PCManias Direct S01E08

Com os convidados Carlos Eduardo e Daniel Torres.

Temas em discussão:

Os rendimentos da Industria e as despesas da Microsoft.

O que se passa com alguns estúdios Microsoft

Novas subscrições PSNOW. Boa aposta face ao Gamepass?



Unreal Engine 5 – O futuro dos motores de videojogos?

Número de vendas de consolas. Uma realidade de mercado, ou uma consequência?



36 Comentários
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Tiohildo
Tiohildo
26 de Abril de 2022 13:41

Muito bom o Direct.
Sobre essa demo da UE5 Matrix eu acho que o foco dela é mais mostrar as possibilidades da engine, nem tudo que utiliza ali um desenvolvedor vai utilizar no seu jogo (vai usar algumas das features) e além do mais não está otimizado, não era o foco mostrar performance.

OFF.
Meu ps5 já atualizou o VRR. Já aparece nas opções para habilitar. Só preciso da TV com esse recurso 😀

Parece que esse VRR do ps5 não funciona com gsync nem freesync.

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Abril de 2022 14:13

A opção VRR fica desabilitada. Quando mudo para automático, abre um popup na tela e diz que minha TV não suporta. Minha TV é antiga, FULL HD e hdmi 1.4 provavelmente.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Tiohildo
26 de Abril de 2022 14:08

Achei interessante o El Analista de Bits dizer que o Spiderman MM está com média de 40~50fps no modo fidelidade, e 70~80fps no modo performance.

Isso é um prato cheio para jogar com VRR, ter “sensação” de 60fps no fidelidade, e “sensação” de 120fps no performance.

https://twitter.com/analistadebits/status/1518943785371193344?s=20&t=t-u2Gey8hkgVjObx-F-7jA

Tiohildo
Tiohildo
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Abril de 2022 14:30

Essa pessoa fez um vídeo onde ele mostra o jogo spiderman a 120 hz e com VRR. O frame rate fica variando, a tv dele tem fps count. Bem legal.
https://www.youtube.com/watch?v=jMO659gCoQk

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Abril de 2022 20:45

Isso mostra o quanto os jogos da Sony são otimizados e têm folga pra rodar a 30 cravados.

Eraser
Eraser
Responder a  Juca
27 de Abril de 2022 9:08

Isso é normal, tem de haver performance consistente acima de 30 fps para se conseguir 30fps fixos.

Andrio
Andrio
Responder a  Tiohildo
26 de Abril de 2022 14:28

Esse lance de não ser compátivel com gsync ou freesync me deixou deverias chateado. Se eu não estiver enganado o do xbox series é compativel.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Andrio
26 de Abril de 2022 17:11

“Parece que o PS5 VRR também funciona em monitores HDMI 2.0 FreeSync mais antigos. Estamos começando a lidar com os prós e contras. Funciona principalmente bem, mas tem suas limitações, com certeza.”

https://twitter.com/dark1x/status/1518996318793916417?s=20&t=ygtX0DdhHcKGJPiPwjk4tA

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Abril de 2022 18:35

Tem um pessoal testando jogos que nem constam no blog da Sony, e estão reportando que melhorou bastante. Estão falando até de Elden Ring, que ficou bem mais fluído com o VRR ativado.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Abril de 2022 18:39

Tem uns vídeos já do pessoal testando o modo performance RT com unlocked fps do Spiderman MM, parece extremamente fluído.

https://twitter.com/hscpedro/status/1518998902673920001?s=20&t=SXool1UF1fBLC484QzhXCw

Marcio
Marcio
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Abril de 2022 23:31

cara eu joguei em casa e é incrivel, da vontade de ficar andando pelo mapa sem fazer nada, é simplismente incrivel o jogo deve estar a uns 90 ou mais fps

uma curiosidade, nao consigo habilidade o vrr no s.o do console, da que é incompativel, mas no jogo direto funciona de boa.

Juca
Juca
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Abril de 2022 20:48

Qual jogo, Mário?

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
26 de Abril de 2022 21:45

E no modo qualidade, qual a janela de fps pros dois games?

Andrio
Andrio
Responder a  Carlos Eduardo
26 de Abril de 2022 18:18

Gloria, tinha comprado um monitor pra jogar jogo de luta no ps5 e já tava ficando desanimado xD

Juca
Juca
Responder a  Andrio
26 de Abril de 2022 20:47

Acredito que o único problema vai ser é pra quem joga em monitor exclusivamente Gsync.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Tiohildo
26 de Abril de 2022 16:37

Estou impressionado com a otimização dos games da Sony. Nunca imaginei que sobrasse tanta performance. Por outro lado, foi uma vergonha terem demorado tanto para liberar o VRR. Imagino que agora resolvam o problema de Horizon liberando o fps do modo qualidade, porque o performance continua uma porcaria.

Eraser
Eraser
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
27 de Abril de 2022 9:05

A performance é boa, tem 60fps e 30fps fixos.
A imagem no modo 60fps é que tem problemas, apresenta defeitos de shimmering e demasiada diferença para o modo qualidade de 30fps.

Juca
Juca
Responder a  Tiohildo
26 de Abril de 2022 20:44

Teoricamente o VRR é o Freesync (que é um método aberto). Gsync é tecnologia proprietária da Nvidia e pra usar tem de pagar.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
26 de Abril de 2022 13:59

Obrigado pelo convite Mário.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
26 de Abril de 2022 15:00

Excelente Direct. Parabéns Mario, Daniel e Carlos Eduardo.

Quanto a retro, parece que a Playstation está se mobilizando fortemente nesse sentido.

https://twitter.com/NextGenPlayer/status/1518749213278064640?t=v4FigquOE8tL0Y1S1QjWJw&s=19

Last edited 2 anos atrás by Sparrow81
Sparrow81
Sparrow81
26 de Abril de 2022 15:45

Off – De ontem pra hoje a VGChartz já alterou o número de vendas de Xbox e Ps5.

Ontem:
Ps5 – 19.25 milhões
Xbox Series – 14.05 milhões

Hoje:
Ps5 18.84 milhões
Xbox Series 14.01 milhões

Agora é aguardar o número oficial da Sony. Creio que errarão com uma boa margem DE NOVO.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
26 de Abril de 2022 18:06

Off Topic: PlayStation Games Priced $34 or Higher Reportedly Now Required to Have Time-Limited Game Trials (vgchartz.com)

Excelente decisão para os consumidores. Uma pena que é pago. Curioso para saber como foi a negociação com os desenvolvedores, principalmente indies.

Juca
Juca
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
26 de Abril de 2022 20:52

A decisão do preço de corte já salva muitos indies, provavelmente pega poucos indies, e devem ser os maiores.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
27 de Abril de 2022 0:41

OFF

Mário, olha que interessante esse artigo.

One of RPCS3’s developers, Whatcookie pointed to the PlayStation 3’s “128 byte read/write as well as the quirky floating-point format that the SPUs support” as the major bottleneck in reaching RPCS3’s stated goal of 100% compatibility. The PlayStation 5 runs on an x86 CPU like most computers. It’s one reason the PS5 is backward compatible with the PS4, another x86 system. Both have cache lines of 64 bytes, as opposed to the PS3’s 128 bytes per line.

“128 bytes of data can be written ‘atomically’ on PS3, meaning it appears as a single event, while on a system with 64-byte cache lines it appears as two events,” Whatcookie explained.

https://www.ign.com/articles/ps3-emulation-playstation-plus?taid=62645ef16ea8aa000180dada&utm_campaign=trueAnthem%3A+Manual&utm_medium=trueAnthem&utm_source=facebook

Interessante que o Cell faz uma leitura/escrita única de 128 bytes dos seus caches, enquanto que as CPUs x86 do PS4/PS5 fazem a leitura/escrita de 64 bytes. Então já se tem um altíssimo custo computacional para realizar duas leituras/escritas em CPUs x86 e emular o PS3 considerando como se fosse uma única leitura/escrita.

O artigo continua com o pessoal do RSPS3 dizendo que emular os SPUs pode ser ridicularmente caro, considerando claro uma optimização razoavelmente boa para funcionar bem no PS5.

Last edited 2 anos atrás by Carlos Eduardo
Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
27 de Abril de 2022 1:50

Penso que o melhor seria avaliar a estruturação do código fonte dos jogos de PS3 e usar alguma programação inteligente para transformar a codificação para algo a ser entendido por outra engine (um port para rodar nativamente).
A MS fez engenharia reversa com jogos de terceiros até onde se sabe, e apesar de ter sido aparentemente simples, e não é assim pela arquitetura do PS3, a Sony já tem uns anos a avaliar essa problemática.

Last edited 2 anos atrás by Juca
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