco com vendas cara! Isso não me afeta em nada! Vcs distorcem tudo! O que estou fazendo é jogar seus próprios argumentos contra vcs! Vcs falavam que nunca o Xbox venderia mais que o Play e isso está acontecendo! Mas pra mim isso não muda nada!
Pra mim, o mérito da MS é que ao lançar poucos títulos, os consumidores dela estão com dinheiro sobrando pra comprar consoles que estão sempre em estoque. É uma boa jogada pra quem sempre disse não ser objetivo dela vender mais consoles. Veja como tudo se encaixa!
Este comentário é o que Paulo?
Já se publicou aqui na PCManias notícias vindas das mesmas fontes que publicam os números de vendas que afirmam que a disparidade de vendas se deve à maior disponibilidade da Xbox, partícularmente a série S.
Já abordamos isso aqui no site e no Direct, inclusive mostrando quantos APUS são produzidos numa bolacha de silício para a X,S e PS5 e mostrando até declarações da Sony que alertavam para o seu problema em manter stocks.
Abordamos igualmente a questão dos preços das consolas devido ã falta de stocks e o abuso dos scalpers devido à procura particularmente da PS5, que elevam o preço da X entres os 499 e os 650 euros e os da PS5 entre os 867 e os 1250 euros (conforme mostrado no Direct).
Nesse sentido, eu gostava de saber em que te baseias para dizeres o que dizes, dizendo desde já que comentários válidos e fundamentados são bem vindos, mas que bitaites sem fundamento… vamos evitar.
E gostava que me explicasse também como é que, não havendo consolas PS5 à venda (fora as vendidas a preços absurdos) pois tudo o que aparece desaparece em poucas horas das prateleiras faz com que se vendam mais Xbox do que PS5 por mérito próprio por atrair os jogadores.
Aguardo então que desenvolvas o teu raciocínio e o fundamentes.
O Xbox Séries S de fato está mais disponível que o PS5 e Séries X! Ele sempre esteve assim desde o lançamento dos consoles! Mas no primeiro ano da geração que foi 2021, estava acontecendo justamente o inverso do que está agora! Vc não achava Séries X em lugar nenhum e o PS5 estava relativamente fácil de achar! Essa falta inicial se devia a prioridade que a Microsoft deu aos servidores do Xcloud que na época estava no começo de sua beta! Por isso a disparidade de vendas em 2021 foi tão grande pro Play! Quando ela já estruturou o Xcloud ela tinha que agir rápido pra reestruturar os estoques do console e para isso ela assinou um contrato de exclusividade com a AMD para ter prioridade nas peças! Então em nenhum momento houve igualdade nos estoques dos dois consoles! Fora que em 2021 os Xbox desapareciam das lojas em questão de horas também! Isso é normal! Mesma coisa com os preços! Então não dá pra dizer qual venderia mais em uma situação normal! Isso que eu falei é apenas um achismo! Eu acredito que eu me exaltei demais e vou editar o comentário! Mas no meu mero achismo acredito que o Xbox venderia mais pois acho que ele tem muito mais atrativos pro público casual que é a grande maioria! Mas isso sem certeza alguma é claro! Mas eu ainda acho que mesmo com a questão dos estoques vender mais que uma concorrente que vendeu o dobro que vc na geração passada é um grande mérito! Vamos ver como o mercado vai se moldar a partir dos próximos anos!
Várias questões:
O que dizes sobre a PS ser fácil de achar deve ter sido aí. Aqui a PS5 sempre teve vários meses de espera. Apenas vários meses depois do lançamento ela apareceu nas lojas, mas mesmo assim os stocks desapareciam em pouco tempo. E isto nos EUA e Europa. Pelo que acredito que deves estar a falar da realidade daí. Só pode!
Quanto à Xbox poder estar a vender mais que o normal… Aí sim, poderia aceitar o que dizes (mas não vender mais que a PS5 pois não podes vender o que não há, e tudo o que há de ps5 vende, pelo que se a Xbox vende mais é porque há mais).
Mas mesmo isso só poderia afirmar com certeza se não houvessem faltas de stocks.
Em 2021 o PS5 estava fácil de se achar? Onde? No Brasil que não era( nem nos scalpers a cobrar de 1,5 a2x o preço oficial)
Fácil de se achar estava na linha de montagem do PS5 antes destes serem enviados.
E pagar contrato de exclusividade para se ter prioridade é mérito? Pelo que eu sabia mérito é quando se é reconhecido por algo feito, não por pagar para ter.
Em 2021 dificilmente se achava Xbox Series X, mas em compensação o Xbox Series S sempre esteve bastante disponível em estoque. Eu concordaria com seu argumento se as vendas fossem computadas apenas “PS5 vs Xbox Series X”. Mas como o Xbox Series S está computado no total de vendas do Xbox Series, você não pode ignorá-lo nessa discussão.
E como já falaram aqui, PS5 relativamente fácil de achar foi algo longe da realidade. A cada 15~25 dias o PS5 entrava em estoque em algumas lojas, e poucas horas depois se esgotava. Se para ti isso é algo relativamente fácil de se achar, então estamos com um conflito de definições. Fácil de achar é o Xbox Series S, que desde o lançamento eu posso comprá-lo quando quiser, e com várias alternativas nas lojas.
E como tu sabe que o Xbox tá vendendo mais? Pelo vgchartz? Pq aí vc já entra num chute, que provavelmente tá mto errado, ja que o fato é que a Sony encomendou o dobro do silício que a MS.
Encomendar encomendou… Mas onde está?
Então, meu ponto é esse. Como uma empresa que encomenda metade e distribui em três frentes (ss/sx/servidor) tá com 5 milhões de consoles a menos que o concorrente? Não tem lógica alguma nisso. Eu estimo que o Xbox não chegou nem as 13 milhões, imagina 14.
O que é que a XBOX tem de novo que não tinha a dois meses atras para agora virar o jogo?
Os estudios que comprou ainda não se viu nada…aquela espécie de halo foi para esquecer….
Então a XBOX virou o jogo com que atrativo?
Neste momento a unica coisa racional que justifica estes numeros é a falta de stock da PS5 e é o facto de se comparar vendas da PS5 que tem 2 variantes com duas consolas MS e um tablet sendo que uma das consolas nem é competição direta visto ser um modelo bem inferior,o surface que pelo que vejo também entra nas contas XBOX corrijam-me se tiver enganado.
Ou seja comparar as vendas da PS5 (Maclaren) com a Xbox mais fraquinha que nem sei o nome tal a confusão de nomes (Fiat Uno) é deveras engraçado.
continua-se a meter no bolo todo e a comparar um modelo Premium com um modelo básico e inferior!
Isto é um principio que está errado e ponto final! (só serve para alimentar fanboy)
Quando os fornecimentos estabilizarem, ai sim é que se vê a “quantas andamos”.
Modelo Premium versus modelo Premium!
Não me interpretem mal, eu quero que a Xbox equilibre as forças é bom para todos mas quero que faça isso acrescentando valor á industria e não comprando o que já existe…
Muito bom seu comentário, penso da mesma forma.
alguém lembra da noticia do phill falando que vendas não importavam, que iria vender mais quem produzisse mais?
procurei aqui e não achei, bota “vendas phill spencer” no google e é uma avalanche dele falando que vendas não importam…. vendas importam tão pouco que ele passa o dia todo falando sobre isso.
os fãs de xbox agora estão defendendo veementemente vendas de consoles.
veremos por quanto tempo dura.
Dura até ter estoque do Ps5 e até o VGCHARTZ continuar chutando. Melhor, vai durar até o fim da geração quando a AMD mostrar quantos chips produziu pros consoles. Aí vai acontecer igual geração passada, onde o VGCHARTZ errou por quase 10 milhões as vendas de Xbox pra cima e errou em 5 milhões as vendas de PS5 pra baixo.