Estudos recentes revelam que a aquisição de empresas terceiras nem sempre trazem os resultados desejados. E na maior parte das vezes, as compras limitam-se a propriedade intelectual pois os talentos abandonam as empresas.
Desde 2019, vários estudos tem vindo a ser publicados que mostram que as empresas tentam adquirir outras, de forma a cativar o talento existente, mas que essa jogada lhes sai furada pois, por norma, o talento abandona as empresas quando estas são adquiridas.
E o que temos visto são efetivamente noticias e notícias onde os trabalhadores mais conceituados, mudam de empresas.
Basicamente estes devs, perante mudanças, preferem apostar na colocação do seu talento em jogos de novos estúdios criados por si, e onde possam ter todo o poder decisório e liberdade criativa para criarem o que bem entendem. E isto não falando dos casos em que após uma aquisição o talento é tentado por outras empresas para se mudar.
Esta é uma situação que cada vez mais se torna relevante. A aquisição de uma empresa, podendo-se correr o risco de pessoal nuclear, que define a qualidade e o sucesso dos jogos ali produzidos, mudar, é uma realidade cada vez mais comumr. E uma situação que pode matar todo o interesse numa aquisição. Adquirir um IP, mas não a equipa nuclear que o desenvolve pode vir a criar alterações radicais no IP que o podem matar.
Esse foi o motivo pelo qual, na compra da Bungie, a Sony pagou 1.2 biliões adicionais que serão pagos ao longo dos anos, como prêmio ao pessoal, e garantia de que os 900 funcionários existente não saem da empresa após a aquisição, tornando as tentações de terceiros muito menos aliciantes.
Curiosamente, pelo conhecido, e apesar de a situação envolver valores recorde, e IPs deveras relevantes para o mercado, a Microsoft não acautelou tal situação com a potencial compra da Activision, sendo que neste caso estamos a falar de cerca de 10 mil pessoas que ali trabalham.
Não fez nenhum plano para manter a força de trabalho pq eles não se importam. O negocio é tirar jogos do playstation.
80bi entre activision e bethesda, lembrando que o preço que a gente sabe é o pago e não quanto custou para a MS, dava para fazer 160 jogos cada um com orçamento de 500 milhões
Mas vamos falar com preço médio de AAA… 320 jogos AAA com orçamento de 250 milhões cada
Isso é para fazer jogos ou para tirar jogos da concorrência e monopolizar o mercado?
Se destruir COD o que acontece? a Sony perde a grana do COD e o xbox continua “lucrando” igual com office e windows.
MS não se importa se fizer politica de terra arrasada nos videos games, eles simplesmente fecham o xbox e seguem vivendo de office e windows se derrubarem o mercado igual a Atari fez.
“dava para fazer 160 jogos…”‘ Só lembrando que o fator capital humano, ou seja, gente pra labuta, não é algo infinito. Gente talentosa, engenheiros, especialistas, grandes roteiristas e designers são um recurso finito. Então por mais que quisessem, não acho que só injetar dinheiro resolveria todos os problemas de escassez de jogos first party.
Sim e não.
Quando acquires as equipas, acquires não pelo logotipo ou pelo nome. Acquires pensando no que ela fez e é capaz de fazer.
Daí que se as compras é porque tens lá o capital humano necessário.
Agora, e o que este artigo refere, é que tens de o segurar. E se vi essa preocupação nas compra da Bungee, nunca nada foi referido sobre as compras de Microsoft.
Se a bethesda ou xbox estúdios não conseguem dobrar de tamanho igual os da sony talvez seja pq ninguém quer trabalhar para a MS.
então comprar a activision só vai fazer as pessoas saírem de lá.
É por isso que eu digo que o objetivo principal é tirar jogos do playstation sem se importar se isso vai destruir a franquia e é política de terra arrasada
Agora os funcionarios da Bethesda, o departamento de QA…. isso mesmo a galera do controle de qualidade do fallout, tá se sindicalizando.
Nos estúdios da Sony, cheio de “lacradores”, isso sequer é cogitado… pq ninguém precisa, tá bom sem precisar pressão de sindicato.
E a compra da MS não fez o ambiente melhorar para o pessoal decidir que “nem precisa” lá na Bethesda.
OFF – Relacionado à aquisição da Activision, agora a Microsoft alega que não sabe nem quando CoD foi lançado! Pode uma coisa dessas? 🤣🤣🤣🤣
Ela também diz não saber quantos studios estão envolvidos no desenvolvimento do game e quais os recursos necessários! É brincadeira uma coisa dessas! Tão tirando os reguladores pra otários!
https://www.theverge.com/23536092/microsoft-plays-dumb-call-of-duty-release-date
Este assunto vai-se abordado em artigo em breve, pelo que não vou comentar. E Sparrow… És o terceiro a referir isto.