Apesar que a Xbox pode operar de forma independente, Phil falhou em explicar onde está essa independência na compra da Zenimax e agora da Activision, uma vez que em valores líquidos, a Xbox nunca gerou dinheiro para poder, de forma independente, pagar as mesmas.
No segundo dia de julgamento, Phil Spencer revelou que a Xbox é um negócio que opera independente dentro da Microsoft, e que, como tal, este tem forçosamente de gerar dinheiro.
O Gaming corre dentro da Microsoft como um negócio independente com lucros e prejuizos. Temos um compromisso para a empresa e gestores que operaremos um negócio rentável. Somos efetivamente um negócio independente.
Esta foi a resposta de Phil Spencer ao Advogado da FTC.
Acrescentou depois que:
Temos metas de margem bruta e metas/lucro de margem de responsabilidade. Temos que aumentar o negócio na linha superior, a receita e a lucratividade do negócio”, disse Spencer.
Se não formos capazes de aumentar a receita o suficiente para cobrir os aumentos de custo, temos que encontrar outras maneiras de cortar custos para atender às margens de responsabilidade. Você pode ver a eliminação de empregos, reduzindo gastos com outras coisas no mercado, porque a lucratividade do nosso negócio é inegociável na empresa.
Apesar desta resposta, e sem sabermos se isso foi questionado em tribunal, fica-nos a dúvida se a questão das compras de estúdios estão a ser financiados pela própria Xbox, pois pelos resultados conhecidos da divisão, esta nunca gerou, em lucro, os mais de 80 biliões que a Microsoft pretende gastar em aquisições (7.5 biliões foram na Zenimax).
E assim sendo, este dinheiro terá de vir da restante Microsoft, tornando-se assim difícil compreender-se onde está a tal total independência!
Ou pelos vistos a independência é como a Nintendo. Aparece mencionada ou ignorada dependendo da forma como as coisas interessam.
Eu já sei que do outro lado da barricada atualmente é o oposto é a playstation que segura o barco, o normal é a empresa mãe segurar a empresa filha se bem que no caso da Xbox ela já deveria ser autosuficiente por esta altura, se esse não for o caso.
Autosuficiente? Como?
A Microsoft deixou de revelar dados, mas enquanto os revelou o que se conheceu foi que na era Xbox a divisão tinha prejuizos.
Na era X360 a divisão deu igualmente prejuízo. Ao ponto de a Microsoft ter de injectar trimestralmente 3.5 biliões que recebia em royalties de patentes usadas em smartphones, de forma a que as contas não fossem tão más.
Ora da era Xbox One não temos contas, mas sabemos que ela não foi um sucesso. E a divisão até foi ponderada acabar por causa disso.
Onde estão os 80 biliões?
PS: Continuo à espera do link!
Qual link? Da situação do dumping? Você é que tem controlo sobre o site e mais rapidamente chega lá, 2017 não sei o mês, rumor de preço 299 para a oneX.
Eu não vou pesquisar isso.
O meu controlo é uma caixa de pesquisa, igual à tua… Vi todos os artigos de 2017 e não estou a encontra nada. Quem acusa prova…
Seja como for, sabes o que é dumping?
E podemos comentar se realmente uma One X a 299 euros poderia ser considerada dumping ou não!
Dumping é vender um produto abaixo do seu custo de uma forma significativamente superior ao que é normal no mercado, e a concorrência faz, e com o intuito de roubar mercado ao adversário, ou obriga-lo a praticar preços que este não consegue suportar.
Como citei em uma resposta ao Fernando, vender as consolas 100 euros mais baratas do que o seu custo é algo que a Sega já praticava, a Sony praticou, e a Microsoft pratica.
É uma prática de mercado usada por muitas empresas que vendem produtos que depois rendem dinheiro em serviços.
Mas isso é legal desde que dentro dos valores praticados pelo mercado. Uma consola de que com 500 euros já absorve os tais 100 euros (ou mais euros que se poderão praticar atualmente) de prejuízo, sair a 300 euros, implicaria ter o produto não com um desconto, mas sim a basicamente metade do preço. A Microsoft estaria a perder pelo menos 300 euros por consola!
Isso não é uma prática corrente de mercado, pelo que poderia sim, ser encarado como Dumping e uma pressão enorme sobre a concorrência que ou faria igual, assumindo prejuízos que apenas a estrutura de uma Microsoft consegue assumir sem problemas.
Afinal sei o que é dumping e sei o motivo do que falei o que falei, mas preciso de encontrar o seu comentário na altura sobre o assunto, se ele ainda existir………
Não o vou fazer agora, porque o que eu me lembro foi, um rumor que a oneX custaria 299,99, não me lembro se esse rumor foi o tema do artigo do dia em questão ou se surgiu nos comentários e você ai insurgiu-se contra esse valor e acusou a Microsoft se tal fosse o caso de dumping e actos predatorios e que era ilegal e grave e quase o fim do mundo.
Por fim posso estar enganado também no ano, eu tenho quase a certeza que foi em 2017 mas pode ter sido final de 2016 porque essa é a linha temporal em que a oneX ainda não tinha saido e não se sabia o preço.
Comentários só tens dos 3 ultimos anos… Artigos, se forem marcados como exclusivos tens todos. Outros, só de 2016 (inclusive) para cima!
E se fiz algum comentário, foi como este agora… E sim, seria Dumping e ato predatório. Seja como for, porque não me chamo Rui, a fazer uma comentário desses, certamente nessa altura já saberia as especificações da consola, e como tal teria noção do seu custo!
Agora peço é que uses o tico e o teco pelo menos uma vez e penses numa coisa… Que se as Xbox series custassem menos 100 euros (X a 399 e S a 199), com 21 milhoes de consolas vendidas, isso custaria à Microsoft 2,1 biliões. Mas o mais certo era ser mais pois tal permitiria ter mais quota de mercado devido a um aumento de vendas. Que no entanto seria contraposto por mais assinantes no Gamepass, e melhor preço nos exclusivos. Se duplicassemos a coisa, e a X custasse menos 200 euros (a X a 299 e a S a 99 dólares), o mercado seria da Microsoft, e teríamos uma base de custo mínima de de 4.2 biliões (que seriam abatidos pela maior receita e quota de mercado, crescimento da plataforma, e aniquilação da concorrência). E por aí fora!
Teoricamente a Microsoft até poderia dar a consola!
Isto custaria bem menos do que os 75 bilióes da Activision, e daria o mercado à Microsoft. Mas a Microsoft nunca o fez.
Certamente, tal como a morte da Sega é culpa da Sony, a da Microsoft não fazer isto é minha. Mas na realidade não é! E a Microsoft não faz isto porque tal poderia custar-se caro ao ser considerado dumping, o que a poderia remover totalmente do mercado.
Se bem que, quem sabe, se no futuro não irão tentar aldrabar a coisa de qualquer forma e tentar ir por aí!
Mas usar o tico e o teco afinal não custa! E dá para perceber as coisas que deveriam ser percebidas antes de se comentar!
Na realidade até tem, e tem disponibilidade em Portugal (https://www.worten.pt/worten-game-ring/xbox-all-access) e acho que até já foi falado por aqui mas que os valores deixaram a desejar porque na prática seria o mesmo que comprar a pronto e também pela forma que é implementado que ao contrário dos fornecedores de internet ou TV cabo neste caso é a subscrição de um crédito sendo sujeito ao processo de solvabilidade, e sabemos bem que só emprestam dinheiro a quem não precisa.
O que Xbox precisa mesmo é de investir na divisão de marketing porque em comparação com a Sony e a Nintendo estão muito atrás.
Eita que mudada de direção, disse ser artigo, tinha até 5 páginas,agora diz que pode ser um comentário….
Agora sabes o que é dumping, mas depois da explicação, se sabias o que era porque não respondeu antes?
Mas já veio a desculpa pronta, não vou fazer agora….
São iguais ao Phil, falam muito, mas ao pedir as provas logo há n coisas a impedir de se colocar fontes.
Caro Rui… Sobre assunto do que afirma ter sido dito, as mensagens entrarão quando for comprovada a afirmação que foi feita.
Esse pessoal é assim, acusa com o que pensa ter na memória “inventiva” aí depois quer que quem prove é quem ele julga culpado de algo. Faz sentido ser um apoiador da Microsoft, é quase um “doppelganger” do que a empresa faz. Espalha os achismos para maledizer dos outros na sua conveniência argumentativa.
Me solidarizo a você, Mário, pela injustiça de vir alguém aqui acusá-lo de algo sem provar para tentar desmerecer você e seu site, tentando enquadrá-lo como algum tipo de fanboy, que é a projeção que esse pessoal costuma fazer de si mesmo nos outros, é só lamentável tudo isso e de causar indignação.
Pessoas que não sabem discutir, ou refutar argumentos, e atacam os interlocutores.
Acusar os outros de algo e não provar, é desonesto, Rui.
Fez uma pausa para ir almoçar
Nah…é quando chegar a casa.
Igual o que ele fez no passado? Que não colocou o link pois estava a trabalhar e decorrido meses ele ainda não colocou o link.
Não existe crime de trabalho escravo em Portugal?
Bem podes esperar sentado porque quem apoia um demagogo de mau carácter, também é um demagogo de mau carácter, são pessoas que perante factos assobiam para o lado porque são de uma total desonestidade intelectual.
Às vezes dizes que estás chocado e triste com o estado do mundo e do rumo das coisas, tens ai um belo exemplo.
é falta de respeito próprio.
o que ele mesmo diz e faz não importa, o importante é defender o xbox.
sabe como isso parece? relacionamento abusivo… o sujeito muda qualquer coisa que acredita, que tem valor, para atender o que o outro quer.
para o Rui o que ele fala ou acredita, os valores dele, importam ou não importam de acordo com a conveniência do xbox
seria como uma pessoa sem personalidade, que muda o gosto de acordo com o outro.
demorei para entender… fui tomar um café e pensei isso.
Rui, a Microsoft pode sustentar o Xbox como for, mas pra que o Phil precisa mentir?
As críticas aqui que você leva para o pessoal como se fossem da sua família, esse sujeito ou a própria Microsoft é coisa surreal.
Agora é preciso que saiba a diferença do investimento necessário que se faz para uma empresa ou setor funcionar eficientemente, e aquele que se faz para tentar eliminar a concorrência.
Acho que qualquer um aqui que goste ou não da Microsoft, deveria querer é que ela estivesse a criar bons jogo e investir em grandes produções exclusivas pro console dela. Mas comprar thirdies, que nem trazem garantia disso, e só serve para mostrar poder financeiro e falta de respeito pela concorrência, nunca foi nada parecido.
Microsoft não é nenhuma empresa que está começando para fazer um “investimento” equivalente ou até superior ao valor do Playstation a comprar Thirdies, pra dizer que precisa disso pra poder concorrer. Isso aí é só um pensamento imperialista e sem ética mesmo.
Primeiro que a Microsoft está investindo mais em jogos exclusivos do que Sone de forma brutal! É só você olhar o número de jogos em andamento no Xbox e no Play que você vai ver a diferença! E eu não vejo a compra da Activision como algo anticompetitivo! Aliás o principal objetivo dela não é nem os consoles! É fortalecer o Xbox no setor mobile! Fora que mesmo sendo o maior estúdio do mundo a Activision é apenas um estúdio! Existem inúmeros deles no mercado!
Microsoft está investindo mais em exclusivos que a Sony? Em que tipo de jogo? Redfall, Pentiment e Hifi Rush? É isso que você acha que atrai gente pra um console Xbox ou PS?
Paulo acho que além das informações erradas que você trás, imagino que você nem acredite no que diz. A Microsoft tem e-mail de dirigentes dizendo tudo na Zenimax será exclusivo, e que não abriria mão de CoD nem estaria disposto a dividir a empresa pra comprar apenas a King, então não, a Activision não é um estúdio, isso é mentira, são vários estudos e também são das maiores Publisher, senão a maior thirdies da indústria (acredito que existe apenas a Tencent que é maior apenas) que publica jogos delas e de terceiros inclusive, e se divide em 3 grandes sub-empresas principais Activision que é uma dos fundadores dos videogames praticamente, a Blizzard e a King que é responsável pelo setor de Mobile, e dentro de cada uma dessas há vários estúdios, pra você ter ideia, Só nos COD tê vários estúdios que trabalha, cito: Raven Software (Campanha), Treyarch (Multiplayer), High Moon Studios + Beenox (Zombies), Sledgehammer Games (co-dev na Campanha) e Activision Shanghai (co-dev no Multiplayer) (segundo o wikipédia são 13 estúdios ao menos). Fora que a ABK é dona de muitas IPs clássicas e premiadas.Se o interesse da Microsoft fosse apenas mobile, ou o principal fosse isso, e não pelo CoD a Microsoft teria aceitado de boa comprar apenas a King ou todo o resto sem CoD, mas sabemos que não é esse o interesse dela.
Paulo, você como os outros por aqui parecem não saber o que é manter a competitividade, manter competitividade não é por um lutador de 150kg pra lutar com um de 60 quilos, não há competitividade nisso, o de 60 kg só ganha remotamente se o de 150 não souber minimamente lutar, o que pode até ser o caso de a Microsoft caso compre a ABK, pois já provou a incompetência inúmeras vezes. Você tem os e-mail e conduta da Microsoft a dizer que querem tirar a Sony do mercado… mas você é livre pra acreditar no que quiser.
Agora, Paulo, pra sabermos se o “certo” é “certo”, é só fazermos um pequeno exercício de empatia, pense se seria competitivo a Sony comprar a ABK ao invés da Microsoft e tirar as coisas da Activision de lá ou usar isso para chantagear a concorrência, se depois disso você achar que sim que é certo qualquer um comprar só porque tem dinheiro, é porque você deve estar certo mesmo. Fique certo de que se a ABK passar, a Sony vai tirar coisas do Xbox que farão falta também, aí você vai entender o resultado daquilo que você pensa ser competitividade.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Activision_Blizzard
Sabes Juca… No meio disto tudo acredito que hajam inocentes apanhados.
O documento que vou linkar de seguida, apesar dos termos não vem de nenhuma seita religiosa. É uma missiva interna da Microsoft que começa na página 3.
E o que se lê lá choca.
O começo já diz tudo “Evangelização é guerra”, mas lá vez que eles referem que o seu objetivo é dominar o mercado.
Até aqui, nada de mais, não fosse o factode referirem que as suas armas, em vez de serem as esperadas dedicação, qualidade, e conquista do público, são referidas como psicológicas, económicas e políticas.
Fica a ressalva que referem que as armas não são militares… Ainda bem!
A qualidade do produto… Nada! Desde que se faça guerra psicológica, que se atraia com paleio os pategos, depois o dinheiro da Microsoft e os subornos políticos garantem o resto.
Isto está escrito por eles… Não fui eu que inventei.
Mas leiam o documento todo… É um verdadeiro manual de astroturfing.
E Phil Spencer teve recentemente em tribunal uma afirmação que mostra claramente que aquela cátedra ainda hoje se aplica, ao dizer sobre a Xcloud: “If we can get them (hardcore Xbox fans) to love it they will evangelize.”.
http://antitrust.slated.org/www.iowaconsumercase.org/011607/3000/PX03096.pdf
pu** q pa***, os caras têm uma cartilha/manual de tática de “guerra”, e tratam a m**** toda que fazem como uma religião a ser seguida, que povo escr***!!! É impressionante.
pelo visto eu tenho um catálogo vasto de palavrões pois sei cada palavra que você parcialmente escreveu acima!!!!
És letrado, e fez curso de leitura dinâmica! Lol
Eu não aguentei ler muito adiante da página 3, aliás parei quando eles trocam “ajudar os desenvolvedores” para “ajudar a Microsoft”
É pq é uma doutrinação e isso consiste basicamemte em ser redundante e repetitivo até que a pessoa aceite aquela ideia, o que costuma ser enfadonho pra ler.
Mas é basicamente um manual de como ser mau se fingindo de bom.
O gozado é usarem até estratégia de chineses (a arte da guerra) pra embasar as ideias imperialista e capitalistas das empresas, mas uma prova de que tudo é mera conveniência e que sempre é possível deturpar qualquer ideia.
Não eu não estou falando de jogos de menor escopo! Fala sério, você não viu os inúmeros anúncios de AAAs que ela fez nesse ano e nós últimos também?! Porque se não viu me desculpe mas você não acompanha o mercado! Fora que quais anúncios a Sony tem prós próximos anos?! Só o Wolverine! Eu conheço muito bem as dimensões da Activision que você mencionou! Estúdio foi só um modo de falar! E sim se a Sony comprasse a Activision no lugar da Microsoft eu acharia perfeitamente normal também! E eu não disse que o interesse da Microsoft era apenas mobile! Falei que era o principal interesse! Mas também tem haver com os consoles! Eu se fosse um Sonysta pararia com essa narrativa de exclusivos pois isso vai se voltar contra eles daqui pouco tempo!
Quais AAA? E a quanto tempo estão em desenvolvimento?
Lembrando que criticaram tanto a demora para lançar o GT5 no PS3 em que a demora entre GT4 e GT5 foi de 5 anos 10 meses e 24 dias e o Forza, se não tiver atraso, será lançado com 6 anos e 6 dias depois do Forza 7.
Falo isso acima porque é fácil dizer que há vários jogos “AAA” anunciados sendo que parte deles está com atraso.
Como uma vez vi em um comentário, não adianta o Xbox ter 10 AAA a serem lançados sendo que a plataforma passou anos sem ter jogos a altura, ou seja, não adianta em 1 ou 2 anos tu ter um banquete mas que para isso você passou 3 ou 4 anos em regime de fome.
Paulo, o que você diz de mim, eu posso dizer de você, que não vistes os anúncios da Sony. Mas Paulo, existe uma enorme diferença em anunciar os projetos pros próximos 10 anos e anunciar o que vai sair nos dois ou 3 anos vindouros… Achas que o que tu sabes de anunciado pela Microsoft é pra quando? Avowed foi anunciado em 2020, já saiu? Hellblade 2 em 2019, já saiu? Outer Worlds 2 em 2021, Já saiu? Forza Motorsport 8 em 2020, já saiu? E achas que isso gera apelo como? Veja bem, o Phil Spencer não entrou ontem no Xbox, ou mesmo na à frente da divisão, o que achas que ele lançou mesmo? E te digo, que preste só os Forza Horizon… mas cabe lá a interpretação de cada um sobre o que achou de Crackdown 3, Halo, Grounded, Sea of Thieves, Pentiment, Redfall… Eu entendo que você é um fã do Xbox é prefere a plataforma da Microsoft, mas sinceramente, gosto não serve de parâmetro, eu passo longe de todos esse jogos do Xbox na mão do Phil Spencer, pra mim, só escapa Forza Horizon e mesmo esse último eu não comprei mais pelas atitudes desse sujeito, depois de ter jogado todos os FH anteriores até o fim. Não cogito comprar mais nada da MS até pelo menos esse sujeito cair, mas vejo que há questões que são coisas da própria cultura da companhia, então, por enquanto só o windows mesmo que vou levando porque tornaram a indústria de softwares no PC basicamente dependente deles., e o Mac, pra mim, não tem um custo justificável, pois no Brasil é impraticável. Uso na maior parte do tempo no PC o GNU-Linux, mas infelizmente existem alguns softwares essenciais que só existem no PC-Windows e o uso do Próton/Wine ou uma Maquina virtual perdem muito em desempenho.
Você falou na notícia passada que era a favor do Xbox acabar como console! Me desculpa Mário, o seu site é muito sério e não quero ofender ninguém pessoalmente mas esse tipo de declaração é o cúmulo do fanboyolismo! O seu site está atraindo muito dessas pessoas!
É tão independente quanto um filho pródigo de pai rico que não o deixa afundar por conta própria.
Esse cara é um charlatão (aldabrão) está mais que provado que é um homem com palavras sem valor crível.
Nunca imaginei que chegaria o dia em que diria isso… Mas infelizmente ele tem demonstrado isso mesmo! É cada tiro… cada melro!
Pois é mas eu desde sempre disse que este tipo é um mentiroso, ou como eu o classifiquei muitas vezes, um lobo em pele de cordeiro, e se olhares para trás, verás que os sinais sempre existiram, e eu não acredito que no fundo nunca tenhas percebido isso, deste-lhe foi o benefício da dúvida que eu nunca dei porque nunca tive dúvidas em relação a este tipo.
A Xbox é tão independente da Microsoft que nesta questão do negócio da Activision, ninguém da Xbox tomou qualquer tipo de decisão relevante, teve que ser o vice-presidente da Microsoft a dar a cara porque tipo não passa de um boneco pelos disparates que diz e que tem o título de CEO para inglês ver.
Eu não gosto de julgar as pessoas. E muito menos pelas aparências. E nesse sentido, havendo muita contra informação e má vontade nesta guerra de consolas, bem como ordens superiores, nunca me atrevi a julgar o senhor por si, apesar de criticar claramente as suas escolhas que sempre tomei como desastrosas.
Agora Phil está a agir num tribunal, falando pela sua própria boca, e sob juramento, pelo que posso perfeitamente perceber o tipo de pessoa que é!
E não é bonita!
Eu também não julgo as pessoas Mário, mas também não gosto de ignorar os meus instintos, e como tal, gosto de chamar os bois pelos nomes.
Quando foi aquela entrevista ao kindafunny, ainda tive ali uma réstia de dúvida, pensei que ele era apenas um boneco da Microsoft, e é, mas foi logo desfeita pela forma como voltou às entrevistas com os disparates do costume.
Tudo isto que te está a deixar chocado, para mim é só uma constatação dos meus instintos.
Bom, posso estar falando bobagem mas o capital de terceiros é mais barato, ou seja, a MS não precisa de 80 Bilhoes em caixa pra fazer aquisições, ela pode tomar empréstimos, eu acredito que boa parte deve ter sido.
Verdade… Mas isso tem de ser pago… Não aparece do nada! E um empréstimo tem juros!
Claro, mas ela deve estar partindo do princípio que ela poderá fazer mais lucro líquido do que o valor de juros que irá pagar. O problema é se não conseguir.
Seja como for, tem de os pagar… Se usar dinheiro liquido, não paga nada! E a Microsoft tem-no!
Mas Hildo, isso é o que se faz ao se liberar ações no mercado, só que é certo que esse valor será “gasto” de alguma forma, pois é algo contratual.
O que a Microsoft vale é um valor abstrato resultado do valor das ações dela. Veja, aqui no Brasil tivemos o caso das Americanas, uma empresa com dívidas de 40bilhões de reais que se não fossem pelas ações, que eram compradas por investidores baseadas em contabilidade fraudulenta a empresa teria até valor negativo e nem estaria aberta.
Essas empresas e seu marketing sempre atraem investidores todos pra fazer suas peripécias. Mercado de ações é isso, apostar no potencial alheio confiando de boa fé na honestidade de terceiros. O dinheiro que uma empresa arrisca é sempre dos acionistas. É só fazer Marketing eficiente e devolver parte do valor das ações como dividendos dizendo que a empresa teve lucros récordes… Aí, é preciso confiar que os orgãos de governo que fiscalizam isso estão fazendo seu trabalho direito, porque se não…
Ter dinheiro em caixa é só uma maneira de dizer aos acionistas que fez provisão pro seus planos futuros.
Nos jogos online por norma não tens pirataria pois há controlo no servidor. Jogos Online, particularmente shooters são o forte do PC…
Quanto à Anita… não conheço… Mas se vende bem é porque se gosta dela… O conceito de bom, e ser-se bom são coisas diferentes.
O mercado é que dita o que é bom… Mesmo que não o seja! Mas se o mercado gosta…
Sinceramente, espero que a Sony esqueça esse negócio de GaaS. Já basta o Destiny, Marathon e os outros anunciados por ela que fiz questão de esquecer o nome.
Isso bate certo com os relatórios financeiros:
Activision Blizzard made most of its money from its mobile game division, King, which brought in $739 million during the quarter. This compares to $580 million from Activision and $443 million from Blizzard. In terms of revenue by platform, mobile was No. 1 for Activision Blizzard during the period, reaching $956 million. PC followed with $666 million and console brought up the rear with $639 million.
Não há aqui novidade nenhuma! COD sempre foi mais popular no PC! Os meus amigos que o jogam, mesmo tendo consolas, nesse jogos é sempre PC. Até porque nada bate rato e teclado!
Só não entendi muito bem o que quis trazer com essa informação? É por mera curiosidade, ou insinuar que não há pirataria feroz no PC? O PC como base de jogadores, só perde para Mobile, mas isso não garante maiores vendas de nenhum título por lá ou a ausência de pirataria, nem mesmo com o Denuvo que já chegou a ser quebrado em poucos dias de um ou outro lançamento. Jogos com o sempre online a autenticar, não correm esse risco, mas a maioria dos PCgamers não gosta disso. Só a Steam tem 120mi de usuários ativos, e os PCgamers não se resumem a ela.
Aqui condena-se a pirataria pelo que agradeço que não fales mais nesse assunto. Obrigado.
A PS3 era facilmente hackeavel por software até á versão 3.5, a Xbox dava mais trabalho já para não falar que uma má cópia dava logo Ban da consola na live, por isso é que havia muitas consolas á venda banidas da live e daí a fama.
Nós dias que correm e em relação aos jogos, compensa mais comprar o jogo do que tentar obter a cópia pirata