Patch 1.31 de Gran Turismo é absolutamente brutal

A quantidade de coisas acrescentadas é significativa ao ponto de merecer destaque.

Confesso que tendo adquirido todos os Gran Turismo até hoje, o GT7 me passou ao lado por estar um pouco saturado com o jogo.

Mas depois de ver o jogo no PSVR este captou-me a atenção, especialmente porque o VR permite perceber uma qualidade gráfica e de modelação que, por norma, passam ao lado.

E se o suporte PSVR 2 já foi uma acréscimo fabuloso, este patch 1.31 mostra que a Polyphony continua a alterar o jogo e a melhora-lo.

Novos carros, novas pistas, correções, suporte VRR para 120 fps, novo conteúdo, etc. A quantidade de novidades de peso neste patch é super significativa.



Eis o texto da Polyphony:

Detalhes da atualização (1.31)

A seguir está uma lista dos principais recursos e ajustes introduzidos para a atualização mais recente do Gran Turismo 7.

Principais Funcionalidades Implementadas

1. Carros
– Os seguintes cinco carros novos foram adicionados:
・Audi RS 5 Turbo DTM ’19
・Mazda 3 X Burgundy Selection ’19
・Porsche 959 ’87 (disponível para compra na Legend Cars a partir de 30 de março)
・Porsche Carrera GTS ( 904) ’64 (disponível para compra na Legend Cars a partir de 30 de março)
・Toyota Alphard Executive Lounge ’18

2. Pistas
– Os dois layouts a seguir foram adicionados ao Nürburgring:
・Nürburgring Endurance
・Nürburgring Sprint

3. Circuitos Mundiais
 - Os seguintes novos eventos foram adicionados aos circuitos mundiais:
・Nürburgring
– Japanese 4WD Challenge 600
– World Touring Cars 800
・Kyoto Driving Park
– Porsche Cup
・Tokyo Expressway
– Japanese 4WD Challenge 600



4. Scapes
– “Sakura” foi adicionada como curadoria em Scapes.

5. Café
– Os dois menus extras a seguir foram adicionados:
・Menu Extra nº 18: Coleção: Toyota Family Cars (nível de colecionador 28 e superior)
・Menu Extra nº 19: Coleção: Ford GT (nível de colecionador 44 e superior)

– Foram adicionados novos conjuntos de conversas com os designers de carros e personagens que aparecem no Café. Essas novas conversas podem ser acessadas mudando para os seguintes carros na Garagem e falando com os Personagens no Café:

CAR DESIGNERS (Em ordem alfabética)
– Sr. Freeman Thomas
・Porsche Spyder Type 550/1500RS ’55
・Porsche 911 Turbo (930) ’81
・Porsche 911 RSR (991) ’17

– Sr. Fabio Filippini
・Ferrari 512 BB ’76
・Nissan Silvia K’s Dia Selection (S13) ’90
・Nissan Silvia Q’s (S13) ’88
・Renault Clio V6 24V ’00



CARACTERES
– Jeremy
・Audi RS 5 Turbo DTM ’19
・Porsche Carrera GTS (904) ’64
・Porsche 959 ’87

– Stella
・Mazda3 X Burgundy Selection ’19
・Toyota Alphard Executive Lounge ’18

6. Mostrar Configurações
 - Suporte para saída de 120 Hz e VRR (Variable Refresh Rate) foram adicionados. Consulte a página a seguir para saber mais sobre as configurações em dispositivos compatíveis:https://www.gran-turismo.com/world/gt7/manual/option/01

7. Multiplayer
– O recurso de troca de câmera do teclado foi adicionado às corridas do Lobby. Consulte a página a seguir para saber mais sobre os detalhes: https://www.gran-turismo.com/world/gt7/manual/multiplayer/07

8. Sports
 - Nos Campeonatos Online, diferentes ligas terão diferentes configurações de penalidade e regulamentos da corrida. Para a Série de Exibição 2022/23 – Temporada 4, o calendário de corridas para GT2 e GT3 League contará com mais vagas de entrada para permitir uma participação mais ampla em diferentes momentos do dia.



Outras melhorias e ajustes

1. Modelo de simulação de física
– O modelo de simulação de física do carro foi ajustado. Consulte a página a seguir para saber mais sobre os detalhes: https://www.gran-turismo.com/world/gt7/news/00_1462138.html
– Ajustamos o efeito do Controle de Tração, ABS, Gerenciamento Ativo de Estabilidade, e Assistência de Contradireção nas Configurações de Assistência.
– Também alteramos algumas das configurações padrão para as predefinições de assistência nas configurações de assistência da seguinte forma:
・Assistência de contradireção intermediária
: Forte →
Controle de tração fraco: 5 → 3・    Assistência de contradireção
especializada : Forte → Desligado

Se “Intermediate” ou “Expert” foi selecionado antes da atualização, as configurações não serão substituídas, mas a Predefinição de assistência mudará para Personalizada.
– Os Pontos de Desempenho (PP) de alguns carros foram ajustados.
– A exibição incorreta do ajuste do ângulo do pé nas configurações do carro foi corrigida.

2. Carros Lendários
 - Os preços dos Carros Lendários (Coleção Hagerty) foram revisados ​​com base em avaliações da vida real do parceiro do Gran Turismo, Hagerty.

A Hagerty fornece avaliações e seguros de veículos para carros clássicos e patrocina eventos de carros históricos.

Novos preços serão aplicados na próxima vez que um veículo for colocado à venda. A próxima revisão de preços está prevista para junho de 2023.



– Alterado o fabricante do CLK-LM ’98 de “AMG” para “Mercedes-Benz”.

3. Circuitos Mundiais
 - Os tempos-alvo para todos os eventos dentro da Experiência de Circuito foram ajustados e as demonstrações foram atualizadas de acordo. Além disso, os quadros de classificação para todos os eventos foram redefinidos.
– Ajustamos as configurações para a Pickup Truck Race nas seguintes pistas:
・ Willow Springs Raceway
・ Daytona International Speedway
・ Colorado Springs (os valores recomendados de PP foram alterados)
– Também ajustamos as configurações para o World Touring Car 600 na seguinte pista :
・ Tokyo Expressway
– Foi corrigido um problema em que a Race Shop não estava disponível em alguns casos nos pontos de encontro.

4. Centro de Licenças
 - Os tempos-alvo para todos os eventos nos testes de licença foram ajustados e as demonstrações foram atualizadas de acordo. Além disso, todos os quadros de classificação de eventos foram redefinidos.

5. Missões
 - Ajustamos as configurações para os seguintes eventos:
Rolling Stone
・Drag Race “0-400m Acceleration Battle 1”

Moby Dick
・Drag Race “0-400m Acceleration Battle 2”



Gone with the Wind
・Drag Race “0- 400m Acceleration Battle 3”

The Sun Also Rises
・Drag Race “0-1000m Acceleration Battle 1”

The Human Comedy
・Autopolis One Hour
・Kyoto Driving Park One Hour
・Deep Forest Raceway One Hour
・Alsace One Hour
・Lake Maggiore Circuit One Hour

Além disso, as tabelas de classificação para as corridas de arrancada acima foram redefinidas.

6. Scapes
 - O driver Avatar agora será selecionado como padrão quando um condutor onboard estiver ativado.



7. Home
 - Resolvemos um problema no qual o ID online era exibido em vez do apelido na carroceria do carro durante os filmes Scapes e o showroom de VR.

8. Exibição da corrida
 - A exibição do mapa da pista foi adicionada ao menu Pit.

9. Localização
– Corrigimos vários problemas de localização de texto.

10. Outros
– Várias outras questões foram abordadas.

Obrigado pelo seu apoio leal e esperamos que continue a desfrutar do Gran Turismo 7!





55 Comentários
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Edson Nill
Edson Nill
5 de Abril de 2023 10:15

Off topic _ Mário, desculpe pelo off, mas parece que é real! https://insider-gaming.com/playstation-handheld/

Marcio
Marcio
Responder a  Edson Nill
5 de Abril de 2023 11:05

Pelo que li no twitter, seria um portatil para stream via remote play e exigiria um ps5, com tela full hd de 8 polegadas, 60fps, LCD, teria gatilhos adptativos…

Juca
Juca
Responder a  Marcio
5 de Abril de 2023 12:05

Mas qual seria a vantagem disso pra um smartphone com um joypad nele? Não vejo sentido a menos que seja um portátil pra PSNow ao menos. A menos que o PS agora queira um portátil agnóstico pra jogo. Mas pra mim, em sendo verdade, outra tremenda bola fora da PS.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Edson Nill
5 de Abril de 2023 12:05

Pelo visto não se trata de um novo SKU, mas apenas de um novo acessório para jogar em remote play.

Bem mais simples do que a discussão de ontem aqui na PCmanias.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 12:17

De que discussão você fala, Carlos?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Juca
5 de Abril de 2023 12:18

Aqui: https://www.pcmanias.com/hellblade-ii-mostra-as-capacidades-do-unreal-engine-5-com-os-metahumans/

Veja os comentários gerados a partir do Off-topic levantado pelo Edson.

Juca
Juca
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 12:59

Blz, Carlos, é que só tinha olhado o artigo imediatamante anterior a este e não tinha visto que a discussão já rolava antes.

Andy Buh
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 13:01

é um game pad controle para smartphone que faz ponte para o remote play e só isso?!
Caso for isso, faz até algum sentido, mas a questão é quanto vai custar esse brinquedo?
No mínimo vai precisar de bluetooth 5.3 / Wi-Fi 6 para entrar velocidade e instabilidade.

Last edited 1 ano atrás by Andy Buh
Marcio
Marcio
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 15:44

Prefiro assim, a Sony manter o foco no PS5 mesmo.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Edson Nill
6 de Abril de 2023 0:14

Anos atrás, eu testei o Remote Play no meu PS4 PRO, e era uma função vergonhosa de tão ruim. Era injogável!!!
Testei no PS5 esses dias e me assustei, Ghost of Tsushima, Elden Ring e DMC V rodando liso no celular, sem imput lag e sem quedas de FPS.
Definitivamente estou afim de pegar um joystick desses para jogar Remote Play em casa.
Já saiu um oficial a pouco tempo.

https://youtu.be/Nny2zxFSm1g

Netto
Netto
Responder a  Carlos Eduardo Santos
6 de Abril de 2023 0:20

O App já funciona em celulares Samsung?

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Netto
6 de Abril de 2023 5:39

Tudo indica que sim.
Não afirmo 100% porque só testei em aparelhos Motorola.

Andy Buh
5 de Abril de 2023 11:55

A anos que não sinto tanta vontade assim de jogar um game de corrida igual ao Gran Turismo, não vejo a hora de por minhas mãos nesse jogo!

Juca
Juca
5 de Abril de 2023 12:03

Grandes mudanças, ainda não testei, mas vai ser pra hoje, sem falta! Vi vários elogios à nova física, como melhoria da sensibilidade do motorista e realismo. Veremos se minha percepção será a mesma.

Last edited 1 ano atrás by Juca
Júlio Esteves
Júlio Esteves
5 de Abril de 2023 13:18

Não tenho um PS5, mas poderia me interessar em comprar um se a Sony investisse mais em jogo antigos (retrocompatibilidade) na sua loja virtual. Falo de jogos do PS3 e PS2. Mas acredito que o foco da Sony agora seja explorar os recursos do PS5 e consolidar o PSVR2. Jogos antigos só em remaster e remakes.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Júlio Esteves
5 de Abril de 2023 14:05

Essa é uma discussão muito interessante, e que cabe ficar uma hora inteira discutindo em um podcast.

Mas quando se fala de retro de console com gerações mais antigas ( PS3/X360 pra trás), acho mais interessante consumir os jogos com melhorias, como RDR 1 em 4k no Xbox One X, ou Sonic Generations com FPS Boost, ou Tekken 2 em 1440p na plus. De resto, os consoles mais antigos (PS3 pra trás) são bastante acessíveis no mercado de usados, logo prefiro jogar diretamente por eles, ou em emuladores do PC.

Por falar em PC, esta é de longe a melhor opção para se jogar games antigos. Com uma configuração relativamente barata você vai jogar o legado de várias IPs nas suas configurações máximas projetadas nas suas respectivas épocas.

Por exemplo, dias atrás estava jogando Dirt 3 no meu Xbox 360, PS3 e na GTX 1050ti do meu notebook ao mesmo tempo (na mesma TV), só para comparar gráficos e performance. A GTX 1050ti consegue renderizar com presets no ultra e acima de 60 fps, o que gera uma experiência muito superior à dos consoles daquela geração. Assassins Creed 1, Batman Arkham Origins e vários outros jogos de PS3/X360 também ficam muito superiores jogando no ultra nesse meu notebook que tem uma VGA bem “sem vergonha”.

Eu sei que estou dizendo o óbvio, já que a GTX 1050ti é uma VGA de 2016, enquanto que o hardware do Xbox 360 é de 2005. Mas como estamos em 2023 e o interesse é jogar “jogo antigo”, temos duas opções com preços acessíveis, onde uma te oferece a qualidade máxima do que foi projetado para a época, enquanto que a outra te oferece o que era possível de rodar naquele hardware em 30fps. Seria o mesmo que em 2033 você poder jogar Cyberpunk no PS5, ou em presets máximos com todos os efeitos de Ray Tracing ativados em uma VGA low-end barata do futuro.

Então mesmo que a Sony faça retro com o PS3 e coloque Dirt 3 lá com 60fps (no PS3 roda abaixo de 30fps em alguns momentos), é provável que rodará nos presets do PS3, que são muito inferiores aos presets máximos projetados para a época, e que hoje em dia você consegue renderizar com qualquer VGA low-end de 500 reais. Esses casos de RDR1 em 4k ou Tekken 2 em 1440p são exceções, pois na maior parte dos casos, a retro dos consoles mantém os mesmos presets do passado.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 14:17

Concordo Carlos, mas no PC só gosto de jogos de estratégia e de construção de cidades. O console pra mim é marcante pois é só ligar e jogar e no caso da Sony eu esperava que o legado dela do PS2 e Ps3 ficassem disponíveis na sua loja virtual (acho que só no Ps6 teremos este legado completo).

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Júlio Esteves
5 de Abril de 2023 14:27

Eu sei como é e não recrimino. Eu também jogo muito game antigo em console, inclusive estou jogando Forza Horizon 2 no meu Xbox 360, mesmo sabendo que é bem mais bonito no Xbox One. Sem problemas.

Dias atrás eu estava com muita vontade de jogar Street Fighter Ex Plus Alpha do PS1, que me marcou muito (foi o primeiro jogo de PS1 que comprei em 1997). Como não tenho mais PS1, baixei um emulador, a ROM e me diverti bastante haha.

Nesses casos eu não sinto “peso na consciência” porque se tratam de jogos muito antigos, de consolas que nem são mais fabricadas. De vez em quando também abro um emulador de Atari para jogar Megamania, River Raid, dentre tantos outros que marcaram minha infância.

Júlio Esteves
Júlio Esteves
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 16:06

Obrigado pelas dicas.

Netto
Netto
Responder a  Júlio Esteves
6 de Abril de 2023 0:22

Questão de gosto

Entendo

Tenho um XSX, tenho +120 jogos de X360 e mais alguns de Xbox

O único que instalei pra jogar foi o RDR

De modo que constatei que PARA MIM isso é uma questão muito subjetiva

Antonio
Antonio
5 de Abril de 2023 13:53

Tenho o meu a quase um ano ,só tirei o plástico a umas semanas,já joguei umas horitas e gostei…off…lá acabei por comprar o driveclub usado por 6 euritos para testar na ps5 e está muito bom … graficamente ainda está nos melhores para mim.

Livio
Livio
Responder a  Antonio
5 de Abril de 2023 15:06

por incrível que pareça, Driveclub ainda é uma referência, um jogo de 2014.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 14:11

irmão, me desculpe pela pergunta de leigo que sou: O series S contém essa quantidade de Vram?

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Abril de 2023 15:34

Obrigado pelas explicações, Mário!

Andrio
Andrio
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Abril de 2023 16:38

Esse é o ponto que eu ando vendo os pcistas falando algumas abobrinhas.
Já vi alguns falando que os consoles vão morrer ou é por que vão sair os consoles do meio de geração…..

Outro ponto é que estao taxando os devs de preguiçosos rsrsrrs

Last edited 1 ano atrás by Andrio
Hennan
Hennan
Responder a  Andrio
5 de Abril de 2023 18:21

O ponto é que seria possível melhorar a otimização e reduzir o consumo de Vram. Mas porque o desenvolvedor vai fazer isso sendo que o foco são os consoles. E mesmo esse público tem a opção de reduzir o preset.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 15:09

A casa caiu pro povo que idolatra pc de topo, mas na verdade tem um medíocre. 😅

Deto
Deto
Responder a  Sparrow81
5 de Abril de 2023 17:12

é exatamente isso que parece nos comentários dessa notícia.

ainda mais com a Nvidia vendendo 3080 com 10GB de vram… Mas o caras preferem defender o picareta, nvidia, do que admitir que foram ludibriados

Last edited 1 ano atrás by Deto
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
5 de Abril de 2023 18:40

E eu previ que o Ps5 passaria a 3080 durante a geração, só não esperava que fosse tão rápido.

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 16:56

O pessoal está fazendo muito barulho, mas já era esperado desde o lançamento do ps5 e series X. Os consoles é que determinam a evolução dos jogos. O padrão será 12gb até o final da geração, excluindo RT. O problema é que a Nvidia empurrou 8gb já sabendo disso. De toda forma, reduzir o preset também resolve o problema.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 17:10

está uma choradeira nos comentários dessa notícia…

Livio
Livio
5 de Abril de 2023 14:11

Eu acho que dos leitores assíduos sou o que mais joga a série GT atualmente.

Confesso que ao jogar após a atualização eu quase desisti do game, porém já estou aceitando, como bem sabem jogo diariamente, pelo menos 1x a corrida de Tokyo 600 para ganhar uns trocados e comprar os carros que faltam.

No início detestei a atualização não porque removeram o glitch da AMG, sim eu usei tal glitch por 2 semanas, mas para mim esse Glitch não trazia uma vantagem pois só diminuiu em 2 minutos o tempo total da corrida em relação ao tempo que eu fazia com o NSX’17 (24:30 contra 26:50). O que me fez detestar foram as alterações do tipo em que um pneu intermediário, em um circuito molhado, que antes aguentava 7 voltas, agora só aguenta 1 volta e meia(fui pego de surpresa na corrida ao perceber que o carro se comportou de maneira diferente). Fiz algumas tentativas, alteração de poucas coisas (pneu) e só terminava de P7 para baixo. Tudo que antes funcionava perfeitamente foi colocado no lixo.

Sendo um espectador das corridas de F1 eu estava planejando o que fazer antes da última corrida, ocorrida na Austrália começar, no Brasil a corrida começaria às 2 da manhã e então resolvi dar uma chance ao jogo, ou tentaria algo a mais e continuaria a jogar diariamente ou partiria para algum outro jogo. Saí da zona de conforto e resolvi refazer os ajustes do carro: altura, peso, aerodinâmica, relação de marchas, compra de componentes…. Fiz uma corrida antes da corrida da F1, consegui terminar em P1.

Já feliz por ter um ajuste bom fui correr novamente na segunda, consegui um P5, ontem alterei a relação de marchas e peguei P3, fui mais ousado, alterei relação de marchas novamente e consegui um P1, sofrido, mas bem animador pois consegui a chegar fazer tempo de volta que fazia antes da atualização.

Creio que a grande maioria que detestou a atualização foi devido ter atacado a zona de conforto, depois de esfriar a cabeça com o jogo percebi as demais alterações, ali mesmo em Tokyo aparenta que a física está melhor, trisque numa área molhada sem estar com o pneu apropriado e o carro vira passageiro, ele aquaplana. Notei também diferenças no Force Feedback, dirigi a kombi (sambabus) e o novo Alphard (time Trial) e são sensações diferentes.

O ponto negativo foi o aumento da sensação de queda de frame, não sofria com isso em Tokyo, após a atualização a queda de frame é constante. Até fiz piada num grupo de GT pois a atualização trouxe os 120fps e eu falei: O 120fps são para o jogo conseguir correr nos 60fps !!!!

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 14:56

OFF

Vi algumas pessoas divulgando uma print de um Product Manager da Microsoft alegando que o Gamepass possui 25+ milhões de assinantes, com 15 milhões deles no PC (https://twitter.com/TWTHEREDDRAGON/status/1643597536056279041?s=20).

Fui conferir no Linkedin, e a print é real: https://www.linkedin.com/in/mjskwarski/

Ou seja, caso este funcionário não esteja mentindo, sobram 10 milhões de assinantes para o Xbox, o que a meu ver é um número baixo, mostrando que a base ativa consumidora neste console é menor do que aparenta.

Talvez a Sony tenha ciência desses números, e esteja lançando vários jogos no PC visando construir o launcher dela, vendo uma potencial quantidade de consumidores adicionais para seu ecossistema.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 15:10

Se for isso mesmo é um flop inacreditável.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Abril de 2023 15:52

Mário, está errado! o serviço da Sony que é um flop… rsrs https://windowsclub.com.br/microsoft-tem-mais-usuarios-ativos-que-a-sony-segundo-ampere-analysis/ Brincadeiras à parte, o Deto que irá gostar disso!rsrs

Deto
Deto
Responder a  Edson Nill
5 de Abril de 2023 17:33

esse DelirioClub eu nem digo nada, uma pena que eu perdi o PRINT desse site arrotando:

“Vitória, Windows Phone vai substituir o Android em pouco tempo”

Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 17:02

Não vejo nada de estranho nisso. Como sempre disse, o consumidor de consoles é um nicho específico. O modelo tradicional não existe por acaso. É resultado da interação de décadas entre as fabricantes e o consumidor. A Microsoft que está tentando empurrar o modelo de assinatura a força. Talvez até consiga, mas vai levar anos e muito dinheiro no processo. A compra da Activision é um passo importante nesse movimento. No entanto, não é o suficiente.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
5 de Abril de 2023 17:44

O ponto de discussão é sobre 10 milhões de assinantes no Xbox significar que a base ativa do console pode ser menor do que esperávamos. O Xbox One vendeu cerca de 50 milhões de consoles. Estima-se que os dois Xbox Series venderam somados 20 milhões. Ou seja, será que esses 70 milhões de consoles é uma realidade, ou seria algo razoavelmente menor do que isso? Ninguém sabe, já que a Microsoft não divulga vendas.

No último relatório fiscal a Sony divulgou 112 milhões de usuários ativos para 149 milhões de PS4 + PS5 vendidos, e 46.4 milhões de assinantes da Plus (página 9 – https://www.sony.com/en/SonyInfo/IR/library/presen/er/pdf/22q3_supplement.pdf). Ou seja, 41,42% dos usuários ativos dos consoles da Sony consomem a plus.

A Microsoft recentemente divulgou 120 milhões de usuários ativos no seu ecossistema de gaming, onde uma fatia destes 120 milhões estão dentro dos consoles Xbox. Considerando que o Gamepass possui 10 milhões de assinantes no Xbox, quantos usuários ativos destes 120 milhões estão efetivamente nos seus consoles? Ao que tudo indica, um número significativamente baixo, talvez na casa dos 25~30 milhões.

Vale ainda lembrar que o Gamepass sempre possuiu diversas promoções, desde vouchers de assinaturas em produtos comprados (chiclete, desodorante, etc.), planos do primeiro mês por 1 euro. Ou seja, sempre existiu uma apelação muito forte para que a base ativa adquira o serviço, logo não seria absurdo de se pensar que uma parcela razoável dos seus usuários ativos estejam consumido o serviço, o que gera ainda mais estranhamento de “apenas” 10 milhões de usuários de consoles estarem assinando Gamepass.

O contraponto desta argumentação é que os consoles possuem a Xbox Live Gold, ou seja, uma parte da base ativa pode não estar consumindo Gamepass em virtude de favorecer o uso da Xbox Live Gold. Entretanto, se trata de um serviço que está cada vez mais “diminuindo” com o passar dos anos, seja reduzindo a quantidade de jogos, ou entregando jogos cada vez menos prestigiados. Tentaram até dobrar o preço do serviço, mas não conseguiram. Então eu acredito que atualmente não se trate mais de um serviço com tanta adesão como foi no passado. Muitos devem ter migrado para o Gamepass.

Veja, eu não estou afirmando que o Xbox não vendeu nada.. talvez até tenha alcançado mesmo 70 milhões ou até mais. Talvez a base ativa seja maior do que 25~30 milhões, chegando a 52 milhões (considerando a mesma proporção 112/149 = 75% de usuários ativos vs consoles vendidos do Playstation). Só achei que 10 milhões de assinantes do Gamepass no Xbox pareceu muito pouco diante dos números que relatei, nos levando a questionar a base ativa e quantidade de consoles vendidos.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 18:18

Imagino que seja menor, mas não tanto. Provavelmente a parcela assinantes do Gamepass que é baixa. E acredito que a proporção de assinantes da psn extra/premium seja tão baixa quanto. Visto que a receita total cresceu pouco com a implementação do novo modelo. A verdade é que boa parte do público de consoles tem preferências bem especificas e gosta de fazer aquisições no lançamento. Sendo assim, o sistema de assinatura é pouco interessante.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
5 de Abril de 2023 18:26

Só que a Psn premium é um serviço muito mais recente do que o Gamepass, pois acumulou assinantes em 1 ano, enquanto que o Gamepass acumulou assinantes em 6 anos.

Antes da Psn premium existia a PSnow que nem de longe se compara com o Gamepass, seja por estar restrito a mercados específicos, bem como não possuir a mesma apelação com promoções e catálogo de jogos.

Mas também não descarto o seu ponto, pois se 59% da base ativa da Sony não está nem ligando para jogar online, muitos então não ligam para assinatura … de qualquer maneira, 10 milhões me pareceu pouco.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Hennan
Hennan
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 19:05

O serviço da Sony tem a desvantagem de ser mais recente, mas tem um catálogo melhor. Se não fosse o preço, os números do gamepass seriam ainda piores. Sejamos realistas, a maioria do público não investe um bom dinheiro no console para jogar indies. Se a Microsoft colocar cod no serviço ou entregar games descentes, a tendência é crescer forte.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Hennan
5 de Abril de 2023 19:15

Respeito seu ponto, e até concordo que seja verdade atualmente (no caso da plus estar melhor). Mas precisamos também olhar a evolução do serviço ao longo dos últimos 6 anos.

Veja que o Gamepass colocou Red Dead Redemption 2 no Gamepass apenas 1 ano e meio depois do jogo ter sido lançado. Colocou GTA V em uma época onde o jogo ainda estava bastante ativo no multiplayer. O gamepass tem colocado MBL the Show todo ano no lançamento, um jogo que é relativamente popular nos EUA. Forza Horizon 5 também é um jogo que tem um certo apelativo de público e entrou day one. Tem outros exemplos, mas creio que esses estão entre os mais fortes.

Quero dizer que além das promoções, o serviço também já teve vários “apelativos” com jogos importantes sendo adicionados lá. E cresceu 5 vezes como o profissional da Microsoft colocou no Linkedin. Só que atingiu um teto, onde talvez a base ativa não seja grande o bastante para proporcionar que o serviço continue crescendo como antes.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 de Abril de 2023 18:03

Sim.

Meu principal palpite para explicar os 10 milhões de assinantes do Gamepass no Xbox, é de que a base ativa do Xbox One reduziu drasticamente (proporcionalmente muito mais que a do PS4).

Esse palpite se sustenta em dois argumentos:

1) Casos recentes de jogos que não estão sendo lançados no Xbox One. Resident Evil 4 é um exemplo, Street Fighter VI é outro. A única explicação razoável é que a base ativa do Xbox One tenha reduzido ao ponto de não ser mais viável financeiramente portar o jogo para rodar adequadamente no Xbox One.

2) Quando olhamos para a evolução das vendas ao longo da geração passada, de 2014 até 2016 o PS4 estava vendendo 2x mais que o Xbox One, enquanto que de 2017 até 2020 o PS4 estava vendendo 3x mais que o Xbox One. Isso mostra que dos 50 milhões de Xbox One vendidos, boa parte dessas vendas aconteceram na primeira metade da geração, onde existe uma tendência maior desse público não ser mais ativo na plataforma.

Por exemplo: se entrevistarmos 100 pessoas que compraram um console qualquer, sendo que 50 delas compraram na metade inicial da geração, e outras 50 na metade final, a tendência natural é que se tenha maior base ativa nos 50 entrevistados que compraram na metade final, pois ainda se trata de um produto relativamente novo para eles.

Estava olhando no Vgchartz, e nos últimos 5 anos o PS4 vendeu cerca de 43 milhões de consoles, contra cerca de 15 milhões de Xbox One. Isso ajuda a entender o motivo da base ativa do PS4 estar muito maior, já que o PS4 vendeu muito mais entre os consumidores mais recentes.

Então acredito que a maior parte dos 20 milhões de compradores do Xbox Series estejam ativos, mas uma minoria dos 50 milhões de compradores do Xbox One estejam ativos. No caso da Sony acredito que a base ativa do PS4 também esteja reduzindo, mas não de forma tão acentuada, pelos motivos que expliquei acima (mais consumidores recentes).

Last edited 1 ano atrás by Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo
6 de Abril de 2023 20:15

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Livio
Livio
Responder a  Carlos Eduardo
6 de Abril de 2023 20:30

Falando em 3x parece que em praticamente todos os mercados o PS5 vendeu 3x mais que o Series em fevereiro.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
5 de Abril de 2023 17:25

eu tenho essas porcarias todas de assinatura ai… sabe o que eu preferia? só existir promoções de jogos para compra.

acaba tendo aquele efeito escroto de “avalanche de conteúdo” que vc não quer nada, pq é “tudo dado de graça e dado não tem valor”

tem promoção de um jogo e vc pensa “vou comprar, não vou zerar e quando eu for jogar já vai ter saído no serviço que eu já pago”

Uma merda

“ain, entaum pq tu assinou”?

pq eu peguei 20 anos de plus premium por 500 reais.

a verdade que todo mundo que podia assinar “serviço de jogos” já tem netflix, hbo, prime, etc, e já tem essa percepção de “avalanche de conteúdo” e não quer mais saber disso ai.

“netflix de games” não emplacou e nem vai emplacar, não funciona no mercado de jogos, sai mais barato comprar um jogo de 100h para zerar que assinar 3 meses, 33h por mês jogando, para zerar.

Talvez o Netflix, o modelo mesmo, nos Games tenha efeito inverso… cause aversão a “serviço de assinatura”… algo como:

“chega dessa M de serviço nas séries e filmes, quero comprar jogos que eu quero jogar e escolher o que vou jogar por quanto tempo vou jogar, quero CINEMA e não Netflix no meu video game

A MS achou que iria abalar o mundo com GP pq “todo mundo quer netflix de games”, acabou que quando eles lançaram o GP o pessoal já estava começando a ficar com NOJO de serviços de assinatura.

E citando tudo acima, é por isso que serviço de JOGOS nunca vai emplacar.

Last edited 1 ano atrás by Deto
YipeeKiYay
YipeeKiYay
5 de Abril de 2023 17:21

Mário, já frequento o site há bastante tempo. Notícias e artigos bastante porreiros, mas não posso deixar de dizer que há muito tempo que é preciso um controlo de qualidade maior nos posts lançados. Principalmente a nível de erros ortográficos.Fica a nota.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 de Abril de 2023 21:38

O colega acima também tem que se atentar que ainda há algumas diferenças entre PT-PT e PT-BR.

Também sofro com a pressa na digitação, principalmente se for no smartphone.

O único ponto que lembro no texto é que o estúdio se chama Polyphony.

Livio
Livio
6 de Abril de 2023 16:34

Joguei GT7 3x de ontem para hoje e tenho 2 pontos, 1 positivo e outro negativo:

O positivo é que dá para perceber o aprimoramento na física, por exemplo em Tokyo a pista começa molhada e quam já jogou GT e passou pelas licenças sabe que no decorrer das voltas vai se formando a trilha por onde os carros passam, mas o que percebi logo após a atualização é que ainda na primeira volta, com circuito bem molhado, o carro aquaplana de acordo com a tua distância em relação ao da frente, por exemplo, ontem eu estava mais próximo do carro da frente e conseguia contornar a curva com pé no acelerador, já hoje fiquei um pouco mais distante e o carro aquaplanava no contorno da curva.

O ponto negativo, mas que necessita confirmação, é que o meu G29 desconecta pelo menos 1x ao dia quando jogo o GT7, na maioria das vezes estou no meio da corrida e o volante desconecta, ainda bem que o game paralisa automaticamente. No ano passado cheguei a ter esse mesmo problema, mas após uma atualização o volante funcionava sem problemas. Ainda vou testar o G29 em outros jogos de corrida para ver se pode ser o volante ou até mesmo o PS5

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