Poder podem, mas isso traz consequências.
Quando uma marca de smartphones solicita o uso do Android, o mesmo é licenciado a essa empresa para uso.
Mas o licenciamento gratuito tem uma implicação. O facto que associado ao Android vem um conjunto de aplicações da Google como o Google Maps, o Chrome, o GMail, a Play Store, o Youtube, o Google Messages, etc.
E o Chrome tem de vir com o Google como motor de procura por defeito.
O que acontece então caso alguém pretenda substituir o Google por outro motor de pesquisa?
Basicamente isso implica não obedecer aos requisitos da Google para licenciamento gratuito. E tal tem duas consequências!
A primeira é que o licenciamento do Android deixa de ser gratuito por não serem obedecidas as condições que o tornam gratuito.
A segunda é que a Google não fornece os seus serviços a quem não o licenciar gratuitamente, o que quer dizer que o suporte a um motor de pesquisa de terceiros implicaria a perda de todas as aplicações e serviços da Google. Basicamente tornando a marca numa pária ao estilo da Huawey.
Resumidamente, nenhum fabricante virá a usar tão cedo alternativas ao Google como motor de pesquisa por defeito.
Mário, entendi a questão levantada, mas como fica a visão da UE frente a essa situação de “venda casada” de todo o sistema Android, pois embora seja conveniente às empresa produtoras de dispositivos (é tudo de graça), existe uma venda casada ao consumidor de vários produtos google como existia com o SO Windows que empurava o internet explorer junto a prejudicar a concorrência? Ou na UE não existe esse conceito por aí se, teoricamente, o vendido vem de graça?
Outro ponto, embora mantendo tudo do Google como default, o que impediria criar um modo de mudar o motor de busca numa simples aba seletora, ou no momento de instalação fazer essa pergunta ao usuário, isso infringiria as regras do Google?
Agora, vale lembrar que a maior quebra para o Android é imporem-no de suportar lojas concorrentes sem a necessidade de entrar em modo desenvolvedor, o que obviamente é uma coisa boa para concorrência e ruim para a responsabilização na falta de segurança do SO.
Mário, e o Brad Smith, ameaçando o UK, já viste um negócio desses?
https://www.bbc.com/news/business-65407005
Isto é bom que começe a dar a noção aos países do poder destas empresas, começando-lhes a fechar as portas e/ou obrigando-as a se dividir.
E olha este maluco…
Que curiosamente é um opinador pago, com conhecidas relações com a Microsoft.
http://techrights.org/wiki/Florian_M%C3%BCller
Esse pessoal vive num mundo à parte, e o maior problema é que são muitos assim.
Fui entrar num desses sites fanáticos, e não sei se é verdade o dito lá pois finge ser jornalismo, que o Brad Smith aí insinuou até diminuir investimentos em segurança dos sistemas a ameaçar a UK! Depois ensinuaram que o Primeiro ministro iria cancelar a decisão da CMA que é o órgão competente pra isso… Coisa de louco tudo isso em sendo verdade!
Sobre o suposto apoio do 1o ministro segue um Twitter:
https://twitter.com/TWTHEREDDRAGON/status/1651558206320115712
Editado:
https://www.dailymail.co.uk/news/article-12019417/Furious-Microsoft-boss-warns-Rishi-Sunak-bad-day-Britain.html
Olha essa frase do Brad Smith retirada do artigo acima, Mário: “Microsoft has been in the United Kingdom for years and we play a vital role not just supporting businesses and non-profits, but even defending the nation from cybersecurity threats.”
Os caras tão descendo o mais baixo nivel. Loucura isso!
Pior são as palavras do dirigente, os fanboys a gente leva em desconsideração, pois são fanatizados, uma tropa de choque alucinada, mas cara, o dirigente de uma empresa se manifestar nesse tom contra um orgão independente de um país com tons de ameaça ao país na segurança e no desemprego pelo seu dissabor em não ver seus caprichos cumpridos, é muitíssimo lamentável.
Mas é apenas o imperialismo no seu natural, não aceitam a contrariedade e acham que podem se impor até contra um país amigo porque esse não diz amém pro que não julgam ser bom pra eles.
Se a compra for barrada no EUA ele vai tirar os investimentos de lá também? xD
Eu, em sendo a concorrência, (digo Amazon e Google) ligeiro iria à imprensa aproveitar o espaço e dizer que iríamos aumentar os investimentos na UK, porque não há espaço pra vácuo!
Depois das ameaças à Lina Khan ou o governo a apoia, ou a FTC não vai conseguir ser imparcial.
Juca… Depois disto, e por muito que isso me possa custar, eu nunca, mas nunca mais vou apoiar um outro produto da Microsoft no ramo do Gaming.
Uma empresa que ameaça um país porque não levou a melhor é uma empresa que mostrou as suas cores. Se eles não respeitam o país vão respeitar o consumidor?
É claro que uma empresa destas não luta de igual para igual. Eles nos EUA estão a fazer lobby político para lixar a Sony, e nos outros países, ameaçam com cortes e com desinvestimento.
Isto é digno de algo perigoso… Algo a evitar à viva força.
queria dizer que a mais ou menos uns 15 ou 20 anos atrás vários países começaram a falar em usar Linux em desktops dos PCs do governo, pq windows era muito caro.
em um instante a MS foi lá e “deu” windows para os governos.
parece que a MS quer queimar o Office e Windows e lembrar a todos que eles são uma empresa privada e o governo não controla o próprio sistema operacional que usa…
vai dar certo mesmo, no dia que a MS sabotar o Uk não demora 1 ano e metade dos governos do mundo começam a falar novamente em usar Linux.
Inclusive na minha opinião os governos já deveriam estar lembrando que confiar em software fechado tem seus riscos
Concordo plenamente
Ótimo comentário. Faz bastante sentido.
Microsoft tem 100 mil funcionários, quem ameaçou o governo foi uma pessoa só.
satya nadella e phill spencer não ameaçou ninguem.
Phill spencer disse que se a venda não passar vida que segue.
Me diz um jogo da microsoft que vc consumiu
todas as analises suas nesse site é falando mal dos jogos xbox
Quem ameaçou foi a única pessoa que falou depois da sentença. E não foi um Zé Ninguém!
Foi alguém que representa os 100 mil funcionários e alguém bem acima do Phil Spencer (pelo que nem entendo a referência a este), e alguém que só tem uma pessoa acima dele, o Satya Nadella.
Quem ameaçou foi o Brad Smith, Presidente da Microsoft!
E se ele não transmite a ideia do CEO Microsoft, onde está o Satya a demarcar-se do que foi dito e a repreender este senhor? O Governo Inglês, do outro lado do mundo já respondeu, e o Satya não diz nada? Está a jogar com o Phil Spencer?
Quanto a jogos da Microsoft consumidos até hoje, a lista é demasiadamente longa para os citar todos.
Posso é garantir-te uma coisa. Desde sempre terei gasto muito mais dinheiro que tu com a Microsoft pois consumo produtores deles ainda antes da Xbox original que possuí. Mas mesmo só nos últimos tempos, desde que entrou a Xbox series, provavelmente já dei mais dinheiro à Microsoft do que tu. Porque eu não assino Gamepass, eu compro todos os jogos que jogo. E eu jogo todos os jogos que seja bons, não me interessa de quem são.
Quanto às análises falaram todas mal dos jogos Microsoft, eu faço poucas análises de jogos. Sony ultimamente só fiz do Ratchet, mas eis os dois últimos da Microsoft.
https://www.pcmanias.com/analise-forza-horizon-5-o-melhor-jogo-de-corridas-de-sempre/
https://www.pcmanias.com/analise-gears-5/
Neste sentido, convém não mandar respostas tão disparatadas que demonstram que nem sequer sabes quem são as pessoas que falam, que o teu universo gira em torno do Phil Spencer, e que nem lês o website.
ah não
tá me dizendo que o cidadão ai em NOME da MS ameaçou mas a MS não?
imagine um funcionario ameaçar um pais SEM RESPALDO interno
sera que ele seria demitido e processado?
não sei nem o que dizer de um troço desses.
Talvez você possa citar um jogo atual da microsoft que mereça ser elogiado.
Ass: Senhor “chapéu de alumínio”.
Professor, são ares de vitimismo com conspiração até vindo do Kotick, ele alega que há uma conspiração entre a FTC e a CMA devido a sua frustração em não receber a comissão pelo negócio e poder se aposentar longe dos holofotes engavetando os seus assédios… que o mundo não se acabe depois disso!!!
https://www.cnbc.com/amp/2023/04/27/first-on-cnbc-cnbc-transcript-activision-blizzard-ceo-bobby-kotick-speaks-with-cnbcs-squawk-box-today.html
Esse cara já deveria estar de conversa com a ms faz tempo pq ao meu ver a compra foi muito repentina. Dúvido que se a Act não tivesse aparecido com os problemas de assedio essa compra teria sido colocada em jogo.
Mudando de assunto… cara, espero um show case da sony o mais breve possível, muito tempo sem mostrar algo. :'(
Eu acho que a Sony vai esperar a UE agora, é já 22 de maio.
Mas a Sony deve marcar uma State of Play pra 18 de Julho quando a MS for pagar a multa de USD 3bi pra ABK! Lol
Contentemo-nos com o Final Fantasy que vem aí e parece Espetacular… devo comprar o meu nesse mês que vem, garantir a versão física, e chafurdar a internet por algum cashback na amazon!
Eu vi o PS5 alusivo ao FF16 e mesmo não sendo fã da série eu iria atrás desse PS5 caso ando não possuísse um
Lívio, só no Japão… mais fácil eu comprar um faceplate preto e pintar igual! Mas sinceramente não achei muito bonito não, nem os faceplate nem o Dualsense, nessas personalizações a MS faz bem melhor que a Sony.
Vindo da Square vai ser espetacular igual o Forspoken.
FF 15 teve um downgrade gigantesto comparado com a apresentação da E3. Pior que a ubisoft. Mas os Fãs cegos da Square não enxergam isso.
com certeza é melhor q jogar a caixa do xbox com o craig por um ano inteiro…
Sabes, um dia estava Deus a distribuir a inteligência, quando reparou que estava a dar doses generosas demais a alguns, e como tal, não iria chegar para todos.
A consequência está aí… Este senhor devia estar no fundo da fila!
“The only problem with Microsoft is they just have no taste. They have absolutely no taste. And I don’t mean that in a small way, I mean that in a big way, in the sense that they don’t think of original ideas, and they don’t bring much culture into their products.”
Steve Jobs
Um “crássico”!
Gente, verdadeiramente, de QI alto é outro nível! Lol
Off: Acho que esse tipo de propaganda não pega bem.
https://twitter.com/OGG1993/status/1651543266431565825?s=20
Se o otário comprar… É mais uma venda. E depois da-se-lhe os 60 fps mais tarde… Sabe-se lá com que compromissos.
OFF: Olha o nível da proposta da Microsoft. Você pode até oferecer o COD, mas todo o dinheiro das microtransações fica com a Microsoft.
https://twitter.com/ethangach/status/1651672372099837957?s=20
Vixe, então a boa moça não era tão boa moça assim! Papai do céu!!!