Possuidores de consolas Xbox série S queixam-se dos gráficos de Fifa 22

O problema passa pelo re-escalamento gráfico, com a consola a, aparentemente, não conseguir passar dos 720p.

Os possuidores da Xbox Série S, que se encontram a  jogar Fifa 22 queixam-se que, quer se escolha 1080p ou 1440p como resolução de saída o resultado aparenta ser algo visualmente próximo de um upscale baseado nos 720p, com pixels notórios e vertices notórios. Outros problemas passam por personagem algo borratadas e efeito de fantasma e Motion Blur com o movimento dos personagens.

Basicamente aquilo que é notório é que, na Xbox série S, o jogo é, visualmente, um claro downgrade face a Fifa 21.

A causa desta situação é desconhecida, e é igualmente desconhecido se tal poderá ter ou não solução, mas no entanto recorde-se que Fifa 22 tem características únicas e exclusivas nas consolas de nova geração, que pura e simplesmente não podem ser executadas nas consolas de geração anterior.

E isso quer dizer que o jogo está a entrar num território de performances que puxa pelo GPU a um nível superior, o que poderá estar na causa desta situação.



Segundo a EA, Fifa 22 apresenta as seguintes características que a EA refere como não implementáveis nas consolas de geração anterior:

  • Um novo motor de jogabilidade estreado em Fifa 22, exclusivo nas consolas de nova geração, aplicada em simultâneo aos 22 jogadores e capturada durante um jogo real de futebol, que resulta em mais de 4000 novas animações obtidas por intermédio de machine learning que analisa a realidade do jogador, e ajusta a sua movimentação de forma realista para a nova necessidade.
  • Associada a isto surge uma melhoria na autenticidade da física da bola, na sua velocidade, resistência ao ar, curvatura de movimentos, e fricção com a relva, criando movimentação de bola mais realistas.
  • Nova consciência tática e comportamento na defesa e ataque, com respostas mais realistas a situações no campo e trabalho mais coesivo em equipa para atacar ou defender areas abertas no campo.
  • Duelos aéreos mais autenticos que refletem o estado fisico dos dois jogadores que batalham pela posse em pleno ar.
  • Humanização dos jogadores, o que significa que os companheiros apontam e comunicam uns com os outros, adicionando realismo.
  • Alterações no controlo da bola que alteram a forma como a bola entra em posse do jogador dependendo da sua “skill”, e contexto em que receciona a mesma.
  • Física de redes mais realistas que melhor representam a força e posicionamento do remate.
  • IA Tática renovada baseada em inteligência artificial e animações baseada em machine learning.

Poderão estas características de nova geração estar a esganar o GPU da Xbox série S, ou haverá outros motivos para o problema?

O certo é que Fifa 22 sofre de problemas de resolução na Xbox série S, e à data de escrita deste artigo há um thread de queixas nos foruns da EA já com 66 páginas. E tal é algo que não nos surpreende pois as especificações da série S são ultrapassadas e como já o dissemos entendemos a mesma como algo que nunca deveria ter sido lançada.

 



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Hennan
Hennan
11 de Outubro de 2021 12:09

Vindo da ea é só otimização ruim mesmo. Eles podem lançar qualquer porcaria, vai vender. Logo porque ter trabalho.

andrio
andrio
Responder a  Hennan
11 de Outubro de 2021 13:10

Eu concordo, mas ai entra no ponto que sempre foi falado. desenvolvendo para varias maquinas se perde a otimização e com isso o mais fraco acaba se ferrando.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
11 de Outubro de 2021 13:02

Bom dia.
Eu eu acho que não é nem questão da GPU do Series S não dar conta dos novos recursos do jogo.
Essa optimização fraca, deve ter ocorrido muito provavelmente por uma fraqueza do Series S que a gente sempre comenta aqui.
A baixa quantidade de memórias e a pequena largura de banda das mesmas.
Pra falar a verdade, faz muito tempo que eu acho que a Microsoft está pouco se lixando pra consoles. Porque se não o fosse, eles teriam lançado apenas o Series X e subsidiado ele a U$399. Isso sim seria concorrência, isso sim faria a Sony se mexer, e isso sim seria bom para nós consumidores.
Com todo respeito a quem gosta e a quem possui, mas em questão de hardware, esse Series S é uma verdadeira aberração.

Last edited 3 anos atrás by Carlos Eduardo Santos
Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Outubro de 2021 21:34

Eu entendo do porquê da memória assíncrona no Series X (precisaram de uma maior largura de banda para empurrar a gpu do console, principalmente em resoluções maiores). Mas por que raios o Series S também foi projetado dessa forma? Vos pergunto Mário; não sairia o mesmo preço projetar o irmão menor com uma pool única de 160 bits (5 x 2GB)? Não seria um console perfeito (longe disso), mas uma largura única de 280gb/s poderia trazer um pouco mais de fôlego para os devs e uma experiência mais satisfatória aos compradores.

Sparrow81
Sparrow81
11 de Outubro de 2021 13:12

Bom, quem tem SS e tem noção do mínimo, nem reclamar pode. O que vier é lucro. Far Cry 6 já deixaram o console acima de 1080p, e isso prejudicou os consoles Premium.

nETTo
nETTo
11 de Outubro de 2021 14:21

Penso eu que a culpa aí deveria ser imposta ao Dev não?

Afinal o XSS dever dar conta de rodar o game melhor que na última geração

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Outubro de 2021 16:32

Podemos ter um cenário que a xbox series s deixa de ser suportada?
Pelo menos pelas third party não deixando a xbox ss ser uma âncora. Para não falar que adptar para a consola é mais uma dor de cabeça.
E em termos de vendas deve ser uma miséria.
Relativamente a consola principal devera vender 1/5.

Last edited 3 anos atrás by AlexandreR
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlexandreR
11 de Outubro de 2021 17:05

Não, pois aí haveriam processos milionários em cima da Microsoft e até das thirds por parte da Microsoft. Os contratos tem de ser cumpridos.
O que deve acontecer é esse console ficar pelos 1080p reconstruídos mesmo.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Sparrow81
11 de Outubro de 2021 17:48

Que milionários? Maginando este cenário: Ps5 20M, Xbox SX 14M, xbox SS 2M.
Será que vale a pena gastar recursos e adaptar o jogo a xbox ss? Mais vale nem lançarem o jogo para a consola.

Deto
Deto
Responder a  AlexandreR
11 de Outubro de 2021 18:22

Junta o SS, mais o Xbox vendendo 30% do total… Daqui a pouco capaz de voltar o PS2 com third exclusivo oq não valia a pena lançar nos outros consoles.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Outubro de 2021 19:46

No Brasil, idem.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Outubro de 2021 19:53

Sim, isso. Numa altura em que os jogos irão usar mais recursos, faz sentido a exclusividade a ps5 e a xbox sx.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlexandreR
11 de Outubro de 2021 20:49

Tudo que sair pra Xbox SX tem que sair pra SS. É a isso que me referi e é nisso que falei que pode dar rolo se alguma empresa se negar a suportar o SS. O que pode acontecer é abrir mão do SS e SX e fazer o jogo só pra ps5 e Pc. Mas se sair pra SX, tem que sair pro SS.

Last edited 3 anos atrás by Sparrow81
AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Sparrow81
11 de Outubro de 2021 21:18

Não necessariamente. A companhia em questão pode alegar que o jogo não estava satisfatório o suficiente. E depois a MS faz aqueles marketings que o jogo pode ser jogado por streaming através da cloud eheh

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlexandreR
13 de Outubro de 2021 16:04

Aí vai dar rolo. Tudo que sair pro SX tem que sair pra SS. Ou a Microsoft pode arcar com vários processos de utilizadores por isso. Propaganda enganosa, etc etc etc.. Se a Microsoft falar não ao Dev, aí o Dev pode escolher simplesmente em não lançar pra Xbox.

Elton
Elton
Responder a  Sparrow81
12 de Outubro de 2021 3:22

Sair para PC e não sair para SS e SX por otimização seria meio estranho.

Elton
Elton
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Outubro de 2021 17:17

Third party que deixariam de lançar por questões técnicas, não por comerciais.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Elton
13 de Outubro de 2021 16:05

Estranho porque? O SS já perde em desempenho pra PCs bem meia boca. Daqui uns anos ele não vai ser nem requisito mínimo de Pc mais.

Elton
Elton
Responder a  Sparrow81
13 de Outubro de 2021 16:44

Dizem que o SS equivale à uma RX 5500XT OC, qual game atual pede algo mais que isso como mínimo?

Requisitos mínimos para rodar Battlefield 2042 no PC

  • Sistema operacional: Windows 10 64-bit
  • Processador: AMD – AMD FX-8350 | Intel – Core i5 6600K
  • Memória Ram: 8 GB
  • Memória de vídeo: 4GB
  • Placa de vídeo: AMD Radeon RX 560 | NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti
  • DirectX: DirectX 12

Requisitos recomendados para rodar Battlefield 2042 no PC

  • Sistema operacional: Windows 10 64-bit
  • Processador: AMD – AMD Ryzen 5 3600 | Intel – Core i7 4790
  • Memória Ram: 16 GB
  • Memória de vídeo: 8GB
  • Placa de vídeo: AMD Radeon RX 5600 XT | NVIDIA GeForce RTX 2060
  • DirectX: DirectX 12

Red Dead Redemption 2: requisitos mínimos

  • Sistema operacional: Windows 7
  • Processador: Intel Core i5-2500K ou AMD FX-6300
  • Memória RAM: 8 GB
  • Placa de vídeo: Nvidia Geforce GTX 770 2 GB ou AMD Radeon R9 280 3 GB
  • Armazenamento: 150 GB

Red Dead Redemption 2: requisitos recomendados

  • Sistema operacional: Windows 10
  • Processador: Intel Core i7-4770K ou AMD Ryzen 5 1500x
  • Memória RAM: 12 GB
  • Placa de vídeo: Nvidia Geforce GTX 1060 6 GB ou AMD Radeon RX 480 4 GB
  • Armazenamento: 150 GB
Elton
Elton
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Outubro de 2021 20:00

E FIFA 22 é?

O ponto que falei é: Se lançar algo para PC não faz sentido deixar de lançar para o SS por questões técnicas. Nenhum jogo lançado até o momento para PC pede algo mais potente que um SS como o mínimo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Elton
13 de Outubro de 2021 21:59

Que parte que você não entendeu? Eu falei que daqui alguns anos ele não vai ser nem requisito mínimo de PC, não agora.

Fernando Molina
Fernando Molina
11 de Outubro de 2021 19:21

Trabalho porco da EA mesmo, basta ver o far cry 6 e o batllefield 2042 rodando muito bem no console

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Molina
11 de Outubro de 2021 19:50

E prejudicando os consoles melhores. Maravilha! SS rodando mais que 1080p já diz que os consoles de cima estão sendo prejudicados. Ou o que aconteceu com o super DXR, que era o melhor Ray tracing da indústria segundo alguns? Por que o Xbox não se aproveitou disso? O ideal seria ps5 e SX correndo a 1440p reconstruídos e Ray tracing nos consoles. Só serviu pra mostrar o quão o SS é uma âncora e o quanto o motor gráfico da Ubisoft é sofrível.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Fernando Molina
14 de Outubro de 2021 16:09

O Far Cry 6 na minha PS5 nas cut scenes tem um comportamento estranho que eu não estava a espera…tanto anda aos empurrões como aparenta ter quebra de frames por vezes.
Estou a gostar do jogo pelo menos é divertido.
Ainda não descobri, mas acho que não existe modo perfomance/qualidade.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Outubro de 2021 16:27

É possivel, mas por exemplo o AC Valhalla que é da mesma companhia (e motor de jogo?) e isso não acontece..

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Alexandre Oliveira
14 de Outubro de 2021 16:38

To jogando ele no Series X, e muito raramente dá umas pequenas “engasgadas” nas cut scenes, mas é normal em jogos dessa produtora, e quanto ao game é bem divertido mesmo

Juca
Juca
11 de Outubro de 2021 21:11

é algo um tanto estranho, já que estamos falando de uma hardware com teoricamente apenas uma coisa diferente do outro, uma GPU com um 1/3 da potência bruta, e que não está conseguindo executar um mesmo jogo nem com 1/4 da performance. Sei que as coisas não se resumem a resolução, mas é algo um tanto estranho já que, no geral, a performance do SS tem chegado à metade do desempenho do SX em muitos jogos. Seria esse um jogo “GPU bound”?

Last edited 3 anos atrás by Juca
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Outubro de 2021 13:12

Você está dizendo que o SS não vai conseguir resistir a geração sem descer pra resoluções nível PS2 ou parecer um porte de Nintendo Switch?

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
12 de Outubro de 2021 18:21

Agradeço a explicação. E fico com a dúvida: será que a MS não considerou isso?

Carlos Zidane
Carlos Zidane
12 de Outubro de 2021 3:20

Que ótima notícia hein! Estou achando o aparelho tão bom, e a espera do Forza Horizon 5 que dúvido estará mal.
De qualquer forma meu console principal será o PS5 então não estou tão preocupado embora espero que não venham com papo de xCloud, mas é horrível uma notícia assim pois FIFA sempre foi um jogo mais tranquilo, quero ver se é programação ou o console não aguenta nos próximos jogos de nova geração.

Finn
Finn
17 de Outubro de 2021 18:33

Esse me parece ser um caso clássico de má optimização. O jogo é extremamente leve, tem como requisitos recomendados uma GTX 670 e 8 GB de RAM. Além disso, já apresentava vários desses problemas no FIFA 21 de Series S (sem as novas mecânicas next gen) e também tem defeitos visuais em todas as versões. Neste caso, penso ser muito difícil atruibuir qualquer culpa ao console.

Last edited 3 anos atrás by Finn
Finn
Finn
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Outubro de 2021 20:54

Se fosse um jogo mais exigente, eu poderia concordar que a limitação de hardware do XSS seria uma boa hipótese para a causa do problema, mas se o jogo está a rodar satisfatoriamente nas GTX 670 com 8 GB de RAM, então é muito mais provável ser um problema de otimização.

Last edited 3 anos atrás by Finn
Finn
Finn
Responder a  Mário Armão Ferreira
17 de Outubro de 2021 22:27

Realmente, a versão do PC é uma versão híbrida da geração antiga e da nova, com o Hypermotion, mas sem outras características. De toda forma, tenho certeza absoluta de que quando a “new gen” do FIFA chegar ao PC, os requisitos recomendados não passarão de uma GTX 1050. Além disso, o contexto todo refuta tua tese: o jogo tem os mesmos problemas no Series S mesmo na versão do jogo de Xbox One (é possível jogar a versão de Xbox One no Series S, porque a EA fez dois jogos diferentes, não há smart delivery); mesmo no FIFA 21 já haviam problemas visuais, embora não tão ruins; e há problemas visuais semelhantes nas versões de PS5 e SX também, embora muito mais amenos. Eu não acho que seja possível que um jogo que não impressiona em nenhuma área seja problema para o hardware do Series S, se o jogo demandasse mais, sim, seria uma hipótese do problema de hardware.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Finn
17 de Outubro de 2021 23:29

Também acredito que nesse caso o problema esteja todo no software da EA. FIFA não é essa coca cola toda não.

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