A especulação em torno dos preços dos GPUs deveria ser alvo de legislação, sob pena de os poucos fabricantes existentes poderem concluir que mais vale produzir pouco e vender caro, do que produzir muito e descer os preços.
Apenas como exemplo, a RTX 3060 da Nvidia foi anunciada como tendo um preço oficial de retalho de 329 dólares. Mas no entanto, com a atual falta de GPUs, não é anormal vermos a mesma à venda a 699 euros, ou seja mais do dobro.
O mesmo pode ser dito de todos os outros GPUs, como por exemplo a RTX 3070, anunciada a 499$ pode ser encontrada a preços como 1599 euros.
Esta especulação arrasta-se aos usados e a todos os GPUs do mercado, sejam Nvidia ou AMD (os exemplos são Nvidia, mas o mesmo se passa com os AMD). Mesmo autênticas zurrapas de GPUs estão a ser vendidos a 200 e 300 euros, e tudo porque pura e simplesmente não há GPUs no mercado.
Mas comprar um GPU nestas circunstâncias é o pior negócio que pode existir. É que mal o mercado reponha stocks, estes GPUs cairão de preço para valores abaixo do preço de vanda anunciado (por serem usados), e as perdas causadas pela desvalorização súbita serão de centenas ou mesmo milhares de euros.
Mas o pior de tudo é que esta situação está a dar muito dinheiro a lojas e fabricantes. Com um único GPU o lucro cresce brutalmente uma vez que o custo de fabrico se mantêm. E se num GPU de 329 euros, o lucro era de 70 ou 80 euros, no mesmo GPU vendido a 699 o lucro pode chegar aos 450 euros.
Ora para um lucro igual, era necessário vender-se 5.65 GPUs. Na realidade até mais, pois a logística, e custos de assistência em casos de avaria decai também tremendamente, o que é um péssimo sinal para o mercado.
Houvesse nesta área uma grande competição, com milhares de fabricantes, e a concorrência trataria de atirar os valores para baixo, mas a realidade é que na área dos GPUs, apenas há dois grandes Players, a AMD e a Nvidia, e caso ambas optem por deixar ver o que o oponente faz temos a grande probabilidade de podermos vir a ter uma prática concertada de preços elevados artificialmente alegando problemas de fabrico que poderão ser artificialmente mantidos para manter os lucros.
Nesse sentido, a compra de um GPU nestas circunstâncias é duplamente mau. Fomenta a possibilidade de podermos vir a tem GPUs mais caros ao ser claramente notório contabilisticamente que menos produção e mais lucro é preferível a menos produção e menos lucro, e leva os clientes a comprar produtos que não valem o que custam e cuja probabilidade do seu valor cair a pique é absolutamente enorme.
Isso reflete-se até nos portáteis!
Os preços estão absolutamente inflacionados.
Estive a pesquisar um portátil e queria um que ao menos pudesse ser utilizado por alguns anos, qualquer portátil com uma gtx1650ti passa facilmente dos 800€, acabei por achar um, repito um portátil com uma boa configuração por um preço justo. I7 11370h, 8gb RAM, rtx 3060 e 512ssd por 1099€.
Foi o único que valeu a pena o investimento.
O mercado está completamente louco.
E não só em Portugal, estive a ver na Espanha, na Alemanha e aqui aonde estou no momento, na Macedónia.
Acabei por achar em uma loja portuguesa esse PC.
Já agora Mário, comprei tbm um stick de 16gb de RAM para colocar no portátil, tem a mesma velocidade da memória que vem com ele 3200mhz, faz diferença colocar uma ao lado da outra?
Se for um so-dimm compatível com o portátil, deve aumentar a RAM para 32 GB. A velocidade não é muito relevante pois à partida, se forem diferentes, a velocidade assumida será a menor das duas.
Então não aconselhas a usar um chip de 8 e um de 16?
Não me apetecia descartar um a toa…
Se já o tens podes usar … Se ele for reconhecido ficas com 24 GB.
Eu estou a tentar comprar um PC. Andei as escolher as peças e estou a obter orçamentos pois sei que vai ser difícil arranjar as coisas ao preço normal, acaso fuja muito, ou procuro alternativas ou não monto.
A questão é o GPU. Esse não vou comprar! Vou manter o atual mais um tempo. Os preços estão absurdos.
Eu que o diga, já vai para um ano que esrou a tentar comprar um PC novo e nada.
Farto-me de ver PC’s a 1000€ com uma GTX e 8gb de ram…LOL
Neste momento já estou a ponderar comprar daqueles já montados como o Acer Nitro 50 N50-610 com um i5, 16gb de ram e uma rtx 2660 por 1149€…
Vê o que eu peguei! Asus tuf dash f15.
Vale a pena.
Que puto de roubalheira …
Essa máquina está ultrapassada à partida. Não dês 1000 euros por isso.
Exatamente! Mário posso colocar o link?
Do PC e da loja?
Sim. Mas creio que o Galvão quer algo de mesa.
Eu sei, o que me recomendaste era bom mas passado um tempo deixou de estar disponível e ainda por cima calhou logo numa altura em que voltamos para o confinamento, o que me afetou bastante.
Já estou um pouco para o desesperado, um homem com 43 a cravar o portátil ao filho 🙁
Lololol…
E a TV, como ficou?
A TV ainda não conseguir ir onde fazem o orçamento, mas por agora pouco ou nada posso fazer, dentro do azar ainda tenho a sorte de não notar na maioria da vezes e até me “esqueço”, mas é algo que me mexe com o sistema.
Assim que tiver novidades digo, mas já me conformei que vou ter de viver com o problema durante uma temporada.
https://www.pcdiga.com/portatil-asus-tuf-dash-f15-15-6-fx516pm-71b36cs1-90nr05x1-m03840?search=Tuf%20dash%20
@José Galvão.
Para portáteis foi o único que achei de jeito.
Antes de mais nada, desculpa por demorar em responder e muito obrigado.
Estive a ver esse Asus e de facto é excelente, eu não estou muito inclinado para portáteis porque duram menos tempo e em caso de avaria é bem mais complicado que um desktop, isto já para não falar na questão dos upgrades.
Ando a ver se consigo um bom desktop mas estou algo limitado onde comprar porque acabei com alguns cartões que tinha, nem o da fnac já tenho, e como não tenho possibilidades de comprar a pronto e com os preços a subor em flecha, pior ainda, é por isso que ando a ver no Auchan (Box).
Para acrescentar, eu não preciso de um PC para gaming, para isso tenho as consolas, eu quero sim para emulação, e esse Asus corre sem problemas o emulador de PS3 a 4k/60fps sem problemas, e se corre esse, corre tudo.
Se tiver um PC que corra o Yuzu, o emulador da Switch a 4k@60fps, já fico super feliz, de resto vou ter um hdd bem gordo com 6tb com tudo desde a geração 8bit, passando pelas Arcade, até à PS3, tudo em forma de biblioteca no Launch Box Premium.
Assim que tiver isso tudo como eu quero, começo a jogar o que me interessar, “varrendo” cada plataforma.
Ja era bem a hora de quem pode fazer alguma coisa, o mercado esta a descontrolar-se e esta a afetar todo o mercado electronico
Eu queria construir un pincab (para quem nao sabe e um pinball electronico) e ando à procura de um pc, mesmo um com características medias fica quase ao preço que devia custar um pc com praticamente uma muito boa configuração e mesmo assim nao e facil encontrar disponiveis
Olha que engraçado… Também vou construir uma arcada… Mas dado não ser um flipper, vou usar uma coisa diferente, uma Pandoras box.
Oh para ela ali neste render:
Eu estava para fazer uma tambem, mas no ano passado durente o primeiro confinemento fiz uma portatil numa mala para 2 jogadores e com um raspeberry pi 3b
Com o pincab vou tentar fazer um “híbrido” tipo esse ai
Mario eu aconselhava-te mais utilisar un raspeberry pi 4 ou um pc em vez da pandora box, assim teras mais escolhas para os jogos, ha OS que sao muito bons como batocera (existe para pc e raspeberry pi)
Eu sigo grupos no Facebook aqui em França e tem la de tudo sobre isso se quiseres eu posso partilhar
Não precisas… A Pandora tem 1800 jogos já instalados, incluindo jogos PS1 como o Tekken, e corre todos muito bem.
Sim eu sei, se nao quiseres ter trabalho e ter tudo pronto e uma boa compra
Eu prefiro as outras alternativas que disse pois posso personalisar tudo ao meu gosto e como estao sempre a ser actualisadas ha sempre novos sistemas que vao sendo colocados e os outros melhorados
existem isos ja prontos a intalar com jogos (acho que ja ha ate 1 ou 2 TB)
Eu logo se puder vou fazer um video da minha arcada e meto aqui
Ja agora Mario a arcada que metes-te e a tua?
Desenhei as peças todas e tenciono mandar executar.
O render AutoCAD do desenho mostra o conceito da minha arcada, já com os vinilicos aplicados.
Parecia real :-p
Pensei que fosses tu que ias fazer mesmo a parte da contruçao, mas se nao te ficar muito caro vale a pena, sempre e menos trabalho
Eu vou tentar fazer tudo desde a caixa ate aos programas das mesas do flipper
Quando estava com a ideia de fazer a minha arcada, estava com a ideia de colocar um DMD (por cima da tv la onde tens o nome MAME)
https://youtu.be/pTcPKo36psQ
Hummm… Onde posso adquirir uma coisa dessas? 🙂
Quanto à imagem é tudo modelado por mim à escala real com texturas reais… E rendido com Ray Tracing…
Estive a ver e acho que para a pandora box nao existe
Depois podes fazer um autonomo com imagens que queiras, ate te poder servir de relogio :-p
Parece mesmo que ja la esta, se me dissesses que ja a tinhas eu acreditava :-p
https://youtu.be/Izbem57YkVg
Ai sao imagens aleatórias sem estarem ligadas ao sistema de jogo como mostrava no video que meti no outto comentario
Fiz uns videos e uma montagem rapida da minha “arcada”
https://youtu.be/VJFxbm63fpQ
Nice… Very, very Nice…
Eis a lista de jogos da minha Pandora.
https://arcadenostalgia-ie.com/pandora-game-3d-games-list/
Ja tens ai mais que o suficiente para passar uns bons momentos
E depois ter muitos jogos acaba por nao servir de muita coisa pois acaba-se sempre por jogar aos mesmos ou passsar a maioria do tempo a escolher o que jogar
A minha ainda tenho algumas optimizações a fazer no que toca aos jogos, e acabar a parte externa que comecei a pintar e que nao tive tempo ainda de acabar
Normalmente os meus botões sao luminosos mas como nao ha muito espaco ao jogar mais parecia uma árvore de natal a piscar por isso decidi de deixar sem as luzes
Estás mais avançado que eu… Eu já tenho tudo menos a estrutura.
Sim mas eu fica tudo na mala nao preciso de estrutura, agora para o pincab ainda me falta a maior parte das coisas e o maior problema e mesmo encontrar o pc
Os novos comandos paro o ps vr2 foram anunciados
eu sei que a dinamica do VR é diferente de um gamplay comum, mas não seria bom eles terem adcionado o direcional também?
Eu quero que vai pra 20 mil pra PCista parar de fazer graça falando que o PC dele é melhor do que qualquer console da nova geração monta agora gurizada um PC no nivel do Xbox SX e do PS5 gastanto o mesmo valor kkkk
E eu acho que a Nvidia sabia e fez anuncio fake, sabendo que os preços iriam inflar só para tentar emplacar que teria como concorrer em preço/desempenho com os novos consoles.
E agora nos temos o preço que a Nvidia queria, sem ela se queimar anunciado esse preço.
E isso vale para AMD também, lançar 6700 sendo que não consegue atender a demanda nem de 6800
lembrando que as MIDs sempre tiveram margem de lucro maior, então tá explicado pq a AMD lançou 6700xt usando produção que poderia ir para a 6800.
OFF
Mário, gostaria de tirar uma dúvida sobre shaders. Vou comentar por aqui porque pode ser algo de interesse geral.
Existem vários tipos de shaders: pixel/fragment shaders, vertex shaders, primitive/mesh shaders, compute shaders, dentre outros.
Creio que todos eles escalam dinamicamente de acordo com a quantidade de shaders que uma GPU possui. Por exemplo, se o código-fonte roda em uma Radeon RX 6700XT com 2560 shaders, terá 2560 “trabalhadores simultâneos” para este código. Se o mesmo código estiver rodando em uma Radeon RX 6800, será automaticamente redimensionado para os 3840 shaders, ou 3840 “trabalhadores simultâneos”. Então neste caso, não é uma questão de reescrever o código-fonte, esse escalonamento é automático mediante a quantidade de shaders que a GPU possui. Creio que a idéia do Xbox One X e Series X é similar. Um jogo de Xbox One X com seus 2560 shaders, ao ser recompilado no Xbox Series X com seus 3328 shaders, automaticamente fará uso dessa quantidade adicional de shaders, terminando esta etapa do pipeline mais rapidamente.
Só que dependendo do tipo de shaders que está sendo usado, podemos ter shaders ociosos. Por exemplo, usando pixel/fragment shaders, um jogo com saída em 1080p pode ter mais shaders ociosos. Caso a saída fosse 1440p, seriam menos shaders ociosos. Então com pixel/fragment shaders, a tendência é que quanto mais shaders, maior a resolução. Em menor resolução, uma GPU como a 6800 pode ter shaders subaproveitados. Talvez outras técnicas como Compute ou Vertex Shaders já façam essa gestão do uso de shaders de forma mais eficaz, buscando usar o máximo possível de shaders independente se a saída é 1080p ou 4k. E técnicas como Mesh Shaders não apenas fazem uso da maior quantidade possível de shades, como também fazem uma gestão melhor deles, especialmente com seleção de geometria.
Outro ponto interessante é que mesmo com potenciais shaders ociosos em resolução mais baixa, uma 6800 com clock inferior entrega resultados melhores que a 6700XT com clock superior, já que possui mais cache L1, shader arrays, ROPs, rasterização, tessalators, 33% mais infinity cache, mais largura de banda. Ou seja, o pipeline de GPU como um todo da 6800 é superior, mesmo com clock inferior. Claro que este caso é diferente do PS5 e Xbox Series X, já que o PS5 tem a mesma quantidade de ROPs, shader arrays, cache L1, e maior rasterização que o Xbox Series X. Talvez até seja por isso que jogos com resolução dinâmica com limites inferiores mais baixos como Assassin’s Creed Valhalla, o PS5 parece se sobressair mais.
As minhas perguntas são:
1) Este raciocínio está correcto? Como você vê?
2) Uma forma de gestão de shaders substitui a outra? Por exemplo, quando o desenvolvedor faz uso de Mesh Shaders. Todas as outras alternativas como pixel/fragment shaders automaticamente não são mais usadas pelos desenvolvedores, já que os Mesh Shades em tese são a abstração em alto nível para eles?
3) Penso que deve ser muito difícil usar mais de uma estratégia para gestão dos shaders. Ou seja, se resolveram usar Mesh Shaders, provavelmente não deve ser nada fácil alterar o código para GPUs mais antigas que não suportam esta técnica, correcto?
Algo que de certa forma corrobora com o que eu disse foram esses testes que acabaram de ser divulgados, link: https://www.computerbase.de/2021-03/amd-radeon-rdna2-rdna-gcn-ipc-cu-vergleich/2/#diagramm-cu-skalierung-avg-fps-2560-1440
Quanto maior a resolução, maior a diferença de performance entre uma GPU de 80 CUs e outra de 40 CUs.
Entretanto, neste caso, uma GPU de 80 CUs tem mais largura de banda, mais cache, mais ROPs, etc. E claro, esta análise mostra que ter o dobro de CUs não significa ter o dobro de performance, como a Lei de Amhdal bem nos mostra.
Trazendo esta análise para PS5 vs Xbox Series X, fica uma situação bastante intrigante, porque o Xbox Series X aumentou a quantidade de CUs, mas o restante continua basicamente igual, o que provavelmente o transforma em uma GPU desbalanceada sob certos aspectos.
Não percebi (mas confesso que li a coisa linha sim, linha não, pois estou em viagem)… Shaders implica uma capacidade de processamento específica dos pixels. Eles funcionam sobre Shader cores que são etapas de processamento que resultam no tratamento da cor final do pixel, ou do texel.
Ter mais Shader cores é como ter mais núcleos. Tens mais capacidade de processar Shaders, mas isso não quer dizer que uses tudo.
Os compute Shaders são diferentes pois funcionam sobre a capacidade de computação e não sobre pipelines fixos.
A relação Shaders resolução não é directa pois por norma podes calcular mais Shaders do que os pixels do ecrã. Aliás alguns efeitos requerem duas, três ou até quatro passagens pelos Shaders antes do resultado final.
Mais capacidade de Shaders basicamente apenas significa que podes fazer Shaders mais complexos ou com mais precisão, numa mesma resolução.
Mas por norma, excepto em Shaders muitos simples, tu ficas limitado na largura de banda antes de esgotar a capacidade de processamento dos Shaders.
Aceitando que temos processamento para os Shaders, o GPU da PS4 corre a 853 Mhz, com a consola tendo 32 rops.
Se tiveres Shaders de 4 bits (os RGBA8) temos:
853x32x4=102 GB/s. Basicamente aqui o limite de output é alcançado por limitação das ROPs. Mesmo que os Shaders pipelines possam debitar mais, as rops limitam o output.
Se fores para Shaders de 8 bits (os RBGA16F), tens:
853x32x8=204 GB/s.
Dado que a PS4 tem 176 GB/s aqui ficas limitado pela largura de banda.
Mas na PS5 a coisa é pior:
Tens o GPU a 2230 MHz, com 64 ROPS.
Com Shaders 4 bits, tens:
2230x64x4=570,880 GB/s.
Estás desde já limitado pela largura de banda. Daí que a capacidade dos Shaders não fique em causa.
Curiosamente a Xbox aqui não fica limitada
1825x64x4 = 467,2 GB/s.
Aqui estás limitado pelas rops.
Basicamente tens aqui uma quase igualdade.
Uma limitada pelas rops a gerar 467,2 GB e outra pela largura de banda a gerar 448 GB/s. O maior número de Shaders processors não lhe traz vantagem aqui.
Onde a vantagem existe é nos Shaders 16 bits e superiores.
Aqui é inegável que a Xbox tem uma vantagem de 28,57%.
Na PS5 se já estavas no limite com 4 bits, aqui é o mesmo.
Daí que a largura de banda seja o limite.
Na Xbox o valor dispara para os 934.4 GB/s, o que quer dizer que fica pelos 576 GB/s da RAM.
Entendi Mário, muito obrigado pela explicação.
É por isso que sempre se referem a picos teóricos. Todo esse sistema em conjunto extraindo o máximo de todos os shaders ao mesmo tempo é virtualmente impossível.
Sim, tu nunca chegarás ao limite dos Shaders. Mas a computação pode ajudar a superar a coisa acrescentado Compute shaders que são feitos fora do pipeline (no GPGPU) e menos intensivos no uso das ROPs.
Se dedicassemos os GPUs só a Shaders a vantagem teórica estaria do lado da Xbox, com mais capacidade de Shaders nos dois casos.
Mas na prática, os Shaders são apenas parte do cálculo efetuado, e convêm não esquecer que para teres 576GB na Xbox só podes usar 10 GB de RAM, pois acessos à memória superior atiram a largura de banda para valores abaixo dos da PS5.
É por isso que o pessoal da 4A disse isso na entrevista abaixo?
No caso, compute shaders é uma estratégia de gerenciar os shaders, e mesh shaders é outra. Talvez não seja factível usar ambas em conjunto.
O link é esse: https://wccftech.com/4a-games-tech-qa-rtx-3000-is-in-a-different-league-for-rt-but-amds-approach-is-more-flexible/
Tenho uma rtx 2070 super e ela quase triplicou se preço. Um absurdo.