A PS5 Pro foi anunciada… Os preços são caríssimos, mas a versão europeia… É o real roubo!
799 Euros… é o custo de uma PS5 Pro na Europa. Uma consola com 2 TB de disco, mas sem leitor de BD. Isso implica que, para quem suporta o físico, o custo da consola sobe, com a compra do leitor de BD, em 120 euros, para os 919.99.
1000 euros, ou perto disso por uma consola é certamente gozar com os fans! Por esse preço um PC compensa muito, mas mesmo muito mais! Como é que é possível que uma Sony peça por uma PS5 com algumas melhorias um valor perto dos 1000 euros. Estamos a brincar? Uma consola é suposto ser uma alternativa mais económica ao PC, mas por 919,99 euros, mais 125,99 euros anuais pelo PSN Extra, a Sony certamente perdeu o juízo.
Ao longo dos anos sempre elogiei as consolas pela sua relação custo/performance, mas por 1045,98 euros, que se traduzirão, no final de 4 anos em 1423,95 euros contabilizando os serviços, não é algo que compense minimamente!
Isto está longe de ser um produto económico, um produto para as massas! E mostra que a indústria das consolas que conhecemos, está decadente e mesmo prestes a morrer.
A PS3 foi lançada a 500 euros, e foi um flop enquanto o seu preço não desceu! Seria de se esperar que a Sony percebesse que isso não são valores para uma consola! Mas não, e lança uma consola, que só no hardware, incluindo leitor BD, fica por 919.99 euros. É incrível que isso aconteça.
Mas mais ainda, a Sony goza com os europeus. O euro neste momento vale 1,10 euros, mas mesmo assim a consola aqui é mais cara em 100 euros. Seremos nós europeus vacas leiteiras para mugir? A Sony deve estar a brincar!
Sinceramente, a estes preços, acredito que a situação mudou, e com um PC que neste momento recebe jogos Xbox e jogos Playstation, esta jogada da Sony só afasta as pessoas das consolas. Da minha parte isso será o que vai acontecer! Tenho um investimento enorme no meu PC que não uso, e está na altura de o passar a usar, uma vez que a PS5 Pro não justifica de forma alguma o seu custo, e a PS5 vai agora eventualmente passar a sofrer com a existência desta consola, apostando cada vez menos no Ray Tracing.
Estou chocado com os preços anunciados. Não fazem sentido, e mostram uma Sony arrogante que percebe que o mercado agora é seu e sem real competição.
A minha curiosidade agora é se realmente vai vender. Da minha parte a 800 euros é impensável.
Eu vi o vídeo do NX Gamer, falou que é equivalente a uma 4070.
Olha, se pelo menos fosse equivalente a uma 4090 dava para aceitar, mesmo q não fosse comprar
Mas uma 4070 em consoles é muita coisa, vai rodar tudo suave.
Infelizmente a morte das consolas/consoles começa a partir desta Pro! De duas uma, ou o mercado reage agora, ou na próxima geração vamos ter consolas a 1000 euros a chutar por baixo literalmente. Consolas essas que perderam os seus atrativos a que eram os seus exclusivos para o Pc… Depois estamos em plataformas que é preciso pagar pra jogar online, os jogos são mais caros face ao Pc por exemplo, e isso se na próxima geração os jogos não custar 100 euros também! Eu sempre disse aqui na página que tencionava ter um PC, más até hoje por motivos financeiros ainda não consegui entrar no mercado dessa plataforma, más a partir de agora vai ser a plataforma que vou entrar de cabeça erguida.
Realmente torço pra que o pessoal boicote esse aparelho. Os deslikes são maioria lá na apresentação, podia se refletir nas vendas, pro bem do PS6.
A Microsoft podia ter tido um plano diferente e lançar alguma novidade chocante aí pra dar uma voadora de dois pés na Sony pra ver se ela acorda.
O PS5 padrão que deve continuar sendo focado em custo benefício. A PRO, assim como na geração anterior deve ser para os que querem um desempenho um pouco melhor, tirando parte dos games que apostam mais em gráficos. O mercado ainda vai dizer se esse preço é realmente caro ou não. Eu comprei o PS4 PRO e não vou cair nessa novamente. Talvez quando reduzir um pouco o preço.
Amigo, se a Pro custa isso, quanto achas que vai custar a Ps6!? Na teoria a Ps6 tem que ser superior a está Ps5 Pro, ou seja, se está Pro já custa isto agora, quanto vai custar a Ps6 daqui 3/4 anos quando sair! Eu chuto 1100 euros a partir daqui.
Daniel, eles podem por o preço que quiserem, mas há um sweet spot na indústria, e eu não pago isso num console, inda mais de meio de geração que está bem medíocre. Um console desses deveria ser o mesmo preço do anterior, que deveria ter caído 100 dólares depois de 4 anos.
Com certeza é caro. Por isso que estão lançando versão básica e depois lançam a PRO. Um smartphone custa mais que isso, entao nao vejo como os caras quererem colocar um hardware potente sem ser caro. Querendo ou não, a versão PRO é pra quem faz questão de jogar com um pouco mais de qualidade. É igual carro… aqui no Brasil o carro popular começa em 70 mil, se é que ainda existe algum carro nesse valor. De popular só sobrou o nome.
O PS6 provavelmente vai vir mais ou menos nesse mesmo valor. Jogos já estão custando bem mais caro tbm… é o jeito, quem quiser jogar vai ter que pagar a mais ..
Também concordo com isso, não vejo tanto problema no PS5 PRO ser super caro… vai acabar que ninguém vai comprar
Um console caro não é problema, as pessoas simplesmente não irão comprar. Console não é necessidade fundamental.
Muito menos um console “upgrade” ser caro vai ser um problema.
E digo mais, vai continuar vendendo os mesmos 10~15% da Base igual foi o PS4 PRO.
O preço é absurdo e afasta a minha compra!
(estava a pensar comprar por causa do GTA 6)
Em todo o caso da minha parte nunca vi o modelo Pro para “massas” percebo a ideia, mas quanto a mim o modelo Pro é mais para aquele jogador que está disposto a pagar mais por um sistema um pouco melhor que o base e que “apenas” terá 4 anos de vida útil á partida, para mim não se trata de um modelo para todos, na minha opinião claro.
O modelo para as massas é a PS5 normal que irá continuar a ser comercializada.
No meu caso não muda nada, vou continuar com a minha FAT até ao final da geração como sempre fiz, alias nunca senti verdadeira necessidade de mudar, desde que a Sony mantenha a mesma politica que teve na PS4 / Pro.
Em relação á apresentação, mais uma vez não gostei e acho que assim não convencem ninguém a comprar, detesto estas apresentações gravadas e detesto os state of play também.
E ainda há um rumor forte aí de que o GT6 vai ser adiado pra 202706, vários canais grandes falando disso. Essa geração está terrível
2026 *****
Caso esse adiamento se confirme, será mt chato, mas isso é culpa da Industria no geral, nisso concordo com o Mário,estou a ver a industria a ter um crash, pode ser que de uma forma geral as empresas voltem a colocar os pés no chão.
Agora o mercado tem de ajudar e protestar com a carteira, agora ir tudo a correr para o pc direitinho para a toca do lobo das lojas digitais duvido que seja a solução, mas isto sou eu..
Como se diz por aqui cada cabeça sua sentença.
Os motivos do crash não serão os mesmos de 1980. Mas a industria tal como está está incomportável. Prazos de desenvolvimento gigantes, custos absurdos, custo do hardware estapafurdios, e dificuldade em se conseguir vender tudo o que se produz. Estamos a ver empresas a fechar, cortes por todo o lado, e não vejo fim na coisa pois a economia para o lado consumidor não está a ficar mais fácil, e sem vendas, não há mercado de consolas. Pelo menos não como o conhecemos!
Verdade Mário, é preocupante.
Bem preocupante…
Mudando de assunto, Mário, quais são suas impressões sobre a PSSR e quão o PRO estaria a par com PCs. Jogos como GTA 6 rodariam a 60fps? UNREAL 5 rodará melhor? Gosto das suas analises tecnicas, que são sempre muita boas e assertivas, obrigado.
Sinceramente, neste momento não sei… E nem sei se quero saber. Eu deixei de falar de telemóveis porque a preferência das pessoas são iPhones e Samsungs e os preços praticados não os tornam um produto de massas. Quem tem dinheiro para eles não precisa de conselhos sobre qual a melhor relação qualidade preço.
Por esse motivo também falo pouco sobre os atuais GPUs pois o pessoal que gasta 900 ou 1000 euros num GPU não precisa de ajuda para escolher a melhor relação qualidade preço.
A Pro é um pouco a mesma coisa.
A PCManias existe para informar, para que as pessoas tenham informação sobre produtos que na relação qualidade preço sejam bons. Que ofereçam boas performances a preços acessíveis às massas.
A Pro foge dessa gama.
Poderei falar sobre ela e as suas tecnologias… Ou não! Sinceramente ainda não decidi.
Acho que acima de tudo, com esta consola a este preço há é que se criar uma campanha que garanta que não há clientes de primeira e de segunda, e exigir à Sony a optimização total de todos os jogos que saiam na consola base.
Roubo mesmo é a versão EU… 800 euros sem drive! Lol
A Sony pirou, isso não é hardware subsidiado… Uma 7700xt numa APU, sem nenhum chip de desenvolvimento próprio, pra jogar games a 60 fps?!?! Espero que seja um flop colossal como o Concord! Console pra fanboy rico e alienado… Absurdo!
Fim de ano aqui minhas economias vão pra uma 7800xt que é mais negócio, é usar lossless scaling ou esperar o fsr melhorar cada vez mais… Paciência que chapéu de otário é marreta.
Vai ser um flop de vendas, assim espero, o que até pode ser bom para a PS6.
Não vejo como o fim das consolas.
Pior é ver já alienado a defender isto. Ninguém tem noção de que isto é um preparativo pra a próxima geração. Se esta pro all digital custa 800 euros, a próxima vai custar quanto!? Na teoria vai pra os 1000 euros só o modo digital, e se uma pessoa quiser fazer upgrade pra a drive de disco vai pra os 120 euros. Neste caso estamos a falar de uma consolas a rondar os 1120 euros.
Fanboy é uma desgraça em qualquer lugar!
Mesmo.
Os caras estão querendo ganhar de todos os lados. Um drive de disco não custa 80 dólares. Quando você lança o console básico sem disco, está apenas enganando o consumidor. Porque na prática o ps5pro não custa 600 e sim 650 dólares, 150 dólares a mais que o ps5 no lançamento. Um completo assalto.
Corrigindo 750 dólares. 250 ou 50% a mais que o ps5 no lançamento.
Eu comentei sobre isso semana passada na Eurogamer, critiquei o fato de vir só digital e que uma versão com leitor seria mais cara, porém mais barata do que comprar o Pro digital + o leitor.
Sabe o que responderam? Isso (de ter só digital) é corte de custos, leitor é só para colecionador. Claro que respondi mostrando dados dos preços. Infelizmente sempre existirão aqueles que não enxergam um palmo a frente do nariz
A galera perdeu completamente a noção. Quem fala isso ou é doente ou não tem console.
Também concordo, com o PS5 PRO a Sony quer ter margem de lucro relevante com o console.
E sabe que o que é pior nisso? não é o preço, é o fato de que isso abre margem para a UE obrigar os consoles a abrirem as “lojas” deles para os outros… Ai sim os consoles vão acabar.
E vou achar bem feito, Deto, a Sony está pedindo. Aqui no Brasil vai sair do preço de uma torre de CPU com uma 4070s. 6 a 7k. Um absurdo completo.
pega uma 7900xt que é mais negócio.
as vezes ela aparece em uma promoção por 3,990, que está na “mesma faixa de preço” da 7800.
Tô avaliando se vou numa dessas ou uma 4070S que também tá na faixa dos 4k. O problema é que as 4070s nesse preço tudo só com 12GB.
Então. Está estranho esse preço em EURO ser maior que o preço em DOLAR. Não lembro das versões anteriores, mas o EURO sendo mais valorizado que o dolar, deveria custar menos !!!!!!!!!!
Nos EUA os impostos são por fora do preço anunciado a depender do estado varia entre 0 a pouco mais de 10%. Na Europa o imposto já está incluso no preço anunciado. Acho que parte da diferença reside aí. E talvez cobrem mais caro na Europa devido ao rigor legislativo e normas, mas vai saber. Antes aí era equivalente.
Não reside não. Porque isso sempre aconteceu, e isso não impediu a Sony de anunciar preços em dólares iguais ao euro.
Eu quero é que flop violentamente! Estava esperando a PRO, mas pelo visto esses japoneses que estão no comando da Playstation hoje gostam muito de dinheiro e entendem pouquissimo de jogos. Pra quem achou que estava ruim com Jim Ryan, vale muito o “Nada é tão ruim que não possa piorar!”
Já estou começando a acreditar que mostrar jogos da casa novos não vai acontecer em comemoração ao aniversário de 30 anos da PS. Se os japoneses comecarem a mostrar que estão mais preocupados em ganhar dinheiro do que entregar grandes jogos, o PS5 será meu último console da Sony.
Em tempo, realmente espero que a comunidade PS vire totalmente as costas para a Sony! Que as vendas de Ps5 base caiam violentamente e que esse Pro não venda nada! Só assim esses engravatados vão ver que quem dita o mercado de verdade são as pessoas e não a concorrência inexistente. A arrogância da era PS3 voltou! Eu nunca imaginei ver a Sony caindo no mesmo erro, que quase a levou a falência, duas vezes. É de uma estupidez ímpar!
Pela parte que me toca… Isso vai acontecer.
Confesso que dessa vez eu estava mais curioso do que realmente com vontade de pegar esse console. O PS4PRO eu peguei mas não vi nada que justificasse. Esse deve seguir o mesmo padrão…
Esse é menos justificável… eu peguei o Ps4 Pro e numa TV 4k ele fazia bastante diferença pro meu ps4 base, mas esse Ps5 pro já nasceu morto por esse preço.
Mais do que o preço do ps5pro, o que me deixa preocupado é a mensagem. Não duvido que em 2025 abram as portas para jogos custando 80 dólares. A Take-two já deu sinais que fará isso em GTA 6 e basta uma empresa abrir as portas para as demais seguirem.
Só a Sony para sair de um cenário positivo para um cenário cheio de críticas e desgosto.
Foi assim com o primeiro GaaS dela a fazer sucesso, , foi bem aceito no PC e no PS5, daí a Sony vendo isso vai e muda as poĺiticas do jogo, resultado: debandada dos gamers.
Há 4 dias a Sony vinha novamente num cenário positivo, Asto Bot vendendo bem e sendo bem aceito, daí a Sony vai e dá essa mancada.
Espero que a aceitação ao PS5 Pro seja quase zero, quem saiba a mesma repense no que está fazendo. Infelizmente MS dá sinais de que nem vai continuar com uma próxima geração de hardware (só ver os novos modelos dos Series). Quem saiba a Nintendo salve novamente esse mercado caso acerte com o Switch 2.
Com o PS5 Pro a Sony simplesmente fez o mesmo que fez com o Concord, botar a prova a força do nome Sony e pelo visto o Pro vai indo no mesmo caminho do concord, não será cancelado mas cairá nas críticas negativas, como já está ocorrendo com os recentes vídeos de influenciadores mundo afora.
E um outro ponto passando despercebido, jogos a terem melhorias no PS5 Pro e que não terão no PS5 base:https://www.eurogamer.pt/final-fantasy-7-rebirth-sera-melhorado-para-a-ps5-pro
Bom… deixe-me ver um Ps5 sem jogos, com um online caro, e exclusivos sendo liberados no Pc, uma leva de jogos completamente mal optimizados para o Ps5 base e agora isso…
Ai eu faço uma pergunta para que um Ps5 pro?
Eu ja suspeitava pelas specs iria ser um console caro, mas nada a esse nível.
Honestamente a sony morreu para mim, apesar de eu gostar do físico, minhas futuras compras agora vão para o Pc. Uma postura completamente arrogante.
Para mim a Sony esta chamando seus consumidores de palhaço e o que sobra?
Um ps5 sub-aproveitado? Sem jogos correndo de forma descente?
Tive minha experiência hoje com o Space Marines 2 no meu note, onde com tudo no alto ou na opção default com resolução 1440p com dlss em balanced obtenho uma média de 45 a 60 fps sendo limitado apenas pelo processador, uma média superior a tudo que o Ps5 oferece.
Meu note é um bem simples com 16gb de ram, uma 3060 6gb e um i7 11800H
O Mário está revoltado com o preço e o upgrade relativamente baixo
Mas o pior para mim foi não ter jogos para mostrar todo o poder do PS5, quanto mais mostrar o poder do PS5 PRO.
Exato
Agora a briga é pra ver quem morre primeiro, Xbox ou PlayStation Lol
Só agora vi a apresentação da Sony. Esse console nasceu mais morto que o Concord. Se ela acha que 60 fps ou um pouco mais de resolução será o suficiente para vender. Não conhece seu público. Esperava muito mais.
Na minha opinião o upgrade no PS4 PRO era muito menos relevante, era basicamente resolução.
Esse upgrade do PS5 PRO é muito mais interessante, só o preço é muito inflado para isso.
E eu aposto que vai continuar vendendo o mesmo padrão de % de base que o PS4 PRO vendeu.
Na prática pode até ser, mas na teoria o ps4 pro tinha um mensagem muito mais fácil de passar. Eles venderam o 4k + HDR no momento em que as vendas de TVs com essa característica estavam ganhando tração. E o mais importante, custando o mesmo que o ps4 no lançamento.
Em relação as vendas, vai ser rídiculo. Só não terá corte de preço, porque não vai ter unidades para vender. Baseado na demanda de chip, a oferta de ps5 pro será bem limitada. Quando a Nintendo adiou o lançamento do Switch 2 foi justamente porque não tinha como ofertar um número de unidades suficiente capaz de atender a demanda.
Mas na época do PS4 eles tbm falavam que era 4K… (se não me engano). Acho que tanto PS4 PRO quanto PS5 PRo vão seguir a mesma linha. Eu tive o PS4 padrão e depois comprei o PRO, mas não tive os dois aop mesmo tempo pra poder testar e ver se realmente ficava bem melhor… Mas tem que ter um custo coerente… aqui no Brasil deve custar o dobro do console padrão… então não vejo motivo pra querer trocar de imediato. E nessa geração tbm não estou vendo tantos jogos novos com graficos impressionantes… acho que cada vez mais vamos ver mudanças em detalhes sutis, não vai ser uma mudança drastica de uma geração pra outra, quem dirá de um console base para a versão PRO
Sim… As promessas para a Pro são as promessas que já tivemos na PS5.
Só de curiosidade. Qual valor vocês julgam que seria razoável? Já com o drive e a base?
Só tem como afirmar após apresentarem, porque o vídeo de revelação é uma vergonha. Soltaram menos informações que os vazamentos.
É, aparentemente, uma APU com o incremento de uma 7700xt-like com incrementos no RT.
Se houvesse chip proprietário ou coisa parecida, ou mesmo tivessem feito upgrade de CPU…
Isso que mais me chateou hoje, fora o preço. Numa apresentação técnica deveriam revelar todas as especificações. Não falaram nem no clock da cpu.
Não tenho a mínima idéia. Mas é fato que todas as coisas subiram bastante desde a pandemia. Trabalho com importação aqui no Brasil e é assustador o aumento no custo das mercadorias… por conta do aumento no custo de produção, dolar mais alto, fretes maritimos mais altos… enfim, não digo que é o preço correto do PS5 PRO, mas não era de se esperar algo barato.. E outra, ele foi feito pensado pra galera que quer ter um hardware mais potente… A Sony deve ter percebido isso e se sentiu livre pra colocar o preço que julga ser coerente. As vendas é que vão sinalizar pra eles se o preço é alto ou não. Não vou comprar, fiquei empolgado, mas depois de ver o preço não faz o menor sentido vender o atual pra comprar o novo que deve ser 2X mais caro aqui no Brasil.
Até U$600 (com drive e base) dava pra engolir. Mais que isso NUNCA. E U$500 era apenas um sonho mesmo.
O mesmo valor do PS5 base, 500 dólares/euros
Acho 500 dólares irreal. Mas dava para sair por uns 550 o digital e 600 com disco.
Tomo por base o PS4 Pro, era mais potete e tinha mais armazenamento, além de vir com o leitor. Saiu no mesmo preço do PS4 base no lançamento.
Como falei em um dos comentários, a Sony tá querendo recuperar o $$ perdido em GaaS e tá recuperando da pior maneira.
Acho que estão testando o mercado para saber quanto é viável cobrar numa próxima geração.
A decisão de porem 2TB só serviu pra incrementar 100 USD fácil.
E vão levar o PS5 base por 500 até o fim da geração.
699.
Mario… estamos julgando o preço baseado em preços de consoles anteriores e em quanto o consumidor está disposto a pagar… Mas vc tem idéia de comparar os 2 hardwares e dizer quanto deveria ser a diferença de preço entre eles?
estou pegando aqui preços do iphone no lançamento. de 2021 pra cá, sempre o mesmo preço. Lógico que Iphone tem uma margem de lucro grande, talvez não se compare com a Sony/PS, porém poderia dizer que a Sony conseguiria fazer o mesmo preço do console base quando foi lançado? Ou no mínimo colocar no custo o aumento do SSD que foi de 825GB para 2TB?
Iphone 13 128GB (2021) – U$ 799
Iphone 14 128GB (2022) – U$ 799
Iphone 15 128GB (2023) – U$ 799
Iphone 16 128GB (2024) – U$ 799
Eu não sei se houve aumento no custo do SSD. Isto porque em 2000 a PS5 tinha um SSD proprietário uma vez que no mercado PC não havia nada assim.
Mas agora há! E isso quer dizer que provavelmente a Sony já usa uma solução standard mais barata. Isso explica facilmente os 1 TB em vez dos 825 GB, e diminuiu muito o custo do aumento para 2 TB.
Na loucura 699€ com leitor e base, e só porque traz um ssd de 2TB.
Deveriam manter o preço do console, 500 dólares com drive e SSD de 1TB apenas. Esse era o preço justo. Na pior das hipóteses um digital dor 550 USD.
Para mim, nos 650/700€ maximo com o leitor incluído, com uma descida de preço da ps5 actual
Mas, parando um pouco para analisar as coisas, chegei a conclusão que, do outro lado, e a unica que podia concorrer com a sony esta em decadência, e lancou ha pouco tempo um “upgrade” de apenas de memória interna e de cor exterior, e vende-a por 650€, porque ela se ia privar de a vender a este preço, sendo líder incontestável? Acredito que os acionários viram uma oportunidade de ouro para o fazer, visto que nao havera uma xbox mais “potente” para fazer um minimo de concorrência
So e pena e que a Nintendo nao jogue na mesma divisão, pois seria uma oportunidade de poder fazer mal, e ser talvez a xbox 360 desta geração, com a saida mais que esperada da “switch2”
Com isto tudo, quem agradece e a minha carteira, pois estava a espera dos 30 anos e de uma ps5 pro especial, quase certa como fizeram com a ps4 pro para os 20 anos para a comprar, mas a este preco e mesmo que venha com o leitor nao sera para mim
A Xbox sem upgrades e apenas com 2 TB ao preço a que foi lançada foi um isco que a Sony mordeu com força.
A Nintendo quando jogou na mesma divisão conseguiu fazer pior. N64 e GameCube são total demonstração de como ela tinha tudo pra bater no PS e fez tudo para flopar. Eu tive um N64 na época e nunca que trocaria por um Playstation, pois ali estava a qualidade extrema, mas do GameCube em diante a Nintendo se perdeu totalmente nesse mercado, tendo que sair dele e lançar consoles com inovações, mas que são um hardware muito inferior para concorrer na prateleira de cima. E mesmo assim, continua sendo uma tosqueira, com ports de baixa qualidade e meia dúzia de jogos que fazem sentido. Eu tive um switch pra jogar a única coisa que julgo valer realmente, que é o Zelda. Já o segundo Zelda se mostrou mais do mesmo. Se tem uma empresa que gosta de praticar preços abusivos é a Nintendo. E digo mais, se o switch 2.0 não chegar com algo muito diferente que é o switch, veremos a Nintendo repetindo a história: Depois de um console muito bem sucedido, vem outro que é um flop! As pessoas não pensam que esse switch 2.0 pode ser mais do mesmo e que a maioria das pessoas que compraram o switch vão olhar pro novo e pensar: Não preciso disso, estou bem servido com o meu switch, que é um console bem casual e me atende bem nos intervalos do trabalho e fora de casa.
Switch só vendeu absurdos por ser uma proposta que não existe no mercado, não pelos exclusivos.
Por 700 USD ou 800 Euros esse PS5 PRO tem que empatar com uma 4090 no Cyberpunk com Traçados de Raio.
4090 lançada em 2022 por 1400 USD
PS5 PRO lançado em 2024 por 700 USD
Mas acho que isso não vai acontecer… Acho que o custo beneficio foi para o espaço com o PS5 PRO.
Deto uma 4070s tá 4k no Brasil.
Não entendi. Está comparando o preço de uma placa que apesar de ter sido lançada há 2 anos, é sozinha o dobro do valor do console inteiro. Seria vergonhoso para o PC se o console tivesse desempenho da 4090.
Da 4090 não tem… Mas um aumento de rasterização de 45% e de 2 a 3x no RT agora a performance para valores perto da gama esse. O NX gamer aponta para a 4070 Ti, e isso já seria muito bom.
Lembro que no início muita gente falava que o Ps5 tinha GPU equivalente à 2070 super. Pois bem, os anos se passaram e hoje é necessário uma 3070 TI e até uma 3080 pra bater o Ps5 ou empatar. Lembro do port de Death Stranding, onde o NX Gamer já dizia que era necessário uma 3070 pra ficar parelho com o Ps5… Aí vieram outros jogos e mostraram que o requisito é acima da 3070 e em ports bem feitos de jogos Sony, como R&C nem a 3080 chegou no Ps5, nem em geometria, nem em resolução, nem em fps e nem é Ray Tracing.
Dito isso, acredito que nesse início de pro seja uma 4070TI, mas no futuro próximo se precisará de uma 4080TI pra bater o console e as vezes nem isso chegará.
Tô curioso com o upscaling por Hardware do Ps5, pois se for algo realmente bom e que bate de frente com DLSS, aí já sabemos que vai vir ainda melhor no Ps6.
Tô mostrando o que eu esperaria de um PRO por 700USD/800EUR, um console com performance igual ou superior a uma 4090
O comparativo de preços e datas de lançamento é só para mostrar que talvez fosse possível.
E olhe que para mim essa nem foi uma apresentação técnica, apresentação técnica foi a do PS5 lá em 2020 onde muita gente ficou a boiar com o que o Cerny falou.
Concordo, pensei que teríamos algo mais técnico com o Cerny mas foi um conteúdo muito limitado. E aqueles zoom’s… MDS, nem com Zoom eu via uma diferença significativa no negócio… Comprar um novo hardware pra aquilo me parece A: se a pessoa tiver dinheiro pra queimar B: a pessoa ainda não tem um PS5 e já pode juntar um pouco mais pra ter o melhor. Mas pra quem tem o PS5 já e não tem dinheiro dando em árvore, parece um péssimo negócio, esse aparelho me parece, consegue ser pior que o lançamento do PS4 Pro (que é até hoje um negócio morto e desnecessário na minha opinião).
Preço lançamento ps5 sem drive 400€
Preço lançamento ps5 pro sem drive 800€.
É só o dobro.
Eu estava indeciso entre a pro e a switch 2, a Sony hoje acabou com a minha indecisão.
Espero que esta ps fique conhecida não como ps5 pro, mas sim como ps5 concord.
Esperança de vida da PS – 8 anos
Esperança de vida da PS5 Pro – 4 anos
E ainda tem isso Mário, estava pensando… Melhor esperar o PS6 de uma vez, acho que nem se eu fosse rico, compraria esse Pro só por protesto
Potência da PS5 – 100%
Potência da PS5 Pro – 145%
Preço da PS5 – 100%
Preço da PS5 Pro – 200%
Boa, também espero que seja o novo Concord dessa Sony lazarenta atual
Vc estava em duvida entre um switch 2 ou uma pro e vai optar por algo que deve fazer ainda menos sentido? Parabéns! Se o teu raciocínio é de custo X benefício você acaba de se revoltar com um hardware muito capaz e que roda jogos de primeira pra escolher um hardware defasado da empresa que cobra muito mais por menos. Simplesmente não faz sentido algum!
Ora viva a todos.
Posso dizer que até me assustei quando vi os preços,o vinho lá dos japoneses anda potente de certeza.Mais um prego no caixão isso vai ser certo,da minha parte , fiquei com uma caixa com um i9 de um colega meu ,ficou a faltar a grafica mas andava indeciso no investimento… já me tirou as dúvidas que tinha ,toca a investir no PC e siga..
Já ando a ver um potencial upgrade de GPU para o meu PC.
A Sony perdeu a noção. Um absurdo completo. 800 eur com leitor de discos já era completamente fora, assim nem tenho palavras… Que seja um tremendo flop. Não consigo ver valor na consola por este preço.
Eu estava esperando esse console para tentar comprar no lançamento e no final das contas, eu vou é montar outro Pc.
pega uma 4080 super e ser feliz.
obrigado Sony…
Da minha parte, lavo as minhas mãos! Nunca defendi esse modelo pro pq para mim é uma deturpação do que são consoles. As minhas criticas a Sony já são de tempo, mas alguns aqui me contestavam, achando que eu estava exagerando ou que eu estava fazendo guerras de consoles, por eu tbm gostar da Nintendo, quanto na verdade, era o contrário! Estamos com 4 anos de ps5, com uns 5 jogos de ps5 apenas, sendo que 2 deles são de plataforma ( Ratchet e Astrobot) Astrobot que virou maravilhoso para alguns que antes riam da Nintendo por fazerem games assim. Kd o novo Uncharted? Ghost of Tsushima? Tlou? Ou pelo menos, trailers… A empresa faz uma apresentação de ps5 pro e não mostra o Wukong nele, putzzz… Ainda há o rumor de GTA 6 ser adiado para 2026 e caso aconteça, o Gta 6 poderá sair perto do console next gen da MS(Se os rumores estiverem certos da MS antecipar a geração), onde que a versão mais bonita estará no… Xbox! Começo a me queixar se o problema era de fato o Jim Ryan ou se estava apenas a cumprir ordens de cima como o Phil vem fazendo, sendo apenas bobos da corte. Não sei o que vai acontecer, mas o mercado hardcore de games está naufragando e Iwata, ex presidente da Nintendo já dizia: Se a indústria apenas focar em gráficos e não em inovação, ela irá acabar!” Talvez ele estava certo!
Ah! Antes que eu me esqueça. Será que esse aparelho será lançado sem nenhum exclusivo do ps5? Quando o One X veio sem exclusivo, nuss.. Lembro que aqui foi criticado de cima e baixo, mas ironicamente poderemos ver um ps5 pro chegando no mercado sem nenhum exclusivo, a não ser que a Sony esteja escondendo algo.
Não terá exclusivo da Sony. Já sabemos que não sai nada grande dela nesse ano fiscal.
?? Tens o Wukong acabado de lançar. Dos maiores sucessos de sempre, que correrá melhor na PRO.
A X foi criticada porque a consola no seu global (One) não tinha exclusivos, não por não ter exclusivos no seu lançamento. A PS5 tem exclusivos!
Mário, poderiam mostrar o Wukong no vídeo, mas se não tinha nada disso pronto, que adiassem essa apresentação patética para colocá-lo! O vídeo fica ainda mais patético pela Quantidade de games de ps4 nele. Quanto ao one X, ele veio em novembro de 2017, sendo que em setembro de 2017, havia sido lançado o Forza Motorsport 7, e em 2018 o Forza Horizon 4 exclusivo console e o Red dead redemption ( provavelmente o game mais avançado tecnicamente da geração) que msm que multiplataforma, brilhou no one X, colocando a versão ps4 pro no chinelo. No caso do ps5 pro, não teve nenhum game AAA exclusivo por agora que vá mostrar o diferencial do ps5 pro e até o momento, só lembro de Death Stranding ano que vem, ou seja, uma situação similar ou até pior que o one X na altura do lançamento dele.
Edson. Quando se dizia que a One não tinha exclusivos não se falava literalmente. Forza, halo e gears eram o que havia.
Sim, mas a crítica em relação ao one X, não foi pelo fato dele sair sem nenhum exclusivo, independente se fosse Halo, Gears e Forza.
Como sempre, você não erra uma Edson, abraço meu amigo.
Tmj irmão! É bom vê-lo aqui!
É aumento no preço do DualSense, do PS5 base, preço absurdo do PS5 Pro, ao meu ver a Sony quer recuperar o mais rápido possível o investimento na Bungie e nos GaaS fracassados e para isso ela tá querendo tirar/recuperar em cima dos gamers.
Baita erro
Eu fiquei estupefacto com o preço, e mais ainda quando percebi que era somente a versão digital, acho que a Sony anda deslocada da realidade e com uma tremenda crise de falta de bom senso, isto quase que lembra o preço absurdo da Panasonic 3DO, que acabou por flopar.
A ideia que tem passado da Sony desde os tempos da PS3, é que cada vez que vem de uma geração em que dominou, acha que se pode meter em aventuras porque se acha demasiado grande para cair, só que não, e parece que a Sony teima em não aprender com os erros do passado.
Agora em relação ao teu artigo Mário, eu concordo com quase tudo, porque acho um exagero achar-se que as consolas vão morrer por causa disto, o que me leva a perguntar, em que é que o preço abusivo da PS5 Pro te impede de usufruires da tua PS5 actual?
José… Eu estou a ver a indústria dos jogos a ter um Crash.
Preços absurdos de produção, preços absurdos de hardware, empresas a fechar, empresas gigantes como a Ubisoft a perderem 80% do valor em 5 anos, gigantes como a Tencent a fechar estúdios, e os jogos com publicidade ou micro transações a fazerem mais dinheiro que nunca.
Sinceramente, se isto é o melhor que a Sony consegue, acho que as consolas, tal como as conhecemos estão condenadas.
A última vez que tiveste um crash foi nos anos 80 e foi por uma total falta de controlo de qualidade, jogos mediocres fora de controlo e um número absurdo de consolas no mercado, e além disso, eram outros tempos.
Hoje tens problemas sim, mas se dissecares cada um desses problemas que enumeras, verás que é mais falta de estratégia e método que outra coisa.
Eu até acho que isto é uma coisa boa, é um ensaio que a Sony está a fazer, e a reação negativa por parte da comunidade, pode ser um fator determinante para o preço da PS6.
Qual que? O mercado está cheio de parvos. Olha a situação Xbox. Chegou onde chegou porque as pessoas deixaram. E aqui vai ser igual! Os leitores de BD estão esgotados na Amazon, o que faz prever vendas em quantidade. E se vender 13% da PS5 fez igual à PS4 Pro e foi um sucesso.
O mercado está a entrar em loucuras brutais. Valores inaceitáveis e o PC está a revelar-se cada vez mais a melhor escolha, especialmente se tomares em conta que não precisas de uma 4090 para as performances da PS5.
Mas eu vou escrever, e muito, sobre este assunto.
Concordo plenamente consigo..a bolha vai ter de rebentar são muitas subscriçãoes .as consolas muito caras os jogos com muitos dlc e transações..a ganacia é terrível .. é que o produto final nem sequer é apelativo
Faltou responder à ultima questão.
Espera e vê. Quando vires a PS5 a 1080p sem RT e a Pro a 1440p com RT, nesse altura percebes o que me impede de desfrutar da PS5.
Eu na geração passada não aderi à PRO. Não o fiz porque a PS4 debitava os 30 fps a 1080p, e isso chegava.
Nesta geração a PS5 debita os mesmos 30 fps, mas não a 4K. E a coisa está cada vez pior. Com o aumento da complexidade dos jogos em motores como o UE a coisa não vai melhorar. E acredito que a PS5 vai ter de abdicar do RT e descer a resolução nativa. Por isso vi interesse na PRO nesta geração.
Vou esperar para te dizer que vais precisar da Digital Foundry para se perceber as diferenças entre a PS5 e a PS5 Pro, porque na prática vais ter mais fps e em vez de teres 1440p, terás 4k nativo, se conseguires dentro de uma resolução dinâmica que oscila entre 1440p e 4k num piscar de olho, perceber a diferença, tiro-te o chapéu.
No inicio desta geração quando vi o foco nos 60fps e RT, só me ocorria na desilusão que as pessoas iam ter, pois era evidente que isso jamais seria possível com o aumento de complexidade dos jogos, e que era uma questão de tempo até termos a realidade das consolas, resolução X a 30fps, sempre foi assim e sempre será, mas cedo Sony e companhia perceberam como capitalizar o sonho molhado de uma ”super” consola a meio da geração, que na prática trás ganhos residuais, quando na realidade o objetivo é vender a ”mesma” coisa duas vezes.
Para mim que não ando a contar pixels, e que um bom SSR serve perfeitamente, a minha PS5 FAT serve perfeitamente, será para ela que os jogos serão pensados, e penso assim mesmo que a Pro fosse só mais 50€, quanto mais este autêntico roubo.
Essa aberração (PS5 Pro) só vai pegar os jogos nível PS4 Pro da Sony atual e outros das Ubisoft da vida e dar um enhance safado e estabilizar os fps… A base de jogos provavelmente vai ser a mesma, e não espero muita coisa, o PS5 normal talvez perca até o porco Ray Tracing que tem porquê a otimização de console único já foi pro espaço e precisam justificar essa porcaria de Pro caríssimo de alguma forma
Concordo José, vais ao encontro do que disse acima!
A missão da Sony agora parece ser decepcionar, e está fazendo isso sem medo. Esse PS5 Pro é uma piada, eu terminei o vídeo e mal podia acreditar naquilo, eles não tem noção e nem vergonha na cara. Estamos perdidos com a Sony e Microsoft.
E o console mais “optimizado” da geração vai acabar por ser o console mais subaproveitado da mesma. O preço só reflete a realidade de um mercado que está pedindo por um crash a muito tempo. Jogos caros e com tempo demasiado longo de ser produzido, dlcs, micro transações, bugs eternos que tiram a experiência do jogo em si. E além disso a concorrência. Esta não mais existe, e isso se reflete assim. O cabresto de uma empresa é outra empresa. Triste realidade, mas é a que vivemos hoje.
Eu não quero nem ver o preço no Brasil. O PS5 e Xbox Series X chegaram por 5 mil em uma época que o salário era mil e uns quebrados, no auge da pandemia, com tudo caro. Agora o salário está em 1412 reais
Aqui, meu palpite é de, no mínimo, R$ 6.999,00.
O Myke Ybarra tá no twitter falando que o PS5 PRO tem que dar lucro pq não tem Subsídio
A Sony da desconto no PS5 e não subsídio para Upgrade para o PRO de quem já tem PS5
Não subsidiar é uma coisa, ser extremamente burra na apresentação e na escolha de um SSD de 2TB é outra. Se sabe que não vai ser caro, por qual raios vai lá e mete um SSD de 2TB pra encarecer ainda mais? Com um SSD de 1TB seria 100 dólares a menos. E a apresentação ontem foi um desastre em vários níveis!!
+1tb de ssd não custa nada, deve dar 5 USD a mais no preço real
a MS só se aproveitou desse “upgrade” no xbox sx para subir o preço
A unica coisa que deve ser mais caro, de forma relevante, no PS5 PRO é a APU se for sei lá, 4nm
o resto é tudo lucro
Eu estava pensando que o PS6 também seria 700 USD por causa do PRO agora, mas com esse post do Ybarra acho que vai ser 600 USD mesmo…
Bem visto… com a slot SSD e a possibilidade de upgrade, isso seria uma forma de descer o preço. Bem visto.
O Moore Law fez um vídeo comentando
https://youtu.be/jGRxqfG7RxY?si=sd6LZDD4yeTxa_R0
Ele que vazou primeiro as especificações do PS5 PRO
O que ele comentou e que a Sony vai fazer o PS6 em 2nm e vai ficar bem caro o chip com transistores desse tamanho e q eles resolveram usar o PRO para “empurrar” um novo preço
Pois… Isso é o que acho. Que eles estão a abrir a porta para este preços. Mas o certo é que uma consola de 920 euros não compensa face a um PC, mesmo que o PC não esteja ao mesmo nível.
Repara que as consolas nunca estiveram ao nível dos PCs, mas vendiam por argumentos diversos sendo que o preço tinha um fator preponderante. Entrando nestes valores, o preço pesa, e consequentemente as pessoas optarão por um PC. Mesmo que mais caro e inferior, não deixa de ser um PC, bem mais versátil.
Eu não auguro bom futuro a isto, e pessoalmente não me vejo a entrar no negócio.
Uma coisa curiosa é que o ps5pro mais barato é o americano. No japão é 850 dólares. Como se o restante do mundo subsidiasse os EUA. Inicialmente pensei em 5500 no Brasil, mas pelo visto será mais de 6k mesmo.
Ao meu ver, a culpa de tudo não é da Sony muito menos da falta de concorrência adequada da Microsoft, e sim dos consumidores. Se não tivessem alimentado esse monstro na geração passada (Ps4 Pro e Xbox One X), hoje sequer existiria PS5 Pro. E a maioria está indignado porque queria comprar o novo modelo, mas o preço é maior do que o esperado, e não porque rejeitaram o absurdo que é existir console de meio de geração.
Não adianta o consumidor tomar as atitudes erradas e reclamar das consequências depois. Quem dita o rumo da indústria é o mercado, e não o contrário. Se algo não vai bem, você contribuiu para isso, direta ou indiretamente.
Certo!
Estás a ver as coisas pela perspectiva errada. O que está aqui em causa não é se as Pró justificam (justificam para uns, para outros não), se são necessárias (a compra é opcional), ou se a Pro está cara ou barata.
O que está em causa é uma consola custar 920 euros. E mais ainda, uma consola cuja esperança média de vida é 4 anos (Isto se a Microsoft não lançar nada entretanto de nova geração, subsidiado e a custo semelhante, o que seria uma estocada na Sony), custar 920 euros.
Estes preços são absurdos para uma consola. Pura e simplesmente não são admissíveis para um produto que se propõem ser uma alternativa barata.
Repara que aqui o único upgrade real é no GPU. O resto é tudo clocks. E este GPU é de mesma geração que o da PS5. Na próxima geração não podes ter 45% mais performance, tens de ter muito mais. E isso preocupa a nível de preços.
Não acho que seja uma perspectiva errada, acho que é uma perspectiva diferente.
Ele é contra o conceito da Pro logo na base da sua existência, e isso em certa medida também é válido.
Quantos daqui tendo a PS4 completamente funcional compraram a PRO?
Eu não, e do que sei o meu círculo também não e o preço era perfeitamente acessivel.
(E não estou a perguntar aos arautos da desgraça que só aqui vêm nas derrotas das consolas vender o pc, sendo que a realidade do pc não se alterou com uma PRO carissima…rssss)
Em todo o caso espero que a
Sony leve com tantos protestos (como já está a acontecer) que a faça abrir os olhos como no fez no passado.
O conceito da PS4 Pro e da PS5 Pro eram bem diferentes. A PS4 Pro era destinada a trazer jogos para 4K, algo que na altura não era uma realidade em todas as casas. E por isso era bastante menos interessante.
O conceito da PS5 Pro é melhorar as performances da PS5. E aquilo que temos vindo a ver é que elas estão no mínimo aceitável, pelo que as melhorias seriam bem vindas. São conceitos bem diferentes, tanto que eu nunca ponderei a PS4 Pro, mas estava interessado na PS5 Pro.
No mínimo aceitáveis quase não tendo nada de nova geração? Mário, com um console pro, o ps5 passará a não ter uma otimização decente, pq o poder bruto do pro compensará uma possível falta de interesse dos devs trabalharem melhor a versão do console base. Particularmente, acho o conceito de consoles de meio de geração uma desgraça, onde que não tardará para isso diminuir de tempo. Hj, são 4 anos depois de lançados, amanhã poderão ser 2 anos. Estamos 4 anos jogando games de ps4 em resoluções melhores, outros que por decisão da empresa estão no ps5, mas poderiam ser do ps4 (Como o Stella Blader por ex) e meia dúzia de games que justificam a nova geração, pelo menos de forma honrosa como o Alan Wake 2, Demon souls remake, por ex. O Wukong msm já demonstra o quão esses consoles ainda estão crus para engines atuais, não que não sejam poderosos. Disse acima e repito aqui: Se o GTA 6 for adiado para o ano que vem e a MS lançar o Novo Xbox ano que vem, quero ver como a Sony dará com isso. Vc pode argumentar aqui que o ps6 viria em 2027 com muito mais poder, etc… Mas gostaria de ver esse poder todo ser justificado na tv, não em números em planilhas. Fico imaginando a Sony comercializando esse pro ano que vem por 700 dólares e vai a MS, e lança seu next gen por 700 ou até menos. Seria uma ironia absurda.
Isso de não ter uma otimização decente na base pra privilegiar a pro não vai acontecer, a CPU é exatamente a mesma e como na geração passada já aconteceu, se otimiza primeiro a base e depois incrementa na Pro.
Se tem um console que vai ser sempre muito subaproveitado é a pro e não a base.
Obrigado pela explicação, Andresão! Vc dizendo isso então entendo que o pro é mais inútil ainda, mas ainda venderá uns milhoezinhos.
O PS5 tem sido o verdadeiro PS4 Pro na minha opinião kkk Jogos com cara de geração passada, a única vantagem acabou sendo mesmo o SSD pra load rápido e também os 60 fps muito bem vindos.
Esse PS5 Pro é talvez o que seria o PS5 de fato, mas mesmo assim não me convence. Vou esperar o PS6 (se o mundo durar até lá) e vou ficar no PS5 normal bem satisfeito, e que provavelmente será suficiente.
É o Pro 2.0, Zidane!rsrs
Isso não deverá ser assim, e vimos na PS4 que não foi assim. A grande base de venda é a PS5 e isso implica optimização para ela. No entanto o que acredito que acontecerá, e isto vai advir do aumento da complexidade dos jogos e não de falta de optimização, é que a PS5 base pode perder o RT, e a Pro ter. Ou ainda a PS5 base descer para 1080p ou menos e a Pro ficar nos 1440.
Isso que ninguém percebe. Se essa Pro já vai custar 800 euros, quanto vai custar a Ps6! Já que na teoria, a Ps6 tem que andar na casa do mínimo dos 50tf ou mais, tendo em conta que está Pro está na casa dos 33,5tf. Enfim, só sei que está Pro é o início do fim das consolas como conhecermos, e o pior de tudo é que está Pro é capaz de ser bem requisitada principalmente nos EUA, o que vai dar abalo pra a Sony fazer um all digital da Ps6 de 1000 euros literalmente, e com leitor pra os 1100 euros ou mais. Por esses preços, o PC hoje entra na equação, a máquina PC pode ser mais cara dependo da necessidade de cada um, más do resto é muito mais barato que as consolas. E já prevejo aumento dos jogos na próxima geração pra os 100 euros. Infelizmente está geração veio destruir todo um legado que demorou décadas a ser construído.
Eu tenho um artigo para depois de amanhã… E o que vejo é que a Sony tinha aqui uma oportunidade para dar uma estocada na Microsoft. O que fez foi algo que virou a mesa, e dá à Microsoft a oportunidade de dar ume estocada à Sony.
Mas depois falamos sobre isso!
A Sony tem ganho o habito de desperdiçar oportunidade atras de oportunidade…enfim.
Mas sou teimoso e recuso-me a desistir do modelo das consolas, é bom a malta fazer barulho e protestar, historicamente a Sony já provou que sabe dar a volta quando está entalada!
Não acho que tenhamos motivos para apreensão com esse preço porque é o modelo PRO
Agora digo que se for o mesmo preço no PS6, ai sim podemos até achar que os vídeo games irão acabar…
Acho que é hora de delimitar uma linha aqui:
Se jogos do playstation virar “day one” PC saio fora do console
Se o preço do PS6 for 800 USD (com leitor) também saio fora dos consoles
Essa é a linha que vou delimitar.
Depois do bait do controle do astro bot, não espero mais nada da sony. Está a achar que é Apple, a culpa do console ser esse valor é de quem comprou o Portal, ali a sony percebeu que podia fazer o que quisesse.
1000 euros e ainda precisa pagar para jogar… Com os jogos saindo para o PC eu vou gastar um pouco mais e ir para lá de uma vez… Pelo menos posso utilizá-lo para outros afazeres.
Caro Adailton, futuramente agradeço que se identifique por esse nome, dado que é a entrada sua que já existe.