Playstation 6 será equipada com CPUs AMD. Intel perdeu a licitação final.

Intel e AMD foram os concorrentes que ficaram para a discussão final, sendo que a AMD ganhou o contrato. E isso representou um rude golpe para a Intel.

A Intel perdeu o contrato para projetar e fabricar o chip do PlayStation 6 que foi assinado em 2022. Três fontes ligadas à Intel referem que a situação representou um golpe significativo para a Intel que apesar de ter tentado fortemente ganhar o negócio, não conseguiu competir com a AMD.

O processo iniciado pela Sony para o concurso da execução do processador da PS6 passou por um processo de licitação competitivo, para oferta do melhor preço, envolvendo a AMD, a Intel e a Broadcom (Fabricante de processadores ARM), entre eventuais outros não referidos. Era do conhecimento de todos os concorrentes que ganhar um concurso destes implica biliões de dólares em receita e o fabrico de milhares de pastilhas de silício por mês, e daí o interesse de todos no processo.

Todos os fabricantes fizeram uma proposta e apresentaram um preço, sendo anunciado a cada ronda um vencedor, sendo que era dada a oportunidade aos concorrentes de bater a proposta do concorrente numa ronda seguinte.
Neste processo é referido por diversas fontes que a Intel entrou como nunca na negociação pois a vitória no design de chips para a PlayStation 6 teria sido uma igualmente uma vitória para o segmento de design da Intel e também teria sido uma vitória para o seu atual esforço de fabrico próprio, que é a peça central do plano de recuperação do atual CEO da Intel, Pat Gelsinger.

Recorde-se que Gelsinger anunciou em 2021 planos para a Intel criar uma unidade de criação de chips (uma foundry) pelo que a vitória nesta negociação para a concepção e fabrico do chip PlayStation teria sido uma bênção para o desempenho financeiro do negócio, e isto porque, por norma, as consolas da Sony vendem mais de 100 milhões de unidades em meia década.



A questão é que um chip personalizado deste tipo tem de ser competitivo, e nesse aspecto os fabricantes tem de abdicar das habituais margens brutas de mais de 50% que encontramos em alguns produtos como os atuais chips de inteligência artificial. A questão é que, mesmo com margem menor, este tipo de negócio representa um fluxo de rendimento estável, e ainda por cima normalmente está associado a uma boa evolução tecnológica da empresa pelo processo de pesquisa e desenvolvimento associado à criação do chip.
No caso da Intel, com a sua produção própria, o negócio com a Sony também poderia ajudar a impulsionar outros contratos para o negócio de fabrico da Intel, que agora vai ter de lutar mais para encontrar novos grandes clientes.

Basicamente, e continuando a descrição de cima, a negociação envolvia uma disputa na oferta do melhor preço à Sony, sendo que, segundo duas fontes, a determinada altura a situação criou uma discussão interna interna na Intel sobre qual a margem de lucro que se deveria tirar em cada chip vendido, e isso impediu a Intel de oferecer o melhor preço à Sony.

Já a AMD conseguiu o contrato neste processo de licitação competitivo eliminando uma a uma todas as outras empresas, chegando a uma ronda final onde ficou a competir apenas com a Intel, num processo que demorou meses, e que incluiu reuniões entre os CEOs das duas empresas, dezenas de engenheiros e executivos.

Infelizmente para a Intel, havia um trunfo do lado da AMD. É que mudar o fabricante da Playstation 6 obrigaria a uma mudança da metodologia de compatibilidade com versões anteriores da consola, o que implicaria soluções que teriam de ser implementadas pela Intel, aumentado o custo, e essa situação foi bastante debatida entre engenheiros e executivos da Intel e da Sony.

Com a Intel a ter perdido a primeira onda do Boom da IA para a Nvidia e AMD, este negocio era visto como algo que poderia ajudar a empresa a voltar aos trilhos.



52 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Antonio
Antonio
18 de Setembro de 2024 7:42

E a Intel a passar por uma restruturação e despedimentos…vai piorar

Trevisan
Trevisan
18 de Setembro de 2024 8:43

No segmento de APU a AMD é imbatível e com os anos de parceria entre as duas empresas era meio que óbvio que a AMD iria levar essa.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
18 de Setembro de 2024 9:10

Fiquei surpreso no alto da minha ignorância de uma licitação ocorrer 8 anos antes do lançamento do console. Gostaria de saber quanto tempo antes do lançamento a parte de hardware deve estar fechada para modificações? A tecnologia não para de crescer e não é assimilável de maneira rápida para quem tem que criar uma linha de produção com prazos definidos.

Last edited 1 mês atrás by Júlio Esteves
Juca
Juca
Responder a  Júlio Esteves
18 de Setembro de 2024 11:41

Os contratos devem ter intenções fabris e valores orçados por lotes e percentuais na venda, penso que é mais para garantir preços máximos e preferências em linha de produção que qualquer outra coisa.

Mário Armão Ferreira
Mário Armão Ferreira
Responder a  Júlio Esteves
18 de Setembro de 2024 11:50

Há quem não perceba que uma consola não é pura e simplesmente montar um PC com hardware da prateleira. A negociação ocorre em 2022 porque o hardware vai ser criado de propósito para ela. E tal como tem vindo a acontecer, o hardware que sair para PC na altura, será baseado nas tecnologias que forem sendo desenvolvidas durante a criação da consola.
Isso poderia não acontecer, e a Sony ficaria com o exclusivo do que cria, mas ceder as patentes e permitir explorar o mercado PC desce e muito o custo do desenvolvimento do hardware pois ambas as empresas lucram com isso.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
20 de Setembro de 2024 13:26

“Há quem não perceba que uma consola não é pura e simplesmente montar um PC com hardware de prateleira.”

Tipo esses caras aqui, que são referência no Brasil?

https://youtu.be/7S67eGk776w?si=R53kqD4Vk_zuHWO_

O cara que ainda segue e se informa por Adrenaline no Brasil eu tenho é pena!

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Sparrow81
20 de Setembro de 2024 14:14

Misericórdia… Eu já ouvi tanta asneira lá e sem contar que o conteúdo é muito superficial e os testes são limitados e apresentados por um cara carismático mas que é pouca coisa acima de um leigo… esse Adrenaline dá desgosto. É tipo tentar se informar de jogos com o Davy Jones. Enquanto tem canais pequenos focados em assuntos específicos que são de dar inveja ao Discovery

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Zidane
20 de Setembro de 2024 15:53

Carlos, a verdade é que geralmente estamos muito mal servidos em criadores de conteúdo de games… Ainda fora do Brasil já tem que escolher a dedo, aqui mais difícil ainda. O único que acho que faz o que se propõe a fazer bem feito por aqui e que eu acompanho é o João PSX

Last edited 1 mês atrás by Sparrow81
Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
20 de Setembro de 2024 16:04

O Andrio me mandou 2 prints do Battaglia, em um ele critica a exclusividade de 1 ano do Silent Hill 2 (Jogo que se fez na plataforma PS) e no outro ele comemora a exclusividade de alguns jogos da Bethesda no Xbox PC pois o Doom tem uma relação com a MS! Éde rir

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Sparrow81
20 de Setembro de 2024 16:09

Já ouvi falar esse nome mas não conheço, vou dar uma olhada.

Livio
Livio
Responder a  Sparrow81
20 de Setembro de 2024 16:02

E não é a primeira vez que eles fazem isso, proncipalmente comparando PS5 com um PC

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
18 de Setembro de 2024 10:20

Quem vê a Intel do passado arrogante, pra agora uma sombra do que foi, dá um certo gozo. Ainda assim a Intel superior contra a AMD, pena é o preço dos seus processadores ser muito caros. E se a Sony quiser fazer uma Ps6 ainda mais ou menos devia optar pela Nvidia.

Last edited 1 mês atrás by Daniel Cardoso
Juca
Juca
Responder a  Daniel Cardoso
18 de Setembro de 2024 11:44

Tem mais marketing share, e CPUs potentes, mas que se mostraram problemáticas e não estão conseguindo baixar a litografia de modo eficiente. A AMD já alcança a intel nas CPUs e é superior, atualmente em GPUs e APUs. Noutros tempos a AMD não chegava nem no rastro…

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Daniel Cardoso
18 de Setembro de 2024 12:34

7950x3d faz eu até esquecer que existe Intel…

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Cardoso
18 de Setembro de 2024 15:12

Nvidia? E tu reclama do preço de um Playstation pro ainda?
Meu amigo, a Nvidia só dá certo pra Nintendo porque é simplesmente um chip tecnologicamente muito ultrapassado já lá em 2017, mas pra quem quer tecnologia de ponta na época de lançamento de um console é a pior de todas! AMD é a melhor empresa para essa pesquisa e trabalho colaborativo, a Nvidia é péssima!

Hennan
Hennan
18 de Setembro de 2024 11:24
Juca
Juca
Responder a  Hennan
18 de Setembro de 2024 11:45

Pessoal do PC vai adorar esse novo grande sucesso de vendas! Lol

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
18 de Setembro de 2024 11:52

kkkkkkk. Só agora entendi a ênfase em RT na apresentação. Agora a Sony pode relançar todos os games novamente de novo, com RT.

Mário Armão Ferreira
Mário Armão Ferreira
Responder a  Hennan
18 de Setembro de 2024 11:53

Não existirão jogos lançados exclusivamente para a Pro.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
18 de Setembro de 2024 14:13

Ele está só no gozo da situação, Mário, mas não duvido de RT exclusivo como ocorre hoje em alguns casos do SS e SX.
Talvez não nos First Party… Mesmo assim, nesses, é capaz de alguns jogos virem com todas as features RT apenas no PS5 Pro (RTGI, sombras e reflexos), e o PS5 base apenas com reflexos, ou mesmo nem isso, com tudo pré-calculado em rasterização, SSR…

Last edited 1 mês atrás by Juca
Andrio
Andrio
Responder a  Hennan
18 de Setembro de 2024 12:33

Mais remaster que ninguém pediu…
Isso pra mim é patetico!

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Hennan
18 de Setembro de 2024 12:36

Esse Pro pode ser ridículo, mas o Forbbiden West nele deverá ficar escandaloso de bonito

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
18 de Setembro de 2024 13:28

Já é lindo no modo @40fps do PS5. Na minha opinião, nem precisam mexer nele.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
18 de Setembro de 2024 13:42

Todo jogo eu priorizo Performance Mode, e já é muito bonito assim, mas com o Pro, possivelmente teria os 60 + o RT com PSSR ia ser o bicho… Melhor eu parar de pensar nisso antes que simpatize com o futuro aparelho

Juca
Juca
Responder a  Carlos Zidane
18 de Setembro de 2024 14:21

O problema não é o aparelho, o Pro é desejável, o problema é o preço! Lol

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Juca
18 de Setembro de 2024 18:36

Tô falando em suplantar a barreira monetária mesmo… e a própria convicção moral kk, por princípio não devemos alimentar o que não aprovamos

Deto
Deto
Responder a  Hennan
18 de Setembro de 2024 14:04

Se tiver upgrade igual Last of Us eu vou comprar.

horizon zero dawn >>>>>> forbidden west

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
18 de Setembro de 2024 15:18

Também acho Zero Dawn bem melhor que o Fobidden West. Viajaram demais na sequência.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
18 de Setembro de 2024 12:30

Fico satisfeito com isso, pois a Intel está no pior momento com esses CPU’s problemáticos e ela ainda está lidando mal com a crise, e usar XE invés de Radeon me parece problemático em todos os sentidos, já que há jogos que nem dão certo nas GPU’s Intel e manter a mesma fornecedora favorece a retrocompatibilidade e tudo (os programadores já estão familiarizados), além que eu acho que a AMD é uma empresa top, geralmente não gosto de puxar saco mas a AMD durante sua história fez muita coisa legal, inclusive empurrou a Intel pra frente.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Carlos Zidane
18 de Setembro de 2024 12:44

Off: depois se o Lívio ver esse comentário por acaso, podia me dizer o que tá achando do Astro Bot? (Talvez em momento mais oportuno pra não estender off topics)
PS2: o Fernando Medeiros não comenta mais não? Queria saber a opinião dele sobre o PS5 Pro
PS3: Mais ainda gostaria da opinião do Bruno, mas dúvido ele comentar.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Carlos Zidane
18 de Setembro de 2024 22:25

O Bruno infelizmente sumiu faz um bom tempo e Medeiros acho que foi banido sei lá. Tinha o Shin também que agregava muito e sumiu também. tem o Carlos Eduardo que também sumiu. Pessoal muito bom
Agora o Livio colocou um video estes dias no canal dele no Yotube do Gt7 e ver a evolução dele no jogo foi muito bom.

Last edited 1 mês atrás by Ewertom
Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Ewertom
19 de Setembro de 2024 4:04

Ah ok, valeu mano, pena o Carlos Eduardo não estar aí, ele e o Shin são bons participantes. Obrigado

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
19 de Setembro de 2024 13:45

O Medeiros creio que comentou sim no artigo da revelação do PS5 Pro, mas com outro sobrenome.

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
19 de Setembro de 2024 13:49

Vc acompanha meus vídeos? Ali gravo só mesmo por gravar.
essa última temporada no GT7 foi um terror, ora os pedais davam problema ora eu tinha a infelicidade de encontrar uns tipos de “pilotos”.

dei uma pausa no GT7 devido uma fratura no dedo do pé e por coincidência pelo lançamento do Astro Bot. A recuperação da fratura tá indo bem, quem saiba volte em outubro a jogar GT ou decida enfim colocar a fila do backlog para andar

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
19 de Setembro de 2024 14:28

Eweron, depois comenta qualquer vídeo lá para eu saber quem você é

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
19 de Setembro de 2024 14:34

E do pessoal que “sumiu” cada caso é um caso, posso não comentar mas diariamente estou a ler os artigos.

Carlos Eduardo é professor e provavelmente deve estar na correria para terminar o semestre e já engatar outro visto que a Instituição onde ele leciona deve ter entrado em greve meses atrás. Quem saiba eles não façam 3 semestres em 12 meses como foi comigo na graduação anos atrás! O carlos até participava de alguns vídeos do Lord e também nãoo vejo mais por lá (mas sei que ele tá jogando Astro Bot tb!!)

Last edited 1 mês atrás by Livio
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
19 de Setembro de 2024 15:39

Carlos está na correria de um congresso no momento.

Livio
Livio
Responder a  Carlos Zidane
19 de Setembro de 2024 13:44

Olá Carlos, já ia aproveitar este artigo e comentar do Astro Bot!!!!

O jogo me conquistou, me fazer jogar no final da noite (momento em que estou mais livre) todos os dias são poucos, nem God of War faz isso.

Zerei o jogo ontem (18/09/24) por vltas das 22h pois queria que meu filho de 7 anos participasse (ele adorou) e platinei o jogo hoje na madrugada.

Jogo divertido, sem bugs e com muitas referências. Dias atrás mandeis mensagens no Whats para Andrio e Mario e relatei que o jogo não é uma homenagem a plataforma PS e sim para todos os jogos, há referência a Nintendo (com cenário a lembrar Mario do SNES) e a Sega. Pensava que só o Xbox tinha ficado de fora (tirando o bot do Crash Bandicoot) mas para mim tem um elemento de zonas secretas que lembra e muito o lgotipo X da intro do Xbox 360, pode ter sido coincidênciamas ali achei uma referência. Tem até referência a filmes.

No mais o jogo é cheio de animação, com Astro a ter comportamento condizente com o cenário ao quela ele está, tem interação com diversos elementos e muita simbologia (triangulo, quadrado….)atrelada a plataforma PS.

Para mim o jogo valeu os 290 reais, platinei em 23 horas, creio que o valor pago por 23 horas saiu mais em conta do que se eu comprasse x ingressos para assistir a um filme com a mesma duração.

Diversão garantida e o mais importante, sem bugs! Não sou muito ligado a Goty e creio que o Astro possa ser um bom candidato para dar a resposta que os gamers não querem jogos bugados, remasterizados ou dividido em partes.

Livio
Livio
Responder a  Livio
19 de Setembro de 2024 14:43

E mário desculpa pelos Offs, mas vou relembrando algumas coisas.

O Astro Bot chega a fazer releitura de alguns jogos, por exemplo Locoroco, que achei bem divertido e que poderia ter um jogo para PS5 utilizando as potencialidades do DualSense.

Não cheguei a jogar Ape Escape no PS1 e na releitura do Astro eu achei divertido também.

De resto os bots a fazerem homenagens aos jogos foi bem legal também.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
19 de Setembro de 2024 16:52

Lívio: Olha aí que bacana. Até me animou, quando joguei o Astro’s Playroom eu até vibrava com algumas coisas simples como quando aparecia os consoles, as features do Dual Sense, foi muito legalzinho, vou esperar uma promoção. Muito bom jogar com o filho, eu tenho um irmão 15 anos mais novo, joguei com ele quando ele éra criança e eu já adulto, tive uma namorada com duas filhas pequenas e também levei o console lá na época em várias ocasiões, são momentos que ficam pra sempre na memória. Obrigado pela resposta Lívio.

Livio
Livio
Responder a  Carlos Zidane
19 de Setembro de 2024 14:26

Ahh 1 ponto negativo, que nem é da experiência do jogo em si, mas provavelmente da Sony. Quem tem disco provavelmente não conseguirá executar o jogo pois parece que já pede o update de day one. O Mário chegou a fazer esse teste e ele explica melhor.

Eu percebi que na hora que coloquei o disco o PS5 começou a baixar 36GB, algo estranho e quando fui ver a duração da cópia do disco para o SSD iria durar 12 minutos, padrão totalmente fora da realidade do que o próprio PS4 fazia ao copiar os dados do disco para o HD.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
19 de Setembro de 2024 16:56

Eita, isso é bem desagradável. O negócio já vem no modo DRM Xbox One… Se o Xandão trancar a internet como nós joga? Kkkk brincadeira.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Zidane
18 de Setembro de 2024 14:14

A Intel para a primeira GPU mandou muito bem na minha opinião…
A versão da Intel do DLSS é tão boa quando da nvidia.

Me parece que os problemas da Intel são mais em camadas de software, tipo problema no driver para suportar DX etc. Em uma plataforma fechada que pode ter todo o software escrito do zero acho que a Intel podia ir muito bem.

Ao contrário de exigir grana pelos chips, a Intel deveria exigir feedback do Cerny para sua linha de GPUs.

Last edited 1 mês atrás by Deto
Livio
Livio
Responder a  Carlos Zidane
19 de Setembro de 2024 14:31

Aqui sempre usei AMD.

Por ser mais em conta! KKKK

Até usei aqueles tri-core!!

Juca
Juca
18 de Setembro de 2024 17:37

[OFF] O PSVR2 no PC é uma valente m****, o App da Sony é péssimo, e é necessário comprar à parte um cabo display port e um adaptador bluetooth, pra piorar, o adaptador que comprei sugerido pela Sony está com problemas nos drivers, a solução sugerida pela Sony é usar drivers beta disponíveis pela TP link, e detalhe, esses drivers não estão disponíveis pra Windows 11 apenas pra versões anteriores do Windows. Portanto, após um dia inteiro tentando configurar o dispositivo, não consigo finalizar a configuração porque os PSVR2 Senses ficam o tempo todo desconectando sozinhos, valente m****. Quem estiver pensando em comprar o adaptador pra PC, recomendo que desista, não vale a pena a chateação e a falta de suporte tendo que esperar se um dia vai funcionar direito.

Hennan
Hennan
Responder a  Juca
18 de Setembro de 2024 18:47

Sacanagem. Lançaram um adaptador, cobraram caro e não dão suporte. Negócio de FDP.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
18 de Setembro de 2024 18:50

A sony vai te ajudar a comprar um PS5Pro:
https://www.youtube.com/watch?v=CFSgQXeCEYw

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Júlio Esteves
18 de Setembro de 2024 19:17

Tem gente que leva a sério esse cidadão ainda…

eduard08
eduard08
19 de Setembro de 2024 17:47

Off: alguem viu o anuncio das ps5 edicao 30 anos?
Desta vez a ps5 pro deve mesmo passar os 1000€ (mesmo os 1200€) com tudo que traz, a versao com o leitor traz o suporte para a por de pe, um comando, o carregador para os comandos, a DualSense Edge (nao sei porque o impor nesta versao, visto que na versao digital nao parece estar incluido), tudo nas cores especiais 30 anos, e visto que vao sair em 12300 exemplares, tudo vai partir num instante

error: Conteúdo protegido