Phil Spencer refere que a Xbox não está a cumprir com os objectivos e descreve atualmente a saúde financeira da Xbox como não sendo forte. Mas será isso efetivamente verdade?
Na vida já nada me surpreende, mas tenho de confessar que ainda há situações que me deixam de boca aberta. E estando atento a todas as notícias, a Microsoft, conhecida por falar demais e todos os dias, parece estar a tentar passar uma perspetiva que seja mais adequada aos seus objetivos junto do Juiz que atualmente se encontra a julgar o seu processo contra a FTC.
Porquê?
Bem, como sabemos, desde há uma semana para cá que a Microsoft está em tribunal com a FTC, num processo do qual vai resultar uma decisão sobre se a empresa pode ou não avançar para a compra da Activision, ou se o prazo limite imposto contratualmente para a compra, que é 18 de Julho, será passado, o negócio abortado, e a Microsoft forçada a pagar à ABK uma soma de 3 biliões de dólares.
Daí que perante a perspetiva de um negócio abortado e um pagamento de 3 biliões, seja legítimo que se coloque a questão: Será que a Xbox está efetivamente na situação que Phil agora descreve? Ou há aqui algum interesse de gerar simpatias para o negócio?
Ora todos sabemos que a questão sobre a potencial má saúde financeira da Xbox está a ser colocada à muito tempo. Mas ao longo dos tempos sempre ouvimos a Microsoft a falar em apostar mais e mais nesse modelo, algo que ficou claro nesta última apresentação de jogos Xbox com uma enorme quantidade de jogos anunciados dia um no Gamepass. E quando questionada sobre o assunto, e a rentabilidade do Gamepass, a resposta dada por Phil era que esta situação era lucrativa para eles.
Por outras palavras, Phil Spencer sempre pintou uma imagem de uma Xbox competitiva e não uma Xbox cuja saúde financeira não era forte!
Mas, subitamente, eis que, numa entrevista à Eurogamer, Phil Spencer altera a realidade que sempre deu a entender e refere que o negócio da Xbox não está a cumprir com os objetivos internos e que não está forte financeiramente. Curiosamente uma entrevista que parece ter caído num buraco, pois a mesma não está a ser discutida em lado nenhum, e não foi repetida por muitos websites.
Mas como é que se pode interpretar esta mudança súbita de posição. O que aconteceu na última semana que mudou o panorama da Xbox?
Aquilo que é mais coerente de ser pensado é a tentativa de obtenção de simpatia por parte da Microsoft. Pura e simplesmente, sem que nada tenha realmente mudado, a empresa apresenta uma mudança de perspetiva na visão das coisas, de forma a se soar mais fraco do que realmente se está, no sentido de, perante a realidade que atravessa atualmente, poder colher simpatias junto do juiz que está a julgar o processo.
Ou seja, a Microsoft que, para mostrar força, sempre mostrou ao mundo um copo meio cheio, subitamente, porque é do do seu interesse atual, passa a vê-lo como meio vazio.
Convenhamos que para quem está de forma é impossível discutir-se a saúde financeira da Xbox, pois absolutamente ninguém fora da empresa, sabe a realidade da Xbox. E os relatórios financeiros obscuros e que ocultam lucros, basicamente de nada servem, pelo que qualquer coisa que se diga, contra ou a favor, será sempre mera suposição.
Mas o certo é que estas declarações de Phil Spencer soam a tentativa de vitimizo. E isso porque estas declarações entram em contradição direta com outras bem recentes.
E foram essas declarações que levaram a este artigo!
É que, na semana anterior ao processo se iniciar, Phil Spencer falou sobre a Xbox num encontro à porta fechada com a imprensa. E nesse encontro este passou uma imagem de enorme estabilidade financeira na atual Xbox, referindo mesmo que a atual receita da Xbox é o dobro da que era obtida na era Xbox 360, sendo que até espera que só o PC renda 1 bilião em receita este ano. – Fonte
Ora se pensarmos que na altura da 360, a Xbox teve 80 milhões de consolas, estes números que foram citados, numa consola com pouco mais de de 20 milhões de unidades vendidas, impressionam de forma natural. E esse terá sido o intuito da sua divulgação, o de impressionar e mostrar uma Xbox pujante, e um suporte ao PC relevante.
At a behind-closed-doors presentation to press, Xbox boss Phil Spencer says gaming revenue for the company is double what it was in the 360 era, says Xbox has more players than ever, expecting more than $1 billion in PC gaming revenue this year
(All meant to show Xbox strength)
— Stephen Totilo (@stephentotilo) June 11, 2023
Citando o próprio Phil, e as suas palavras nesse encontro com os jornalistas:
As pessoas costuma perguntar-me: Como vai a Xbox? Muitos, incluindo pessoas nesta sala, consideram que a 360 foi a era de ouro da Xbox. Estive lá, e adoro a Xbox 360 pelo que a consola nos permitiu hoje. Mas para que saibam, em termos de receita, o nosso negócio é agora do dobro da dimensão do que era na altura da Xbox 360.
Ora quando numa semana Phil vem referir que a sua consola estava melhor que nunca (Até porque a 360 foi a consola de maior sucesso da Microsoft), vir-se na semana seguinte dizer que a Xbox não cumpre com os objetivos internos e não está forte financeiramente, só pode resultar de uma mudança de perspetiva face aos interesses imediatos.
Naturalmente que, talvez mais do que qualquer outro website, temos a noção que receita e lucros são coisas bem diferentes, e que políticas como a do Gamepass trazem despesas brutais, e há anos que alertamos que um serviço desses não pode trazer grandes lucros. Mas esses custos não são obrigatórios! Eles resultam de políticas que são decisões internas da Microsoft. E que se existem, é porque a empresa quer!
Daí que nesse sentido, este é o tipo de atitudes que não se compreende verdadeiramente que seja feito. O juiz que analisa o processo não pode decidir o mesmo baseado na capacidade ou incapacidade de gestão interna da empresa. O que está em causa não é isso, mas sim se o retirar uma ABK do mercado livre traz prejuízos a esse mercado, aos seus clientes, e à competição livre. Se a Microsoft gere bem ou mal o seu negócio, isso é um problema exclusivamente seu!
Daí que quando vejo alguém a dar conferências de imprensa numa semana, a mostrar que tudo está bem e o seu negócio é o mais rentável de sempre, e na outra uma entrevista a dizer que o negócio está mau, só pode estar a tentar mostrar uma tentativa de obtenção de simpatia por vitimização interesseira face às circunstâncias do momento.
Nota de última hora: Durante o julgamento que se encontra a decorrer, a FTC questionou Nadella se a Microsoft tinha superado as metricas a que se tinha proposto com a Xbox. Este reconheceu que sim!
Perante esta resposta, percebe-se claramente que este artigo possui razão nas intenções de Phil Spencer nas suas declarações.
É uma questão de perspectiva, sabe-se bem que a Xbox por si só não seria capaz de se meter no negócio da ABK. As duas declarações não são mentira, mas também não são a verdade completa, só mesmo a que a convêm
Sim, é perspetiva… mas quando tens uma coisa que depende perspetiva, então se a pintas bem, ludibrias os clientes e investidores, se a pintas mal, ludibrias o juiz… mas a ideia é sempre a mesma… ludibriar!
Mas não é difícil de ver o que quer dizer com estas duas declarações, o volume de negócios é superior tanto em receita como investimento mas o lucro é inferior ou inexistente, ou seja não mente, neste caso não o posso criticar e dado com os valores com que estão a lidar não é uma situação fácil de gerir
Mente… Porque como está no final do artigo, o Satya Nadella declarou em tribunal que a Xbox passou os objetivos propostos. E Phil diz que não os está a cumprir!
E Gervas, o cinzento é uma área que existe. Mas até fico chocado que o estejas a considerar quando as declarações abordam extremos completamente opostos. Porque uma Xbox não pode estar a ser a melhor de sempre e estar perto do prejuízo ao mesmo tempo. Especialmente quando as receitas são de mais de 16 biliões.
E isso quer dizer duas coisas.
Uma é que se com 16 biliões estás perto do prejuízo, isso é má gestão interna, e então em vez de falar, Phil tem é que se demitir. Afinal as despesas, que a existirem se devem ao Gamepass, são devido a políticas internas e não uma necessidade. E então que não se queixe!
A segunda é que perante extremos tão opostos se estendes o cinzento de forma a abranger absolutamente tudo, então estás a querer passar um pano e não a querer ver a coisa de forma imparcial.
OFF:
Fiz umas capturas de Spiderman, A Plague Tale Innocence, Jedi Survivor Patch 1.06 no PS5.
https://www.youtube.com/watch?v=I1e2x1F0X58
Spiderman foi um desafio. Nunca conseguia boa medições da contagem de pixels. Agora ficou bem melhor.
Plague tale innocense é 100% na resolução 1440. Impressionante.
Jedi Survivor, mesmo no patch 1.06, não tem solução no modo performance, frame time variando bastante com screen tearing a todo momento. Acho que o melhor é jogá-lo a 30 FPS mesmo.
Preciso agora fazer uma interface gráfica, a ferramenta já está com quase 50 parâmetros de configuração, a maioria em ‘hard coded’.
Insomniac sempre de parabéns 1440p@60 perfeitos… Agora o modo 60 tem RT, Hildo, fiquei na dúvida, pensei que o RT no Spider só tem no modo qualidade e num modo 1080@60 RT, mas posso estar equivocado. Plague Innocence também redondinho. Jedi Survivor, realmente nota-se até visualmente uns engasgos, aí deve incomodar no jogo, não sei se some com o VRR, uma pena pq os combates com fluidez pra ele devem ser bem vantajosos, ao menos no primeiro, era.
Oi, Juca. Posso estar equivocado também, mas eu acho que configurei as opções gráficas pra RT Performance. Mas acho que esse modo corre a 1440p mesmo. Veja o que diz a análise do VG Tech sobre o jogo:
“Performance RT Mode uses a dynamic resolution with the highest native resolution found being 2560×1440 and the lowest native resolution found being 1920×1080.”
Olhei na DF também, é resolução dinâmica e 1440p normalmente e 1080p quando a cena é muito pesada.
No meu vídeo não tem cenas muito pesadas, por isso imagino que não tenha caído para 1080p. A conferir depois.
Um wow pra Insomniac então, não sabia que rodava que sequer tinha jogo que rodava a 1440p com RT e ainda 60fps, nos consoles, fora ser de mundo aberto!
Vou ver se de tarde pego neste link e coloco num artigo
Eles nem combinam as lorotas… pra se perceber o nível dos executivos da Microsoft.
A Declaração do Phil Spencer pode até ser verdade se tivermos em mente que o objetivo é destruir a Sony, e ainda não bateram fortes o suficiente, então é de se compreender. Mas não vai longe, temos o Nadela paz e amor a dizer que não gostam de exclusivos e que a malvada Sony é que os obriga a ir por aí… Que gente essa!
Levaram o Halo da Apple, as IPs da Rare (salvo DK) da Nintendo, alugaram Mass Effect e Dead Rising por uma geração inteira, passaram a vida a pagar por exclusividades, e por fim compraram IPs consagradas pra serem exclusivas e vêem com esse papinho pra inglês vê! Ah bicho, conta outra… Lol.
È chocante… Vem O Phil e diz que não quer exclusivos. Que os jogos são para sair na PS5.
Vai a FTC e mostra que compraram a Zenimax, todos os jogos que estavam para sair na PS5 passaram a exclusivos, e mesmo o Indiana da Disney foi negociado para ser exclusivo.
Vem o Nadella e diz que não quer exclusivos…
Vai a FTC e mostra um documento onde a Microsoft impede de sair na PSN os jogos que estão no Gamepass…
Vem o Jim Ryan, diz que os devs não gostam do Gamepass.
Vão os advogados da Microsoft e tentam desmontar esta afirmação.
Vem o Kotick e perguntam-lhe se alguma vez a Activision colocaria os jogos no Gamepass.
Ele responde NUNCA!
Questionam-no se o fará se falhar a aquisição!
A resposta é NÂO!
O Juiz fica parvo com a resposta e questiona Kotick porque motivo se quer então vender à Microsoft.
Mas a melhor, e essa deve ter um artigo completo, são as declarações de Phil Spencer, em que ele acusa a Sony de lhes levar 30% sobre tudo o que vendem na plataforma, e que usa esse dinheiro para fazer coisas que prejudicam a Xbox…
Eu essa caí de cu! Nunca vi tanta hipocrisia e desfaçatez junta… Como é que alguém tem a moral de acusar o outro de fazer coisas que eles mesmos fazem é algo que, para mim, é bater completamente no fundo!
Seria cômico se não fosse triste, mas é são de uma cara de pau que nunca se acaba.
[OFF – Relacionado]
Agora entendem o porquê da Sony cortar o acesso as configs e ao devkit do PS6 para a Activision
Olha só, parece que a Nintendo não aprende com a história. Que novidade. Vão continuar nessa de uma geração no sucesso absoluto e na seguinte um flop? Se continuar nessa de hardware defasado e os mesmos joguinhos do switch com algumas melhorias vai flopar violentamente e acho bem feito! O mercado pede um concorrente em Hardware para o PS5 e era a vez da Nintendo entrar na briga, pois no momento o Xbox tá morto!
Sparrow, eu não acho que a Nintendo esteja errada se o que ela quer é um console híbrido (na verdade um portátil).
Como alguém que gosta de gráficos, entendo seu ponto de vista, mas dizer que a Nintendo está errada em seguir com a ideia do Switch não é o que os números mostram pra gente. Eu preferia mil vezes um console de 10tflops de mesa, ou mais, vindo da Nintendo, mas eu não reconheço que não sou o público alvo dela. Acho também uma pena ela investir num novo console pensando em portabilidade, se for pensar só no que eu desejaria, um console desktop. Mas a Nintendo precisa pensar estrategicamente e investir naquilo que ela sabe dar certo. Importante mesmo, é manter um bom fluxo de novidades e trazer bons jogos, as capacidades de um PS4, fazem a Nintendo já ter uma boa qualidade visual, apesar de não rivalizar por igual com os demais da concorrência em termos visuais. Vale também lembrar, que entrar nessa de 4k nativos, resolução e fps podem encarecer mais as produções e a Nintendo está a apostar num meio termo para não entrar no nível Sony ou Microsoft de ter de apostar em jogos na casa dos 200mi de dólares ou mais. Mas eu entendo seu ponto de vista, só não acho que a Nintendo esteja errada, embora preferisse, assim como você que ela apostasse em um console mais robusto.
Quem vai dizer que ela tá certa ou errada é o mercado. Eu só acho que um switch 2.0 tem tudo pra flopar, por ser mais do mesmo. É meu palpite apenas.
Não é o caminho que gostaria, mas está no caminho correto. Querendo ou não os portáteis estão limitados a autonomia da bateria, peso e preço. A Nintendo precisa entregar um produto leve, com relativa autonomia e que custe menos de 400 dólares. Logo precisa sacrificar o desempenho. Se a mesma conseguir enfiar um dlss, já será uma grande evolução.
E sendo sincero, ela precisa mudar pouco pra transformar seus games. Se Zelda correse a 1080p60, com um aumento do campo de visão e dlss já ficaria perfeito. Imagino que 2Tfp seja mais que suficiente.
Isso seria uma mão na roda, não sei se eu espero tanto, mas como é Nvidia, pode conseguir um bom resultado, caso estejam a trabalhar numa solução pra isso DLSS performanxe num modo dock pra telas 4k. Eu já ficaria satisfeito até com um bom pós processamento de upscale por um chip proprietário competente.
A Nintendo está muito bem como está… Tem o seu nicho de mercado onde mais ninguém concorre, que está a crescer, e está contente com ele!
Esta muito bem, assim como estava na era Wii, mas aí veio o WiiU e deu no que deu, um verdadeiro flop!
Eu concordo que do futuro não se sabe, e você pode estar certo, porém é bom lembrar que em portáteis a Nintendo nunca teve um flop, ao menos que eu me lembre. E pode ser até que um Switch 2 não tenha o mesmo sucesso do antecessor, mas no Japão, ao menos, é difícil flopar.
a minha teoria é que a nintendo não faz “salto geracional” relevante e quando sai uma nova, depois de um sucesso e ninguém compra pq “não tem quase nenhuma diferença”
ai na outra geração, depois do flop, ai as pessoas voltam a sentir saudades da nintendo, e tem algum salto geracional, e voltam a comprar consoles da nintendo
mas é ideia para explicar pq é um flop e um sucesso e fica nesse revezamento.
Ou seja, para o consumidor nintendo só de duas em duas gerações para ter alguma novidade significante.
E sobre p hardware, talvez o minimo do proximo console da Nintendo seja “igual PS4”
Não quer dizer que vai ser… pode ser umas 2x.
Eu tenho algumas teorias Deto, mas acho que pesa muito a falta de suporte de thirdies. A falta da Nintendo de acompanham uma arquitetura mais PC ajuda nisso, e a má vontade em apoiar a Nintendo no caminho escolhido por ela, idem.
O Sucesso do Switch, na minha ótica, se deve a ter sido lançado com uma boa biblioteca acumulada na geração do WiiU, já logo de início com grandes nomes e com um jogo fabuloso recém lançado que foi o Zelda BotW, e pela portabilidade, sem dúvida nenhuma. Então, se o Switch 2 trouxer retrocompatibilidade com a biblioteca do Switch, hardware mais capaz para 60 fps em modo portátil e quem sabe um modo dock mais competente, só vai depender de uma boa line up inicial, algo que um novo Mario Kart, junto a um novo Star Fox e novo Metroid podem conseguir sem grande dificuldade.
Se partirem novamente pra ignorar a biblioteca acumulada, uma line up com nomes desconhecidos, e poucas ips consagradas, e sem apoios de thirdies, aí talvez flop como o WiiU.
É Activision, é pra esquecer. Agora, muito bom se o próximo console da Nintendo for um portátil com o poder de um PS4 (2Tflops), será um excelente portátil! Em sendo um apenas um console de mesa, decepcionará bastante.
Poder é uma coisa… Capacidade é outra.
A consola da Asus anuncia 8,4 Tflops, e para além de isso ser uma valente treta, tem enorme consequência no tempo de uso.
Mas convém que se perceba que um sistema vale aquilo que o seu componente menos capaz permitir. E é preciso ver que nestas consolas portáteis as memórias usadas normalmente são lpddr e não gddr. Isso quer dizer que caso o sistema se rebel in capaz a nível de largura de banda a performance fica limitada no seu uso, e isso implica que os tflops, mais uma vez, serão apenas algo para boi dormir.
Compreendo perfeitamente, Mário, e tens razão. Mas eu espero (desejo) que realmente os 2Tflops signifiquem uma performance de PS4 ao menos em dock (720p@60 ou 1080p@30 sem restrições)… mas é esperar pra ver.
Acho que seja suficiente pra 1080p60 ao nível gráfico atual da switch.
É só uma gestão minha de expectativas, Hennan! Prefiro-as deixar baixas! 🙂
Comentários que li falam que será equivalente ao PS4 Pro em modo dock
Não acredito muito nisso. É bom lembrar que o preço da fabricação de hardware subiu após a pandemia. Um produto portátil com tamanha potência não sairia barato e duvido que a Nintendo vá subsidiar consoles. A experiência gamecube foi um completo desastre.
É melhor esperar pra ver, o Pro já são 4Tflops…
Off…ps5 a atacar forte em julho?menos 100 euros na ps5 com leitor?
Coincidência ou não com a suposta subida da Xbox?Vai dar para rir…
Onde está anunciada essa descida?
Oficial não vi nada ,por isso o ?..agora já vi alguns meios a anunciar…
Podes citar um? É que não encontro nada!
Pois, é que desapareceram…tinha até tabela com baixas de preços para jogos e o comando..tudo bem específico.Ou não era para ser mostrado ou não sei mesmo…por isso a pesca aqui,ver se alguém viu algo.Acho estranho,não há fumo sem fogo.
Aguardemos!
Segue o link
https://pt.ign.com/ps5/127323/news/playstation-5-vai-ter-desconto-de-100-euros-em-julho
Dado ser já para dia 1 é um bocado em cima para noticiar… até porque já tenho agendado artigo para amanha… mas obrigada, e fica o link!
Não referenciei antes porque achei muito estranho, mas olhando bem agora até faz sentido por causa dos rumores do novo modelo…limpeza de stocks..?
Não sei… mas cai bem nesta fase em que a Xbox anuncia subida de preços!
Dia 1 cá estaremos para ver,se for verdade parece uma afronta a Microsoft nesta dita guerra…
A Microsoft também não manteve a sua consola baixa quando a Sony subiu a sua? O Covid afetou os dois, pelo que a decisão da Microsoft foi a de absorver o prejuízo para vender mais.
Eventualmente a Sony pode estar a fazer o mesmo aqui… mas durante apenas 15 dias!
Ou então está para breve uma PS5 Slim e estão tentar despachar o quanto antes o stock da PS5 Fat.
Galvão, li teu post dias atrás e desejo felicidades com muita saúde e games de qualidade! Também estou perto dos 40, mas de idade, de games acho que uns 28 visto que meu primeiro contato deve ter sido aos 10 ou 11 anos.
Obrigado Livio, um grande abraço e que leves uma vida a jogar grandes jogos mas com saude.
Tem uma matéria na Eurogamer.pt, Mário. Não linko pq estou a usar do Phone.
fonte: eurogamer pt
[OFF]
Canadá não aprovou a compra da Activision
Expressou em maio as suas preocupações.
Fonte: eurogamer PT
Cuidado com a Eurogamer.pt. Não sei se isso é verdade ou mentira, mas é um website no qual não confio nada por ser precipitado e interpretar demais as coisas.