Um PCManias Direct marcado em cima da hora para abordar uma das noticias mais quentes dos últimos anos.
Este PCManias Direct conta com a presença do Daniel Torres que, numa conversa informal comigo, nos permitirá discutir o assunto da compra da Activision pela Microsoft.
Infelizmente, pela rapidez da marcação, não foi possível contar com o Carlos Eduardo, e nem com o Felipe Horvath que, à última da hora ficou retido numa reunião.
Deixo aqui o vídeo, e logo abaixo os links para os artigos fonte e imagens usados/citados no mesmo:
https://www.washingtonpost.com/video-games/2022/01/20/xbox-activision-blizzard-phil-spencer/
Imagens
Já tive o prazer de ouvir/ver o vídeo.
A história seria completamente outra se a MS não tivesse comprado a Zenimax anteriormente. Não sendo o caso, vai demorar muito a afetivar a comprar, se a mesma for aprovada.
E a sony já está a desenvolver uma resposta ao gamepass, vi ums rumores que a mesma incluirá compatibilidade de jogos de consolas antigas (pa1,ps2, ps3), pois já surgiram patentes nesse sintido. .
Se esses rumores da Sony forem verdadeiros, eu vou achar bastante interessante, mas não deixarei de me perguntar se isso será suficiente para compensar a perda de 2 publishers, caso a compra seja aprovada.
Para mim, isso ai é fake news de Rumor que pode ter dois objetivos:
se sair um serviço novo de verdade, é para quando sair virar “decepção” pq não tem retro de PS1, 2 e 3 pq “todos ficaram no hype com o Rumor”
se não tem nenhum serviço, relembrar da “retro é fundamental, vamos falar da Retro que o PS5 não tem?” e “sony anti consumidor não faz retro com console antigo”
Só não tem uma avalanche de fake news mais pq todo mundo que podia fazer fez antes do lançamento do PS5, errou e agora precisa dar um tempo…
Espera no lançamento do PS6 para ver se não vai ter veio Leadberg “não sei não, esse PS6 pode ter clock fake” Alex bukaka “não sei não, GPU capada sem RT, SSD só para loading” e Windows Central “não sei não, sony não sabe fazer consoles… subestimou a MS”
As patentes são reais.
Deto eu acredito que a Sony criando uma resposta ao gamepass e ainda com uma retro, pode ser algo bom para a Sony que neste momento precisa de algo para acalmar os ânimos, mas é como eu sempre disse aqui no site a retro para mim é um bônus e não algo a ser idolatrado como a Microsoft fez por que não tinha jogos.
E sobre as patentes como Sparrow falou elas são reais, o que leva as pessoas a acreditarem neste rumor.
Uma coisa que achei interessante foi falarem de uma possível compra por parte da Sony, em vez da PlayStation. E como a Playstation teve que suportar a Sony quando estava em baixo. Seria um bom investimento e uma maneira de compensar.
Gostava de referir uns pontos:
1) A aquisição da Activision é uma excelente compra para a Activision, para a MS e para os consumidores da plataforma PC e Xbox. Está aquisição irá permitir liberdade e creatividade aos estúdios. Podemos ter os estúdios de COD a fazer um DOOM ou skyrim. E coalition a fazer um novo COD. Isto irá libertar os estúdios da Activision do COD, e dar uso a creatividade interna.
Já é sabido que a MS vai “estoirar” dinheiro e tentar reviver coisas antigas ou criar novas.
2) Referente a possíbilidade de uma compra de Take two ou Konami, só queria referir uns pontos. O problema da Sony não é os IPs, por muito que gosta se de ver um novo Metal Gear. Mas sim de estúdios comparativamente a xbox, se a compra efetivar. A Sony tem um repertório de IPs enorme que adoraria que voltassem.
Com isto, só quero dizer que não estou a favor de aquisições de Publisher ou de grande escala, por retirar as mesmas a um concorrente direto. (Na qual vende mais)
Mas acredito que está compra vai ser boa, dando versatilidade e creatividade aos estúdios da MS.
A única que irá ser prejudicada gravemente será a PlayStation, claro.
Se a compra for aprovada, podiam por a condição de os jogos serem multiplataforma durante pelo menos 5/6 anos, após a compra
Os 2 pontos que você levantou eu condordo bastante.
Nem eu nem o Mário somos a favor da compra de publishers seja qual empresa for, pois irá ser ruim para a indústria. E sim a Sony tem bastante Ip’s que poderia recussitar, mas para isso ela tem que ir a público e mostrar seja qual for sua resposta, pois quanto mais silêncio ela faz mais besteiras as pessoas teorizam e da voz ao FUD.
Pois. A Sony tem que continuar na sua aquisição ponderada e com cabeça. Mas uma coisa é certa, a Sony está com défice em FPS.
Pois a Zenimax e activision devem ser uns 70% do mercado Fps, se não estou em erro?
E duvido muito que a Insomniac e a Guerrilha façam algo novo com o resistance e Killzone tão cedo…
A Sony tem uma relação estreita com a Activision faz algum tempo. Com certeza a MS vem demonstrando interesse por um bom tempo e os japoneses já sabiam disso internamente.
Não a toa, Sony está financiando projetos de RPG e FPS com a Deviation Games, studio novo criado por veteranos de CoD e que conta com ex devs de Destiny. Durante a semana saiu também que esse studio já estava expandindo e criando uma filial no Canadá, para mais um novo IP Playstation. O mais provável de tudo isso é que esse Studio ja é ou já tem um contrato para ser adquirido pós lançamento do primeiro game financiado pela Sony.
Comentei isso mesmo ontem com o Daniel numa conversa que fomos tendo enquanto esperávamos pelo Felipe que depois não pode aparecer
Exacto… Deixamos isso bem claro no vídeo.
Exclusivos sim, mas ou produzidos pela própria empresa, ou novos IPs. Comprar empresas aos magotes arrecadando os IPs para si não tem nada de bom para o mercado.
Mas curiosamente todos aqueles que vinham aqui com os argumentos de atitudes pro consumidor da Microsoft, sobre isto não dizem nada.
A Sony comprando exclusividade temporária e agora aumentando esse tempo, está OK, pra você, Microsoft dando o troco, ai não pode? Cadê o FF7R no Xbox? Está no PC e PS, mas não no Xbox, isso por causa que a Sony pagou um contrato com a Square, milhões gasto para tirar este game do Xbox. Assim com Spider Man, que sempre foi multiplaforma e a Sony com seu poder de troca nos cinemas, fez a Disney a deixar a IP nas mãos dele. Pra mim, super válido essa compra da Microsoft, pois demoraram a criar estúdios para dar sequência as suas IP’s, Microsoft também apostou uma vez em exclusivdade temporária com Tomb Raider e nunca mais pegou uma grande franquia dessa forma.
Amigo. Se a compra é super valida para si, vale tanto como alguém dizer que é super invalida. A questão é que o anúncio da compra deitou abaixo o valor da concorrente, e o mercado reagiu mal, com muitos a questionarem o futuro da Sony.
Se isto não é motivo para que os reguladores atuem, e que, até possam parar a compra por abuso de posição dominante (e aqui não neste mercado, mas no global pelo seu poderio econômico), não sei o que é.
Basicamente no exacto nicho de mercado onde está só há dois competidores, a Sony e a Microsoft. Esta compra não tem resultados imediatos que coloquem a Microsoft à frente da Sony, mas não só permite à Microsoft passar a esmagar a concorrência a nível de capacidade de produção, como lhe coloca na mão um produto que pode fazer tremer a concorrência.
Se isso, associado ao uso do poderio econômico que tem, se não lhe parece uma acção de abuso de poder, intimidatória e opressiva da concorrência, não sei em que mundo vive. Mas a mim parece claramente que a livre concorrência fica posta em causa. E se os EUA poderão fechar os olhos pelo facto de a Microsoft ser americana e a concorrência ser japonesa e chinesa, não teria a mesma certeza se a Europa o fará.
De resto a Sony nunca tirou nada da Xbox. Há um contrato de exclusividade de um ano e meio. Depois o jogo é livre de ir para onde quiser. Isto não retira nada à concorrência. E se tem tanta pressa pelo jogo tem uma solução, compre a outra consola. Afinal é por isso mesmo que este tipo de contratos de exclusividade temporária existem, e não são exclusivos da Sony.
Estranho porém a queixa sobre este jogo, pois quando a Sony lança remakes sempre ouvi o outro lado a dizer que isso são jogos velhos que não interessam a ninguém e que só servem para se pagar o mesmo jogo duas vezes. De modo que não posso deixar de notar a curiosidade de estar a haver indignação e tanta vontade de se pagar agora segunda vez por este jogo.
Para além do mais, comparar uma exclusividade temporária de um jogo com a compra de uma Activision, soa-me a algo tão desproporcional que questiono se ponderou o que disse. Porque se o fez, então teria de dizer que o fanatismo é tal que perdeu a noção.
Quanto a Spider Man foi um acordo num ramo de negócio onde a Microsoft nem opera e que se arrastou para os videojogos. A Sony não tem qualquer poder, mas sim os direitos de cinema sobre a personagem.
Cedeu a personagem à Marvel para uso no MCU em troca de direitos noutras áreas.
Quanto às comparação com Tomb Raider, as datas estão trocadas. Na realidades os direitos por FF7, seja remake ou não, foram adquiridos em 1997. E é devido a eles a Sony tem exclusividade.
E ao contrário do que dizem, a exclusividade não foi estendida. O acordo era ser exclusivo por seis meses na PS5, e exclusivo na PS4 até ao fim dessa data, sendo que a versão PS4 sairia primeiro.
Como a versão PS5 só saiu um ano depois da versão PS4, a exclusividade ficou por ano e meio.
Está exclusividade de meio ano na PS5 foi dada a conhecer em Maio de 2021… Bastante antes do jogo ser sequer lançado, e foi inclusivamente noticiada num site da Xbox.
https://www.purexbox.com/news/2021/05/final_fantasy_vii_remake_intergrade_will_also_be_a_timed_sony_exclusive
Lamento a falta de informação.
Mário, por que a minha resposta ao kingsgoku foi apagada?
Foi?
Não está nada teu no lixo… De certeza que não está lá?
Acho que já está… Não sei porque estava para moderação.
Obrigado Mário.
Então quer dizer que você queria que a Sony bancasse todo desenvolvimento de Spider-Man e ela disponibilizasse pra Xbox? Em que planeta tu vive?
Tá aqui um link, assim quem sabe você para de espalhar narrativas fantasiosas. Se informa!
https://www.eurogamer.pt/articles/2016-06-15-foi-a-marvel-que-pediu-a-sony-para-fazer-spider-man
A Microsoft pode muito bem pegar algum herói da marvel e fazer um jogo. Com ela bancando o projeto, garanto que será exclusivo. Isso garante que faça algo decente com algum herói? Acho que não hein…
Como já te responderam, parece que você ignora a desproporcionalidade entre fazer acordos por exclusividade temporária vs comprar publishers inteiras com diversos estúdios e IPs.
Mas já parou pra pensar que com 68.7 bilhões, a Microsoft poderia ter bancado o desenvolvimento de 687 jogos triple-A custando 100 milhões cada, e colocado todos day one no gamepass?
Eu como consumidor de jogos teria ficado imensamente mais satisfeito do que simplesmente comemorar: “tiramos COD do Playstation”.
Não podia concordar mais com isto…
Mario, o mais interessante disso tudo é que um cara como esse falava em fóruns e sites que spider-man seria um fracasso sendo exclusivo Playstation. Depois do jogo vender mais de 20 milhões e o miles vendendo a rodo, a narrativa mudou. Agora foi a Sony que tirou o spider do multiplataforma. Por favor! Essa galera desmente hoje o que falaram ontem!
Eu ainda aposto que não vai ter nada e como faz séculos que ninguém enche mais o saco com Retro, pq o PS5 tem, resolveram espalhar isso de volta na internet.
ainda faz parecer que a MS é boazinha fazendo retro e não esta tentando monopolizar o mercado para depois tirar o coro dos assinantes e recuperar todos os gastos que o xbox deu até hoje.
CORREÇÃO.
vi o twitte do playstation JP lá do 1, 2 e 3… é, tá ai… vou dar um crédito para o Rumor.
Eu acho que a sony difícilmente vai mudar a sua estrategia que vinha seguindo pelo menos nesse primeiro momento.
Até então o ano para o playstation está caminhando bem, jogos para serem lançados com data (horizon, GT7) só faltando a confirmação da data do gow que foi prometido para esse ano. Fora todos os rumores sobre o novo serviço da sony, eu espero que ela compartilhe mais dos jogos que estão em desenvolvimento, pq de fato anunciado só temos o spider man 2 e o wolverine. Seria bacana mostrar pelo menos mais uns 2 ou 3 jogos que estão em desenvolvimento.
Provavelmente vai ter The Last of Us Remake também
Amigo AlterX… Como reparará tem comentários retidos.
Se quer comentar aqui terá de parar com a tentativa de flamewars.
Bom, de jogos que só sairão no Playstation este ano que eu em lembro: Uncharted remaster, SIFU, Horizon: Forbidden West, GT7, Forspoken, God of War.
Xbox: Starfield (isso se não adiar).
Ou seja, enquanto alguns estão ansiosos para começar a se divertir, outros estão felizes com mais uma aquisição.
Uncharted Remaster tem versão PC também
Tô falando de exclusivos console, já que tudo do XBOX tá no PC.
É complicado quando se trata de aquisições
Enquanto a Sony compra uma insomniac, a Microsoft compra a Zenimax
Enquanto a Sony compra a Bluepoint, a Microsoft compra a Activision/Blizzard
Tipo, de que forma a Sony vai reagir?
Sony compra a Ember Lab e Deviation Games?
Ai vem a Microsoft e compra uma Take-Two…
Pô, espero que a Sony responda pelo menos lançando o verdadeiro serviço de jogos dela, e que traga o suporte total ao PC.
Para começar ninguém passa a lider de mercado comprando mais que os outros.
Depois a Insomniac já entregou mais que toda a Bethesda.
A Take Two está ao alcance de tanto Sony como Microsoft. Não é assim tão cara.
Quanto ao lançar no PC… Já lançou… Mais do que isso… Eu diria para te sentares senão cansas-te.
A Insomniac já entregou mais que toda a Bethesda? Mário, vc não está confundindo as coisas aí? Vc está falando da Bethesda ou da Zenimax inteira? Pq se é da Zenimax, acho que está muito enganado!
Provavelmente ele quis dizer que após ter sido adquirida pela Sony saíram mais jogos da Insomniac que da Zenimax, ao tempo que o que ainda entregaram foi um jogo pra PS (Deathloop)
Eu referi Bethesda. Não Zenimax.
Mas a MS não comprou apenas a Bethesda, e sim, toda a Zenimax!
Mas a Zenimax custou 7.5 biliões, a Insomniac 230 milhões. A Bethesda só por si vale mais que a Insomniac, pelo que estou a comparar as duas.
De resto mau seria se 7 equipas não apresentassem mais do que uma.
Mas mesmo assim,.questiono.
Nos últimos 2 anos a Insomniac apresentou SpiderMan, Spider Man Remastered, Spider Man Miles Morales, Ratchet & Clank Rift Apart, e tem na calha Spider Man 2 e Wolverine.
Mário, ouso a dizer que tanto a Machine quanto a Arkane lançaram mais games que a Bethesda nesses anos, onde ambas valem menos que uma Insomniac por ex. A verdade é que o último bom game da Bethesda foi o Skyrim de 2011, ou seja, 11 anos atrás!
Quem é a líder de mercado Mário? Segundo fonte, Tencent é quem mais lucra, seguido por Sony e Microsoft vem logo em seguida, inclusive a imagem está na postagem desse artigo.
Líder de mercado é uma coisa. A aquisição de posição dominante não te acrescenta lucros nos anos anteriores.
Sony e Tencent juntas não tem nem o número de equipas que a Microsoft possui, nem o Call of Duty, e nem o poderio financeiro da Microsoft.
O que está em causa não é quem é, mas se está compra pode alterar isso.
Lamento que se tenha de explicar… Isto deveria ser claro.
E quem disse que a Sony precisa reagir em aquisições? Seus maiores studios estão com, no mínimo, 2 grandes jogos em pleno desenvolvimento. Tem também parcerias sólidas que garantirão exclusivos de vários gêneros.
Me diga, por que uma empresa que tem lançado 2 First Party/ano de altíssima qualidade precisa reagir a empresa que tá na terceira colocação, brigando com ela mesma pra lançar algo decente?
Exclusivos Playstation 2022: Uncharted Remaster, Sifu, Horizon: Forbidden West, GT7, Forspoken, God of War Ragnarok.
Exclusivos Xbox: Starfield em novembro.
Quem precisa dar resposta em jogos de qualidade é a Microsoft, pois tá devendo pra caralho em relação a concorrência.
A Sony não tem como reagir a essas compras comprando algo dessa magnitude, mas a Sony tbm não precisa reagir a isso comprando mais, e sim, fazendo o que ela vem fazendo há anos… Games incríveis!!!
Esse é o ponto, Edson. A Sony não mostrou praticamente nada do que está por vir na geração e tem que seguir a terceira colocada no mercado, que mostrou praticamente tudo que vai lançar na geração? Não faz sentido algum.
Só por curiosidade. Sabes qual o valor de uma Take Two?
18 biliões.
Uma EA? 38 biliões…
Qualquer empresa, Sony ou Microsoft podem comprar uma empresa destas.
A questão é se elas se querem vender… O que por norma não acontece. A Activision vendeu-se porque por má gestão perdeu 1800 dos seus principais funcionários.
Das 2, por incrível que possa parecer, acho que a EA estaria melhor servida nas mãos da Sony! A EA não tem GTA, mas tem toda uma vasta divisão de games de esporte e corrida, shooters e outras tantas ips que nas mãos certas, meu Deus!
Os gamers agradeciam se uma empresa com os hábitos da EA caísse nas mãos de uma empresa que não usa nada disso.
Eu entre a EA e a Activision preferia a EA. Devido aos IPs. E se não estou em erro, a EA tem mais estúdios.
Por falarek em EA, como ficou a situação do jogo Fifa? E o IP star wars é partilhado?
Bom mesmo é que a EA fique independente e tome jeito nas condutas abusivas.
A EA tem grandes jogos em seu catálogo, mas é difícil mudar quando entra dinheiro mesmo com os abusos que ela comete.
Sparrow, o que eu acho que a Sony deve reagir a esses aquisições é cada vez mais ela perder apoio da thirds que hoje são sua maior fonte de renda devido aos royalties, agora pouco será sentido, mas quando os futuros lançamentos ficarem de fora da Sony é irá perder e esse é ao meu ver esse é o problema pois sem os Royalties de jogos de terceiros sua receita diminuirá, sua receita diminuindo o investimento de jogos exclusivos também irá diminuir e consequentemente os investimento em consoles inovadores e topo de linha como o Ps5.
Aqui eu não estou discutindo a qualidade dos jogos seja da Sony ou da Microsoft, mas das perdas de receita que uma não resposta por parte da Sony pode ocasionar em minha opinião e lembrando que os efeitos disso que falei só devem ser sentidos alguns anos para frente e não de imediato.
Mas Daniel, tu acha mesmo que a Sony não está fazendo nada a respeito? Claro que está! Inclusive vai lançar exclusividades de gêneros que não tem ainda no PS Studios. O jeito é aguardar.
Concordo com você, inclusive um rumor que surgiu foi que essa compra é uma resposta a algo que a Sony está preparando e como você disse o jeito é aguardar.
Só uns 2 adendos em relação a parte ao qual fala que fiz a pesquisa:
1- embora eu também conheça a história dos games (das marcas, dos estúdios não) não posso afirmar algo 100% porque sou susceptível a falhas, já tiveram comentários que escrevi rapidamente e quando fui ver tinha errado e nessas vim pedir desculpas e coloquei a informação correta.
2- Sem colocar algo documental eu caio na mesma retória da pessoa ao qual estou fazendo a tréplica que é falar algo que vem à cabeça. Colocanto um artigo, uma notícia ou uma foto já demonstro que o que estou repassando é um fato verídico e não oriundo de memórias.
Oh Lívio, afinal és humano e enganas-te. 🙂
O relevante é perceber, se é que alguém tinha dúvidas, que és sério, e reconheces quando te enganas.
Concordo, no geral, com as opiniões e argumentos apresentados no vídeo.
Não concordo em pleno que a Konami, como um todo, seja uma boa compra, apesar dela estar na indústria a tanto tempo quanto à Activision. A Konami hoje só tem as IPs, e quase nenhuma estrutura de desenvolvimento.
Mas óbvio, tudo depende do valor do negócio.
De positivo, seria poder ver um Futebol pra brigar com Fifa, o ressurgimento de um grande Castlevania e um MGS permitindo uma despedida definitiva de Kojima da Série.
A Take Two seria uma bela resposta, mas é aquela coisa de dizer que não estão à venda.
Agora, como cliente de PS, o que eu acho que não pode faltar num PS além dos games da Sony é a série Final Fantasy.
É um comentário bastante válido, eu citei a Konami pois de todas é a única publisher que não anda fazendo nada com suas Ip’s, hoje ela só se importa com as máquinas de pachinco no Japão e a Sony comprando ela e consequentemente os Ip’s, poderia destinar seus estúdios mais capazes para o desenvolvimento de novos jogos, eu imaginei um Silent Hill feito pelo Naught Dog, iria ser incrível em minha opinião.
Era só comprar as ips.
Verdade hehehe
A questão é a sony já ter uma panóplia de IPs. Muitos bons.
Melhor ainda é arrendar por um tempo com a opção de comprar como cláusula.
Silent Hill é legal, MGS é mais legal, mas a “topzera” pra mim é Castlevania, essa é a série que eu gostaria de ver realente ressurgir pelas mão de um grande estúdio, até gostei de Lord of Shadows, mas a série poderia muito mais.
Sim, eu particularmente adorei o Castlevania LoS 1 e um jogo dessa franquia nas mãos da Sony seria fenômenal.
A Take Two não se quer vender… Mas a Take Two já disse que o Gamepass a eles não lhes interessa.
E se a Microsoft instalar o Gamepass como standard dificilmente alguém paga 70 euros por um jogo, esperando que ele venha a aparecer no serviço.
Nesse aspecto, num exercício teórico em que se venderia, nunca o faria à Microsoft.
Tô para dizer que a AB se vendeu para a MS para o CEO lucrar 350M
Pq ele tb até pouco tempo atrás tinha inclusive defendido os 70 USD em jogos.
Imagine que ele perdesse o emprego sem a venda e saísse com uma mão na frente e outra atrás depois dos processo.
Agora com 350M ele está aposentado e nunca mais vai precisar trabalhar na vida
https://meups.com.br/noticias/chefe-da-activision-ganhara-muito-dinheiro/amp/
A culpa de tudo o que se passou é dele… Ele arruinou a empresa. Ao longo do tempo foram perdendo pessoas de valor pelos casos de assédio. Entretanto a coisa estourou e o pessoal fugiu aos magotes. Desde o escândalo eles perderam imensos elementos, todos eles veteranos.
A empresa ficou numa situação terrível pelo que foi tomada a decisão de se vender.
E tudo por culpa desse senhor.
Fico impressionado é que a MS parece estar pagando 70 bi apenas pelo nome e pelo direito de explorar IPs. Lógico que isso tem muito valor, mas 70 bilhõess pra isso, era melhor arrendar os nomes de interesse temporariamente pra explorar ou propor apenas comprar determinadas IPs.
É impressionante esse valor pela situação em que a AB está.
MS parece estar literalmente torrando dinheiro, é como a história da Nuance que você falou, Mário;
Na verdade a Microsoft está se enfiando num belo de um buraco nessa. Mais cedo ou mais tarde isso vai flopar com força.
Eu já estou até torcendo pro negócio sair só pra ver o circo pegar fogo. Se ferrar tudo, a culpa é só dela.
O que eu penso com isso é como pagar tantos projetos e funcionários, Juca! As pessoas olham o valor absurdo de 70 Bi que realmente é algo astronômico, mas esquecem do custo que a MS terá com funcionários e jogos. A Sensação que tenho é que ela está rasgando dinheiro… Sinceramente!
Tens toda a razão. O custo fixo mensal da Microsoft vai aumentar drasticamente. Agora é ver se a Xbox consegue fazer render o peixe e começa a gerir dinheiro para pagar a tanta gente. Porque de certeza que não é com o Gamepass.
Mais equipas se tem, maior organização é preciso de ter.
Os atuais lucros não pagam tanta despesa. A Microsoft vai ter de colocar jogos em multi. Só a Xbox não chega.
Mas a questão é a que eu abordo no video. Se for para deixar os melhores na Xbox e colocar o resto nas outras para fazer receita, mais vale recusar os seus jogos.
Mas a Sony não irá recusar. Eventualmente os grandes IPs serão exclusivos para a consola xbox.
Mas acredito que a MS vai querer por o Gamepass na PlayStation e deve fazer pressão nesse sintido.
Como é evidente a Sony não ira aceitar, e vai ficar mal vista.
Não sei se serão Alexandre.
Eu não tenho a certeza absoluta que a compra vá em frente. A quebra de 20 mil milhões na Sony mostra claramente que o mercado acha a medida danosa.
A venda acontecerá com condições e uma delas pode ser o manter os jogos multi.
Para além do mais já contaste o número de estúdios que a Microsoft tem? Se tudo for exclusivo Xbox como é que recuperas o dinheiro?
Sim e eu concordo com esse ponto de recuperar o investimento. A MS tem que fazer render o peixe, porque só os custos fixos mensais estão numa dimensão enorme.
Mas também como referi em cima, o negócio vai ser bom para a Activision e para os consumidores de PC/Xbox, devido a versatilidade e os estúdios não estarem tão agarrados a COD. (Podendo outro estúdio da zenimax fazer um novo COD).
Mas infelizmente será prejudicial para a playstation. Mas a ser aprovado, gostava que todos os jogos criados por estes estúdios ou em colaboração com outros fossem multiplataforma, pelo menos uns 5/6 anos. O mesmo referente aos IPs da activion, sendo obrigados a multiplataforma durante pelo menos 5/6 anos.
Está medida iria tornar a aquisição menos danosa, e daria tempo a Playstation de crescer.
Só indo e vendo… O COD é um mercado, mas não é todo o mercado. Os meus amigos que jogam na PlayStation, jogam COD no PC.
Exatamente, irmão!
eheheh a organização que eu quero ver.
lembro do penello ou de outro lá, tenho o print, alto executivo da MS que saiu e falou “nada mudou de 2013”
eles não tiveram nem tempo de integrar a Zenimax e já compraram uma “10x maior”
isso claramente parece OBA OBA; eles nem sabem se vão conseguir integrar direito uma empresa, Zenimax, e saem e compram uma “10x maior”
A Activision tbm era contra o gamepass, Mário.
Não consigo confirmar ou desmentir isso… Todas as pesquisas que encontro só falam da aquisição.
talvez pq se defende jogos de 60 para 70USD significa automaticamente pelo menos ser contra Day One no GP.
tb não lembro disso, que eu lembro só defendia jogos por 70 USD.
o máximo que eu penso é que isso é estar implicitamente contra jogos Day One no GP.
Mas fico pensando se ir pra Sony não poderia significar o mesmo, porque se a Sony prepara uma resposta ao Gamepass, a questão catálogo passa pela cabeça da Sony também, e fica parecendo que só não faz o mesmo que a MS porque não têm como ficar perdendo dinheiro até ver se o negócio vinga.
Mas sim, a Sony não está a fazer o mesmo que a MS, isso é óbvio, e espero que permaneça assim, porque de outro modo sabemos que essas superproduções não rolariam se fosse pra lançar day one num serviço de 60 dólares ao ano.
Em relação a Konami eu sugeria a compra das IPs
A grande questão é como a MS vai recuperar o investimento de 77 bilhões das 2 últimas grandes aquisições? É inevitável um aumento de preço no gamepass e outros serviços isto considerando um enorme aumento de assinaturas. No final as regras do capitalismo vão prevalecer: _pois nada é de graça,
_ para se ter e manter é preciso talento em administrar e inovar quando for preciso,
_todo produto tem que ter oferta e procura,
_a concorrência está sempre atenta e se adapta para sobreviver.
Discordo de muitos que pensam que a Sony está irremediavelmente ferida, isto é um jogo de poker e cada rodada tem suas emoções.
Boa noite, acabei de assistir ao direct, muito legal, e como andei dando uma lida, as coisas ficaram quentes por aqui nos ultimos dias
Como um consumidor Xbox, realmente não gostei da aquisição da Activision, esse dinheiro poderia ser investido nos estúdios que ela já possui, além de ser uma cartada perigosa pra industria como um todo, mas vamos aguardar
Passei pra dar os parabéns pelo direct
Abraço
Pois é Fernando, foi o que falei aqui… É dinheiro pra desenvolver 700 AAAs de 100 mi cada… É dinheiro que dava pra fazer coisas melhores, mas pelo visto a MS já não tem paciência.
estava vendo mais um pedaço… onde falavam que os 70 bilhões são quase tudo que a MS tem para investir, se não me engando é tudo, pq o resto tem dividas a longo prazo sei lá.
me lembrou da MS queimando dinheiro com xbox original e xbox 360 pq achavam o playstation ia roubar o usuário domestico de PCs.
nesse meio tempo veio a Apple e depois o Google e creuuuuuuuu no mercado da MS de usuários domésticos de PC.
daqui a pouco tá a MS queimando dinheiro em video game, vem alguém e creeeuuuuu em sistema operacional ou suite de aplicativos de escritório.
Depois a gente descobre que Amazon e Google fizeram streaming só para distrair a MS enquanto eles planejam entrar no mercado do “office e windows”
Na verdade não vejo a hora de ter um concorrente pro Windows. Esse sistema operacional já deu o que tinha que dar. Sem o monopólio do Windows, com a competência costumeira, quero ver a Microsoft se virar.
Concorrente tem, o grande problema os outros SOs terem o suporte de games e programas clássicos como os pacotes da Adobe e outros tantos populares voltados à produtividade.
Temos os MacOS e no próprio PC os GNU Linux e suas várias distribuições.
Algo que pode melhorar o suporte dos games é a insistência da Valve/Steam com o GNU/Linux. O Steam Deck por exemplo virá com um Steam OS que é baseado na Arch Linux um distro GNU Linux.
https://m.youtube.com/watch?v=t-dXXPPjjgU&t=1316s
Assistam do início ate os 25min
Eu gostei de ver como o Linus percebe o mercado no geral e como ele vai ser prejudicado inclusive citando pontos que nós falamos no Direct. Diferente do wan que mesmo com tudo de ruim ainda acha que essa compra irá ser boa.