As primeiras sondagens sobre intenção de compra de consolas começam a aparecer, e os resultados são esmagadores para o lado da Sony.
O resultado das mensagens confusas e contraditórias da Microsoft, associadas à ausência de capacidade de mostrar o que a sua consola realmente vale, um suporte não dedicado à nova consola, e um Halo que decepcionou, começa a fazer-se sentir. E tal como em 2013 a Xbox começa a não ficar bem vista junto dos consumidores.
Nesse sentido as primeiras sondagens sobre intenções de compra começam a aparecer e os resultados são esmagadores para o lado da Sony.
Nesta notícia vamos dar conhecimento a três sondagens realizadas:
A primeira sondagem foi realizada na Comic Con Online, entre 25 de Junho e 2 de Julho, e envolveu 3000 participantes. A sondagem foi realizada no Reino Unido, e como tal diz respeito apenas a esse país.
Esta sondagem questionava qual a consola que possuíam no momento, e as respostas foram:
59% – PlayStation 4
16% – Xbox One
14% – PC
8% – Switch
Os restantes 3% não possuíam consola.
Questionados sobre qual das novas consolas comprariam, a PS5 ou a Xbox série X, as respostas foram as seguintes:
85% – PS5
15% – Xbox série X
37% dos interrogados querem comprar a consola no lançamento, 9% no primeiro mês. 12% no espaço de três meses após o lançamento e 26% nos primeiros 6 meses.
Passemos a outro questionário.
Este segundo questionário foi realizado online. Não é tão completo, mas envolveu um total de 40939 votantes, o que é claramente significativo.
Os resultados foram os que se seguem:
Curiosamente os valores são exactamente iguais aos obtidos no questionário do Reino Unido, mas este será global, dado ter sido online, abrangendo assim pessoas de todos os lados do mundo.
E passemos ao terceiro questionário.
Este questionário foi o que mais participantes teve, num total de mais de 107 mil votantes. Basicamente todos os três questionários possuem amostras bem elevadas, e os três em conjunto mostram claramente as tendências.
Vamos ver os resultados:
Aqui os valores são diferentes. 75% para a PS5, 13% para a Xbox, 3% para as duas, e 9% para nenhuma.
A realidade é qualquer dos questionários atira a intenção de vendas da PS5 para mais de 5:1 face à Xbox.
E isto é claramente consequência de tudo o que temos vindo a relatar aqui. E fazemos isso não porque tenhamos qualquer má vontade contra a Xbox, mas porque realmente a Microsoft tem uma tendência histórica de se enterrar quando mais precisa.
E como se vê, nem o Gamepass muda esta realidade, pois a aparentemente a maior parte das pessoas não só prefere a qualidade à quantidade, como percebe que o modelo não é sustentável sem implicar quebras de qualidade no oferecido.
O mercado das consolas definiu-se ao longo de mais de 40 anos. É um sucesso por ser como é. O querer torna-lo em algo diferente não é uma mensagem que esteja a agradar aos consumidores.
Parece que não aprenderam absolutamente nada com a rejeição inicial que tiveram com Xbox One.
Esqueceram-se completamente da rejeição ao sempre online, ao drm, ao kinect e por aí vai.
Agora a Microsoft tem um produto super apetecível, até que se prove o contrário é a consola mais potente de sempre!
E continua a não saber onde se focar!
Consolas = jogos.
Não adianta ter a consola mais potente para continuar a jogar os jogos antigos ou coisas estapafúrdias como o que foi mostrado!
Oh aprenderam. Aprenderam que em vez de imporem o DRM de forma direta, devem tentar vende-lo de forma dissimulada. E agora tens o gamepass.
O que ainda nao aprenderam e que, no mercado gamer, os consumidores nao sao assim tao estupidos.
Das pessoas que conheço pessoalmente, todos são PS5.
Se a pesquisa fosse comigo a resposta seria: PS5, após 6 meses do lançamento adiante.
Sobre o público, após o último shitshow da MS e histórico dos últimos anos, não poderia ser diferente
Nessa atual geração, comecei com o xbox, por ser bem mais barato que o PS4, não quis esperar baixar o preço e estava indignado. O xbox não parecia tão mal na altura, removidas as questões polêmicas como always on, Kinect etc
Me ARREPENDO MOSTRUOSAMENTE.
Agora, 2020, colocando em perspectiva, no console da Microsoft só realmente me aproveitou Forza Horizon 3, jogo excelente (o 4 eu não gostei tanto pois não curti o mapa e o festival ficou pior que o 3) e o Forza Motorsport 6, pois o 7 apesar de ótimo, não tem nada que o faça realmente melhor que o anterior. Tendo eu jogado uma fração do que joguei o antecessor.
O resto é só palha.
No PS4 a lista é extensa, e ainda me parece melhor para o PS5 que terá inclusive um Gran Turismo de fato como deveria ser, eu espero.
Não só a lista é grande como tem nomes como Horizon Zero Dawn e God of War, alguns dos melhores jogos da última década.
Não me interessa praticamente nada do que a MS oferece atualmente, somente um possível Forza Horizon novo, já que o Motorsport não faz realmente falta quando se tem GT. E todas as políticas somadas, geram interesse zero no Series X.
A mim não importa o que farão, se a Sony mantiver o nível, pra mim já está de ótimo tamanho.
Foi exactamente o que eu disse no meu comentário.
Consola = jogos!
Ponto final, não há outros argumentos.
A Microsoft tem a consola mais poderosa até que se prove o contrário e não alimenta a vontade dos jogadores!
Custa a crer que não fizeram alguns jogos para demonstrar o que a consola pode fazer!
Tiveram tempo de sobra para se preparar para a nova geração.
Pra ser bem sincero, não entendo a MS/Phil/Xbox
A não ser que seja mesmo atirar pra todo lado e o que der certo deu, se não deu, azar
Parece o cara rico e sádico que não se importa de queimar fortunas em projetos que rendam meia dúzia de elogios falsos e cocktails com a elite a rir da massa ignorante
Certamente uma empresa típica de chacais americanos, enquanto que os japoneses (Sony/Nintendo) com sua tradição de seriedade e trabalho impecável e responsável, estão a frente. Percebem as raízes filosóficas?
Já foi falado aqui: A Microsoft trata os gamers como sub-15 ou adultos idiotizados, que não tem vida social, que são incapazes de constituir família e ter outros hobbys. É a visão clássica dos yankees de quem joga videogame. Já assistiu aquele episódio de South Park onde eles se juntam para vencer um gordinho nerd no game? Então, para microsoft nós somos aquele gordinho.
E isso me faz levantar de novo a questão que parece que só eu e o user Bruno falam: Mediante a esses resultados para que a Sony esta liberando jogos no PC?
Vi em outro post na seção de comentários alguém falando que a Sony poderia lançar todos os exclusivos de ps4 (agora old gen) para pc ai eu pergunto de novo, poderia?
Li há alguns dias atrás que a Sony veio admitir que se o Ps4 não desse certo esse ia ser o último console da empresa, tamanho foi o prejuízo do Ps3.
Outra coisa é que o maior percentual de receitas se não me engano não vem de jogos vendidos e sim da Plus e Royalties, ai pergunto de novo e no pc que não tem plus e só talvez com o investimento na epic isso possa dar retorno.
E a última questão que levanto é se os jogos estão “mais caros” para se produzir porque temos em um jogo de um certo japonês um elenco multimilionário? Porque os lucros das empresas não param de subir? E porque de o Mark Cerny tocar no assunto de tempo de desenho ao triângulo, para poupar tempo no desenvolvimento?
Para mim essa geração apesar de o Ps5 ser uma máquina exemplar, eu vejo que as políticas da Sony não estão nenhum pouco claras e isso me deixa muito incomodado, ao ponto de eu ponderar a compra de uma só daqui a uns 2 anos.
Porque os custos de produção tem tendência a aumentar, e vem aí uma nova consola onde os jogos que vão vender no início não vão dar os lucros desejados. Uma mudança de geração é uma quebra de receitas até a nova arrancar, e com custos crescentes o colocar os exclusivos no PC fornece esse extra que permite manter a qualidade, mesmo no início da geração.
Eu penso que é isso… só aceito bem a coisa se for isso.
Nao sei se foi isso que pensaram, mas se foi, foi estupido.
Que a maior fidelidade visual podera obrigar a maior custos, isso sem duvida. Alias, espero mesmo que o facto de ainda nao termos visto nada verdadeiramente next-gen e em linha com as demos apresentadas pelo Unreal e pelo Unity seja mesmo devido a isso – falta de capacidade dos estudios em fazer com mais detalhe.
Mas uma empresa do calibre da Sony, que ao contrario de outras lida e tem historico em animacoes 3D para cinema, ja deveria estar muito mais preparada.
Que o PC vai assegurar rentabilidade…. duvido. Pode gerar dinheiro, mas gera tambem perdas.
Alias, Horizon Zero Dawn no PC pelos vistos esta a ter problemas de performance. A uinca coisa que a Sony conseguiu com isto foi colocar-se debaixo de fogo e a guerrilha ter dores de cabeca para resolver.
Opinando:
A performance está optima… dá os 30 fps a 1440p com o detalhe em ultra e 47 com o detalhe em original.
Não tem de oferecer mais pois essas performances são as que os possuidores PS4 sempre tiveram e o jogo foi um sucesso com elas.
https://arstechnica.com/gaming/2020/08/horizon-zero-dawn-on-pc-not-the-optimized-port-we-were-hoping-for/
Aqui tens uma descricao detalhada dos problemas.
E parecem haver queixas no Steam.
Vai mais alem da performance, ha mesmo problema no aspeto.
Algo que notei nos videos foi falta de iteratividade. Os cabelos da personagem estao mais estaticos que na consola, nao sei como esta a vegetacao.
Enfim, um embroglio para a Guerrilha e um problema de PR para a Sony. Mas quem e que os mandou abrir a caixa de Pandora?
Problemas de performance antes do lançamento? A Guerrilla já se manifestou que as atualizações para correção estarão disponíveis no day one do game.
A Guerrilla nao garantiu nada disso. Apenas respondeu, apos ser interpelada, que ha problemas que tem que resolver e que esta a trabalhar para resolver.
E lendo os problemas identificados torna-se obvio o que ocorreu – tinhas um jogo desenhado para o hardware das consolas e nao basta deixa-lo a correr no PC. A variedade de hardware leva a crashes.
Pode ser que aprendam 😉
Que se concentrem e na segunda parte que, o PC nao lhes interessa para nada, nao lhes garante nada e so tras problemas.
Ou sera que ninguem notou de onde vieram a maioria dos lucros da divisao?
Nao foi da consola, nao foi dos first party e tambem nao foi da venda de jogos ou servicos.
Foi da venda de add-ons via PS Store.
Acham que aumentam isso lancando os jogos em lojas terceiras?
Concordo, Bruno. Que se concentrem em tirar tudo do console e não com ports para pc.
Um adendo, não é a guerrilha que está a fazer o port, apesar de não saber o nome de quem fez. Foi o Dictator da Digital Foundry que disse e pelos vistos o studio é conhecido pelos seus maus ports.
Bom dia.
Qualquer pessoa que pense racionalmente na hora de comprar um console, não compra no lançamento.
Compra no lançamento é para entusiastas, profissionais da área e japoneses.
Eu li uma matéria a alguns anos atrás dizendo que um hardware só se torna muito confiável após dois anos no mercado.
E é sempre esperado que por volta de 3 anos saia uma versão revisada e mais compacta.
Agora, será que eu aguento até o final de 2022? 😂😂😂😂👍🏻
Bom dia…
Todas as minhas consolas desde a ps2 (excepção da Switch) foram compradas no lançamento (não devo ser racional 😉 )… E inclusive a Xbox 360, a mais problemáticas de todas as consolas, ainda hoje funcionam sem problemas.
Mas apesar da irracionalidade o que me vale é que depois existe uma coisa chamada garantia… 😉
Deitar fora anos de vida de um produto cuja vida útil pode ser tão pequena como 5 anos, não é igualmente lógico.
Meu Sega Saturn, meu Xbox clássico e meu Xbox One foram comprados no lançamento, firmes e fortes até hoje, esse negócio de que não se deve comprar console no lançamento pra mim é lenda.
Mario, não canso de dizer, seu 360 é lendário kkkk apesar que o meu é de 2008 e nunca deu problema nenhum
Mas já foi aberto duas vezes… para trocar a pasta térmica.
Fora isso, está como o aço!
MAs nota que nem todos os 360 de lançamento deram problemas… foi uma percentagem muito alta, mas não foram todos!
Já procurei um 360 de fabricação em 2005 pra comprar pra minha coleção, pelo menos aqui no Brasil funcionando não existe, é lenda
Depende da perspetiva.
A atual geracao, quem a iniciou em 2015 ou 2014, nao perdeu muito.
A PS3 so a iniciei em 2009 – e cheguei ao fim com todos os jogos relevantes jogados. Pude tambem usufruiur de Heavenly Sword, o primeiro Uncharted e muitos outros a preco acessivel.
A grande questao e que o catalogo so comeca a valer a pena apos dois anos. E esse catalogo, da-te para 1 ano de jogo.
A PS5 parece ter muito melhor suporte que as geracoes anteriores, mas mesmo assim, nao vou entrar de cabeca. Entre os rumores de que sera mais curta que a atual (apoiado no hardware), e o resto a verdade e que so troco se tiver retro total com a PS3 (assim passo de duas maquinas para uma). E mesmo assim, so com um bom desconto em cima.
Se nao, mantenho o que tenho. O backlog de titulos PS3+PS4 que tenho para jogar e tal que me da para os proximos anos a vontade. E so questao de me desligar de sites e publicidade.
Daniel, não é só você e o Bruno. Já disse aqui também que sou contra levarem os jogos para o PC. Não exatamente por defender a Sony/PlayStation, mas para manutenção daquilo que considero mais forte e positivo nesse mercado, que é a plataforma como ela é.
Não se pode correr o risco de a afetar negativamente e ficar nas mãos dos que fazem jogos genéricos sem qualquer cuidado, apenas negócios.
O Playstation forte, significa proteger seus conteúdos e portanto, proteger o que tanto prezamos nessa paixão que são os jogos.
Mas vc vê problema após acabar uma geração alguns exclusivos irem pro Pc? Eu vejo problemas em portar para Pc na geração corrente… Pois aí se tira parte do interesse do console. Mas se o ps5 usar todo potencial de I/O em AAA, o Port para Pc não vai compensar, ao menos durante toda a geração. E aí, ainda acha ruim?
Sim. Para alem de perda de valor do catalogo da consola, e arranjar lenha para se queimar se PC istas nao tiverem o que querem.
Mas aí você ta colocando a plataforma Pc como concorrente de console e todos sabemos que não é.
Claro que é… O mercado consola é apenas uma subdivisão com características particulares do mercado gaming. Quando crias clientes ou eles são miúdos e novos na coisa, ou estás a ir buscâ-lo à concorrência, ou a outro segmento do mercado gaming.
Daí que todos lutam pela mesma coisa. A atenção do gamer para jogar. E nesse aspecto são todos concorrentes.
Mas Pc está longe de ser a mesma oferta. Não vejo concorrência nesse aspecto… Pcistas jogam em monitores 90% das vezes e se você perguntar para o público de console se ele migraria pagando mais em hardware para ter mais desempenho e mais resolução, a maioria não migraria… São propostas diferentes. Eu, por exemplo, já joguei muito no Pc e não tenho mais saco para aquilo…Jogar grudado em monitor, problemas na instalação, incompatibilidades… O público de console quer a facilidade e não troca jogar tranquilo no sofá, sem problemas de fechar o jogo no meio do caminho por alguma besteira no sistema, ficar preocupado em configuração para ver como roda melhor, etc… Perder tempo com isso? As pessoas estão cada vez mais imediatistas. hehe
Eu sei…
Mas as pessoas transitam…
Se falasses comigo há 10 anos, eu jogava mais no PC do que nas consolas, e os problemas eram um mero inconveniente que se resolvia. Apesar de já jogar bastante na geração passada em consolas, só me convenci a passar, ao ponto de só usar o PC para jogos Xbox (jogados na TV com o controlador da X360), na actual geração.
Olha, se eu tiver que voltar ao pc hoje para jogar videogame, abandono. Não quero me estressar mais em pc e largar a plataforma para games foi um caminho sem volta pra mim. Se tiver que fazer o caminho de volta, prefiro buscar outro hobby.
Eu sei… Neste momento penso como tu!
E uma ilusao nao considerar o PC concorrente das consolas. Porque ambos competem pelo mesmo cliente.
Dizes acertadamente que o publico de console nao migraria para o PC devido as dificuldades… Embora isso varie de caso para caso.
Mas e o publico do PC? Sera que nao compraria a consola por este ou aquele exclusivo? Porque casos destes sao aos milhares!
E tendo o aparelho? Sera que acaba, por conveniencia ou outra coisa, por ir a loja da consola e comprar mais isto ou aquilo?
E neste caso que a estrategia e um erro enorme. A Sony tem completa consciencia que parte do seu publico gamer tambem joga em PC. E a MS tambem (tanto que numa altura referiu que 80% dos possuidores da sua consola tinham PC).
PC players tambem podem ser early adopters, e podem ser os espalha palavra.
Um PC player que compre a consola por este ou aquele jogo, e um jogador que pode representar uma mensalidade e compras na store. E a Sony ja referiu que em media faz 1600$, ao longo da geracao, por cada user.
Depois, queres que te relembre da Steam Machine, do Steam Os e do quanto a propria MS esta a puxar o Windows como SO gaming (apresentando modo jogo e optimizacoes adicionais?).
A Sony ja cometeu o erro crasso de liberar 5 jogos, exclusivos para PC. Com isto o que mais viste, foram aplausos de master racers a defenderem os direitos dos consumidores (demagogia pura – querem e ter acesso aos jogos sem comprar a consola, jogos que se fartam de diminuir quando podem) e a criacao de mensagens de que a Sony esta a preparar-se para o futuro e que e inevitavel.
O que todos vao esperar agora e que o resto chegue e a Sony abriu a porta.
Ou seja, esses clientes… ja foram.
Mas é só a sony se posicionar certo nisso. Se ela mostrar que os exclusivos que estão no pc é mais propaganda que qualquer outra coisa, que fará os jogos pensando no potencial i/o do console, isso se inverte. Vai ter gente do pc indo comprar o ps5 porque só lá é capaz de certos jogos com qualidade superior.
Ou seja, o Pc não é mais a plataforma definitiva da próxima geração como sempre foi. Basta a sony usar o que tem e mostrar isso nos seus jogos AAA.
Nao ha posicao certa nisto. A posicao certa era nao lancar nada. Mas isso a Sony ja quebrou.
Ate agora as pessoas sabiam que haviam exclusivos e que eles nao eram lancados noutras plataformas que nao a consola base. Havia quem reclamasse, mas as coisas sempre assim foram. (por quem reclamasse refiro-me a fanboys e astroturfers de plataformas rivais que procuram criar escandalos online – como o mais recente com o Spider-Man – de modo a forcar a mao de empresas).
Se ate agora havia finorios que decidiram pegar em algo que sempre existiu e torna-lo num crime tendo decidido que uma empresa que paga pelo desenvolvimento de um jogo para vender a sua plataforma tem obrigacao de lancar esse jogo nas outras plataformas (justica, direitos do consumidor – tudo completa treta), este tipo de gente tem agora mais argumentos de peso. Por exemplo, podem argumentar que nao e justo so lancar alguns, que se a Sony lancou ou um devia lancar todos, que bloquear os da PS5 e devido somente a ganancia e esta a pisar nos direitos dos consumidores.
Pior, podem espalhar a historia e a desinformacao que a estrategia futura da empresa e lancar tudo dado que ganha mais dinheiro ai – como muitos o estao a fazer agora, tentando pintar a manta que o PC e extremamente lucrativo e isto e extremamente atraente para a empresa. Nao e. A Sony pode ganhar da venda de jogos, mas perde em potenciais clientes e perde no atrativo para a plataforma.
Olha o teu caso. Tu jogavas no PC e passaste as consolas. O que te levou a escolher PS em deterimento do resto? Eu aposto que foram os jogos que viste a correr no sistema. Porque, as tantas se os tivesses no PC ou noutra consola que possuis nao terias comprado a PS.
Aqui e o mesmo. Tens imenso pessoal em foruns que e PC Gamer mas compra consola por este ou aquele exclusivo. A Sony matou isto ao lancar jogo produzido internamente no PC.
Sobre o PC ser ou nao a plataforma definitiva – e isto tem muito que se lhe diga – o PC tem algo que as consolas nunca tiveram. A possibilidade de upgrade. Normalmente o que vejo e teres early adopters que nao resistem e compram a consola, porque o PC ainda nao faz igual. E mais tarde retornam ao PC porque este ja faz melhor. O PC tem mais nucleos, o PC tem mais hardware e como ja repeti varias vezes, o hardware destas consolas ja este ano vai ser reduzido a nada. Esta para chegar uma guerra acesa entre nVidia e AMD, o que resultara numa guerra de precos.
Eu tenho perfeita consciencia que as optimizacoes ao sistema IO das consolas, sobretudo da PS5, pode deixar nesta fase o PC para tras. Mas nVidia e sobretudo AMD nao andam a dormir e sabem que o futuro ira pedir. Solucoes vao aparecer.
Bruno, esse barulho aí de acusar, exigir algo de uma empresa em que os referidos nem são consumidores, é a minoria e é só barulho.
Quanto ao pc criar suas soluções, é claro que vai e precisa, mas até isso virar standard e 50% dos pc gamers tenham esse hardware capaz é um abismo que só saberemos quando se fechará na prática. Na teoria sempre foi fácil, mas pra se tornar em algo comum e que se justifique financeiramente um port, vai demorar.
Ah, e agradeço pela discussão sadia.. Pois concordo em muito contigo quando fala que a sony deu uma brecha, pois deu mesmo e isso nunca será bom. É mais munição para pessoas que só querem ver o circo pegando fogo.
Sparrow desculpa a demora a responder infelizmestou com um problema de saúde o que me faz não acompanhar a seção de comentários frequentemente.
Mas como o bruno já falou e eu concordo com ele em quase tudo e sim eu não acho que tem como a Sony “fazer certo”, pois ela já abriu uma porta que agora para fechar vai ser muito difícil, visto que deu margem às pessoas gritarem para ela lançar jogos no pc e ela acatar.
Desde 2002, eu começo a geração com o Xbox, porém dessa vez a Microsoft conseguiu a façanha de me fazer mudar para o PS5, mesmo sabendo que o Seies X chegará mais barato no lançamento aqui no Brasil, não tenho vontade nenhuma de pegar o console, ficará pra quando sair um Gears 6, sei lá
Ha muito pessoal, que agora nao comenta aqui, que gostava de saber a opiniao.
Pessoal que vinha para aqui defender a valente treta que a Xbox oferecia servicos e servicos sao tao ou mais validos que os exclusivos, que eram tao validos, que eram a mesma coisa.
O que aqui se discutiu isso (sim porque xbots sao peritos em ir buscar seja la o que for para justificar o que quiserem e normalmente so se pode provar que nao e como eles falam anos depois).
Meus senhores aqui esta a derradeira prova que nem com servicos, nem com jogos gratis se conseguem anagariar clientes. E preciso entregar suporte de qualidade e nao ha servico que de a volta a isto.
E por falar em jogos de qualidade, não vejo a hora de voltar ao Tsushima… 🙂
Suporte de qualidade com a MS? Sonho? Hahaah só olhar para o histórico que se desanima em consumir qualquer coisa que venha da empresa. O xcloud mal começou e parece que nem vai ter suporte em sistemas Apple por problemas de compatibilidade e sem solução a vista. Eu realmente não consigo entender como uma empresa com tanto dinheiro consegue falhar tanto assim em projetos diversos.
Por todo histórico da empresa e se realmente o Halo não for diferente daquilo e os jogos para o series x surgirem apenas do final de 2022 em diante, a Microsoft mais uma vez vai abandonar algo no meio do caminho.
Qual caminho???
Eu não vejo nenhum!
Realmente, amigo. SEM rumo algum.
O principal culpado disso ai são os fanboys do xbox, que criam uma bolha de mentiras ao redor do xbox que acaba ecoando dentro da empresa, até executivo da empresa acredita nessas grozelhas que os fanboys do xbox repetem na internet.
Veja so o modo de operação para estragar o xbox
2020: controle do xone funciona no SX, controle do PS4 não funciona no PS5.
Fã do xbox: muita gente reclamando que a Sony não suporta controle antigo e a MS sim…. sony lixo, anti consumidor bla bla bla bla
tambem em 2020:
PS5 com ghost of tsushima, FF7, Nioh7, Dreams, Last of Us part 2.
Xone: grounded e outro jogo de celular que eu já esqueci o nome.
fã do xbox: ah, nesse caso comparações não importam.
Tá ai o resultado, NO MUNDO real ninguém que “esperar o proximo evento”, ninguém é desempregado, virgem e forever alone que acha o máximo pagar 1 real por uma avalanche de jogos de baixo orçamento para jogar 10h por dia é vitória na vida.
==========================================================
quero já dar uma dica para quem não viu:
“What is the cost of lies?”
Qual o custo das mentiras?
transformar o xbox em um chernobyl? ficaram a geração inteira mentindo na internet que “crackdown” é bom, e falando que GOTY 90+ “lixo filme” “kratos não pula”
?1
PS: quem não viu a série, OBRIGATÓRIO, fácil uma das melhores séries que já foram feitas.
A questão é até mai simples: Pergunte para alguém por qual motivo compraria o xbox séries x e não o ps5 com o que foi mostrado até agora:
Exclusivos?
Maior poder?
Maior desempenho nos multis?
Por amar o xbox?
De acordo com a resposta você já imagina com qual consumidor de xbox você tá falando. E ou é o desinformado ou é fanboy.
Sei que é um assunto polêmico, e que gera flame-war.
Mas muitos se esquecem do seguinte: o grande público sabe muito pouco do que acontece. Eles basicamente tem conhecimento apenas dos assuntos mais comentados.
A imagem que eles tem da Sony é o novo spiderman, o novo horizon, um foco no playstation 5.
A imagem que eles tem da Microsoft é o Halo Infinite e o macacão sendo piada em tudo quanto é lugar.
Desculpem-me os amigos fãs de Xbox, mas essa é a verdade. O grande público não sabe o que é teraflop, não viu um trailer da microsoft que vendesse a consola.
Imagina se a Microsoft tivesse mostrado um gameplay arrasador do novo Forza. Isso provavelmente seria muito comentado na comunidade gamer, e o grande público teria conhecimento, melhorando a imagem do Xbox Series X.
“Ah, mas a Sony não mostrou tanta coisa assim”. Isso é verdade, entretanto a Sony tem a maior base de jogadores, e para isso mudar, quem tem que mostrar mais é a Microsoft. Se ela mostra igual ou menos, isso apenas favorece a Sony.
Amigo, sou fã da marca Xbox, principalmente por causa do grande 360, e sim, voce tem toda razão, a Microsoft matou o One e agora não está dando motivo nenhum pra se comprar um Series X
Ontem eu estava vendo uma matéria que a meta da Microsoft é alcançar 2 bilhões de usuários com o Xcloud.
Para divulgar uma meta dessa, o investimento foi pesado e ambicioso.
E se por acaso conseguirem estes 2 bilhões de usuários no Xcloud/Gamepass e 50 milhões de consolas Xbox Series X vendidas? Isso com toda a certeza geraria um tremendo desbalanceamento nas receitas da divisão de gaming da Microsoft. E como sabemos, se investe onde obtém o maior retorno.
Muitos estão comemorando o Xcloud, mas não sei.. está me parecendo um poderoso rival ao formato de videogames que conhecemos desde nossas infâncias.
É verdade que se esse formato de streaming vingar, Sony e Nintendo cedo ou tarde também precisarão gradativamente diminuir o investimento no formato tradicional de consolas. Entretanto, o que estamos vendo é um investimento pesado no PS5, que agrada fãs do formato tradicional como nós. Se algum dia isso deixar de acontecer, aí veremos novamente as opções no mercado e trocar caso julgue necessário.
A Sony ja tem rival ao Xcloud – o PS Now, que rivaliza tanto com o Xcloud como com o Gamepass. E no futuro, o Xcloud sera incluido no Gamepass com certeza.
A questao nao se trata do formato streaming vingar junto do publico, a questao trata de se saber se e sustentavel.
O Mario colocou ha dias uma estimativa feita por um tipo sobre o prejuizo que a MS tem, anualmente, com o Gamepass.
Na minha opiniao ele considerou os gastos muito por cima porque considerou uma base de licenciamente de titulos com base no pagamento de um valor igual ao desenvolvimento do jogo por ano – e isso nao deve ocorrer porque jogos de thirds nao ficam no Gamepass para sempre.
No entanto isso foi em parte compensado considerando que todos os users (os 10 milhoes) se mantem ao longo dos 12 meses de um ano e todos pagam 10$ por mes.
Ora ele chegou a um custo de 1.7 mil milhoes que a MS gasta no servico para o ter como esta.
Em comparacao, nem a Google gasta tanto pois nao oferece as mesmas condicoes no seu Stadia.
Isto e que e a grande questao: a MS vem sempre com grandes valores, grandes estimativas e espeta-se sempre.
Só um adendo, estas duas últimas pesquisas não podem ser levadas de forma alguma como algo de fato, pois os que votam ali no Twitter daquele indivíduo geralmente são seus seguidores, de forma que se este indivíduo é Pro PS5 logo seus seguidores na esmagadora parte irão junto a ele.
Imaginem o Chief da Ex Xbox Mil Grau, sim, o cancelado faz um enquete dessas no Twitter dele (se é que ele ainda tem), não seria difícil imaginar o resultado.
De fato mesmo só a pesquisa do Reino Unido
Seja como for, nETTo… 107 mil votantes é uma amostra considerável (por vezes tens análises nacionais a serem feitas com 2 a 3 mil amostras). E curiosamente os seus resultados até são os piores para a PS5 pelo que se são fans PS5, até ficaram abaixo dos outros, se são fans Xbox, aproximaram-se dos outros.
Daí que me soa a relativamente válido pela proximidade das três sondagens.
Mas a da Eurogamer e Ign podem?
Uma deu 85% vs 15% no Reino unido e outra deu 80% vs 20% nos States (esta sim muito grave, já que é onde xbox é mais forte no mundo).
Onde você viu essa sondagem dos 80/20 nos estates?
Se nessas três pesquisas de intenção de compras tivesse uma segunda pergunta após essa: “Se você soubesse que a Sony anunciou o preço de 549,00 dólares para o PS5, e a Microsoft anunciou o preço de 449,00 dólares para o Xbox, você ainda manteria a sua intenção de compra inicial” ?
Qual seria o resultado dessas três pesquisas? Será que o fator preço não poderia ser uma grande influência para o grande público? Alguém aqui poderia dizer: “Isso é impossível de acontecer, alguém ofertar por uma diferença de 100,00 dólares” , mas em 2013 isso aconteceu. Tem muitos sites comentando isso, que a Microsoft tem uma capacidade maior de subsidiar o preço do console. Isso já foi comentado aqui em outros artigos, que se alguém subsidiar dessa maneira poderia quebrar todo o negócio se não tivesse o retorno esperado. Talvez essa seja a única opção que a Microsoft tem no momento.
Eu pessoalmente tenho a intenção de comprar o PS5, mas e se a diferença de preço no Brasil for exorbitante? Por exemplo o PS4 Pro nesse momento custa em torno de R$ 4200,00 no Brasil. Por quanto será que vai custar o PS5? 6999,90?
A Microsoft tem o costume de investir em produção local no Brasil, para poder reduzir os custos. Se ela anunciar o novo Xbox por 4299,00? A Sony geralmente importa o console. Será que os jogadores nessa situação ainda vão levar em conta as mancadas da Microsoft? Esse é apenas um cenário que eu citei, claro que ninguém sabe como vai ser. Como eu já comentei a minha intenção é iniciar essa nova geração com o PS5. Espero que o fator preço não altere isso.
Brasil não é base para a pesquisa. Se vendeu 5 milhões de ps4 aqui é muito.
E quanto a subsidiar preço, a microsoft não está na mesma situação que era com o 360. É muito pior! Se a pessoa não compra ps5 porque é caro, dificilmente vai num console 100 dólares mais barato sem jogo, sem previsão de melhoria, sem nada! E a sony não vai lançar seu console por 100 dólares a mais que a concorrência, isso já é fato que poderia dar errado e ela sabe, melhor do que ninguém, disso. Ela aumentou em 100% a linha de produção do ps5. Isso ela não faria se não tivesse pesquisado sobre uma oferta maior num preço X.
Que é isso rapaz? O Brasil pode servir de base para pesquisa sim. Aqui não é Portugal que vive na zona do Euro, nem os EUA, mas tem sua importância sim. Teve dois questionários online que parecem que foram feitos pelas redes sociais, talvez várias respostas tenham partido do Brasil. Ninguém sabe. Na época do lançamento do 360 a Microsoft vinha de um grande prejuízo que teve com o Xbox original, e mesmo assim ela subsidiou o preço de lançamento do 360. Tenho quase certeza que muita gente que mora nos EUA e na Europa vai mudar de decisão se por acaso souber que o PS5 custa 100,00 dólares ou euros a mais. Quem disse que o Xbox não vai ter jogos, se a Microsoft já anunciou que vai ter mais de cem jogos disponíveis já no lançamento por meio da retrocompatibilidade da Gamepass e os jogos que ainda vão ser lançados? Talvez não seja os jogos de Nova geração que os jogadores esperam, mas vai ter jogos sim. Como você sabe que não vai haver melhorias?
A Microsoft ainda não anunciou tudo que vai trazer , nem a Sony. Ainda falta muita coisa pra revelar. Se a Microsoft estiver esperando a Sony anunciar seu preço para depois anunciar um valor mais baixo? Ou talvez a Sony esteja esperando isso. Ninguém sabe. O fato de a Sony ter aumentado a produção será que não é porque está se aproximando o lançamento? Será que não é porque a Sony quer ter os seus mercados abastecidos? Mas eu ainda espero iniciar essa nova geração com o PS5.
Quanto ao Brasil, não somos levados em consideração por essas empresas na tomada de decisões… Nós somos um mercado secundário… Não conseguimos bater de frente com os países que são foco dessas empresas… O foco dos caras em pesquisas está nos EUA/Europa/Japão que são os mercados consumidores de games e que agora a China surge com grande potencial de engrossar ainda mais receitas. Não, o Brasil não é o foco.
Quanto a anúncios da Microsoft, eu falo de lançamento! Retro no lançamento justifica a compra de uma nova plataforma? Quem é o cara que compra um console novo para jogar coisa da geração atual?
E novos jogos da Microsoft, para SX, onde estão? Forza mostraram um replay in engine e foi um dos únicos que estava referido durante todo o tempo de transmissão que era in engine. Halo não preciso falar, The Medium é um jogo que parece da atual geração e até pior em gráficos que muitos aí, sem falar que é da produtora de Blair Witch. Tb retiraram o referido suporte a Ray Tracing do título no site oficial do Xbox… Pq?
No mais, a Microsoft mostrou de novo uma propaganda de Hellblade que está em início de desenvolvimento, Fable em início de desenvolvimento e mtos outros… Nada rodando no SX até agora, tudo em PC. O cara que for de SX com o que a Microsoft mostrou até agora estará dando um tiro no escuro e é minoria. A cada evento o interesse pelo Xbox diminuiu…
E você realmente acha que a diferença de valor será grande assim nos dois consoles? A Sony já cometeu esse erro. Se ela anunciar por 500,00 e a Microsoft anunciar depois por 400,00, o que impede Sony de voltar atrás e reduzir valor?
E se for R$1000,00 de diferença para o que foi mostrado até agora das duas empresas, eu vou aguardar a baixar o valor do ps5, mas não vou de Xbox SX só porque o console da Sony tá caro. Não sou louco de entrar num barco que nem sei pra onde vai.
Claro que o preço conta… sempre contou e contará.
Ser mais barato é um ponto a favor.
Mas um Xiaomi sempre foi mais barato que um samsung e não vende mais. Cito isto apenas como um exemplo de que a qualidade do produto conta. Neste caso a qualidade distingue-se pelo nível de suporte…e ele tambem tem muito, muito peso.
Eu tava vendo um video hoje e o que o cara disse faz muito sentido.
O modelo “Series S” não esta sendo projetado para tentar vender mais que o PS5 apelando pelo preço, mas sim para ser a segunda opção para os donos de PS5.
A microsoft não quer que você não compre um playstation, oque ela quer é que você tenha os 2 consoles e com o game pass + Lockhart a 249 dólares ou até menos, isso pode fazer sentido.
Mas em que realidade? Uma Série S com um custo anual de 180 euros com Gamepass não é uma segunda consola barata. E quem se dedicar ao Gamepass não tem tempo para jogar mais nada.
Esse é o objetivo deles. eles apostam que uma vez você dentro do game pass dificilmente de la você vai sair, e para isso vai usar os 15 studios + jogos de terceiros para manter você ocupado e achando que aquilo é tão vantajoso que mesmo o jogador de playstation mais fanático vai se perguntar: porque não ter?
Off Topic- Alguém aí ainda achando que era necessário essa vergonha de state of play para mostrar esses jogos? Não podiam continuar mostrando diariamente no canal playstation como sempre foi?
É DLC de Alan Wake em Control? Só isso que fiquei curioso e ainda não deu pra entender o que de fato é.
Que broxante!
Eu estou rendido GodFall parece imenso com God of War… Até o combo do escudo é exatamente como em God of War…
Uma boa história e eu comprarei com certeza!
Jogo que não pagarei preço cheio, só se me surpreender demais com gameplay e história mesmo.
Aquelas arvores… acho que depois do ghost of tsushima me vou tornar critico das folhas a abanar ao vento. 😀
Pah também pensei o mesmo… É como quando se acostuma com a chuva em Driveclub, nos outros games parece simplesmente horrível.
Eu também achei muito parecido
A câmera parece mais afastada mais de resto, é um Copy Paste do Goty of War
Eu venho conversando com uns amigos de que o impacto do virus chines vai ser grande também no mundo dos jogos. Tenho minhas dúvidas se a Sony de fato tem cartas na manga para o período 20/21, pois vender sonhos qualquer um vende (Microsoft que o diga mostrando cgi a rodo), e duvido realmente se HZD 2 sairá no final de 2021, mas quero muito queimar minha lingua pois até final de 2021 (um pouco antes quem sabe), poderei comprar meu PS5. Esse evento foi totalmente desnecessário mesmo já anunciando que não teríamos nada demais, e o conteúdo indie exclusivo do ps5 é plenamente possível no ps4.
Esse state of play é igual o inside xbox, só serve para encher linguiça.
Ué, n estou entendendo alguns reclamando do state of play. A própria Sony falou no twitter que seria assim mesmo, PS4, vr, Indie e um pouco de ps5.
Por isso nem acompanhei o evento direito.
Eu reclamei antes já. Todos sabiam o teor desse state of play. Acontece que não havia necessidade, entende? Todos os dias tem games novos sendo mostrados no canal oficial de YouTube PlayStation… Para que a empresa se mobiliza para fazer um state of play com foco em geração atual e VR, logo agora, no meio de eventos de promoção do novo console? É um passo atrás com certeza. Por mais que as pessoas sabiam já que não teria lá aquelas coisas, ainda assim causa uma impressão ruim… Evento de indies, quando o foco deveria ser voltado total ao novo console. Erro de MARKETING. Mais prejudicial do que proveitoso para a empresa.
Eu nem o vi… porque já sabia o que esperar, e sabendo que seria um state of play nesse teor, não havia muito de interesse.
Tratou-se de um evento que demonstra que a PS4 continuará a ter suporte, o que pessoalmente, nesta altura do lançamento de uma nova consola, acho interessante. Mas mostrou igualmente que o suporte aos grandes jogos, irá decair, e que esse passará para a PS5.
Não considero um erro de marketing… Pois estes jogos são da PS4, e não da PS5. Erro de Marketing seria dar uma imagem que os possuidores da PS4 ficariam atirados aos cães numa altura em que a concorrência promete suporte a quem tem as consolas actuais.