O patch é dececionante em todo os aspectos. Mas acima de tudo por não mostrar uma remodelação de um motor da geração passada, limitando-se a acrescentar efeitos.
Sinceramente não sabia o que esperar do patch next gen de The Witcher 3, mas agora que ele saiu, os meus maiores receios mostraram razão de ser.
Se o patch poderia mostrar otimização ao código de um jogo que era inerentemente da geração passada, acrescentando efeitos, e criando uma experiência verdadeiramente next gen, o que vemos que foi feito está longe de ter sido isso.
Basicamente a CD Project Red meteu o jogo antigos em sistemas novos, e percebendo que havia margem pata trabalho… inseriu um Ray Tracing, umas texturas melhores, e tornou a coisa mais bonitinha.
E isso foi basicamente o que aconteceu! A CDPR apresenta um modo onde tira partido dos ganhos naturais em FPS que a maior performance do novo hardware, e um outro, onde abdica desses ganhos para acrescentar Ray Tracing. Da mesma forma aproveitou os aumentos agora existentes de memória para meter umas texturas melhoradas. Mas tudo isto sem alterar a fundo o código do jogo base!
O resultado é que este patch não se mostra a nível de performances diferente da valente salgalhada que foi o Cyberpunk 2077. Os FPS são estáveis nada de extraordinários, e todas as versões sofrem com isso.
Basicamente, perante estes resultados, reconhece-se que a CDPR fez muito bem em mudar para o Unreal Engine 5 em futuros jogos, pois os seus motores não se mostram adequados minimamente para a nova geração e precisavam de ser totalmente re-escritos.
Valha-nos o facto que o patch é gratuito, algo que certamente também se explica pela sua baixa qualidade.
Vamos então ver como se comporta The Witcher 3 numa consola de nova Geração, neste caso, a PS5!
Como vemos, o jogo atinge os 60 fps em modo performance, mas o modo RT peca bastante, com os fps a andarem constantemente a oscilar entre os 28 e os 30!
O PC não é muito diferente. Uma RTX 3080, bastante mais poderosa (29,8 Tflops contra 10,28 da PS5, e com hardware RT dedicado), não consegue muito melhor, com o jogo a correr entre os 27 e os 29 fps.
E isto é algo que não muda muito para uma RTX 4080 que corre entre os 27 e os 32 Fps.
E a 4090 pode-se limitar a ficar entre os 29 e os 36 fps.
Repare-se que nos vídeos da RTX 4xxx o CPU anda entre os 15 e os 25% de utilização, mostrando não ser o gargalo. Na 3080 o CPU anda um pouco mais acima, mas o pico de utilização ainda assim é de apenas 40%.
Claro que a coisa melhora usado DLSS, ainda mais usando DLSS 2 e ainda mais usando DLSS3, mas aí falamos de um comparativo desigual pois não só estamos a trabalhar com resoluções base bem inferiores (na casa dos 1080p), como estamos ainda a criar fotogramas interpolados falsos.
Mas seja como for, estes GPUs da série 4xxx estão longe de ser representativos do que é o mercado do PC, e mesmo os GPUs da Gama 3080 ou superiores, o que mostra bem que o patch não mereceu a atenção que deveria ter tido.
Pra sermos justos, a informação que eu tinha é de que essas versões “next-gen” estavam a ser feitas pela Saber Interactive, a mesma que fez o port para Switch, houve problemas, (não sei se a guerra) e a CDPR apenas finalizou o que já tinha sido começado. (matéria do Kotaku)
A informação que também circula pela internet é que ao menos o The Witcher “Remake” usará a engine da Epic ao invés do motor proprietário da CDPR.
PS: Ainda não testei a versão next-gen do TW3.
Não testei a nova versão. Mas pelo que vi, achei muito bom. Questão de expectativa. A performance em RT é um lixo, mas não esperava algo muito melhor. Dificilmente a empresa faria uma otimização em algo gratuito. Mas desconsiderando o RT, houve uma grande evolução. E em DX11 roda bem.
O problema desse jogo é gargalo da CPU. O mesmo não é capaz de utilizar os vários núcleos corretamente. E fica limitado ao desempenho de apenas um. Logo independente da GPU, o resultado com RT é péssimo.
Hennan, mas pelo pouco que vi pela internet, o descontentamento parece estar mais associado a usuários da versão PC do game. O PS ganhou um modo 60 mais polido e um modo 30@RT, e mesmo o Xbox que parece que já tinha um modo 60, recebeu também um 30@RT. E não percebi relativamente ninguém a falar mal, exceto o pessoal do PC.
Desculpa utilizar o teu comentário Juca, mas tenho de alertar que estou a reprovar comentários porque usam adjectivações pejurativas a pessoas.
Essa situação não é permitida pelas regras do site, independentemente de quem seja, e das razões que existam, pelo que se elas continuarem, terei de fazer algo mais do que meramente negar mensagens.
Os responsáveis por elas, fazem o favor de as editar, e corrigir isso.
Sim. Nem olhei a versão de consoles. Estou me referindo a versão de PC.
A ideia do artigo também não é comparar as versões PC e consolas, mas sim mostrar que os problemas são transversais, e que o que pode resolver os problemas no PC, o DLSS não é algo justo, não só porque não podemos depender dele (era o que faltava agora os jogos virem todos maus, e o pessoal que use o DLSS), como pelo facto que ele não é um standard nem sequer dentro do próprio PC.
testei RT vs 60fps no PS5…
No inicio a sombra da lareira fica mais fiel a realidade, mas tem uma aparência de MOD mal feito.
Quando sai na sacada, tem luz piscando na montanha.
botei em 60fps sem RT, a montanha voltou ao normal.
seguirei nos 60fps, acredito que seria muito tranquilo esse jogo rodando 60fps com RT no PS5… R&C e Spiderman estão ai para provar.
Pessoal tá falando que a CDPR tá de mutreta junto com a Nvidia, pq com RT 4K 60fps precisa de uma 4090 praticamente… e ainda fizeram downgrade n iluminação por patch para o RT ficar melhor em comparação.
sinceramente tá ai um motivo para jogar no console mesmo, o sujeito compra uma 4080 ou 4070 e o jogo fica cagado pq a fabricante da 4070/4080 sabota os jogos para precisar de uma 4090?
vou esperar mais uns 6 meses para zerar o bruxo, sair mais uns patchs.
Não dá 60fps com a 4090. Fica mais pra uns 45. O gargalo é de CPU. A única forma de jogar com tudo acima de 60fps é utilizando o dlss 3.0. Ainda assim, fica instável. O problema dessa versão é pior que cyberpunk, pois o gargalo é em apenas um núcleo. Ainda assim, no PC dá pra jogar bem sem RT no DX11
Uma pena o RT no PS5 bugado… não estava sabendo! Tô esperando só o ssd novo chegar pra eu deixar ele instalado aqui junto com jogos que eu sempre revisito ou ainda não acabei.
vc mesmo pode testar, abre o jogo e testa… essa parte ai que eu falei é antes do tutorial ainda.
É que o SSD interno do meu PS5 está todo ocupado, e como está pra chegar um outro SSD adicional pra aumentar o espaço, estou protelando apagar outro jogo pra instalar TW3. Mas vou testar logo, logo.
Olhei o vídeo da DF da versão de consoles. Primeiro achei a versão com RT bem fraca. Para piorar a resolução é bem menor, o que prejudica na qualidade da imagem. Além disso, roda instável e com input lag absurdo. Melhor fingir que a versão com RT nem existe.
A única empresa que vi até hoje utilizar bem RT nos consoles foi a Insomniac. O resto, entregou poucos ganhos, com resoluções muito baixa e fps limitado.