Estes políticos pretendem que a compra em massa de consolas usando serviços automáticos ou robotizados, que passam por cima das limitações impostas pelo vendedor, e obtêm consolas em quantidade que são depois revendidas a preços elevados, passem a ter penalizações e a ser proibido por lei.
O aproveitamento de sistemas automatizados que conseguem passar a imposição de vendas de uma consola por cliente para se conseguir arranjar consolas em quantidade para venda a preços superiores foi um negócio que terá rendido algo como 28 milhões de dólares.
Tudo isto normalmente ocorre depois sem que haja depois qualquer pagamento de impostos, com o cliente a levar a fatura original de compra pelo valor imposto pelo fabricante.
Esta situação não deve porém ser confundida com negócios legais de revenda a maiores preços, ou com a venda de particulares que cedem a sua consola a maior preço. Aqui falamos de um negócio de massas, compra em grandes quantidades de volumes de consolas, privando os clientes de as conseguirem ao preço normal, e depois revendo as preços que podem passar o dobro do original, conseguindo-se assim lucros gigantescos.
A situação é comparável com o que sucedia com a revenda de bilhetes de futebol, um negócio paralelo de milhões que que recebeu legislação próprio que não só impede essa prática, como penaliza de forma severa quem for apanhado nesses negócios.
Assim, os políticos Ingleses querem agora expandir essa legislação a todos os restantes ramos onde haja este tipo de negociatas paralelas, tendo sido o sucedido com as consolas a gota de água que levou a isso. E naturalmente esta situação, caso avance, rapidamente será aplicada por outros países, particularmente na união Europeia, que até admira não ter sido quem abordou o tema primeiro.
A realidade é que milhares de consolas que poderiam ter chegado ao público em geral ao preço ditado pelo fabricante, não o fizeram, acabando nestes mercados paralelos, e levando a que muita gente passagem couro e cabelo para conseguir obter uma consola que provavelmente teria obtido ao preço normal, não fora a existência da prática.
Eu fico estupefato em como a Sony ainda não fez nada em relação a isto, por um lado percebo a valorização do produto, mas por outro está a perder rios de dinheiro com tudo isto, por cada PS5 nas mãos destes oportunistas, a Sony perde a dobrar.
Eu ainda não tenho a minha, se dantes achava um exagero ter uma consola só lá para fevereiro, agora já começo a encarar fortemente essa projeção.
E o que e que queres que a Sony faça?
As consolas sao compradas legalmente, e ela nem tem como saber se a pessoa que joga na ps5 pagou 500€ ou 1000€, aqui quem tem de fazer algo sao mesmo os governos de cada pais.
isto tambem so nao e culpa de quem vende, pois por um lado se ninguém comprar eles vao parar de o fazer, mas infelizmente esta e a pobreza da sociedade que temos actualmente onde as pessoas ja nem aguantam por esperar alguns meses para ter uma consola que em breve estara ao molhos por todo o lado
Quero que a Sony trabalhe com o retalho no sentido de vender apenas uma consola por pessoa, isso significa uma consola por cartão de crédito, por morada, por NIF, etc..
Malta… Logo pelas 22:30 devo estar online na PS. Se alguem com o meu contacto quiser aparecer, estejam à vontade.
Já pensas te em fazer uma espécie de podcast? 🙂
Ja ai esta uma grande concurrente a ps5 e as xbox series
Eis a KfConsole xD
Nada melhor que jogar e ter um bom frango ali a mao quentinho xD
https://twitter.com/kfcgaming/status/1341428570388901891?s=20
https://landing.coolermaster.com/kfconsole/
Esquece PS5 e Xbox Series X, isto sim é nova geração 🤣🤣
[OFF topic] Mário e demais colegas,
Estava lendo sobre as CPUs ARM, e tem muita discussão interessante para nós que somos entusiastas de tecnologia.
Como sabemos, o PS5 e o Xbox Series X usam CPUs Zen2 de arquitetura CISC x86, semelhante ao PC. Mas paralelamente aos PCs, os smarphones estão cada vez mais performáticos com ARM, e agora a Apple lançou o M1 que a meu ver é o estado da arte nesta arquitetura.
A Nintendo está com o Tegra que é ARM e provavelmente já está inserida neste meio e deverá continuar. A Microsoft tem uma gigantesca paridade com o PC, e a GDK veio para solidificar isto ainda mais. Logo sair de x86 para ARM levaria uns bons anos de transição para a Microsoft. Já os departamentos de P&D da Sony liderados pelo Cerny devem estar diante de um bom trade-off para o futuro PS6.
Por que?
1) O M1 tem um consumo muito menor de energia. Isso resultaria em soluções de resfriamento mais simples, talvez sem necessidade de construir consolas gigantescas e com alto custo de resfriamento como é o PS5.
2) O M1 tem RAM integrada, o que diminui bastante as latências de comunicação. O PS5 já resolveu diversos problemas de latência quanto a i/o e caches. Mas mesmo assim, a RAM integrada promoveria ainda menos latências.
3) O M1 tem o Rosetta 2 que dizem funcionar muito bem. Logo, presume-se que é bem mais fácil emular x86 com ARM do que o inverso. É até por isso que a Microsoft levou tanto tempo para lançar o emulador de Xbox 360 no Xbox One, já que x86 emular RISC é mais trabalhoso, e o Jaguar é uma CPU limitada. E a Sony emular o CELL com o Jaguar então, coitada. Mas presume-se que um futuro ARM no PS6 emularia PS5 e PS4 com mais facilidade. Inclusive o PS3, quem sabe?
Claro que não estou aqui a sugerir que o PS6 usaria M1. Provavelmente os departamentos de P&D de Intel e AMD também estão a estudar o uso de CPUs ARM com GPU integrada, o que seriam alternativas interessantes à Apple.
O futuro parece bem interessante. Mal posso esperar para ver o que a Nintendo fará com sua nova consola, ainda mais com DLSS (é outro assunto) na praça. Descobriremos em breve e teremos amostragem do futuro com ARM nas consolas.
O problema dos ARM é o código legacy que agora as consolas vão querer ter a partir do momento que se gerou o precedente da retro compatibilidade.
Emular um x86 por hardware é impossível, pelo que teríamos de cair nas máquinas virtuais e consequentemente maior performance para emulação.
Mas nada é impossível, e apesar de tudo não sabemos se o futuro é ARM. Relembro que a AMD tem dado saltos de gigante no capítulo dos consumos a cada nova geração que lança.
Quanto ao DLSS o que posso dizer é que depois de ver as técnicas de reconstrução da Insomniac, percebo que as consolas já estão muito bem servidas. Mas claro que se for para melhorar ainda mais e consumir menos recursos na reconstrução, óptimo. No capítulo da Nintendo, uma futura Switch poderá ser uma oferta bem interessante. 4 Tflops, por exemplo, numa portátil seria algo fabuloso.
Tem pontos de vista muito interessantes aqui: https://twitter.com/ErrataRob/status/1331735383193903104?s=20
Parece que a Apple andou sendo “espertinha” em emular os intel lol
Pois… Mas os AMD daria um pouco mais de complexidade.
Seja como for há 8 anos pela frente e a AMD tambem vai produzir processadores baseados no Arm, tendo aparentemente já o unificado com o X86
https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/amd-estara-a-preparar-um-soc-arm-para-concorrer-com-o-silicon-m1-da-apple/
https://www.electronicdesign.com/technologies/microprocessors/article/21799866/amds-project-skybridge-unifies-x86-and-64bit-arm
Sim Mário.
Creio que uma mudança para ARM também iria gerar algum impacto em custos de desenvolvimento dos jogos, no caso reescrevendo engines por exemplo.