O questionável é se a Nintendo se venderia à Microsoft. E se os reguladores alguma vez permitiriam uma fusão desse tipo. Mas pior é que o governo Japonês nunca deixaria esta compra avançar.
Um email revelado pela FTC veio mostrar que em 2020 Phil Spencer pensava em comprar a Nintendo
Certamente que após todos os problemas que a Microsoft está a encontrar para a compra da Activision, a ideia já se lhes passou, pois a compra de uma Nintendo teria consequências no mercado bem superiores às da Activision, e seria basicamente uma fusão horizontal que eliminaria um concorrente.
No entanto é bom que se perceba até onde a Microsoft está disposta a ir. E se não os vences… compra-os!
Isto claro, acreditando que a Nintendo não lhes faria figas pela segunda vez (a Microsoft já tentou a compra no passado, com relatos de que os responsáveis da Nintendo a rirem-se na cara dos responsáveis da Microsoft após a proposta).
A questão que parece passar ao lado de Phil é que as leis estatais Japonesas proíbem empresas estrangeiras de possuírem posições maioritárias das mesmas. E isso quer dizer que a Microsoft não pode nunca comprar a Nintendo, da mesma forma que não pode comprar a Sony.
Mas segundo esses mesmos mails, o Phil diz que tem alguém “infiltrado” a comprar acções da Nintendo, mas segundo percebi, existe um limite de 10% limita o capital estrangeiro na compra de acções de empresas jap como a Nintendo, Toyota, etc..
A questão é, e se um dia a Nintendo se quiser vender?
Hoje a Nintendo está bem, mas basta um flop para mudar tudo, e talvez seja isso que a Microsoft está à espera quando no mail diz, “wait game”.
A Nintendo não tem voto na matéria. O Governo Japonês não deixa empresas estrangeiras terem mais de 10% do capital em empresas de tecnologia.
Daí que se a Nintendo se quisesse vender a Sony seria a potencial candidata, e até poderia ter ajudas estatais para isso de forma a enforçar a política.
José, a Nintendo teve 2 flops consecutivos ( n64 e cube) e não quebrou! A Nintendo com o Wiiu flopou em vendas de forma absurda, mas se bobear, perdeu muito menos dinheiro do que a Sony com o PS3, ou seja, não seria um flop com o Switch next gen que ela iria abandonar a indústria, pois das 3, é a única que ganha com Hardware vendido e ganha absurdamente com seu software. Do jeito que estão as coisas, é mais fácil a Nintendo comprar a Sony daqui alguns anos, pois a Epic já está forçando o mercado a diminuir os Royalties de venda de software, causando sérias preocupações para a Valve e ameaçando o império da Steam nos pcs, enquanto estamos vendo gigantes como Netflix e principalmente a Apple entrando forte com games, podendo tirar mais uma porrada de third party do mercado. O Jim Ryan já comentou sobre focarem mais em produções exclusivas, pois ele já está percebendo que o ” mar não está para peixe” e a tendência é o mercado AAA ser engolido por essas malditas big techs, deixando apenas uma fração delas no mercado de forma independente. Só para finalizar sobre a Nintendo, Phil ainda pontua que a Nintendo está sentada em cima de uma pilha de grana.
Nossa, eu realmente não sabia dessa questão das leis japonesas, vindo de um país de economia liberal, fico até surpreso, mas faz muito sentido já que eles possuem multinacionais tão renomadas. Já no Brasil um pessoal que se diz nacionalista liberal coloca a calça nos joelhos por uma aquisição desse tipo. Em tempos recentes quase perdemos a Embraer para Boeing.
liberalismo para os outros, comunismo pra mim.
estado máximo pra mim, estado mínimo para os outros.
livre mercado quando eu posso monopolizar o mercado do outro
barreira comercial quando o outro pode monopolizar o meu mercado.
Na verdade perdemos e depois a Boeing “devolveu”.
O probelma que vejo ali é o acesso que a Boeing teve nos futuros projetos da Embraer
A Microsoft vive de não engolir as coisas, se a empresa tivesse sentimentos diria que é orgulhosa… continuam a não engolir o “não” dado pelos japas… mas sempre dá pra fazer como o Phil já fez com a PS, sair com uma Nintendo debaixo do braço, na mesma! Seria o auge da carreira dele! Lol
Comprar a Nintendo é coisa de megalomania no seu auge… Nem quero imaginar a Nintendo na mão de incompetentes.
a CNBC fazia um documentário sobre como “video games irão acabar, todo mundo jogando no celular”, O Nadella assistia…
No outro dia o Nadella mandava o e-mail pra o Phill “tem que ver isso ai, estão dizendo que o futuro é celular, cancela o novo console da nintendo e fala que agora é para a Nintendo fazer jogos para Celular”
bem assim que é na MS, vide o Nadella perguntando da China para o Phill…
Lá nos e-mails internos era o Nadella vendo noticia na TV do Playstation lançando na China e indo perguntar para o Phill “e a china? o xbox tá la”
Cara, que comédia… vc orientar a estratégia da empresa pq “vi na TV que a Sony tá fazendo, vamos fazer também”
Que negocio mais ridículo
A Nintendo está fora do alcançe da MS, mas penso que um dia a MS possa tentar comprar a Steam. Infelizmente este mundo corporativo é cheio de predadores vorazes por lucro acima de tudo.
Eu sinceramente não acredito muito que a Microsoft tenha mais liberdade vinda dos reguladores para atuar no mercado dos videojogos. Eles são atualmente o maior produtor mundial detentor de uma plataforma. E sendo igualmente produtores do Windows, eles estão já numa posição única que uma compra como a do Steam tornaria ainda mais forte.
Mas já devem ter tentado, Mário, só não chegaram ao preço certo, Gabe é chapa da MS, está só mantendo o assento aquecido… e depois do zig dado pela CMA, sinceramente tudo pode acontecer.
OFF: Confirmado o lançamento de Horizon no PC.
Horizon Forbidden West: Complete Edition is coming to PS5 and PC – PlayStation.Blog
Pelo visto vão manter a política de dois anos.
Vá lá… Com os 2 anos acho justo… menos é que calma lá …
2 anos eu acho muito pouco sinceramente. Eu mesmo tô vendo várias pessoas que tem Pc como plataforma principal vendendo ou desistindo de pegar ps pq não pressa pra jogar os jogos da Sony. Pra mim 3 anos seria ideal, mas fazer o que….
eu sou uma delas, peguei uma rx 6750xt+ ryzen 5 5600 + 32gb de ram, espero que o PC segure essa geração, enquanto isso o PS5 fica aqui de enfeite. A Sony ta afundando o PS.
Cara, vamos para 3 anos de gen se vc olhar a sony já soltou tudo no pc. fora que essa gen ta arrastada então tem muita gente que espera um pouco pra trocar de console e se quiser ja pode ir para o pc e jogar tudo. hehe
Ao meu ver era pra ir soltando tudo do ps4 e depois partindo para ps5. Seguindo a logica final do ano que vem gow ragnarok no pc xD
Sem duvida, com graficos melhorados + 21:9 + fps e por ai vai…
2 anos é o tempo que vários estudos independentes revelam como sendo o período de tempo em que um exclusivo é eficiente e funciona como fator de distinção e vendas. Basicamente e de forma reduzida é o período de tempo em que um exclusivo funciona com o intuito previsto para um exclusivo.
Nesse sentido, nada tenho a dizer, desde que os dois anos sejam respeitados!
Isso é metade da questão, Mário, e só seria realmente algo equivalente se no PC tivesse a reciprocidade de exclusivos temporários e/ou gameteca de tamanho equivalente, o que não acontece.
O que vê alguém que olha pro PC é que este tem tudo do xbox, recebe tudo de Playstation com atraso de 2 anos e tem muita coisa que só sai por lá e nunca será visto nos consoles, fora não imporem nenhum serviço casado ao hardware por lá. Por fim, pra quem não liga pra legalidade das coisas ainda vê a capacidade de emular bastante coisa… Ou seja, essa questão temporal é um contra do PC, mas ainda corre em favor do PC, já que antes, este não via era coisa nenhuma exclusiva dos consoles, ou seja, fortalece o PC a longo prazo, em relação ao que representava, antes, uma vantagem dos consoles.
Minha impressão é que parece que querem que console só fique pros fanboys, embora como hardware pra jogo, os consoles ainda têm um ótimo benefício innicial em relação a montar um bom PC gamer equivalente pra jogar.
Eu percebo. E concordo!
O PC fica colocado como a máquina suprema. Leva tudo de todos os lados.
Realmente é algo que a nível de imagem só tem como prejudicar as consolas.
Penso que não deveria lançar pra.pc coisa alguma, mas já que lança, uns 3 ou 4 anos seria o ideal.
Lembrando que meu palpite era que a Sony tava lançando no PC pra atrair o público de lá pra sequências dos jogos, mas pelo jeito me enganei. Já estavam com a franquia Horizon atualizada na plataforma em 2024. Bizarra essa estratégia. Espero que se ferrem com isso.
Independente do console, a velocidade de lançamento dos jogos não faz sentido. A Sony acha que dinheiro dá em árvore? Não a toa as vendas caíram bastante. Na prática só está fortalecendo o mercado cinza.
É caso para dizer, com dinheiro que não é meu também eu compro tudo e mais alguma coisa.
Off 2: Saiu as primeiras impressões do novo Forza.
Forza Motorsport Hands-On: Xbox Series X/Series S First Impressions – YouTube
Duas coisas me chamaram bastante atenção.
1) O downgrade brutal. Claramente fizeram propaganda utilizando a versão de um PC top, se é que mesmo nele vai rodar tão bem.
2) A versão RT performance terá a resolução bem baixa. Duvido que atinja o 1440p citado. O flickering do upscale é muito evidente.
Não há novidade nisso, creio que desde FH4 e Forza 6 a MS anda a fazer isso, até comentei háumas duas semanas quando sairam as specs(resolução/FPS/RT) do jogo, porquê Forza sempre faz isso, coloca o jogo a rodar com as specs lá em cima, na maioria das vezes dizendo estar a rodar no console e no dia posterior a verdade vem a tona.
Off3: https://x.com/jasonschreier/status/1707149244996505858?s=20
Caiu bem rápido. Se não é questão de saúde, o pessoal realmente está insatisfeito. Melhor para todos.
https://sonyinteractive.com/en/press-releases/2023/new-management-structure-of-sony-interactive-entertainment-2/
E oficial ele saira em março de 2024 e quem vai ser o ceo temporario e o Hiroki Totoki
O melhor anúncio da Playstation do ano!!! Já vai tarde Jimbo.
Aleluia! Agora o PS decola, é pra esquecer esse negócio de PC! Lol
Sacanagem, agora que eu montei um PC!!!! rsrs
Ele ainda vai servir, Márcio… pra trabalhar! Lol
Eu não sou fã dele não, mas ele entregou boas coisas. Minha insatisfação com ele é só não ser transparente sobre jogos indo pro Pc e um rodmap ps5.
Eu espero que o próximo que entrar seja bom ????
Mas cá entre nós, prefiro um Jim do que um Phill que só sabe falar 😉
Duvido que o sonho da carreira do Jym seja comprar a Nintendo ehheheheh
-Então o que você faz?
-Sou o responsável máximo pela gestão, controlo, e produção de um produto de entretenimento. Neste caso uma consola, a Xbox!
-Muito bem. E então o que consideraria ser o pico da sua carreira nessas funções?
-Comprar a concorrência!
Apesar do contexto diferente isto é literalmente o que o Phil disse! Quando qualquer um esperaria que como pico de carreira fosse referido o levar a Xbox a novos patamares e crescer e implantar a marca de uma forma indelével, o Phil tem como visão de pico da carreira comprar a concorrência!
É triste e mostra como esse senhor como gestor é zero. O seu crescimento não passa pelo que ele faz ou pode fazer, mas pelo dinheiro que lhe metem na mão para acabar com a concorrência.
A mudança é bem vinda. Mas sinceramente acho que o real problema é o Herman Hurst. Acredito sériamente que o Jim, por ter mais idade seria até conservador e que o Herman é que seria a força motriz por detrás destas mudanças.
Vejamos o que vem por aí. Isto pode ser muito bom, ou muito mau.
Mario eu concordo que mudanças são bem vindas, principalmente quando a maioria não está feliz com o atual comandante. Só achei que foi meio abrupta e ele teve seus méritos. Vamos ver o que virá pela frente agora.
Eu acho que será péssimo!
https://twitter.com/Drakesincero5/status/1707352740689543561?t=CqhZ4H4S5GMbPAjzcLk2Pg&s=19
Lembrando que ele será interino e depois que veremos quem realmente a Sony buscará. Se quiser um caminho mais conservador, há o Yoshida, mas… Se quiser outro disposto a acabar com a marca Playstation, nomes não faltarão!
Será o Phil Spencer pois tem PS até no nome!!
rsrsrsrss Homem predestinado né!
Aí você quer que eu abandone o PS, Lívio! Lol
Yoshida era uma benção! Lol
Eu gostaria mto de ver ele como presidente da SIE também. Mas parece que ele mesmo não quer mais tal responsabilidade, vem fazendo um excelente trabalho com os indies e parece se divertir com isso.
Acredito que o cabeca dos jogos no PC é o Herman, e espero que troquem a liderança da PS por isso. A Sony pode ter uma divisão para o PC, mas a menos que compre uma Steam, não faz sentido lançar seus singles lá dentro de uma mesma geração ou sem seu console estar com muitos lançamentos à frente do PC. Eu diria que seria sensato uma geração de diferença, tem muito jogo de PS4 que poderia ser entregue pra Nixxes fazer ports modernizados.
Shawn Layden foi o cabeça dos jogos no PC.
O que eu entendi é que ele vai se aposentar…
E sempre pode piorar… imagine se ele é contra “day one no PC” e “day one Plus” ?
Porque tudo que ele falou até agora foi contra modelo gamepass, ai ele cai?
Olha… pode é piorar…
Pode ser muito ruim mesmo.
Pode, mas quem se acabam são eles, pra nós, só vai deixar a saudade do que foi um dia o PS. O certo é que o caminho que ele queria não me agradava.
Vários dos caminhos são da administração anterior, inclusive jogos no PC foi ideia de Shawn Layden, mesmo cargo do Hermen Hulst.
Exatamente e eu falei isso para o livio ontem. Grande parte das pessoas não sabem disso e pintam o shawn como santo kkkkk
Livio até brincou falando que eu estava puxando saco pro jim, mas eu não estou fazendo isso não kkkkk
Andrio, quem faz é o responsável, se ele seguia os trilhos do outro é problema dele, o outro não fez o que ele fez.
Off, a FTC volta à carga e vai avançar com uma investigação.
Apesar de não poder impedir a compra, por estar impedida pelo tribunal, caso a investigação mostre que há razões para o bloqueio, a FTC pode obrigar a que esta seja desfeita.
Isso é um ponto… Estava navegando no twitter e vi q o Hiroki Totoki que vai ficar no lugar do jim ele acredita que o os jogos mobile são superiores ao jogos de console. Então realmente pode piorar viu kkkkk