As vendas de Hellblade II foram miseráveis, e culpa-se o Gamepass por isso.
Hellblade II é a sequela de Hellblade, e isso só por sí indiciava o tipo de jogo que seria.
Quer isso dizer que o esperado pelo público seria uma espécie de demo gráfica, com jogabilidade reduzida e pouco tempo de jogo, o que se veio a confirmar.
Como consequência, a maior parte das pessoas que o resolveram experimentar, fizeram-no por intermédio do Gamepass onde o jogo se encontrava incluído, poupando assim o custo do mesmo.
A grande questão aqui é que o jogo, na Europa, nem sequer apareceu no top 100 dos mais vendidos.
Ora apesar de não haver números de venda dos EUA, o que se percebe é que o jogo, mesmo com o Gamepass, não teve grande adesão, com o Steam a registar um máximo abaixo de 4000 (3892 para ser exato) jogadores concorrentes no jogo. Basicamente, para perspectiva, isto são menos jogadores do que teve Redfall, cujo estúdio acabou encerrados pela Microsoft.
E isto num jogo que demorou 4 anos a ser criado.
Basicamente a Microsoft tem aqui três opções:
– Lançar o jogo na PS5 e ver as vendas antes de tomar qualquer decisão, o que parece a situação mais lógica.
– Encerrar o estúdio, de acordo com as políticas verificadas em jogos de baixa performance como Hi-Fi Rush e em Redfall.
– Aguentar o prejuízo e não fazer nada, sendo no entanto que o próximo jogo do estúdio, designado por Project Mara parece seguir um pouco o princípio de jogo de Hellblade II.
O certo é que numa altura em que jogos dependem do seu sucesso financeiro para a sustentabilidade dos estúdios, o Gamepass é certamente um desafio a boas vendas.
Seria meio contraditório a MS fechar a Ninja Theory. É um Studio que faz o que a MS quer fazer: Jogos com campanhas curtas e com orçamento de AA.
Quanto ao Hellblade 2: Chamar aquilo de jogo é uma ofensa aos jogos. Se trata de uma Tech Demo de gráficos (olha só, o Fernando Medeiros falava isso sempre e acertou!).
Num é, ele acertou!!!!!
Problema que a tech demo enchea lista como se fosse um jogo!
Aham é esse tipo de jogo que a Microsoft quer fazer! Claro, se você for ver na visão do seu mundo do pirulito! Olha todos os jogos com orçamento AAA que foram apresentados pela Microsoft e estão a anos em desenvolvimento e você tem coragem de dizer isso?! E quanto a Hellblade 2, eu ainda não joguei! Mas apesar de ser um jogo muito curto, o pessoal gostou muito dele! Ele está com 4.7 na Xbox Live!
Foi o Matt Booty quem falou que tinha comprado a Ninja Theory pq era o tipo de jogo que eles queriam, orçamento de AA com aparência de AAA para gamepass
O problema de vcs fãs do xbox é que vcs acham que tudo é “os sonystas também” e “a sony também”
Não, não é.
Mas também o que importa? O phill e sua trupe falam qualquer coisa que eles acham que seja a nova modinha do momento já que eles não tem visão nenhuma
Nessa de ir pesquisar sobre hellblade AA comprado pela MS, achei entrevista do Matt Booty falando do gamepass como se fosse o “netflix dos games”
Reparou que esse papo de “netflix dos games” sumiu da internet no momento que o netflix anunciou queda de assinantes?
Mas não era BOTs da MS né? nem Astroturfing repetindo “netflix dos games” ?
O termo desapareceu instantaneamente como se tivessem desligado um Botão de um Robô
Boas.
Cite esses tais jogos.
Quanto a Hellblade 2, nota 4.7, porém nem 10% terminou o jogo. Certeza que quer ir por esse caminho?
Eu mostei os jogos em resposta ao comentário abaixo! Pra eu não ter que repetir pra você, é só olhar ali!
Cite os AAA, por favor!
Fora os já lançados, pra esse ano tem o Avowed e o Injoana Jones! Ano que vem tem Fable, South Of Midnight, State Of Decay 3 e provavelmente Gears E-day! E pra medio e longo prazo temos Perfect Dark, Clockwork Revolution entre outros que não vem a minha mente agora! Isso se você desconciderar os que a Microsoft vai lançar no PlayStation, que são alguns jogos muito aguardados como Doom the Dark Age!
Estou falando de AAA e tu me vem com uma lista que tem pouca coisa de AAA? JESUS!!!! Hellblade não é AAA! Awoed não é AAA! Gears pra ano que vem? E ainda tu tem coragem de falar que outros que vivem no mundo do pirulito?
Como não são AAA?! Tem que ser muito sem noção pra dizer uma coisa dessas! Avowed é um RPG que está a anos sendo feito! Nós não temos acesso ao orçamento dele, mas eu chuto que ele deve ter custado uns 80 milhões a julgar pela estrutura do jogo e o tempo de desenvolvimento! Fora os tantos outros que eu citei! Você pode falar qualquer coisa desses jogos! Mas dizer que não são AAA é no mínimo falta de noção das coisas!
Gostou porque o teve de borla. A nível de vendas foi um flop.
E isso só mostra o quão deturpada é a avaliação interna do live.
4.7 na live, a tá….
Um dia vi um produto a preço baixo e já me toquei que era um site/loja fraudulenta mas fui lá e na página tinha dezenas de comentários a dizer que o produto era ótimo e que entregavam rápido, daí fui no site ReclameAqui e a tal loja continha dezenas de reclamações por não entregar o produto.
Quando fui trocar de smartphone fui pesquisar entre 2 modelos de uma mesma marca e ao ver as duas páginas do produto em um site de Review de celulares o que vi foi o mesmo texto para ambos, diferenciando somente no modelo.
O que falo acima é que atualmente essas análises não são confiáveis, principalmente de vierem de um local em que a credibilidade não está boa, só ver o exemplo que deram acima, jogo tem 4.7 mas poucos o terminaram, ou ser bem avaliado como Starfield e depois ser malhado quando os usuários, salvo engano maioria PC, pegaram no jogo
Campanha curta e orçamento AA foi o que foi o Hi-Fi Rush, que ao contrário do Hellblade 2, foi muito elogiado, e não foi por isso que deixaram de fechar o estúdio.
É o xbox/MS cara, não tem como saber nada do que eles falam…. Cada 6 meses é um giro de 180 graus na “estratégia do futuro glorioso que nunca chega”
Até pouco tempo atrás Amazon e Google que eram concorrência, não era sony ou nintendo.
Depois virou a Sony quando compraram a activision, que o único jeito de concorrer com a Sony era gastar 100 bilhões de dólares no xbox e se não deixassem eles comprarem não estariam deixando os coitadinhos da MS concorrer com a Sony
Agora estão lançando xcloud do Firestick da Amazon e jogos do xbox no playstation da Sony
Então, o que vc acha que vale hoje para o xbox sobre o que eles disseram uns anos atrás sobre a Ninja Theory?
Só vcs fãs de xbox ficam defendendo o que a MS diz ser “o futuro glorioso”, todo mundo que tem um pouco de integridade com os seus gostos saiu fora do xbox a muito tempo… pq cedo ou tarde a MS faz uma coisa que desagrada qualquer um com opinião própria.
Os que foram fechados eram iguais em conceito. O certo agora é que Hellblade II é um flop de vendas, mas esteve 4 anos em produção. Numa altura em que nem um sucesso garante nada, um flop pode ser critico.
E olhe que tem muito fan do Xbox a dizer que o HellBlade III (o tal project Mara) já está aprovado e com orçamento e isso, segundo eles, significa que a NT está garantida e não tera’o mesmo desfecho do estúdio do Hi-Fi Rush.
O projeto Mara não é Hellblade III.
Existe risco de ser fechado sim, Lionhead, um estúdio consagrado da MS foi fechado por muito menos, entretanto, acho que a MS ainda irá apostar em mais um jogo por lá, porque fica feio comprar um estúdio e fechar, basta sairem mais cabeças do estúdio como foi no Tango.
O Tammen Antoniades era quem sempre aparecia nos vídeos promocionais de Senua e já saiu.
Com a repercussão negativa do fechamento da Tango o xbox vai ficar alguns anos sem anunciar fechamento de estúdios
Nem que seja para deixar aberto só com um segurança fazendo roda no escritório…
E pelo que eu observo do xbox/MS é capaz deles fazerem isso mesmo…
Demitirem todo mundo do estúdio, botarem um guarda 24h lá de “porteiro” e anunciar um monte de contratação para esse estúdio só para parecerem bem na internet, sem nunca responder nenhum candidato as “vagas anunciadas”
Exemplo disso deve ser a The Initiative, saiu todo mundo de lá e botaram um guarda 24h lá para “fazer ronda no escritório” vazio e poderem dizer que não fecharam o estúdio, enquanto contrataram um estúdio terceirizado para fazer o jogo.
Acredito que tenha mais uma chance porque o último fechamento pegou muito mal. Mas se o estúdio não se reinventar é questão de tempo pra acabar. Teve algo de muito errado no desenvolvimento desse game. Eles precisam acelerar o processo ou mudar seu estilo. Não dá pra gastar quatro anos em 2 horas de gameplay e duas de CG.