O BD-XL é um formato de maior capacidade, capaz de operar em 4 layers, e capaz de obter capacidades até 128 GB!
Um dos problemas que a nova geração de consolas vai enfrentar é o armazenamento. O uso de discos rígidos para instalação, apesar de continuar a ser essencial, necessitará de ser acompanhado por um media capaz que permita que o disco apenas vá mantendo aquilo que é estritamente necessário. Afinal com instalações de 100 ou mais GB, um disco, mesmo de 2 TB não aguenta por muito tempo.
Nesse sentido, e estando os discos Blu-Ray actuais a terem problemas para armazenar os últimos jogos, torna-se necessária uma nova solução. Como sabemos a PS4 é capaz de ler Blue-Rays de duas camadas, com 25 GB cada, o que permite o uso de discos de 25 ou 50 GB. Mas actualmente, jogos como Red Dead Redemption já usam algo como 94 GB de disco, o que implica que o jogo terá de ser fornecido em dois Blu-Rays.
Esse é um problema que necessita de ser resolvido, e uma das soluções pode ser o uso do novo formado BD-XL!
Este formato trabalha com 4 layers em vez de apenas duas, e cada camada pode armazenar até 32 GB em vez de 25. Tal permitirá o uso de discos de 32, 64, 96 e 128 GB (1, 2, 3 ou 4 camadas).
Este disco pode no entanto ser usado com camadas de 25 GB, o que permite no máximo um total de 100 GB. A vantagem deste formato é a retrocompatibilidade, pois a primeira e a segunda camada podem continuar a ser acedidas pelos actuais leitores. Apenas as camadas extra não serão lidas!
Caso a PS5 seja introduzida no mercado, como muitos referem que acontecerá, isto é, como uma consola que coabitará com as actuais, e que se posicionará acima da Pro, trazendo resoluções 4K ou superiores, texturas de alta resolução e 60 fps aos jogos PS4, e que terá jogos exclusivos que irão ser introduzidos faseadamente, afastando a anterior geração, estes discos serão uma mais valia.
Eles podem permitir o jogo para ambas as gerações de consolas, com a PS5 a ir buscar as texturas de alta definição ao armazenamento extra, evitando assim o download de vários GB de texturas como actualmente a Xbox One X requer.
Estes discos permitirão ainda manter na nova geração uma redução do espaço necessário em disco, pois se bem usados, tal como pode acontecer agora, eles podem ir indo descomprimindo apenas as partes que vão sendo requeridas, tornando assim a gestão do espaço no disco bem mais capaz.
Um dos inconvenientes desta nova tecnologia é o seu maior custo. Um conjunto de 5 discos graváveis de 50 GB custa 25 euros. Naturalmente os prensados saem bastante mais baratos, mas vamos ignorar isso aqui! Estamos a falar de 5 euros cada disco!
Já os BD-XL de 100 GB custam algo como 50 euros o pack de 5, o que eleva o valor para o dobro! Será assim expectável que possamos ver uma subida no custo dos jogos, na compra de jogos neste media.