Uma das principais fontes de discórdia desde o aparecimento de ambas as formas de entretenimento interativo, é a guerra entre PC e consolas, que, tal como as guerras entre as próprias consolas, arrastasm uma carrada de nerds por toda a internet. Mas afinal, há realmente um vencedor aqui?
Neste website abordamos regularmente aquilo que se chama de “Guerra de consolas”, mas apesar de o PC estar afastado dos nossos tópicos, a guerra PC vs Consolas é algo que existe igualmente à muitos, muitos anos.
E a questão eterna é: Qual o melhor para jogos?
Na realidade esta é uma guerra fútil, e um dos motivos pela qual pura e simplesmente a ignoramos. A realidade é que argumentos para ambos os lados sempre existiram. E nunca o PC anulou as consolas, ou as consolas anularam o PC. E o motivo é simples, os sistemas são tão diferentes naquilo que oferecem que sºao produtos diferentes. E ao serem diferentes, ora agradam mais a uns, ora agradam mais a outros.
Por exemplos, os jogadores de PC geralmente citam a facilidade de atualização do computador pessoal para atender aos novos requisitos gráficos. Para além do mais referem que o sistema oferece maior versatilidade e utilidade, controlo por teclado/rato, jogos mais baratos, melhores recursos gráficos, mais jogos sem DRM (gratuitos), maior abertura para a criação de jogos Indie ou de produtores independentes, capacidade de personalização e de ser modificado (mods), etc.
Desde o final dos anos 90, que o PC passou de um luxo a basicamente uma necessidade para a vida moderna. E fora o atual período, deturpado pela falta de componentes, que tem atirado os preços para cima, até pode ser barato construir um PC para jogos relativamente capaz.
Já os jogadores de consolas citam como virtudes a facilidade de uso, toda a conceção apoiada na natureza “plug in and play” das consolas, esquemas de controlos mais simples, estabilidade dos jogos, hardware uniforme, o que elimina a preocupação com especificações técnicas e de poderem existir diferentes qualidades de jogo de jogador para jogador, e jogo multijogador online ou local mais fácil, especialmente o local com ecrã dividido. Nas consolas existe ainda um muito maior mercado de usados que permite o comprar e vender de jogos com bastante facilidade.
A realidade final é só uma. Há diferenças… diferenças que depois se adaptam a cada um.
Mas o certo é que estes argumentos acabam por resultar em uma guerra de argumentos.
De acordo com os jogadores de PC, os consolas são um travão ao desenvolvimento de jogos devido ao hardware desatualizado, com os jogadores de consolas a serem considerados adolescentes imaturos ou estúpidos e/ou preguiçosos para aprenderem a usar um computador.
Já os jogadores de consolas, na parte do desenvolvimento, os possuidores consola consideram que as consolas são as grandes responsáveis pela optimização extrema do código e no fundo as reais responsáveis pela boa utilização do hardware.
Quanto aos jogadores PC, eles são considerados como nerds elitistas, sem vida, que precisam de uma namorada. Consideram ainda que gastar centenas, senão milhares de euros em hardware que estará desatualizado em apenas dois anos, é algo que somente esses auto intitulados “gloriosa raça mestra” ponderam, isto apesar de viverem na casa da mãe, que lhes paga o computador.
Naturalmente que nada disto é forçosamente verdade e estes estereótipos são completamente infundados e idiotas. Mas ao longo dos anos, esta guerra foi apoiada por muitos medias, o que não ajudou a nada.
Por outras palavras, um jogo devidamente capaz e optimizado numa PS5, não é garantido de forma alguma que consiga correr num PC com especificações equivalentes. Pode-o fazer… Mas tambem pode não o fazer. E mais do que isso, se o fizer num PC com especificações equivalentes, pode não o fazer em outro igualmente com especificações em tudo semelhantes. A variedade do hardware do PC pode ser suficiente para arruinar as performances devido apenas a uma pequena diferença no hardware.
Mas como vantagem do PC temos o facto que ao ser uma plataforma livre é a mais procurada para se publicar jogos. Sejam pequenos ou grandes produtores, o PC é uma plataforma livre, onde muito software e livrarias existem gratuitamente, permitindo aos programadores mais facilmente entrar nele.
O PC está igualmente muito ligado à distribuição digital, o que permite aos programadores descerem custos de distribuição, e assim garantir melhor receita. Isto, claro, sempre considerando que os jogos PC são mais baratos.
Outra grande virtude do PC é que a retro compatibilidade pode ser garantida. Nem sempre diretamente, mas com emuladores e outros, o PC é uma máquina de jogos retro por excelência, podendo correr quase todos os jogos de todos os sistemas. Algo em que as consolas nem sequer tocam, exceto, recentemente, nos seus próprios jogos antigos. E mesmo esses… nem todos!
Recentemente o PC começou ainda a ter a benesse de receber jogos das consolas, o que os tornou no sistema mais suportado a nível de jogos. Aqui o PC é pura e simplesmente supremo, pois mesmo que, no caso dos jogos Playstation, os jogos cheguem com 2 anos de atraso, a realidade é que chegam. E o PC tem assim jogos de basicamente todos os sistemas existentes, sendo por isso uma tremenda aposta como máquina de jogos.
Mas uma das grandes vantagens das consolas é que tudo é invisível ao utilizador, e tudo é pensado em funcionar em conjunto. Uma atualização da consola, nunca vai criar uma incompatibilidade com um jogo, assim como uma atualização de um jogo não vai criar incompatibilidade com a consola ou com o restante software ali presente. Mas no PC isso pode acontecer!
As consolas possuem ainda algo que as distingue. O serviço online!
Por um lado elas tem a desvantagem que esse serviço é pago, mas por outro, o serviço ao ser pago garante qualidade, estabilidade, e controlo. Já no PC, ao ser tudo gratuito, os patches a problemas, combate aos cheaters e outros, é mais lento, se é que existe. Afinal é uma despesa para os criadores do software que não é compensada.
E isto leva-nos a uma das maiores diferença entre consolas e PC. O online!
Para além da qualidade e estabilidade do serviço já referida, pelo conceito de hardware fechado das consolas, os seus jogos online não possuem cheaters. E o pouco que pode ser aldrabado, pode ser controlado. Já o PC é uma praga! Os servidores estão infestados de cheats, hacks e outros que arruínam completamente o jogo a quem pagou por ele.
Basicamente o online do PC, durante tantos anos elogiável é atualmente algo a se fugir.
Termino com o capítulo dos controlos. Com alguns estilos a serem mais propícios ao PC, como os RTS, os FPs, MMORG e outros, e com os jogos de luta e de ritmo, a serem claramente mais propícios às consolas.
Mas fora isto, por norma o teclado e o rato podem dar vantagem ao PC, motivo pelo qual eles são agora tambem suportados nas consolas para quem os quiser usar.
Resumidamente, a realidade é que tanto consolas como o PC são atualmente máquinas poderosas e ambos fornecem grandes experiencias de jogos.
No fundo não há um sistema melhor do que o outro. Há sistemas diferentes que se adaptam a necessidades diferentes. Se alguém prefere o PC, é porque este se adapta melhor às suas necessidades. Se alguém prefere as consolas é porque as suas caraterísticas lhe agradam mais. E qualquer que seja a escolha… está bem feita.
Ótimo artigo Mário.
Questiono qual seria a equivalência de hardware do PC para se comparar com o PS5 e XBOX SX? Será que o custo benefício do hardware dos consoles para jogos é imbatível?
Antes da anterior geração, com os APIs de baixo nível das consolas e os APIs de alto nível do PC, dito pela boca do John Romero, era necessário o dobro da performance ou mais no PC para se equivaler às consolas.
MAs com a anterior geração, e o advento do DX12 para o PC, e o hardware relativamente equivalente, as coisas nivelaram um bocado. Não quer dizer que as consolas não consigam mais do que o seu hardware deveria mostrar, mas um PC relativamente equivalente já conseguia resultados próximos.
Mas nesta geração tudo volta a mudar. As alterações no hardware voltam a ser grandes. Há costumizações que, se usadas, podem afastar ou até impedir o PC de correr o mesmo software.
Exemplos são os descompressores hardware que não usam CPU, a ausência de checkin que libertam largura de banda e tempo de CPU, e todo o sistema de I/O capaz de colocar os dados utilizáveis na RAM vindos diretamente do SSD.
Mas para isso acontecer é preciso que o jogo use essas capacidades, e isso implica jogos exclusivos de nova geração e não Cross Gens, sendo que mesmo aí, é preciso que o jogo use essas capacidades e não apenas o processamento extra.
Grato pela resposta.
Hoje o único atrativo para se ter uma consola é só o preço do Hardware, porque do resto o PC é superior em tudo, tem jogos mais baratos, tem os jogos de praticamente todas as plataformas, não se paga para jogar online, não se é refém de um único sistema, como é no caso das lojas da Sony ou Microsoft, fora os imensos benefícios que oferece a mais do que as Consolas. Únicos contras do PC é o Hardware mais caro, batoteiros no online, e talvez a dificuldade de locomoção do mesmo, já que uma Consola é mais fácil levar para qual quer lugar.
É superior em tudo?
Tu tens crashes do sistema operativo nas consolas? Tens virus nas consolas? Tens incompatibilidades entre softwares nas consolas? Tens incompatibilidade entre drivers nas consolas? Tens problemas de segurança nas consolas? tens hackers nos jogos online das consolas? Tens de descompilar os shaders antes do jogo começar nas consolas? Tens de meter os jogos descomprimidos no disco nas consolas? Tu tens popups ou minimizações das janelas devidas ao anti virus ou a uma utilização crítica do OS nas consolas? Tens garantia que o próximo patch te resolva o teu problema no PC? Tens a garantia que o teu PC te vai correr o jogo com a melhor das performances possíveis? Tens a garantia que o teu hardware é plenamente utilizado no PC?
Esta guerra não é de hoje… e não tem um vencedor… Porque as diferenças são muitas.
Mário, aqui tenho que discordar de você, pois sempre tive Pc’s e apenas na geração Ps4 optei por um Pc menos capaz e foram raras as vezes em que isto aconteceu.
Nunca tive problemas do antivírus minimizar meu jogo, ou do Windows reiniciar a máquina enquanto jogava.
Sobre os drivers aconteceu comigo 1 vez apenas mas foi resolvido voltando a versão anterior, nos consoles se uma atualização der errado sinto muito, pois vai ser uma dor de cabeça maior que o Pc.
O descopilar shaders acho que você esta exagerando, pois acontece apenas 1 vez.
Sobre a performance depende do Pc, mas levando a gen ps4 qualquer Pc mid, roda o mesmo jogo com pelo menos 60 fps, já no Ps4 30fps.
Para mim hoje console vale mais a pena devido a praticidade, mas Pc hoje se sai muito melhor no geral do que qualquer console. Isso porque não citei o que já esta no artigo, como: mods, patchs feitos por fans, controle geral das configurações, emulação etc…
PC se sai melhor no Geral?!?!
Cara, o principal do PC é jogo online e nisso já se sai pior…
Os jogos lançamentos no PC já não saem mais baratos (ao menos no Brasil), os tais serviços, no geral, oferecem mais títulos nos consoles…
Mods de comunidade são um atrativo da plataforma, mas isso vai de gosto, eu por exemplo não tenho interesse em Mod, então, tudo que você cita é muito relativo, e como o Mário denota no artigo, cada um escolhe o que lhe é mais convenientee ambos têm vantagens sobre o outro!
Agora, se na hora de ligar ou desligar um computador só pra jogar nunca teve problemas de demora absurda seja em decorrência atualização mandatória seja com instalação infrutífera de jogos no PC (problemas pra resolver pra conseguir jogar) você merece um prêmio, pois é um baita sortudo! 🤣
Vou relatar minha experiência no PC das mais recentes, na última vez que assinei Gamepass no PC tive problemas pra jogar (iniciar) Sea of Thieves e Streets of Rage! Os quais até desisti de tentar jogar! 😃
Não vamos avaliar as coisas só por um parâmetro. Não há um vencedor aqui e ponto final. Cada um avalia por si, mas a sua escolha não se torna a adequada a todos da mesma forma.
Mas estou a mostrar justamente isso, que as experiências e anseios de cada pessoa são diferentes, mesmo com uma mesma plataforma e um mesmo parâmetro. Eu tenho um bom PC e tenho um bom console, relativamente com o mesmo potencial gráfico e de performance, e hoje prefiro o console, mas isso não faz o PC ser pior ou melhor, apenas diferente.
O problema é que algumas pessoas minimizam os problemas pra justificar as próprias escolhas.
No PS eu tenho consciência dos jogos caros, da plataforma fechada em hardware e loja, da limitação de configurações e etc… mas me é mais conveniente para jogar.
No PC eu também tenho consciência de Cheaters, da descentralização de plataformas (como gamer meu perfil de conquistas não é levado entre elas), da instalação e configuração de games mais demorada e dificultosa, de crashs relacionados a outros problemas não ligado a jogos, da ausência de jogos que asseio jogar lá no Day One…
Então, as pessoas precisam perceber isso, que são escolhas e têm a ver com o que é mais conveniente/ou importante pra cada um.
Olha Juca sempre respeitei a você e seus comentários, mas esse parece que esta tentando como você mesmo disse no comentário ali abaixo defender a “Sua” plataforma de eleição.
Meu comentário foi respondendo aos tópicos que o Mário citou e o que “Eu” acho deles.
Agora sim eu já tive alguns problemas de incompatibilidade com alguns jogos, mas nada que eu não pudesse resolver em 5 min no google, eu sei que para muitos é acho, mas eu não fico incomodado e vou te contar 2 experiências que tive essa semana: No meu Pc atual me deu vontade de jogar um jogo chamado Zone Raiders, um jogo acredito do Win 95 senão mais velho, então fui lá baixei e… não consegui instalar kkkkk, depois de pensar um pouco lembrei que esse jogo rodava bem no windows xp e instalei uma máquina virtual e tive o prazer de jogar é jogo que nem é tão bom kkkkk (foi só uma crise de meia idade), foi um processo que me demorou exatos 30min, pois eu tenho um cd com o win xp. Foi chato? um pouco, mas eu consegui jogar, já consoles não me dão essa opção.
O segundo caso foi quando me deu saudade de Stalker Shadow of Chernobyl, já que estou no aguardo do 2 fui no GOG, comprei bem baratinho e joguei sem nenhum problema no win 10 um jogo de 2005 acredito.
Sobre atualização de componentes isso para mim sempre foi a maior falácia que existe no Pc, pois tenho amigos e até eu mesmo que sempre montamos uma configuração intermediária, citando o exemplo de meu amigo ele ficou com uma Nvidia 970 até 2019 rodando tudo no máximo 1080p 60fps, dependendo do jogo como BF ele conseguia atingir 100 fps e ele só trocou agora para uma AMD 5700xt e disse que tão cedo não muda, pois consegue rodar de tudo acima dos 60 fps. Então ao meu ver quem muda de peça de 2 em 2 anos é o mesmo perfil de pessoa que compra o Ps4 pro e one x. E para comprovar o que digo só ver que na Steam a maioria tem uma 1060. Uma placa que hoje está ficando para trás mas que ainda dá para jogar muito bem com ela.
Sobre o gamepass no Pc não assino ele, prefiro comprar os jogos e em relação aos preços aqui no Brasil sim eles podem até ser os mesmos que nos consoles, mas a Steam faz muito mais promoções e bem mais agressivas que os consoles e quanto aos cheaters no online, o único jogo no Pc online é Runescape e Battlefiled 1 e como não jogo competitivo nunca me incomodou, em BF já vi pessoas dos 2 times se juntando para expulsar o cheater e detalhe sem pagar um tostão para jogar online (sempre fui crítico disso nos consoles).
Fora a enorme biblioteca que tenho de jogos de Ps1, Super Nintendo, N64, WII e alguns de Ps2 que rodam sem nenhum problema e até melhor que o serviço que a própria Sony disponibilizou.
E como eu disse hoje eu escolho jogar em consoles por comodidade, mas até isso esta acabando, sendo o Pc mais vantajoso para mim já que conta com jogos das 3 plataformas e como o Mário falou não há vencedor apenas o que cada um acha mais vantajoso.
Ps: Mário lembrei de você esses dias, quando achei minha cópia de Unreal Tournament 99 Goty kkkkk
Daniel, não quis faltar com respeito a sua pessoa, e se você se sentiu ofendido, peço desculpas. Acredito que pra piorar, misturei as opiniões dos Danieis como uma mesma pessoa… mas vá lá, você afirmou que o é melhor no geral apontando apenas vantagens, e aparentemente ignorando alguns dos principais poréns do PC hoje, então talvez eu possa ter errado no tom em você conseguiu receber a mensagem, mas não em conteúdo, pois o PC sem complicações-zinhas não existe (e não que isso invalide PC e há até quem goste).
De qualquer forma, cada um tem vantagens e desvantagens, e cada pessoa sabe o que é melhor pra si. Mas minha percepção geral é que a maioria dos PCzistas criticam consoles como benchmarkers e pior, estão sempre a comparar com consoles de forma depreciativa como se consoles fossem injogáveis pelos mais absurdas argumentos, mesmo tendo um hardware de PC defasado. Ou seja, é puro “reclaque” como se diz por aqui.
Mas não leve pro lado pessoal, estou aqui a avaliar como percebo essa situação de guerrinhas de consoles x PC e uma generalização dos PCzistas de um modo geral (é uma visão simplista da minha parte).
Disseste tudo Daniel…Foram raras as vezes… mas aconteceu!
Nas consolas foram zero as vezes… porque não aconteceu!
Tu não tens de puxar os problemas do PC todos para ti. Da mesma forma que quando compras um carro e ele tem problemas reconhecidos o teu não tem forçosamente de os ter, tu tambem não os tens de ter. Para além do mais aqui não está em causa o número de vezes que acontece, mas sim que acontece, e que nas consolas… não acontece!
Agora não me venhas é dizer que nunca tiveste problemas com o PC que te obrigaram a algum tempo em volta daquilo para resolver. Exemplos: Com o arrancar e o ecrã ficar todo preto, ou a resolução estar maradas, ou a máquina ter um comportamento estranho, ou teres um erro num programa que nunca tinha aparecido antes, ou outra coisa qualquer. E como acabaste de referir num outro comentário, tu mesmo reconheces que te aparecem coisas aqui e ali que tens de resolver.
Ainda à alguns dias o meu PC arrancou e não reconhecia o monitor, colocando a resolução em 1024*768. E quando mudava para a TV ele já reconhecia o monitor, mas a imagem nele ficava preta. E isto aconteceu sem que alterasse nada. Assim como desapareceu sem que eu resolvesse fosse o que fosse, no dia seguinte, mesmo nesse dia tendo tentado 30 por uma linha para resolver o problema, sem sucesso. Mas no dia seguinte… quando ia pegar novamente na coisa… ligo-o e estava tudo bem!
Num outro caso, há pouco mais de uma semana, o PC de um colega meu resolveu trocar o branco por cor de rosa… Pensou-se que era da gráfica, pelo que se a trocou… Mas ficou igual! Mete-se a mesma, e esteve o dia todo assim. Mas no dia seguinte… tal como com o meu problema, desapareceu.
Outro PC no outro dia arrancava e o ecrã dizia “Out of Range”. Por qualquer motivo o refrescamento do ecrã tinha mudado sozinho para valores não suportados. O problema é que apesar de mais de 50 computadores que há por aqui, nenhum tem ecrãs de alto refrescamento, pelo que foi necessário desinstalar o software da gráfica para ele detetar VGA e colocar o refrescamento nos valores normais, e re-instalar depois novamente as drivers.
Nas consolas não há problemas desses! E se desconheces estes problemas com os PCs… então dás-lhe um uso muito esporádico e/ou lidas só com um.
Nós temos vários técnicos que andam a correr os diversos PCs a resolver problemas sempre que eles aparecem. E ora com coisas mais sérias, ou com pequenas coisinhas, os rapazes nunca tem descanso!
Sobre a performance do PC Mid… é um PC mais capaz que a PS4… Que ou compraste na altura em que a PS 4 saiu e te saiu muito mais caro, ou compraste numa altura em que o hardware desse PC está obsoleto, caso em que te saiu barato.
E o que referes no ultimo parágrafo, é uma das virtudes do PC. É a sua versatilidade. Isso porque não é uma máquina de jogos… é uma máquina generalista. As consolas são uma máquina de jogos!
E isso pode levar a um outro problema que não referi. Problemas com endereços de memória solicitados em simultâneo por dois softwares.
O que tu estás aqui a fazer é pagar nas diferenças entre os dois sistemas e dizer que perante isso, TU preferes o PC. Outros preferem a consola! (Na nossa votação só 24% prefere o PC para jogos)
Isto é quase a discussão Android vs iOS. Não há vencedor, mas todos esticam para o seu lado!
Concordo 100% com você Mário, os consoles não apresentam tais erros, já os PC’s sim só que talvez por estar acostumado a isso não ligo de resolver. De qualquer forma hoje minha plataforma ainda é o console, pois como disse é pela comodidade, porém aos poucos estou mudando talvez até pelo pouco tempo que passo em casa. Eu não falei a respeito dos preço, pois acredito que é indiscutível que Pc sempre é mais caro que consoles.
Edit: Acabei de instalar o Unreal (falei acima e me deu vontade de jogar kkkk), que jogo divertido =D
Daniel, eu também “gosto” de resolver os problemas do PC, o problema nesses casos é perder tempo quando esse tempo é primordial, seja pra um trabalho, seja pra ter diversão.
Uma das maiores vantagens do PC (poder montar e individualizá-lo) é também o seu “calcanhar de aquiles” quando se fala de complicações pra entregar algo (algo que varia do mau contato de peças, a problemas de SO).
Mas entenda, em versatilidade e potencial de performance o PC sempre está a frente dos consoles se dinheiro não é o limite, se os mesmos softwares tiverem a mesma dedicação e compromisso dosd Devs com ambas as plataformas.
Mas no fim, isso ainda não o faz melhor pela subjetividade do que é melhor pra cada pessoa.
Sim, mas para deixar claro que minha preferência hoje vai para consoles e que cada um é livre para escolher o que é melhor para si. Apenas quis oferecer um contra ponto, e peço desculpas se dei a entender errado.
Olha, e garanto pra você que se você pegar um desses novos consoles com SSD e jogar um desses novos jogos o seu conceito sobre consoles como escolha vai melhorar ainda mais.
Mas obviamente, nenhum deles ganha do PC em versatililidade, retrocompatibilidade, tamanho de gameteca ou supera o melhor PC em performance, se os softwares estiverem bem otimizados.
È inegável que um bom PC é a máquina de eleição. Um PC é a máquina suprema. Não há discussão sobre isso!
Mas o que está aqui em causa não é apenas qual o mais potente, qual o mais capaz.
Há outros fatores, como a facilidade de uso, a disponibilidade do software, a otimização para o hardware, todo o funcionamento baseado na forma quase instantânea de se aceder aos jogos, etc, são fatores primordiais para muitos!
E mais ainda, Mário, hoje as diferenças visuais entre as diversas plataformas e perfomance entre elas estão cada vez mais insignificantes salvo poucas excessões… E vemos coisas a rodarem fluidas e de certa forma melhores que num PC de top que consegue mais fps mas menos fluidez e consistência que console (falo de matrix) apesar de um caso pontual.
Chega-se ao ponto de quando você vê jogos como a qualidade de um HFW a rodar a 60 fps num console você se pergunta se realmente precisa de mais do que aquilo pra melhorar sua jogatina… Aí exceto por jogabilidade profissional, não vejo muito sentido lógico em querer mais… Se passei uma geração com PS4, imagina com um PS5! Mas do futuro, não sabemos.
Mais acrescento, emulação, retrocompatibilidade imensa, mods, um vasto leque de jogos exclusivos interessantes e baixo custo.
Não menciono performance porque isso depende da máquina e consequentemente preço.
Isso está tudo no artigo…
E tal não torna o PC melhor, sedo apenas parte das diferenças entre as alternativas.
Essa necessidade de justificativa (e aparente aprovação) de escolhas individuais das pessoas chega a ser anedótica muitas vezes! 🤣 Acredito que seja um pouco decorrente da influência norte-americana em nossas culturas (ou ao menos na brasileira) aqui, ou é “assim ou é assado”, “8 ou 80”, como dizem! 😃
O melhor para uns pode não ser o melhor para outros, mas há coisas não subjectivas em que o pc é melhor e as consolas são melhores.
Claro que sim… As consolas são feitas a pensar em aproveitar essas diferenças oferecendo ao utilizador outra comodidade e simplicidade de uso que o PC não tem.
Hã? Me diz então como eu encontro algum PC que eu meta o jogo e ele rode liso, sem eu precisar ficar buscando a melhor configuração, sem ele atualizar sem eu querer, sem ter incompatibilidade de drivers, sem eu precisar resolver outros pormenores, sem eu precisar de uma tela reduzida e mais um monte de gambiarras pra se jogar a vontade num sofá?
Se ainda vivo o padre Quevedo diria: “Isso non ecxiste!” 🤣
Existir existe, agora depende do quanto você queira pagar kkkk, bote uma 3090, 32gb de ram um SSD e um i7 12000 para você ver se não roda tudo liso quando abrir o jogo.
Não roda e nunca rodou até hoje. Não é sobre poder bruto e sim sobre software.
Caso você não saiba jogos são softwares e sim um Pc desses roda tudo até hoje:
https://www.youtube.com/watch?v=jyZbArP-Y2w&t=63s
Pode ser que quando os novos jogos cheguem ela não rode, mas por enquanto não há comparação e não adianta você querer tirar valor de um Hardware de topo.
Edit: eu quero assim como eu fiz que você me prove que um Pc destes não roda determinado jogo com tudo no máximo.
Não disse isso. Apenas disse que não roda tudo liso sem vc ter dor de cabeça com alterar configurações, ter conflitos etc.. PC sempre teve esse problema é isso é software, independente da placa de vídeo que tu vai usar.
Não tem como provar agora, mesmo pq os jogos que rodariam nela com mesma qualidade de consoles não vão sair no PC pra agora simplesmente porque é inviável! Vamos ver quando sair Ratchet and Clanck e Spider-Man 2 pra PC, qual a máquina necessária pra isso.
Só que uma 3090 não é mid, é top e tu gasta um rim pra ter ela, mais uma cpu
mais placa mãe. Você está se perdendo na argumentação
Nem assim, Daniel, não é questão só de performance, é questão de tudo bater certinho, de não se ter flutuações de fps tão absurdas apesar dos syncs, de não precisar escolher opções melhores pra executar um jogo e etc.
São muitos pormenores, onde teria que ser uma confluência de vontade maior pra que fosse tudo redondo (windows, produtores de peça pra PC, devs de jogos…).
Nem o Steam OS conseguiu isso com máquinas “fechadas”.
Eu tinha entendido de uma forma mais simplista, mas tudo o que você fala é verdade.
Daniel… Quando no PC tu mandas dados do SSD para a RAM vai acontecer um processo:
– Vai se efectuada uma leitura. Os resultados obtidos são guardados na memória.
– A memória vai descompactar os dados, e interpretar o que ali esta.
– Uma vez os dados interpretados, eles são deslocados para o endereço de memória onde esses dados estão a ser solicitados para serem usados.
Numa PS5, o que se passa é bem diferente:
– Vai ser efetuada uma leitura. Os resultados obtidos são colocados na memória diretamente no endereço final prontos a ser usados
O processo de descompressão e de check in, não existem na PS5. Existe hardware que trata disso em tempo real pelo que quando os dados entram na RAM estão prontos a serem usados.
Isto vai permitir que o processo poupe recursos de CPU, recursos de memória, e recursos de largura de banda.
Uma 3900 permite disfarçar tudo isto pelo facto que é muito rápida, mas não só não deixa de o fazer, e de gastar recursos nisso, como é um hardware carissimo.
Mas agora imagina. Que tu vais ler 5 GB de dados descomprimidos em apenas 2 segundos. E que até tens um SSD capaz de fazer isso no PC.
O que acontece no PC é que os 5 GB entram na RAM, mas para isso ser tratado em tempo útil vais ter de mover 5+5 GB na RAM, gastando 10 GB/s de largura de banda. Na PS5 isso acontece gastando 5 GB/s de largura de banda pois os dados entram já tratados.
Agora imagina que esses dados são comprimidos, e que os 5 GB na realidade, depois de descomprimidos são 17 GB/s.
No PC lês os 5 GB, lês os 5 GB, descomprimes usando mais 17, e vais movendo os 17 GB para a posição final ao mesmo tempo que apagas os 5 GB que são agora supérfluos. Isto vai-te movimentar 34 GB/s na RAM e eventualmente mais se todos os processos acontecerem em simultâneo.
Para descomprimir os 5 GB para os 17 GB/s, em tempo útil, vais gastar a 100% 3 a 4 núcleos de CPU do teu PC.
Na PS5 lês os 5 GB, e os 17 GB entram na RAM na posição final prontos a usar. Gastaste 17 GB/s de largura de banda, e Zero de CPU pois tudo foi tratado por descompressores dedicados.
Não é exatamente a mesma coisa…
Nota: Apesar que até à geração passada as consolas tinham de ter muitos dados repetidos em disco para conseguirem performances nos seus HDDs lentos, tornando os jogos maiores que no PC, isso agora inverteu, e são os PCs que requerem mais espaço em disco do que as consolas. Não só para alcançarem PCs com discos mais lentos, como para evitar o uso de CPU na descompressão de dados.
Mário eu sei de tudo isto que fala e sei das vantagens dos consoles sobre os Pc’s, o meu comentário simplista foi para o Sparrow porque repara no que ele fala:
“Me diz então algum Pc que eu meta o jogo e rode liso, sem eu precisar ficar buscando a melhor configuração”
Eu interpretei como qualquer jogo no Pc e não uma comparação com o que os consoles podem fazer e sim um Pc destes que falei pode muito bem rodar qualquer jogo lançado até hoje sem precisar fica mudando a configuração.
Agora em resposta ao comentário a cima do Sparrow, cara dá para ver que você é apenas um fanático do Ps, que nem dá o devido valor ao que não seja da Sony aqui um vídeo de um Pc desses rodando jogos em 8k sem dlss e 4k sem dlss com tudo que tem no máximo:
https://www.youtube.com/watch?v=jyZbArP-Y2w&t=63s
Não duvido que em jogos futuros uma 3090 não será mais capaz e os consoles sim, mas negar o fato que essa placa nos jogos de hoje supera os consoles é ser cego.
Aproveitando que a discussão está boa….
Assisti essa apresentação sobre a solução de iluminação global em Returnal: https://www.neogaf.com/threads/housemarque-tech-deep-dive-global-illumination-in-returnal.1638164/ ** um agradecimento ao leitor Deto que me enviou o link
Eles usaram uma solução de iluminação global que faz uso do hardware de Ray Tracing para os cálculos em tempo real, mas não tão apurada quanto um RTGI de Metro Exodus por exemplo, porque trabalharam com 13GB de GI data pré-computados, que foram gerados anteriormente em um servidor Xeon 20 cores com um NVIDIA Tesla T4.
O ponto é que obviamente manter esses 13GB de GI na RAM é loucura, o game demanda vários outros assets. Então se aproveitaram que possuem um carregamento rápido, e esses dados são carregados em tempo real, mantendo apenas cerca de 300MiB na RAM.
Cabe aqui lembrar que essa solução de dados pré-computados foi elaborada pela Housemarque por volta de 2017, quando a Unreal Engine 4 não tinha absolutamente nada de PS5 na sua build.
Quando portarem para o PC, será interessante ver a abordagem, porque eles terão 3 alternativas:
1) Construir uma alternativa em SSGI visando configurações mais fracas
2) Construir uma alternativa em RTGI calculando tudo dinamicamente, logo poderão abrir mão dos dados pré-computados
3) Manter a solução atual, mas exigir pelo menos um SSD Sata, e provavelmente também haverão novas optimizações.
Não imaginei que pudesse se ter isso, algo em tempo real e de certa forma pré-processado, talvez por isso a Sony os tenha comprado, pensaram fora da caixa para quem tem a RAM e processamentos limitados.
Também não sabia que era usado RT para “iluminação global” no Returnal, pensei que haviam usado RT apenas para os sons.
Agora a dúvida que ficou pra mim, é como fizeram o RTGI pra Metro Exodus já que a limitação dos consoles ainda existe quanto a RAM e processamento de Rays?
Do que eu ouvi na apresentação, ele reclamou em alguns momentos de falta de “tools”, ou seja, quando eles estavam na “full production” de Returnal entre 2017 a 2019, não se tinha praticamente nada do SDK do PS5 disponível, apenas apresentações sobre o que seria suportado. E a Housemarque ainda usa a Unreal Engine 4, logo estão limitados ao suporte da Epic.
No caso de Metro Exodus, a 4A já tinha lançado o game em 2019, e posteriormente trocou a iluminação global SSGI por RTGI. Com isso, quando fizeram esse trabalho, já tinham um SDK bem mais estável do PS5. E além disso, a 4A ainda tem a sua própria engine, logo não depende do fornecimento de terceiros.
Valeu pelos esclarecimento, Carlos!
Como na demo explica, eles fizeram aquilo sem saber exactamente o que a PS5 suportaria. O software foi criado dois anos antes da PS5 sair e eles não sendo uma first não podiam exactamente perguntar as especificações.
Isso terá sido das coisas que mais impressionou a Sony e um dos motivos pelos quais a Sony os adquiriu.
Acredito que, agora com as especificações da PS5 devidamente conhecidas, a tecnologia deles pode ser altamente expandida e usada em outros jogos para iluminação global por RT.
E Carlos… Obrigada.
Um comentário devidamente apoiado em dados estava a ser necessário no meio de tanto comentário de argumentação de chacha que só saturam.
Não te canses muito a escolher a configuração e drivers cuidado com os infartes do miocárdio.
E cuidado com as gambiarras para jogar no sofá, principalmente como o conversor trifásico de dupla engrenagem e os multi mix super adaptadores hdmi e cabos mini super multi usb.
Este tenho de aprovar, porque confesso que me ri á fartazana com a resposta! 😉
Não preciso me cansar mais, pois PC pra jogos não vou ter nunca mais. A questão é que ou vc busca a melhor configuração ou joga de forma bosta. E é óbvio que tudo falei é verdade e só não sabe quem começou montar PCs ontem.
Eu acho que a maioria joga de forma “bosta”, só os mais audazes se arriscam a ter as costas e braços cheios de tendinites para jogar com melhor configuração.
Um belo artigo, Mário, pena que muita gente não o entenda e já por aqui nos comentários começem a defender a sua plataforma do “coração” querendo justificar seu investimento em x e y! 😃
Plagiando um amigo: ” A experiência humana na Terra deu errado!” 🤣🤣🤣
O que percebo é, que na sua maioria, quem defende PC e fala que console é lixo geralmente são pessoas que nunca tiveram uma máquina de topo, suas máquinas vivem desatualizadas, tendo que recorrer a gambiarras pra correr os melhores jogos e que não tem base alguma.
Montei PCs de topo durante mais de 15 anos e aí ver essa galera emocionada com PCs hoje me dá até enjoo.
É o típico PCzista que compra console do meio pro fim da geração pra jogar os exclusivos e vem comparar com gráfica de topo como se tivesse uma e a reclamar de 30fps num console que é completamente diferente de num PC, ao fim dessa geração estarão a reclamar que o PS5 apanha feio da 7090 da Nvidia e que não roda o game a 240 fps… Isso não acaba nunca! 😃
E ignorararão completamente que falavam que o Ps5 só rende o que uma 2070 super fazia no inicio da geração. Aliás, já ignoram.. kkkkk
Ainda tens de explicar isso dos 30fps de consola serem diferentes dos 30 fps de PC para ver se aprendemos alguma coisa.
Não sei se é isso que ele diz… mas seja como for, a frase é clara que não é ele que refere isso!
Quantos jogos conheces que rodam em PC a 30 fps estáveis sem problemas de framepacing, ou slowdows em várias partes? Ou melhor ainda, em quantos jogos no PC pode optar por jogar a 30 estaveis e sacrificar os 60 por visuais melhores se quiser, considerando um harware limitado?
Eu entendo que algumas pessoas tenham problemas de acomodação visual com os 30, mas vir falar que o olho coça ou que em 30 um game é injogável como já vi muitos falarem, são simplesmente argumentos que não se sustentam.
E já adianto, não há de minha parte aqui qualquer discordância de que à uma mesma qualidade visual 60 é melhor que 30, só pra você não confundir as coisas.
Um vídeo bem didático pra explicar melhor a diferença do que representa em termos de fluidez 30 fps num console e num PC pra você:
https://www.youtube.com/watch?v=qREWCWVp_vQ&t=185s
Limitas os fps a um máximo abaixo do minimo, mas com freesync é na boa deixar desbloqueado, as quedas ao contrário do que fazes crer não são nada de especial na maioria dos jogos.
Problemas de pacing existe nas duas plataformas, depende do jogo.
Mas acredita no pc ninguém joga a 30fps.
E sim 30 fps é mau demais, se fossem bons ninguém se esforçava para obter mais.
Essa argumentação do “ninguém no PC joga a 30 fps” é que me mata. Pois conheço muita malta que joga e até joga a menos. Porque usam PCs meio de gama que não conseguem puxar os gráficos ao máximo e manter os fps, mas eles sobem o detalhe sacrificando a fluidez para terem melhores visuais.
Há de tudo no meio PC e tentar esteriotipar o PC é algo que é irrealista.
Os fóruns de gaming e tecnologia estão cheios dessas pessoas, é só pesquisar.
Os foruns de Gaming e de tecnologia não são verdadeiramente boas amostras. Primeiro porque representam uma fatia muito pequena do mercado PC, e segundo porque há lá muita gabarolice. Não havendo forma de se saber o que realmente cada um tem e faz, caímos no mesmo que há no Metacritic onde os fans de uma das consolas vão dar más reviews aos bons jogos da outra,
Bem, Freesync agora é pra corrigir framepacing, lag input…? e o LFC junto resolve qualquer todo o resto? É de lascar…
Pensei que o intuito do Freesync era resolver o screentearing e o judder…
Limitar um jogo a 30 fps no PC, mesmo que com auxílio do riva TNT não é o mesmo que ter um frametime constante pra dar fluidez.
O problema de framepacing não ocorre da mesma forma entre as plataformas, por uma simples razão, o desenvolvedor no console tem como prever melhor esse problema e dar uma otimização planejada pensando nele, no PC, de um modo geral, não, justamente pela variedade de hardware que existe e fica muito difícil pro desenvolvedor planejadamente avaliar o frametime em cada máquina que existe a depender da capacidade da CPU e GPu usada em cada uma, mas pelo visto, nem olhaste os vídeos que te enviei.
“Ninguém joga a 30 no PC”… agora vou ter de falar como você: “ainda tens que explicar isso direito”… Vai ver o Freesync agora é um frame creator! 🙂
Vou fazer um pequeno artigo sobre isto.
Eraser, aqui tem um vídeo mais exemplificativo: https://www.youtube.com/watch?v=steQSmwB1c8&t=93s
E um não brasileiro mais conhecido a falar o mesmo: https://www.youtube.com/watch?v=2NCChfgEAsw
Mas continuas a não acreditar no que os outros falam, talvez precises passar um tempo na Finlândia para confiar mais no que os outros falam (obs: e nada tem a ver com risco de guerra, e sim na confiabilidade entre as pessoas que por lá residem…).
Motion blur? A primeira coisa a desligar pois até enjoo faz?
Rato? Comprem um comando.
Frame time? Já disse, tem a ver com o jogo.
A sério, não faças as pessoas perder tempo com estes videos inúteis.
Quem joga no PC normalmente ajusta para conseguir mais fps,30 só mesmo com hardware muito desfazado.
Hummmm… Convinha ver o vídeo antes de se falar não.
Porque o segundo vídeo é de um jogador PC que trabalhou em videojogos e em consolas e que tem muito mais credibilidade que tu.
Para além do mais, sim o frametime tem muito a ver, e as consolas ao terem hardware igual em todas, controlam isso muito melhor.
E não, quem joga no PC não ajusta para nada. Segundo o Steam 33.3 % dos PCs são Quad Core e outros 32.89 são hexacore. Estamos a falar de 66% do mercado.
Quanto a GPUs os mais representativos são as 1060, 1650, 1050, 1650 e 1070 e respetivas Ti.
Pára de querer fazer do mercado PC aquilo que é a tua realidade. Porque ela não é o que o grosso do mercado PC é.
3060 (incluída) para cima, tudo somado não faz mais de 10%.
Quem joga PC joga como pode. Alguns melhor, outros pior…
Os videos nada dizem além de banalidades, as quais são superáveis, e framepacing depende do jogo.
30fps é 30fps mas aqui 30fps de consola são melhores que 60fps no PC kkkkk.
O mundo do pc não é a steam, além disso pelo hardware não sabes a média de fps que os jogos são jogados, até porque muitos jogam a1080p.
A realidade não é o teu mundo, e os teus amigos que jogam a 30fps pois estão muito longe da credibilidade de fórums com milhares de utilizadores. Pára lá de querer fazer o teu quintal o mundo do pc gaming.
Tu só estás a dizer disparates. E a colocar palavras que tu dizes, na boca dos outros.
O que foi dito aqui é que 30 fps nas consolas não é igual a 30 fps no PC, e tu já vais em 30 fps na consola é melhor que 60 fps no PC…
E agora descobri por ti que os foruns são o mundo do Gaming e o Steam… esse é usado só pelos jogadores que não jogam. Os que jogam não tem tempo para jogar pois andam nos foruns!
E o framepacing depende o hardware. No mesmo jogo, GPus diferentes possuem frame pacings diferentes.
Pois, mas dizer que a maioria joga a 30fps baseado no hardware da steam não é disparate nenhum, é uma observação de grande qualidade e veracidade. 👏
Os forums são sem dúvida muito mas muito mais fiáveis que o teu quintal, não te preocupes com isso.
Framepacing tem a ver com a optimização do jogo, e oefeito de stutter pode ser atenuado com freesync.
Não foi dito que as pessoas jogam a 30 fps… O que foi dito é que a tua frase “Ninguem joga a 30 fps é falsa”.
Não coloques palavras na boca das pessoas!
No PC cada qual joga como pode, depende dos jogos que se joga e do hardware que se possui. Mais do que em qualquer outro sistema, pela variedade de performances pela variedade de hardware e capacidade das máquinas, há de tudo!
O framepacing tem sim a ver com a optimização do jogo… Especialmente nas consolas. Mas ele varia de API para API e de GPU para GPU. Tu no PC não consegues optimizar para todos os GPUs. Nas consolas consegues porque é só uma. Não tentes re-escrever a realidade só porque te dá jeito! Um mesmo jogo em GPUs diferentes tem framepacings diferentes em cada um… porque são diferentes!
E não vou dar mais azo a esta conversa…
Tu achas mesmo que quem tem uma 1060 anda a jogar muitos jogos a 60 fps?
Juca eu antigamente pensava o mesmo sobre a diferença de 30fps nos consoles e no Pc, mas com o passar dos anos eu vi que existe uma maneira de igualar os dois que requer um pequeno passo.
O primeiro é ver se o jogo em questão não tem quedas para abaixo dos 30 fps, depois de constatado isso eu abro o Msi After burner que é o programa que uso para ver as temperaturas e fps, e neste programa eu limito o fps máximo em 30 fps. Depois de feito isso vou no jogo e ativo o vsync ou se você preferir não precisa e pronto quando você ver no gráfico de frametime e framepassing vai esta uma linha completamente plana e não existirá aquele delay na fluidez e ficará igual aos consoles.
Lembrando que eu sou um jogador que não desativa o motion blur independente do framerate
Fazes isso porque tens máquina para isso, e porquê sabes fazer. O que nem todos sabem.
Mas pelo Steam Survey, hardware PC superior às consolas não é muito mais do que 10% do mercado.
Seja como for, o que dizes que fazes acerta-te os fps, não necessariamente o frametime.
Exato eu citei 30 fps, porém o mais comum sou eu limitar aos 60fps e apenas quis compartilhar minha experiência de como mitigar esse problema
Mário uma dúvida eu falei frametime e acredito ter falado errado ou pode ser apenas efeito placebo, mas quando passei a fazer isso seja a 30 ou a 60 fps tive a impressão que o frametime também se ajustou, o que você acha? ele sempre fica em 33.3ms ou 16.6ms.
Repara só o motivo pelo qual os frametimes no PC são um problema:
Como vês, eles são tremendamente variáveis de placa para placa. É a consequência do hardware não ser fixo. Tu podes ter os FPS, e isso não está em questão, mas para um frametime estavel, o hardware único é essencial.
Esse gráfico não mostra a variação de fps, que influência o frametime.
Mostra a variação do framepacing… o framepacing e fps estão intimamente ligados! Se o framepacing é mau os fps caem.
Respondendo à tua questão… Sim… limitar superiormente os FPS ajudam com o framepacing. Deixa-me dar o exemplo:
O teu GPU calcula 30 fps… E correr um jogo a 30 fps.
Cada fps terá de sair a 33.3 ms. Se saem foram deste ritmo o frame pacing fica adulterado e tens stuttering.
Agora o tu GPU calcula 40 fps. e tu limitas a 30.
Cada fps sai a menos que 33.3, e os que saírem a mais não tem problema pois o que os outros calcularam a menos já te dão margem para o erro.
Esse é o motivo plo qual quando retiraste o limite de fps ao Ratchet and Clank viste que ele alcançava os 50 fps. E isso permitiu inclusive implementar o modo 40 fps.
Da mesma forma, no modo 60 fps, o Ratchet sem limitador ia aos 105 fps.
A ideia aqui, é o framepacing, se bem que neste caso o jogo até tinha reservas a mais do que as que precisava. Mas quanto maiores forem, mais facilmente garantes que situações inesperadas que possam sobrecarregar o ecrã são garantidas de serem mantidas no tempo desejado.
Isso que eu percebi, como os jogos no caso nunca caem de 60 fps o frametime se mantém aos 16.6ms apenas em raros jogos quando eles salvam automaticamente (geralmente jogos mais antigos) que é dá uma leve travada.
Mas é como falaste no primeiro comentário se eu deixar os fps desbloqueados é uma chuva de stuttering, pois eles sempre ficam variando.
Enquanto fazes isso eu já tive a minha meia hora de jogo na PS5 e já fui passear o cão….
kakaka brincadeira
Mario como sera que ps5 e xbox series x irão se portar com novas placas de vídeo com promessas de serem muito poderosas já no final desse ano? Acredita que a otimização será capaz de deixar as consolas sendo plenamente competentes de rodar os novos jogos? O que acha sobre esse assunto.
Quem deveria estar preocupado com isso são os possuidores de PCs. Porque os jogos vão correr aí e tambem nas suas máquinas.
Já as consolas, essas continuarão a ter os seus jogos optimizados e a correr bem dê lá por onde der.
Como vc acha que os possuidores de PC se sentem quando um console clássico roda um game equivalente a uma placa com mais de duas vezes do seu poder bruto? Melhor parar de comparar console com placas de vídeos, pois dessa vez eles não tem apenas poder bruto.
Isso atualmente já não acontece… Era uma verdade no inicio da geração passada que deixou de ser nesta.
Atualmente o que distingue as consolas é apenas um API ligeiramente mais ao metal, e pequenas alterações no hardware destinadas a melhorar certas performances.
O hardware equivalente do PC está mais próximo do que nunca, apesar que as consolas ainda tem formas de se superar face a hardware equivalente.
Veremos. Quero ver quando os consoles pucharem por tudo que podem, pois o PS5 é um projeto melhor que o PS4. E creio que não só eu penso nisso, pois o próprio NX Gamer já disse que no inicio da geração os consoles rendem menos e no fim rendem muito mais que PCs equivalentes.Entao não é só API, é otimização, é a engine totalmente adaptada pro HW.
Eu estou curioso com isso. Porque tenho algum receio que estás consolas tenha apostado de forma overkill em certos segmentos, e agora a evolução do software para tecnologias como o UE5 tenha morto essa necessidade.
Quanto ao HFW ele está longe de usar a PS5. E aprova foi o Patch para o modo 60 hz que basicamente quase tornou o modo fidelidade em algo pouco interessante ao conseguir uma fidelidade gráfica basicamente igual.
Mario se puder me dar uma leve pincelada do seu conhecimento sobre hardware e software. Como funciona os jogos crosgen, não deveriam estes rodar com qualidade máxima em um ps5 por exemplo ? Já que são pra geração anterior, não compreendo bem essa parte de crosgen e jogos dedicados.
Um colega de trabalho construiu uma aplicação para rodar dedicada sobre um servidor de 80GB de RAM. A aplicação no ar consome cerca de 50GB de RAM.
Um dos desafios agora é conseguirmos refazer o que for necessário para essa aplicação rodar em máquinas com 16GB de RAM. Vai ter muito retrabalho no core da aplicação, provavelmente teremos perda de performance, ou seja, as requisições vão demorar mais para serem respondidas. Mas a expectativa é de conseguirmos.
Essa aplicação feita para rodar no servidor seria como um jogo feito do zero para rodar no PS5. Como se tem mais recursos disponíveis, obviamente fará uso deles. Converter essa aplicação para rodar em máquinas com 16GB seria como converter o jogo feito do zero para PS5 visando fazer o mesmo rodar em um PS4.
A pergunta é: e se fosse o contrário, ou seja, projetar a aplicação para 16GB desde o começo, e depois escalar no hardware superior? Eu gastaria muito menos tempo, já que teria 1 único trabalho para ambos, pois escalar no hardware superior é bem mais fácil.
Essa é a idéia do cross-gen, estabelecer um baseline (ou menor denominador comum), e tudo escalar a partir dele. Se fosse lançado um jogo hoje cujo menor denominador comum seja uma RTX 2060, tu já veria um grande avanço em qualidade visual. É só voltar para 2007 e se lembrar de Crysis, que colocou o menor denominador comum lá em cima, exigindo hardware parrudo para rodar de forma decente. Em contrapartida, os gráficos eram espantosos para a época.
Sim e não…
Vamos tentar imaginar um cenário alternativo.
Imagina que tu tens duas gerações de aviões. Um deles alcança os 300 Km/h e o outro 400 Km/h.
O antigo tem um alcance de 1000 km e o novo de 2000.
Para além disso o novo tem capacidades adicionais que lhe permitem voar mais alto e evitar assim a turbulência da viagem.
Se tu planeias um trajecto que ambos os aviões podem fazer, tu vais ter trajectos de 1000 Km, a altitudes suportadas por ambos.
Ou seja o avião melhor fica logo à partida limitado pelo mais antigo.
Isso não quer dizer que o avião mais recente não possa tirar partido da sua maior velocidade fazendo melhor do que o outro. E se calhar até poderás tirar partido de algumas funcionalidades extras como só carregar o depósito a cada duas viagens.
Mas seja como for, estás preso a situações ditadas pela geração antiga.
Agora imagina que os aviões antigos são retirados.
Podes usar livremente o novo avião, e continuar a fazer o que fazes, que já era melhor do que o antigo fazia, ou libertar as novas capacidades e fazer viagens de 2000 Km indo à estratosfera para evitar turbulências.
Basicamente esta é uma imagem de estilo. Mas com as consolas é a mesma coisa. Tendo de partilhar código com a geração anterior, todo o conceito de jogo está limitado à partida pelo que a consola antiga pode fazer.
Tu não podes criar nada que dependa de forma revolucionária do SSD, apenas o podes usar para tornar as cargas mais rápidas. Não podes usar características como os primitive shaders, apenas usar o poder adicional da consola para fazer mais e melhores shaders. Não podes usar a maior RAM para mais funcionalidade, apenas para melhores texturas e som. Não podes usar a computação para melhor física ou IA, apenas para acrescentar efeitos que sejam meramente visuais mas não interfiram na jogabilidade.
Ou seja, o Crossgen limita.
Basicamente é como no PC. Um dos grandes problemas do PC, apesar de aclamado como a máquina suprema, é que o mercado é muito fragmentado, e tu para venderes tens de alcançar as máquinas menos capazes. Então o que as máquinas mais potentes vão fazer é usar maiores resoluções, usar melhores texturas, melhores efeitos e mais fps. Mas os jogos ficam limitados na concepção pelas capacidades das máquinas inferiores.
É nesse sentido que as consolas e as suas gerações são super relevantes no desenvolvimento do software. E é por isso que os jogos que tem criado novas fasquias de qualidade surgem nas consolas.
Basicamente elas definem o patamar mínimo a ser alcançado, e por serem um mercado onde se vende bem, permite eliminar da equação os PCs mais antigos, promovendo a evolução do software.
Espero ter conseguido dar exemplos que percebas. Porque apesar de isto ser coerente e lógico há muitas pessoas, especialmente ligadas aos PCs, que não entendem. Não sei é se porque não percebem, ou se porque não querem perceber.
Há uma adenda a fazer-se aqui. Que tu podes ter código optimizado para as duas gerações, o que permite usar as novas funcionalidades das novas consolas. Mas há algo a que nunca podes escapar: O conceito de jogo! Se um CPU não aguenta IA em 50 personagens, vais limitar o jogo sempre a 40. Se não aguenta com um novo modelo de física mais avançado, ficas limitado ao antigo. Etc. Porque mudanças que alterem a jogabilidade são inpensáveis sob pena de teres dois jogos diferentes.
No tempo da ps3 jogava grande parte dos jogos na consola e alguma coisa no pc, depois foi o lançamento da ps4, até mais ao menos 2 anos de ter a ps4, ainda jogava alguma coisa no PC, mas muito pouca coisa, investi no PC, gastei sensivelmente 700 euros, se soubesse o que sei hoje tinha gasto menos. Hoje em dia não jogo no PC, pura e simplesmente porque a consola é o hardware para jogos que chega e sobra. Se fizesse edição de imagem, vídeos, coisas que exigem do hardware, aí, investia em um bom PC, para jogos não justifica. Os preços são absurdos e realmente é o que o Mário diz, o hardware da consola é dedicado, é para aquilo.
Até a geração passada o maior problema do PC era a falta de games AAA. Com a implantação do gamepass, os lançamentos da Sony e a emulação quase perfeita do switch. Esse problema foi resolvido. Agora é só questão de preferência. Pois ambos os sistemas são muito equilibrados, cada um com suas vantagens e desvantagem. Hoje prefiro a praticidade do console. Mas mantenho um bom PC para jogar indies, visto que o preço na psn é abusivo. E para utilizar o gamepass, já que a Microsoft não otimiza seus games para o console.
Off – Rir é o melhor remédio. Agora a culpa de tudo é de quem só joga AAA. Câncer! 🤣🤣🤣🤣
https://twitter.com/frankfangames1/status/1539972919853387784?t=THSF7eGgyfDp6-rOCzid_Q&s=19
Lolololololol. Nunca, mas mesmo nunca, imaginei que fosse possível um fanboy descer tão baixo.
Ou seja, a estratégia da Microsoft está sendo um sucesso. Entregar porcaria e culpar o consumidor.
Esses caras querem só pagar mensalidade pra jogar no celular e não sabem! 🙂
Acho que a qualidade agora alcançada pelas consolas não justifica o investimento num PC dedicado a jogos, até mesmo a preferência pelo teclado e rato as consolas já suportam (só ainda não entendo porque não tem suporte total) e acho que este era um dos argumentos que mais peso tinha na preferência pelo PC em relação às consolas
Graças ao sistema de io dos consoles, ausentes no o PC, o mesmo pode não rodar o software dos consoles, um de seus comentários Mário.
Afirmação arriscadissima de se fazer.
Porque? Atualmente é verdade! O que há na PS5 não existe no PC. E se for usado, o PC não tem como fazer da mesma maneira.
Isso não impede o PC de os correr, pois pode usar mais RAM e compensar isso. Mas isso já não é “correr o software da consola’, e sim programação adicional dedicada com alterações ao motor que mudam os requisitos do jogo. Ou seja, estão a correr uma versão diferente do mesmo software, fazendo as coisas de outra maneira.
O maior problema está nos descompressores. Com o mercado PC com uma fatia de 33% a usar Quad cores, e outra de outros 33% com hexacores, como se dispensar quatro núcleos para se fazer igual a eles?
Se isso for usado a 100% numa consola, alguma tecnologia extra tem de aparecer no PC para igualar.
Windows 11 tem uma coisa chamada Direct Storage que faz o mesmo só que sem os descompressores via hardware, e SSDs Gen 4 indo a 7 GB/s facilmente.
O que alivia bastante essas circunstâncias. E os PCs no geral tem processadores melhores que os dos consoles pegamos um 8700K de 6 núcleos por exemplo. Este carinha pode rodar 5GHz em todos seus núcleos. Os consoles estão com seus 8 núcleos entre 3,5 a 3,8 GHz (até um Ryzen 3700X de PC corre a clocks mais altos. )
Até um 8700K de 6 núcleos é melhor que o Ryzen 3700X customizado que colocaram nos consoles devido as limitações térmicas de ser uma apu.
O Direct Storage não faz o mesmo que os descompressores. O Direct Storage do PC é apenas a parte software do da Xbox. Basicamente liberta CPU nas leituras do SSD e melhoras a mesmas ao fazer leituras batch de ficheiros pequenos. Não influencia minimamente a descompressão.
O que o Direct Storage faz é abrir a possibilidade de os futuros GPUs (ou os atuais com novas drivers), poderem ser eles a descomprimir os dados. Mas isso não invalida que estás a usar recursos do sistemas, apenas os estás a mover do CPU para o GPU.
Movem para CPUs e GPUs com muito mais capacidade para lidar com essa carga extra pois muitas vezes rodam sobrando desempenho.
Então nenhum problema.