O grande motivo continua a ser a relação qualidade preço.
Olhando para 2020, o que PS5 e Xbox series X ofereciam por 500 euros era imbatível.
Apesar de termos feito alguns comparativos com o hardware PC na altura, não vamos citar nada nosso como referencia, mas sim citar uma conclusão tirada após uma análise de um outro prestigiado website, a Digital Foundry. Eis então essa conclusão:
According to DF, next gen consoles have a better GPU then approximately 97% of current PCs in the Steam PC survey. In addition, only 7% of the survey PCs even have an 8 core CPU (much less Zen 2 obviously). I knew the PS5’s SSD was best in class but that’s staggering.
Eis o vídeo onde a DF conclui isso mesmo:
Basicamente as atuais consolas mostravam um hardware altamente poderoso e acessível a baixo custo, que batia 97% dos GPUs activos de PC. Isso não queria dizer que o PC não tivesse já na altura máquinas super poderosas, mas elas não eram minimamente representativas do poder médio dos PCs.
Se tomarmos em conta que nessa altura os GPUS PC eram escassos e ultra caros, as consolas eram uma escolha imbatível.
Mas e agora? Qual a realidade atual?
Para terem uma ideia nada como verificarem as listas com as estatísticas atuais de uso de hardware do Steam, que podem encontrar aqui.
A atual lista mostra uma realidade bem diferente da de 2020, com uma boa presença de hardware melhorado face a 2020. Aliás, de 2020 para agora, o GPU mais usado deixou de ser a GTX 1650 Ti para ser a RTX 3060. Uma evolução considerável na média de performances do PC.
Mas as consolas sempre tiveram ao longo da sua história algo que as marcou. O serem um hardware fixo permite a criação de APIs de baixo nível que vão completamente ao “metal”. Quer isso dizer que os programadores sabem o comportamento e potencialidades daquele GPU específico, e usam-nas. Isso é algo inexistente no PC onde a enorme diversidade de hardware obriga a rotinas mais genéricas e generalistas que sejam compatíveis com todos os GPUs.
Num exemplo dado há alguns anos por um programador, ele referia que durante a execução do seu software implementou uma metodologia de colocação de texturas que se destacava pela sua velocidade. No entanto quando o fez deparou-se com dois problemas. Os GPUs mais antigos não suportavam o método, e dentro dos mais atuais um dos três maiores fabricantes de GPUs (não vou citar qual) possuía bugs gráficas no seu modelo mais popular quando se implementava o método. A situação obrigou assim à implementação por defeito de uma metodologia diferente e mais compatível, que lhe garantisse uma maior cobertura de PCs, de forma a tornar o potencial mercado largo o suficiente para que as vendas pudessem funcionar.
Naturalmente isto foi apenas um exemplo, mas mostra como um hardware fixo pode trazer vantagens pelo simples facto de se saber o que contar, e mesmo saber como contornar eventuais limitações. Claro que problemas como o do caso específico de cima se resolvem com opções nos menus, mas essa situação tem outras implicações como uso de RAM para conter os dois códigos, e detectar o suporte nos GPUs, e um comportamento ingame que pode trazer performances diferentes e não necessariamente melhores, bugs diferentes, diferente uso de RAM ingame, etc. Ou seja, requer mais tempo de desenvolvimento e atenção dos programadores. Nas consolas esta é uma situação que não se usa, optando-se sempre que possível pelo método com melhor performance para aquele hardware.
O que isto quer dizer é que o uso do hardware das consolas melhora com os anos, e o conhecimento do mesmo. Daí que quando os primeiros jogos foram lançados eles eram comparados a nível de performances com a RTX 2070 da Nvidia.
No entanto, transcorridos três anos, a média das comparações aponta a RTX 3070 Ti ou mesmo a 3080 como o GPU que mais se equivale às performances das consolas (neste caso a PS5). Não quer dizer que não hajam casos onde as consolas não fiquem abaixo, pois nem todos os programadores dominam o hardware da mesma maneira, e tem a mesma experiência com o mesmo, mas a realidade é que a 3070 Ti e a 3080 são GPUs normalmente referenciados nas comparações da Digital Foundry ou do NXGamer pela IGN.
O que isto implica é que se o hardware médio do PC subiu, também a performance das consolas melhorou. E com a 3070 Ti ou 3080 a aparecerem maioritariamente referenciadas como os GPUs que se equivalem no PC, a situação não se alterou muito face a 2020. Tenha-se ainda em conta que uma 3070 standard, apesar de ter descido bastante de preço face ao que havia em 2020, ainda hoje custa perto de 500 euros, ou seja, tanto como a totalidade de uma consola.
O que isto quer dizer é que as consolas ainda são uma boa alternativa. Tem o suporte, e tem as optimizações, obtendo assim performances aceitáveis e uma garantia de suporte que deverá durar até 2028. Poderá um possuidor de um PC equivalente garantir o mesmo? É algo que teremos de ver!
Se colocarmos todos os jogos na mesa e verificarmos onde os consoles ficaram a maior parte do tempo não passa da 3070 sem Ti, um caminhão
deles até abaixo disso.
E não será essa irregularidade de dois veículos comparar um caso ou outro a 3080, que coloca o PS5 até neste patamar.
Já mostrei nesses dois jogos Rift Apart e Spider com benchmarks Oficiais da Nvidia antes, que a 3080 entrega mais que o PS5 em ambas as situações, ou seja não está neste nível nestes jogos.
(Não lembro em que matéria foi e basicamente foi uma conversa minha com Mário, será que fez um mês isso ?)
Mas este aparte é meu e se quiserem continuar acreditar nas fontes acimas sem problema.
Edit: Não posso deixar de citar o avanço dos processadores e também o das novas memória DDR5 que extraem mais utilização dessas GPUs mesmo na linha RTX 3000.
Meu amigo… se queres melhor que a PS5 não é teres melhor no jogo A, B e C, mas não ter no D e no E. Ou tem em todos, ou não é melhor!
Agora sim, vamos acreditar no que os analistas dizem e não no que tu insistes em dizer. Isso podes ter a certeza! Até porque no que toca aos dois jogos que referes, tu nunca demonstraste nada, pois a conversa morreu quando falei que para conseguires que uma 3070 igualasse a PS5 precisavas de um CPU bem mais potente do que o da consola.
Com um CPU equivalente e uma 3070:
https://www.youtube.com/watch?v=a31O6eCYubg
O mesmo com o Spiderman, onde o RT pesa tremendamente no CPU, como mostra este video:
https://www.youtube.com/watch?v=deUAqRMSXgM
Em ambos os jogos, para CPU equivalente só com uma 3080.
Depois a forma como tu falas das novas memórias é mostra de que tu parece que não percebes o conceito de consola. Ali, pagas 500 euros e tens uma máquina para 8 anos. O conceito de PC de que falas nem sequer é concorrente das consolas, e muito menos os que após terem custado já muito mais do que a consola, ainda vão fazer upgrades, aumentando ainda mais o fosso.
E devias ter noção que as comparações de hardware não se fazem assim. Se fosse o caso, a PS5 com 10,3 jamais se equivalente a um GPU equivalente com 12.15, e nenhum deles seria sequer comparável a uma 3070 Ti com 21.75 TFLOPS.
Mas o simples facto de haverem vários jogos em que uma 3080 é necessária para fazer igual, diz tudo!
Olha para o Tlou II lançado no final de vida da PS4. Mostravas aquele jogo no inicio da geração a qualquer programador e ele dizia-te que aquilo nunca poderia ser feito naquela consola. A Ps4, apesar de a 1080p, tinha, no final da geração, jogos com qualidades técnicas que nenhum jogo PC oferecia.
Daí que se queres coltar a este assunto, repito o que já te disse… Se afirmas que há um camião de jogos que faz isto ou aquilo, apresenta um camião de benchmarks para comprovar o que dizes. Mas toma em conta o hardware todo para fazeres a comparação.
Como assim não demonstrei ? Anexei benchmarks lá . Você não viu os links com os gráficos ?
Mário naquela conversa que tivemos quem disse que o PS5 não alcança a 3080 foram os benchmarks oficiais da Nvidia. Nos dois jogos.
Impossível ser mais objetivo que isso.
Volte lá na matéria que falamos disso e confira.
Edit: Se a CPU foi mais potente não sei. Provavelmente mas estamos falando da correspondência em GPU.
E qual é o problema de trazer as novas memórias ao assunto se elas estão aí e posso comprá-las ? Eu tiro mais performance das GPUs até mais antigas com elas.
Volta lá tu que estás esquecido.
Se queres comparar laranjas com laranjas, não metes batatas ao barulho. Aqueles benchmarks são com um CPU bem superior. O vídeo que mandei mostra o jogo a correr num CPU equivalente. Viste-o?
Ou vamos ignorar agora o CPU?
Quanto ao último parágrafo não comento. Uma consola vale pelo seu custo, duração e melhorias que vai tendo ao longo da vida sem custos devido às optimizações. Se queres comparar isso com um PC de 3000 mil euros + 300 + 500 mais outras coisas, esquece. É uma comparação absurda que ignora a base do interesse da consola que éo seu baixo custos longa longevidade.
Para além do mais, tu tens um portátil e ele não leva upgrades.
Mas é claro que foram benchmarks com CPUs superiores Mário.
É dificil achar um benchmark Oficial da Nvidia ainda de jogos que sairam “recentemente” no PC com um 3700X para efeito de comparação.
Ou que não usem as memórias DDR5 disponíveis.
Vamos convergir, concordo com você que com memórias DDR4 e um CPU equivalente se precise de uma 3080. PONTO.
MAS, com CPUs bem mais modernas e memórias também não se precisa, porquê a 3080 e também as outras placas abaixo dela apresentam um rendimento muito maior e toma-se distância.
Fechamos o assunto.
Ah e só um detalhe apesar de meu Dell ter memórias DDR4 ele aceita DDR5 4800 Mhz então poderia fazer um upgrade nelas sim.
Mas diz-me. Tu achas que eu vou discutir se um F1 bate um Kia?
Eu discuto isso se ambos custarem o mesmo e tiverem as mesmas condições.
Uma consola custe 500 euros. Traz CPU+GPU+RAM+CAIXA+MOTHERBOARD+FONTE+LEITOR BLU-RAY+SSD+CONTROLADOR+CABOS, e tu queres que eu discuta se ela bate uma 3080 que sozinha custa mais do que a consola, e ainda por cima com um CPU que custa outro tanto e memórias que custam mais de metade, etc, etc.
O GPU da PS5 equivale-se a uma 3080 em iguais condições, isso quer dizer que a PS5 está melhor do que mais de metade do mercado PC.
Isso é a única coisa que interessa aqui!
Nunca vai custar o mesmo Mário e a equivalência fica para trás porquê os lançamentos chegam, isso é fato.
Mas a entrega de desempenho pelo hardware mais evoluido é cada vez maior e diria que onde estamos hoje a diferença de preço de um PC pelo ao menos Desktop para os consoles reduziu-se muito.
O Mobile é muito caro se formos comparar por suas próprias razões miniaturizadas e levando em conta a eficiência energética em primeiro lugar pois temos baterias. E é um computador completo não apenas um gabinete.
Quem compra hardware hoje Mário, compra hardware atual.
O cara vai querer uma plataforma AM5 7000 talvez até os badalados X3D, Intel Raptor Lake 14 Gen, memórias DDR5, RTX 4000 e se não for um fissurado por Ray Tracing talvez leve uma Radeon pra casa.
O Alienware meu foi por exemplo, já
descontinuado, foi atualizado para um 13900HX 24 núcleos (P+E) 5.4 GHz com uma RTX 4070 e 32GB RAM a absurdos 5600Mhz. O preço se manteve quase igual ao meu mas o salto de desempenho foi nas estrelas.
A pessoa não compra coisas da geração passada ou descontinuadas hoje. Não pega um 3700X e une a uma RTX 3080 por exemplo é um chip que acho que nem linha de produção tem mais.
Tanto no mobile quanto no desktop não estariam já levando hardware superior aos consoles sem precisar chegar ao high end ?
Observe que Steam Survey vê o passado, igual quando olhamos as estrelas a noite, e não a situação presente das vendas.
Só queria dizer isso pra finalizar.
Compreendo… Mas isso é o universo PC. Um universo onde em 8 anos, para manteres a máquina no topo a atualizada toda regularmente.
Nas consolas o investimento é uno. 500 euros no início e as melhorias posteriores advem das melhorias do hardware.
E as consolas garantem isso porque a média de PCs do mercado, é inferior ao seu hardware, e o percentual com o hardware que tens é reduzido.
Que taca na 3070 de desktop no Ratchet, Mário, nem sabia que era tanta… sem RT, com resolução menor e ainda pega taca que chega a quase 33% inferior (queda de 21 quadros pra chegar aos 60)… de lascar, e que humilhante… imagina na “demo do matrix”, deve penar!
Spiderman, sem comentários, imagina o 2 que tem muito mais efeitos RT…
Edit: encontrei a demo do Matrix, quase sempre fica abaixo dos 30 e vi ficar frequentemente a 22 chegando a 18fps… sofrível o negócio.
https://youtu.be/4VgDgbh2jSE?t=182
e PS5zão dando tareia, Lol
https://www.youtube.com/watch?v=X0ImfiIFUEc
Sem falar que PS5 tem geometria e texturas bem superiores ao ultra do PC na demo Matrix.
A questão é que na relação qualidade preço o PC fica muito atrás, e contra isso não há muito a dizer. Por 500 euros a ps5 consegue uma qualidade muito aceitável mesmo nos modos performance, principalmente nos seus exclusivos que para mim são o expoente máximo. Tenho vários amigos com pc’s de topo (para cima de 2000 euros) e ps5 e que muita vezes optam por se sentarem em frente a uma TV com o comando ps5. Isto nunca pode ser uma comparação tendo em conta que uma máquina custa 3 ou 4 vezes mais para que a diferença de qualidade seja significativa “se for significativa”. Mais, a qualidade dos jogos ps5 é tão boa que o valor de repetição de cada jogo dobra o tempo de jogo.se for juntar isso aos multiplataforma que quero jogar provavelmente só vou jogar por ex: spider man 2 daqui a 3 ou 4 meses. É uma plataforma de jogos fantástica que dispensa comparações com qualquer outra. É só uma opinião minha e pelo que tenho lido nos vários sites é também a opinião de milhares de pessoas que compram uma ps5.
O negócio está de mau a pior, pra justificarem minimamente a superioridade dos PC estão a usar uma 4080/4090 e esperar updates pra fazer reviews… Ou seja o melhor que há no PC, esperando correções, contra os consoles de 500 dólares, que podem ser obtidos por até 350 com um jogo de brinde em promoção.
O caso mais recente é o WRC da Digital Foundry, onde os consoles correm a 4k reconstruídos de 1080 e a 4080/4090 a 4k DLSS quality (reconstruídos de 1440p), ignorando por completo qualquer análise plausível de uma GPU mid-end para equiparação. Óbvio, o jogo tem problemas em todas as plataformas, e o jogo tem alguns assets e nitidez melhores no Super PC, sem dúvidas, mas ainda estamos falando de uma competição de 500 dólares Vs 3.000 dólares ao menos, pois PC não é só GPU.
https://www.youtube.com/watch?v=hoPtMPkju0o
https://www.youtube.com/watch?v=bCdV-M69Wx4
https://www.youtube.com/watch?v=8mh2hmtYC9M
O que me dá vontade de rir é que a comparação é consolas vs PC… Quando não é! É consolas, vs o PC mais caro que podes montar.
E isso não é o PC…
Eu também não consigo entender o critério de comparação, falam de uma 4080 como se fosse um console de 500 dólares que pra jogar daquela forma desembolsando o mesmo.
É como o cara apresentar como se porta carro popular que é equilibrado em consumo, desempenho, com ótimo custo benefício se comparando a corro tidos como melhore e depois sempre chama pra conversa a Bugatti Verizon pra falar da velocidade que ela atinge… e olha que do console pra PC nem parece essas diferenças todas.
Fico pensando é se a Sony lançar um PS5 Pro mesmo com uma GPU melhor e um processamento pra IA como já estão vindo os CPUs mobiles da AMD, e implementando esses “frame gererations” como essa galera vai justificar essas placas de 2mil dólares pra cima pra entregar virtualmente o mesmo.
Outra curiosidade minha é saber se depois de sair o PS5 Pro, além do PC mega ultra se vão ainda compara com o Xbox na DF!? Lol
É isso mesmo. A DF fala de PC, como se todos tivessem uma 4090. E isso não é o PC… Isso é uma percentagem ínfima do que é o PC.
A 3060 é atualmente a placa com maior representatividade no Steam,, sendo que o grosso do mercado anda ali na zona em volta dela. E deveria ser esse o PC representativo do mercado (fazendo o mesmo com o CPU e a RAM), e não uma 4090 com o melhor CPU e memórias do mercado.
Eu como usuário de ps5 e Pc, posso dizer q ambos tem seus valores.
No meu ver Pc fica p grande emulação de consoles, incluindo um console portátil bem famoso e q me dá condição de melhorar o gráfico a um nível muito acima imaginado.
Eu não vou esconder minha preferência pelo PlayStation frente ao Pc. Optei por uma tela de 27″ QHD, a 165hz podendo usa la no ps5 a 120hz com HDMI 2.0.
A grande questão é q sou uma pessoa q presa muito por qualidade gráfica e direção artística sem falar no mínimo 40fps de taxa de quadros( dispenso 30fps, exceto em jogos q realmente valem a pena no meu gosto). Então era p eu gostar mais do Pc, só q a diferença gráfica do Pc e do ps5 não é tão grande ao ponto de optar o Pc como plataforma principal.
E o dualsense em específico é um diferencial na hora da jogatina. Esse controle funciona no Pc, mas não tive os efeitos dele igual ao q o ps5 oferece.
Muitos podem arrotar arrogância falando q o Pc é master racer, mas simplesmente o hardware de consoles me atraem muito mais q uma vga.
Sou um bocado com tu… Tenho neste momento aqui em casa dois PCs excelentes, um Intel Octa Core, 16 GB, e uma 3060 e outro com um AMD 12 Cores, 32 GB, e uma 3090. Uso-os regularmente aos dois, e tenho jogos instalados nos dois que diga-se jogo. Mas para mim nada bate o chegar a casa, sentar no sofá, pegar no controlador, pressionar o botão… e estou a jogar.
Mais um adendo.
Os consoles também poderiam vir com mais configurações de gráficos.
O uso de efeitos de pós processamento é super carregado em alguns jogos e isso detona o aspecto da imagem.
Antialising, blur, aberração cromática, grão de filme etc.
Eu sei q muitas pessoas usam tvs enormes p jogar, mas se tiver opção de escolher desligar esses efeitos , tornaria um atrativo melhor, sem falar q também muitos usam telas menores com grande densidade de pixels. Onde o antialising nem faz tanta diferença assim. Além de deixar a imagem super nítida.
O conceito de consola é plug and play, igual para todos. Nesse aspeto, o ligar e desligar coisas não bate muito bem com isso.
Até entendo em partes, mas se for olhar já foram colocadas opções de qualidade ou performance.
Poderiam aprofundar mais essas opções.
Sei q meus comentários anteriores não disseram muito qnt a otimização dos consoles perante as vgas, mas não precisa de nenhum esforço p ver o qnt o Pc sofre com isso, ainda mais em jogos AAA.
Estou bastante curioso com 2024/2025.
A Microsoft pelos vistos tem muitas cartas na manga, as quais não foram divulgados. (Será desta, que consegue ser uma concorrente a altura?)
Por outro lado, a Playstation anda bastante tímida e pouco se sabe do que se segue. O que poderá ser preocupante. (First Party, só há Concord para 2024)
E ainda há o facto que o Jim Rayan vai sair de cena. Deixando o Hiroki Totoki, como CEO interino pelo menos por 1 ano, com o objetivo de encontrar um novo CEO para a Playstation.
Infelizmente acredito que com a saida do Jim e a entrada de um CEO interino, a Playstation fique sem direção concreta durante uns tempos.
Só um OFF pois não sei se o site abordará este assunto.
Nesta semana tem a CCXP e não é que o Phil Spencer veio! Claro que ele foi questionado sobre o aumento do Series S :
e nos comentário vi um texto bem interessante:
Lembrando que a cotação do dólar está a mais de 1 mês abaixo dos 5 reais, pior era ano passado que estava quase a 6 reais por dólar
Estás admirado com a resposta? E com as incongruências do Phil? Eu não estou… Tenho um website cheio de notícias com elas!
Sem dúvidas a argumentação dele é um engodo de business man. Mas a subida de preço do SS tem justificativa dedutível de de algumas coisas que ele disse, e de coisas que também se sabe pela própria comunidade Xbox. Primeiro que o Phil falou que o Brasil é a segunda maior comunidade de Gamepass no PC, e segundo, que é prática comum da esperteza brasileira da “cultura em tirar proveito” de situações para assinatura de Gamepass. Há vários relatos gente que se aproveitou de conversões de planos e assinou Gamepass por décadas; há relatos de pessoas que criavam diversas contas pra ficar usando Gamepass promocional indefinidamente, quando se sabe que amostra de degustação não é jantar continuado, há relatos de gente comprando jogos em outros países com economia devastada… isso tudo com tutorial pra ensinar os demais da comunidade, ora, o modelo de negócios sempre foi subsidiar o console pra lucrar no software, no mercado de PC que as coisas são diferente, logo, se a MS não lucra no software, porque subsidiar o hardware. Então, além das políticas da MS de parecer que querem realmente sair do mercado de consoles, sem dúvidas, há a necessidade de lucrar.
Espera que eu não percebi. O Phil esperava que os brasileiros fossem burros?
Eles tiraram proveito da assinatura do Gamepass porque a Microsoft assim o permitiu. Se as coisas estão lá, ele espera que as pessoas não tirem partido delas? Em que mundo ele vive? Se não quer isso, que impeça isso de acontecer.
E ele admira-se que comprem jogos em outros países onde eles são mais baratos? Ele que faça bloqueios a regiões.
Quer dizer agora que, como eles são incompetentes, sobem o preço da consola para compensar, porque as pessoas são inteligentes.
Esta está boa… Muito boa.
Algumas vezes essas coisas são realmente propositais, para difundir o negócio, (sou da opinião de que a facilidade de pirataria no 360 foi uma delas) mas os brasileiros costuma exagerar na dose da “esperteza”, Mário, e isso, por vezes, geram consequências ruis pra si mesmo no futuro.
Mas sim, a MS deixou rolar enquanto conveniente pra ela, e agora que conseguiu comprar a ABK já não precisa mais fingir-se de boazinha.
Interessante Mário, nem todos os estúdios de jogos, conseguem ultilizar proveito do potencial do ps5 e xbox series x. Um exemplo é alan wake 2 que a rtx 3070, consegue desempenho 50% melhor que o ps5 neste jogo. Espero que com futuros jogos essa otimização melhore significativamente, logo mais teremos gta 6 que será um divisor de água, e irá mostra a capacidade dos consoles ao máximo.
O Alan Wake não é exemplo para ninguém e já explico porquê!
Os estúdios first party contam com ferramentas de optimização que não estão disponíveis em terceiros. Daí que os seus jogos conseguem sempre melhores performances.
Ora outra grande diferença é que os first programam em cima do hardware para o hardware, ao passo que as thirds… Programam no PC…
Ora isso é exatamente o que aconteceu com o Alan Wake! O jogo foi feito para PC usando Mesh Shaders. Porquê? Porque todos os GPUs suportam Mesh Shaders!
A questão é que a AMD usa Primitive Shaders. Que é a mesma coisa, mas implementada de uma forma diferente! Só que, ninguém mais os usando, a AMD suporta Mesh Shaders emulando os mesmos nos seus Primitive Shaders.
O problema é que, isto apesar de funcionar, tem sérios impactos nas performances dos GPUs AMD, que podem chegar aos 50%.
Basicamente, este jogo a ser feito por uma first, usaria Primitive Shaders, pois é isso que as consolas suportam. Não tendo sido… Pumba na cabeça de tudo o que é hardware da AMD pois este é o método escolhido pelo DX12, e que a AMD tem de implementar por compatibilidade. Tivesse sido o método escolhido os Primitive e seria a NVIDIA a ter de o fazer.
Daí que aqui não está em causa a performance das consolas. Está em causa uma metodologia que o hardware AMD não suporta nativamente, e que a Remedy não se deu ao trabalho de converter para as consolas, re-escrevendo o código.
Um contraste muito grande com o que faz a Nixxes, quando converte para o PC, que re-escreve muita coisa que de outra forma correria muito mal. Vê a entrevista deles sobre o SpiderMan.
Meu comentário parece que não foi aprovado. Apesar de eu estar vendo ele aqui.
Não sei se sabes, mas as urgências tem 7 horas de espera… E aqui não há urgências.
Perdão Mário, mas você está em um hospital ? Neste caso, me desculpe pela precipitação.
Não…o que eu quero dizer é que os comentários entram quando eu os puder ver. E que dado que aqui não há urgências,eu só vejo quando posso. E isso pode demorar o tempo que demorar.
Não tenho todo esse otimismo que você possuí com esses consoles Mario, mesmo que um hardware que corra os jogos de maneira semelhante ao ps5 seja mais caro, no final do dia jogar em um PC ainda me parece mais vantajoso, ali você pode jogar online sem pagar assinatura nenhuma (os preços que a sony cobram nas assinaturas é um absurdo) os jogos no PC são mais baratos e ainda tem acesso aos jogos das duas plataformas concorrentes. Os consoles não vale mais a pena como antes, por incompetência da própria Sony e Microsoft.
Outro ponto importante, estou acompanhado os comparativos dos novos jogos rodando na Unreal Engine 5 nos novos consoles, o PS5 é uma decepção, conseguiu perder todas para o XSX, no modo desempenho com quedas abaixo dos 40 fps, exemplos de jogos como Robocop, Alan Wake 2 entre outros. PS5 deveria ter pelo menos 40 CUs e o processador rodando ai nos 3,8ghz, as modificações que a Sony fez no processador que mais fazem ele parecer uma versão moblie de um ryzen vão deixar o PS5 com muitas dificuldades para rodar games verdadeiramente nextgen daqui para frente.
Jogar sem assinatura só com pirataria. E isso é ilegal, e pode dar prisão.
E convém reveres essas análises do UE5.
Só em Robocop a PS5 joga com mais 75% de resolução no modo qualidade! E a X tem bugs no RT.
Alan Wake usa Mesh Shaders, que as consolas não suportam, mas é o oficial do DX12 que a Xbox usa. Não conta por isso pois não está optimizado para as consolas.
O resto é disparate e já ouvimos desde o início da geração.
Pirataria? Eu ñ preciso de assinatura para jogar GTA5 online no PC por exemplo, nem o modo online de qualquer Call of Duty (não estou falando do Warzone), não sei onde deduziu que me referi a pirataria.
Já percebi. Estás a falar do pagamento do online. Não tinha percebido isso. As minhas desculpas.
A única coisa que saiu realmente nextgen (demo matrix) o Ps5 deu um banho em texturas, geometria e FPS no PC no ultra, cara! Acorda pra realidade!!!
Eu não vi esses comparativos, pode me mostrar?