O jogo quando foi lançado apresentava alguns problemas de performance na PS5, sendo que o referido pelos fans é que este jogo era dos primeiros de nova geração, e os problemas da PS5 mostravam a sua incapacidade de acompanhar.
Há certas coisas que na vida não mudam… E a incapacidade das pessoas de aceitarem a realidade das coisas quando estas não lhes agradam é uma delas.
Quando Plague’s Tale foi dado a conhecer, o jogo apresentava alguns problemas de performance na PS5, especialmente nas zonas onde haviam mais ratos, e onde esta consola tinha alguma quebra de FPS que não existiam na Xbox.
Da nossa parte não vimos nada de anormal nessa situação. Como sempre referimos, PS5 e Xbox series X são consolas muito próximas, sendo que o motor usado tem peso nos resultados finais. Para além do mais, a empresa que criou este jogo tem uma elevada experiência na programação para a Xbox ao ter desenvolvido o seu motor para uso no Flight Simulator, exclusivo da Microsoft.
Mas tal situação não deixou de levantar comentários na página onde, segundo alguns, este seria o primeiro jogo verdadeiramente de nova geração, e que ele mostrava claramente como seriam as coisas daqui para a frente, com a PS5 a não conseguir acompanhar a Xbox series X.
Bem, se dúvidas haviam que tal situação não passou de mais um FUD, aqui está o ultimo patch para as consolas. Um patch que não só resolve os problemas da PS5 com os ratos, como acrescenta em ambas as consolas um modo 60 fps, mostrando que na realidade nenhuma delas estava puxada ao máximo.
O mais interessante do patch é perceber-se que ambas as consolas correm agora de forma lisa, e sem qualquer engasgo digno desse nome.
Acréscimo pós publicação.
O artigo de cima não pretende comparar as versões Xbox e PS5 do jogo, e nem sequer afirmar qual a consola atualmente melhor para se jogar este jogo. Aliás nesse aspeto está aqui desde sempre presente o vídeo de análise da Digital Foundry que deixa claro que a versão Xbox series X ainda possui vantagens sobre a PS5.
A grande questão é que a anterior versão do jogo mostrava partes onde nos modos de fps mais baixos a PS5 se revelava entre 30 a 35% pior do que a Xbox, o que era um valor significativo, e com quebras de performance notórias na performance.
No entanto com este patch, a situação alterou-se bastante. E onde antes a PS5 era sempre inferior à Xbox, agora as consolas alteram a liderança em diversas cenas, criando assim um equilíbrio. Segundo a análise do NX Gamer, que colocamos de seguida, a diferença caiu para algo bastante inferior, apesar de a Xbox ainda ter vantagem.
A ideia deste artigo não é no entanto referir que a PS5 bateu, ou deixou de bater a Xbox, mas apenas mostrar que afinal as consolas estavam longe de estarem limitadas em performance, algo que o patch atual mostra claramente, e dessa forma, os problemas que separavam as performances das duas consolas seriam outros.
Atualmente a maior diferença, e a favor da Xbox série X está no modo de fps livre, onde, de acordo com o NX gamer, nesse modo ele chegou a medir uma diferença de 15% a favor da Xbox, com a média a ser de 8.7% a favor da series X.
No entanto, não podemos deixar de relembrar que esta equipa desenvolveu uma versão do seu motor gráfico para a Microsoft usar no Flight Simulator, tendo recebido a colaboração da Playground para melhorar performances. E essa vantagem certamente estará igualmente em uso aqui.
Essa ideia de mau aproveitamento da PS5 continua a ser reforçada pelo Engenheiro de software/hardware conhecido por NXGamer, que na sua análise mostra uma cena de uma cutscene onde basicamente só vemos céu na imagem.
Ora nas cutscenes o CPU tem uma utilização extremamente baixa, uma vez que as físicas e outros não estão em uso, e num cenário onde o céu ocupa a maior parte do que está no ecrã, o GPU não é, nem de longe, nem de perto, levado ao limite. E nessa cena vemos a Xbox series X a fazer aquilo que não consegue fazer durante o jogo, que é colar-se aos 120 fps. Já a PS5 fica-se pelos 111 fps, algo que até consegue bater quando no jogo.
Esta situação mostra claramente o que o NXGamer vem a dizer desde a primeira versão do jogo, e que repete aqui. Há aqui um mau aproveitamento do API da PS5, por razões que se desconhecem.
Mas esse não é o motivo deste artigo, pelo que não vou explorar mais esse assunto. O artigo serve apenas para mostrar que, de forma alguma, as consolas estavam limitadas na primeira versão do jogo, estando agora a fazer muito mais, e como tal aquilo que se dizia sobre a diferença entre elas, baseada nesses dados, não fazia qualquer sentido.
Não foi esse jogo que o Fernando falou que era nova geração de verdade por correr melhor na Xbox e depois do patch já não serve mais como exemplo? Pois é… O mais inacreditável é que são dezenas de casos onde o rapaz referido falou uma coisa e aconteceu outra. Mesmo assim continua na mesma, nunca vai mudar. Chega a assustar como alguém pode ser tão fanático por uma empresa.
Quero saber mesmo é se está a correr a 60 no Series S, que é o concorrente direto do console de 8Tflopados da Sony, como diziam! Lol
Isso lembra o twitter do tom mentirinha dizendo que a CPU do siris s era mais potente que a do ps5 xD
É óbvio que o PS5 tem mais poder bruto que o Series S, não dá para negar isso, principalmente hoje em dia. O que pode ajudar o Series S, é ele ter a mesma arquitetura do Series X, onde isso pode ajudar em um port mais rápido de jogos para o console.
Ainda está melhor no Xbox Series X, mas agora a versão do PS5 está mais otimizada em relação ao lançamento, embora acho que esse jogo, assim como muitos outros em comparações possuem problemas ou tópicos que vão além dos números brutos dos consoles e como é dito na matéria sobre o A Plague Tale Requiem, pode ter a ver como estão utilizando o hardware do PS5.
O melhor acaba por ser subjetivo neste momento. Ambas as versões caem, ambas as versões aguentam-se bem!
A não ser que tenhas os fps chapados, nenhuma das versões vai ter verdadeiramente algo que a vai distinguir da outra.
Dito isto, e nunca tal foi negado, a versão Xbox ainda tem vantagem!
Entendo, concordo com você em vários pontos desta matéria, até porque tem a ver com a visão que coloquei sobre a atual geração. O melhor que falei, foi em relação a essas vantagens de fps.
OBS: sei que existem áreas de trocas de liderança, mas falo das vantagens que foram destacadas no artigo, onde o objetivo também não é classificar com detalhes técnicos quem está melhor ou pior.
O artigo não pretende dizer que a versão PS5 está melhor ou pior… apenas que atualmente ambas as consolas estão com os mesmos problemas, e alternam as situações de liderança. E isso antes não acontecia, com a PS5 a ter quase 35% de performance a menos. Era muito!
A ideia do artigo é demonstrar que o que antes acontecia não era uma limitação da PS5 como se referia, mas sim outras questões!
A Asobo tem um bom histórico com a Xbox, lançou mais jogos por lá que para o PS ao menos desde a geração PS3. Sua engine proprietária anterior (ACE) foi utilizada para fazer Flight Simulator para PC e depois o port para os Xbox Series, utilizando-a associada as tecnologias Azure.
Fora o histórico de outras parcerias second party pra xbox que vão de jogos pra o finado Kinect até o esquecido Hololens, também tendo participado colaborando com games como Recore e Quantum Break, além de outros…
Dito isso, penso que assim como a Sony deixou a Insomniac a cozinhar por anos, a espera de ser adquirida, mesmo já tendo provado seu valor, a MS agora faz o mesmo com a Asobo. De qualquer forma, ganhamos nós que temos um console da Sony a ver os a Plague Tale a rodar no PS.
Não joguei esse segundo game ainda, mas a história de uma releitura ficcional da peste negra na idade média é uma grande sacada, o jogo, desde o primeiro, tem grandes visuais, coisa que agora ainda parece melhor com o uso de outra engine (Zouna).
Acrescentei uma adenda ao artigo, para que se perceba que o mesmo não pretende dar a ideia de um jogo perfeito e onde ambas as consolas estão exatamente iguais, mas sim e apenas que ambas as consolas estão agora a debitar muito mais, e como tal, a comparação feita na primeira versão do jogo e baseada em um suposto hardware limitado não faziam sentido.
Recomendo a leitura da adenda, recordando que a PS5 antes tinha 35% de diferença de performance nos modos de fps mais baixos, sendo que neste momento consegue alternar a liderança com a Xbox.
Beleza, Mário.
[OFF] A propósito, a Ellie deu as caras por aqui hoje!
https://ibb.co/P5pvFjQ
O que vês ainda não está acabado.
Poxa, Mário, queres mesmo fazer eu comprar um impressora!!! Lol
Usas alguma marca de tinta que achas melhor? Aqui no Brasil tudo que é importado é caro, escuto muito falarem bem das Tamiya, mas aqui é absurdo o que cobram por elas…
Vallejo para qualidade ultra… Este está a ser pintado com tinta dos chineses do fundo da rua…
Lol… é o que prova que mais importante mesmo é o pintor… Está ficando coisa profissional, muito bonito.
Está com ótima qualidade! Certamente não pintas como eu pinto. 😛
Estás tiozão mesmo, Lívio! ????
Eu estou a ter um bocadinho mais de cuidado nesta peça devido à outra que foi pintada com tintas boas, para que a qualidade não fique tão dispar. Mas sinceramente ando psicologicamente em baixo e com as minhas costas num oito, pelo que a coisa está a andar devagar. Espero ter pachorra para manter a qualidade até ao fim e que de repente não me dê vontade é de acabar aquilo de qualquer maneira.
E no geral para as vantagens do Xbox que ainda existem no jogo, acredito que tem a ver com o estúdio ter um maior conhecimento ou maior ligação para tirar mais proveito do hardware da Microsoft, onde esse pode ser o X da questão e de muitas outras.
Repetindo:
O melhor acaba por ser subjetivo neste momento. Ambas as versões caem, ambas as versões aguentam-se bem!
A não ser que tenhas os fps chapados, nenhuma das versões vai ter verdadeiramente algo que a vai distinguir da outra.
Dito isto, e nunca tal foi negado, a versão Xbox ainda tem vantagem!
A engine de FS não seria a FTech?
https://forum.xboxera.com/t/asobo-interview-fs-uses-forza-tech-engine-ms-investing-in-asobo/4054
Pra dirimir uma possível dúvida, perguntei ao chat GPT e eis a resposta dada:
Ou seja, várias engine foram usadas, mas a principal foi a da Asobo…
Fora isso, temos algumas informações espalhadas pela internet:
https://forum.beyond3d.com/threads/microsoft-and-game-engines-branch.62255/page-4
https://forums.flightsimulator.com/t/more-realistic-atc/282871
https://www.pcguia.pt/2020/09/microsoft-flight-simulator/
https://www.mobygames.com/group/15595/3d-engine-ace-asobo-conception-engine/
Acrescento
https://forum.xboxera.com/t/asobo-interview-fs-uses-forza-tech-engine-ms-investing-in-asobo/4054
Off topic: Alexander Battaglia on Twitter: “Another one can be checked off the list of Jensen’s Prophecy. I imagine this will be the first Direct Storage game with GPU Decompression. https://t.co/8isZKAzFWn” / Twitter
Espero que seja verdade ou vai precisar de uma CPU top e muita RAM.
A qual profecia ele se refere?
O vazamento de jogos da Nvidia.
Vazamento do Geforce Now obteve muitos acertos até o momento | Gameplayscassi
Ah certo, pensei ser algo sobre como os jogos funcionariam no futuro, tipo jogando todo o processamento pra GPU ou coisa parecida.
Off Topic II: Parece que a galera da DF gostou mais do trailer do que boa parte do público.
Marvel’s Spider-Man 2 PS5 Showcase Trailer Tech Breakdown – YouTube
a DF sempre gosta e defende todos os jogos que seus produtores tenham “dado papo” para a DF.
Esse jogo foi o único que o alex bugaga fez tabelinha comparando PS5 vs Xbox vs PC, pq obviamente o PS5 ficava por último, com PC (2070) e xbox SX na frente
No Flight Simulator desse mesmo estúdio, o estúdio “pediu” para o Alex bugaga não fazer tabelinha PC vs Xbox.
Estúdio de fanboys da MS eu passo longe, pq eu não acho que tenha sido a MS mesmo que “mandou” a Asobo fazer isso, fizeram pq quiseram.
Não sei que ponto o marketing do xbox empurrou essas “coincidências” com esse estúdio, Asobo, nesses dois casos.
Mas digo que se foi o marketing da MS que empurrou tudo isso citado acima, eles não passam de uns lunáticos do mesmo nível dos fanboys do xbox… Ainda ficam delirando com esse fetiche de “poder” o mesmo se aplica se foi apenas vontade própria do estúdio.
Jogarei esse jogo, SE, sair por 5 reais em promoção ou aparecer na Plus.
==============================================================
semi off:
Faz tempo que eu comentei aqui que os Astroturfings do xbox e os fanboys lunáticos só prejudicam a marca dando feedback contaminado
Aqui tem depoimento de um sujeito que participava de vários betas, alphas, coisas desse tipo, do xbox:
https://www.neogaf.com/threads/bleeding-edge-code-not-sent-out-for-review.1533282/#post-257530230
https://www.neogaf.com/threads/microsoft-activision-deal-approval-watch-ot.1641775/page-1064#post-268007233
Ele mesmo fala ai que os Betas fechados do xbox só tem fanboy lunático hypando tudo e vc é “atacado” se fala de qualquer defeito dos jogos.
Isso explicaria a nota “alta” de Redfall nas avaliações internas do xbox, esse histórico tb parece ter se repetido no Bleeding Edge
Tambem fala que Flight Simulator por ter uma “comunidade” de alto “nível” por ser um SIMULADOR, conseguiu expurgar os lunáticos do meio dos testes internos.
Ou seja, indicios temos que o motivo de Flight Simulator ser o que é foi ter expurgado os lunáticos de seita do xbox que ficavam ao redor do jogo poluindo o meio de comunicação no fórum de testes e contaminado com feedback babão.
Pessoal do Xbox é realmente uma pérola. Eu já falei algumas vezes aqui eu tenho um PS5, um PC com RTX 3060 e recentemente adquiri um Xbox Series S. Sabendo obviamente de todas as limitações do mesmo, mas é um console onde jogarei alguns jogos, principalmente da trilogia inicial do Gears of War que eu adoro e para leva-lo à casa de parentes por sua portabilidade. O console do desapegado e por uma fração de preço dos produtos premium. A questão é: comecei a sondar alguns fóruns pra ver a respeito da retro e aprender mais do que o console tem a oferecer. Caí numa thread lá onde eu falei que o console é muito bom se a pessoa souber exatamente o que está comprando e o que esperar e falei que acho ele muito quente. Só de falar que acho ele quente demais pro meu gosto quase fui crucificado. Coisa que se discute normalmente no âmbito de PC e as pessoas trocam ideia sobre como melhorar o fluxo de ar em seus gabinetes. Na turminha do Xbox não existem defeitos. Lunáticos.
Tem um pessoal que é doente, é como se falasse coisas obvias e as pessoas se irritassem.
Eu dizer que o PS5 é enorme e poderia ser menor e as pessoas se zangarem porque eu falei a verdade…
Mas tem lugar que é melhor nem pisar, ou ir filtrando, porque tem um pessoal que só quer fingir que está na ilha da fantasia.
Infelizmente, isso existe nos 3 lados dos consoles e já vi erros dos três. A solução para evitar erros desse tipo, é buscar fazer análises sérias e criar um ambiente de debate saudável, assim como respeitar essas escolhas.
Independente da sua avaliação sobre essas questões, os fãs de Flight Simulator, certamente são muito mais fãs de aviação que fãs de Microsoft ou Xbox, embora o Flight Simulator já pertença há muito tempo a Microsoft (desde 95) e praticamente domina o cenário de simulação em aviação comercial.
Fãs de um hobby levam as coisas bem mais a sério que fãs de uma marca.
Existem matérias onde a Digital Foundry desmente que houve esse pedido da Microsoft no Flight Simulator, onde recomendo pesquisar.
Sobre você dar a enteder que a Asobo é um estúdio “fanboy”, isso é um teoria absurda que pode anular comentários que você possa mostrar para se colocar como superior a pessoas que fazem teorias absurdas.
Não desmente nada.
O estúdio pediu para o alex bugaga não fazer comparativos diretos entre xbox e PC no FS
Ai a DF “desmentiu” dizendo que: “é mentira que a MS pediu para a gente parar de fazer comparativos entre PC e Xbox”
Entendeu a diferença?
Sobre como vc deve confiar na DF, tem um jeito fácil de vc analisar isso…
Veja três vídeos da DF:
Flight Simulator, PC e xbox
Plague Tale; PC, xbox e PS5
Spiderman Remaster, PS5 vs PC
Nesses três vídeos só tem um que tem a tabelinha pronta pra vc tirar Print e correr pela Internet floodando, com comparativo direto entre as plataformas.
Ninguém nasceu ontem aqui, eu por ex até hoje espero o artigo da DF dizendo como Clock alto importa no PS5, igual eles fizeram artigo dizendo como o clock mais alto do xbox one era importante.
Esse artigo tem a ver com o que eu comentava antes e sobre minha visão, que é: muitas comparações de jogos criam teorias erradas sobre os consoles, onde na verdade o problema ou a questão pode estar no foco do desenvolvimento ou a forma como irão usar a API.
No caso do A Plague Tale Requiem, é um jogo que apesar de ser muito lindo, teve problemas de otimização (ainda pode ter alguns, onde vou assistir as novas análises), mas pela ligação maior ou conhecimento maior do estúdio no hardware do Xbox, pode ter sido mais fácil para trazer um resultado melhor no Series X ou ter tirado um proveito maior, onde essa situação em outro jogo ou outro estúdio pode reverter para o lado do PlayStation.
Sobre a minha visão, algumas pessoas podem falar do One X e PS4 Pro, mas vejo que a vantagem do One X para o PS4 Pro de poder bruto era maior que a do Series X para o PS5, então o One X poderia driblar alguns problemas técnicos.
Neste caso sabemos que isso é assim porque os factos são conhecidos. Mas podiamos não saber, e isso deixaria uma dúvida efetiva.
Mas motor do o jogo tem tecnologia Forza, criada por uma first e super otimizada para o hardware da Xbox.
A experiencia com a PS é bem menor, e com a PS5 é mesmo o primeiro contacto!