Porque motivo os ultra gamers do PC são uma falácia

Que o PC é a maquina mais poderosa existente já todos sabemos. Agora há uma tendência a tentar passar-se uma imagem que não existe do PC: A que todos os que lá jogam tem super máquinas!

O Steam é a loja mais popular do PC, sendo que praticamente não há um único possuidor de PC que tenha comprado jogos na sua máquina que não tenha recorrido a este serviço, e tem registados 120,4 milhões de utilizadores ativos mensalmente.

Ora isto não significa que o número de PC Gamers do mercado não seja superior a esse valor. Afinal se formos ver o número de utilizadores activos na PSN, os últimos dados de Setembro de 2022 apontam para 102 milhões. E todos sabemos que há muitas mais consolas Playstation no mercado do que isso.

Seja como for, o número de utilizadores mensais ativos, ou MAU, é uma métrica relevante, pois é ela que nos mostra basicamente qual o mercado activo no momento, Podem haver mais jogadores nas consolas, ou nos PCs, mas a realidade é que se eles não são detetados como ativos, é como se eles não existissem.

Mas claro, este número pode mudar mensalmente, subindo ou descendo, conforme o número de utilizadores ativos aumenta ou diminui! Por exemplo, a PSN, em Dezembro de 2020 registava 114 milhões, o que significa que, comparativamente ao atual valor, há cerca de 12 milhões de utilizadores que já foram ativos, que não tem usado a consola.



Da mesma forma, o Steam já contou com 138 milhões de utilizadores mensais ativos, em 2018, mas o atual número é de 120,4 milhões.

Ora será para os números mais recentes, de 102 milhões na PSN e 120,4 milhões no PC que vamos fazer comparativos.

E a ideia é perceber:

QUE PERCENTAGEM DO MERCADO PC POSSUI UMA MÁQUINA CAPAZ DE CORRER JOGOS EM CONDIÇÕES SEMELHANTES ÀS OFERECIDAS POR UMA PS5?

Naturalmente que esta comparação será sempre incompleta, dado que não sabemos dados relevantes no PC. como por exemplo, se estes possuem um SSD ou não. Mas vamos trabalhar com o que temos

Comecemos então pelas Consolas, e como perceberam, estamos a usar exclusivamente números da Sony, e a ignorar a Xbox. Mas o motivo é simples: É que pura e simplesmente a Microsoft não revela números das suas consolas.

Basicamente para comparar as consolas com o PC, deveríamos somar o mercado da Xbox ao da PS, e se quiséssemos apenas comparar uma das consolas é que nos limitaríamos aos valores de uma delas. Infelizmente, aqui vamos mesmo ter de nos ficar pelos números da PS. E isso quer dizer que a Xbox fica de fora da comparação.



Voltemos então aos números:

Dos 102 milhões de utilizadores pretendemos ver quantos deles são utilizadores PS5, o que é algo difícil!

No entanto, a Sony da a conhecer que o uso da PS5 é superior ao da PS4. No entanto, dado que não sabemos quanto, vamos aceitar apenas que o uso é igual!

Nesse sentido, sabendo-se que a Sony vendeu, até à presente data, mais de 25 milhões de PS5, e mais de 117 milhões de PS4, temos que as duas consolas venderam mais de 142 milhões de consolas.

Ora se em 142 milhões há 102 milhões ativos, aceitando então igual engajamento, temos que há 17,9 milhões de consolas PS5 activas mensalmente na PSN. As restantes entram e saem, mas não se podem considerar como mercado fixo.



Note-se que aqui, ao aceitar igual engajamento, estamos a prejudicar os valores da PS5!

Vamos agora ao PC, mas vamos ver uns cálculos diferentes. e para isso temos de visitar as estatísticas do Steam para Novembro de 2022.

CPUs

A análise de CPUs no Steam não é um dado preciso, uma vez que não nos é dito o modelo do CPU. Mas as estatísticas de CPUs mostram que 30.07% do mercado, apenas possui um processador de 4 núcleos.

Temos ainda 9.37% do mercado com apenas 2 núcleos, e uma pequena percentagem com 1 e 3 núcleos, que vamos ignorar.

Basicamente a ideia aqui é perceber-se que há 39,44% do mercado ativo de PC, com CPUs perfeitamente inadequados. Estamos a falar de uma fatia de 47,5 milhões de utilizadores.



Mas este número é maior.

Olhando para as especificações divulgadas pela Insomniac para o Spider-Man Remastered no PC, vemos que para 4K 30 fps com Ray tracing, é necessário um i5 11600K, ou um Ryzen 3700X.

Ora aqui temos um processador Intel com 6 núcleos e um processador AMD com 8 núcleos como mínimo.

E isso quer dizer que nem todos os clientes STEAM com 6 núcleos conseguem correr neste modo!



De acordo com o Steam há 33,52% do mercado com processadores de 6 núcleos. Que se dividem entre AMD e Intel, sendo que sabemos que no caso da AMD, nenhum de 6 núcleos nos serve.

Assim, consultando as estatísticas de uso por marca, vemos que 32.87% do mercado é AMD. Isso quer dizer que se subtraímos esta percentagem à de cima, não andaremos muito longe da real percentagem entre AMD e Intel neste tipo de núcleos.

Assim, dos 33,52% de mercado com 6 núcleos, aproximadamente 67,13% (=100%-32,87%) são processadores intel que se aproveita, o que quer dizer que dos 33.52% de processadores de 6 núcleos, 22,5% são Intel.

Mas claro, há aqui novo erro pois nem todos os intel de 6 núcleos são i5 11500K ou superiores. Mas vamos assumir o erro, tendo consciência que vamos beneficiar o PC neste resultado.

Assim, temos 39,44%+22,5%=61,94% do mercado PC, com CPUs inadequados, ou 74,5 milhões.



Ou seja, no que toca ao CPU, há apenas 45,9 milhões de utilizadores PC clientes do Steam capazes de correr jogos em condições parecidas às de uma PS5.

Os CPUs de 6 núcleos, com os já referidos 33,52% são o CPU mais comum no PC.

RAM

No que toca à RAM, esta não parece impeditiva. O Spider-Man Remastered, nos modos que se equiparam ao oferecido pela PS5 apenas requer 16 GB de RAM, sendo que 16 GB é exatamente a maior fatia do mercado PC, com 52,62% do mercado. No global, 68,55% do mercado PC cliente do Steam, ou 82,5 milhões de clientes possuem a RAM necessária.

GPU

Olhando para as especificações da Insomniac, torna-se necessário para 4K 30 fps com RT uma Geforce RTX 3070 ou uma Radeon 6900 XT. Vamos consultar as estatísticas do Steam para GPUs, a ver que percentagem do mercado possui esse tipo de GPUs.

Vamos olhar para o mercado Windows 10/11, com capacidade de suporte DirectX 12.



E vemos que a RTX 3070 é usada por 2.44% do mercado, a 3070 Ti por 1.16% do mercado, a 3080 por 1.84% do mercado, a 3080 Ti por 0.79%, a 3090 por 0.53%. A 3090 Ti não tem quota suficiente para aparecer, e tambem não há nada da série 40xx.

Temos aqui um total de 6,76% do mercado Windows 10/11, DirectX 12.

Este mercado representa um total de 97,36% dos utilizadores Steam, ou 117,2 milhões de utilizadores.

Isto quer dizer que destes apenas 7,92 milhões possuem um GPU capaz de apresentar sempre resultados comparáveis ou superiores aos de uma PS5. Um mercado claramente inferior aos 25 milhões de consolas PS5, e que com isto terá gasto nos últimos tempos 2000 euros ou mais numa máquina face aos 500 que custava a PS5.

Monitor

Mas a maior falácia dos utilizadores PC face às consolas poderá vir das resoluções.



É que apesar dos seus sistema de topo, as estatísticas revelam que apenas 2.60% dos utilizadores PC trabalham com resoluções 4K. Estamos a falar de 3.13 milhões de utilizadores.

Conclusões

Naturalmente que para uma comparação perfeita seria preciso saber-se quantos utilizadores de consolas usam uma TV 4K. O que quer dizer que até podemos estar com um número inferior ao do PC.

Mas a questão aqui não passa por aí, passa pela gabarolice que vemos nos foruns vinda dos utilizadores PC, quando na realidade estes representam uma pequeníssima fatia de utilizadores com esse hardware.

Porque ignorando a resolução, a realidade é que há atualmente, e mensalmente, 17.9 milhões de consolas PS5 capazes de jogar a 4K, mas apenas 7,92 milhões de PCs clientes do Steam capazes de fazer algo semelhante ou superior. E isso quer dizer que os utilizadores PC dos foruns não representam minimamente a realidade das suas maquinas.

Ou seja, há utilizadores PC que conseguem melhores resultados que uma PS5, mas no global, os possuidores PS5 estão muito melhores do que os possuidores de PC.



Isto, claro, segundo os números de Novembro da Sony e da Steam.

Agora nem vamos falar dos problemas derivados da complexidade dos jogos de nova geração, e que foram devidamente pensados durante a concepção das consolas, mas que a atual arquitetura dos PCs está inadequada a ela, e que originam sobrecargas no CPU devido à descompressão, stuttering devido à compilação de shaders em tempo real, ou altos tempos de loading quando está acontece antes do arranque dos jogos e sempre que se muda a configuração do jogo.

 

 

 





50 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Júlio Esteves
Júlio Esteves
9 de Dezembro de 2022 9:18

Artigo esclarecedor. Fiquei a pensar será que vale para a Sony fazer o investimento que tem feito no PC em detrimento do PS?

Juca
Juca
Responder a  Júlio Esteves
9 de Dezembro de 2022 13:05

Eu entendo os motivos da Sony até, mas não acho que vão compensar. Pra mim é um péssimo plano B.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Juca
9 de Dezembro de 2022 16:49

Realmente da forma que estão conduzindo vai gerar muito mais prejuízo a marca do que receita.

Pedro Martins
Pedro Martins
Responder a  Júlio Esteves
9 de Dezembro de 2022 13:38

A curto prazo pode valer, porque rende dinheiro extra, a longo prazo tenho minhas dúvidas, porque como o Mario falou, a arquitetura do PC é diferente da do PS5, então é possível que as conversões comecem a dar mais trabalho para serem feitas e isso significa um custo maior, também entra aqui os patches para correção de bugs e etc. Mas, é esperar para ver

José Galvão
José Galvão
9 de Dezembro de 2022 11:34

Artigo revelador sem dúvida, muita parra e pouca uva, afinal a master race é na realidade bem pequena.

Hennan
Hennan
9 de Dezembro de 2022 11:44

O maior problema desses dados é que a pesquisa não é obrigatória. Outro problema é utilizar um game da Sony na comparação ao invés de um multiplataforma. Em relação a resolução poucos utilizam 4k porque monitores de alta frequência são recentes e caros. No Brasil, as únicas opções viáveis é a 48C1 e a 43qn90b. Ambas Tvs. Mas imagino que o público com PC top é bem restrito mesmo. Sendo realista, vai jogar o que? De que serve uma 4090? Para jogar os mesmos jogos com mais fps e stuttering. No final do dia, games que oferecem algo a mais no PC são exceções, não a regra. A única vantagem são os mods.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
9 de Dezembro de 2022 13:16

Acho que a questão de usar um jogo da Sony é mais no sentido de o quanto de hardware assemelhado ao PS5 é preciso para o dito master race se equivaler ou superar a atual geração (pra ser mestre não pode ser inferior, e nem mesmo equivalente até), não faria muito sentido pegar um jogo como Hades, por exemplo, pra se comparar, pois não se levam visuais a extremos ali do que se pode conseguir com um hardware.

Mas sim, concordo que mais interessante seria se usar um game com Unreal 5 que seria mais significativo a saber o quanto uma base de hardware mínimo é significativo para o avançar na qualidade dos jogos.

Agora, uma “raça” mestre onde mais de 90% deles possui hadware que faz menos que um console de 500 dólares é uma certa ironia e é de se pensar.

É no mínimo uma metonímia!

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
9 de Dezembro de 2022 13:04

Eu não posso também afirmar, mas tenho a percepção (achismo) de que muitos no PC são “monojogo” ou de muito poucos jogos, ao menos mais que esse tipo nos consoles, que também existem.
Não sei se com Gamepass e outros serviços isso mudou um pouco, mas a percepção que tenho é que muitos passam anos a jogar um mesmo shooter, moba ou mmo, predominantemente, como se fosse um público mais “especializado” em determinado jogo.

Sei que no PC a busca por hardware está mais na questão de fps e tempos de resposta que do contemplamento visual em si. Logo, não vejo muito como a comunidade ajude no evoluir visual dos games pois sua demanda costuma ser em prol da competitividade online.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
9 de Dezembro de 2022 14:34

até os “mustar reice” de internet são tudo ferrado, tudo com 2070 ou 3060 com dor na bunda toda vez que aparece algum vídeo que fala que para igualar o PS5 precisa de uma 3070

imagina o que são os sujeitos que jogam no PC e não são “militantes” de PC de internet?

tudo com geforce 1060

Andy Buh
Responder a  Deto
9 de Dezembro de 2022 19:48

Disso eu concordo, se for olhar o rank top 10 de GPU usado na steam…

NVIDIA GeForce GTX 1060

NVIDIA GeForce RTX 2060

NVIDIA GeForce RTX 3060 Laptop GPU

NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti

NVIDIA GeForce RTX 3060

NVIDIA GeForce GTX 1660 Ti

NVIDIA GeForce RTX 3070

NVIDIA GeForce GTX 1660 SUPER

NVIDIA GeForce GTX 1050

NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti

fica notório que a maioria não usa GPUs que eles tanto aclamam.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Andy Buh
9 de Dezembro de 2022 22:37

Acho que a 1650 assumiu a liderança.

Andy Buh
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
10 de Dezembro de 2022 0:44

Isso mesmo, equivoco meu.

NVIDIA GeForce GTX 1650 6.27%

NVIDIA GeForce GTX 1060 5.77%

Last edited 2 anos atrás by Andy Buh
Deto
Deto
9 de Dezembro de 2022 13:50

até nos foruns os caras tem tudo uma 2070~2080, só olhar o tanto que eles “lutam” para dizer que é mentira que o PS5 equivale a uma 3070 e por causa do acelerador IO do PS5, precisa de uma CPU + 50%

ainda vou ver uma geração de video games que os consoles irão começar com o pé em baixo e em UM ano já vai ter jogo multi usando bem a nova geração, só para ver o desespero de fanboy de PC tendo que comprar placa de video TOP do PC para acompanhar o MID do console. Obvio que irão dizer que “ain, mau otimizado, mimimimi” também.

Returnal vem ai no PC, prevejo precisar de uma 4090 para meter 4k nativo 60fps ou + e veremos a choradeira…

120fps? só com FPS “fake” em 1440p na 4090.

Juca
Juca
Responder a  Deto
9 de Dezembro de 2022 14:33

Deto, a 2070s pode até ser pior em alguns caso que o PS5 sobretudo em altas resoluções nativas em rasterização, mas em termos de RT é claramente superior, pois em alguns casos aguenta levar jogos com 1440@60 com o RT em pleno. O Gap da 2070s pra 3070 não é tão grande assim, logo são quase equivalente em muitos jogos tantoa 2070s/3070/PS5, mas em RT as placas da Nvidia tem superioridade, tanto que no consolo quando implementado o RT no console costuma ficar nos 30/40fps e apenas o reflexo por RT salvo alguns modos 60 com RT em 1080p, no PC é mais comum RT, em sombras, RTGI, e mais implementações completas e as Nvidias 2070s e 3070 se aguentam relativamente bem mesmo em 1440@60 com RT leve e médio.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 16:29

Compreendo perfeitamente, Mário, só quis dizer ao Deto que não é que o PS5 faz bem que uma 2070s ou 3070 não fazem coisa boa e até melhor em algumas situações. Mas enfim, nem essas que não são high end sequer formam uma parte realmente relevante da massa ativa de usuários do PC.

Last edited 2 anos atrás by Juca
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Deto
9 de Dezembro de 2022 16:03

Você viajou bem. Returnal não me parece um jogo tão bem otimizado no ps5. Até porque é um estúdio pequeno. Vou chutar uma 3060 TI para 4k60 no máximo. Mas independente disso, o mais importante é o que vem a mais. Até agora os games da Sony no PC tiveram pouco ganho, mesmo com hardware muito superior. Nesse sentido, muito melhor comprar um PS5 e assinar o serviço.
A estratégia da Sony no PC só faz sentido para quem joga via pirataria ou já tem um bom PC. Muitos jogos em pouco tempo, com pouco acréscimo e a full price. Sendo que a maioria já está no serviço.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
9 de Dezembro de 2022 16:32

A estratégia da Sony no PC tem sido pra lá de estúpida. Está apenas a entregar os games para a pirataria, e dessa vez sem nem vender console pra destravar…

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Juca
9 de Dezembro de 2022 16:42

É difícil saber o que acontece lá dentro. Mas ou são muito incompetentes ou parece que estão a lançar no PC por pressão, quem sabe dos estúdios internos. Porque claramente tem potencial de gerar muito mais valor. Os últimos lançamentos foram um desastre comercial e de marketing.

Deto
Deto
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
9 de Dezembro de 2022 18:29

so primeiros jogos de playstation venderam por “nossa, vou babar em cima de jogo de playstation no meu mustardreice”

a verdade é que a maioria dos pczistas compra UM jogo AAA lançamento por ano e olha lá, é um elden ring por ano… é um cyberpunk por ano e acabou. Os outros eles compram quando sai promoção por troco de bala.

Logo a Sony percebe que não ter jogos tipo spiderman, last of us, god of war e returnal no PC é pq lá jogo SP não vende se não for o “super AAA do ano” ou “for a preço de troco de bala”

Eu já fui mustarreice…

a hype era jogo com gráfico fodão lançamento que tirava o couro do PC, e não “jogo velho de console portado”. Por isso que eu falei que jogo tipo da Sony não vende mais no PC sem ser pelo fator novidade de “jogo exclusivo de playstation”

Jogo da Sony no PC acabou de virar “mais uns jogos ai” e não é mais “nossa, quebraram a exclusividade desse jogão do playstation”

é igual qualquer coisa que não é mais novidade.

Na hora que as vendas mal e porcamente pagam o PORT do jogo, eles abandonam.

Returnal, tirando algum hype maluco de todos os “influenciadores digitais do PC” hypando, vai ser um tremendo flop e só vai queimar o jogo.

Jogo da Housemarque, tipo Nex Machinima, mal vendeu no PC…

E vai acabar queimando o filme da marca, vai parecer que exclusivo de playstation só faz sucesso com fanboy da Sony, pq “quando sai no PC ninguém compra”

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Deto
9 de Dezembro de 2022 20:39

Como você disse, o cara compra 1 ou 2 lançamentos no ano. Saiu uns 6 só em 22. Isso não parece inteligente.

Andy Buh
Responder a  Juca
10 de Dezembro de 2022 0:49

Tipo GOW2018 que foi pirateado a versão dia 1, 110 mil download de apenas 3 sites com 3 link torrents diferentes!

Deto
Deto
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
9 de Dezembro de 2022 17:14

entao uma 3060TI é 4x o PS5?

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Deto
9 de Dezembro de 2022 22:36

Lógico que não. Mas você acredita que o game foi bem otimizado? Estamos falando de um estúdio muito pequeno.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 20:29

E agora vou torcer para Portugal!

Juca
Juca
Responder a  Livio
9 de Dezembro de 2022 22:09

Para terem a mesma pontaria do Brasil ou para vencerem?!?! 😂

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Dezembro de 2022 0:41

Eu não posso opinar, desses Souls passo longe, pois não me trazem a mínima diversão, mas há sem dúvidas uma boa base de fãs fieis que realmente os acham maravilhosos.

Há quem jure de pés juntos, inclusive, que o jogo da geração passada foi Bloodborne… pra mim, nem de longe(sem qualquer ofensa, fãs)… Lol.

Agora, como a votação é pela internet, junte os fãs que são muitos de PC, PS e Xbox, com outros tantos caixistas revoltados que sempre estão engajados na net a fazer militância, aí ficava difícil pro GoW! 😂

Last edited 2 anos atrás by Juca
Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Dezembro de 2022 10:13

O GT7 ganhou uma das categorias e isso foi surpresa para mim.

Last edited 2 anos atrás by Livio
Livio
Livio
Responder a  Juca
10 de Dezembro de 2022 2:08

vencer pois gostei do que vi do jogo deles contra a Suíça, já o Brasil…

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 20:37

Pelo simples fato que na maioria dos jogos sem RT a 3060TI tem alcançado 60 fps no alto. No spiderman faz quase isso. E claramente Returnal não é um game tão exigente quanto os Triple-A recentes. Lembrando que a diferença para a 3070 é de uns 13% em 4k. Ou seja, bem plausível.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 22:35

Returnal não tem RT. Não vi ninguém mostrando isso e ao menos não percebi. Quanto ao Spiderman, não é constante e quase mas próximo. Só que Returnal teoricamente não pesa tanto. Estamos falando de um game com mundo aberto muito rico.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
10 de Dezembro de 2022 0:52

Hennan, o Returnal usa RT para iluminação de forma semelhante a um sistema chamado RTXGI da Nvidia, e também usa RT no sistema sonoro do jogo.

Há um artigo do próprio Alex Bugaga citando isso ao fazer sua análise do jogo na Eurogamer.

Infelizmente estou no Smartphone e não consigo colar o link.

Last edited 2 anos atrás by Juca
Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2022 22:08

Já estás a “tirar onda” da nossa eliminação, Mário?!?! 🤣

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Dezembro de 2022 0:57

Agora é torcer para um embate CR7 x Messi, dois grandes jogadores que mereciam uma Copa no curriculum!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Dezembro de 2022 11:48

O Brasil ganhando de 1 a 0 conseguiu levar um gol de contra-ataque, com 7 jogadores no campo adversário, e faltando 4 minutos para acabar a prorrogação.

Sem condição.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
9 de Dezembro de 2022 16:07

Aproveitando o tópico. Ficou claro o que já era evidente. Fizeram o remaster do The Last of Us visando um lançamento no PC. Vão evitar o que aconteceu com o Uncharted 4. Difícil vender uma sequência sem disponibilizar o primeiro.

Netto
Netto
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
9 de Dezembro de 2022 20:25

Eu acredito que o Remaster foi mais por causa da série

Mas é só uma opinião

Deto
Deto
10 de Dezembro de 2022 2:57

NÃO vai mudar nada pra o xbox se esse negocio não for para frente e o cara sofrendo pela internet….

comment image

quando ele ficou espalhando fake news de PS5 pegando fogo eu pensava “alguém tem que expor ele”… não precisa, eles mesmos sofrem por serem fanáticos… esse cara tá correndo pela internet sofrendo por uma coisa que não melhora e nem piora a vida dele

Juca
Juca
Responder a  Deto
10 de Dezembro de 2022 10:07

Às vezes piora, pode ser que ele deixe de receber pra fazer o que faz se os esforços não resultarem.

Deto
Deto
Responder a  Juca
10 de Dezembro de 2022 14:17

ah sim, esses sites de “windows/microsoft” sobrevivem mesmo por causa do Xbox, ninguém mais quer saber de informações sobre updates de Windows e Office…

As pessoas pararam de ligar para a versão do Windows e office que usam, com razão claro…. nunca tem novidade de impacto.

Reinaldo
Reinaldo
13 de Dezembro de 2022 16:36

Mário, uma questão!
Segundo li o Steam refere ter mais de 1 bilião de contas criadas, mas vocês fala em 120 milhões de utilizadores.
E o Survey do Steam sendo opcional, será que ele reflete a realidade do serviço?

Reinaldo
Reinaldo
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Dezembro de 2022 16:58

Oi Mário

Nada disso. Tenho estado muito ocupado com trabalho, e com pouco tempo para jogar.
Mas sempre que posso venho aqui ler as noticias. Você continua sendo uma fonte de informação que não passo.

error: Conteúdo protegido