Porque motivo a Sony ou a Microsoft não adicional a geração de frames como algo inserido no sistema e acessível a todos os programadores?

A situação não é direta de ser implementada. E o problema é que uma opção destas, apesar de possível, teria idealmente de ser implementada logo no início da geração.

Porque motivo a Sony ou a Microsoft não adicionam uma opção inserida na consola, que acrescente a reconstrução de imagem e a geração de fotogramas ao nível do sistema, permitindo assim que quem quiser usar basicamente tivesse apenas de fazer uma chamada a essa rotinas?

Bem, essa é a questão que muitos colocam, sendo que muitos criticam mesmo a ausência destas opções. Mas a realidade é que quem o faz poderá não ter a verdadeira noção das dificuldades e problemas de uma situação dessas, especialmente nesta altura do campeonato.

E porque motivo?

Bem, há aqui diversas questões:



Para começar, os GPUs AMD não tem exatamente uma unidade dedicada para esse tipo de processamento que está, ou não está, a uso! estes GPUs basicamente inserem esse processamento nos tempos de Idle do GPU, e processam usando o GPGPU. E aqui é que está o grande problema, pois não é possível criar-se algo que usa recursos do GPU sem remover performance, por muito pequena que ela seja, ao GPU. Basicamente ter esta opção ao nível do sistema implicaria reservar essa performance, entregando-a apenas a quem usar a capacidade. Mas e se o jogo não precisar de aumentar fps ou reconstruir imagem? Não pode aceder a esses recursos, porque?

Claro que o seu uso poderia ser opcional, e os recursos usados… ou não, mas depois isso iria criar uma outra situação, que nada traz de desejável. A potencial dependência dos criadores de software no seu uso.

O que se quer dizer com isso? Bem, se a consola tiver uma opção embutida no OS para reconstruir imagem e aumentar fps, eventualmente o que poderá acontecer é os devs passarem a usa-la como standard, criando jogos com performances piores que são depois melhorados com estes auxiliares. Esta é uma situação que provavelmente se vai colocar na PS6 que certamente trará algo desse género já embutido, mas o certo é que, quer se queira ou não, esta situação pode não ser a mais desejável.

Mas o grande, grande motivo pelo qual isso não se faz agora é que a introdução dessas situações iriam alterar os recursos disponíveis na consola, e consequentemente poderiam criar problemas das mais diversas ordens com  jogos pré existentes.

Basicamente a situação não é impossível de ser implementada, mas nesta fase não é desejável, sendo preferível que a sua implementação seja colocada pelos devs, nos seus próprios jogos. Isto não só permite otimizar a situação ao motor, como, no fundo, traz na mesma aquilo que o jogo entender como necessário, sendo porém que os devs a implementam como melhor entenderem e de acordo com as suas necessidades.

 





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Juca
Juca
12 de Julho de 2024 12:05

É uma questão que me vejo a pensar em como será no PS5 Pro e sua PSSR (embora estaja falando de algo inicialmente previsto só pra upscale/reconstrução de imagem), já que nativamente terá mais poder de sobra na GPU para tal em relação a irmão PS5 base, mas mesmo que se reserve esses recursos no SO e GPU, num sistema com aparentemente a mesma memória, seria algo a não funcionar muito bem, porque, pela lógica, não poderá ter parte da memória reservada para tal se um jogo já a pode usar toda no console base, o que pode acontecer no irmão mais forte também. Falo isso, obviamente pensando que o sistema geral vai manter o mesmo tamanho de memória.

PS: Li aqui (na the verge) que o Pro terá pelo menos mais de 1.2GB adicionais pra jogo, o que abre a possibilidade do PSSR ser uma opção geral no sistema e não de algo aplicável jogo a jogo, o que dependeria da vontade de cada programador ter de implementar.

A MS já está liberando no Windows (ao menos de dispositivos ARM) a opção do seu Auto SR(upscale), uma solução de sua propriedade que deverá evoluir para alguma solução também para “aumentar” fps. Hoje, ela opera baixando a resolução nativa máxima possível no sistema pra gerar recursos pra fazer a posterior reconstrução em mair resolução.

Last edited 3 meses atrás by Juca
Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Juca
12 de Julho de 2024 17:38

Mario vi muitos vídeos e pessoas falando que o cpu do ps5 pro vai ser um limitador, já que seu aumento de 10% sobre o clok base de 3.5 GHz. Isso é de fato uma realidade ou temos apenas jogos mal otimizados para os consoles?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Vitor Hugo
12 de Julho de 2024 19:51

Esse povo que fala isso se baseia no PC e tem como argumentação a fantasia. Eles não sabem o quanto a CPU do Ps5 base está sendo utilizada e se tem gargalo ali. É puro achismo com base no ambiente PC. Em resumo: Desenvolvedores de sofá!

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Sparrow81
12 de Julho de 2024 20:23

A digital foundry é a principal que fala desse assunto. Principalmente de jogos como dragons dogma 2

Deto
Deto
Responder a  Vitor Hugo
12 de Julho de 2024 22:50

O Leadberg, velho da DF, pegou uma 5700XT, rdna1, e fez over para 2.2ghz para procurar defeito na GPU do PS5, (RDNA2) pq a 5700xt não melhorava quase nada de 1.8ghz para 2.2ghz…

Sim, eles não manjam nada… Menos até que a gente. So sabem contar FPS e resolução e até nisso, erram.

Então o que a DF fala só vale para quem não entende nada e gosta de pagar de entendido

Juca
Juca
Responder a  Vitor Hugo
12 de Julho de 2024 23:23

Bem, pra jogos mal otimizados nem a 4090 com um Rizen 7 dá jeito, dragons dogma, por exemplo, sem frame generation, um Rizen 7700 não consegue se manter acima dos 60.
Mas assim, se houver um modo performance no PS5 base, o que você pode esperar é que no mínimo o jogo irá rodar ao mesmo fps e com mais resolução em qualquer jogo.
Jogos CPU Bound sempre terão problemas com CPUs.

Last edited 3 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Vitor Hugo
14 de Julho de 2024 4:52

Ah, a digital foundry, aquela que demorou 3 anos e meio de uma geração de consoles para entender mais ou menos o porquê do Ps5 ser superior ao SX na maioria dos jogos? Hummmm

Juca
Juca
Responder a  Vitor Hugo
12 de Julho de 2024 23:20

Vitor, pros jogos dessa geração a CPU do PS5 é mais que o suficiente, esse poder extra de GPU será para melhorar efeitos RT e trabalhar com “upscale” da imagem por IA, logo, o que você pode esperar é que jogos que hoje têm modos performance 1080p@60 ou 1080p@120 cheguem a 4k@60 ou 4k@120 por reconstrução de imagem partindo das mesmas renderizações nativas do PS5 ou um pouco melhor.
Se por ventura alguns jogos chegam com resolução nativa abaixo de 1080p no PS5 normal, o que se espera com o novo console é que se chegue sempre aos 1080, nativamente, como uma resolução padrão mínima pra daí a GPU ainda fazer o PSSR para uma imagem 4K reconstruída.

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
13 de Julho de 2024 18:39

Um GPU mais potente no ps5 pro pode fazer um CPU ir além do entrega ? Com isso ter mais ganho de FPS que o aumento de 10% no clok?

Vitor Hugo
Vitor Hugo
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 de Julho de 2024 17:10

Entendo Mario, e posso acrescentar por que me parece que a ps5 pro terá uma litografia menor. Serão 4 nm frete aos 7nm do ps5 base. Isso já não traria mais eficiência pra CPU, com isso ter muito mais performance no geral que os 10 %?

Deto
Deto
12 de Julho de 2024 21:33

MS cobrando menos do Gamepass no PC para tentar subir os assinantes lá…

Advinha quem é o “inimigo malvadão anti consumidor oprimindo o coitado do GP” ?

STEAM lol

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https://www.adrenaline.com.br/noticias/steam-impede-crescimento-game-pass/?feed_id=7081&_unique_id=6691118679788

Steam impede crescimento do Game Pass no PC
Dominância da Steam dificulta expansão do Game Pass entre usuários de PC

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Apareceu um analista, com opinião sincera e independente tipo Tom Warren, dizendo que o Gamepass é vítima do Steam malvadão e opressor e que ninguém assina GP com windows store (lol) no PC por causa do STEAM

Que canseira heim?

O xbox flopar não é culpa dos 12TF fakes que não mostram resultado, não é culpa do Macaco Craig e do Redfall vs Demon’s Souls, Returnal, R&C etc.

Era culpa da Sony malvadona com “táticas ensaboadas”

Agora a culpa do GP não crescer no PC não é a windows store, não é o fato de que comprar jogos no steam é um negocio melhor que alugar no GP

É STEAM “monopolista”

Não vejo a hora do xbox/MS gaming, watever o nome; terminar para acabar a retórica vitimista da MS no mundo dos games.

Juca
Juca
Responder a  Deto
13 de Julho de 2024 17:09

Quero mesmo é que comecem a atacar a Steam pra ver se o Gabe aprende alguma coisa ao invés de ficar elogiando a parceira MS por aí. Lol

Coisa mais ridícula do mundo é uma empresa rica se vitimando.

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