Poderia a Microsoft comprar a Valve?

O rumor de que a Microsoft preparava uma oferta de 16 milhões pela Valve circulou pela internet, tendo sido dado como falso! Mas pensando logicamente, poderia alguma vez a Microsoft comprar a Valve?

A noticia correu pela Internet. Microsoft prepara oferta de 16 biliões para a compra da Valve.

Esta situação foi entretanto desmentida por outras fontes, pelo que a mesma é neste momento dada como falsa. Mas vamos pensar logicamente e tentar perceber: Será que a Microsoft alguma vez conseguiria comprar a Valve? E por 16 biliões?

Mas a questão realmente interessante, e a debater é mais a primeira: Será que a Microsoft poderia comprar a Valve?

O que vou escrever de seguida é a opinião generalizada que circula nos foruns, não sendo por isso apenas a minha opinião.



Acima de tudo temos de perceber que a Valve é uma empresa privada, o que quer dizer que, desde que os seus acionistas aceitem a oferta, ela pode ser vendida. Ou seja, desde que aceite internamente, a possibilidade de compra, existe!

A questão aqui é que a Valve é detentora de 80% do mercado de venda de jogos no PC, e isto implica que esta empresa tem só por si um sistema que se assemelha a um monopólio. Um monopólio que foi criado do zero, e que a empresa conquistou conseguindo a confiança dos utilizadores!

A questão é que, concorde-se com ele ou não, este monopólio existe, e nesse sentido, uma venda à Microsoft significaria que a empresa de Redmond estaria a comprar essa mesma posição no mercado!

Ora sendo a Microsoft a detentora do Windows, a plataforma onde, de forma esmagadoramente maioritária, a Valve vende, e sendo igualmente dos maiores distribuidores do mundo, possuindo a Zenimax e a Activision, seria uma aberração se os reguladores espalhados pelo mundo aprovassem essa aquisição. A posição já quase de monopólio que a Valve possui seria exacerbada aos extremos ao lhe juntarmos a posição dominante da Microsoft no Windows e a elevada posição da Microsoft como um dos detentores de mais estúdios de produção de videojogos do mundo.

Basicamente estavam reunidas todas as condições para a potencial criação de uma situação onde a Microsoft dominaria totalmente o mercado de jogos PC, esmagando toda e qualquer concorrência.

Esta situação não é sequer comparável ao que se falou quando da compra da Activision. Aí a questão era a possibilidade de a Microsoft usar a ABK para a obtenção de exclusivos e dessa forma esmagar a concorrência. Mas os reguladores impediram que os jogos mais mediáticos ganhassem essa exclusividade, o que basicamente impediu isso. Neste caso, uma aquisição deste tipo, basicamente não teria como ter medidas mitigadoras.  E a Microsoft passaria a ser dos maiores produtores e o maior distribuidor da plataforma PC, possuindo ainda o sistema operativo Windows onde tudo corre sobre a sua alçada.



Basicamente aqui a posição dominante era clara e impossível de ser contestada! E uma compra destas a passar implicaria que os reguladores não funcionam e que a Microsoft basicamente é livre de atuar onde e como quiser. Não é de todo credível, especialmente porque aqui a Microsoft dificilmente teria defensores!

Por outras palavras, e resumindo, respondendo à questão em epígrafe. Não, não parece que alguma vez a Microsoft possa comprar a Valve.



31 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Juca
Juca
30 de Maio de 2024 10:50

Se pode comprar é uma questão a ser discutida com os órgão reguladores de aquisição… Entretanto, a vontade de comprar a Steam e o suporte da mesa diretora pra fazer a proposta de compra da Valve, ou ao menos da loja Steam isso é um fato constatado nos leaks da Microsoft de que se teve ciência por volta de setembro do ano passado.

Penso que, como vimos, as coisas podem sempre passar, mesmo que com algum aditivo pra atrapalhar os planos, basta muito dinheiro e um pouco de chantagem econômica para dissuadir as instituições que receberão pressão dos parlamentares do país que provavelmente, que sob falso pretexto, defenderão a “economia” do país e obviamente sua verba de campanha.

Então acho que a pergunta mais pertinente a se fazer sobre a situação talvez seja: Poderá a MS flexionar, mais uma vez, as instituições reguladoras através do seu poder econômico, e porque não dizer também, político?

O momento ideal pode inclusive estar chegando, com o desastroso governo Biden, Trump está chegando aí e ao tempo em que empresas concorrencias em games com a MS e fortemente líderes de mercado, como a Sony, também querendo adquirir outro grandes grupos como a Paramount.

https://www.geekwire.com/2023/major-leak-reveals-microsofts-xbox-plans-for-2024-and-beyond/

https://www.mirror.co.uk/gaming/xbox-leaks-reveal-phil-spencers-30975013

Last edited 4 meses atrás by Juca
Juca
Juca
30 de Maio de 2024 12:14

[OFF] Enquanto ainda se vê nas redes sociais e comentários pela internet com o fatalismo e lamúria de costume sobre o fim dos consoles e que o mercado está pra quebrar, eis que a Sony vem a se pronunciar dizendo que a geração PS5 é a mais lucrativa até hoje.

https://www.eurogamer.net/playstation-5-most-profitable-generation-to-date-sony-says

Last edited 4 meses atrás by Juca
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
30 de Maio de 2024 14:12

Não chegou nem na metade e o lucro da geração Ps5 já é maior que a do Ps4. Jim Ryan foi péssimo mesmo!!! Lol

No mais, muito bom ver o Hermen Hulst falando que jogos day one no PC apenas GaaS e que o Single player indo ao PC tem como objetivo atrair novos clientes para as sequências no console. Como era de se esperar. Então dá pra esquecer esse papo sem sentido de day one no PC

https://x.com/tomwarren/status/1795966798942158935?t=Ox7CzSf69_klSMGoqOSquQ&s=19

Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
30 de Maio de 2024 14:18

A comparação é no mesmo período de tempo. Ps4 deu 9 bilhões e o ps5 10 bilhões.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Hennan
30 de Maio de 2024 14:29

No gráfico não é isso que mostra. Mostra os 7 anos de Ps4 vs 4 de Ps5, apontando 9 bilhões de lucro pros 7 anos de Ps4 e 10 bilhões para os quase 4 anos de Ps5.

Last edited 4 meses atrás by Sparrow81
Tiago Correa
Tiago Correa
Responder a  Sparrow81
30 de Maio de 2024 16:20

Vamos lembrar que na atual geração não ouve redução no preço do console e sim aumento,nos jogos também isso por si só justifica os números melhores na atual geração.
Com certeza a Sony acertou muito mais nas estratégias de negócios comparada a MS (se é que se pode dizer que MS acertou alguma coisa), agora até o fim dessa geração a Sony vai nadar de braçada.
Quanto o artigo de hoje, estaria a MS com medo do steam OS roubar utilizadores do windows no mercado gamer?
Algo similar que a fez entrar no mercado de consoles na era do PS2?

Hennan
Hennan
Responder a  Sparrow81
30 de Maio de 2024 18:47

Você tem razão. Entendi o audio de forma errada.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
30 de Maio de 2024 15:12

Fico feliz pelo lucro da Sony com o PS pelo continuismo mais provável do console e da divisão, mas como cliente salvo pelo ótimo line up inicial e pelo VR, não vejo muita vantagem no rumo do PS até agora, entregando muitos remakes e vivendo de acordos de exclusividade com thirdies/secondy parties nos últimos 2 anos. E sim, o Jimbo só tem mérito nos jogos irem pro PC, pela compra da Bungie, pelos serviços like-gamepass… Qual legado o Jimbo deixou? Se a Sony está certa em buscar lucro é problema dela, eu quero é grandes jogos first party sem terem de ficar pagando por exclusividade alheia, e de preferência single players, lucro pra ela fazer o que não é do meu interesse tanto faz, não tô nem aí, como também não ligo pro que o Xbox faz de longa data, salvo pela tentativa de destruição da concorrência por abuso de seu poder financeiro e político.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
30 de Maio de 2024 17:09

Um ano após Jim Ryan assumir foi concretizada a compra da Insomniac, foi na gestão dele que a PS mais lucrou na sua história até o momento, comprou a Bungie, fez Returnal acontecer e a Sony anunciou aquisição da Housemarque, da Bluepoint, Nixxes, etc… Fez diversas parcerias e pra sua informação e de muitos a line UP de exclusivos first party de PS5 no período é superior ao Ps4.

E ainda tu me pergunta qual legado? Só pode estar a brincar, né?

Quanto aos exclusivos no PC, foi na gestão dele que aconteceu, mas é só ver algumas entrevistas do Shawn Layden que logo se tem a certeza que isso era cogitado anos antes e quem pediu isso foram os Studios!

Óbvio que nem tudo na gestão dele é bom… Não gostei da comunicação do PS no período dele por exemplo. Mas o saldo é positivo demais e se alguém acha que a Sony que resolveu tirá-lo de lá, a prova que isso não aconteceu está nos números! Ele fez a PS lucrar como nunca e ainda tem frutos por vir que tem boas chances de sucesso.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
30 de Maio de 2024 14:17

Na realidade os números são péssimos. A Sony obteve 1 bilhão a mais no mesmo período de tempo, mas precisou de uma receita muito maior. Logo a margem caiu. Além disso, não cobre a inflação do período. A empresa precisa rever a estrutura de custos.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
30 de Maio de 2024 15:24

Entendo a lógica do maior risco e da questão inflacionária, mas esse dado, comparando com outras empresas está de bom tamanho no sentido de mostrar um lucro crescente da empresa, e como acionistas estão atrás de lucro… É preciso lembrar que a Sony fez aquisições e que há projetos em curso que ainda não deram os primeiros retornos sequer (Bungie lançou uma DLC até agora e o estúdio do Fairgame$, por exemplo). Então, é como o Mário diz, é preciso esperar o fim da geração pra saber direito se foi a geração mais lucrativa e mesmo a melhor, essa está positiva por agora, mas ainda devemos ter 4 anos dela, e agora a PS parece mais sozinha na pista que no começo da geração.

Last edited 4 meses atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Juca
30 de Maio de 2024 14:25

https://x.com/oleoizzo/status/1795980513800278304

“Parabéns Sony . Parabéns. Enquanto toda a indústria busca uma forma de encontrar mais jogadores, você vão total na contra mão, continuando a forçar o consumidor a comprar um console. Pensei que o novo Presidente/CEO tivesse finalmente enxergado isso, mas enfim. Boa sorte aqueles que defendem isso.”

Fanboy de Xbox é resenha d+

Deto
Deto
Responder a  Andrio
30 de Maio de 2024 14:32

eu falei que iria aparecer os lunáticos arrotando “console é anti consumidor”

Juca
Juca
Responder a  Andrio
30 de Maio de 2024 15:15

Esse pessoal vive no mundo do pirulito… A Playstation é uma divisão de consoles, não de jogos para Windows, embora hoje já faça isso também devido aos ports da Nixxes. Espero é que a Sony começe a dar suporte nativo a Linux (pelo menos SteamOS) e MacOS, pra fazer muita gente largar Windows pra jogar.

Last edited 4 meses atrás by Juca
Pedro Martins
Pedro Martins
30 de Maio de 2024 12:57

Off: Mario, a Microsoft não é de Redmond? Se eu me lembro bem, a empresa de Cupertino é a Apple, no mais, ótimo artigo, como é de se esperar.

Juca
Juca
Responder a  Pedro Martins
30 de Maio de 2024 15:16

Você está certo, o Mário deve ter se equivocado nisso sem querer.

Deto
Deto
30 de Maio de 2024 15:07

Off:

A tal mídia sonysta ridicularizando a estratégia de NÃO ser “dia um no PC” com o Playstation.

Segundo caixista a mídia é sonysta…
comment image

Achem a mídia sonysta fazendo piada sobre “gamepass aumenta as VENDAS de jogos” ou questionando se gastar 7 bilhões na bethesda + custo de desenvolvimento + canelar a versão que mais VENDE (PS5) + dar por 1 real no gamepass é sustentável.

O melhor é ver esses “imparciais” choramingando que a Sony não vai falir o playstation igual o Phill faliu o xbox…

Não vai ter “SonyTambém” para eles… ou para os caixistas.

Nem vou tentar argumentar o delírio que “todo mundo no PC tem uma 4090” para rodar 30% mais FPS e 20% mais resolução no Ghost of Tsushima… lol

Last edited 4 meses atrás by Deto
Juca
Juca
Responder a  Deto
30 de Maio de 2024 17:55

Tom Warren continua ridículo! Impressionante… Queria saber se ele não tinha/tem um Series X em casa, ou a 4090 dele o impediu disso. Calhorda.

Last edited 4 meses atrás by Juca
Hennan
Hennan
Responder a  Juca
30 de Maio de 2024 18:30

O comentário é nível fanboy. Fica feio levando em conta que é um jornalista.

Hennan
Hennan
Responder a  Deto
30 de Maio de 2024 18:29

Para a Sony não faz sentido lançar dayone no PC. Questiono até se faz sentido lançar no PC. Esses novos dados mostraram ainda mais o quão importante é a receita de microtransacoes e vendas de terceiros.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
30 de Maio de 2024 21:01

Eu entendo que é um reaproveitamento de trabalho, então de certa forma, não fosse a pirataria ainda corrente faria bastante sentido financeiro lançar as coisas depois no PC.
2 anos é um bom intervalo, é um bom tempode espera e quem tem dinheiro não vai esperar.
Agora, no longo prazo, em transições de geração isso pode pesar, sobretudo de por algum momento os jogos da Sony perderem relevância. Mas tudo em economia tem seus riscos. Como cliente, obviamente me sinto um pouco ludibriado já que comprei um console considerando diversos fatores, dentre eles jogar coisas que nenhum outro sistema tem. Agora pago por ter apenas a possibilidade de jogar de forma antecipada a mesma coisa.
Coisas do gênero podem fazer a pessoa reavaliar se vale a pena pagar por uma plataforma onde se termina pagando mais caro de forma diluida pelo tempo na obrigatoriedade de assinar serviço pra jogar e pelo ágio entre a diferença de preço dos jogos durante o tempo.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
30 de Maio de 2024 23:50

Agora lento o teu comentário tb vou adicionar que é bem fácil o sujeito ter uma 4090 e comprar um PS5 para não esperar 2 anos ou nunca (Demons Souls Remake)

Lembrando que Demons Souls é um exemplo perfeito de pq o sujeito com uma 4090 compraria o PS5 para jogar lá… O jogo roda PERFEITO em 60fps, com gráficos incríveis… vai esperar a versão PC para sei lá quando com fps variando entre 120-stutter?

Eu tenho um amigo que tem um Tiguan, o mesmo modelo fabricado ai na Europa e exportado para o BR. Diz ele que avalia comprar um Fusca e usar Kit de conversão para elétrico e usar para ir trabalhar todo o dia. Deixaria a Tiguan para viagens médias e longas.

Last edited 4 meses atrás by Deto
Juca
Juca
30 de Maio de 2024 22:39

[OFF] Que State of Play m****! Abandonaram o VR mesmo, nem o Astro Bot foi para o VR! Putz…

Netto
Netto
Responder a  Juca
30 de Maio de 2024 22:53

Eventinho mequetrefe

A Sony desaprendeu mesmo com essa nova fase. Só joguinho desinteressante salvo raras exceções.

Tá difícil em

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
31 de Maio de 2024 0:15

A Sorte da Sony é que a Microsoft é uma vergonha.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Juca
31 de Maio de 2024 0:21

Não era uma novidade mas gostei muito do gameplay de SH. Irei jogar com certeza em outubro. Astrobot legal TB.

Ps: parece que SH usa RT nos reflexos das pocas de água.

Last edited 4 meses atrás by Tiohildo
error: Conteúdo protegido