Phil Spencer: Mais de 12 milhões de pessoas já jogaram Starfield

Phil Spencer veio anunciar que já mais de 12 milhões de pessoas jogaram Starfield. Mas apesar de o número parecer alto, recorda-se que Starfield foi dos jogos mais falados dos últimos tempos e que está disponível no Gamepass, um serviço com 25 milhões de assinantes.

Um bom vendedor, vende tudo. Recorda-se há alguns anos, um conhecido importou para a sua loja uns tablets ultra baratos, e pediu-me para os testar. A minha reação foi que aquilo não prestava para nada, e que mesmo sendo barato eram uns tablets miseráveis que não justificavam o preço. Terei referido que aquilo era tão lento que a única coisa para que serviam era para ler ebooks.

Qual não foi a minha surpresa quando vi os tablets à venda na sua página com a seguinte descrição:

Ebook reader avançado – Um excelente ebook reader, que alcança o mercado dos tablets, oferecendo igualmente todas as suas funcionalidades.

Isto é, naturalmente, saber vender! Porque ninguém se pode queixar de um tablet lento quando comprou um ebook reader. E ele pré instalou em todos software para tal.



No entanto, não deixa de ser impingir gato por lebre. E isso é o que Phil sabe fazer como ninguém! E fê-lo numa entrevista.

Ali Phil publicita que Starfield atingiu 12 milhões de jogadores, publicitado a coisa como um feito enorme.

Mas vamos ver a realidade das coisas. Starfield foi o jogo Microsoft mais falado dos últimos tempos, tendo tido um “Hype” enorme. E está disponível no Gamepass, um serviço que, pelos últimos números oficiais revelados, conta com 25 milhões de assinantes.

Ora assim sendo, com 25 milhões a poderem aceder a Starfield com apenas um click, e sem qualquer custo extra. Temos depois as cópias vendidas quer na consola, quer no PC. Daí que, neste global, ter menos de metade da base de assinantes do Gamepass a aceder ao jogo não é algo que, pessoalmente, veja como um sucesso.

Que a base de clientes seja pequena face à base instalada, quando a coisa mete pagamentos de 70 euros é compreensível, mas quando o jogo está lá de graça, nem sequer o ir ver, soa a flop e não a sucesso.



Até porque, se formos a ver, Phil Spencer nem sequer conta a história toda, pois as estatísticas do jogo são absolutamente anormais, tendo a certa altura uma taxa de utilizadores enorme (25%) a nem sequer ter saído do planeta inicial. Em 12 milhões de jogadores isto implicaria 3 milhões de jogadores que apenas entraram e viram o jogo, mas que estão aqui contabilizados.

 

 



42 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
CarlosP
CarlosP
9 de Dezembro de 2023 9:58

Só falta saber quantas o terminaram, sinceramente tive a oportunidade de experimentar e fiquei em certos momentos a pensar se seria um jogo AAA. Mas lá está, gostos são gostos, só acho estranho certas pessoas alegarem que um jogo é bom mas depois terminá-lo está quieto.

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  CarlosP
9 de Dezembro de 2023 10:49

Boas.
Até pouco tempo atrás, apenas 250 mil haviam terminado. Mas convenhamos, é um jogo tão bom que muitos não querem terminar. Segundo alguns, nunca houve um jogo com esse “escopo”.
LOL.

Juca
Juca
Responder a  CarlosP
9 de Dezembro de 2023 11:42

Carlos, assim, RPG não é pra todo mundo como bem sabemos, mas a vantagem de estar no Gamepass, assim como uma demo, é qualquer um com um mínimo de interesse poder testá-lo sem grande ônus se já paga Gamepass e se não tem problemas de espaço e nem internet (digo isso porque jogos da MS, não raramente, passam fácil de 100GB como se alguém por lá nunca tivesse ouvido falar de compressão), agora o grande problema do discurso do Phil aí é falar de sucesso do jogo quando provavelmente muitos aí apenas o usaram como demo de degustação pra ver se gostavam.
Sobre gostar de um jogo e não terminar, eu nem critico, porque no meu caso, por exemplo, mesmo gostando de um jogo, muitas vezes deixo ele pra jogar quando tiver mais tempo, ou como num caso mais concreto meu mais recente, comprei RE4 antes, mas estava esperando o modo VR pra jogar, e só agora irei jogar.

CarlosP
CarlosP
Responder a  Juca
9 de Dezembro de 2023 12:46

Então e se não estivesse no gamepass, será que seria melhor? acredito que o empenho no desenvolvimento (acredito que os desenvolvidores fizeram o que podiam) seria muito maior se o valor pago fosse maior. E esta foi a experiência que tive quando tinha gamepass, muito parra e pouca uva. Eles até podem colocar 300 jogos por ano no gamepass, mas se os jogos forem daquele nível, então na minha opinião nunca poderá valer a pena. A única vantagem do gamepass é a oportunidade de jogar alguns indies que poderão valer a pena mas não numa consola de nova geração porque o investimento é para usufruir das melhores capacidades do hardware.

Juca
Juca
Responder a  CarlosP
9 de Dezembro de 2023 16:24

Hipóteses são complicadas, no caso de Starfield não acho que seria tão diferente, porque a Bethesda tem certa fama no copia e cola e nos bugs, basta olhar o histórico, o que costuma salvar os jogos dela são os Mods da comunidade PC, noutros casos como o de Redfall, acredito que os jogos sairiam melhores se não fosse pra avolumar o Gamepass, outros casos são só incompetência mesmo, como Halo. Mas veja Pentiment e Hi-Fi Rush tiveram boas críticas, o problema nesses casos é que não se espera jogo com cara de indie serem first party.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
9 de Dezembro de 2023 13:12

Chamar Starfield de RPG é uma afronta aos RPGs. Tem elementos de RPG e nada mais que isso.

Juca
Juca
Responder a  Sparrow81
9 de Dezembro de 2023 16:15

Assim, não joguei o game pra falar bem ou mal, mas a Bethesda é conhecida por RPGs, e sempre vi Starfield como um Fallout com skin espacial. Se errei no que disse, peço desculpas, mas se é como Fallout, um jogo baseado em narrativas e escolhas, sistemas de níveis e etc, por definição ainda é um RPG.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Juca
9 de Dezembro de 2023 17:58

Aí que está! Suas escolhas fazem diferença zero em Starfield.

Last edited 1 ano atrás by Sparrow81
Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
9 de Dezembro de 2023 23:12

Igual Fallout 4.

Depois da groselha de comparar o jogo deles com ir para a Lua de verdade…

É por isso q a Sony não estava preocupada com a aquisição da Bethesda…

Andrio
Andrio
Responder a  CarlosP
9 de Dezembro de 2023 11:58

Esse jogo não é bom nem aqui e na China kkkkkk

Conheço 2 pessoas que defendem esse jogo com unhas e dentes e os 2 não chegaram nem a terminar esse jogo. Uma pessoa dessas q eu falei, ficou o ano passado e esse ano enchendo o saco falando que seria o melhor jogo de todos os tempos kkkkkkkk
Sabe qual foi a desculpa por n ter zerado? Muito jogo saindo no gamepass kkkkkkk

Juca
Juca
Responder a  Andrio
9 de Dezembro de 2023 12:16

O melhor jogo de todos os tempos e o cara adiar nem faz sentido! Lol

Andrio
Andrio
Responder a  Juca
9 de Dezembro de 2023 12:39

E detalhe viu, pegaram aquela versão paga q saiu uma semana antes kkkkk

Last edited 1 ano atrás by Andrio
Juca
Juca
9 de Dezembro de 2023 11:46

[OFF] olhando o Xwuitter do Sean Murray (No Man’s Sky) eis que vejo uma foto dele com Todd Howard (Bethesda) onde ele diz que o Todd o chamou de o cara do Joe Danger… É muito cara de pau esse Todd (depois de plagiar ideias muitas de No Man’s Sky). Lol

Juca
Juca
Responder a  Juca
9 de Dezembro de 2023 11:50
Deto
Deto
Responder a  Juca
9 de Dezembro de 2023 23:07

As vezes não e mérito, e na sorte mesmo.

Quem teve sorte foi quem embolsou a grana vendendo a Bethesda…

E isso ai q o Todd falou combina perfeitamente com o delirio de “mas qd os astronautas chegaram na Lua, tb nao tinha nada para fazer”

E um nivel de delírio inacreditável … De desconexão da realidade, de arrogância e prepotencia inacreditável

Os caras comparando o jogo deles com ir para a Lua de verdade e achando “a mesma coisa”

Last edited 1 ano atrás by Deto
Lívio
Lívio
9 de Dezembro de 2023 15:50

E olha que só fala no GamePass, ainda tem o Steam (não sei se por lá o acesso é via GP, não consumo jogos via PC)

Fora que também tem o acesso via tvs Samsung, não lembram do merchandising No console required?

Queria que esses fanboys aplicassem aquela retórica de base instalada, coloque PC, TV Samsung e Xbox, e esse número vai para as estrelas…sem trocadilho!

Last edited 1 ano atrás by Lívio
Juca
Juca
Responder a  Lívio
9 de Dezembro de 2023 16:18

Na Steam só classifica quem comprou o jogo por lá. A versão do Gamepass não roda pela Steam até onde sei.

Deto
Deto
9 de Dezembro de 2023 16:15

é mais uma trolha reversa

caixola tanto arrotava os tais % da base como “flop”, qualquer coisa abaixo de 90% da base em vendas de jogos era flop

agora os “super sucessos” do GP não são sequer baixados pelos usuários do GP que recebem o jogo de graça.

curioso que agora sim, no caso de jogo no GP, sim, o percentual da base importa sim.

Last edited 1 ano atrás by Deto
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
9 de Dezembro de 2023 17:53

Forza Horizon 5 foi o jogo mais jogado da história do Game Pass no período de lançamento atual do Starfield e tem apenas um pouco a mais de usuários! Dizer que Starfield é um flop é algo totalmente fora da realidade! Eu admito, apesar dele ser um ótimo jogo não atendeu completamente ao hype que gerou! Porém comercialmente foi um enorme sucesso!

Netto
Netto
Responder a  PAULO KAUFMANN
9 de Dezembro de 2023 18:22

Eu acho que dizem que flopou pela média da crítica. Ficou muito abaixo do que todos esperavam.

Em vendas é difícil saber como estão já que a Microsoft só fala em números de players.

12 milhões de Players é um excelente número, tá no Gamepass. Mas é assustador o percentual desses que sequer conseguiram a primeira conquista após a conclusão do tutorial do game.

De fato Starfield prometeu uma revolução e entregou algo muito abaixo, um amontoado de características já presentes em outros games sem se destacar em nenhuma delas

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Dezembro de 2023 13:51

Starfield talvez seja um sucesso em relação a Fallout 76, que é dos jogos de menos sucesso da Bethesda. Mas Fallout Shelter que saiu em todo canto e com preço mais aprazível vendeu 170mi de cópias nos primeiros anos de vida, os jogos de preço maior e restrito a consoles e PC o melhor foi Skyrim que vendeu cerca de 30mi (hoje estima-se que mais de 60mi), e Fallout 4 que vendeu cerca de 20mi, tanto o Fallout 3 quanto o Vegas, que na minha opinião são os melhores jogos da Bethesda, venderam por volta de 12mi cada nos primeiros anos de vida, estão também entre os maiores sucessos, o problema é que avaliar como sucesso financeiro com números de jogadores é complexo. Existe aí um aumento de receita por parte da MS que pode ser atribuido a Starfield, mas isso também não é claro, pois a MS não deixa os números claros. Podemos presumir “sucesso” por aparente falta de ausência de outros motivos para a subida de receita. Mas nunca saberemos a realidade às claras, obviamente que divulgar números de jogadores para um jogo num serviço pode ser um parâmetro de sucesso para alguns, mas é complexo o sucesso sem saber se foi de fato gerado lucro com isso pelo modo como a MS sempre tem divulgado suas contas.
A pergunta que fica é porque as coisas não estão às claras, porque não falam de lucro e sim de estatísticas e receitas da divisão apenas?

https://gamerant.com/bethesda-games-best-selling-ranked/

https://www.statista.com/statistics/1391058/skyrim-games-sales-worldwide/

Last edited 1 ano atrás by Juca
Deto
Deto
Responder a  Juca
10 de Dezembro de 2023 16:26

https://www.gameinformer.com/news/2023/10/25/starfield-gives-xbox-major-financial-boost-but-hardware-revenue-still-down

https://www.microsoft.com/en-us/investor/earnings/FY-2024-Q1/press-release-webcast

o primeiro link é a fonte do Adrenaline, que eles basicamente copiaram.

o segundo link é o relatório da MS, de onde saiu todas as notícias

Vc só precisa ler o primeiro link para dizer:

“como assim? na matéria não tem nenhum dado do starfield”

“ué, no relatorio da MS não cita nada além de aumento no faturamento”

Last edited 1 ano atrás by Deto
Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Dezembro de 2023 16:24

Eu achei estranho e fui ler

link para a Fonte do Andrenaline:

https://www.gameinformer.com/news/2023/10/25/starfield-gives-xbox-major-financial-boost-but-hardware-revenue-still-down

link para o relatório:

https://www.microsoft.com/en-us/investor/earnings/FY-2024-Q1/press-release-webcast

É desinformação
No Game Informer não fala nada de starfield no corpo da matéria

No relatório da MS não tem nenhuma citação ao starfiel

Acho que até o Paulo foi enganado.

Last edited 1 ano atrás by Deto
PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Dezembro de 2023 22:07

Realmente! Parece que eu me precipitei! Peço desculpas! Mas tem outra coisa que mostra o sucesso de Starfield! O próprio Satya Nadella disse que o lançamento de Starfield fez o Game Pass ter o maior número de novos assinantes em 24 horas! Ele também fala que quase metade dos jogadores de Starfield foram jogadores de PC! Supondo que foram jogadores da Steam, houve no primeiro mês grandes vendas lá! Vou achar o link e já mando!

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Dezembro de 2023 1:39

Tudo de positivo da MS o cara sempre tem q checar muito para confirmar.

Lembro qd quantum break era o “maior lançamento de nova IP da MS no xbox one”

Pq era a unica nova IP da MS no xbox one, pq Ryse é da Crytek

PAULO KAUFMANN
PAULO KAUFMANN
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 de Dezembro de 2023 0:21

Desculpa demorar pra responder! Eu tive muitos compromissos hoje!

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  PAULO KAUFMANN
11 de Dezembro de 2023 5:33

Talvez falar “comercialmente um enorme sucesso” seja exagero.
De acordo com o ranking Circana, Spiderman 2 vendeu 5 milhões em Outubro, mas foi lançado dia 20. E só para PS5.
No ranking Circana Geral de 2023 até Outubro, Spiderman 2 ficou em quarto lugar e Starfield ficou em nono lugar. Sendo lançado pra Xbox e PC. Ainda tem a sua frente Diablo IV em quinto, CoD MWII em sexto, Star Wars Jedi Survivor em sétimo e Mortal Kombat 1 em oitavo.
Pesquisando as vendas de MK1, encontrei que vendeu 3 milhões até o fim de Setembro. Nesse ritmo de vendas não deve ter tido alteração significativa em Outubro.
Agora com isso em mente, sucesso comercial se levar em consideração que foi disponibilizado na assinatura, pois como alguns gostam de falar de “base instalada”, pode ser considerado flop, principalmente se tivéssemos conhecimento de seu custo de produção.

Saber Sword
Saber Sword
9 de Dezembro de 2023 18:31

Esse dado de 25% saíram do primeiro planeta data de 18 de setembro. Eu pesquisei.
O jogo chegou dia 1 no PC, e dia 6 no Gamepass. Eu por exemplo comecei a jogar ele bem depois do dia 18. Na metade de Novembro.

E tambem eu levei um tempo pra sair do primeiro planeta.

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2023 22:41

Não segui a Mainquest imediatamente. Igual no Fallout New Vegas, sai andando e inclusive a primeira coisa que eu achei foi uma das coisas mais interessantes, a cidade de Megaton, onde há
uma bomba nuclear no meio dela. Que inclusive depois descubro que você pode ou não detonar.

Eu fiquei um tempo no primeiro planeta vendo as coisas antes de seguir na campanha principal.

Netto
Netto
Responder a  Mário Armão Ferreira
9 de Dezembro de 2023 23:18

Poise kkk

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
11 de Dezembro de 2023 12:22

É, parece que não podemos confiar muito no que esse rapaz fala.

Programador que comete erros que nem iniciantes cometem, detentor de uma 3070ti notebook que bate a Ps5, jogador que não saiu do primeiro planeta porque passou horas nele fazendo NADA!…

Não sei porque não estou surpreso. É um padrão que já vimos por aqui dezenas de vezes e que se repete de tempos em tempos. Celita que o diga.

Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Saber Sword
9 de Dezembro de 2023 21:43

Boas.
Errado. Esses dados são de um mês depois do lançamento. E mesmo agora, não vai nada bem.
A propósito, vai dizer que não queria sair do planeta, como dizem que nunca se viu um jogo com esse “escopo”? Pois teve uma YouTube que rasgou elogios ao jogo, que era envolvente, mas dois meses depois descobriram que só jogou por 3 horas no dia do lançamento.

Saber Sword
Saber Sword
Responder a  Éder Rodrigo de Moura Pim
9 de Dezembro de 2023 22:47
Éder Rodrigo de Moura Pim
Éder Rodrigo de Moura Pim
Responder a  Saber Sword
10 de Dezembro de 2023 16:52

Então faz o seguinte. Veja as estatísticas na Live nesse momento.

error: Conteúdo protegido