O problema passa pelo re-escalamento gráfico, com a consola a, aparentemente, não conseguir passar dos 720p.
Os possuidores da Xbox Série S, que se encontram a jogar Fifa 22 queixam-se que, quer se escolha 1080p ou 1440p como resolução de saída o resultado aparenta ser algo visualmente próximo de um upscale baseado nos 720p, com pixels notórios e vertices notórios. Outros problemas passam por personagem algo borratadas e efeito de fantasma e Motion Blur com o movimento dos personagens.
Basicamente aquilo que é notório é que, na Xbox série S, o jogo é, visualmente, um claro downgrade face a Fifa 21.
A causa desta situação é desconhecida, e é igualmente desconhecido se tal poderá ter ou não solução, mas no entanto recorde-se que Fifa 22 tem características únicas e exclusivas nas consolas de nova geração, que pura e simplesmente não podem ser executadas nas consolas de geração anterior.
E isso quer dizer que o jogo está a entrar num território de performances que puxa pelo GPU a um nível superior, o que poderá estar na causa desta situação.
Segundo a EA, Fifa 22 apresenta as seguintes características que a EA refere como não implementáveis nas consolas de geração anterior:
- Um novo motor de jogabilidade estreado em Fifa 22, exclusivo nas consolas de nova geração, aplicada em simultâneo aos 22 jogadores e capturada durante um jogo real de futebol, que resulta em mais de 4000 novas animações obtidas por intermédio de machine learning que analisa a realidade do jogador, e ajusta a sua movimentação de forma realista para a nova necessidade.
- Associada a isto surge uma melhoria na autenticidade da física da bola, na sua velocidade, resistência ao ar, curvatura de movimentos, e fricção com a relva, criando movimentação de bola mais realistas.
- Nova consciência tática e comportamento na defesa e ataque, com respostas mais realistas a situações no campo e trabalho mais coesivo em equipa para atacar ou defender areas abertas no campo.
- Duelos aéreos mais autenticos que refletem o estado fisico dos dois jogadores que batalham pela posse em pleno ar.
- Humanização dos jogadores, o que significa que os companheiros apontam e comunicam uns com os outros, adicionando realismo.
- Alterações no controlo da bola que alteram a forma como a bola entra em posse do jogador dependendo da sua “skill”, e contexto em que receciona a mesma.
- Física de redes mais realistas que melhor representam a força e posicionamento do remate.
- IA Tática renovada baseada em inteligência artificial e animações baseada em machine learning.
Poderão estas características de nova geração estar a esganar o GPU da Xbox série S, ou haverá outros motivos para o problema?
O certo é que Fifa 22 sofre de problemas de resolução na Xbox série S, e à data de escrita deste artigo há um thread de queixas nos foruns da EA já com 66 páginas. E tal é algo que não nos surpreende pois as especificações da série S são ultrapassadas e como já o dissemos entendemos a mesma como algo que nunca deveria ter sido lançada.
Vindo da ea é só otimização ruim mesmo. Eles podem lançar qualquer porcaria, vai vender. Logo porque ter trabalho.
Eu concordo, mas ai entra no ponto que sempre foi falado. desenvolvendo para varias maquinas se perde a otimização e com isso o mais fraco acaba se ferrando.
Bom dia.
Eu eu acho que não é nem questão da GPU do Series S não dar conta dos novos recursos do jogo.
Essa optimização fraca, deve ter ocorrido muito provavelmente por uma fraqueza do Series S que a gente sempre comenta aqui.
A baixa quantidade de memórias e a pequena largura de banda das mesmas.
Pra falar a verdade, faz muito tempo que eu acho que a Microsoft está pouco se lixando pra consoles. Porque se não o fosse, eles teriam lançado apenas o Series X e subsidiado ele a U$399. Isso sim seria concorrência, isso sim faria a Sony se mexer, e isso sim seria bom para nós consumidores.
Com todo respeito a quem gosta e a quem possui, mas em questão de hardware, esse Series S é uma verdadeira aberração.
Quando se refere que a S não aguenta os recursos do jogo fala-se do hardware em geral. Se a limitação vem de A ou de B é irrelevante. O que interessa é que existe.
Eu entendo do porquê da memória assíncrona no Series X (precisaram de uma maior largura de banda para empurrar a gpu do console, principalmente em resoluções maiores). Mas por que raios o Series S também foi projetado dessa forma? Vos pergunto Mário; não sairia o mesmo preço projetar o irmão menor com uma pool única de 160 bits (5 x 2GB)? Não seria um console perfeito (longe disso), mas uma largura única de 280gb/s poderia trazer um pouco mais de fôlego para os devs e uma experiência mais satisfatória aos compradores.
Caro Daniel.
Caso seja o Daniel Cardoso que costuma postar aqui agradeço que mantenha o seu e-mail da live que usava. Caso seja um novo utilizador iria pedir que se identificasse com outro nome pois dado haver um Daniel Cardoso aqui será vantajoso para os dois que não sejam confundidos.
Quanto à questão em causa a resposta é… Compatibilidade e custos.
A partir do momento em que as consolas são suposto correr o mesmo código elas têm internamente de se comportar da mesma forma. E se optaram por isso numa, para compatibilidade no hardware que não obrigue a código de compensação, a outra tem de ser igual.
No entanto, no caso da S quer-me parecer que essa divisão quase não a afeta.
Repara que se a X tem 10 GB de memória rápida 6 GB de RAM lenta, sendo 2.5 GB usados pelo sistema operativo e os restantes 3.5 GB acessíveis.
Mas a S tem 7.5 GB de memóroa rápida e 2.5 GB de RAM lenta. Se o OS ocupar o mesmo (e não vejo porque seria diferente), ela trabalha com os jogos exclusivamente na RAM rápida, pelo que para esta consola a divisão é menos problema que na X.
Bom, quem tem SS e tem noção do mínimo, nem reclamar pode. O que vier é lucro. Far Cry 6 já deixaram o console acima de 1080p, e isso prejudicou os consoles Premium.
Penso eu que a culpa aí deveria ser imposta ao Dev não?
Afinal o XSS dever dar conta de rodar o game melhor que na última geração
Não, porque a XSS não está a correr a mesma versão do jogo que as consolas de nova geração. Ela corre a versão de nova geração!
Podemos ter um cenário que a xbox series s deixa de ser suportada?
Pelo menos pelas third party não deixando a xbox ss ser uma âncora. Para não falar que adptar para a consola é mais uma dor de cabeça.
E em termos de vendas deve ser uma miséria.
Relativamente a consola principal devera vender 1/5.
Não, pois aí haveriam processos milionários em cima da Microsoft e até das thirds por parte da Microsoft. Os contratos tem de ser cumpridos.
O que deve acontecer é esse console ficar pelos 1080p reconstruídos mesmo.
Que milionários? Maginando este cenário: Ps5 20M, Xbox SX 14M, xbox SS 2M.
Será que vale a pena gastar recursos e adaptar o jogo a xbox ss? Mais vale nem lançarem o jogo para a consola.
Junta o SS, mais o Xbox vendendo 30% do total… Daqui a pouco capaz de voltar o PS2 com third exclusivo oq não valia a pena lançar nos outros consoles.
Em mercados como a Índia, a S vende mais que a X. São economias mais pobres.
No Brasil, idem.
Deixar de suportar não vejo… Mas ser sacrificada… sim
Sim, isso. Numa altura em que os jogos irão usar mais recursos, faz sentido a exclusividade a ps5 e a xbox sx.
Tudo que sair pra Xbox SX tem que sair pra SS. É a isso que me referi e é nisso que falei que pode dar rolo se alguma empresa se negar a suportar o SS. O que pode acontecer é abrir mão do SS e SX e fazer o jogo só pra ps5 e Pc. Mas se sair pra SX, tem que sair pro SS.
Não necessariamente. A companhia em questão pode alegar que o jogo não estava satisfatório o suficiente. E depois a MS faz aqueles marketings que o jogo pode ser jogado por streaming através da cloud eheh
Aí vai dar rolo. Tudo que sair pro SX tem que sair pra SS. Ou a Microsoft pode arcar com vários processos de utilizadores por isso. Propaganda enganosa, etc etc etc.. Se a Microsoft falar não ao Dev, aí o Dev pode escolher simplesmente em não lançar pra Xbox.
Sair para PC e não sair para SS e SX por otimização seria meio estranho.
Ui, tantos casos… São os chamados exclusivos consola da PlayStation.
Third party que deixariam de lançar por questões técnicas, não por comerciais.
Estranho porque? O SS já perde em desempenho pra PCs bem meia boca. Daqui uns anos ele não vai ser nem requisito mínimo de Pc mais.
Dizem que o SS equivale à uma RX 5500XT OC, qual game atual pede algo mais que isso como mínimo?
Requisitos mínimos para rodar Battlefield 2042 no PC
Requisitos recomendados para rodar Battlefield 2042 no PC
Red Dead Redemption 2: requisitos mínimos
Red Dead Redemption 2: requisitos recomendados
Estamos a falar de coisas bem diferentes. Níveis de detalhe reguláveis e qualidade visual diferente.
A SS é uma consola. Deveria oferecer o mesmo que a X, mas a menor resolução.
E nenhum destes jogos é de nova geração.
E FIFA 22 é?
O ponto que falei é: Se lançar algo para PC não faz sentido deixar de lançar para o SS por questões técnicas. Nenhum jogo lançado até o momento para PC pede algo mais potente que um SS como o mínimo.
Pois. Mas o FIFA 22 no PC nem suporta Hypermotion, nem o a advanced AI, nem Machine Learning nem o advanced 11 vs 11 capture, nem a fisica avançada. Basicamente a versão PC é igual à da Xbox One e PS4.
E estas cacteristicas requerem uso extra de GPU. São Next gen only!
Que parte que você não entendeu? Eu falei que daqui alguns anos ele não vai ser nem requisito mínimo de PC, não agora.
Trabalho porco da EA mesmo, basta ver o far cry 6 e o batllefield 2042 rodando muito bem no console
E prejudicando os consoles melhores. Maravilha! SS rodando mais que 1080p já diz que os consoles de cima estão sendo prejudicados. Ou o que aconteceu com o super DXR, que era o melhor Ray tracing da indústria segundo alguns? Por que o Xbox não se aproveitou disso? O ideal seria ps5 e SX correndo a 1440p reconstruídos e Ray tracing nos consoles. Só serviu pra mostrar o quão o SS é uma âncora e o quanto o motor gráfico da Ubisoft é sofrível.
Estamos a falar de jogos diferentes. O FIFA tem carteristicas que só podem ser usados pelas consolas nova geração. O far cry 6 é basicamente um jogo de última geração com melhores gráficos e som.
O Far Cry 6 na minha PS5 nas cut scenes tem um comportamento estranho que eu não estava a espera…tanto anda aos empurrões como aparenta ter quebra de frames por vezes.
Estou a gostar do jogo pelo menos é divertido.
Ainda não descobri, mas acho que não existe modo perfomance/qualidade.
Esse problema não sei o que é, mas já o vi em outros jogos, neste caso jogos PS4. Alguma incompatibilidade de codecs?
É possivel, mas por exemplo o AC Valhalla que é da mesma companhia (e motor de jogo?) e isso não acontece..
To jogando ele no Series X, e muito raramente dá umas pequenas “engasgadas” nas cut scenes, mas é normal em jogos dessa produtora, e quanto ao game é bem divertido mesmo
é algo um tanto estranho, já que estamos falando de uma hardware com teoricamente apenas uma coisa diferente do outro, uma GPU com um 1/3 da potência bruta, e que não está conseguindo executar um mesmo jogo nem com 1/4 da performance. Sei que as coisas não se resumem a resolução, mas é algo um tanto estranho já que, no geral, a performance do SS tem chegado à metade do desempenho do SX em muitos jogos. Seria esse um jogo “GPU bound”?
Essa diferença no GPU tem mais relevância agora do que nunca.
Até hoje sempre se considerou que o CPU era imprescindível ser igual pois a computação principal tinha de ser mantida nas duas máquinas. Não tinha lógica em sistemas que pretendem manter a paridade o ter-se física, IA, colisões e outros diferentes. Já o GPU poderiam ser diferente pois tudo o que alterava era a resolução.
Mas isso começou a mudar na geração passada e vai a um extremo nunca antes alcançado nesta.
A computação deixou de ser só no CPU e passou para o GPU. A física de animação faz-se nos CU, e a IA, o ML vão surgir em força agora, também processados no CU. Este Fifa usa ambos. Isso quer dizer que a paridade pode ser perdida. Os 4 TFLOPS do GPU não se vão traduzir apenas em me or resolução, podendo-se traduzir em muito menor resolução. Isto porque ambos os GPUs vão gastar o mesmo no processamento, e se o que sobra no GPU de topo chega para manter 4K, o que sobra na S pode não dar para processar sequer os 1080p com as exigências de nova geração. E isso poderá ter sido o caso aqui.
Repara que apesar de 4 TFLOPS RDNA2 ser em tudo equivalente aos 2 do GCN 1.1, a nova geração vai exigir mais processamento. É por isso que a S foi feita para correr e melhorar jogos da One e não dá One X. A questão é que com a carga adicional nas texturas, efeitos e acima de tudo nas CU, a S pode, com sobrecarga de nova geração, ficar muito esganada e não conseguir resultados decentes.
Apesar de eu não poder excluir a hipótese, não acredito, pois não me parece lógico, que haja um FIFA para a sX e um para a sS. O jogo é o mesmo, e escala de acordo com as capacidades do hardware. Não digo que no futuro, dado que o maior salto de FIFA deverá ter sido nesta versão em que introduzem as novidades, as próximas versões não consigam optimizar a coisa um bocado (se não introduzirem mais nada). E se tal for o caso, pelo menos para este jogo, a coisa pode melhorar.
Mas a realidade é que este FIFA que está a correr nas consolas de nova geração não é o mesmo que está nas consolas antigas. Tem muitas, muitas diferenças. Daí que compararem com o que se vê em FarCry 6, que é um jogo last gen optimizado new gen, é algo errado pois FarCry na nova geração apenas utiliza o GPU para mais resolução né efeitos, mas não introduz computação nas CU, o que faz com que a potência extra do GPU face à última gera seja bem visível na resolução.
Você está dizendo que o SS não vai conseguir resistir a geração sem descer pra resoluções nível PS2 ou parecer um porte de Nintendo Switch?
È uma possibilidade.
A geração passada começou com as compute units a serem usadas em situações dependentes da resolução, nesta caso em shaders com um nível de qualidade superior. Mas ao longo dos tempos a coisa evoluiu e passas-te a ter outros cálculos como animação, física, e mesmo em substituição do pipeline gráfico clássico.
MAs agora aparecem outros usos, como o RT, o ML e a IA, que serão usados em força nesta geração.
O RT ainda é opcional, e podes desligar, apesar que tal vai obrigar a trabalho e uso de recursos a duplicar para a manutenção de um sistema de rasterização clássico, mas o ML e a IA, tal como a Fisica e a animação, são independentes da resolução.
Daí que imagina que um jogo aposta nisso em força. e que gasta 2 Tflops com isso. Numa Xbox X isso nem aquece nem arrefece, assim como numa PS5. Ambas as consolas ficam com performance ainda assim acima da Xbox série X, pelo que podem ainda implementar um grafismo de nova geração e ir para os 4K.
Mas uma S… retira-lhe 2 Tflops e sobram-te 2. Aplica-lhe shaders e efeitos de nova geração e basicamente tens uma One de nova geração.
Daí que o cenário da One não é absurdo e uma possibilidade, e tudo vai depender do que se vai ali correr!
Agradeço a explicação. E fico com a dúvida: será que a MS não considerou isso?
Claro que considerou… Foram vários os alertas de que a consola poderia prender a geração.
Mas a ideia era uma consola barata e uma aposta no Xcloud que venceria os limites do hardware.
Que ótima notícia hein! Estou achando o aparelho tão bom, e a espera do Forza Horizon 5 que dúvido estará mal.
De qualquer forma meu console principal será o PS5 então não estou tão preocupado embora espero que não venham com papo de xCloud, mas é horrível uma notícia assim pois FIFA sempre foi um jogo mais tranquilo, quero ver se é programação ou o console não aguenta nos próximos jogos de nova geração.
Esse me parece ser um caso clássico de má optimização. O jogo é extremamente leve, tem como requisitos recomendados uma GTX 670 e 8 GB de RAM. Além disso, já apresentava vários desses problemas no FIFA 21 de Series S (sem as novas mecânicas next gen) e também tem defeitos visuais em todas as versões. Neste caso, penso ser muito difícil atruibuir qualquer culpa ao console.
Ninguém sabe se as culpas são ou não da consola. Mas o facto é que os problemas são na consola, e é um facto que 4 TFLOPS a fazerem física, animações, IA, ML e outras situações não dependentes da resolução, podem ser um gargalo.
Acredito que seja mais fácil culpar os devs… Mas falta é saber se existe ou não razão para isso, especialmente porque a S deveria estar a correr o mesmo jogo da X, apenas com menor resolução.
Se fosse um jogo mais exigente, eu poderia concordar que a limitação de hardware do XSS seria uma boa hipótese para a causa do problema, mas se o jogo está a rodar satisfatoriamente nas GTX 670 com 8 GB de RAM, então é muito mais provável ser um problema de otimização.
Não está…o PC não corre o mesmo jogo que existe nas consolas de nova geração. A versão consolas de nova geração possui uma série de carateristicas que não podiam ser executadas na geração anterior e que como tal são exclusivas, nomeadamente física, ia, animações, Machine Learning e outros, executados no GPU. A versão PC não tem nada disto.
Realmente, a versão do PC é uma versão híbrida da geração antiga e da nova, com o Hypermotion, mas sem outras características. De toda forma, tenho certeza absoluta de que quando a “new gen” do FIFA chegar ao PC, os requisitos recomendados não passarão de uma GTX 1050. Além disso, o contexto todo refuta tua tese: o jogo tem os mesmos problemas no Series S mesmo na versão do jogo de Xbox One (é possível jogar a versão de Xbox One no Series S, porque a EA fez dois jogos diferentes, não há smart delivery); mesmo no FIFA 21 já haviam problemas visuais, embora não tão ruins; e há problemas visuais semelhantes nas versões de PS5 e SX também, embora muito mais amenos. Eu não acho que seja possível que um jogo que não impressiona em nenhuma área seja problema para o hardware do Series S, se o jogo demandasse mais, sim, seria uma hipótese do problema de hardware.
Também acredito que nesse caso o problema esteja todo no software da EA. FIFA não é essa coca cola toda não.
O PC não tem Hypermotion
https://www.pcgamer.com/ea-doesnt-want-to-exclude-some-of-fifa-22s-pc-players-so-its-excluding-all-of-them/
E cito:
Bringing HyperMotion technology and Immersive Match Day features to PC would have raised the minimum spec requirements and resulted in a large proportion of players unable to run the game. This would have significantly impacted our PC community who enjoy FIFA each year, with many players being excluded or forced to upgrade their machines to play the game. We are looking forward to all our PC players experiencing the gameplay advances and new season of innovation on offer in FIFA 22.
Basicamente as novidades das consolas Next gen subiriam significativamente as especificações mínimas, e isso levou a EA a não as usar para não perder vendas.
Nesse sentido o que refiro sobre a possibilidade de a S estar esganada é uma possibilidade bem real.