Apesar de a situação poder parecer coerente, ela soa mais a demagogia do que a algo realmente justo. E acima de tudo a Microsoft tem é de se mexer para que o Windows seja mais adequado a jogo sem batotas.
Fazes algo não permitido… e és banido. Aqui e em todas as outras consolas que possuas.
Esta é a ideia de Phil Spencer… Mas uma ideia que poderia ter enormes consequências que provavelmente nem sequer foram ponderadas!
Para começar um conceito de Blacklist extensível a todas as consolas, soa a algo tão coerente como uma Blacklist que fosse extensível a todos os jogos. Basicamente a diferença seria que em vez do jogador se ver banido de um jogo em todas as plataformas, veria banido o seu hardware na mesma plataforma, em todos os jogos? Afinal, se violou as regras de conduta, fê-lo pelas regras da plataforma, pelo que a expulsão de toda a plataforma é algo coerente. Um cheater, é um cheater, e alguém que usa uma cheat num jogo é tambem alguém que pode perfeitamente usar uma cheat em outro jogo. O problema não está no jogo, está na pessoa, e dessa forma, se essa pessoa comete algo grave num jogo ao ponto de ser banido desse jogos em todas as plataformas, será que essa pessoa não deveria ser banida de todos os jogos na mesma plataforma tambem?
Se existem argumentos para um tipo de Blacklist, quer-me parecer que tambem existem para a outra. Mas certamente poucos se calhar concordariam com a ideia que exponho aqui, pois ela parece mais radical que a outra. Mas acreditem.. não é! É apenas mais simples de se perceber como esta ideia é pouco pensada e algo estapafúrdia!
Senão repare-se, qualquer blacklist tem de acontecer ao nível do hardware. Se não o for, o que impede um jogador de re-instalar o jogo e criar uma nova conta? Ou o bloqueio é feito ao nível da identificação do hardware, ou nada adianta. Vemos isso em Halo Infinite, onde os cheaters, sempre que penalizados, e isto agrava-se pelo facto de o jogo ser gratuito, instalam outra cópia, e criam nova conta, voltando ao ativo. Como referi acima, o problema não está no jogo, está na pessoa! E para se impedir novas contas, só mesmo banindo a máquina, pois caso contrário não se resolve verdadeiramente problema nenhum.
Ora sendo assim o problema coloca-se depois com o hardware partilhado. Um pai ou uma mãe que tenha um consola onde tambem jogam o cônjuge ou os filhos, ao ter o seu hardware bloqueado, para todos os efeitos levem um banimento para todos. Mesmo que apenas um tenha cometido a suposta ilegalidade. E isto arrastar-se-ia para todas as plataforma existentes em casa onde a conta banida estivesse presente. Algo que muito dificilmente encontrarei alguém que me diga que é algo correto. Porque banir o responsável sim, mas pagar o justo pelo pecador… isso já não!
A piorar a coisa, quem sofreria verdadeiramente com isto seriam as consolas. Porque o PC, a máquina onde estão verdadeiramente os cheaters, um banimento de pouco ou nada vale, mesmo que se tente identificar o hardware. Basta que o jogador esteja numa máquina virtual para que qualquer banimento não tenha efeitos reais, e possa perfeitamente ser criada uma nova máquina, com novo e/ou nova conta.
Num outro exemplo, vamos pensar nos cheaters que jogam em Cybercafés. Ao serem banidos, e para o ban ser efetivo, como já referido, a máquina teria de ser banida. O que aconteceria ao Cybercafé? Ficava com a sua cópia do jogo e o seu PC inutilizado para esse jogo? Quando é o aluguer das máquinas para aceder a esses jogos que lhes dá o sustento? E tendo o jogador já jogado em diversos PCs do café, o que aconteceria aos restantes? Seria tudo banido?
As questões são diversas, e como sempre, apesar de o princípio parecer ter alguma coerência, a Microsoft parece não ter ponderado sobre o que diz, e está a colocar a carroça à frente dos bois. Aliás, apesar de as consolas tambem possuírem cheaters, o grande problema aqui são os PCs, e sendo a Microsoft quem cria o sistema operativo para essas máquinas, antes de pedir aos outros que abdiquem de jogadores que poderão nem ter feito nada na sua plataforma, mas sim no PC, deveria era pensar em tornar o PC seguro para os jogos, impedindo cheats ou ajudando a detetar a instalação das mesmas.
Completamente de acordo consigo, a Blacklist acabaria por trazer mais transtorno e não iria resolver o problema.
Já não me lembro em que jogo foi, mas sei que foi um shotter, meteram a jogar os batoteiros contra batoteiros.
Poderia haver sim uma Blacklist, mas acho o banimento demasiado radical.
Nem é pelo radicalismo… Porque essas pessoas estragam um jogo e dão prejuízo a quem joga e a quem cria e vende o produto. Serem banidos é o mínimo.
O problema é como banir? Se bloqueias a conta… é ridículo, criam outra. Se bloqueias o jogo, eles arranjam outro, e se o jogo for de terceiros, são prejudicadas pessoas que não deviam. Se bloqueias a máquina atinges outros utilizadores da máquina. È um berbicacho.
Expandir para outras plataformas é que não vejo lógica… Porque os cheaters estão no PC, pelo que o problema está no PC e não nas consolas.
Como dizes e bem, o problema está no PC, portanto a lógica é reduzir o número de jogadores nas consolas, o objetivo da Microsoft é o de erradicar as consolas, e aproveita todas as oportunidades que tem para o fazer, o Phil sabe que isto é um problema maioritariamente do PC, ao extender o ban às consolas onde é significativamente mais fificil de ser batoteiro, ele no fundo quer é prejudicar as consolas, ele quer lá saber quem afeta ou deixa de afetar.
Mas vá dizer isso pros fanboys!
A MS só entrou nesse mercado com medo da expansão dele. E digo mais, ela quer é destruir o que não pode conquistar, mas algo me diz (intuição e opinião) que nem com todo o dinheiro do mundo ela tem como vencer.
Não demora muito a MS faz os games de PS que estão no PC rodarem no console dela pra desmerecer o console da Sony, pois a campanha aí é fazer a concorrência sofrer com práticas desleais (é o All-in da MS).
Tens dúvida que isso vai acontecer?
Mais cedo ou mais tarde a Xbox vai ser um PC dedicado a jogos. E eventualmente até licenciado a fabricantes, tal como a Steam machine.
Pois é, é onde o passo da Sony está errado.
Tal como um 3DO?
Cada vez é mais comum este tipo de marketing, alguém de renome fala algo e acontece um repercussão replicada por fãs ardorosos, que na maioria das vezes não analisa a veracidade e a coerência do que foi dito. Isto dá tanto resultado que se torna recorrente na mídia e muitas pessoas se contrariam em novas falas sem que os fãs fiquem indignados. Que mundo estranho cada vez temos mais informação e ao mesmo tempo mais pessoas desinformadas.
vc tá bem no caminho da verdade, que eu acho que seja.
Esse marketing ai para gerar blá blá blá.
é só papo furado do Phill para abafar a repercussão do crossplay obrigatório no Halo cheio de cheat.
Eles não responderam nada sobre desativar, e ai saíram com esse papo furado para saturar a internet com esse debate e ninguém falar mais de Halo Infinite.
Ou seja, te expulso, mas não pode usar teu direito como consumidor e ir jogar nas plataformas concorrentes.
Phil se vinhesse ao Brasil seria um excelente político pois ele age igual a maioria que tem aqui, ao invés de agir na causa (facilidade de inserir cheat no jogo) ele ataca a consequência (que é aquele que sabe de tal cheat e o insere no jogo).
Phil Spencer fala muita besteira meu..
Ele tem é que focar em trazer todos os Gears of War e o Halo 5 pra Steam
E tu das-lhe com o PC… Acima de tudo a malta do PC tem de começar a comprar jogos. E depois é que pode exigir.
Tem o recorde de jogadores simultâneos, mas as vendas são 1/3 ou menos das consolas.
“mas as vendas são 1/3 ou menos dos consoles”
Opa opa opa
O PC a muito tempo já superou as vendas de jogos do Xbox, e segundo a própria Capcom, nos seus jogos já é tão grande quanto o Playstation
Todos os relatórios que saem sempre tem o padrão em vendas, PS > PC > Xbox
Foi assim no da Take-Two, Ubisoft, Bandai, etc…
Pois… cantar é bom. Mas é preciso é não se enganar na letra.
Take Two (Copy paste, ano 2021)
Net revenue by platform:
Console $ 2,516,993
PC and other $ 855,779
Ubisoft (ano 2021)
PLAYSTATION®4 &
PLAYSTATION®5* 27%
XBOX One™ &
XBOX Series X/S™* 23%
PC 21%
NINTENDO SWITCH™ 13%
Ou somando as consolas:
Consolas: 63%
PC: 21%
Basicamente, sendo o mercado PC bastante maior do que o de todas as consolas juntas, as suas vendas são o que se pode definir como… miseráveis.
E sim… 1/3 ou menos das consolas.
Esse aí não cansa de passar vergonha.
Consoles 63%
PC 21%
Tá explicado kkkkkkkkk
Tudo chegando ao PC, tem nem o que discutir
Pois não… Até daqui a 4 anos. Isto se chegarem a sair.
E para não falar no custo do hardware para se jogar esses jogos decentemente, dá para comprar uma consola de cada
Papo Furado Spencer inventando Narrativas na internet para abafar o barulho das reclamações do crossplay OBRIGATÓRIO nos jogos da MS.
Simples.
Mesma tática da direita alternativa de criar uma cortina de fumaça, para todo mundo esquecer dos problemas REAIS do crossplay obrigatorio da MS.
Ai se reclamarem do crossplay ele fala “mas a culpa do Halo ter cheat é da Sony que não libera BAN universal, sony anti consumidora”
Já falei aqui, a MS tem tática na internet igual de direita alternativa.
Mário, pode indicar-me um email vosso para entrar em contacto? Obrigado.
Com todo o gosto, mas gostava de saber primeiro qual o motivo.
Se a ideia é artigos patrocinados ou algo relacionado com gambling, informo já: Não há interesse da nossa parte! De resto poderei fornecer um contacto.
Imperialismo é isso, achar que manda até nas propriedades alheias porque tem dinheiro e consequentemente o poder financeiro ao seu lado.
Espero que as instituições, que têm o dever de proteger os cidadãos, atuem de forma a garantir a livre concorrência e combater mesmo o cartelismo se alguém pender para o lado da MS, o que espero que não aconteça.