Há sempre quem tente atirar a ideia que The Last of us Parte 2 foi um flop e que vendeu bastante menos do que o primeiro jogo… Mas isso não é exatamente verdade!
Sempre que vejo alguém a discutir as vendas de The Last of Us Part II, aparece sempre alguém a dizer que o jogo falhou ou que não correspondeu às expectativas da Sony.
Mas será que isso é realmente verdade?
Normalmente estas afirmações ou são de pessoas que não tem a mínima noção do número de vendas que se tornam necessárias para que um jogo seja um sucesso, ou de fans da consola concorrente que tentam atirar o sucesso desta série que marcou uma geração, para baixo, ou de pessoas que, chocadas com o rumo da historia, tentam passar uma imagem de insucesso, numa espécie de vingança secreta..
Mas a realidade é que comparar as vendas do primeiro jogo com as do segundo é um erro!
Eis um dos argumentos usados:
10 milhões de cópias em 3 anos é pouco, e vendeu abaixo das expectativas da Sony
A primeira coisa que se pode dizer é que o que está acima é factualmente incorreto. Primeiro porque os números divulgados de vendas de 10 milhões foram revelados 1 ano e 9 meses depois, e não 3 anos. E segundo porque não há qualquer prova, ou mesmo indicio que o jogo tenha vendido abaixo das expectativas da Sony. Dado que não houve atualização oficial do número de vendas desde essa revelação até hoje, há quem presuma que tudo se manteve inalterado, o que não corresponde à verdade dado que o jogo continuou a vender.
Aliás, espera-se conseguir aqui, um pouco mais abaixo, explicar como a Sony por vezes as vendas com Bundles para aumentar o número de vendas, o que implica que a comparação direta do número de vendas não é algo que possa existir sempre.
Em alguns exemplos de como se pode deturpar valores de vendas, o Grand Theft Auto 5 vendeu quase 200 milhões de cópias, o Minecraft perto de 300 milhões e o Wii Sports 82,9 milhões de cópias.
Mas a realidade é que as venda por venda, os valores reais destes jogos estão longe dos que temos em cima.
Vejamos:
-
A realidade pura e dura é que Wii Sports quase não vendeu, e foi incluído na maioria dos consoles Wii vendidas.
-
Quanto às vendas de Minecraft, convém recordar que ele não é um jogo existente numa única plataforma. Aliás ele existe em quase todas as plataformas existentes, incluindo dispositivos móveis, e em muitas delas por um preço muito reduzido. Logo nem todas as plataformas oferecem a mesma experiencia, e acima de tudo vendem ao mesmo preço.
-
A maioria das cópias de Grand Theft Auto 5 não foi vendida a full price, mas sim em promoções de baixo custo nos anos subsequentes.
É muito importante ter isto em conta, até porque bastaria à Sony fornecer o The Last of us parte 2 com as consolas PlayStation 5 para vermos os números de vendas aumentar drásticamente.
Diga-se que esse foi o principal motivo pelo qual o The Last of Us Remastered vendeu 18 milhões de cópias. Ele foi fornecido com a Playstation 5!
Já o valor de vendas de The Last of Us Part II foi confirmado em Março de 2022 (1 ano e 9 meses depois do seu lançamento), altura em que teria passado os 10 milhões de cópias vendidas. – Fonte
Como comparação com outros jogos que ninguém refere terem sido flops, em dois anos, o Cuphead vendeu 5 milhões de cópias, o Ghost of Tsushima 8 milhões, e o Mortal Kombat 12 milhões.
Mas uma realidade é que quase todos os principais títulos originais da Sony até agora foram fornecidos em bundle com uma consola. E uma consola vendida (às vezes com 3 jogos) significa uma cópia vendida para cada um.
Por exemplo, o The Last of Us fez parte de um bundle por mais de 6 anos. E vamos tentar ver até que ponto isto lhe aumentou as vendas!
Mas eis outra afirmação:
O The Last of us parte 2 vendeu menos 44% que o primeiro jogo
Sinceramente… uma comparação estúpida pois baseia-se numa comparação de dados de venda fornecidos 1 ano e 9 meses depois. Algo incomparável com o primeiro jogo. Vejamos:
The Last of Us + The Last of Us Remasterizado
13 de junho de 2013 – Março 2022 = Aproximadamente 8 anos e 9 meses – Aproximadamente 3165 dias
The Last of Us Parte II 19 de junho de 2022 – Março de 2022 = 1 ano, 9 meses – Aproximadamente 635 dias
É uma diferença de 7 anos nas vendas. E consequentemente, uma comparação estúpida.
Para que se perceba a idiotice, seria o mesmo que comparar as vendas do Grand Theft Auto 5 com as do Grand Theft Auto 4 após 1 ano e 9 meses depois, e dizer que o GTA 5 vendeu pior que o GTA 4.
Outra afirmação comum:
As vendas de The last of us Parte 2 estagnaram ao fim de uma semana e a Sony teve de descer o preço do jogo.
Esta é uma afirmação acompanhada de fotos com exemplares nas prateleiras e com relatos de uma queda de vendas de 79% após a primeira semana.
Mas vamos a factos:
Sony reporta tanto o Sell-in como o Sell-through. Sim, a Sony é transparente nestas coisas! E aqui temos diferenças pois Sell-in = cópias enviadas para os retalhistas, e Sell-through = cópias vendidas aos clientes.
E o facto é que a Sony informou que The Last of Us Part II vendeu (Sell Through) 4 milhões de cópias numa semana. – Fonte
Já quando à queda de 79% ao fim da primeira semana, isso nada tem de anormal. Isso acontece com os principais jogos. – Fonte
E a realidade é que todos pudemos ver que The Last of Us Part II não parou de vender ao fim da primeira semana pois ele manteve-se bem posicionado nos tops, pelo menos até julho. – Fonte
Aliás quando vamos ver os jogos mais vendidos na Europa na primeira metade de 2023, The Last of us aparece ali em 14º lugar. – Fonte
O jogo foi ainda o 12º nos EUA e o 8º na Europa em downloads digitais em 2022. – Fonte
Ora o curioso é que o The Last of Us Part II ealcançou o top 20 de vendas da PSnna Europa em 2021, o que mostra que as vendas efetivamente melhoraram.
E o jogo justificava um remaster?
Vamos ver dados da Sony
Como podemos ver, a edição padrão de Ghost of Tsushima vendeu 7,4 milhões de cópias em fevereiro de 2022 na PS4. A versão Director’s Cut vendeu 1,4 milhão de cópias.
Ou seja, uma versão do jogo que pouco trabalho deu a fazer, aumentou as vendas em 1.4 milhões. Daí que sim, um remaster o The Last of us, que se sabe foi realizado por estagiários na Naughty Dog, poderia trazer receita extra, e aumentar as vendas.
Daí que fazer remasters compensa. O Homem-Aranha foi remasterizado e teve ainda a edição Game of the Year lançada por 39,99$ com todos os DLC incluídos. Depois temos o Horizon Zero Dawn relançado com o DLC e agora o Horizon Forbidden West igualmente relançado com DLC.
É muito comum os jogos serem relançados em edições definitivas completas com DLC para aumentar as vendas. Nada de anormal aqui!
Agora, a afirmação mais polémica sobre o jogo
Não deu lucro.
Esta seria uma afirmação bastante difícil de contrariar, mas graças à documentação que foi revelada devido ao julgamento da Microsoft com a FTC, soubemos que o orçamento de The Last of Us Part II foi de 220 milhões. A Sony bem tentou apagar os números, mas eles continuaram visíveis!
Ora segundo a imagem de cima, oficial da Sony, em Fevereiro de 2022 The last of us parte 2 tinha faturado 447 milhões em lucro liquido (net sales).
Daí que não restam dúvidas… The last of us parte 2 deu lucro.
Falta saber uma só coisa. O marketing, está incluído no calculo do Net Profit?
Por definição, Net profit é lucro liquido, pelo que teremos de presumir que está incluído. Mas se não estiver, fiquemos apenas a saber que o orçamento de marketing do Homem-Aranha 2, foi de apenas 35 milhões de dólares. – Fonte
Vejamos mais um argumento:
O The last of us teve enormes descontos
Mais uma vez isto não é uma realidade. O jogo teve a mesma quebra de preços que sofrem todos os jogos de retalho. Nem mais nem menos!
Olhando mais uma vez para o gráfico da Sony que se encontra em cima, podemos perceber isso facilmente:
Homem-Aranha
827 milhões = média de 37 dólares por cópia
God of War
597 milhões = média de 27 dólares por cópia
Horizon Zero Dawn
481 milhões = média de 25 dólares por cópia
Uncharted 4
585 milhões = média de 31 dólares por cópia
The Last of Us
402 milhões = média de 22 dólares por cópia
The Last of Us Parte II
447 milhões = Média de 46 dólares por cópia
Daí que perante este valor médio, este argumento fica tambem rebatido! É apenas mais contra informação!
Aliás, The Last of Us Part II ganhou mais dinheiro do que o Remaster da parte 1, apesar de esse vender quase 10 milhões de cópias a mais.
Mas refira-se que basicamente após algum tempo, todos os jogos são vendidos com desconto. É algo que é um padrão em toda a indústria.
Agora, claro, quanto temos pessoas que usam os videos do Youtuber AlexPlayz como prova de que o jogo foi um fracasso financeiro dado ele ter dito que ganharam apenas 20 dólares por cópia com vendas físicas e 30 dólares por cópia com as vendas digitais, o disparate vai surgir. E os números oficiais da Sony provam isso!
Apenas como exemplo, eis os preços do God of War, um jogo 10/10 que foi um dos maiores sucessos de vendas da Sony, nos dois primeiros anos.
- Lançado em 20 de abril de 2018 com um preço nos EUA de 59,99$
Em junho do mesmo ano, o jogo tinha um desconto oficial da Sony de 10$ – Fonte
Em julho de 2018, a Sony oferecia mais ainda, e um desconto de 25%. – Fonte
Apenas passados seis meses , a 23 de Outubro de 2018, o preços desceu oficialmente para 39,99$. Isto em apenas 6 meses! – Fonte
E em Dezembro de 2018, nas campanhas de Natal estava a 18.99$. – Fonte
O preço desceu oficialmente para 19,99$ a 27 de setembro de 2019.- Fonte
Ignorar esta realidade é ignorar o que se passa com todos os jogos do Mercado. E o God of War é apenas um exemplo dado ter sido um dos jogos onde foi possível encontrar-se dados que comprovam os valores.
E já que estamos com o God of War, e numa afirmação diferente muitas vezes usada para se tentar tirar mérito aos jogos, mas que mostra como as comparações de vendas podem ser estúpidas podemos referir a seguinte situação:
GOD OF WAR VENDEU 10 MILHÕES DE CÓPIAS EM UM ANO. GOD OF WAR RAGNAROK VENDEU 15 MILHÕES NO MESMO TEMPO.
Vamos voltar ao que já foi dito:
Se a Sony vender um Bundle com o jogo, isso vai contar como uma cópia vendida. E graças aos dados que foram revelados no Julgamento Microsoft FTC, podemos ver como isso contribuiu para as vendas do God of War. – Fonte
God of War esteve em Bundle de 20 de abril de 2018 a 30 de novembro de 2019, e vendeu pelo menos 2,3 milhões de cópias aí! De se notar que estes dados não incluem a Europa, pelo que o valor será bem superior.
Tivemos o jogo em 3 Bundles:
Horizon + Last of Us + Pacote God of War
God of War + Gran Turismo Sport + Pacote Uncharted 4 Days
Gone + Last of Us + Pacote God of War
Devido a isto, o God of War tinha vendido 14,8 milhões de cópias em novembro de 2019. Mas sem os bundles, o jogo não chegaria o mesmo tempo aos 10 milhões de cópias.
Como sabemos, as vendas de consolas são enormes na Black Friday. E daí terem sido lançados três bundles no final de 2018. – FONTE
God of War Ragnarok esteve em Bundle de novembro de 2022 a outubro de 2023. Mais uma vez não chegaria aos 15 milhões tão rápido sem ele.
Mas vamos agora ao que nos interessa, o The Last of Us Remastered.
The Last of Us Remastered esteve em mais de 20 Bundles diferentes durante 6 anos. É por isso que o jogo atinge os 18 milhões de cópias vendidas.
Mas e o The Last of Us Part II fez parte de algum bundle?
Sim, houve um Bundle de edição limitada, semelhante ao do God of War, mas o do God of War durou mais tempo. O bundle de Last of Us foi lançado no final do ciclo de vida do PS4. Já o de God of War 2018 quando foi lançado, a Sony ainda despachava cerca de 3 milhões de consolas por trimestre. Mas em 2020, quando saiu o Bundle de The Last of us Parte 2, a Sony despachou apenas 4 milhões de consolas… no ano todo.
Conclusões
Escrever este artigo não foi certamente fácil… mas ele existe para mostrar como para se falar… basta ter boca! Mas que uma análise bem mais detalhada e cuidada mostra uma realidade por vezes bem diferente da que se quer pintar.
Há um desejo muito forte de colagem dos produtos da Sony aos produtos de outras consolas, e o desejo de se atirar The Last of us parte 2 para baixo é grande! Daí que há que colocar as coisas nas devidas proporções e comparar as coisas de forma comparável!
É tão simples como isso!
Sei que o importante no fim é ter rentabilidade o suficiente para que as desenvolvedores tenham vontade de fazer um próximo.
Não dá pra negar que TLoUs teve certo prejuízo devido a vazamentos e preconceito dos macharada em crise, mas a sequência é, em tudo, superior, na minha opinião. Lógico que o outro carregava uma vibe de novidade em estilo narrativo pra jogos, algo mais direto e chocante de novidade inesperada, e apesar de ambos ainda poderem ter um enredo tido como algo simplório, de jornada apocalipse ou vingança, o modo como tudo é contado está um tanto mais evoluído no segundo.
Mas lógico, vendas importam sempre, os ganhos são o que sempre que mantém a “roda girando”.
Mudando de assunto, Mário, e o Helldivers? Presta?
Eu ainda não comprei mas estou querendo. Gosto muito de jogos cooperativos. Saudades da época do N64 que tinha vários jogos coop.
Vamos jogar Juca?
PS: Acho que vou rever o filme do Tropas Estrelares para entrar na vibe 😀
Rapaz, fosse free to play ou tivesse ao menos uma campanha normal, eu até me arriscaria, mas esses modelos de destiny a vender season pass são de lascar. Mas MP co-op, pra mim são os mais legais, então, estou exitante apesar de parecer um bom jogo.
É. Entendi seu ponto. Não te tiro a razão.
Eu vou comprar por estes dias. Depois digo algo.
Rapaz, salvo engano tinha visto um notícia de que ele tá vendendo bem
A pergunta é: Quanto custou para fazer o Tlou 1 e quanto para fazer o 2?
Não custou nada. Eles fizeram com todo o amor. ????
Just kidding.
Last 2 é importante para a indústria, mostra que é possível fazer um jogo gigante single player de alto orçamento.
Quem jogou sabe que deve ter custado bem caro fazer o jogo, de tanta coisa que ele tem, tanto personagem, tanto cenário único, etc…
Mas uma das minhas críticas é que esse jogo é muito longo… Talvez se fosse dividido em duas partes com mais ou menos o mesmo orçamento, ficaria melhor
O primeiro jogo seria da Abby para vc começar a gostar dela, e no final vc tinha o inicio do jogo, com a Abby e o taco de golfe.
O segundo seria a parte depois do que ela faz com o Joel e vc jogando com a Ellie.
O importante é que eu acredito que o Druckman pegou o feedback certo da parte 2, já começou quando ele admitiu que precisa se uma mesa de roteiristas para escrever uma história tão grande assim.
Concordo com o argumento vendas x tempo
Porém em potencial de venda já ficou claro pra todos que o Part2 não vai acompanhar o Part1
Como o artigo deixa claro, se fosse metido em bundles teria-o feito.