Bem vindos a mais um PCManias Direct, desta vez com o tema da Playstation 5 Pro.
PCMANIAS DIRECT – A Playstation 5 Pro
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Bem vindos a mais um PCManias Direct, desta vez com o tema da Playstation 5 Pro.
Eu nunca acreditei muito nesses rumores, prefiro esperar anúncio oficial da Sony.
Tentei ver o vídeo original do Moore law is dead que fala do leak mas ele foi removido do youtube a pedido da Sony.
De todo modo, quanto vai custar esse PS5 Pro?
Duvido muito que será 500 dólares.
Qual real motivo de lançar esse PRO? Será que é alguma reação antecipada da Sony pra alguma coisa que a MS irá fazer?
Por que o Switch 2 foi adiado?
Acho que existe alguma coisa maior por trás disso tudo …
Se for muito mais caro, será um tiro no pé, gpus como a 7700xt já saem mais barato que um PS5 no Brasil, e até mesmo uma 7800xt, o que não seria atrativo para conquistar novos jogadores e impedir evasão para o PC, no caso a questão gráficos seja importante pra alguns.
O real motivo do Pro, acredito que seja aquecer vendas com novidades e diminuir o gap entre consoles e PCs no que diz respeito a gráficos, tentando sempre manter a qualidade próxima de um PC mid-end sempre mais atual.
Não acho que seja uma reação a MS, essa sim costuma ser bastante reativa, e agora provavelmente parece querer apostar num console portátil e nuvem, e provavelmente vai querer antecipar a geração, porque sua proposta nessa já não deu lá muito certo.
O Switch 2 deve ter sido adiado porque deve contar ainda com poucos novos títulos e e o atual ainda vende bem.
A melhor chance da MS, sob minha ótica, é lançar um SO de PC voltada pra jogos, permitindo outras lojas, e um PC com cara de console que permita compatibilizar jogos de PC e os seus antigos de console (ou converter toda sua biblioteca pra PC).
[OFF] Hildo, quero deixar minha dica aqui pra você e colegas, que por ventura tenham interesse, dos plugins OpenVino (intel) para o “Audacity”, que permitem o uso de IA pra diversas funções na edição de áudio com uso de IA. Não requer uso de hardware específico de nenhuma marca (poderá ser melhor com intel), e poderá ser útil pra diversas coisas como tirar ruídos com uso de IA, separar trilhas de áudio (intrumentos e voz, por exemplo) transcrever sons de áudio pra texto, inclusive traduzindo, gerar trilhas sonoras… E tudo isso off-line. Recomendo bastante.
Valeu
Os jogos serão pensados a extrair o poder da máquina base… o PS5 PRO é pra aqueles que irão querer mais perfomance, resoluções mais altas, provavelmente gastando menos do que investir em um PC…
Indo de encontro as informações que você nos traz e reafirma, Mário, dentro da possibilidade da quase certeza da veracidade desses rumores devido a confiabilidade das fontes, minhas dúvidas ainda ficam na esfera de o quanto os tais 300TOPS levam em conta do desempenho real de todo o resto, se não é teoricamente um tanto fantasioso, e de que modo se dará, se por um co-processamento totalmente externo a APU (como o Movidius Myriad X da intel), ou será algo já interno na própria APU, e o quanto desses 300Tops estão a contar com a potência da APU, se totalmente independentes, ou se pra efeito de marketing estão somando tudo que a GPU pode fazer mais o processamento auxiliar que aparentemente existe.
Dado que a APU deverá ter um custo mais caro que a atual do PS5 per si, e que terá essa unidade auxiliar (interna ou externa) para ajudar a processar Tops pra AI, devendo aumentar o custo de produção ainda mais pra além da melhoria da GPU, entendo a preocupação do Hildo quanto ao preço final do produto, e o quanto isso seria bom pro mercado de consoles.
Outro ponto, é que apesar de sabermos que o objetivo desse console não é um salto geracional (console de meio de geração), acredito que a falta de grande evolução na parte de CPU, decepcione, não simplesmente por não ser de outra geração, como desejável, com fim até de facilitar compatibilidades e evitar distanciar-se da base geral, mas por não trazer possível grande diferença de frequência, embora saibamos que como uma APU é um só chip e o aumento de frequência possa complicar a questão térmica, penso que desbalanceia um pouco a equação entre GPU e CPU que foi dita tão equilibrada e elogiada para o PS5 base.
Obviamente que apesar de qualquer coisa, será um hardware melhor que o atual, mas games “CPU bound” continuarão com os mesmos problemas que por ventura existam com a versão atual do console, algo no qual um pouco de força bruta a mais seria desejável, dado que optaram por não mudar a arquitetura geracional da CPU em relação ao PS5.
E finalmente, não acredito muito no frame generation como solução para atingir-se 60fps nos consoles, tendo em vista que a Nvidia, que é pioneira nesse mercado, diz que os resultados de tal processo não são bons para jogos com menos de 60 fps (mas não sei até que ponto isso é um engodo apenas para vender placas melhores, já que a Nvidia não dá suporte a nada antes da série 3000 pra tecnologia de frame-generation – embora possamos contar, extra-oficialmente, com o DLSS tweaks).
O GPU em causa não consegue alcançar 300 Tops, pelo que eles terão de ser atingidos com um chip externo. Eu apostaria num NPU dedicado.
O que pode ser enganador aqui é que este número pode não ser apenas do NPU, mas o somatório do GPU+NPU.
Os jogos CPU bond continuarão iguais, apesar que a folga de 10% pode ser suficiente para desbloquear muita coisa.
Lembra-te sempre é de uma coisa. Numa consola não podes chegar lá e colocar o CPU e o GPU que desejas. Para poderes denominar uma máquina de consola tens de obedecer a restrições energéticas aplicadas a aparelhos destinados a salas.
Se não obedeces a isso, não tens uma consola, tens um PC e tens de vender o produto como PC, não o podendo anunciar como um produto para a sala.
Deves ter noção desta situação imposta às TVs pela UE.
Esse é um dos motivos pelos quais a Sony tem gerência de energia entre o CPU e o GPU, e pode ser muito bem o motivo pelo qual a Microsoft não criou uma nova consola de meio de geração.
Será ainda de se referir que esta limitação não é obrigatória pois todos os fabricantes de consolas aderiram a este acordo de livre iniciativa. Mas furar o acordo apenas iria levar a que o mesmo passasse a ser imposto.
Nota porém que não sei qual o valor energético atualmente em vigor, mas não descarto a real possibilidade de ele ser o motivo pelo qual o CPU só levou esse aumento, com o resto da energia a ser consumida pelo GPU.
Entendi, Mário, é que por vezes me falha a ideia da legislação européia, de qualquer forma, sei que é preciso haver um equilíbrio de custos-energia-legislação, mas decepciona um pouco não terem ido ao menos para um Zen 3 (série 5000), que já traz boas melhorias e melhor TDP, ao menos no PC.
PS: Gostei da Penthouse! Lol
Off: Achei piada ao Mike Ibarra no Twitter. Ele refere que a Sony promete pouco e entrega muito, exatamente o oposto da Microsoft que promete muito e entrega pouco.
E efetivamente isso tem sido uma realidade.
Mike Ibarra assumiu o cargo de Vice Presidente corporativo dos videojogos da Microsoft em 2017, e esteve na empresa 20 anos, tendo depois assumindo o cargo de presidente da Blizzard até Janeiro de 2024.
Achei interessante que, de certa forma, ele vibrou ao “voltar” pra companhia de Redmond. Sempre achei que ele estava lá pra facilitar o processo de venda a MS, como parece que a MS sempre tem feito ao adquirir companhias, um ex-veterano execuivo da MS entra na companhia a ser adquirida, quase que fosse como pra tomarem ciência de como está a empresa antes de comprarem. No fim, perdeu o emprego também. Continuo a dizer o Nadella é um gênio, mas difícil entender o que ele quer mantendo esse Phil Spencer a frente da divisão Xbox.