As análises comparativas entre a versão Playstation 5 e Xbox série X de Assassins Creed Valhalla estão aí… E muitos poderão ficar surpresos com os resultados.
Nota: Artigo corrigido a 14/11 removendo uma menção errônea ao jogo ser publicado pela Microsoft
Pois é… vamos ser sucintos e diretos. No comparativo entre a Playstation 5 e a Xbox série X a Playstation 5 leva a melhor! Mas leva-a em duas frentes:
- Na resolução
- Nos FPS
Surpreendidos por verem os 2 Tflops a mais a sumirem-se? Se são nossos leitores, não deveriam! Pois se é o caso saberiam já perceber que performance teórica é uma coisa, mas eficiência é outra, e alertamos que estas situações poderiam ocorrer.
Vamos começar pela primeira comparação feita pelo NXGamer:
Nesta comparação o NXgamer acaba a apresentação com a média de fps a variar em uma centésima a favor da Xbox série X (0.01 fotogramas), mostrando uma igualdade nas performances. No entanto, segundo ele, correndo as duas consolas em resoluções dinâmicas, a Xbox série X desceu aos 1440p, ao passo que a PS5 não passou abaixo dos 1620p..
Posteriormente tivemos acesso a uma outra análise, desta vez da VG Tech, e onde podemos verificar que na realidade a versão Xbox é muito mais oscilante com os fps que a versão PS5.
Um dos exemplos mais flagrantes, por não ser uma variação pontual, mas sustentada é a passagem pela cidade de Jorvik que podem encontrar no vídeo de cima aos 5m 6s.
De se notar que aqui nesta análise constatou-se quebras na resolução de ambas as consolas que iam até aos 1360p.
Na realidade, nada disto é flagrante ou sequer digno de registo, com ambas as versões a serem basicamente idênticas, não fosse pelo facto de haver uma diferença de 1,84 Tflops entre as consolas que muitos acreditavam trazer diferenças radicais, algo que aqui sempre procuramos desmistificar, alegando que, as consolas seriam, no seu global, muito semelhantes.
No entanto convêm que não hajam ilusões… cada uma das consolas tem os seus pontos fortes, e haverão jogos ou modos de jogos, onde eles virão ao de cima, criando diferenças que podem oscilar para os dois lados, relembrando assim outra coisa que aqui sempre foi dita: “duas ofertas diferentes com pontos fortes diferentes”.
Parabéns Mario, voce cantou essa bola faz tempo
De acordo com o VG Tech a resolução bate o mínimo de 1368p nos dois consoles sendo a média entre 1368p e 1620p nos dois. Além disso os dois usam reconstrução temporal para atingir sempre uma resolução de saída de 4K. O frame rate parece mais consistente por 3 ou 4fps em alguns momentos específicos mas não é nada dramático. É uma vitória apertada para o PS5 de fato, mas nada consistente.
Acho muito precipitado qualquer conclusão nesse momento em cima de jogos crossgen feitos principalmente para máquinas com especificações e quantidades de núcleos mais apertados com o qual o PS5 e identifica, por se manter próximo dos 36 e 40 CUs de PS4 Pro e Xbox One X. Existe um teste hoje do el analista de bits no Youtube do COD Cold War e o Series X segura 4K 60fps sem dificuldades, são visuais muito bons também em um motor um pouco mais atualizado.
Assim como a Ampere da Nvidia está sendo subutilizada pela oferta atual de software onde pessoas estão tirando conclusões de que houve regresso na eficiência, eu acredito que o Series X está rodando jogos legados e ports otimizados para arquiteturas mais estreitas. Mesmo no PC, onde as especificações já são bem superiores, os softwares não tem escalado de forma linear. Some isso ao fato do Series X ter SDKs imaturos, provavelmente apenas rodando código do PC, e o PS5 simplesmente ter levado o mesmo ambiente de desenvolvimento do PS4 com API muito similar. Provavelmente o PS5 vai igualar o desempenho ou até ter algumas pequenas vitórias de frame rate em toda a oferta inicial da geração.
Eu gostaria de ver uma comparação de motores modernos que já fazem coisas como executar toda a física via compute na GPU e não depender tanto de pressionar o CPU. Não sei quantos multiplataformas já fazem esse tipo de coisa, declaradamente dos jogos existentes sei do Gears 5, talvez o Doom Eternal que melhorou demais o desempenho com o ID Tech 7, quem sabe o Battlefield, talvez o motor do COD.
Provavelmente esse panorama mudará com o passar do tempo, mas ainda é muito cedo para falar “veja eu visei que seria assim”.
Fernando… Compreende que este artigo nem deveria existir…
Não há nada aqui a ser relatado.
A questão é que as afirmações eram que a X iria esmagar a PS5, e como sabes aqui sempre dissemos que a diferença seria 18%, mas com condições para ser menos ou nenhuma.
Daí que mesmo que a X batesse a PS5 por um nico, eu tinha de publicar. Pois mostra aquilo que eu tenho andado a dizer.
Não sou um supra sumo, também me engano, mas quando escrevo um artigo e meto o meu nome nele é porque tenho dados para acreditar que é assim. Se me enganar enganei, ok, não sou infalível. Mas quando escrevo não é para burlar ninguém. É porque efetivamente acredito no que estou a dizer e tenho dados na altura para dizer isso.
Vão haver jogos com diferenças? Vão!
A X é mais poderosa. E aqui nunca se negou isso.
Mas a PS5 tem optimizações relevantes que a maior parte das pessoas ignora existirem quando olham apenas para os Tflops.
E se as consolas fossem efectivamente muito diferentes, estes resultados não aconteciam.
Agora eu também digo que os Tflops se vão notar… Vão existir jogos com diferenças. Não se iludam disso.
Discordo com todo respeito amigo, mais a Vg tchec falou a variação em ambos os consoles no que diz respeito ao mínimo e o ps5 chega a 1620p e o xbox series x a 1440 p a própria digital foundry concorda com a análise do canal nx gamer. Vc não está levando em conta as otimizações utilizadas pela sony no ps5. Além que cal of duty cold war tbm está rodando em 4k 60 sem problemas no ps5 e gráficos excelentes. Procura ler melhor as coisas e as análises de outros canais de tecnologia em geral falam que o ps5 tá melhor . Pra finalizar como o Mario já mencionou o xbox series x é mas poderoso 18 % na teoria, que pode a vir se realizar futuramente mas o ps5 estará longe de fazer feio e poder não justificará a compra de ambos os consoles e sim jogos bons.
Ainda bem que temos o Fernando pra desmistificar pra gente… O PS5 foi melhor aqui mas… tem que ver o contexto
O console mais potente nao deveria perder, veja, são 12 Tflop e o PS5 é 9 ou 5 Tflop dependendo do fanboy… mas isso ai certamente é a midia sonysta, devkit, desenvolvedora do jogo, molho secreto, o nome PS na caixa..
🤣
Mas Fernando… é uma vitoria apertada do PS5 como diz… mas.. cade os 2 Tflop a mais?
Esquecemos do Halo Infinity vs sei lá… Miles Morales.. o PS5 “foi feito as pressas”, não era pra ser assim, “não é nem RDNA 2″… que absurdo
Fernando,
Respeitosamente acho seu ponto de vista incoerente. No comparativo de Devil May Cry 5 você mencionou o Xbox Series X ter “vencido em 3 de 4 modos”. E neste comparativo já tenta colocar as coisas de maneira similar, ressaltando “nada consistente”.
Não sei se você assistiu o vídeo do Alex Battaglia de hoje, onde ele mostra claramente que os presets gráficos com Ray Tracing do PS5 e Xbox Series X estão absolutamente iguais. Fato é que são duas consolas que estão entregando performance bem similar em todos os jogos. Convenhamos, é uma discussão divertida porque gostamos de tecnologia, mas na prática essa diferença é tão ínfima que não muda praticamente nada. Eu não vou deixar de comprar o PS5 por 2-3fps a menos, da mesma forma você não deixaria de comprar um Xbox Series X por causa de uma queda momentânea para 1440p, sendo que na maior parte do jogo, se mantém bem acima disso.
A forma como você coloca a culpa em uma SDK imatura também é algo bem questionável. Se entregaram Devil May Cry 5 com Ray Tracing no Xbox Series X antes do previsto, é sinal de que conseguiram resultados em tempo hábil.
E a questão das unidades computacionais também é questionável. Por um lado eu até te dou razão, os hardwares e as features serão melhor explorados ao longo da geração, e poderá aparecer alguma diferença mais consistente. Mas por outro lado, já parou pra pensar que a GDK coloca Xbox e PC em um pipeline único, e que talvez jamais será possível optimizar para a consola como poderiam? Claro que portar entre as plataformas será bem fácil, mas codificar talvez nem tanto. Já no lado do PS5, é notório o elogio dos devs de que é fácil codificar e extrair performance.
E por fim, por que não acreditar que o PS5 tem óptimas optimizações quanto ao cache de CPU (CCX) e GPU (cohency/scrubbers)? Se a 6800XT com vários teraflops a menos que a RTX 3080 está fazendo frente nos shaders graças às suas features, talvez as optimizações específicas do PS5 também ajudem.
É isso.
Obrigado pela resposta no outro artigo Mario…
O leviathangamer discutiu no Twitter sobre a qualidade de imagem superior no PS5 e não só em Valhalla… Ele disse que pode ser relacionado ao problema de saturação de cores que o Xbox tem e isso é um pouco difícil do desenvolvedor afinar… No ps5 não tem esse problema…
Eu acho mesmo estranho! Pois no Ps5 é mais nítido, mais qualidade de imagem, mais iluminado… Pode ser algo relacionado com oclusão de ambiente, pois só saturação de cores tenho certeza que NÃO é! Isso com base nos meus estudos sobre fotografia… A saturação de cores só tira detalhes se for extremamente intensa, o que não é o caso. Acredito então ser algo com a oclusão, pois até em Forza parece estar melhor no One X que no SX.
Não sei se é algo nas cores. A não ser que a Sony faça alguma afinação que a Microsoft não faz… Reflete-se nas cores, mas não creio que tenha a ver com o jogo também. Provavelmente alguma coisa ligada ao hardware em si. Recordo que a Xbox original esmagava os pretos e teve de levar ajustes. Daí que deve-se tratar de algum ajuste que está em falta.
Quanto ao Forza… Ele está efectivamente melhor. O ambient oclusion foi retirado da SX. É um upgrade com downgrades.
Obrigado pela resposta, Mario… É até um pouco frustrante ver o “console mais poderoso” tendo imagem nitidamente inferior ao concorrente. Espero que isso seja ajustado ao longo da geração e não seja algo do Hardware mesmo, pois a diferença é bem visível, ao menos, pra mim.
Eu confesso que estou surpreso com a performance do PS5 perante o XSX, mesmo sendo leitor diário do PCManias, eu realmente esperava uma diferença mesmo que pequena a favor do console da Microsoft, nunca esperei uma briga ferrenha na qual ambos consoles rodam os jogos multis e igualdade de resoluções, efeitos e performance.
É impressionante o projeto do PS5, mesmo com menos tem se feito mais, o mesmo não se pode dizer do XSX, este tem maior GPU, melhor CPU (em tese), mais banda de memória (ao menos dentro dos 10gb) e API amplamente difundida entre desenvolvedores (directx). Mesmo assim e devido as suas inúmeras personalizações o PS5 consegui chegar a par do em teoria mais poderoso console.
Mark Cerny é um cara fora de série em projetar consoles
Edit: Agora fico imaginando o estrago em termos de visuais que os studios Playstation irão entregar com este console altamente otimizável, se nesta geração o PS4 Pro sendo considerávelmente inferior ao Xonex o mesmo tem exclusivos os quais não há equivalentes no console da Microsoft, imagina numa situação dessas de paridade
Netto só um adendo. Se confirmar que o PS5 tem um cachê L3 unificado na CPU ele tem a melhor CPU pois esse cachê diminui tremendamente as latências.Esse pode ser um dos segredos do PS5 e na parte da RAM os Cachês Scrubbers entre outros.
O SSD pode também estar trazendo muitos benefícios no funcionamento interno do console mesmo que não esteja mostrando uma diferença brutal em Loads em comparação ao Série X nesse primeiro momento.
Eu disse a um tempo… PS5 é o console mais avançado de sempre. Inteligencia bate músculos.
Eu não estou minimamente surpreso, se bem te recordas, já ando a dizer à meses que a PS5 ia bater a Series X nos comparativos multiplataforma, que me ia fartar de rir com os novos argumentos de quem agurmentou nestes meses todos e cantou de galo que os multi já cá canta, pois bem, parece que tinha toda a razão, e o mais peculiar é que nem tenho muito conhecimento técnico, ao pé de alguns de vocês levo um bigode neste departamento, no entanto sempre fui firme nas minhas convicções pois na minha lógica de “desconhecedor”, o cenário estava a ser montado dia após dia, artigo após artigo, cimentando a minha certeza de que isto ia acontecer, e isto não é nada pois ainda vamos no inicio, ainda nem sequer temos um jogo a usar o GE.
Vai ser uma geração deveras interessante.
O mais interessante é o series s, que corre a 30 fps. Não foi a microsoft quem afirmou que a única diferença seria a resolução?
É meia experiência de nova geração…
Essa foi boa,kkkkkkk
Poise, confirmou mesmo
Yakuza também tem modo a 30fps
Parece que as coisas não estão se aguentando tão bem nos projetos do Jason Ranold
Não esqueça, “o devkit está imaturo” ou “a culpa é da desenvolvedora”
Não tem nada haver com isso, não bota a culpa do seu fanatismo nos desenvolvedores amigo. Não acredito nessa imaturidade de devikit muito mesmos da api, o desenvolvimento do xbox series x é baseado no de PC e nada vai mudar isso, já p ps5 tem uma forma diferente de optimização. So pra lembrar o que o Mario já aviso o xbox series x é mais poderoso não discordo, mais não verás uma diferença exorbitante.
Não me tomem como ciencia… Eu não estou dentro das consolas… Só sei o que vem a público e algumas coisas são rumores.
Pesar as duas consolas com as devidas optimizações é algo complexo.
Pode dar para qualquer lado. Agora o que me parece é que no global elas vão cair perto uma da outra.
Nao sei se me entendeu mau amigo Mario, foi exatamente o que me referia, além de que a própria digital foundry analisou e não coloca um console superior oa outro. Não estou fazendo fanatismo só sitei vc devido aos assuntos já abordados no PC manias.
Fui irônico Vitor, olha as aspas ali ou olha um dos meus últimos comentários.
Isso são desculpas que muitos dão desde a geração atual, quando o One X não correspondeu ao que prometia e/ou quando o praticamente não tinha diferença entre ele e o Pro.
Relembre,quando ver aspas em uma palavra ou frase a pessoa pode estar sendo irônica.
É só ver que nos posts que informam que o PS5 tem vantagem no AC que muita gente que apoia o Xbox diz que a culpa é da Ubisoft, isso num game marketing para o Xbox
E que foi alvo de super FUD. Primeiro era 30 fps na PS5, depois não era 4K, depois era 4K dinâmico, mas nativo na X. E depois é igual nas duas e até ligeiramente superior na PS5.
Desculpe a precipitação do julgamento amigo, e que tem muito fanboy doente por uma marca e não vê as coisas com a verdade, são desonestos.
Realmente é muito estranho não terem adicionado um modo performance com 60 fps no Series S, quando o hardware é plenamente capaz de entregar se descer aos 1080p. No caso do Watch Dogs Legion, parece que o jogo não foi feito para rodar a 60 fps, já que não tem esse modo nem nos outros consoles. No AC Valhalla, em que só há 60 fps no X e PS5, parece que ele foi inserido às pressas, tanto que perto do lançamento havia rumores de que não haveria 60 fps no XSX. De forma geral, parece que a Ubisoft não acordou para a próxima geração e não saiu dos 30 fps ainda, além do Rainbow Six Siege.
Estas coisas não são inseridas à pressa… A consola ou tem performances para ele ou não tem… Basicamente a partir do momento que tens código para a resolução dinâmica, inserir um alvo de fps e deixar o sistema ajustar são meia dúzia de linhas de código.
O facto que nunca se falou antes disso deve-se apenas à realidade que ninguem tem de andar a dizer a toda a gente o que vão ou não vão suportar.
Mario agora as pessoas que gostam de xbox, com todo respeito a elas, mais irão usar essa desculpa de melhoria de sdk e api e isso fará o xbox series x da uma surra no ps5, pois é isso que fanáticos querem, não entendem que o ps5 é um hardwere bem optimizado e feito de forma inteligente. Não estou denegrindo o xbox é um excelente console o mais capacitado de hardwere da geração. Mas lembrem que estes jogos já estão com patchs para nova geração de consoles e se melhorar no xbox esperem o mesmo no ps5.
As diferenças entre as consolas são reais Vítor… Não vale a pena passar nenhum pano sobre isso. A X tem mais capacidade teórica, a PS5 um eventual pico mais acessível. Vai tudo depender do software e do Dev….
Você acha Mário que essa diferença é referente a velocidade de relógio variavel do PS5 ou pode ser falha de otimização do motor gráfico para a SX?
Estou a falar no geral do hardware das consolas, não do jogo.
Na vrd é um todo, sempre foi dito aqui que em teoria o XSX teria de ser mais poderoso, em teoria pois diferente da Microsoft que detalhou as especificações e funcionamento de sua consola, a Sony ficou na sombra de seus recentes sucessos, revelou o básico e deixou o FUD correr solto não desmentindo e nem confirmando nada. Logo, e sem ter a absoluta certeza das personalizações que o Cerny fez, e ele fez muitas e agora está claro isso, a diferença teorica não mais passa disso, teoria, ta claro que o conjunto do PS5 a esta etapa é muito otimizado, podendo ter menos gargalos que o XSX, ter melhor e mais habil API, ter melhores talentos, enfim, é um conjunto de coisas que fazem com que o console de quase “9TF” possa acompanhar a supremacia dos 12TF do rival.
De rumor sobre o PS5 que ainda precisam se confirmar tem:
Geometry Engine personalizado
CPU Zen2 com único CCX e cache de 8MB
API Raytracing do PS5
Featuures RDNA2 (VRS,MeshShaders, FSF) com similares da Sony
O API raytracing existe, pois senão não terias RT… 😆
De certo que sim.
As vezes vc é azedo sem necessidades
Falo do detalhamento de como funciona toda esta parte de Raytracing no PS5, ninguém pode afirmar nada pois a Sony não confirmou, nem como é usado e nem sobre o API
Fui azedo???
Peço desculpas… não houve intenção! Por vezes o Português escrito pode soar a muito seco, uma vez que não há expressões e nem intensidades e tons de voz.
Nunca discordei disso Mario, procure em minhas palavras onde falo o contrário. O que me refiro é a possibilidade disso se tornar normal, ambos os consoles tem seu ponto forte, a própria digital foundry não elegeu um console superior ao outro. Eles falam que o ps5 está acima de suas especificações e precisam de mais testes para tirar suas dúvidas. Sei que o xbox no papel é superior e nunca vou negar isso.abraços
E vai ser superior em alguns casos… Vai depender dos motores.
E na internet afora de quem é a culpa??
Claro é da Ubisoft! E olhe que é em um jogo marketing para o Xbox Series
so um aparte Mario, nao sei se ja foi dito aqui mas pelos vistos ha mais um problema constatado com a ps5, ja houve varios jogadores a quem aconteceu isso, e o problema é que houve jogadores que compraram a ps5 digital e quando foram abrir a caixa vinha a ps5 normal xD problemas destes e que sao bons, quer dizer, se esta nao avariar porque ai nao sei como se vai passar com a garantia
Pois… Mas se nada acontecer… Oh felicidade.
Fica a dica Mário, ao receber teu PS5, antes de abrir veja se a serial do aparelho bate com a da caixa!
Ahh e grave o unboxing, sempre faço isso independente do que eu receba, seja um eletrônico ou simples resistores SMD
Recebi foi um e-mail a dizer que o adaptador vr está caminho.
Também eu!
Também eu, recebi ontem o email com a info.
Mario quando e que fizes-te o pedido do adaptador? Eu fiz dia 31/10 e ainda não recebi nada
Ainda não recebi… Mas já recebi o mail a dizer que está a caminho.
Pedi a 29/10.
Obrigado Mario, estava a falar que nao recebi nenhum e-mail, mas visto que tu fizeste 2 dias antes, talvez va ser igual para receber o mail
Confesso e porque é aqui no PCmanias que o falo, que estou a adorar estes comparativos, eu só queria chegar a altura de comparar as duas consolas e não ver uma diferença gritante, o que nunca acreditei que se viria, mas ver toda a aquela premissa que os jogos correrão e serão mais bonitos no series X cair por terra dá um certo gozo. Espero ver sim jogos a correr melhor ou com melhor resolução, mas a primeira vaga de jogos não está a mostrar isso e essa imagem já não tiram das pessoas. Apesar de estes jogos serem Cross-gen e longe de estarem otimizados para estas duas plataformas não deixa de ser engraçado o ataque às devolpers agora, que venham mais e que se foram a favor da consola mais poderosa no papel que seja, pois é o deveria acontecer, mas se não forem aí “Redmond we have a PS5 problem”
Se meteres um GPU de 10 Tflops contra um de 12 no PC vais ver diferença.
Não se pode ignorar a diferença.
Agora a PS tem opmizações diversas aplicadas que reduzem essa diferença.
Repara que 4 Tflops face a 2 Tflops é uma diferença de 2 Tflops… Mas estamos a falar de um caso que é o dobro do outro.
Entre 12 e 10 (valores redondos), 2 Tflops são apenas 18%.
Tu podes ganhar 18% de performance com optimização de cachês, diminuição de latências, e outras optimizações.
Quando há uns anos dizias que um produto tinha 200 Gflops e o outro 250, woa… Era mais 25%…
Mas hoje em dia 50 Gflops nem contam… É tudo uma questão de escala.
Mas preparem-se para ver jogos com diferenças… Eles vão existir.
A questão relevante deste artigo é perceber-se que estamos perante um jogo que leva o GPU ao limite, obrigando-o a descer resoluções, e que a PS5, teoricamente inferior, acompanha a coisa sem problema.
O problema que vejo é que pessoalmente acreditava que este era um momento de ouro para a MS empolgar o poder da Xbox. Pois são jogos Cross onde derivado do teórico poder bruto deveria correr melhor para esses lados. Por isso na próxima fase de desenvolvimento e à medida que se debruçarem mais nos segredos de cada uma das consolas, para mim, atendendo à prisão que a Xbox tem com o PC e de acreditar que a ps5 está mais habilitada e capacitada a enfrentar o futuro, a tendência será de verificarmos uma dif maior para os lados da ps5, por exemplo, e supostamente, o uso mais intensivo do L3, isto continuando na mesma metodologia tradicional de programação. Penso mesmo que a única resposta da MS será uma aposta cada vez maior no gamepass com a aquisição de novos estúdios aumentando ainda mais o seu valor, ou então uma outra série U, Z ou W ainda mais potente se não quiserem entregar o ouro ao bandido. Mas a existir uma altura excelente para sustentar meses de euforia com os teraflops, essa altura seria agora.
Concordo suportar a narrativa da consola mais potente e que os teraflops a mais seria agora e não depois, perdem uma oportunidade de demonstrar que realmente possuem um produto superior já que não têm jogos first party para competir com os da Sony no início da geração
Eu tou preparadíssimo para ver diferenças, eu pergunto-me se o outro lado da moeda está preparado para não ver diferenças tão notórias. E o teu exemplo é perfeito, no mundo do PC estes teraflops a mais fazem diferença, mas se for numa arquitectura diferente já não é bem assim, é o que temos aqui as optimização feita por um vai ganhar algum terreno e fazer a diferença dos teraflops menos visíveis, mas certamente em jogos que consigam extrair mais da X veremos diferenças, mas serão assim tão grandes?? É isso que teremos de esperar e ver
Fica difícil a xbox se manter como um console next gen em que no ponto mais importante, que sempre bateram na mesma tecla (poder), não está se justificando com a saída de jogos third, e vou te falar, independente se o jogo não está otimizado pra nova geração.. cade as diferenças a favor do XSX? Isso não deveria entrar como falta de otimização, mas sim que em poder bruto o xsx já traria essa vantagem.
O pior disso é que a xbox fica sem muito o que fazer, sem poder, sem apêlo a next gen, agora quando saírão jogos exclusivos da xbox para aliviar essa situação? Vejo aqui que a xbox se planejou muito mal, não esperava paridade do concorrente e agora foca no gamepass como ultimo recurso a tentar interessar o público…
Xbox precisa se provar quanto a isso, e isso foi gerando uma bola de neve de tanto fanboy que dizia que a performance seria um estouro no XSX e que o PS5 estava incompleto e com projeto feito às pressas, mas que agora já estão mudando seu controle de dano
É sempre uma questão de otimização. Há relatos de que nem uma RTX 3090 consegue rodar esse AC Valhalla no ultra em 4k 60 fps. Apelo Next Gen ainda não vi em nenhum console, assim como exclusivos de peso. O GP não é o último recurso, é o primeiro, desde o ano passado a MS deixou isso muito claro dando prioridade a ele em vez da guerra de consoles.
Olha, acabei de jogar um pouquinho do AC aqui no Series X(sai mais cedo do trabalho hoje) e vou falar, se o PS5 consegue se sair melhor, parabéns à ele, pq no XSX os gráficos estão realmente lindos
Não sei se tu lembra de The Witcher 3,quando foi lançado onde no ps4 corria inferior em fps no do que no Xone,acho que isso se deve a algum erro de programação ou pode ser também dificuldade em algum ponto de programação que poderá ser corrigido por patch,mas demonstra claramente que a Sony otimizou muito bem seu console,deixando-o muito bem equilibrado em todos os aspectos.Parabéns.
A PS4 e a Xbox tinham semelhanças e diferenças com a actual geração.
O CPU da One era mais rápido, e com caches iguais, mas igualmente mais rápidas. Apesar que apenas 6%.
O GPU era mais rápido e com caches mais rápidas. Mas apenas 6% mantendo uma diferença de 42% na performance.
Basicamente não era o pequeno overclock que superava uma diferença tão grande de Tflops.
Aqui é diferente. Para começar há costumizações proprietárias relevantes. Mas ficando apenas pelo relógio, a diferença de Tflops é 18% e a de relógios 22%.
Isto mexe bastante com a eficiência das caches… A um ponto que os 18% caem.
Perder menos 22% de tempo na espera de dados da cache é um aumento na eficiência que a maior parte dos websites ignora.
The Witcher 3 rodava em Full HD no PS4 e 900p no XBox One, além disso o Xbox One tinha uma CPU 174mhz mais veloz. Logo, nada de estranho estar pesando mais no PS4
A própria UBISOFT falou que vai mudar sua engine gráfica pois a atual não utiliza as tecnologias de nova geração.
Vai atualizar.
Pela comparação vemos que está praticamente igual, um ganha em uma coisa do outro.
Nota da Moderação: Use sempre o mesmo nome. Nome alterado.
Sim… Consolas basicamente semelhantes.
Quanto a características de nova geração, o que a Xbox tem que a PS5 não tem?
VRS?
Parece-me que o Geometry Engine vai dar mais cartas quando for usado.
SFS
A PS5 não precisa e pode ter uma tecnologia própria (já referida em outro artigo).
Seja como for, o NXGamer diz isto sobre um segundo vídeo.
Quando sair o comparativo da DF eu opino, no entanto se for marginalmente melhor na ps5 como foi dito por aqui, é vitoria e pronto. venham mais comparativos.
Eu comparativos so confio na DF desde de 2007, por isso dei esta opinião semi final.
Então Rui… o Series X é o mais poderoso.
Mas o PS5 não quer nem saber… E diz: “saí da frente que eu tô passando” 😂
Zidane, a xbox one em alguns jogos batia a ps4, as consolas nem sempre a melhor consola vence muito menos vence 100%.
O que importa é a média e a tendência, a x360 corria melhor os jogos, a ps4 corria melhor, agora vamos ver, deixa a geração continuar e a breve prazo vamos ter mais dados para ver a tendência.
Você tá certíssimo. Só não podia perder a piada :p
A tendência passa pela opimização e uso do RDNA 2 e outras características únicas. Do lado da XsX tens o VRS que temo impacto visual que tem, do lado da PS5 um GE que o Red Gaming Tech continua diariamente a insistir que será uma das grandes revoluções do RDNA 3.
Daí que sim, vamos aguardar. Pessoalmente continuo a dizer o mesmo..? Que a PS5 tem mais margem de progressão, pelo menos sem impacto visual.
No das performances, como já disse num artigo é muito difícil meter tudo na balança e pesar.
Lhe pergunto se mediante os recentes resultados dos jogos, resultados os quais vc pode se basear, Vc mudou de ideia sobre os esquemas de frequências variáveis ou ainda está cético sobre isso?
Cakro que cético. Mesmo que quando vemos a explorar dos dois lados é pura força bruta e não otimizações que aparecerão na segunda, terceira leva de games… Nessas é que veremos quem pode mais.
Exato, até mesmo o PS4 Pro roda alguns jogos melhor que o One X. Nesse caso em específico, o que chama mais a atenção é que esse é um jogo da Ubisoft, empresa que tem certa parceria com o Xbox, assim como a Capcom tem com a Playstation. O que vale realmente de argumento é a média dos jogos de forma global.
Caro Mário, já não é de agora mas tenho reparado que não é lá muito fã da Xbox, nem tem de ser, mas podia ser um pouco mais imparcial.
Pelas análises que tenho visto as coisas estão muito iguais nas duas consolas e dependendo dos jogos a vantagem é mínima tanto para um lado como para o outro.
Agora o que é de certa forma desilusão é terem dito que os jogos PS4 na ps5 não iria ter tempos de loading e quando fizeram o teste consegue ser mais lento que a XSX com um SSD com metade da velocidade.
Por outro lado já tinham falado que a diferença de 9 para 12 TF não teria na prática tanto impacto na performance.
PS: não encontrei no site onde fazer o registo, pode dar uma ajuda
Não há registo. O registo são pessoas que já comentaram antes e estavam previamente aqui registadas antes de eu ter o meu problema de saúde.
E o que dizes já outros disseram. Porque aqui diz-se a verdade, e somos atacados por isso. Não é nada de novo.
Em 2013 dizia que a PS4 era superior… Diziam que não gostava muito da Xbox.
Agora digo que são parecidas…e dizer que não gosto muito da Xbox.
Pelos vistos para algumas pessoas só se pode dizer a verdade se essa verdade for a favor da Xbox. A questão é que quando inundam a imprensa de informação errada e dito:
– PS5 tem 8 Tflops
– PS5 é RDNA 1.5
– PS5 não consegue manter os relógios.
– O jogo A ou B só corre a 30 fps na PS5.
– O Dev C está com problemas a colocar o jogo a mais de 1080p.
– A PS5 vai sobreaquecer.
– A PS5 não te largura de banda suficente.
– Os 52 CU vão dar mais 40 fps que a PS5
E podia continuar…
Torna-se difícil não criar uma aparente sensação de hostilidade contra uma consola quando se perde o tempo todo a escrever artigos a desmentir o que se diz sobre a outra.
Daí que se vês animosidade… Lamento. Tenta antes ver que aqui sempre se disse que as consolas seriam muito semelhantes, e olhando para as evidências ver se afinal tínhamos ou não alguma razão.
Porque no fim de contas o que interessa é que a informação aqui dada seja correcta. Se as pessoas depois não conseguem distinguir o trigo do joio, é depois problema delas. Mas o certo é que aqui não há fans ou deixam de haver… Há apenas informação.
PS: Sim, não adquiri a Xbox no lançamento. As consolas são caras e nesta fase preferi a que me podia trazer uma experiência mais próxima da Next Gen… Se aí preferi a PS… Sim… Preferi!
De resto…
Mario, se puder me tirar essa dúvida, vc fala que o ps5 tem 40 cus, mais seriam 36 cus?. No caso o xbox series x tem 16 cus a mais que o ps5 o que isso pode se traduzir na prática? Me explique melhor por favor
CU’s activos são 36… não interessa os inactivos.
Quanto aos CU,,, deixa-me dar-te um exemplo, a ver se dá para perceber.
Imagina que tens uma equipa de canoagem… num dos dados tens uma canoa com 18 pessoas e 36 remos, e do outro com 26 pessoas e 52 remos.
Naturalmente que a canoa com 52 remos vai passar a de 36. Se todos os remadores puxarem o mesmo, a agua empurrada pela canoa de 52 remos é maior, e ela vai-se mover mais depressa.
E nesse sentido, mais remos é algo de bom.
Mas agora vamos esquecer isso… e vamos pegar num outro exemplo.
Duas equipas de canoagem, ambas com 18 pessoas e 36 remos. Tudo sendo igual, estas canoas vão-se mover de forma exatamente igual.
Mas agora as coisas deixam de ser iguais. E numa das canoas colocas 18 pessoas que conseguem mover os remos a um ritmo superior à outra.
Qual te parece que será agora a mais rápida?
Naturalmente a que mete mais vezes os remos à agua será a mais rápida.
Ora agora vamos pegar nessa canoa que rema mais rápido e metê-la em compatição com outra que rema mais lento… mas que tem mais remadores, e 52 remos.
Tens aqui uma situação em que só com estes dados não sabes quem será o vencedor. Uma tem mais remos, mas a outra rema mais rápido.
É o que se passa com a PS5 e a Xbox. Uma tem mais processadores, mas a outra processa mais rápido. A questão é que aqui, ao contrário das canoas, consegues quantificar isto, pois os resultados são dados em Tflops, e o que vês é que, na teoria, a canoa com mais remadores é mais capaz… e quantificas isso em 18%.
Não entrando em mais pormenores pois a canoa da PS5 ainda tem mais alterações que lhe podem dar alguma vantagem adicional, aquilo que perguntas está aqui… Basicamente, se considerássemos só isso, a Xbox teria 18% mais de performance que a PS5.
Num sistema, a não ser em casos muito específicos, é irrelevante se chegas lá fazendo mais depressa ou com mais ao mesmo tempo. Nos casos onde isso interessa, ser mais rápido pode ser mais interessante para elevadas taxas de fotogramas, mais processamento paralelo, para saturação de efeitos e partículas no ecrã.
Devido à sua vantagem a Xbox série X é esperada como sendo a consola mais potente este geração… e deverá levar a melhor sobre a PS5 em muitos casos, mas nunca por uma grande diferença.
É só falar onde o Mário tá mentindo e provar, tão simples quanto isso
Não disse que estava a mentir, apenas acho que tem um postura mais depreciativa em relação á Xbox que não seria necessário.
Não tenho nada contra em que prefira PlayStation.
No entanto no artigo em que devil may cry corre ligeiramente melhor na XSX desvaloriza a Xbox.
Resumindo e concluindo, as duas máquinas estão com performance idênticas e vou dar o exemplo dos carros de F1 em que todos têm características idênticas e em que a diferença se vê na programação e preparação do carro para cada pista, a Xbox tem mais cavalos e a PlayStation tem mais velocidade de ponta por isso vai depender do jogo para tirar o melhor partido.
Já agora, tenho a XSX e é impressionante como se ouve mais os botões do comando do que a consola, em contrapartida o facto da dashboard ser a mesma da One fica-se com aquele gosto amargo de não ser uma experiência completamente nova mas passa logo ao ver a rapidez ao navegar nos menus .
O artigo sobre o DMC5 não esconde nada. Refere as palavras da DF.
O objectivo do artigo era mostrar que aconteceu o esperado. Que a X ganhou, mas por valores abaixo do que o papel deixaria prever.
Não sei o que esperavas. O que está no artigo, com excepção da parte das conclusões finais, não são sequer palavras nossas e estamos a citar.
De 9 para 12 não tem diferenças mesmo, pois ela nem existe! Já que a diferença é 12 para 10.28. E se frequentasse aqui mais saberia disso.
Off…confirma-se que a Xbox que o Reinaldo aqui colocou a deitar fumo era verdade… A Microsoft vai trocar a consola.
Lembras-te de noutra notícia eu te perguntar se acreditavas em alguém que tinha comprado uma xbox com um lado desencaixado, comando com botões viciados, headset com a esponja rota e a drive avariada?
Tens link Mário? Gostaria de mostrar a algumas pessoas que disseram que eu era mentiroso.
Eu disse que era possível…..
https://www.youtube.com/watch?v=-HiAih9x5qU&feature=emb_logo
Activa as legendas em polaco, muda para tradução automática e escolhe outra lingua. Recomendo o Inglês.
O moço fartou-se de ser enxovalhado pelo video, mas como ele diz… se fosse mentira alguma vez me ia meter com a Microsoft, uma mega corporação e assinar com o meu nome verdadeiro? Ia andar a vida toda a pagar por isso!
Ele aí mostra os contactos com a Xbox polónia… que ficou de lhe levantar a consola para troca e análise ao sucedido. Mas diz ele que para isso teve de ser interrogado por várias pessoas da Microsoft.
Obrigado, vou ver o vídeo. Neste link o usuário confirma que enviarão outro. https://twitter.com/Arek_Adamowicz/with_replies
Chegou a ver este?
https://twitter.com/prof3ssorblue/status/1326614425302786049?s=20
Vi 1 minuto de vídeo e já estou a rir, não pelo fato de ter sido um problema, mas pelo fato que o cara criticou a mídia especializada que declarou o caso como fake, ouras o que tem de diferente do que te falei dias atrás via MP?? Que se confiaram num vídeo de conta não oficial que já falou mentiras…
Enfim a mídia é que é sonysta
Depende e muito do processo de garantia,o video em si mostrado tem muitas falhas que podem ser de utilização incorreta(como ligação em rede eletrica errada)como você mesmo disse e que pelo video tambem acho que poderia ser uns dos causadores,uma falha muito grande do video é que não se vê o console inteiro e o local que ele esta também no video é muito estranho,cadê o monitor ou a tv?onde estava ligado o console,procurou a assistência primeiro? e se não o fez,não fez porquê?É complicado hoje em dia você provar algo para alguem e ainda fazendo um video ruim desses que deixam brechas para uma contra prova.Trabalho com garantia a mais de 20 anos na Volks e sei o quanto é ruim ter um débito de garantia por uma análise técnica da fábrica errada devido a apenas uma palavra escrita errada,ou seja o video em si abre brechas para várias questões.Você mesmo que faz videos de unboxing dos seu produtos,mostra o processo inetiro e bem vizivel ou deixa brexas como o user deixou?
Eu até entendo o ocorrido,mas o cara deixou muito coisa em aberto ali ele deixou.
Se estiver disposto a pegar os tweets do cara e traduzir, verá que no mesmo dia ele procurou a MS de lá e só teve resposta hoje(ou ontem) e mesmo assim fizeram quase um interrogatório com o cara.
E falta de TV ao lado é justificativa para dar um caso como falso?? Eu tenho meus consoles em prateleiras, algumas destas ficam distantes da TV e faço o uso de extensores para o áudio e vídeo.
Entendo sua justificativa, porém no calor do momento você não vai atrás de dizer que está ligado a isso e a aquilo, você quer mostrar o que está ocorrendo.
Eu tenho o hábito de ir filmando tudo que recebo e mesmo assim tive um caso ao receber uma mangueira de reposição da minha extratora, filmei a abertura e encerrei, como para mim estava tudo ok eu apaguei o vídeo, quando fui testar, o duto de água estava rasgado e eu nem tinha percebido, jorrando água no chão do quarto, a primeira coisa que fiz foi pegar o smartphone filmar e mandar para a fabricante, no final do vídeo lembrei que eles poderiam alegar que eu danifiquei na abertura, daí tive que ir atras do saco plástico e filmar também. Nem todos agem dessa forma.
Agora se a TV é importante é só ver que está um pouco acima do SX (https://youtu.be/-HiAih9x5qU?t=468)
Se ele entrou em contato no mesmo dia ai sim,fica bem mais facil.Eu coloco estas questões pois se eu ti falasse o numero de pessoas que vão ao concessionário com casos suspeitos e que depois a gente descobre é muito grande.Como eu disse o processo de garantia é muito extenso e as vezes muito burocrático dependendo das situações que ocorreram a falha.
Se ele tivesse mostrado o console todo ai ficaria nitida a deficiência e a resposta da garantia teria sido bem mais rapido
Tudo foi o processo.
É humano e ficou atrapalhado com um investimento elevado a ir ao ar?
Bom colocar o Tweet oficial do Xbox Polonês:
https://twitter.com/XboxPL/status/1327347964659032066?s=19
Infelizmente existem relatos de problemas nos dois consoles, no PS5 com crashs, inclusive do Spider Man remastered, e no XSX, de problemas com o drive de disco. Esse do XSX a soltar fumaça, em específico, se verdadeiro, parece ser um caso tão isolado que é único.
Na realidade há pelo menos 3 consolas a queixarem-se do mesmo. Mas mesmo assim isso é zero %. E por esse motivo abordei aqui nos comentários, mas nunca fiz artigo. Não é algo que justifique. Por exemplo, li pelo menos um igual número de casos de PS5 que bloquearam no rest mode.
Olha, eu até concordo em partes que o Mário parece as vezes tendenciosos para a Playstation, mas isso ele pode te dar as devidas expliações… Só que vir aqui falar de 9 teraflops sendo que sabidamente a PS5 é 10.3tflops, fica díficil dar credibilidade para sua indagação, porque você já vem com um argumento falacioso, pode até não ser culpa sua, possivelmente a culpa é das mídias que você anda se informando… Então a dica que eu te dou é se informar melhor antes de cobrar algum tipo de imparcialidade.
Das midias?! As especificações estão amplamente difundidas, as pessoas agem de má fé mesmo
Sim, mas a internet cria bolhas, furá-las que é o probelma. Quer ver um exemplo, olha o vídeo desse canal; https://www.youtube.com/watch?v=Qp6PIW2HCbY&t=488s.
Eu comentei no vídeo do canal do cara com duas contas minhas e ele me bloqueou nas duas alem do twitter também. Particularmente não disse nada demais, quis corrigir algumas informações, como por exemplo ele dizer que Gears 5 estava rodando em 4k 60 no XSX e que a PS5 vai de 9 a 10 tflops. É sempre a mesma conversa e ele ainda diz no vídeo que vai passar as informações sem parcialidade e “ismos”. O engraçado que ele repete a questão dos 9 tflops em todo vídeo de comparação no canal dele, sabendo que isso não passa de rumor, mas outros tipos de rumores como possivelmente o cache unificado da CPU da PS5 ele nem cita.
Eu aponto isso porque esse tipo de conteúdo cria seitas e as pessoas não conseguem mais furar as bolhas e tudo o que vem desse tipo de gente passa a ser 100 por cento crível.
Obrigado pelo link Hiago mas, não dou audiência pra conteúdo lixo fake news desse tipo de jeito nenhum. Tenho pena de quem acredita nisso. No Twitter já vejo cada absurdo que me dá vontade de deletar a conta..
Hiago… O grande problema é que isto não é de agora… Em 2013 a Xbox tinha duplo GPU, silicio negro, 2 GB GDDR escondidos, e até Ray Tracing. O DirectX ia dar uma abada no GNM, a Cloud ia virar a mesa, etc.
Quem está constantemente a ler estas coisas e percebe um bocado com que fala desmente isto tudo e com o acumular cria uma certa revolta.
Junta a isto ataques constantes à minha pessoa e seriedade, e à página, tentando-a tirar do ar, e percebes que ao logo dos anos eu ganhei aversão aos fanboys da Xbox. E vocês sabem como eles são. Aí no Brasil tiveram o caso da Xbox Mil Graus e mesmo do despedimento da miúda que tinha sido contratada pela Xbox e que foi ameaça da de estupro porque os fanboys Xbox entenderam que ela não era capacitada para isso. E qual a solução encontrada? Censurar os fans? Não! Despede-se a miúda.
Eu não tenho nada contra a consola… Mas o que órbita a consola… E se escrevo muito sobre a PS é exactamente porque ela é diariamente alvo de fud que me tira do sério.
Ontem houve uma situação num edifício da Ubisoft, que se veio a saber originou de uma chamada falsa, e que obrigou as pessoas a ficarem retidas no edifício. Ainda falta saber o que se passou, mas não ficaria admirado se viesse a saber que isto está ligado aos resultados ontem divulgados do AC.
Exatamente Mário, sinto o mesmo. E esse caso da Ubi Montreal me veio logo isso a mente também
Sobre o caso da menina da XboxBR, a mídia fez parecer que existe relação direta entre os ataques à moça e o fato dela ter sido demitida, sem dar mais detalhes. Ou pior ainda, que a Xbox BR a demitiu por querer “ficar do lado da comunidade”, apoiando o machismo. Mas o fato é que o canal da XboxBR é pequeno e os vídeos dela não davam retorno, com média inferior a 20 mil views por vídeo, menos que os vídeos de trailer de jogos. Ela não era exatamente uma técnica nos assuntos que tratava e os videos eram ruizinhos, feitos com celular (não por culpa dela, por falta de suporte). Então demitiram toda a equipe, porque não tem sentido continuar tendo custo com algo que não dá retorno. Se fosse um canal grande com muitos views dela, até que faria sentido alguma especulação. Enfim, agora parece que ela quer se promover com o caso, inclusive se auto elogiando com o próprio perfil.
De todo modo, gente tóxica na comunidade gamer tem aos montes. No lado dos fãs do Playstation já teve ameaça de morte para um dev da insomniac porque trocou o rosto do Peter no Spider Man, também aos devs de TLOU 2 pelos temas LGBT, além de muita gente hateando o jogo, que é ótimo, pelo mesmo motivo. Mais recentemente houve ameaças aos devs do Cyberpunk, pelo atraso. Mas claro que nenhum caso representa a comunidade, são pessoas tóxicas e provavelmente com algum transtorno mental ou dificuldade de viver em sociedade.
Entretando foi até abordado, acho que por aqui, que no caso do TLoU2 ameaçaram a atriz e o estúdio foi lá e a defendeu. No caso da menina do Xbox deveriam ter segurado a menina até a poeira abaixar e não demitir no auge das ameaças o que para os fanboys Xbox pode significar que, eles podem remover quem quiser a base de ameaças.
Eu concordo que o certo era ter esperado a poeira baixar, mas aparentemente a decisão de demitir toda a equipe já tinha sido tomada e a menina enfrentava hate desde o primeiro vídeo.
Mário, onde vistes que o jogo é publicado pela Xbox Game Studios? Até onde sei, é pela Ubisoft, mesmo.
Sobre o jogo em si, apesar de sólido e bonito, ainda é cross gen, assim como o Black Flag, que estreiou a geração passada e não mostrou nada demais. Se seguirem com o mesmo ritmo, haverá um novo jogo ano que vem ou em 2022 verdadeiramente next gen, como foi o Unity. Na minha opinião, não importa quem vença, as comparações com jogos cross gen dizem muito pouco, por diversos motivos. Aliás, essas pequenas diferenças só são relevantes para entusiastas em tecnologia e/ou foristas, a grande maioria dos consumidores não se importa, desde que não haja uma diferença significativa de performance ou features, assim como não era grande coisa os 900p do Xone vs 1080p do PS4. Sem muito conhecimento técnico, acompanho o palpite do blog, de que a geração deve seguir assim, com pequenas diferenças em pixels e framerate que não chegam a significar 60 fps num console em um e noutro não. Isso até os recursos diferencias dos consoles começarem a ser explorados, que é quando a briga ficará mais interessante.
Houve um lapso nessa parte… confundi o jogo! Está corrigido.
De resto Finn, o artigo não existe para denegrir a Xbox… Existe para mostrar que a PS5, tal como em Devil May Cry 5, consegue acompanhar, e com menos do que os 18% esperados. Neste caso, a PS5 até se mostra algo superior!
Mas a ideia não é dizer que a PS5 é superior… Porque não é! Nunca enganei ninguém aqui! É sim dizer que a PS5 possui optimizações que lhe permitem ser muito equivalente à Xbox em muitos jogos, e diminuir ou mesmo superar a diferença teórica de performance.
No entanto outros jogos existirão onde ela poderá ser mais notória, e dependendo do nível de optimização para ambos os lados, até pode ser superior aos 18%. Não creio é que isso seja a norma!
O problema maior e que poucos estão dando importância não é a diferença de framerate e resolução e sim a qualidade de imagem, iluminação, oclusão superior sempre no ps5. Isos sim faz diferença. Em AC Valhalla isso é muito nítido.
Quem tem a melhor versão é para mim irrisório… São ambas boas.
O que me interessa mostrar com estes comparativos é que efectivamente as consolas são próximas.
A Infinity Ward adiciona silenciosamente 120 fps a Call of Duty: Warzone no Xbox Series X – mas não no PS5
https://www.eurogamer.net/articles/2020-11-12-infinity-ward-adds-120fps-to-call-of-duty-warzone-on-xbox-series-x-doesnt-tell-anyone
Não se preocupe, o ps5 receberá o suporte em breve, confirmado pelos desenvolvedores.
Não sei como, depois de tanta informação passada aqui de forma clara, ainda acham que um dia o que o Xbox fizer, a ps5 não vai conseguir… 60 no ps5 e 120 no SX? Só sendo muito ingênuo mesmo.
E isso aqui? não sei porque não querem aceitar que a retrocompatibilidade é inferior ao da concorrente.
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-11-13-rocket-league-sem-120fps-na-ps5-devido-a-forma-como-esta-implementada-a-retrocompatibilidade
Porque retrocompatibilidade só pode fornecer o que as consolas anteriores fornecem.
A One permite saída a 120 Hz… As PS4 não. Logo os jogos por retrocompatibilidade não podem correr a 120 Hz sem alterações.
https://www.windowscentral.com/xbox-one-120hz
Acho que ninguém nunca disse tal coisa aqui no PCManias, sempre se soube que a Retro do XSX seria superior a do PS5 por todo nohow que eles tiveram na geração passada, e além disso as duas empresas vêem a Retro de formas diferentes, na Minha percepção a Microsoft a tem como uma dos principais características do consoles, ainda mais que com ela o Gamepass e agora EAPlay ficam muito mais atraentes. Já o Sony vê a retro como um complemento aos seu suporte de jogos exclusivos. De toda foram, reafirmo, ninguém aqui alguma vez afirmou tal coisa, até mesmo porque a Retro do PS5 contempla PS4/PS4 Pro e a do XSX XoneS/Xonex, estes consoles com suporte a várias características desde seus lançamentos, entre elas 120hz, modo 1440p…
Nunca esteve em causa isso nETTo. A questão aqui dos 120fps é no entanto outra. A PS5 emula o hardware da PS4 e assim sendo não pode suportar os 120 Hz que a PS4 não tem.
Retro sem patch é isso mesmo. Eu comprei o PlayStation pra jogar games novos. Retro, pra mim, é plus total. E 120fps é algo que eu não dou a mínima!
Como eles já explicaram, isto funciona em ambas as consolas por retro compatibilidade e as PS4 não suportam 120 Hz, o que obriga a alterações ou mesmo um novo port.
Caro Lucas… Já o avisei uma vez que ou participa de forma activa e não apenas a tentar denegrir, ou não o permitirei aqui.