Há jogos de que os media não falam, mas que se revelam inovações que não podem deixar de ser referidas. É um exclusivo da Sony para a sua PS4, e é um jogo social.
A E3 passou e muito se falou dos jogos AAA como God of War, Spider-Man, Days Gone ou Detroit: Become Human, mas curiosamente nada ou quase nada foi dito sobre o novo sistema de jogo social apresentado pela Sony durante esta feira.
Este sistema de jogo social foi uma das grandes inovações da Sony apresentadas na E3, e uma das primeiras apostas consistentes no segmento de jogos sociais que foi feita nesta geração de consolas. Mas claro, a existir algo assim, como o passado mostra, a novidade só poderia vir de uma empresa nipónica.
No tempo da PS3 a Sony apostou em jogos sociais, e vimos toda uma gama de jogos das séries Buzz e SingStar a aparecer, sendo que este último ainda hoje importa as musicas das versões anteriores, mantendo vivo o jogo e criando cantores instantâneos a cada nova partida.
Mas agora, eis que nos surge o PlayLink, um novo sistema que requer o uso de um conjunto de participantes munidos de um comum smartphone. Estes telefones são ser uma ferramenta preciosa para o desenrolar da aventura, seja ela descontraída, ou stressante.
Ora o És Tu! é o primeiro jogo que surge a suportar a plataforma, e está disponível desde o dia 4 de Julho.
Compatível com todas as faixas etárias, este jogo pretende reunir as pessoas em torno de uma mesa e uma consola, criando uma dinâmica que se alimenta das relações que o grupo de jogadores cria entre si.
Basicamente o jogo cria interacção entre o grupo, reunindo-os a todos num jogo comum. E isto abrange todas as faixas etárias, uma vez que ele foi criado para ser acessível e permitir a qualquer pessoa que saiba mexer minimamente num smartphone de ter acesso ao mesmo.
Aqui os participantes terão de se identificar com um avatar que pode ser uma selfie ou um objecto qualquer, e escolher uma carta que vai definir o seu avatar.
Após esta parte identificativa, eis que começa o jogo em si, com vários cenários tematicos a que o jogo nos pode transportar entre os quais podemos referir uma casa assombrada, um bar ou um comboio. Depois o jogo vai colocando cenários hipotéticos, colocando questões aos jogadores. Um exemplo poderia ser “Dos jogadores presentes, qual seria o primeiro a embriagar-se numa noitada?”
Depois há questões mais embaraçosas e outras menos, sendo que há um filtro que pode ser aplicado ao jogo, mas é com ele desligado que o jogo pode expor situações mais caricatas dos diversos jogadores, criando um ambiente de diversão elevado.
Nestes casos, sempre que há jogadores que partilham as respostas há uma pontuação atribuída aos mesmos.
Mas o jogo não se fica por aqui, e pode por exemplo pedir-lhe que imite uma pessoa numa fotografia, que desenhe algo, ou que fotografe os outros jogadores sobrepondo situações cómicas à imagem levando depois o resultado final a votos dos participantes.
Aqui é de se chamar a atenção que a PS4 é um elemento obrigatório, uma vez que é ela que controla o conteúdo de todos os smartphones. É um party game, para se jogar fisicamente com os amigos, algo que nos dias que correm é cada vez mais raro.
O ponto fraco atual do jogo é a pouca quantidade de questões e situações diferentes, o que poderá que o jogo se torne saturante muito rapidamente. Algo que pode ser ultrapassado com mais conteúdo acrescentando no futuro.
Nesta fase o jogo possui conteúdo limitado, custando 19.99 euros, e gratuito para os membros da PSN Plus.