A clarificação da Sony surge após Mark Cerny ter dito que a consola correria quase todos os 100 jogos mais populares da PS4, a Sony veio agora esclarecer que esse número não representa a realidade da compatibilidade.
Com a PS5, a Sony resolveu trazer uma retro-compatibilidade por hardware com as consolas anteriores. E apesar de um trabalho bem feito, algum código mais estranho usado em algum jogo pode quebrar essa compatibilidade presente no hardware, obrigando a um patch no jogo para corrigir a situção.
Em um dos vários casos em que não foi claro, durante a apresentação da consola, Mark Cerny referiu que Sony tinha de testar os jogos um a um para verificar se a compatibilidade existia, mas que podia indicar que dos 100 jogos mais populares da consola, quase todos eles iriam funcionar directamente.
Infelizmente esta situação deu azo a uma má interpretação que acreditava que apenas a maior parte desses 100 jogos seriam retro compatíveis, algo que a Sony veio agora esclarecer.
Na realidade a Sony espera que uma maioria esmagadora dos mais de 4000 jogos disponíveis para a PS4 corra sem qualquer alteração na PS5.
O comunicado da Sony, dá ainda a entender que o problema que leva aos testes individuais nem está em reais dificuldades com a retro-compatibilidade, e que a avaliação jogo a jogo a que Cerny se referia na realidade dizia respeito a um novo modo de boost que correrá os jogos às frequências da PS5, com melhorias de resolução e de fps.
Eis o comunicado original:
UPDATE: A quick update on backward compatibility – With all of the amazing games in PS4’s catalog, we’ve devoted significant efforts to enable our fans to play their favorites on PS5. We believe that the overwhelming majority of the 4,000+ PS4 titles will be playable on PS5.
We’re expecting backward compatible titles will run at a boosted frequency on PS5 so that they can benefit from higher or more stable frame rates and potentially higher resolutions. We’re currently evaluating games on a title-by-title basis to spot any issues that need adjustment from the original software developers.
In his presentation, Mark Cerny provided a snapshot into the Top 100 most-played PS4 titles, demonstrating how well our backward compatibility efforts are going. We have already tested hundreds of titles and are preparing to test thousands more as we move toward launch. We will provide updates on backward compatibility, along with much more PS5 news, in the months ahead. Stay tuned!