Curiosamente, até fui um dos que contribuiu para isso!
As quotas de mercado dos OS mostram a utilização dos mesmos em estudos feitos online. Naturalmente por aí vemos que estes dados não refletem toda a realidade uma vez que há um grande número de máquinas que operam offline, mas no entanto são os dados que são possíveis de serem obtidos.
Curiosamente, o que não seria nada de esperar, o Windows XP subiu a sua quota de mercado! Foi um aumento pequeno, e que até nem seria percebido não fosse o facto de o crescimento das outras versões ter estagnado.
Como se explica isso? Bem, o suporte para o XP terminou em Abril de 2014, algo que não afectou os utilizadores do mesmo que o continuaram a usar, mesmo sem atualizações de segurança.
Mas este mês algo de anormal houve que levou a que muitos sistemas XP, que já à muito tempo não se ligavam à Internet se voltassem a ligar.
Eis o gráfico de uso!
Como se vê, o XP passou dos 5.66% para os 6,94%!
A eventual explicação passará pelo lançamento de várias atualizações para o sistema que levaram as pessoas a liga-lo à internet para se atualizar. Mas podem no entanto ter existido outros factores!
Pessoalmente este mês recorri a dois computadores que possuo em casa com o Windows XP e que já não ligava à alguns anos. Um deles é o meu media center que se encontra na sala, e que se tornou obsoleto com as consolas e a smartTV. No entanto, dado que o seu software era o mais complexo, avançado, e visualmente agradável, recorri a ele para atualizar toda a minha lista de filmes, tendo-o mantido ligado e online durante largas horas e vários dias.
Um outro caso prendeu-se com a minha câmara de videovigilância que nos últimos tempos começou a dar problemas. Basicamente desde à quase 4 meses que ela não enviava e-mails de alerta no seu sistema de detecção de movimento, deixando de estar online por dias e dias a fio, necessitando de um reboot.
O problema foi fácil de resolver, com uma atualização do seu firmware para a última versão. No entanto sendo a câmara um produto já antigo, o firmware que possuía não suportava a 100% os browsers atuais. E apesar de ela funcionar perfeitamente, uma pequena incompatibilidade impedia que sem o uso de um Internet Explorer até à versão 7, a atualização do firmware fosse possível.
Isso obrigou-me a recorrer a um outro computar, um antiguinho netbook, igualmente com o XP que não era ligado à anos! Só com ele foi possível atualizar o firmware da câmara, e resolver o meu problema!
Ou seja, só pela minha parte, a Microsoft ficou a saber que existem pelo menos mais dois computadores com o XP que ainda estão plenamente funcionais!
E devido a situações como estas, com sistemas que são plenamente funcionais, que são os únicos que interagem com hardware e periféricos igualmente perfeitamente funcionais, o XP ainda vai ficar muito, muito tempo no mercado!