Bugs diversos e problemas, assim como jogabilidades e mesmo histórias fracas são problema que tem ajudado a deitar abaixo a qualidade dos AAA.
Os jogos Sony tem-se destacado no campo dos AAA. Porque motivo isso acontece?
Basicamente a grande questão hoje em dia é que os jogos AAA são caros. E nesse sentido, quem paga, espera qualidade. Uma qualidade que vem de um jogo graficamente trabalhado, bem polido a nível de jogabilidade, com uma boa história, e acima de tudo livre de problemas e bugs.
E isso é infelizmente algo que não acontece em todos os jogos, sendo que a Sony se tem destacado exatamente por conseguir fazer valer esses atributos, passando a imagem de que o dinheiro acabou por ser bem gasto.
O certo é que recentemente os preços dos jogos subiram, e agora o que vemos é que todos os estúdios lançam os seus jogos aos novos preços. Mas o que é igualmente certo é que, sem citar nesta fase nomes específicos, temos visto muitos desses jogos a flopar em vendas, e isso porque, apesar do preço, o jogo não cumpria minimamente com o prometido.
E muitos desses jogos poderiam ter tido um destino bem diferente. Bastava que a qualidade estivesse refletida no custo!
Mas infelizmente quem decide o preço são os criadores do jogo, pelo que eles possuem no fundo a faca e o queijo na mão.
A situação a que muitos desses jogos poderiam não ser um flop sem terem alterado a sua qualidade. Bastava que o preço fosse ajustado para a qualidade existente!
O resultado é que há grandes disparidades na qualidade entre títulos full price, com muitos a justificarem plenamente o preço, e outros cujo preço até se considera incompreensível. E isto não fica bem na indústria dos AAA, e tem causado graves danos na imagem destes jogos.
Aliás os danos não são só nos jogos, mas na própria indústria, e os jogos inacabados, basicamente porcarias mal coladas, que se entendem como autênticos esquemas criados apenas para nos sacar o dinheiro da carteira, que deixam de entregar o prometido, que terminam o suporte, e que acabam mesmo por ver os estúdios encerrados, são lançados como se nada fossem (olá Redfall).
Pessoalmente acredito que se Redfall tivesse visto um ajuste de preço para os 30 ou 40 euros, o jogo até teria vendido. Mas não… espera-se que as pessoas paguem o custo total de um jogo mesmo que este tenha problemas graves.
A consequência é que a imagem dos jogos AAA está pelas ruas da amargura. As empresas queixa-se dos aumentos de custos, e usam isso como desculpa para lançar os jogos inacabados. Uma situação que se revela fatal pois se os custos foram altos, mas a qualidade sofre, o jogo não vende, não se recupera os custos… e o estúdio sofre. Mais vale assim, investir um pouco mais, mas lançar algo de qualidade, ou no caso de tal não ser possível, lançar o que se tem, mas não full price!
A piorar a coisa temos jogos que possuem uma qualidade extrema que nem sequer são lançados a full price, como Helldivers II ou Baldurs Gate 3. Mas que apesar de serem vendidos com menos lucro, pelo preço vendem bastante mais, sendo que, pela qualidade, vendem igualmente mais, criando assim um ciclo de sucesso.
Há por isso de se repensar a estratégia destes jogos… mas acima de tudo, deixar de se lançar porcaria a estes preços.
É um assunto complexo, porque as empresas se movem pelo lucro, e não pela necessidade de fazer um bom produto, embora em muitos casos, o primeiro seja consequência do segundo.
O que vejo, quase sempre, é as empresas empurrarem o modo de como lucrar, vendendo a ideia deles como uma moda, onde o consumidor “inteligente” não vai querer ficar de fora, e não vendo aquilo que tem real remanda.
Simplesmente vendem a ideia de que ter muitos jogos em um pacote é o futuro, assim como cloud, dlc, loot boxes, jogos f2p com season passes… mas é o futuro que as empresas querem, e estão a fazer sempre marketing por isso.
Eu, como consumidor, só quero curtir um tempo jogando coisas divertidas e que tenham sido feitas com capricho. Experiências visualmente bonitas e interessantes, preferencialmente diferenciadas. Embora eu continue com meus gostos e preferências, acho que hoje, no meu momento de vida, prefiro um filé pequeno que 3 sanduíches, porque só a segunda opção me dá indigestão.
Mesmo que a qualidade não fosse excepcional, mas se os jogos saíssem prontos no lançamento. Já resolveria boa parte dos problemas. O que vejo hoje é uma indústria a lançar jogos inacabados que ficam prontos 6 meses a um ano depois. Época em que muitos saem em serviços ou com versões definitiva que incluem várias DLC. Daí fica a pergunta, por que o consumidor vai pagar mais caro para ser beta teste? Sinceramente, são poucos os jogos que comprarei em dayone. Mesmo a Sony decepcionou em Horizon FW, entregando um produto claramente quebrado no lançamento e na versão de the last of us para PC.
Para piorar o público normalizou a situação. Basta ver os fans da Bethesda, que acham lindo pagar por um jogo bugado. Que será corrigido pelos mods.
Acho que esse artigo é muito necessário, principalmente para abrir essa discussão que é o grande X referente ao declínio da indústria, que é a qualidade. Eu nunca joguei tanto jogo antigo quanto hoje, tudo o que é novo praticamente não me agrada, sinto que não existe alma nos games, falta inovação ou até fazer o básico com qualidade.
Um ponto super interessante, porque é o que sinto também.
Tal como Hollywood foi arruinada pelos efeitos especiais, os jogos também parecem arruinados por algo no qual não consigo colocar o dedo.
Mas o certo é que é como tu dizes. Parece que lhes falta a alma.
https://youtu.be/94RTrH2erPE?si=222zUFMdT4_gW5NQ Mário, bom dia! Quando vi esse trailer Lembrei de ti, por vc ter gostado demais do Link’s Awakening
Eu realmente lamento as escolhas da Nintendo. Imagina isso num Hardware top, com gráficos mais realistas. Seria de cair o queixo. Nintendo tem todo o talento do mundo em suas mãos, só falta ser menos gananciosa.
Não sei Andresão! Nesse caso, talvez ganhasse melhores fps e resolução mais alta apenas! ah! não havia percebido de vc ter mencionado gráficos mais realistas, mas o problema disso é que demoraria bem mais tempo para ser feito, provavelmente. Acho que o segredo da Nintendo de entregar ótimos jogos em tempo menor é o fato de não fazerem games realistas, principalmente na situação de jogos AAA poderem demorar até 10 anos para serem feitos!
Acho que aumentar resolução e FPS adicionando HDR e distância de desenho bem maior, zelda BoT por ex; já estaria ótimo para a Nintendo.
4k também nem precisava, 1080p portátil e 1440p dock já tá bom.
A Nintendo agora com switch 2 e HDMI 2.1 com VRR pode fazer uma baita escolha de ter jogos com qualquer número de FPS por ex…
Concordo, Deto!
É basicamente o que se faz no PC. Mais fps, resolução maior, aumenta o campo de visão, corrige um defeito ou outro e coloca legenda para quem precisa. Recomendo testar os outros zeldas no PC. É outro nível de experiência.
Esse jogo é espetacular e o novo Zelda é uma continuação espiritual do mesmo.