Porque motivo o Ray Tracing continua a não ser algo de interesse.

Qualquer GPU, por muito potente que seja, só se releva potente durante algum tempo. Mas mesmo quando está no topo, a perda de performances com o Ray Tracing não compensa.

Quanto a Nvidia GTX 1080 Ti foi lançada, ela era considerada um verdadeiro monstro. E hoje em dia é um GPU banal!

Esta realidade acontece com qualquer GPU. Por muito bom que seja, a realidade tecnológica leva a que, com o passar do tempo este passe a algo ultrapassado, e posteriormente obsoleto. Isto apenas no sentido de fazer ver que mesmo aqueles que possuem uma RTX 4090 TI, este GPU, caso não seja trocado por outro do mesmo custo, daqui a algum tempo será um GPU banal.

E nesse sentido, alegar-se que pode vir o Ray Tracing porque se tem um GPU de topo, será algo que durará apenas algum tempo, pois daqui a alguns anos, a não ser que haja novo investimento igual, implica que esse GPU estará com os mesmos problemas a correr Ray Tracing que os atuais GPUs meio de gama.

Mas mesmo agora, será que o Ray Tracing compensa?



Basicamente foi há cinco anos que apareceram os primeiros GPUs com recursos de Ray Tracing, e consequentemente muitos jogos apareceram a dar suporte à tecnologia.

Mas por muito impressionantes que tenham sido os avanços que temos vindo a ver no ray tracing, a maioria dos problemas que estavam presentes na altura do lançamento desses primeiros GPUs ainda são relevantes hoje

A promessa por detrá do RT foi que este iria revolucionar o grafismo dos videojogos. E se isso ainda poderá ser uma realidade, a outra realidade, mais atual, é que ativar o Ray Tracing ainda não é uma opção viável para a grande maioria.

A grande questão é que o desempenho não melhorou muito em comparação com as GPUs da série 2000 da Nvidia, a primeira a suportar RT. Isso não quer dizer que não se possa executar RT num GPU mais econômico como uma RTX 4060, apenas que ativar a opção poderá levar junto metade do desempenho do GPU.

 

A salvação para a maior parte dos utilizadores tem sido as técnicas de upscaling, como DLSS e FSR. Mas sem eles, o aproveitamento nativo de títulos Ray Traced está limitado limitado apenas a algumas placas gráficas que não estão acessíveis à maior parte dos utilizadores.

Mas a grande questão é que o grosso dos utilizadores, nem sequer tem acesso a este recurso!



Pesquisa de hardware do Steam

 

Como já foi referido várias vezes,de acordo com os questionários da Steam, a placa gráfica mais popular no universo PC é a RTX 3060. E este é um GPU que, pura e simplesmente, não se sai muito bem na maioria dos cenários Ray-Traced ao não ter as capacidades de desempenho que garanta poder lidar com qualquer título com o RT ligado, sem ter grandes problemas de desempenho.

E mesmo as GPUs que vemos mais abaixo na lista, como a 3060 Ti e a 2060, não são totalmente capazes de utilizar o Ray Tracing de maneira adequada. Basicamente o grande grosso dos utilizadores PC, ou não tem acesso ao RT, ou se o tem, não consegue as melhores performances com ele.

Mas se a performance estiver lá, qual a diferença visual?

Vamos aceitar que, mesmo assim, a perda de desempenho não é assim tão drástica. A realidade é que a maior parte dos jogos tende a subutilizar a tecnologia dadas as desvantagens de desempenho. E infelizmente, os jogos que realmente a utilizam não apresentam uma grande melhoria na qualidade visual face à opção de rasterização.

Isso não quer dizer que os reflexos Ray Traced, e mais especialmente a iluminação global não façam diferença, porque fazem. Mas não esperem que isso seja algo que muda a experiência de jogo. Aliás, no que toca à experiência de jogo, o RT é um compromisso entre os visuais e a performance, sendo que a maior parte dos utilizadores dará preferência a possuir a performance.

Rasterização vs Ray Tracing em Fortnite

 



Rasterização vs Ray Tracing em Cyberpunk

As imagens de cima mostram fortnite e Cyberpunk 2077 sem e com RT, sendo que as diferenças visuais não compensam a perda de performance.

É melhor desativar o Ray Tracing

Salvo a preferência pelos visuais em detrimento da performance, ou sendo um dos poucos possuidores de GPUs PC capazes de ativar o RT sem comprometer verdadeiramente as performances, o RT não compensa. E mesmo quando a experiência visual é melhorada, as melhorias visuais obtidas será que compensam a perda de performance? Em muitos casos a resposta é um claro não! Quanto mais não seja porque as técnicas de rasterização que falsificam os resultados, imitando o RT, podem conseguir resultados excelentes.

 

 



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Hennan
Hennan
30 de Junho de 2024 8:46

RT só terá relevância se um dia virar padrão nos consoles. Porque acrescentar RT numa acena agrega pouco a sua qualidade. Logo o jogo precisa ser desenvolvido com o recurso em mente. Só assim fará algum sentido. E não tem lógica tomar essa decisão se vai restringir o acesso ao game.

Hennan
Hennan
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Junho de 2024 15:51

Não faz diferença. São poucos estúdios que focam no pc. Se virar o padrão nos consoles, será implementado para todos.

Juca
Juca
30 de Junho de 2024 13:14

É preciso ter um futuro ao qual nunca chegue, porque se não, nos deixam de vender seus produtos, sejam eles consoles, placas de vídeo, cpus… Então, quanto mais próximo estiverem do tal pretendido, novamente inventam alguma coisa pra qual ninguém nunca ligou como algo fundamental ao novo futuro inalcançável… e vida que segue.

A coisa que mais me surpreende no ser humano é a capacidade de acreditar em novas ideias incrementais e que muitas vezes são até antíteses do que antes se falava ou se tinha como verdade absoluta, e sempre fica a percepção de que só agora tudo de encaixa. Ah, a ignorância, a maior dádiva da humanidade! Lol

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
1 de Julho de 2024 15:01

Ray Tracing é o futuro, pois além de ser espetacular ver em pratica nos jogos, facilita demais a vida dos desenvolvedores. Tem mais a ver com todo processo de iluminação global/reflexos/sombras etc automatizados no processo de desenvolvimento, sem o desenvolvedor fazer isso de forma “artesanal” do que algo que é inútil e de pouca importância. Só não é aplicado 100% hoje porque a maior base que existe é de GPUs que não suportam a tecnologia aplicada inteiramente. Num Ps6, não tenha dúvidas que Ray Tracing será aplicado de forma agressiva nos jogos, pois é o próximo salto nos games após os gráficos poligonais lá na década de 90 no Ps1, como bem disse Mark Cerny.

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