Phil Spencer veio anunciar que já mais de 12 milhões de pessoas jogaram Starfield. Mas apesar de o número parecer alto, recorda-se que Starfield foi dos jogos mais falados dos últimos tempos e que está disponível no Gamepass, um serviço com 25 milhões de assinantes.
Um bom vendedor, vende tudo. Recorda-se há alguns anos, um conhecido importou para a sua loja uns tablets ultra baratos, e pediu-me para os testar. A minha reação foi que aquilo não prestava para nada, e que mesmo sendo barato eram uns tablets miseráveis que não justificavam o preço. Terei referido que aquilo era tão lento que a única coisa para que serviam era para ler ebooks.
Qual não foi a minha surpresa quando vi os tablets à venda na sua página com a seguinte descrição:
Ebook reader avançado – Um excelente ebook reader, que alcança o mercado dos tablets, oferecendo igualmente todas as suas funcionalidades.
Isto é, naturalmente, saber vender! Porque ninguém se pode queixar de um tablet lento quando comprou um ebook reader. E ele pré instalou em todos software para tal.
No entanto, não deixa de ser impingir gato por lebre. E isso é o que Phil sabe fazer como ninguém! E fê-lo numa entrevista.
Ali Phil publicita que Starfield atingiu 12 milhões de jogadores, publicitado a coisa como um feito enorme.
Mas vamos ver a realidade das coisas. Starfield foi o jogo Microsoft mais falado dos últimos tempos, tendo tido um “Hype” enorme. E está disponível no Gamepass, um serviço que, pelos últimos números oficiais revelados, conta com 25 milhões de assinantes.
Ora assim sendo, com 25 milhões a poderem aceder a Starfield com apenas um click, e sem qualquer custo extra. Temos depois as cópias vendidas quer na consola, quer no PC. Daí que, neste global, ter menos de metade da base de assinantes do Gamepass a aceder ao jogo não é algo que, pessoalmente, veja como um sucesso.
Que a base de clientes seja pequena face à base instalada, quando a coisa mete pagamentos de 70 euros é compreensível, mas quando o jogo está lá de graça, nem sequer o ir ver, soa a flop e não a sucesso.
Até porque, se formos a ver, Phil Spencer nem sequer conta a história toda, pois as estatísticas do jogo são absolutamente anormais, tendo a certa altura uma taxa de utilizadores enorme (25%) a nem sequer ter saído do planeta inicial. Em 12 milhões de jogadores isto implicaria 3 milhões de jogadores que apenas entraram e viram o jogo, mas que estão aqui contabilizados.
Só falta saber quantas o terminaram, sinceramente tive a oportunidade de experimentar e fiquei em certos momentos a pensar se seria um jogo AAA. Mas lá está, gostos são gostos, só acho estranho certas pessoas alegarem que um jogo é bom mas depois terminá-lo está quieto.
Boas.
Até pouco tempo atrás, apenas 250 mil haviam terminado. Mas convenhamos, é um jogo tão bom que muitos não querem terminar. Segundo alguns, nunca houve um jogo com esse “escopo”.
LOL.
Carlos, assim, RPG não é pra todo mundo como bem sabemos, mas a vantagem de estar no Gamepass, assim como uma demo, é qualquer um com um mínimo de interesse poder testá-lo sem grande ônus se já paga Gamepass e se não tem problemas de espaço e nem internet (digo isso porque jogos da MS, não raramente, passam fácil de 100GB como se alguém por lá nunca tivesse ouvido falar de compressão), agora o grande problema do discurso do Phil aí é falar de sucesso do jogo quando provavelmente muitos aí apenas o usaram como demo de degustação pra ver se gostavam.
Sobre gostar de um jogo e não terminar, eu nem critico, porque no meu caso, por exemplo, mesmo gostando de um jogo, muitas vezes deixo ele pra jogar quando tiver mais tempo, ou como num caso mais concreto meu mais recente, comprei RE4 antes, mas estava esperando o modo VR pra jogar, e só agora irei jogar.
Então e se não estivesse no gamepass, será que seria melhor? acredito que o empenho no desenvolvimento (acredito que os desenvolvidores fizeram o que podiam) seria muito maior se o valor pago fosse maior. E esta foi a experiência que tive quando tinha gamepass, muito parra e pouca uva. Eles até podem colocar 300 jogos por ano no gamepass, mas se os jogos forem daquele nível, então na minha opinião nunca poderá valer a pena. A única vantagem do gamepass é a oportunidade de jogar alguns indies que poderão valer a pena mas não numa consola de nova geração porque o investimento é para usufruir das melhores capacidades do hardware.
Hipóteses são complicadas, no caso de Starfield não acho que seria tão diferente, porque a Bethesda tem certa fama no copia e cola e nos bugs, basta olhar o histórico, o que costuma salvar os jogos dela são os Mods da comunidade PC, noutros casos como o de Redfall, acredito que os jogos sairiam melhores se não fosse pra avolumar o Gamepass, outros casos são só incompetência mesmo, como Halo. Mas veja Pentiment e Hi-Fi Rush tiveram boas críticas, o problema nesses casos é que não se espera jogo com cara de indie serem first party.
Chamar Starfield de RPG é uma afronta aos RPGs. Tem elementos de RPG e nada mais que isso.
Assim, não joguei o game pra falar bem ou mal, mas a Bethesda é conhecida por RPGs, e sempre vi Starfield como um Fallout com skin espacial. Se errei no que disse, peço desculpas, mas se é como Fallout, um jogo baseado em narrativas e escolhas, sistemas de níveis e etc, por definição ainda é um RPG.
Aí que está! Suas escolhas fazem diferença zero em Starfield.
Igual Fallout 4.
Depois da groselha de comparar o jogo deles com ir para a Lua de verdade…
É por isso q a Sony não estava preocupada com a aquisição da Bethesda…
Esse jogo não é bom nem aqui e na China kkkkkk
Conheço 2 pessoas que defendem esse jogo com unhas e dentes e os 2 não chegaram nem a terminar esse jogo. Uma pessoa dessas q eu falei, ficou o ano passado e esse ano enchendo o saco falando que seria o melhor jogo de todos os tempos kkkkkkkk
Sabe qual foi a desculpa por n ter zerado? Muito jogo saindo no gamepass kkkkkkk
O melhor jogo de todos os tempos e o cara adiar nem faz sentido! Lol
E detalhe viu, pegaram aquela versão paga q saiu uma semana antes kkkkk
[OFF] olhando o Xwuitter do Sean Murray (No Man’s Sky) eis que vejo uma foto dele com Todd Howard (Bethesda) onde ele diz que o Todd o chamou de o cara do Joe Danger… É muito cara de pau esse Todd (depois de plagiar ideias muitas de No Man’s Sky). Lol
https://x.com/NoMansSky/status/1733040812550717656?s=20
As vezes não e mérito, e na sorte mesmo.
Quem teve sorte foi quem embolsou a grana vendendo a Bethesda…
E isso ai q o Todd falou combina perfeitamente com o delirio de “mas qd os astronautas chegaram na Lua, tb nao tinha nada para fazer”
E um nivel de delírio inacreditável … De desconexão da realidade, de arrogância e prepotencia inacreditável
Os caras comparando o jogo deles com ir para a Lua de verdade e achando “a mesma coisa”
E olha que só fala no GamePass, ainda tem o Steam (não sei se por lá o acesso é via GP, não consumo jogos via PC)
Fora que também tem o acesso via tvs Samsung, não lembram do merchandising No console required?
Queria que esses fanboys aplicassem aquela retórica de base instalada, coloque PC, TV Samsung e Xbox, e esse número vai para as estrelas…sem trocadilho!
Na Steam só classifica quem comprou o jogo por lá. A versão do Gamepass não roda pela Steam até onde sei.
é mais uma trolha reversa
caixola tanto arrotava os tais % da base como “flop”, qualquer coisa abaixo de 90% da base em vendas de jogos era flop
agora os “super sucessos” do GP não são sequer baixados pelos usuários do GP que recebem o jogo de graça.
curioso que agora sim, no caso de jogo no GP, sim, o percentual da base importa sim.
Forza Horizon 5 foi o jogo mais jogado da história do Game Pass no período de lançamento atual do Starfield e tem apenas um pouco a mais de usuários! Dizer que Starfield é um flop é algo totalmente fora da realidade! Eu admito, apesar dele ser um ótimo jogo não atendeu completamente ao hype que gerou! Porém comercialmente foi um enorme sucesso!
Eu acho que dizem que flopou pela média da crítica. Ficou muito abaixo do que todos esperavam.
Em vendas é difícil saber como estão já que a Microsoft só fala em números de players.
12 milhões de Players é um excelente número, tá no Gamepass. Mas é assustador o percentual desses que sequer conseguiram a primeira conquista após a conclusão do tutorial do game.
De fato Starfield prometeu uma revolução e entregou algo muito abaixo, um amontoado de características já presentes em outros games sem se destacar em nenhuma delas
“Comercialmente foi um sucesso”.
Consegues comprovar o que dizes com valores de vendas e receitas?
Ou estás a atirar para o ar usando frases bonitas?
Quanto custou? Que receita gerou em vendas? Que receita ADICIONAL gerou no Gamepass?
Espero estes valores para comprovar que a tua frase realmente não foi, como dizem os americanos, “tirada do rabo”.
https://www.adrenaline.com.br/microsoft/starfield-dispara-receita-da-microsoft-e-vendas-de-xbox-continuam-em-baixa/
Estou esclarecido, obrigada. Peço por favor que comprovem sempre o que dizem para haver sempre dados para a discussão. Apesar de não haver valores corretos, 13% parece-me efetivamente um valor que se enquadra no termo “sucesso comercial” usado.
Não que desconhecesse que Starfield foi um sucesso, mas desconhecendo estes números, a questão era se este se enquadrava no termo “sucesso financeiro”. E apesar de faltarem aqui dados, como referido, pela percentagem, tudo aponta nesse sentido.
Starfield talvez seja um sucesso em relação a Fallout 76, que é dos jogos de menos sucesso da Bethesda. Mas Fallout Shelter que saiu em todo canto e com preço mais aprazível vendeu 170mi de cópias nos primeiros anos de vida, os jogos de preço maior e restrito a consoles e PC o melhor foi Skyrim que vendeu cerca de 30mi (hoje estima-se que mais de 60mi), e Fallout 4 que vendeu cerca de 20mi, tanto o Fallout 3 quanto o Vegas, que na minha opinião são os melhores jogos da Bethesda, venderam por volta de 12mi cada nos primeiros anos de vida, estão também entre os maiores sucessos, o problema é que avaliar como sucesso financeiro com números de jogadores é complexo. Existe aí um aumento de receita por parte da MS que pode ser atribuido a Starfield, mas isso também não é claro, pois a MS não deixa os números claros. Podemos presumir “sucesso” por aparente falta de ausência de outros motivos para a subida de receita. Mas nunca saberemos a realidade às claras, obviamente que divulgar números de jogadores para um jogo num serviço pode ser um parâmetro de sucesso para alguns, mas é complexo o sucesso sem saber se foi de fato gerado lucro com isso pelo modo como a MS sempre tem divulgado suas contas.
A pergunta que fica é porque as coisas não estão às claras, porque não falam de lucro e sim de estatísticas e receitas da divisão apenas?
https://gamerant.com/bethesda-games-best-selling-ranked/
https://www.statista.com/statistics/1391058/skyrim-games-sales-worldwide/
https://www.gameinformer.com/news/2023/10/25/starfield-gives-xbox-major-financial-boost-but-hardware-revenue-still-down
https://www.microsoft.com/en-us/investor/earnings/FY-2024-Q1/press-release-webcast
o primeiro link é a fonte do Adrenaline, que eles basicamente copiaram.
o segundo link é o relatório da MS, de onde saiu todas as notícias
Vc só precisa ler o primeiro link para dizer:
“como assim? na matéria não tem nenhum dado do starfield”
“ué, no relatorio da MS não cita nada além de aumento no faturamento”
No primeiro link refere:
“Starfield’s excellent launch resulted in a 13% increase in overall Xbox content and services”.
Mas a fonte é o relatório. E o relatório não refere o Starfield. Parece assim que a associação pode ser especulação dos websites.
Eu achei estranho e fui ler
link para a Fonte do Andrenaline:
https://www.gameinformer.com/news/2023/10/25/starfield-gives-xbox-major-financial-boost-but-hardware-revenue-still-down
link para o relatório:
https://www.microsoft.com/en-us/investor/earnings/FY-2024-Q1/press-release-webcast
É desinformação
No Game Informer não fala nada de starfield no corpo da matéria
No relatório da MS não tem nenhuma citação ao starfiel
Acho que até o Paulo foi enganado.
Pá… Realmente o relatório fala em um ganho de 13%, mas não associa ao Starfield. A associação parece vir exclusivamente dos websites e não é oficial.
Realmente! Parece que eu me precipitei! Peço desculpas! Mas tem outra coisa que mostra o sucesso de Starfield! O próprio Satya Nadella disse que o lançamento de Starfield fez o Game Pass ter o maior número de novos assinantes em 24 horas! Ele também fala que quase metade dos jogadores de Starfield foram jogadores de PC! Supondo que foram jogadores da Steam, houve no primeiro mês grandes vendas lá! Vou achar o link e já mando!
https://www.gamevicio.com/noticias/2023/10/starfield-ultrapassou-11-milhoes-de-jogadores-e-quebrou-o-recorde-de-assinantes-ao-game-pass-em-um-/
Pois, mas este link não diz muito. Bater o recorde de assinantes num dia é algo bom. Mas é um dia… Não é um mês!
E 11 milhões… Como referido, o serviço tem 25 milhões. 11 é menos de metade.
Tudo de positivo da MS o cara sempre tem q checar muito para confirmar.
Lembro qd quantum break era o “maior lançamento de nova IP da MS no xbox one”
Pq era a unica nova IP da MS no xbox one, pq Ryse é da Crytek
Desculpa demorar pra responder! Eu tive muitos compromissos hoje!
Talvez falar “comercialmente um enorme sucesso” seja exagero.
De acordo com o ranking Circana, Spiderman 2 vendeu 5 milhões em Outubro, mas foi lançado dia 20. E só para PS5.
No ranking Circana Geral de 2023 até Outubro, Spiderman 2 ficou em quarto lugar e Starfield ficou em nono lugar. Sendo lançado pra Xbox e PC. Ainda tem a sua frente Diablo IV em quinto, CoD MWII em sexto, Star Wars Jedi Survivor em sétimo e Mortal Kombat 1 em oitavo.
Pesquisando as vendas de MK1, encontrei que vendeu 3 milhões até o fim de Setembro. Nesse ritmo de vendas não deve ter tido alteração significativa em Outubro.
Agora com isso em mente, sucesso comercial se levar em consideração que foi disponibilizado na assinatura, pois como alguns gostam de falar de “base instalada”, pode ser considerado flop, principalmente se tivéssemos conhecimento de seu custo de produção.
Esse dado de 25% saíram do primeiro planeta data de 18 de setembro. Eu pesquisei.
O jogo chegou dia 1 no PC, e dia 6 no Gamepass. Eu por exemplo comecei a jogar ele bem depois do dia 18. Na metade de Novembro.
E tambem eu levei um tempo pra sair do primeiro planeta.
??? Tu sais do primeiro planeta ao fim de cerca de 10 a 15m de jogo!
Não segui a Mainquest imediatamente. Igual no Fallout New Vegas, sai andando e inclusive a primeira coisa que eu achei foi uma das coisas mais interessantes, a cidade de Megaton, onde há
uma bomba nuclear no meio dela. Que inclusive depois descubro que você pode ou não detonar.
Eu fiquei um tempo no primeiro planeta vendo as coisas antes de seguir na campanha principal.
Poise kkk
É, parece que não podemos confiar muito no que esse rapaz fala.
Programador que comete erros que nem iniciantes cometem, detentor de uma 3070ti notebook que bate a Ps5, jogador que não saiu do primeiro planeta porque passou horas nele fazendo NADA!…
Não sei porque não estou surpreso. É um padrão que já vimos por aqui dezenas de vezes e que se repete de tempos em tempos. Celita que o diga.
Boas.
Errado. Esses dados são de um mês depois do lançamento. E mesmo agora, não vai nada bem.
A propósito, vai dizer que não queria sair do planeta, como dizem que nunca se viu um jogo com esse “escopo”? Pois teve uma YouTube que rasgou elogios ao jogo, que era envolvente, mas dois meses depois descobriram que só jogou por 3 horas no dia do lançamento.
https://www.trueachievements.com/n55020/starfield-achievements-reveal-25-per-cent-of-players-havent-made-it-to-space
15 de setembro já noticiando isso. Boa. Você nem pesquisou rapaz.
Então faz o seguinte. Veja as estatísticas na Live nesse momento.