A consola da Sony superou os problemas de stocks, e bateu a PS4 na corrida dos 20 para os 30 milhões.
A Sony anunciou oficialmente que a sua consola Playstation 5 tinha passado os 30 milhões de unidades vendidas.
Apesar de um andamento mais lento nas vendas devido às indisponibilidades de stock, a PS5 teve um reforço para o período de Natal, e nesse período obteve dois recordes anteriormente pertença da PS4.
No primeiro recorde, a PS5 passou dos 20 milhões de unidades para os 30 milhões de unidades, num espaço de tempo menor do que a PS4 (216 dias contra 266 dias na PS4 que já era um recorde).
Note-se que em cima não falamos de um recorde de tempo na venda de 10 milhões de consolas, mas de passar de 20 para 30 milhões. Da mesma forma, num segundo recorde, muito relacionado com o primeiro, a PS5 vendeu 5 milhões de consolas em apenas 2 meses, este sim, em recorde de tempo de venda em período fora de lançamento..
Com este valor de vendas, a PS5 ultrapassa a Atari 2600 e torna-se desde já na 18ª consola mais vendida de sempre.
Numa nota paralela, percebe-se claramente como as estimativas de vendas que vão aparecendo possuem severos erros de estimativa.
Nesta caso percebeu-se que as estimativas de vendas da PS5 andavam por baixo com um erro de cerca de 2 milhões.
É bem provável que o Q3 2022 (outubro-novembro-dezembro) será o melhor de todos do PS5. No Q3 2021 foram 3,9 milhões de unidades, e no Q3 2020 foram 4,5 milhões. Os números exatos do Q3 2022 serão divulgados em 2/2/2023. https://www.sony.com/en/SonyInfo/IR/library/presen/er/
O novo modelo com chips de litografia 6nm deve ter acelerado a produção.
E no final de 2023 possivelmente lançarão um modelo slim, em uma litografia menor (5nm ou 4nm), e uma redução no form factor, para que o console fique ainda mais atraente para o consumidor.
https://macmagazine.com.br/post/2022/12/26/producao-dos-chips-de-3nm-da-tsmc-comecara-nesta-semana/
a produção em 3nm para Apple já começou no fim de 2022
Talvez no fim de 2023 ou inicio de 2024 seja o ps5 slim em 3nm ainda…
Eu espero que o Slim seja bonito, pois geralmente os FAT são muito mais bonitos. Se reduzir metade do tamanho da caixa já está mais do satisfatório. Que invistam num design decente desta vez.
bom, lembra da patente do dissipador dos dois lados da APU?
que eu ficava aqui falando que o PS5 seria um cubo?
pois então, agora junta com o boato de drive destacável
Nisso o meu palpite, reciclando o rumor de dissipador dos dois lados, é que o PS5 Slim vai ser um CUBO, pq também fica fácil encaixar um drive em cima ou em baixo do Cubo.
PS5 é bonito, o problema é o tamanho. Mas penso ser difícil um novl modelo parecer, normalmente os Slim mudam o design para algo bem mais simplista.
PS5 é bonito na vertical porque na Horizontal ele é medonho
Na minha humilde opinião
Tens razão, na horizontal é meio esquisito e parece estar de cabeça pra baixo.
Gosto é gosto. Eu já acho horroroso o com drive na vertical, com aquele calombo. Deitado ele parece flutuar é o drive até fica um design mais decente.
O PS5 não é bonito, e nem funcional. É um dos piores designs de console que eu já vi ao longo das gerações. Acho que somente o Xbox One original rivaliza na forma de ser inconveniente. É bizarro a comparação do Xbox Series X com o PS5. A solução que a MS encontrou de colocar em uma torre, que pode ser facilmente utilizada ta vertical e horizontal, a primeira vista pareceu estranha, mas hoje em dia, quando olho o PS5, o time de engenharia da MS parece anos luz a frente do time da Sony.
Ele pega fogo e tem over de ultima hora tb.
A estética é algo que é perfeitamente discutível. Daí que nesse aspeto deves começar estes comentários com : “Na minha opinião …”.
Como eu sempre faço
Pois me educaram assim kkk
Ta tantos anos luz a frente que copiaram o hardware do Ps4 no Xbox one X e depois voltaram com memória dividida no SX/SS, com 52 CUs e clock fixo pra atender servidor. SX não é mais que um PC otimizado, que é mais servidor que console. GÊNIOS!
Agora quebrar paradigmas, fazer um console clássico, remodelar GE, ausencia de check in, cache scrubbers, desconoressores dedicados pra desafogar CPU, continuous boost, entre outras coisas novas que o Ps5 adotou…
Tudo bobagem!!! São péssimo engenheiros! Só rindo do fanatismo aquí. 😅
Agora sobre o design, é grande sim, mas pelo menos tem um design e um porquê de ser grande (economia). Agora parecer apenas uma caixa de sapato é que virou a coisa mais linda do mundo. Sem design algum, apenas uma caixa. Tá bom…
XSX deitado fica mais bizarro que o PS5
Mas como sabemos da sua “leve” inclinação com a Microsoft
Nada de novo
Não posso deixar de dizer: “Na minha opinião…”
Fico imaginando se não tivesse problema de produção. Poderíamos estar falando de uns 40 milhões de consoles. A Sony encontrou o caminho do sucesso.
off:
bugaga fazendo listinha do que os DEVs devem fazer para lançar jogos “direito” no PC
https://youtu.be/Kr7RGkFuPdQ
Combina com ele, afinal até ele sabe mais dos clocks do PS5 que o Cerny, óbvio que ele sabe mais sobre desenvolvimento de jogos que os desenvolvedores.
Ele deveria fazer um video dizendo o que tem que mudar no PC para não ter tanto problema tb… Afinal até Fortinite tem stutters, sendo que os caras obviamente fazem a engine e o jogo…
Mas ai ele não quer, imagine botar defeito no mustar reiçe dele….
Tá divertido ler o Gaff desse assunto:
https://www.neogaf.com/threads/13-ways-to-end-lousy-pc-ports-in-2023-df-video.1649743/page-3#post-267321351
…there are a few people sensitive to condescending self-important attitude in this planet. Luckily Dictator worship isn’t mandatory in this forum contrary the likes of Resetera and Beyond3d so even divas can be criticized.
Pode ter certeza que se questionar o bugaga no Resetera ou Beyond3d é ban…
Mas questionar como? Com argumento técnico ou somente com hate de flamewar que virou comum contra ele só por que ele não é fanboy de Playstation?
Sabe qual o problema da comunidade, é que a verdade é ofensiva demais pra quem vive na mentira.
combina por ex vc defender ele
em todo o lugar que se critique esse sujeito os defensores dele são notórios caixistas.
Mas vc que defende, já saiu o comparativo do Flight Simulator PC vs Xbox da Asobo estúdios, que a Asobo pediu pra ele não fazer?
Pq no Plague Tale, da Asobo estúdios, ele fez, até com tabelinha. Mas até hoje não saiu a tabelinha do PS5 vs PC no spiderman
que coincidência né. O imparcial.
Mas dessa vez vc está certo defendendo o bugaga, igual estava certo sobre o poder absoluto do 12 teraflopis, que iria destruir o playstation 5 né?
O tal FPS do S já tá melhor que do PS5?
Já saiu o tal jogo que vai derrubar o clock do PS5? já sei, vai ser o mesmo jogo “do futuro que nunca chega” que vai usar as TOOLs do xbox e mostrar todo o poder?
O teu passado te condena.
Não te estou a perceber Fernando… E por dois motivos!
Primeiro porque supostamente és um conhecedor, e segundo porque em lado nenhum se falou da Playstation.
Tu deves saber perfeitamente que o não implementar certas coisas no PC não é uma mera questão de não querer. É mesmo uma questão de elevada complexidade técnica!
Por exemplo, a resolução variável, e os settings da consola, apesar que soa tão fácil dizer que seriam optimos de serem implementados na realidade são algo extremamente complexo para o PC.
O motivo é que tu nas consolas tens formas de implementar isso que se revelam funcionais. Por exemplo, a resolução dinâmica é fácil de se fazer porque todos os GPUs se comportam da mesma forma. Mas mete isso num PC, com milhares de configurações diferentes, níveis de suporte diferentes, e formas de implementar a coisa igualmente diferentes, e tens um problema sério em mãos que não se resolve em 5 minutos, apesar de ser inegável que há soluções para tal.
Mas o grande problema do PC é que tu tens metodologias avançadas não disponíveis nas consolas, e manter a resolução dinámica, com tudo isso é uma complicação extra.
E não é o Snr Alex vir vomitar aquilo que os devs estão fartos de saber que resolve essas questões.
Da mesma forma os settings de consola. Eles não existem por existir. Eles existem porque são os que melhor se adaptam ao seu hardware. Daí que não faz real sentido suportar isso, porque eles não serão o que se adapta melhor a nenhuma configuração de hardware, pelo que isso seria apenas uma curiosidade, mais do que outra coisa.
Daí que o que o Snr Alex faz ali é chamar aqueles que criticas, os fanboys… é um artigo de bait, onde referes aquilo que todos já sabem, chamando incompetentes aos devs e passando uma imagem de supra sumo da tecnologia, quando na realidade se está é a ser ignorante e demagogo.
Sucesso sem dúvida
Mesmo com a pandemia puxando todos pra trás
Off
Mario seria útil ver um artigo seu falando sobre a polêmica da semana sobre o PS5 ter problemas de funcionar na vertical por causa dos riscos do Metal Líquido
segundo off do meu dia… até me arrependi de perde tempo falando do bugaga…
https://twitter.com/cecianasta/status/1613638102454788096
Turns out both Nvidia and Google expressed concerns to the FTC over Microsoft’s acquisition of Activision Blizzard. Makes sense–Nvidia’s cloud gaming service competes with Microsoft’s
Nvidia e Google liberaram documentos para indicar que a compra vai diminuir a competição.
Os mesmos documentos devem estar com a UE e CMA.
É… cada dia que passa parece mais provável que o negocio não vai ser aprovado.
Ao que parece jogos da Bethesda iriam para o Geforce Now, mas depois da compra da MS os jogos foram bloqueados para geforce now igual todos os jogos do xbox estúdios.
https://www.neogaf.com/threads/microsoft-activision-deal-approval-watch-ot.1641775/page-354#post-267324661
Curioso que ninguém falou nada sobre a MS “defensora dos games acessíveis” bloqueando jogos da Bethesda no Geforce Now.
A MS não é obrigada a colocar os jogos de seus estúdios em qualquer serviço de streaming, nem no seu próprio. Isso se chama estratégia comercial. A Sony barrou o streaming do God of War no Edge do Xbox. Isso continua sendo estratégia comercial, e está tudo certo. A Sony quando faz parceria de marketing com jogos, coloca uma clausula proibindo a disponibilização dos jogos no gamepass. Ela fez isso com Resident EVil. RE7 está no gamepass, RE2, RE3 e o Village não podem entrar.
Em resposta, a empresa do Xbox disse que o negócio não vai prejudicar, mas sim beneficiar gamers e outras companhias. A Microsoft diz que a aquisição, anunciada em janeiro de 2022, permitirá que os consumidores tenham acesso a conteúdo de alta qualidade de mais formas e por preços mais baixos.
==
Desde que vc não use playstation ou geforce now, somente se pagar a MS.
a hipocrisía… todo mundo vai ter acesso, desde que não seja usando serviço ou plataforma dos outros, somente se for serviço ou plataforma da MS
Geforce Now é melhor que xcloud
Somente o Geforce Now tem 20M de assinantes, um pouco abaixo do total de assinantes do Gamepass… e com certeza muito mais do que os usuários de xcloud
Falando em streming…
Esse é a grande motivo do porquê serviços de streming não é para mim.
E tem gente que ficava defendendo isso ai… so pq na epoca era o “diferencial” do xbox e nao tinha no Playstation… igual defendiam o crossplay.
Ja ate postei aqui um print do cara com fila de 4h na xcloud.
Se nao fosse a MS ficar enchendo o saco, servicos ja eatariam onde na realidade estao, opcao tercearia… extra para perfumaria… Gimmick
Ta ai, streaming e o futuro do mesmo jeito que Nunchuck/controme de movimentos era o futuro.
Deto, para mim, o cloud da MS é sim um diferencial! Tenho um amigo que está jogando pelo cloud, pois não tem condição de comprar um series s, muito menos o X, onde a experiência dele está sendo muito satisfatória. O Cloud funciona hiper bem na minha casa e a tendência é que funcionará bem em muitos outros tantos lugares com o tempo. Óbvio que eu ainda prefiro consoles, mas a psicologia do consumidor é mais sobre praticidade do que qualidade, onde em algum momento, o Cloud será protagonista e os consoles morrerão… Daqui há 10 anos? Não se sabe, mas isso é questão de tempo,
Vai uma partidinha de qualquer jogo online? 😉
Vc acredita que joguei o coop do Gears 5 por ele!rsrsrs
Geforce now melhor que Cloud? Brother, no é não!!!rs
Barrar o God of War no Edge da Xbox não é estratégia comercial. É manter exclusivo o que é exclusivo e deles.
Estratégia comercial é ter exclusivos… o bloquear de forma a que se mantenha assim não é estratégia, é consequencia.
De resto a Sony nunca excluiu qualquer jogo do Gamepass, e desafio-te a provar o contrário. O que a Sony faz é adquirir a exclusividade de certos jogos, proibindo a sua difusão em plataformas de terceiros, sejam elas consolas, serviços como o Gamepass, ou streaming.
Isso mais uma vez chama-se exclusividade, não barrar jogos do Gamepass… Tens aí as coisas trocadas, o que se calhar é normal, pois exclusivos Xbox é algo que já não existe à bastante tempo!