O jogo traz melhorias diversas face à versão Xbox!
Pentinent é um jogo Microsoft. É um jogo de uma equipa first party da Xbox… E no entanto… será melhor na Playstation 5!
Eis as melhorias que o jogo aporta para a consola da Sony:
- O jogo correrá a 120 fps na Playstation5, contra 60 fps na Xbox Séries X
- O jogo ocupará 6,37 GB de disco na PS5, contra 11.4 GB na Xbox Series.
- O jogo trará melhorias ao suportar as caraterísticas do Dual Sense.
Sinceramente não me considero um fanboy de nenhuma marca, mas esta situação revolta-me! Nunca achei correto que os jogos das consolas tivessem melhorias no PC, e da mesma forma não acho correto que os jogos da Xbox tenham melhorias na Playstation 5.
O jogo, a partir do momento que é criado por um estúdio First Party deveria garantir uma excelente suporte à consola da marca que o possui, e a partir daí, todas as restantes versões deveriam, na melhor das hipóteses, ser iguais. Sem mais uma situação que fosse a nível de suporte!
E pessoalmente esta situação revolta-me, mesmo tendo em conta que nesta geração não optei por adquirir uma consola da Microsoft, e como tal não me sinto verdadeiramente na melhor posição para criticar esta situação.
Mas acho chocante esta situação e sinceramente acho uma humilhação para os fans da consola original. Trata-se aqui de um principio de respeito por aqueles que sustentaram a plataforma e a fizeram chegar até ao sitio em que ela está hoje, um respeito que a marca, neste caso a Xbox, não está a ter.
Nota pós publicação: A situação gerou descontentamento junto dos possuidores Xbox, que o demonstraram junto do criador do jogo. Nesse sentido este promete agora o Patch 120 fps para a Xbox numa futura atualização.
[off] E as possiveis specs do ps5 pro com o dobro de performance do ps5 base?
Alguns pontos que me questiono
Sim, tem rumores dizendo de uma espécie de Dlss da sony, que de alguma forma ela pode portar para o ps5 base.
OFF:
Estava a ver o ultimo vídeo do NXGamer… e estou parvo. Ele aborda a Xbox, e estava a ouvi-lo e parecia que me estava a ouvir a mim! A opinião dele é, e pelos vistos sempre foi, igual à minha. Que a Xbox estava à anos no mau caminho, que isto era inevitável, que a empresa só se preocupa com o lucro, que não quer saber dos utilizadores para nada pois se não for como eles querem… fecha, etc.
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=TtK32_dabsI&t=982s
A partir dos 19m 53s.
Interessante a análise que ele faz à postura corporal do Phil Spencer, pois eu notei o mesmo. Ele estava tenso e nervoso, não era o Phil do costume, e estava basicamente a debitar algo que lhe escreveram.
Não vejo porque não ter ao menos um frame generator pra futuros jogos, embora o Pro possa ter uma parte especializada pra isso que o PS5 base não terá.
Barato e pequeno.
Ou talvez ao contrario!
Pequeno e barato.
Herrr… não era bem este contrário. 😉
Somente o dobro?
O PS4 Pro era quase o triplo do PS4 Fat.
Se por o PSVR2 com qualidade do que se vê no PS5 normal, pra mim, tá valendo.
Assino por baixo
Temos alguns fatos que talvez expliquem o porquê de ser o dobro do Ps5 base é não o triplo, como foi o caso do Ps4 pro:
A proposta de Hardware do Ps5 é diferente da do Ps4. Nas palavras do Cerny, o Ps4 era um PC otimizado pra jogos, já o Ps5 é um console clássico;
O Ps5 se focou em ter mais eficiência no pipeline, enquanto Ps4 se focou mais em força bruta;
O Ps4 pro nunca foi explorado ao máximo porque tinha o Ps4 base como âncora… Talvez a Sony tenha chegado a conclusão que foi muito para o que entregou de fato;
Os custos de fabricação aumentaram;
O Ps4 era um hardware defasado quando foi lançado, já o Ps5 é o contrário, foi lançado com hardware bem atualizado e nem foram utilizadas suas principais features ainda, como é o caso da Geometry Engine do Cerny.
Deve ter mais coisas e se alguém quiser complementar, que fique tranquilo pra fazer, mas o que lembro mais por cima é isso.
A sugestão de dobro, apenas deve sugerir que manterão a arquitetura da GPU, do contrário, seria algo a ser visto como bem mais que o dobro, agora, o dobro de performance real adicionado a recursos de gerador de frame e resolução aumentada por IA, seria um salto fantástico. Se hoje temos jogos a 4k@30 ou 1440@60 isso podrria significar facilmente 4k@60 e 1440@120 só pelo dobro de performance bruta. Mas sabemos que é difícil escalar-se tão bem assim.
Acho que estão confundido teraflops com performance. Para ter o dobro vai ter que ter mais de 3x os teraflops.
O problema é que em muitos lugares é pintado com o dobro de teraflops, não de performance, no NXGamer, por exemplo, a GPU lá apresentada não chega aos 20TFlops, o que será uma verdade se mantiverem a arquitetura da GPU.
Esse o problema. A galera vê o dobro de TFlops e acredita que vai dobrar a performance. Se utilizarmos o PC como referência, será um ganho de uns 40%.
Isso, mas é preciso lembrar que se trouxer tecnologias de upscale e geração de frames por IA isso poderá ser considerado maior performance que a pura, pois além do ganho de processamento haverá um software que rodará com vantagem performance em relação ao console base. É preciso esperar pra ver.
E Netto, uma correção ai: O Ps4 pro tem 4.2 teraflops e o PS4 base tem 1.84 teraflops. Então 4.2/1.84 = 2.28. Então é um pouco mais que dobro do poder bruto do ps4 base e nem perto de ser triplo.
Então o rumor de um Ps5 pro ser aproximadamente o dobro de poder bruto do Ps5 tá coerente com o passado.
O dobro de performance seria algo próximo de uma 7900XT que custa apenas 700 dólares. Gostaria de saber de onde sai tanta falta de noção. O PS6 não terá o dobro de performance.
Foi apenas um Bug na versão do Xbox
STONKS
Um bug que existe desde 2022.
Falta de respeito, essa desculpa, ainda tira os fãs de trouxa.
E a desculpa do Dev foi que havia um bug no jogo no Series que impedia os 120Hz… Mas pôxa, custava anunciar um patch pro console Series antes disso? Falta de respeito com o consumidor.
off rápido e relevante:
Phill spencer lá no podcast falando que “a gente vai continuar mantendo os jogos digitais das pessoas”
NINGUÉM estava especulando que “desligariam o Servidor” da Live. Nem o fanboy mais lunático do playstation ou switch ou o fanboy mais fanático do PC, depois do Games of Windows Live, falaram isso… Ninguém falou disso.
Pq ele responderia sobre isso?
Segundo o NX Gamer no último vídeo dele, é porque essa carta de “desligar tudo e acabou” está na mesa.
Sim… Isso foi a parte que mais me chocou. Esse questão nem sequer estava na mesa, e ele ter tocado nisso é preocupante. Aparentemente essa possibilidade existe!
Acho que essa possibilidade existe se esses bilhões de investimento não começarem a obter lucros logo. Phill deve estar passando por uma pressão imensa.
OFF: Contrataram demais durante a pandemia e agora precisam se adaptar a nova realidade econômica. Um mal de toda a indústria e Imagino que não vai parar por aí.
https://x.com/tomwarren/status/1762466850317684911?s=20
De lascar, minha solidariedade aos afetados, de quebra ainda vai afetar o VR… Putz.
Ao menos parece que o foco foram as equipes produzindo GaaS. O interessante é que nós percebemos que desenvolver 10 GaaS em simultâneo não daria certo e os diretores da Sony levaram anos.
Achei triste que fecharam o London Studios, tinha coisa boa ali…
VR… Mas posso recordar que o London Studio foi o criador do The Getaway… E desde essa altura ficou a fazer jogos VR. Estava muito abaixo do esperado.
E o Sing Star, que é um jogo que todos que vêm pra cá em casa adoram e um dos grandes motivos pelo qual sempre ando ligando meu PS3 e PS4, Infelizmente, nunca deram o suporte que deviam expandindo catálogo e acredito que restringiram apenas a artistas da Sony Music, poderia ser muito melhor, Mas ainda assim é um belo jogo.
Juca, acho que vc pode até “comemorar” pois segundo o Jason Shcreier, a maioria dessas demissões é de projetos de GaaS Lol.
https://twitter.com/Dream_WaIker/status/1762516601830592705?t=WI_m23TdTAciUz1_3ouA5w&s=19
E aqui o comunicado oficial da SIE:
https://sonyinteractive.com/en/news/blog/an-important-update-from-playstation-studios/
Solidariedade para os afetados. Estes despedimentos são chocantes.
Sparrow, eu não quero que façam jogo só pra mim, não quero é que joguem dinheiro fora podendo usar isso pra fazer coisa boa. Por mim, a From não vendia um jogo, mas tem gente que gosta, então, não é isso que eu queria, só acho estupidez terem sucesso fazendo algo e quererem botar pra fa,er outra coisa, e pelo visto tudo de uma vez. Mas olha aí, o Helldivers parece que tem dado certo, mas não pode ficar só nisso, tem que lembrar dos clientes antigos, entende? Fico triste pelo London Studio, tiveram alguns jogos legais, a Firesprite trabalha com VR, provavelmente foi afetada tb…
Dos estúdios europeus, jurava que seria o estúdio Media Molecule que seria cortado. Fiquei pasmo. Espero que pare por aí.
Chocante… Apesar que sempre me questionei o que andava a fazer o London studio. Eles não entregam nada de jeito há séculos.
Agora pelos vistos o problema é mundial. Ainda hoje no telejornal estavam a falar de despedimentos em centenas de empresas pelo país.
Aproveitando a conversa sobre o possível PS5 Pro, vale lembrar q o ps4 pro chegou 3 anos depois do base, então não teve como melhorar mais a performance e tamanho.
Já o onex chegou 4 anos depois do base, e pode ver uma grande diferença de performance e praticamente no mesmo tamanho do base.
Penso q este Ps5 Pro vai ver com o tamanho semelhante ao PS5 normal, e com opções de disco e sem ele. Os moldes dos drives de disco vendidos separadamente de ps5 slim servirá no Ps5 pro.
Essa é minha especulação
Então João, acho que a PS4 Pro podia até ser melhor, mas a proposta da Sony foi basicamente trazer o mesmo console apenas com mais GPU. A proposta da MS com o One X foi quase reprojetar o console, e fora que tiveram tempo de projeto pra ver o que a concorrência tinha antes. A Sony poderia fazer melhor, mas provavelmente o console da MS sempre teria hardware mais potente, principalmente sendo lançado quase 1 ano depois.
Mário percebo os teus argumentos mas não concordo totalmente, isto porque o jogo em questão é ”oferecido” no gamepass, eu na PS tenho que o pagar, mas ainda assim, e pondo-me em pé de igualdade com os pouquissimos jogadores de Xbox que compraram o jogo, porque raio é que eu que paguei o mesmo, não posso ter uma versão superior porque a minha plataforma assim o permite?
Tenho culpa que o comando da Xbox tenha menos imersão que o Dualsense, ou que as técnicas de compressão na PS5 sejam superiores, o que leva a uma poupança significativa no ssd em relação à Xbox?
Em relação à humilhação dos fãs da Xbox, eu só tenho uma coisa a dizer, estão a colher aquilo que semearam, e dada a atitude de rei na barriga que tiveram no ultimo ano de que iam comprar tudo e reduzir os outros a pó, epá não posso dizer que nutro muita empatia.
São questões válidas. Mas deixa-me tentar explanar melhor a minha perspectiva.
Uma coisa é um jogo vindo de um produtor multi. Tu aí recebes o jogo adaptado à realidade de cada plataforma.
Outra coisa é um jogo Xbox. Um jogo Xbox, ou PlayStation, ou Nintendo, é um jogo desenvolvido por uma equipa que se dedicou a trazer esse jogo para a plataforma que suporta.
Quer isso dizer que o jogo vai ter as limitações dessa plataforma pois essa é a experiência Xbox/PlayStation/Nintendo. E entendo que outros sistemas não devem receber nada diferente disso, sob pena de estares a dizer ao mundo que a plataforma em causa, é inferior.
Porque a questão que depois se coloca é: Onde parar?
Será que se fosse a Nintendo a colocar o jogo na Xbox, PS e PC, o grafismo não deveria ter mais efeitos? As texturas não deveriam ser 4K? Os mapas não deveriam ser maiores para aproveitar a melhor ram? Os modelos não deveriam ter mais polígonos? A física não deveria ser melhor? Não deveria haver RT?
Basicamente estás a abrir uma caixa de Pandora. E a destruir a experiência original.
Para além do mais, estás a desiludir os fans da marca que suportam dizendo-lhes… Ali está melhor! E a tua versão é a pior.
Isto vai contra o conceito de first party. Eu percebo que a Xbox deixou de ter exclusivos, mas tem ainda o nome Xbox e os first party. E se até isso vai destruir, ora bolas.
Daí que acho que deveria haver revolta dos fans. Serem murcões é uma coisa, parvos é outra, mas isto já é come-los de cebolada e eles a verem e a bater palmas.
E isto também aplico à PS e às melhorias nas versões PC.