O ultimo patch para o jogo trouxe muitas novidades para ambas as consolas, para melhorar a qualidade de imagem da PS5, e melhorar as performances da Xbox. E agora as versões são quase, quase idênticas!
O Remake do jogo Resident Evil 4 tinha uma enorme disparidade entre as duas consolas concorrentes, a PS5 e a Xbox série X.
Basicamente o jogo possui dois modos em que pode ser jogado, o modo Favorecer Resolução, que corre com fps desbloqueados, tentando garantir o mínimo de 30 fps e correndo a 4K Nativos, e o modo Favorecer Performance que desce a resolução para alcançar os 60 fps.
Nestes dois modos temos ainda a possibilidade de ligar e desligar o Ray Tracing e as animações do cabelo, o que traz implicações na performance!
Ora nestes modos havia uma enorme disparidade nos resultados apresentados por ambas as consolas, e que foram agora resolvidos.
A grande diferença pré patch prendia-se com o facto que a Xbox, apesar da menor resolução no modo performance, apresentava uma diferença média de performance de 20% a menos face à PS5, com os valores da diferença nos diversos modos a poderem alcançar os 10 a 12 fps.
Em compensação, a Xbox apresentava melhor qualidade de imagem que a Playstation 5.
Era uma diferença brutal entre consolas, que este patch abordou!
O que é referido pelo NXGamer no seu video que usamos como base para este artigo, e que se encontra no fundo do artigo, a melhor qualidade de imagem da Xbox devia-se ao facto que esta mantinha a resolução de processamento para os efeitos de transparência, ambiente oclusion e pós processamento (AA), intactos, sendo que a PS5 os reduzia para metade. Ao mesmo tempo a Xbox possuía um filtro de acuidade que estava ausente na PS5.E estás situações eram simultaneamente a causa da disparidade de performances, como da disparidade visual entre ambas as consolas.
Agora com este patch, a PS5 recebe o filtro de acuidade que estava em falta o que lhe melhora substancialmente a qualidade visual. Do lado da Xbox esta passa a fazer como a PS5 e corta os efeitos acima referidos para metade da resolução, o que lhe permite um salto significativo nas performances.
Vamos ver o que aconteceu com o patch, analisando os casos piores, e usando o vídeo de análise do NXGamer como referencia!
Modo Favorecer Resolução
O Modo Favorecer Resolução corria em ambas as consolas com o grafismo na qualidade máxima, em 4K, e fps desbloqueados acima dos 30. No entanto, apesar da igual resolução, a versão Xbox apresentava uma melhor qualidade de imagem devido ao já referido filtro de acuidadr, e não existente na versão PS5, conforme foi anteriormente comprovado existir neste nosso artigo.
Apesar da melhor imagem, acontecia que a Xbox por vezes caia abaixo dos 30 fps, não garantindo assim esse mínimo. No global, no modo mais pesado, com tudo ativo (RT e cabelo), a diferença chegava aos 10 a 12 fps a favor da PS5 em alguns pontos.
Este patch resolveu esta situação, trazendo este filtro igualmente para a PS5, e tornando as duas versões visualmente iguais, correndo ambas a 4K, com ambas a manterem-se acima dos 30 fps. Da mesma forma, pelos cortes agora efetuados nas resoluções internas de processamento da Xbox, igualando o que fazia a PS5, as consolas ficaram com as performances bastante mais equilibradas, ficando-se a diferença média pelos 4% a favor da PS5 (3 fps).
Será de se notar que apesar de a resolução ser 3840×2160, ou 4K, não estamos em nenhuma das consolas perante 2160p, mas sim algo hibrido uma vez que este jogo processa internamente num modo interlaçado e não progressivo.
Modos Favorecer Performance
Nestes modos, a disparidade entre as consolas era maior. Não só a PS5 corria a uma maior resolução de 3456×1944 com a Xbox a correr a 3264×1836, como tínhamos diferenças de performance semelhantes às do modo anterior.
Neste modo, apesar de as resoluções se manterem intactas pós Patch e com vantagem para a PS5, a Xbox também reduziu a diferença média de performance, mas tal como no caso anterior, infelizmente à custa de quebra na qualidade da imagem face ao que tinha antes, causada pelo decréscimo da resolução dos pontos acima referidos.
Esta questão do motivo pelo qual a Xbox aparentemente insiste em tentar obter resolução em detrimento da performance é algo que levanta questões, sendo que o jogo Resident Evil 3 já tinha feito o mesmo na Xbox One, correndo a 4K reconstruídos na One X, contra 1620p na PS4 Pro, mas com piores performances. Pare resolver isso, o jogo acabou por descer a resolução na One X para os mesmos 1620p, igualando assim performances da Pro.
Mas esta situação não se aplica apenas a jogos da Capcom. São vários os casos em que a Xbox series X apresenta maior resolução, com piores performances que a PS5, ocorrendo o exemplo do jogo Hitman que também apresentou maior resolução na Xbox Series X, ma com maiores quebras de fps, e isto leva-nos a questionar se não haverão diretrizes da Microsoft no sentido de se favorecer a resolução, em detrimento da performance.
Resumidamente, nos modos performance, após este patch temos os seguintes resultados:
RT e cabelo ON
Os 60 fps não são garantidos em nenhuma das consolas neste modo.
As diferenças de resolução não se alteraram com o patch, pelo que a vantagem se mantém do lado da PS5, mas as performances aproxima-se.
RT e cabelo OFF
Com o Ray tracing e o cabelo desligado, ambas as consolas são exatamente igual, com 60 fps bloqueados. A diferença fica então e apenas na maior resolução da PS5.
Fiquem então com o vídeo:
Não entendo porque tanta preocupação com a resolução. Seria melhor focar na qualidade da imagem. A versão do Xbox ficou pior.
É algo inexplicável, até entendo que queiram por um ou outro efeito mas entre os 1800p e 4k a diferença anda muito sutil, fosse 1440p aí seria algo até a se considerar tentar puxar mais um pouco em resolução, mas mesmo assim, o correto sempre seria ter um modo prioridade de frames e outro prioridade de resolução para qualquer jogo, e de resto, deixavam a critério de escolha dos jogadores.
Especulando um pouco, isso parece alguma recomendação da MS para que os devs priorizem resolução no console dela, pois não faz muito sentido que em máquinas equivalentes, para um mesmo jogo, se tenham prioridades diferentes na hora da otimização.
É porque vende mais na mente de quem compra, ofereça para uma pessoa uma televisão de 4K e depois uma de 8K, ela não vai querer a primeira e não vai querer saber se a primeira é melhor que a segunda em todos os pontos, exceto resolução
Mas Pedro, quem vende TVs é a Sony… não faria mais sentido que essa quisesse mais priorizar seus 4k que a MS? Que negócio da MS lucra mais com tentar empurrar 4k na marra? A venda dos consoles está aí a mostrar que essa propaganda não funciona.
Off, Juca pré venda do ff16 começou no Brasil. Vi errado e achei que só dia 20.
Ei vi, Andrio, mas obrigado por avisar. Vou ver se compro no Ponto frio com um cashbackzinho de algum lugar… O problema é que esse mês já gastei um trocado com a DLC de Horizon, um jogo VR e promoções da PSN, se eu ficar gastando toda hora, me lasco. Vou planejar pra comprar no início de maior já que é pré-venda mesmo… Adoraria a versão colecionador com a estatueta da Fenix e o Ifrit, mas já vi por aqui que tá pra lá de 2k, então vou ficar só na vontade mesmo!
1800p reconstruídos ou 4K é visualmente imperceptível a olho nú. Nada justifica sacrificar performance por isto excepto por questões de marketing.
Sim, Juca, mas eu falei no sentido que números maiores parecem ser melhores na cabeça do usuário comum
Entendo, Pedro.
Sao muitos jogos onde a resolução é maior no Xbox e performance pior. Na verdade creio que a explicação para o SX não conseguir chegar no Ps5 em performance seja devido aos gargalos. O SX nitidamente tem problemas com isso e se desce a resolução, nao se garante uma performance melhor e estável. O número de CUs favorece maior resolução, mas castiga performance. Entao se optou em, ao menos, o xbox ganhar em algo do que perder em tudo.
É uma possível explicação, mas no caso do RE4 aí ele conseguiu melhorar a performance, mesmo tendo ainda ficado ligeiramente pior que o PS5 agora os dois estão virtualmente idênticos em resolução e performance.
Mas nunca chega… ainda assim é superior no Ps5. Resumindo: Não é apenas descer resolução pra se ganhar fps mais altos e estáveis, existem muitos outros fatores envolvidos, principalmente na concepção do HW neste caso.
Me perdoe o off-topic: https://www.gamevicio.com/noticias/2023/04/senador-eua-sony-anticompetitiva-exclusividade/
Parece que com a atual guerra econômica dos Estados Unidos, eles querem de qualquer forma derrubar qualquer empresa que não siga a forma de agira dos Estados Unidos e a Sony agora está na mira dos americanos.
Uma vergonha a Sony ter que submeter seus documentos que são confidenciais, para um senador por que este acha que a Sony é anti-competitiva, e o engraçado é que a Nintendo convenientemente ficou de fora só restando o concorrente direto da Microsoft.
Eu não estou a ver que a Sony tenha de entregar seja o que for. Este senhor não é juiz e nem sequer pertence à comissão de regulação. É senador, sim, mas não tem esse poder, e pode, quando muito, mover influências para quem de direito peça esses documentos.
Mas para se poder imiscuir com o funcionamento da empresa tem primeiro de entregar provas de que há algum tipo de monopólio, até porque eles não são ilegais, desde que conseguidos sem atropelo das leis da concorrência.
Agora o ridículo da coisa é que não há nada que a Sony tenha adquirido que a Microsoft não pudesse adquirir.
A questão é que como a Microsoft não quer pagar isso quer impedir os outros de o fazer.
É baixo… Muito baixo.
Exatamente Mário, eu usei a expressão errada quando disse que: “A sony vai ter que”, pois esse senador teria que mover um processo para se quer ter direito a essa documentação.
Agora toda essa movimentação, me soa assim como você mencionou uma golpe baixo e uso de poder/influência para diminuir a Sony e coloca-la para escanteio enquanto a Microsoft, paga por seu monopólio.
São o milhões pagos pelos lobies a funcionar.
E é baixo demais.
Eu não posso provar o que vou dizer a seguir, apesar de a coisa ser claramente coerente. Daí que vou dizer que, NA MINHA OPINIÃO, e apesar de rumores de que foi a Nintendo que se movimentou, acredito que o corte dos emuladores na Xbox se deveu ao facto de a Microsoft estar a tomar estas atitudes mais reles, e acreditar que a Sony retaliaria processando-os pelos emuladores.
A regra de livre concorrência americana só serve pra eles em conveniência propagandista, na hora que um estrangeiro começa a fazer sucesso por lá, ou exportar bastante pra lá, começam a subsidiar as produções internas de suas fábricas e negócios que sejam similares. É a tal “liberdade de comércio” american way, “dumping” nos outros tá valendo, contra si aí a “OMC” (World Trade Organization) não deixa, pois é prática desleal! Agora, vergonhoso políticos se metendo nisso, fingindo que defendem a livre concorrência, ou mesmo uma concorrência dita justa, hipocrisia pura. Se vale dedo no olho, certamente que é pros dois lados. Quando a Sony vai processar a MS por dumping pelo Gamepass?
https://abracaf.com.br/abracafnews/montadoras-do-reino-unido-criticam-subsidios-dos-eua-aos-veiculos-eletricos/
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/12/02/mxico-avalia-retaliao-se-eua-aprovarem-subsdio-para-carros-eltricos.ghtml
https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2022/07/epoca-negocios-industria-de-chips-dos-eua-discute-lei-que-beneficia-intel-dizem-fontes.html