Porque motivo não estou a gostar da série Halo na Paramount+?

Como série de TV, a série até é boa… Mas como Halo? Esqueçam… aquilo não é Halo!

A nova série de TV, Halo, que se encontra a ser exibida na Paramount+ é uma boa série de ficção científica. E em 99% do tempo até tem bom CGI e é algo que se vê bem.

Como problemas desta série temos alguns…

O primeiro é chamar-se Halo… e não ser Halo.

O segundo é que Halo roda em torno da personagem Master Chief… mas a série gira em torno da personagem John.



Em Halo, John é o humano que está por baixo de Masterchief, apenas revelando a sua humanidade quando se torna necessário… mas na série o Masterchielf é a máquina de guerra que está por cima de John, e que aparece apenas de vez em quando.

Basicamente a série subverte completamente o que Halo é, focando-se na humanidade de John, e não em Masterchief… E nesse sentido, como uma série Halo… é patética!

Sinceramente andava entusiasmado com esta série desde que ela foi prometida em 2013. E apesar de ter demorado 9 anos a aparecer, ainda assim a ansiava… e esperava muito dela.

E quando comecei a ver a série, estava a gostar e ainda mais gostei quando Master Chief aparece pela primeira vez a varrer hordas de Covenant ao bom estilo de Halo.

Mas quando esperava que a personagem Master Chief fosse explorada e apresentada ao público, o que vejo foi algo que me chocou… Ao fim de 40 minutos, MasterChief deixou de existir… e a personagem John tomou conta da série.

Sim, ao fim de apenas 40 minutos, e de pouco tempo de MasterChief no ecrã, aquilo que nunca aconteceu em 21 anos de jogos Halo, tornou-se uma realidade. MasterChief remove o capacete… e vemos finalmente a cara do Homem por baixo… John!



Isto até poderia não ser algo terrível se Master Chief fosse ainda explorado. Mas a partir desse momento a personagem que define Halo basicamente morre… e John toma o controlo!

E de vermos a face de John para John aparecer nú não demora muito. Apenas mais um episódio e já está!

Daí para a frente vemos um John que parece ter alergia à armadura, e um esquecer completo da personagem MasterChief que sempre definiu Halo, e que na série passa a ser apenas um segundo nome para John.

Se calhar muitos estão já a dizer… Oh que palhaçada… O John é o MasterChief e o MasterChief é o John. E sim… é! Mas tambem não é! E quem diz isso ou nunca jogou os jogos Halo, ou nunca percebeu a essência dos jogos Halo.

John é MasterChief, e vice versa, mas no caso do jogo, John é a consciência de uma máquina de guerra assassina. E MasterChief é a máquina de guerra que se sustenta pela humanidade de John!



Esse conceito não existe na série. Ali temos apenas o John, um Espartano ou super soldado alterado geneticamente, que é conhecido militarmente por MasterChief, e que veste uma armadura para ir combater. Tudo o resto é esquecido ou ignorado!

E depois vemos John a explorar a sua infância, e um conjunto de outros factores em torno dos quais assenta a história que na realidade poderiam entrar em qualquer filme de ficção científica de tão genéricos que são. E é nisso que se torna a série. Numa série de ficção genérica, com alguns momentos Halo!

Talvez o mais chocante para mim foi o que se passou no episódio 9, quando John tem sexo (consentido), com uma humana prisioneira de guerra e que trabalhava para os Covenant. Ora esse tipo de coisas, consentido ou não, é considerado um crime de Guerra, algo que os produtores parecem ter esquecido, tornando o heroico MasterChief no mero humano John, e num criminoso de guerra.

Verdadeiramente triste, e devastador para aquilo que Halo sempre foi!

A gota de água para mim surge no episódio 10… Quando as personagens desembarcam no planeta para onde os Covenant levam o artefacto que activa o Halo. E aí o CGI toma conta, para mal dos nossos pecados!



Numa série dominada por CGI, e até muito bem conseguido, as cenas nesse planeta são verdadeiramente vergonhosas. A qualidade do grafismo quase faz lembrar a de um jogo da geração passada, e nada digna de CGI de cinema. Verdadeiramente triste!

Percebi à posteriori, e daí o motivo pelo qual resolvi escrever este artigo, que as minhas queixas não são únicas, e que muitos fans de Halo as partilham. São aliás muitos os fans que ou deixaram de ver a série, ou que se mostraram revoltados pelo facto de a Microsoft e/ou a 343 Industries terem aprovado este guião e uma personagem totalmente desprovida daquilo que é a sua essência.

Um desses fans de Halo é nada mais, nada menos do que Marcus Lehto, um dos co-criadores de Halo, que num comentário à série, referiu apenas “Não sei de onde vem a inspiração para esta série, mas este não é o Halo que eu ajudei a criar“.

Ora Marcus, tal como eu, nem desgosta da série, que como série de ficção científica até é boa. O que ele não consegue é rever Halo naquilo que é a série, e nesse sentido a sua critica.

Ora no fundo o que se passa aqui não é muito diferente do que vi no filme Uncharted, da Sony.



Os motivos não são bem os mesmos, mas a realidade é que, apesar de ter gostado bastante do filme, consegui pouco ou nada associar as personagens ao jogo, isto apesar de a Sony ter tentado fortemente recriar cenas do jogo que nos são familiares para nos tentar criar o elo de ligação.

Tanto num caso como outro temos um bom produto. Uma boa série, e um bom filme… mas não temos nem um real Halo, e nem um real Uncharted… O que diga-se mata muito do interesse que se tem em ver a série ou o filme.

Mas nem tudo se perde, tanto num caso como noutro, a associação aos jogos existe quanto basta… e isso acaba por ser suficiente para nos prender. Pena é falharem redondamente no transmitir o mesmo espirito existente nos jogos.

 



35 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
29 de Maio de 2022 11:59

O problema dessas coisas é que cada um que se mete, sobretudo artistas, querem a tal liberdade criativa para “adaptarem” as coisas ao seu bel-prazer, pra “deixar sua assinatura”, danificando a obra original.

Halo eu não assisti, não tenho o Paramount+ aqui, mas não é raro inserirem piadinhas ou modificarem a essência das coisas nesses casos de adaptação.

Eu não sou jogador de WoW, mas li que o filho do David Bowie fez um filme bem fiel ao que era a essência do jogo, pois era um verdadeiro fã. Talvez seja isso que se precise num filme de games, ter, ao menos, um Diretor fã comprometido em o que é o jogo.
E a falta disso, de um fã comprometido, é o que justifica a dificuldade na adaptação.
Entendo que possam querer fazer mudanças para agradar um público maior, mas que sentido faz para atrair alguém para um jogo que será outra coisa, ou para levar os fãs a consumirem os filmes e séries?!

Já me causa aflição os da Sony vindo por aí, e espero que não tenham sido dadas liberdades criativas totais e que não desvirtuem as personagens…

Mário, lembras da filme do Mário Bros com os homens tartaruga de cabeça diminuta? Lol

Last edited 2 anos atrás by Juca
Deto
Deto
29 de Maio de 2022 15:16

Então, eu não quis assistir por causa da fotografia… eu tenho olho para isso e vejo de longe quando é ruim alguma série só de bater o olho por 3s e ver a fotografia.

=======

e uma comentário não tem ou tem haver com a matéria (fã de xbox “preocupado” com os “problemas” do playstation e se calando como os problemas do video game que ele comprou)

[imgcomment image[/img]

essa imagem representa os fãs de xbox, assim como representa o movimento dessa noticia nos comentários aqui…

se fosse tudo igual, teriamos o mesmo numero de comentários em ambas as noticias.

mas não é, é tudo uma galera fã de xbox fazendo um circo em comentários de noticias sobre problemas da Sony e sumindo com a noticia do GOTY Returnal.

Conclusão: é por causa dessa imagem que o xbox está do jeito que está, fã de xbox faz um circo com emulador de PS1 da Sony e não da um pio para reclamar das claras deficiências do xbox, como a falta de um vencedor de GOTYs a 10 anos(?)

entao ai está o M.O. para fã de xbox, o que não fazer… parem de problematizar o vencedor da geração passada e atual lider, que lança pelo menos um AAA por ano, que em geral concorre ou ganha GOTY e tem os melhores gráficos daquele ano.

vão problematizar o problemas do xbox, os 10 anos que o “phill está arrumando a casa” e nunca termina.

aproveitem essa matéria e reclamem da i343 que liberou esse roteiro, da MS, de quem é DONO de Halo ter liberado isso, e não fiquem mudos e todos vocais com emulador de PS1 enquanto ficam igual os três macaquinhos com o xbox… parem com esse delirio que “se eu reclamar do xbox na internet o inimigo sonysta vai saber que me venceu”

Aqui ninguém vai dizer “é por essa materia é uma de varias, de uma miriade de outras (LOL) que o xbox está do jeito que está”

Last edited 2 anos atrás by Deto
Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Deto
29 de Maio de 2022 16:42

Há 10 anos o xbox está sem ganhar Goty? Está enganado, pois nunca ganharam! Ganharam alguns prêmios Goty como Forza Horizon vem ganhando nesses anos ( melhor game de esporte e corridas) mas o prêmio máximo, nem mesmo o Halo 1 chegou a vencer, msm tendo 97 de metacritic.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Deto
29 de Maio de 2022 17:15

Deto eu vou ser sincero concordo com você em algumas coisas, mas um não anula o outro e a imagem que me passou é que você esta passando pano e perdoando os erros da Sony (posso estar enganado) e vou explicar meu ponto.

Sim você esta certo no que refere a Microsoft e ao Phil Spencer, mas a Sony também esta errada quando nos fornece um produto defeituoso como a retro, que sim tem problemas em alguns jogos e eles até tentaram resolver só que aparentemente não deu certo, por isso referi que um não anula o outro. E minha opinião pessoal é que é uma vergonha a Sony ter problemas com a emulação de Ps1 se formos levar em consideração que o Ps1 é emulado com maestria até por um PSP e Vita ou melhor até por celulares Android e esse erro dela ao meu ver foi bastante amador.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Maio de 2022 18:57

Também, mas tem uns bugs aí no PSP de botar scanline

Ninguem considera que é só editar o “HTML” da PSN, boatar opção de baixar a ISO ntsc e mandar o jogo para o servidor

Netto
Netto
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Maio de 2022 19:25

Que amadorismo da Sony em

Porque raios ela põe jogos PALM se o sistema dela funciona a 60hz?

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Maio de 2022 20:12

Versões européias/PAL já costumavam vir com suporte a vários idiomas enquanto os NTSC normalmente eram japonês/inglês apenas… Mas é apenas outra possibilidade.

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Maio de 2022 22:04

Para o consumidor pagante a causa não interessa absolutamente para nada.
Se podem entregar melhor que o façam.

Deto
Deto
Responder a  Daniel Torres
29 de Maio de 2022 18:54

Emulador começa sem nem bootar jogos.
Emulador da Xbox começou com meia dúzia de jogos

Ninguém reclamou, mas. Sony tem que sair emulando 100% day one

Eraser
Eraser
Responder a  Deto
29 de Maio de 2022 22:06

A funcionalidade de emulador da sony É PAGA em exclusivo para a função.
O da xbox é extra do serviço, não se vende á parte.

Deto
Deto
Responder a  Eraser
30 de Maio de 2022 6:09

E que Emulador vc usa que é de graça e nao precisa comprar o jogo?

Não precisa comprar o jogo?

E vc conhece alguém que ten CD de PS1, vc tem?

E PS4 e PS5 não lêem CD

Pq os meus jogos de PS1 todos irão rodar pq são Digitais, como vc fala “de graça” assim como todos os outros jogos digita de PS1

Last edited 2 anos atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Maio de 2022 6:50

Pois é, será que é pago rodar CD de áudio e por isso nao rodam lá ou não tem laser no drive para CD?

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Maio de 2022 13:31

Sony é uma das detentoras das patentes da mídia CD(DVD e BluRay também).

O mais provável é o leitor não ter o laser de leitura de mídias em CD, á que cada tipo de laser tem uma faixa de onda( a palavra correta me fugiu à cabeça) específica. https://pt.wikipedia.org/wiki/Compact_disc#/media/Ficheiro:Comparison_CD_DVD_HDDVD_BD.svg

*Comprimento de onda

Last edited 2 anos atrás by Livio
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Maio de 2022 15:52

eu acho que a Sony paga royalties para o consorcio e uma % desse total que ela paga volta pra ela como uma das partes que recebe.

isso é o que eu imagino, paga 10 para o grupo “do CD” e 1 desses volta para a Sony pq ela é uma das integrantes “do grupo do CD”

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Deto
29 de Maio de 2022 17:54

Algumas pessoas transformaram um hobby em religião. Videogame deveria ser hobby para qualquer pessoa que não paga as contas da casa jogando. Ou seja, a maioria. Não tem problema gostar de um hobby e levá-lo a sério, mas existe um grande gap entre isso e fanatismo.

Queria eu acreditar que fossem apenas adolescentes com mais tempo livre e que estão apenas vivendo “uma fase”. Mas tem diversas pessoas de mais idade embarcadas nessa onda de fanatismo.

Isso as leva a se fecharem em uma bolha, e regridirem à mentalidade infantil. Um simples exemplo disso é a forma como a palavra “hipocrisia” é banalizada nessa bolha. No mundo de console war ou flame war, chamar os outros de “hipócrita” é quase que um mantra… basta que a pessoa cometa um erro qualquer no texto ou na fala, que imediatamente já é chamada de “Seu hipócrita!”.

No mundo adulto e de fora da bolha, hipocrisia é uma palavra séria, onde uma pessoa hipócrita comete danos muito maiores do que discussões por futilidades como GOTY, teraflops, etc.

Tempos atrás eu mostrei trechos de discussões de flame war para um amigo meu que é psicólogo, e foi exatamente essa a conclusão dele. Uma regressão infantil, onde palavras que remetem a acusações sérias viram uma mera briga de criança dentro dessa bolha.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
29 de Maio de 2022 19:11

Como eu comentei, quando mais fanático é os fanboys da marca, pior para a marca.

Imagine o feedback que a MS tem lendo isso?

“Ninguém se importa com exclusivo nova geração ser GOTY, mas emulador é fundamental, veja só que engajamento, 10x mais cometários”

Se vc entrar nessa matarias, metade é reclamando que “não é como a MS” e se entrar na do Returnal, Zero reclamação da MS não lançar um GOTY.

Tá aí o feedback que a MS recebe, tudo distorcido por causa da gritaria de fanboy recalcado

Netto
Netto
Responder a  Deto
29 de Maio de 2022 19:22

O estado atual da retro no PS4/PS5 é lamentável mesmo

Tem que criticar e muito, só assim talvez a Sony faça alguma coisa pra melhorar o cenário atual

Eraser
Eraser
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Maio de 2022 22:08

Se está mau não vendam até estar bem, ou só faz mal ser o cyberbug 2077?

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
29 de Maio de 2022 23:44

Os games estão jogáveis e iguais ou melhores que os original, salvo poucas excessões se considerarem versões de PS3 comparadas a PS2 emulado. O que querem agora são remasters, mas estão a procurar pelo em ovo. Pois jogo velho é frustrante nos dias atuais mesmo, eles não são piores do que eram, mas a memória afetiva das pessoas faz parecer que sim.
Estão a comparar os jogos com emuladores de PC, e não em como os jogos eram no PS1 e no PS2.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Maio de 2022 15:08

Isso pode ser devido o que o Xbox faz, pelo que vi em um vídeo que me fez relembrar a situação, em alguns jogos retro do Xbox há a melhoria de texturas, mas estes são jogos que tiveram modificações das desenvolvedoras para disponibilizar as melhorias gráficas.

Pode ser que muita das reclamações seja devido a retro estar jogando com gráficos com poucas melhorias

Daniel Torres
Daniel Torres
29 de Maio de 2022 17:17

Eu pensei em assinar o paramount+ para assistir a série, mas quando me falaram que o Masterchief tira o capacete e mostra o rosto eu vi que essa série não é para mim. Agora apelar para cenas de sexo e Masterchief nú ai já é demais.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Daniel Torres
3 de Junho de 2022 15:33

Não tem nenhum motivo pra ele não tirar o capacete, isso nem é o problema da série. Não tem nada nos jogos que indique que ele é uma pessoa com problemas em mostrar o rosto, em praticamente todos os jogos ele tira o capacete em algum momento, a última cena do epílogo do Halo 4 são os olhos do Master Chief sem o capacete. No Halo 2 tem uma cena dele sem o capacete conversando com o Sgt Jonhson.
Esse negócio do capacete foi algo que a Bungie trouxe sem motivos, e para colocar isso na série teriam que inventar alguma coisa que não existe de verdade nos jogos.
O problema da série é o Master Chief praticamente não lutar e nem usar a armadura na maior parte do tempo.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
3 de Junho de 2022 15:25

A liberdade criativa atrapalhou a série pois quiseram de desvincular muito dos jogos e criar algo que fosse mais simples de captar por pessoas que não conhecem. Os efeitos especiais não foram bons na maior parte do tempo, acho que a primeira temporada foi uma experiência para ver se cola com o público, espero que tenha mais investimento na segunda.
Só um comentário, não existe nenhum motivo específico para o segredo sobre o rosto do Master Chief além do fato de que a Bungie queria que o personagem fosse o avatar do jogador que o controla. Em praticamente todos os jogos existe uma passagem do Master Chief sem capacete junto às outras pessoas, a única diferença é que o rosto dele não é mostrado pela camera. Mas não existe nada mitológico tipo o Mandaloriano que realmente não tira o capacete, ou o Darth Vader que precisa do capacete pra sobreviver ou algo assim. Desde o início, a aparência do Master Chief foi escondida apenas por motivos de imersão nos jogos, e essa falta de motivos realmente não funciona para uma adaptação de TV. Seria a mesma coisa se fizessem uma série sobre Half Life, o Gordon Freeman não é mudo, ele não fala nos jogos por motivos de imersão do jogador, ele é um avatar.

error: Conteúdo protegido