Aumento de 43 para 50 devido às vendas extraordinárias nos últimos 6 meses.
As vendas da Playstation no Reino Unido tem sido fantásticas. Nos últimos 6 meses, 51% das consolas vendidas nesse mercado foram Playstation.
Em Novembro de 2022 a Sony detinha 43% deste mercado, mas atualmente a Sony possui 50% do mercado de consolas do Reino Unido. O restante é dividido entre a Xbox e a Switch, com a Xbox a deter 23% do mercado.
Estes são resultados que podem mudar nos próximos tempos. Isto porque o quarto trimestre do ano tradicionalmente representa cerca de 50% a 55% de vendas das unidades de hardware, o que significa que a contabilidade do ano ainda não está fechada. No entanto, também se afirma que se as vendas acumuladas de hardware de consolas está 8% acima do normal, isso deve-se ao aumento de vendas da PlayStation.”
Apesar desse aumento de vendas previstas, há que se refletir sobre a atual crise do custo de vida que é vivida no Reino Unido e a incerteza económica que muitos enfrentam em todo o país, daí que Bloch acredita que isso pode ter severos impactos nos gastos do consumidor nas próximas semanas. O índice de confiança do consumidor caiu nove pontos em outubro de 2023, para -30, e o principal índice de compras caiu 14 pontos, para -34, na preparação para a época festiva.
As quedas acentuadas lembram-nos que a crise do custo de vida exerce uma pressão aguda sobre muitos consumidores: o aquecimento das casas, o enchimento dos tanques de gasolina, o aumento das hipotecas e das rendas e um mercado de trabalho em desaceleração, juntamente com um novo conflito no Médio Oriente, contribuem para um desconforto crescente.
Não ter dinheiro suficiente para sobreviver significa fazer malabarismos com presentes caros durante a época festiva – muitos consumidores analisarão cuidadosamente as grandes compras – onde as consolas se enquadram – e embora possa parecer que o entretenimento é uma prioridade, 48 por cento dos entrevistados em outubro de 2023 revelaram que estavam apenas a administrar os seus ganhos, a usar as suas economias ou a endividar-se.
Também vimos que 39 por cento dos entrevistados disseram sentir que a situação financeira do seu agregado familiar irá piorar nos próximos 12 meses.
Neste sentido os preços serão certamente relevantes para as vendas no Natal, e nesse aspeto a redução de custos com a produção da PS5 Slim pode ser um fator relevante para a guerra de preços.
Surpreende bastante a fração do Nintendo, pois imagino que no mercado americano, tanto Nintendo quanto Xbox tenham um marketshare maior, por óbvio que a situação do Xbox é mais delicada, pois é um console de apenas 3 anos, enquanto o Switch, apesar de grandes lançamentos recentes já vendeu horrores e está indo pro seu fim de vida, e sua queda de vendas só sugere que a Nintendo precisa lançar um novo console se quiser aumentar a venda de consoles, e algo que também poderia ajudá-la, seria um melhor suporte thirdie, pois provavelmente a venda de softwares no Switch, a grosso modo, deve decorrer mais de jogos próprios que de softwares de terceiros.
Nos últimos dias saíram matérias mostrando uma situação, ainda, bem mais crítica do Xbox em relação ao PS, na França, por exemplo, a participação de mercado, considerando apenas o nicho PS e XB, está em absurdos 93% a 7% (de acordo com o youtuber e jornalista francês Julien Chieze), e na Espanha as coisas também não vão muito longe disso (onde até o PSPortal, que todos acreditavam que seria um fiasco de vendas, vendeu melhor que os consoles Xbox Series). Confesso que me espanta a Microsoft alegar receitas não altas no setor jogos com situações como essas no mercado. Pelas perspectivas apresentadas de mercado não vejo sentido que todas as informações juntas pareçam algo coerente, ou há coisa sonegada ou inflada, por parte dos analistas de mercado ou por parte das empresas.
https://www.vgchartz.com/article/459098/ps5-vs-xbox-series-xs-vs-switch-2023-europe-sales-comparison-charts-through-october/
https://www.adrenaline.com.br/games/playstation/playstation-portal-vendeu-mais-que-o-xbox-series-na-espanha-durante-seu-lancamento/
https://www.gamevicio.com/noticias/2023/11/proporcao-de-vendas-entre-o-ps5-e-o-xbox-series-na-franca-agora-e-de-93-vs-7/
Esses links estavam todos no artigo de ontem.
Espanha inclui Portugal. Os dados são erroneamente atribuídos a Espanha, mas dizem respeito à península Ibérica.
Peço desculpas por ter sido repetitivo, Mário, é porque o que a gente comenta por vezes têm de ficar referenciando novamente pra não parecer estar inventando informações.
Se achar melhor, pode removê-los pra não ficar redundante.
Não… Eu compreendo o teu ponto de vista. Porque há quem ache que aqui se ataca por atacar, quando já realidade apenas sempre se alertou que o caminho da Xbox era mau. E isso está à vista.
Entretanto na Suíça
https://www.mediamarkt.ch/fr/product/_microsoft-xbox-series-x-1tb-2018135.html
Não esperava que caísse tanto
Um ótimo desconto. No Brasil acho que não houve descontos significativos de Xbox nessa BF, que eu tenha notícias, assim como não vi pra jogos de PS5 ou PSVR2 de forma significativos nos varejistas, e olha que está pra acontecer a CCXP por aqui e há previsão do Phil Spencer vir, e penso ser natural que o Xbox fizesse algum agrado ao público local pra preparar terreno amistoso pra visita tão ilustre.
De qq forma, espero que ele traga boas notícias pros fãs de Xbox por aqui, pois pelo que ando vendo tem um bocado de gente meio revoltada com as últimas ações de Xbox por aqui (Xwitter).
Aqui temos a s a 199.99 e a X a 389.99. E não vendem!
No Brasil nessa BF o PS5 com disco ficou muito próximo do preço do SS sem o aumento, cerca de apenas 10~15% a mais, e até uns 35% mais barato que o SX. Imagino que tenham vendido bastante PS5, apesar da situação econômica geral.
Preço oficial do SS, R$3600, preço do PS5 com disco na BF, R$3400,00.
Confesso que ponderei a X a este preço… Mas para que? Tudo o que iria jogar lá jogo e melhor no meu PC.
A vantagem do console é a de só ligar pra jogar sem grandes problemas, mas a SX eu só compraria se estivesse muito afim gamepass, e eu já assinei noutros momentos e não tenho vontade de serviços, então, é algo muito pessoal.
Como já uso muito computadores, não tenho vontade de ligar pra também jogar. Console, pra mim, é mais prático, mas entendo que cada um com seu barato.
Se não fosse fim de geração, eu compraria era um Switch, me cocei um pouco por um Oled branco! Lol
A playstation também não estava mal, a consola a 400 e o bundle com Spider men 2 a 450.
Não percebo porque a Xbox não vende mais, e nem será pelos os exclusivos porque nesse campo a playstation também não anda muito melhor
Eu não posso falar por ninguém. Mas falo pelas pessoas que conheço e que lidam com consolas (e são muitas, incluindo gamers e mesmo lojistas).
Basicamente a Microsoft criou uma má imagem ao longo dos últimos anos. A X360 foi popular, mas a One não teve suporte e o que se viu foi uma entrada forte no digital que apagou a imagem da consola. Basicamente as lojas deixaram de a ter, e mesmo as grandes superfícies estão a cortar a sua presença.
Já ouviste o ditado “falem bem ou mal de mim o importante é que falem”? E o ditado “Quem não é visto não é lembrado”?
Estes ditados populares mostram uma realidade bem real, que a Xbox ao sair das lojas, é esquecida.
Depois temos o facto que se o digital é o preferido por muitos, não é por todos. Comprar um jogo, jogar e vender, permite recuperar o custo e investir num novo. Nos digitais isso é para esquecer, e eles custam o mesmo dos físicos.
Há também de se ter em conta que ambas as consolas vão correr em 95% dos jogos a mesma coisa. Nesse sentido, são os restantes 5 % que faz a diferença no momento da escolha. E aqui, a PS não só tem exclusivos que a Xbox não tem, como eles são por norma de uma qualidade extrema.
Depois nas pessoas que mais ligam à NET, e andam informadas, a imagem da Microsoft está terrível. Há uma ideia de burlões e mentirosos que prometem tudo e não cumprem com nada, sendo capazes de passar por cima de tudo e de todos para conseguirem o que querem, vendendo a mãe se preciso. E uma imagem de que só ligam ao dinheiro, mas não ao consumidor, querendo que ele consuma o que lhe é dado, e mão o que ele quer e procura.
Uma situação em que a Microsoft mostra claramente que não compreendeu ainda o mercado e o que as pessoas queres, é o streaming.
Basicamente a Microsoft vende o conceito de “jogue em qualquer sítio”, o que nos dias que correm se tornou uma realidade. E esse conceito tem uma característica, o ser independente do hardware.
Ora a Microsoft vende este conceito, mas não percebeu ainda que, se o hardware não se torna o relevante, o que é relevante? Os jogos! E a sua qualidade!
E infelizmente ela continua a lançar jogos inacabados, cheios de bugs, ou de baixíssima qualidade, aínda por cima dando a conhecer que as suas equipas de análise interna acreditavam que esses barretes iam ser sucessos, passando mais uma vez a imagem que andam ali por ver andar os outros, mas que não dominam minimamente o mercado.
Tem toda a razão, nem é que a Xbox tenha um mau produto mas certas decisoes levam a isso, como é que no meio de tanta gente ainda ninguem se lembrou de dizer que se não venderem consolas não vendem o serviço, porque para jogar “fifa” e gta qualquer uma delas serve e não fica mal servido. Com as máquinas que estão e até porque o lançamento de exclusivos PS andam a conta gotas esta geração deveria ser mais equilibrada e a continuar estes resultados não tarda nada que cabeças comecem a rolar.
Exclusivos de PS a conta gotas? Não, você não pode estar falando sério!