Os documentos divulgados pela CMA provam que Phil Spencer e a Microsoft, no minimo, ocultaram e deturparam a imagem do Gamepass a promover vendas, dando a entender uma imagem de aumento de vendas, que os seus documentos internos negam, e comprovam que a Microsoft conhecia. Num outro documento, a Microsoft revela que o número de utilizadores mensais ativos da Sony é mais do dobro dos da Microsoft, apesar de Nadella ter dito o contrario.
Vamos recuar um pouco, até 2018!
A 13 de Novembro desse ano, Phil Spencer dava uma entrevista ao gamesindustry.biz, que pode ser lida aqui.
Nesta entrevista é destacar esta citação (e nem a vamos traduzir para não sermos acusados de distorcer seja o que for:
When you put a game like Forza Horizon 4 on Game Pass, you instantly have more players of the game, which is actually leading to more sales of the game.
Some people have questioned that, but when State of Decay 2 launched, you saw if you looked in the US at the NPD you saw this game selling really well the month it launched on GamePass.
Basicamente esta frase deu o título ao artigo “Phil Spencer: Game Pass leads to more game sales”. De destacar que no subtitulo, Phil refere ainda que o serviço tem sido “very healthy for our games”.
Apenas para quem não entenda Inglês, a citação acima refere que quando se coloca um jogo como o Forza Horizon 4 no Gamepass, há instantaneamente mais jogadores, o que leva a mais vendas do jogo.
O subtítulo refere depois que o serviço tem sido muito saudável para os seus jogos.
Esta afirmação repetiu-se novamente em 2019. Saltemos para 16 de Fevereiro de 2019 e desta vez temos a Microsoft a referir as benesses do Gamepass:
- 20 percent increase in playtime.
- 40 percent increase in number of games played.
- Whenever new games enter Xbox Game Pass, active players double.
- 25 percent increase in preorders.
- 10 percent increase in franchise sales.
Basicamente o relevante são os dois últimos pontos onde a Microsoft refere que o Gamepass provoca um aumento nas pré reservas de 25% e um aumento em 10% das vendas dos Franchisings.
Os dados de cima foram revelados mais vezes pela Microsoft, com outros valores, mas sempre vantajosos para o Gamepass. E efectivamente vimos várias pequenas empresas Indie a confirmar essa realidade, e a referirem aumentos grandes de vendas, isto apesar de termos visto outras, maiores, a queixarem-se dos prejuízos criados pela adesão ao Gamepass.
Mas sendo assim, no global, como ficaram as vendas após a introdução do serviço?
A 16 de Dezembro de 2022, a Digital Foundry publicava um video onde referia que o Gamepass não estava efetivamente a melhorar as vendas. Aliás eles iam mais longe e um estudo deles com dados de vendas pré e pós Gamepass revelava que o Gamepass era o responsável por uma quebra de 80% das vendas! – Fonte
Basicamente estávamos já perante uma contradição! Não sendo possível haver duas verdades opostas, alguém está a distorcer a realidade… e, basicamente, a mentir.
Eis que a CMA revela dados sobre os documentos internos da Microsoft, e percebemos então a realidade.
E o que aqui diz? Apenas que “Os documentos internos da Microsoft, revelam que o Gamepass canibaliza as vendas ao público. “
Basicamente a mesma Microsoft que apregoa as virtudes dos aumentos das vendas, seja pelos seus representantes, seja por Phil Spencer, tem documentos internos que comprovam a canibalização do serviço às vendas.
Ora voltando ao estudo da Digital Foundy, vemos que este foi bastante simples. Eles compararam valores de vendas físicos e digitais, antes e depois do Gamepass… e verificaram que a diferença era de 80%.
Naturalmente que há sempre aqui uma margem de erro, mas 80% não é um erro… é um valor grande demais para isso. E indicia que a quebra, mesmo que não tenha sido nesse valor, existe, e é bastante significativa.
Ora a Microsoft sabe disso, tem estudos sobre isso, e registos sobre isso (infelizmente as percentagens estão censuradas, mas claramente o valor é significativo para constar de um documento interno). E as palavras usadas por eles nesses documentos são as mesmas que sempre usamos aqui ao referimos que seria quase impossível isso não acontecer, “canibalização das vendas”.
Daí que o paleio de Phil Spencer e da Microsoft acaba por se revelar efetivamente enganoso. Isto porque oculta a realidade global do serviço, que a Microsoft tem plena consciência de existir, no sentido de conseguir cativar pessoas e criadores de software para o mesmo, não se importando de ter prejuízos com isso e ao mesmo tempo de causar prejuízos aos criadores de jogos terceiros que possam aderir ao serviço iludidos com um potencial aumento de vendas, acumulando depois prejuízo pela falta delas (e tivemos vários casos de Devs que se queixaram disso).
Basicamente o que saiu da boca dos responsáveis da Microsoft foi uma história de fadas que oculta as partes más que a Microsoft sabe existirem. Uma realidade adulterada, onde se oculta o lado mau, pintando-se assim um cenário idílico, e destinado a promover uma imagem de fachada e promoção do serviço para a adesão de mais criadores de software.
Mas os documentos não acabam aqui.
Conforme foi noticiado a 23 de Janeiro de 2023, numa reunião de investidores, Satya Nadella, referiu o seguinte:
We saw new highs for Game Pass subscriptions, game streaming hours, and monthly active devices. And monthly active users surpassed a record 120 million during the quarter.
Valores impressionantes que passam os 112 milhões acabados de anunciar pela Sony.
No entanto, nos documentos submetidos à CMA, a Microsoft afirma que:
Se bem se lembram, já tínhamos chamado a atenção para esta incongruência. Mas perante estes dados, escritos em documentos oficiais o que podemos concluir?
Apesar de poderem existir outras explicações, nenhuma outra salta à vista, uma vez que não há nenhum outro dado ligado aos MAUs que seja de conhecimento público, e mesmo em valores de MAUs anteriores, nunca a Sony teve mais do dobro do que a XBox anunciou ter. Daí que o que salta à vista parece não poder ser enquadrado de outra forma senão numa deturpação de dados.
Uma deturpação que ou foi feita por Nadella perante o Público e aos Investidores, ou à CMA.
Em qualquer dos casos, estamos perante uma situação grave, que mostra uma Microsoft capaz de alterar as realidades a seu bel prazer para as adaptar aos seus objectivos, sem respeito seja por quem for.
Mas a quem está a Microsoft a faltar com a verdade? Ao Público e investidores ou à CMA?
Não se sabe, mas o mentir à CMA este seria uma situação deveras grave dado estarmos a lidar com entidades governamentais reguladoras e empresas cotadas na bolsa. Uma mentira aqui implicaria documentos oficiais forjados, em clima de julgamento e regulação junto de entidades governamentais que poderiam ter repercussões gigantescas.
Parece assim mais simples, e claramente menos arriscado para a Microsoft, a deturpação ter acontecido para o público e acionistas.
Seja como for, fica a ideia clara de um logro em qualquer sítio, e basicamente, numa empresa como a Microsoft, onde a maioria do seu público alvo nos videojogos já a olha de soslaio, estas incongruências estão a deixar a imagem de fiabilidade da XBox pior do que nunca!
Será contudo de se referir, e isto por conversas recentes, que para os fans, a gestão é de elogiar!
Mas infelizmente para quem conta, isso pode não ser assim, e veremos se os acionistas não vão pedir alguma explicação face a estas incongruências que estão a ser conhecidas (pode ser que sim, pode ser que não). Porque se isso acontecer e caso se venha a confirmar algum tipo de ocultação ou deturpação de dados aos acionistas, tal poderá causar uma série crise interna na empresa e, potencialmente, mesmo a queda do seu CEO.
Estava a ler o artigo e acerca da citação do Nadella, em que contexto foi dito isso?
É sabido que os últimos números divulgados o número de subscritores do game pass não andava longe dos 25M. Portanto a que se refere os 120M de usuários ativos? É só referente ao gaming ou também está incluído outros produtos Microsoft?
Não se pode dizer que eles não embelezam as coisas, mas todos eles o fazem. Mas acho que neste caso os valores apresentados e a afirmação feita não se contradizem
Não tentes branquear a coisa.
Está aqui o contexto, e é Xbox.
https://www.videogameschronicle.com/news/microsoft-says-xbox-monthly-active-users-hit-a-record-120-million/
120M é contando até quem abriu 1x na década o paciência no Windows, que é um número mentiroso.
e eles sabem que estão mentindo pq inflaram o numero total com usuários que são totalmente irrelevantes para a métrica de MAU.
Os produtos MS são bem mais que 120Mi, basta lembrar que quase 100% dos computadores domésticos usa Windows (fora servers), e que mesmo nos games, a MS apresenta enorme venda de Minecraft, que sozinho tinha vendas de 238Mi até agosto de 2021 segundo o site Statista.
A própria base de usuários ativos da ABK, sozinha, é bem superior a do PS, hoje por volta de 350Mi de MAUs, e tempos atrás chegou a superar os 400Mi.
Eu não tenho como provar, mas meu palpite é que 120 milhões inclui qualquer jogo da Microsoft jogado em qualquer plataforma.
Veja a imagem abaixo. Eu joguei Forza Horizon 4 apenas na Steam. Fiz 25 conquistas em 19.5 horas, com a última conquista em 20 de Dezembro/2022. Veja que o mesmo jogo aparece nas conquistas da Xbox Live, com o dobro de horas (38.37 como se tivesse contado duas vezes), e as mesmas 25 conquistas com a última em 20 de Dezembro/2022.
Então se as minhas conquistas também estão contando na Xbox Live, isso significa que de alguma forma eu estava logado por lá enquanto jogava na Steam. Agora imagina se somar Forza, Gears, Halo, Minecraft, e todos os demais jogos da Microsoft que são jogados em outras plataformas. Então essa marca de 120 milhões de usuários ativos começa a fazer mais sentido.
Isso é antigo. Até os “Games for Windows – Live” aparecem na gamertag, independente onde você jogou.
Já na Sony, eu acredito que os 112 milhões de usuários ativos estão exclusivamente nos consoles Playstation (PS3, PS4 e PS5). Se incluíssem jogadores de Destiny (já que agora a Bungie é da Sony) ou os jogadores de seus first-party no PC, possivelmente passaria 130 ou até 140 milhões.
Carlos, mas e essas horas dobradas? Você jogou FH4 além de pela Steam, tipo na versão de console ou de PC da Microsoft Store pra ter mais horas? Porque as horas são “dobradas”?
E reforço ao colega acima que questionou se a MS citava os 120mi usuários como algo a mais, só de Windows, o que meio que implica ter cadastro mínimo na MS de alguma forma, são estimados mais de 1.6bi ao menos pelo que andei a pesquisar de forma rápida.
Acredito que a Live contou duas vezes, como se eu estivesse jogado 19.57 na Steam + 19.57 na Xbox Live. O resultado é 39.14. Talvez descontou alguma contagem específica para chegar em 38.37, não sei.
Fato é que com exceção da Steam, só joguei a demo na época em que o jogo lançou na Xbox live do PC. Mas essa demo foi uma jogatina de 1~2 horas no máximo. E veja que o número de conquistas e a data da última conquista são exatamente os mesmos kkk
Vixe… Então esses números estatísticos da MS devem ser uma grande furada!
Carlos… Eu nunca tive dúvidas disso…
Os 120 milhões da Microsoft são tudo o que vem à Rede…
Mas MAU é MAU. E não podes vir dizer que tens 120 Milhões quando a ideia é passar uma imagem de superioridade, mas quando te interessa ser coitadinho já só são 60 milhões.
Isso é aldrabar… Acrescentar para dar números aos acionistas e aos fans para virem para os fóruns encher o peito, mas tirar para se passarem por coitadinhos.
A Xbox é uma plataforma que engloba o PC. Tem lançamentos dia um e suporte pleno ao PC. Se isso vale para umas coisas, tem de valer para as outras.
Mário, mas só com Minecraft já daria fácil esses 120Mi se contasse todas as plataformas com comunicação com a Live, não? Será que eles estão a contar uma mesma pessoa ativa na steam como outra ativa na Live e a dobrar informações (ou triplicar horas de forem somadas)?!?!
Falta só derrubar a falácia de que o gamepass dar lucro. O mais engraçado disso tudo é que a imprensa que antes gritava como o gamepass era bom pra vendas, dizendo agora que é lógico que vai vender menos. O objetivo nunca foi vender.
A narrativa continua a se ajustar. Vamos ver até quando.
É interessante até o modo como são colocadas as situações para dizer-se não prejudicial a concorrência… “a Sony precisaria perder um número substancialmente alto de usuário as ativos que jogam Call of Duty quanto aqueles que não jogam pra chegar ao nível de usuários ativos do Xbox…”. Ou seja, à ideia de concorrer da MS subentende-se prejudicar a concorrência, tirar usuários do outro, e não necessáriamente acrescer a sua base… ou seja, eles deveriam dizer é que a MS precisaria dobrar o número de usuários devido ao Call of Duty e aquisição para alcançar o Mau do PS, o que seria o lógico a dizer com o que se pretende em termos de concorrência… Essa afirmação da MS ainda leva a crer leva a crer que além de reduzirem sua base ativa quando convém (o Nadella não faz muito fazia suas hipérboles) estima um valor maior que os próprios estimados pela Sony. Fora que esse conceito de MAU é muito abstrato até onde sei. Será que a MS não está contando agora aqueles usuários que têm comprado Gamepass com MS Points? Difícil saber se que a MS não revela números. Sei que essa “contabilidade fantasiosa ou marketing enganoso” deveria ter punição até pelas Comissões de Valores Mobiliários dos diversos lugares, ou se não está a mentir nisso, está a mentir aos reguladores; o certo é que as coisas não batem nos relatórios financeiros e marketing com o que se tem agora nos documentos de pedido de aprovação dessa aquisição.
Se há conceito duplo de MAU para um contexto e para outro, não há boas intenções.
As coisas não podem mudar de interpretação conforme as conveniências.
O Phill Spencer correu na internet falar que “a sony quer crescer diminuindo o xbox”
claramente ele estava acusando a Sony de fazer o que eles fazem.
Nos últimos 17 artigos 12 são negativos para a Microsoft, 1 neutro e 4 nada a ver e não fui mais para trás.
Para ir buscar um artigo globalmente positivo para com a Microsoft secalhar teria de recuar bastante, fica para o próximo desafio.
O Sr Mário anda de régua na mão ao velho estilo dos professores do tempo do Salazar.
Algum deles é mentira?
Conta-me notícias recentes e relevantes que conheças da Sony e que sejam más para a sua imagem!
Conheces alguma? Eu não!
Eu não invento as notícias. Eu uso como tema o que está a ser falado em outros locais.
Se é a Microsoft e se não lhe é favorável… Que culpa tenho eu?
Teria se inventasse as notícias ou se elas fossem falsas.
E seria chocante se não fosse disso que se fala.
A questão é que é.
Diz-me, nos documentos da CMA quantos pontos há relativos à Sony, em que este esteja em causa ou hajam questões sobre contradições entre o dito lá e o dito ao público?
Não há!
Quantas notícias leste sobre quebras de receitas ou de vendas nos produtos da Sony?
Não há!
Quantas notícias leste sobre a viabilidade da PSN plus ou da canibalização das vendas que ele provoca.
Não há!
Quantos relatórios financeiros viste da Sony em que eles não especifiquem as receitas dos segmentos e respectivos lucros?
Não há!
Mas olha, no que toca à Microsoft há tudo o de cima… E por isso se fala dela!
Mas triste, triste, é que quando há notícias assim, devidamente fundamentadas, e não havendo argumentos para as refutar, o comentário passe a contar artigos para se tentar fugir à real questão.
E pior… Que à semelhança do que a Microsoft faz, se altere os números.
Dos ultimo 18 artigos o nome Microsoft surge em 11!
O da Sony surge em… 11.
Desses 11, apenas 9 são relativos à Microsoft, sendo que nos restantes o foco da Notícia não é a Microsoft!
Do lado da Sony, 9 são relativos à Sony, sendo que nos restantes o foco da Notícia não é a Sony!
A distribuição está 50-50!
Se estivesses na escolinha… tinhas levado com a régua na mão… Por não saberes contar… ou não quereres contar.
Neste caso, percebe-se que como tens tendencia a contar só para um lado… contas mal!
Mário, é pecado dizeres qualquer coisa que possa macular a imaculada MS, mesmo que seja apenas resultado lógico da interpretação ou mesmo apenas narração dos fatos. O Pastor Phil que disse! 🤣
Sr Mário, não disse que era mentira ou verdade apenas me dei ao trabalho para ver se é só da minha imaginação que os artigos claramente contra, disfarçadamente contra ou suavemente contra a Microsoft nas últimas semanas era da minha imaginação ou existia uma linha condutora e cheguei a essas contas.
Pode estar errado por um ou dois? Pode, prós dois lados, fiz a contagem de cabeça a fazer scroll no telemóvel enquanto esperava que o código compilasse.
Você escreve o que quiser atenção, não sou um lápis azul, mas eu também leio como quiser e depois vejo você a criticar supostas pessoas de partidarismo e vamos a ver e já parece um campo inclinado.
Eu tenho a certeza absoluta, que se recuar 100 artigos para trás não preciso dos dedos de uma mão para contar artigos positivos sobre a Microsoft/Xbox, caramba os gaijos podem ser uns ignóbeis mas não acertam uma? Nem por sorte?
Mais, eu já lhe tinha dito isto antes que você a bater na Sony vai de luvas de pelinho branco, parecem pantufas e tudo bem, mas se recuar uns anos atrás acho que não passavam 12 artigos de rajada a bater no mesmo, como tenho visto aqui.
Uma pessoa desinformada chega aqui e fica com a sensação que a Microsoft é o diabo.
Mas deve ser impressão minha.
Então conta os 100 antes Rui… Mas só vais contar tu, eu não vou!
Agora eu volto a questionar se algum deles é mentira.
E se não é, porque te admiras? Está tudo bem com a Microsoft? Os clientes do Gamepass crescem a olhos vistos? As receitas estão a subir? As vendas estão a subir? Os jogos estão a fluir?
Sabendo que as respostas a tudo isto são negativas, querias ler o que? Que está tudo óptimo?
Parece-me que sim!
Eu público um artigo por dia. Escolho o mais relevante! Se há notícias principais, queres que escreva o que? Que a Microsoft meteu mais 3 jogos indie no Gamepass?
Se alguém desinformado vier aqui, eu questiono o que vem aqui e só aqui, fazer!
Se alguém se fia apenas numa fonte de informação, seja aqui ou em qualquer outro local, de forma a tentar perceber a fiabilidade do que está a ler, essa pessoa está mal.
E se ela estiver bem, e ler sobre o teor do que publico em outros locais, percebe que aqui nada do que se refere é mentira.
Se depois quer ler mais ou não vai depender se ela é como tu que achas que está tudo bem e não há razão a críticas, ou se realmente quer perceber a coisa.
Sabes Rui, os teus comentários são quase chapa 5 de outros que foram aparecendo noutras gerações. Quando as coisas não agradam, ataca-se o mensageiro!
Mas aqui só vais ler que tudo está bem na Microsoft, quando estiver. Mas enquanto em vez de jogos fizerem promessas e lançarem casaquinhos e cuecas para os comandos, e vierem mostrar caca dinâmica de pássaros como a última novidade de um jogo sobre o qual ninguém nunca mais soube nada, não poderás ler aqui grande coisa de interessante.
E o que mata as pessoas é que infelizmente a larga maioria da situações vaticinadas por este website acabam por ser uma realidade. E eu não estou a vaticinar grande futuro a está Microsoft, especialmente depois do processo da CMA onde a sua imagem de empresa de duas caras veio claramente ao de cima com documentos oficiais.
Eu não estou atacar você, apenas estou a constatar uma realidade factual.
Tambem eu Rui… Que a maior parte dos assuntos sobre a Microsoft não são exatamente benéficos porque a Microsoft passa a vida a arranjar lenha para se queimar.
Eu não tenho prazer nisso e nem sou o responsável por isso. Eu apenas analiso o mais relevante pelo limite do que coloco, e analiso.
Se fores a qualquer site de notícias o que tens todos os dias é o mesmo de sempre. O Phil a fazer promessas, a Microsoft a falar.
A Sony não dá azo a notícias. Limita-se a fazer jogos.
E saiba-se lá porquê, isso tem um sucesso do caraças no mercado.
“Uma pessoa desinformada chega aqui e fica com a sensação que a Microsoft é o diabo”… LOL
Rui, lá se vêm a conversa de fé…
[OFF] Cara, acabo de ler uma matéria no “The Verge” sobre uma review do PSVR2, e é hilário ver o contorcionismo da matéria a elogiar o dispositivo, mas sempre querendo por um pouco de defeito, o Tom Warren por exemplo enfrentou problemas com a iluminação de onde usou o dispositivo (ou seja, deve ter sido na piscina pegando sol), por fim, colocam uma foto tosca lá com a mulher se enrolando no fio pra dizer que o fio ainda é um problema… e detalhe, todos os melhores headsets de VR de 2022 (coisas como o HTC Vive Elite, são com cabo, e custam bem mais caros ). E é claro que o PSVR2 não é ou será um produto perfeito, mas é um tom bem diferente do que se tem visto no resto da internet.
Rapaz, aqui estamos apenas a discutir coisas que são ditas pela MS no seu marketing, e nos seus relatórios financeiros, que se contradizem com o que ela tem prestado aos órgãos públicos no processo de aquisição da ABK, que por si só é o maior que já ocorreu nessa indústria, por isso é tão relevante e merece ser discutido a exaustão, mas você se dói com isso como se estivéssemos a falar de um parente seu. Vocẽ na verdade só quer que a gente se cale e não fala mais disso. Relaxa, MS é uma empresa e nem dá a mínima pra você, e se realmente desse, estaria lançando grandes jogos e você não precisaria estar a jogar indies enquanto esperar vir grandes títulos ano a ano pagando pelo serviço enquanto o que você quer realmente jogar não vem.
E pelo visto, deduz o que tem nos artigos pelo título, não faz muito o Mário andou a elogiar o Direct Storage da MS pelo que se viu no jogo da Square no PC, o único exemplar que usa o DS no PC, até onde sei.
https://www.theverge.com/23601368/sony-playstation-ps-vr2-review-virtual-reality
Review do Tom Warren foi passivo agressivo com o PS VR?
Vindo de um maiores e conhecidos fans da Xbox, que fica doente e se doi em público quando há notícias más da marca, admira-me que até tenha parte passiva. Deve ser muito bom!
Off: A Europa levantou mais questões sobre a compra da Activision. Ao que tudo indica prepara-se para negar a compra também.
eu já imaginava que sim, mas perguntei antes de afirmar… vai que não é heheheh
O tom warrior tá bem mais calmo depois do monte de bobagens que ele falou do poder dos Teraflops, que eu tenho print inclusive. Ele era o que falava que “TF é tudo e 2TF, 1,2x mais, só vai aumentar a diferença com a geração avançando” e ai quando anunciaram o SS, 3x menos TF, correu dizer que TF não fazia diferença, o importante era o SSD e CPU…
quem tá até hoje bem maluco é o jezz do windows central.
Como todo fanboy, esse cara é patético!! O maluco colocou foto de uma mulher se enrolando no cabo do VR2? Me fala que isso é mentira, pois estou enxergando coisas. Resumindo: O VR2 não é pra crianças abaixo de 5 anos e retardados mentais. Inacreditável!
O phill spencer mentiu? a MS/xbox mentiu?
“vamos falar do “placar” de artigos negativos e nos vitimizarmos”
Vamos evitar o termo mentiu… É forte.
Eu conheço vários sites onde 100% dos artigos são favoráveis ao Xbox e 100% negativos ao PS sempre… e me indago, seriam esses os do próprio professor Salazar (que não sei quem é, diga-se de passagem)!?!? 😂
Entrando de curioso nesta discussão…
Creio que o Rui se refere aos professores das décadas de 40, 50 e 60, nos tempos em que Antônio de Oliveira Salazar foi presidente do conselho de Ministros em Portugal.
Professores destas épocas usavam réguas e batiam com as mesmas nas mãos dos alunos indisciplinados.
Me corrijam se eu estiver enganado (mas sem a régua por favor) 😂
Tava melhor que aqui que eram palmatórias com furos! 😂
Imaginei que era algo do “folclore” lusitano… Vi aqui que foi um ditador português, será que o Rui sugere que o Mário está a ser um “ditador” só porque relata fatos ou tece críticas em um espaço privado que é até bem democrático (mais do que se fosse meu) pela permissividade do suposto “ditador”?!?! 🤣😂🤣😂
Esse Rui reclama de boca cheia! Já vi sujeitos entrarem “no gancho” por muito menos! 🤣😂🤣😂
Não levas com a régua. Estás certo.
O Salazar foi um ditador que esteve à frente do governo Português de 1933 a 1974, altura em que houve a revolução dos cravos (25 de Abril) e foi deposto.
Obrigado pelo esclarecimento, Mário, sempre muito didático! 👍🏽
De ditadores o senhor Rui conhece bem, haja visto, ele morre de amores por um que trabalha na MS e que impõe aos estúdios que façam tudo que eles querem, senão… são demitidos!
Tenho saudades do tempo em que, para o Phil, a Sony não fazia parte da competição da Microsoft.
Agora alegam que não conseguem competir com a Sony…
Como os tempos mudam.
Ou isso, ou foi mais uma aldrabice como a dos 120 milhões para mostrarem superioridade e encherem o peito aos fans. Qual seria?
Eu sei qual foi! E vocês?
O que eu não percebo é como há pessoas, que perante tanta contradição, ainda acham que estas pessoas estão lá bem.
Há pessoas que gostam mesmo de ser enganadas.
Mário o Bing com o ChatGPT diz que o Xbox tem 90 milhões de usuários ativos, quando eu pergunto quantos usuários ativos o xbox têm… aí eu pergunto porque o Nadella disse que tinham 120 milhões de usuários ativos no xbox, e daí ele só posta os resultados dizendo que ele disse isso em Janeiro… em fevereiro já parece que caiu pra 90… LOL! Parece que depois do Phil, e da entrada do Todd Howard, e dos últimos pronunciamentos do Satya, com esse ChatGPT começo a notar um padrão na MS para se fazer sucesso! 🙂
Se for realmente inteligência, daqui a uns tempos retiram-na para não dizer a verdade. Lol.
A mim o Bing normal diz que são 100 milhões… Eles sobem e descem a uma velocidade estonteante
É a True I.A… LOL!
Essas oscilações são de contas “fantasmas” de muitos brasileiros para jogarem por 1 real. Acaba o tempo… faz outra conta e assim sucessivamente! rs
Mário, vou além… Tenho saudades do tempo que o Deus Phil não havia salvo a divisão Xbox e a mesma estava nas mãos do perverso Don Mattrick.
Agora o senhor quer mudar a realidade da MS e que o Mário escreve o que tu quer ler? Era só o que faltava!
Pensa que é o Thanos! 🙂
Alguns leitores do Site quer acreditar que o problema da Xbox foi “um cigarro”.
Olha aí Rui, pra você não sair dizendo que a gente só fala coisa ruim da MS por aqui! 🙂
https://canaltech.com.br/redes-sociais/microsoft-encerra-rede-social-que-ninguem-lembrava-da-existencia-240082/
Agora tens tempo? Porque não vê uns vídeos sobre a história dos games???
Complicou …. 🤭
Impossível leva esse cidadão a sério, Phil Spencer é a nova versão 2.0 da Julie Uhrman do console OUYA.